Sie sind auf Seite 1von 16

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS SOCIOCIENTFICAS NA DISCIPLINA DE CINCIAS DA NATUREZA

Marta Esprito Santo1, Pedro Reis2


Resumo: A presente investigao pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discusso de assuntos controversos na disciplina de Cincias da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optouse por uma metodologia de investigao qualitativa com orientao interpretativa, onde o investigador investiga a sua prpria prtica atravs da aplicao de uma proposta didtica. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como mtodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicao de um questionrio e a anlise do contedo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discusso em torno do cenrio proposto permitiu a aquisio e o desenvolvimento de competncias indispensveis na promoo da alfabetizao cientfica. Palavras-chave: Ensino das cincias. Discusso. Controvrsias Sociocientficas. Blogue.

THE USE OF BLOGS TO DISCUSS SOCIOSCIENTIFIC ISSUES IN THE NATURAL SCIENCES CLASS
Abstract: This qualitative research aimed at evaluate the educational potential on discussing controversial issues using blogs in the Natural Sciences classes. In this study the researcher investigates its own practice by implementing an educational proposal. The study involved 26 students of a fifth grade class (11 years old). Data were collected through the application of a questionnaire and the analysis of the blogs written content. The results showed that the discussion around the proposed scenario allowed the development of skills essential for scientific literacy. Keywords: Science Education. Discussion. Socioscientific Issues. Blog.

1 Licenciada em Professores do Ensino Bsico, 2 ciclo, variante: Matemtica e Cincias da Natureza, pela Escola Superior de Educao Jean Piaget e Mestre em Educao com rea de especializao em Didtica das Cincias, pelo Instituto de Educao da Universidade de Lisboa; docente na Escola Bsica 2, 3 Pintor Almada Negreiros. E-mail: espiritos1@gmail.com 2 Professor Associado e Subdiretor do Instituto de Educao da Universidade de Lisboa. E-mail: preis@ie.ul.pt Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

1 DISCUSSO DE ASSUNTOS CONTROVERSOS


Um assunto, para que seja controverso, deve envolver interesses e valores contraditrios, pelo que no pode ser resolvido recorrendo apenas a fatos, evidncias ou dados empricos; politicamente sensvel; complexo e motiva o interesse da maioria das pessoas (BERG; GRAEFFE; HOLDEN, 2003; WELLINGTON, 1986). Segundo Nelkin (1992, 1995), as controvrsias sociais que envolvem uma dimenso cientfica podem emergir de implicaes sociais, morais ou religiosas do empreendimento cientfico; tenses sociais diversas (entre os direitos individuais e os objetivos sociais, entre prioridades polticas e valores ambientais, entre interesses econmicos e preocupaes com a sade das populaes ou com o ambiente etc.); e, destinao de recursos financeiros elevados para projetos cientficos e tecnolgicos em vez de para a resoluo de problemas sociais. Envolvendo vrias pessoas na discusso de um assunto controverso, pode dar-se o caso de no se conseguir chegar a uma concluso. Stradling (1985) define assunto controverso como:
[...] those issues on which our society is clearly divided and significant groups within society advocate conflicting explanations or solutions based on alternative values (STRADLING, 1985, p. 9).

Oulton, Dillon e Grace (2004) consideram que a sociedade ser beneficiada se a educao em cincia encorajar os alunos, que so cidados de hoje e de amanh, a: adotarem uma perspectiva mais realista e positiva da cincia e reconhecerem o seu potencial para resolver conflitos comuns; desenvolverem o sentido crtico e a sua capacidade de argumentao de forma fundamentada; aceitarem, de forma menos automtica, a viso/opinio de outras pessoas; reconhecerem que a cincia avana por tentativa e erro, desenvolvendo o seu raciocnio com o tempo; desenvolverem a vontade e a capacidade de procurar mais e melhor a informao, procurando, deste modo, argumentar de forma fundamentada, incluindo aspectos filosficos e ticos. De modo a que se promova a discusso de assuntos controversos em cincia, Oulton, Dillon e Grace (2004) consideram ainda necessrio ter em conta que se deve: focar na natureza das questes polmicas e controversas, isto , que as pessoas discordam, tm diferentes vises de mundo, valores e limitaes da cincia, o entendimento poltico e o poder. Motivar os alunos a reconhecerem a noo de que a postura de uma pessoa sobre um assunto ser afetada pela sua viso de mundo. Enfatizar a importncia dos professores e alunos em refletirem criticamente sobre a sua prpria postura e reconhecerem a necessidade de evitar os danos que resultam de uma falta de reflexo crtica. Promover nos alunos competncias e habilidades, incentivando-os a assumir uma postura crtica em relao a reivindicaes de neutralidade, procurando orientar uma viso equilibrada. Igualmente, promover a mente aberta, a sede para
Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

10

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

mais e melhores fontes de informao; e, uma vontade de, conforme o caso, mudar de opinio. Alm disso, motivar os professores, tanto quanto possvel, a partilharem as suas opinies com os alunos, mostrando que estes devem fazer um caminho explcito para chegarem sua prpria posio sobre uma determinada questo. So vrios os autores que defendem a incluso de atividades de discusso de assuntos controversos nos currculos de forma a promover a construo de conhecimento cientfico e o desenvolvimento de capacidades e atitudes. Para Reis (2007) a pesquisa e a seleo de informao, a deteco de incoerncias, a avaliao da idoneidade das fontes, a comunicao de informao recolhida e /ou pontos de vista, a fundamentao de opinies, o poder de argumentao e o trabalho cooperativo so exemplos de capacidades que podem ser desenvolvidas por meio da discusso de controvrsias. Dushl (2000) defende que a participao dos cidados em processos decisrios relacionados com questes cientficas e tecnolgicas depende da compreenso das dinmicas sociais, cognitivas e epistmicas da cincia, sustentando um ensino das cincias promotor de reflexo sobre a natureza da cincia e das inter-relaes entre Cincia/Tecnologia/Sociedade/Ambiente. Segundo Rudduck (1986), a explorao ativa da discusso de questes controversas pode ajudar a desenvolver o pensamento crtico e a independncia intelectual. Desse modo, considera que os alunos devem ser ajudados a encarar a controvrsia, cientes do seu direito de formular opinies e de tomar decises como qualquer outro cidado, e no na expectativa de que qualquer autoridade possa decidir por si. Estudos sobre o impacto educativo do conflito e da controvrsia na sala de aula tm demonstrado as potencialidades educativas da discusso de controvrsias, permitindo constatar que a sua utilizao, no mbito de uma estrutura de aprendizagem cooperativa, promove a motivao, a pesquisa, e o intercmbio de informao, a reavaliao das posies individuais, atitudes positivas acerca da controvrsia, sentimentos de autoestima, relaes de apoio entre os alunos, bem como a apreciao dos contedos e das experincias de ensino (JOHNSON; JOHNSON, 1995; JOHNSON et al., 1985; LOWRY; JOHNSON, 1981; REIS, 1997; SMITH; JOHNSON; JOHNSON, 1984; TJOSVOLD; JOHNSON; LERNER, 1981).

2 BLOGUES EM CONTEXTO EDUCATIVO


Weblog, Blog e Blogue (este ltimo utilizado na grafia portuguesa), so termos que se referem a:
[...] um dirio na Web cuja informao est organizada da mais recente para a mais antiga, disponibiliza um ndice de entrada e pode conter apontadores para outros sites. Aberto a todos os cibernautas, permite que os visitantes deixem Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

11

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS... os seus comentrios, tornando-se num fcil e popular meio de comunicao (CARVALHO et al., 2006, p. 635).

Um blogue ento uma pgina Web que se pressupe ser atualizada com grande frequncia por meio da colocao de mensagens. A cada mensagem colocada ou comentrio deixado pelos visitantes, d-se o nome de post, que podem ser constitudos por imagens e/ou textos de pequenas dimenses ou at links para outros blogues ou sites. Inicialmente limitado ao formato texto, foi evoluindo de forma a integrar vrios formatos (fotoblog ou fotolog; vdeoblog, videolog ou vlog; moblog - mobile e weblog) (CARVALHO et al., 2006). A estrutura natural de um blogue segue uma linha cronolgica ascendente. Trata-se de uma ferramenta relativamente recente, tendo em conta que foi criada no final da dcada de noventa por Jorn Barger (BARBOSA; GRANADO, 2004). No entanto, a sua utilizao tem aumentado de dia para dia, quer para fins pessoais como educativos. Desde o debate de temas atuais at divulgao de projetos escolares, possvel utilizar um blogue como um instrumento de auxlio pedaggico. H diferentes exemplos de blogues utilizados com fins educacionais e que envolvem: produo de textos, narrativas, poemas, anlise de obras literrias, anlise e discusso de assuntos controversos, relatos de visitas de estudo, publicao de desenhos, fotografias ou at vdeos efetuados pelos alunos. Os blogues podem ser multidisciplinares, uma vez que ler e escrever so atividades transversais a qualquer disciplina e utilizadas em inmeros contextos educacionais. Contextos e conceitos podem ser articulados e discutidos, por meio de interlocues individuais ou em grupo, cujas ideias vo sendo construdas com base num determinado contedo educacional. Os alunos passam assim a ser, em alguns casos, simultaneamente autores e leitores de contedos. Os blogues potencializam a construo de redes sociais e de saberes, constituindo um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipa, discutir e elaborar projetos, estendendo a sala de aula muito alm das suas paredes. Tendo em conta o fim a que se destinam, os Blogues educacionais podem ser tanto um recurso como uma estratgia. Gomes (2005) considera ainda que enquanto recurso pedaggico podem constituir um espao de acesso a informao especializada ou de disponibilizao de informao por parte do professor. Enquanto estratgia pedaggica podem assumir-se como portflio digital, espao de intercmbio e de colaborao, espao de discusso (envolvendo representao de papis) e espao de integrao. Como potencialidades do uso de blogues no contexto educacional, alguns autores referem que, o fato de se tratar de um servio online, representa uma das grandes mais valias dos sistemas de blogues uma vez que, no s permite que possam ser consultados/lidos a partir de qualquer ponto do mundo com acesso Internet, como tambm permite receber contributos de autores ou leitores igualmente dispersos
Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

12

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

geograficamente. Outras potencialidades dos blogues so, ainda: a) a facilidade com que se publica informao em blogues, recorrendo ao uso de texto, imagem e hiperligaes, com a possibilidade de integrao de servios de podcasting, aplicaes do tipo slyde-show ou pequenos vdeos, publicados em servios como o YouTube.com; b) a possibilidade de autoria mltipla e de se comentar qualquer post colocado por um qualquer elemento; c) o papel de complemento ao ensino presencial, j que os blogues podero ser um veculo privilegiado de comunicao, para avisos (de trabalhos a realizar, ligaes para materiais de consulta, textos de apoio s aulas; possibilita que os pais acompanhem o processo de ensino/aprendizagem, bem como trocar experincias com outros professores de qualquer parte do mundo; d) o desenvolvimento de mltiplas competncias associadas pesquisa e seleo da informao, produo de texto escrito e ao domnio de diversos servios e ferramentas da Web; e) o seu grande efeito motivador, j que faz com que aumente o interesse dos alunos pela aprendizagem (CARVALHO et al., 2006; CLOTHIER, 2005; BARBOSA; GRANADO, 2004; GOMES, 2005; GOMES; LOPES, (s.d.); ORIHUELA; SANTOS, 2004).

3 METODOLOGIA
Para o estudo optou-se por uma metodologia de investigao qualitativa, com abordagem interpretativa onde o investigador investiga a sua prpria prtica. Este foi desenvolvido na disciplina de Cincias da Natureza, numa turma que pertence ao quinto ano do ensino bsico e conta com vinte e seis alunos, sendo dezasseis do sexo masculino e dez do sexo feminino. Esta investigao teve como finalidade o estudo das potencialidades educativas da discusso de assuntos controversos utilizando blogues, procurando dar resposta s seguintes questes orientadoras: 1. Quais as potencialidades educativas da utilizao de blogues na promoo da discusso de controvrsias sociocientficas? 2. Quais as competncias desenvolvidas nos alunos por meio da discusso gerada em torno dos cenrios propostos? 3. De que forma se deve dinamizar um blogue direcionado para crianas do 2 Ciclo3 do Ensino Bsico? 4. Qual a importncia da discusso de assuntos controversos na disciplina de Cincias da Natureza para os alunos do 2 Ciclo do Ensino Bsico?

3 Correspondente ao 5 e 6 anos do Ensino Bsico em Portugal. Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

13

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

A recolha de dados foi feita pela investigadora, a partir das contribuies dos alunos atravs da anlise das interaes estabelecidas entre os alunos nos blogues construdos para o efeito e da aplicao de questionrios aos alunos para autoavaliao do trabalho realizado e avaliao das potencialidades e limitaes do cenrio proposto e da metodologia utilizada. Desta forma, a investigadora trabalhou diretamente sobre os dados recolhidos atribuindo significados a partir das interpretaes que os alunos fizeram da atividade. O estudo envolveu a criao, aplicao e avaliao de um cenrio que promovesse a discusso de controvrsias sociocientficas por meio da utilizao de blogues. Para dar incio abordagem do tema, foi criado pela professora o blogue <http:// acienciadaquefalar.blogspot.pt/>. Numa primeira fase, foi divulgada no blogue uma notcia que abordava um estudo efetuado pela Greenpeace acerca do consumo de bacalhau em Portugal. Figura 1 Pormenor do blogue A Cincia d que falar.

No mesmo blogue, algum tempo depois, foram publicados dois documentrios em vdeo de curta durao, abordando o tema da pesca de arrasto em profundidade com o objetivo de dar a conhecer como se processa este tipo de pesca, levar os alunos a se questionarem acerca dos motivos pelos quais se aplica este tipo de tcnica e, eventualmente, quais as consequncias para o meio ambiente. Pertenceu aos alunos avaliar a necessidade de alterar as quotas estipuladas para a pesca de bacalhau de cada pas da unio europeia, e, especificamente, das quotas
Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

14

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

atribudas a Portugal, e propor algumas estratgias que pudessem reduzir/anular o impacto negativo da pesca de arrasto. Deste modo, efetuou-se uma representao de papis com a criao de uma comisso formada por bilogos, representantes dos consumidores e criadores de bacalhau em aquicultura. No final, teriam de tomar uma deciso conjunta e fundamentada com base na discusso efetuada. Os alunos foram distribudos por grupos, foi-lhes atribudo aleatoriamente um papel e apresentado o cenrio de discusso com as vrias fases da tarefa, passando a discusso do tema a se desenvolver em cinco blogues diferentes: <http://protegerg1.blogspot.pt/>; <http:// protegerg2.blogspot.pt/>; <http://protegerg3.blogspot.pt/>; <http://protegerg4. blogspot.pt/>; <http://protegerg5.blogspot.pt/>. Figura 2 Pormenor do blogue Proteger Grupo 1, onde se efetuou a discusso em torno do cenrio proposto.

A tarefa proposta apresentava o ttulo Pesca de Arrasto: contributos para reduzir/ anular o seu impacto e foi introduzida aos alunos nos respetivos blogues. Seguindo as diversas fases, os alunos foram publicando os seus comentrios nos blogues. Foi utilizada apenas uma aula de noventa minutos para publicao de alguns comentrios, tendo, os restantes, sido publicados fora do contexto de sala de aula.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

15

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

4 RESULTADOS E DISCUSSO
Dos vinte e quatro alunos inquiridos por questionrio, sete j tinham utilizado blogues no seu dia a dia, enquanto dezessete afirmaram nunca ter utilizado. Vinte e um dos alunos gostaram de utilizar blogues para discusso de um tema, afirmando tratar-se de uma experincia nova, original e inovadora. Reforaram esse gosto dizendo que aprenderam a tomar uma deciso conjunta e que desta forma a interao online entre os alunos mais rpida e mais prtica que a interao face a face. Seguidamente, transcrevem-se alguns excertos dos questionrios que evidenciam as respostas dadas pelos alunos: E1: Aprendi a trabalhar num blogue, a tomar uma deciso com todos os membros do grupo e respeitar melhor as decises dos outros. E2: Ao discutir num blogue, podemos sempre consultar a informao necessria. Se estivssemos a discutir oralmente no iramos saber defender-nos bem, porque no podamos ir pesquisar e recolher informao mesmo antes de respondermos. E3: Gostei, porque discutir um tema num blogue uma coisa original e inovadora em vez de nos juntarmos na sala e fazermos os trabalhos, como sempre. Gostei muito deste trabalho porque utilizamos uma coisa do nosso dia-a-dia, o computador. As dificuldades sentidas pelos alunos na realizao da atividade prenderam-se com: a) dificuldades em justificar as suas opinies de forma fundamentada; b) conseguir resumir a informao de modo a poder ter uma opinio; c) questionar os colegas, de forma informada, acerca dos seus papis; d) tomar uma deciso conjunta e compreender a tarefa que lhes foi proposta. Os alunos apreciaram a elaborao do texto final, a publicao dos comentrios, a tomada conjunta de decises, a consulta dos stios da Internet fornecidos pela professora, a possibilidade de representarem um papel e o visionamento dos vdeos disponibilizados pela professora. Gostaram ainda de trabalhar em grupo, mesmo que a interao no tenha sido efetuada presencialmente: E4: O que eu mais gostei de fazer nesta tarefa foi fazer o texto final, porque eu e o meu grupo fizemos tudo em conjunto e conseguimos ter uma opinio s nossa. E5: O que gostei mais de fazer nesta tarefa foi juntar-nos e fazermos o texto final, pois tnhamos de ser bons a trabalhar em grupo e a respeitar a opinio dos outros e no s a nossa opinio que conta. E6: Foi comentar. Porque ao comentar-se nos blogues d-se opinies diferentes e cada pessoa tem a sua opinio e assim ns percebemos a responsabilidade dos verdadeiros dilogos, consumidores e criadores.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

16

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

E7:O que eu mais gostei foi tomar a deciso conjunta, porque trabalhamos todos juntos e com muito empenho para acabarmos o texto final. A8:O que mais gostei de fazer nesta tarefa foi consultar os sites que a professora recomendou, porque ao consultar estes sites fiquei a aprender muito. E9: Foi ter um papel e poder represent-lo e discutir como pessoas diferentes; tendo em conta que nunca representei esse papel. E10: O que mais gostei nesta tarefa foi tomar uma deciso, porque ns parecamos adultos a decidir algo. No que concerne discusso de assuntos controversos utilizando blogues, os alunos referiram como vantagens: a) a possibilidade de comunicao fora do espao escolar; b) a disponibilidade de tempo para se pesquisar melhor e se alcanar uma opinio fundamentada; c) a disponibilidade de informao; d) o trabalho em grupo; e) a disponibilidade de tempo em sala de aula para a continuidade de lecionao dos contedos (discusso paralelamente aula, fora do seu espao fsico). Relativamente s desvantagens da utilizao de blogues para discusso de assuntos controversos, os alunos mencionaram: a) a falta de tempo em sala de aula para a discusso; b) a possibilidade de nem todos os elementos do grupo darem a sua opinio, atravs da redao de comentrios; c) a necessidade de ter que se esperar pelos comentrios dos colegas; d) a maior dificuldade em alcanarem uma deciso conjunta; e) a necessidade de recordarem constantemente o papel que se est a desempenhar e de escreverem com uma linguagem correta, pelo fato de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo poder ter acesso ao blogue. Durante a realizao da tarefa, foi notrio que os alunos sentiram necessidade de que houvesse uma fase de discusso face a face. Sentida essa necessidade pela professora, foi ajustada a tarefa e houve, ento, esse momento em sala de aula, durante a elaborao do texto final. Ao nvel da anlise das interaes nos blogues e dos textos finais elaborados pelos alunos, verificou-se que na generalidade estes: a) procuraram apresentar uma opinio fundamentada acerca da alterao ou no das quotas de bacalhau estipuladas; b) apropriaram-se dos termos e/ou conceitos aprendidos durante o decorrer da tarefa, como: quota, ecossistema, habitat, pesca de arrasto, aquicultura, extino, utilizando-os nos seus comentrios. Verificou-se que as interaes entre a maioria dos membros dos grupos procuraram ser fundamentadas (como se pode constatar no excerto do blogue do Grupo 3 apresentado seguidamente), com o objetivo de levar os participantes da discusso a colocar-se tambm no papel dos outros intervenientes, conduzindo-os a uma mudana de opinio.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

17

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

18

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

semelhana do que aconteceu nas opinies individuais de cada um, os grupos procuraram, no texto final, fundamentar as suas opinies, utilizando, inclusivamente, opinies evidenciadas nos comentrios individuais. Os textos finais foram elaborados em conjunto, presencialmente, na sala de aula de informtica, e publicados de imediato no blogue correspondente a cada grupo. Apenas um dos grupos no publicou o texto final, pois os alunos no conseguiram argumentar as suas opinies nem chegar a consenso. De modo transversal, conforme os exemplos que se seguem, todos os grupos, consensualmente, reduziriam as quotas de bacalhau atualmente estipuladas, defendendo que a este ritmo facilmente a espcie se extinguir.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

19

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

Figura 3 - Texto final do Grupo 3.

Figura 4 - Texto final do Grupo 1.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

20

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

O desenvolvimento da atividade de discusso com representao de papis revelou-se extremamente motivadora para os alunos e bastante apreciada por eles, pois permitiu-lhes explorar uma tarefa contextualizada numa situao real do quotidiano, colocando-se na posio de um adulto que tem de tomar uma posio e uma deciso perante determinada situao. Consideraram importante discutir assuntos polmicos nesta disciplina por: a) permitir a construo de conhecimentos; b) alargar horizontes para o que se passa ao seu redor; c) desenvolver a capacidade de ouvir e de argumentar; e d) os preparar para o futuro, quando um dia tiverem de tomar decises.

5 CONSIDERAES FINAIS
Relativamente s potencialidades educativas da utilizao de blogues na promoo da discusso de controvrsias sociocientficas, verificou-se que promove: a) o trabalho de grupo e o trabalho colaborativo; e b) a interao e a coeso entre os membros do grupo. Durante a discusso, e uma vez que no blogue todas as interaes ficam registadas nos comentrios, foi possvel a consulta das opinies dos vrios membros do grupo, antes de ser elaborado o texto final com a deciso final. A utilizao de blogues no desenvolvimento desta tarefa permitiu que os alunos pudessem gerir o tempo disponvel da forma que lhes fosse mais propcia, podendo recorrer consulta de documentos de forma imediata para dar resposta a questes colocadas. Deste modo, promoveu tambm a autonomia, dado que uma parte da tarefa era desenvolvida autonomamente por cada aluno. O presente estudo permitiu concluir que ao se envolverem os alunos na tarefa proposta, foram estabelecidas condies facilitadoras para a aquisio e desenvolvimento de competncias, tal como o preconizado nas Orientaes Curriculares para as Cincias Fsico-Naturais em Portugal. Neste sentido, o estudo demonstra que com a implementao da tarefa promoveu-se o desenvolvimento de competncias: a) de conhecimento substantivo, atravs dos conceitos cientficos adquiridos na situao analisada, tais como habitat, ecossistema, aquicultura, extino; b) de conhecimento processual, atravs do processo desenvolvido para a resoluo do seu problema at tomada de deciso; c) de raciocnio, atravs da interpretao de dados, do relacionamento de evidncias e do confronto de diferentes perspetivas; d) de comunicao ao defenderem e argumentarem as suas ideias durante a realizao da tarefa e na elaborao do texto final; e e) de atitudes, nomeadamente de respeito pelas opinies dos outros.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

21

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

Assume-se, ainda, que esta tarefa promoveu as competncias de: a) pesquisa, seleo e organizao da informao para a transformar em conhecimento mobilizvel; b) adoo de estratgias adequadas resoluo de problemas e tomada de decises; c) realizao de atividades de forma autnoma, responsvel e criativa e de cooperao com os outros em projetos e tarefas comuns, conforme veiculado nas Competncias Essenciais do Currculo Nacional do Ensino Bsico em Portugal. O blogue um recurso educativo gratuito que estimula a curiosidade, promove o desenvolvimento do trabalho colaborativo, permitindo aos alunos colaborarem na identificao e resoluo de problemas. simples, motivador, de utilizao intuitiva, sendo por isso fcil de utilizar e implementar, tornando os contedos acessveis em qualquer parte do mundo (mediante acesso Internet). Assim sendo, e tendo em conta os resultados obtidos neste estudo, a conceo e dinamizao de um blogue direcionado para alunos do 2 Ciclo deve seguir determinadas orientaes: a) a linguagem utilizada deve ser clara e estar em conformidade com a faixa etria dos alunos a que se destina; b) o modelo de layout escolhido deve ser simples, evitando grandes imagens, pois so motivo de distrao; c) a indicao no blogue de alguns sites ou informaes apresentadas em diversos suportes de informao (vdeos, udio, imagens, textos etc.) constitui uma mais valia; d) a definio rigorosa dos tempos previstos para a realizao de cada segmento das tarefas propostas; e) a importncia da interveno do professor como moderador do blogue, a fim de ir direcionando o trabalho e estimulando a promoo de competncias pelos alunos; e f) a realizao de pontos de situao do trabalho desenvolvido no blogue de forma a chamar a ateno dos alunos para os conhecimentos construdos e para as competncias desenvolvidas. O potencial destas atividades na motivao dos alunos poder ser particularmente til para o ensino de temas em que os alunos apresentem mais dificuldades.

REFERNCIAS
BARBOSA, E.; GRANADO, A. Weblogs, Dirio de Bordo. Porto: Porto Editora, 2004. BERG, W.; GRAEFFE, L.; HOLDEN, C. Teaching Controversial Issues: A European Perspective. London: CiCe, 2003. CARVALHO, A. et al. Blogue: Uma ferramenta com potencialidades pedaggicas em diferentes nveis de ensino. In: Actas do VII Colquio sobre questes curriculares,
Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

22

Marta Esprito Santo, Pedro Reis

Braga: CIEd, 2006. p. 635-652. Disponvel em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/ bitstream/1822/5915/1/3018.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2010. CLOTHIER, P. Aprendiendo a expresarse com weblogs. 2005. Disponvel em: <http:// dewey.uab.es/pmarques/dim/revistaDIM/aprendiendo%20a%20expresarse%20con%20 weblogs.doc>. Acesso em: out. 2005. DUSCHL, R. Making the nature of science explicit. In: MILLAR, R.; LEACH, J.; OSBORN, J. (Eds.). Improving science education: The contribution of research. Buckingham: Open University Press, 2000. p. 187-206. GOMES, M.; LOPES, A. Blogues escolares: quando, como e porqu?. Centro de Competncia CRIE da ESE de Setbal. (s.d.). Disponvel em: <http://repositorium.sdum. uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2010. GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratgia pedaggica. In: MENDES, A.; PEREIRA, I.; COSTA, R. (Eds), Atas do VII Simpsio Internacional de Informtica Educativa SIIE05. Leiria: Escola Superior de Educao de Leiria, 2005. p. 311-315. JOHNSON, R. et al. The effects of controversy, concurrence seeking, and individualistic learning on achivement and attitude change. Journal of Reserch in Science Teaching, 22, p. 197-205, 1985. JOHNSON, D.; JOHNSON, R. Creative controversy: Intellectual challenge in the classroom. Edina: Interaction Book Company, 1995. LOWRY, N.; JOHNSON, D. Effects of controversy on epistemic curiosity, achievement, and atitudes. Journal of Social Psychology, 115, p. 31-43, 1981. NELKIN, D. Selling science: How the press covers science and technology. New York: W. H. Freeman and Company, 1995. NELKIN, D. (Ed.) Controversy: politics of technical decisions. London: Sage, 1992. ORIHUELA, J. L.; SANTOS, M L. Los weblogs como herramienta educativa: experiencias con bitcoras de alunos, 2004. Disponvel em: <http://www.quadernsdigitals. net/>. Acesso em: 15 nov. 2010. OULTON, C.; DILLON, J.; GRACE, M. Reconceptualizing the teaching of controversial issues. International Journal of Science Education, 26:4, p. 411-423, 2004. REIS, P. A Promoo do Pensamento atravs da Discusso dos Novos Avanos na rea da Biotecnologia e da Gentica. Tese de mestrado, Universidade de Lisboa, Departamento de Educao da Faculdade de Cincias, Lisboa, 1997. REIS, P. Os temas controversos na educao ambiental. Pesquisa em Educao Ambiental, 2(1), p. 125-140, 2007. RUDDUCK, J. A strategy for handling controversial issues in the secondary school. In: WELLINGTON, J. J. (Ed.). Controversial issues in the curriculum. Oxford: Basil Blackwell, 6-18, 1986.
Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

23

UTILIZAO DE BLOGUES NA DISCUSSO DE CONTROVRSIAS...

SMITH, K.; JOHNSON, D.; JOHNSON, R. Effects of controversy on learning in cooperative groups. Journal of Social Psychology, 122, p. 199-209, 1984. STRADLING, B. Controversial issues in the curriculum. Bulletin of Environmental Education, 170, p. 9-13, 1985. TJOSVOLD, D.; JOHNSON, D.; LERNER, J. Effects of affirmation of ones competence, personal acceptance, and disconfirmation of ones competence on incorporation of opposing information on problem-solving. Journal of Social Psychology, 114, p. 103-110, 1981.

Caderno pedaggico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013. ISSN 1983-0882

24

Das könnte Ihnen auch gefallen