Sie sind auf Seite 1von 1

Os policiais militares da Bahia encerraram no ltimo sbado uma greve que se estendeu por 12 dias, enquanto, no Rio de Janeiro,

PMs e bombeiros mantinham a paralisao parcial neste domingo. Cerca de 400 protestaram pela manh, nas ruas do Rio, pedindo reajuste salarial e anistia para seus colegas detidos por causa da greve. A continuidade da paralisao, que teve adeso limitada, seria decidida em nova assembleia dos bombeiros nesta tarde, mas, segundo relatos, a reunio foi adiada para segunda-feira. No sbado, o Sindicato da Polcia Civil do Estado havia abandonado a greve. Em anncio, o diretor jurdico do sindicato, Francisco Chao, disse que a a categoria reavaliar a deciso em uma assembleia na quarta-feira. Neste domingo, apesar da paralisao parcial, relatos do conta de que no foi afetado o patrulhamento na cidade ou dos blocos de carnaval que desfilam neste final de semana. Alguns pontos da praia, porm, ficaram sem guarda-vidas. Na Bahia, a greve foi encerrada em assembleia geral realizada no final da tarde de sbado. As negociaes preveem que os PMs e bombeiros baianos tero o reajuste salarial de 6,5% retroativo a janeiro deste ano, que havia sido prometido pelo governo, e que os policiais que participaram da greve no sero presos. Representantes dos grevistas disseram que a paralisao estava terminando "pelo bem da sociedade" e no por causa do Carnaval, que acontece dentro de cinco dias. Segundo o jornal local Correio, os PMs decidiram utilizar a via judicial para tentar negociar a liberao dos grevistas presos, entre eles o lder do movimento, o ex-PM Marco Prisco.

Fim gradual
Na ltima sexta-feira, os policiais j haviam decidido pr fim greve em cidades do sul do Estado, como Ilhus, Itabuna e Porto Seguro. Horas antes, o comandante da Polcia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, disse em entrevista coletiva que cortaria o ponto dos policiais que mantivessem a greve no Estado, ou seja, que o comando deixaria de entender as faltas como adeso ao movimento grevista. Em greve desde 31 de janeiro, os policiais baianos iniciaram a paralisao pedindo mudanas salariais e anistia administrativa para os PMs grevistas. Depois, passaram a exigir tambm a revogao dos mandados de priso dos lderes da greve. O aumento na violncia ocorrido simultaneamente paralisao fez com que o Exrcito fosse enviado ao Estado. O turismo na capital baiana tambm foi prejudicado pelo clima de insegurana. Na ltima quinta-feira, o lder da Associao de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, foi preso, aps a divulgao de gravaes telefnicas feitas pela Justia em que ele era ouvido planejando supostos atos de vandalismo em Salvador. Em negociaes para o fim da greve, o Estado anunciou que deixaria de lado inquritos administrativos contra os policiais grevistas, mas disse que a Justia no pode abrir mo de processar aqueles que tenham cometidos crimes durante a paralisao.

Das könnte Ihnen auch gefallen