Sie sind auf Seite 1von 20

Melhoramento Gentico de Plantas

Melhoramento Gentico de Plantas

Melhoramento Gentico de Plantas

Sumrio
Introduo ..................................................................................................................................... 4 1. A Consolidao da Gentica na Agricultura .......................................................................... 5 1.1 A primitiva interveno do homem na natureza ................................................................ 5 1.2 Os Avanos da Gentica na Agricultura .............................................................................. 5 2. A Biotecnologia ......................................................................................................................... 6 2.1 Engenharia Gentica ........................................................................................................... 6 2.2 Aplicaes da Engenharia Gentica .................................................................................... 7 3 A Produo de Transgnicos ................................................................................................. 7 3.1 Processos de Melhoramento Gentico ......................................................................... 7

3.2 Produo dos Transgnicos no Mundo ............................................................................... 8 4. Impactos Ambientais e Sociais .................................................................................................. 9 4.1 As Vantagens e Desvantagens dos Alimentos Transgnicos............................................. 10 4.1.1 Aspectos Positivos dos Transgnicos ......................................................................... 10 4.1.2 Aspectos Negativos dos Transgnicos........................................................................ 10 4.2 Polmicas quanto a Comercializao destes Produtos ..................................................... 11 4.2.1 Polmica no Brasil e a CTNBio .................................................................................... 12 4.2.2 Utilizar ou no estes Produtos ................................................................................... 13 5 A Importncia do Melhoramento Gentico do Milho ............................................................. 14 Concluso .................................................................................................................................... 15 Bibliografia .................................................................................................................................. 16 Livro(s) ................................................................................................................................. 16 Site(s) ................................................................................................................................... 16 Anexos ......................................................................................................................................... 17 Agradecimentos .......................................................................................................................... 20

Melhoramento Gentico de Plantas

Introduo
Este trabalho visa demonstrar as principais funes e de como funciona o melhoramento gentico em plantas e suas principais vantagens e desvantagens utilizando dos principais conceitos de gentica vistos nas aulas de biologia. A maioria das plantas que constituem nossa alimentao bsica foi domesticada e melhorada em diferentes regies do mundo muito antes dos mecanismos que aprendemos de herana biolgica. Mesmo que estes propiciaram uma grande revoluo nas tcnicas de melhoramento gentico que consiste em selecionar e aprimorar as qualidades das espcies, tendo em vista sua utilizao pelos seres humanos. Neste trabalho ser feita a analise destes avanos na rea da agricultura que propiciou novas tcnicas de produo que busca atender a populao. Tambm faremos um estudo relacionado a Biotecnologia e a Engenharia Gentica que desenvolveram, entre seus estudos, os alimentos transgnicos que analisaremos seus benefcios e seus perigos que possivelmente apresenta para a populao. E ainda trataremos de um deles o milho transgnico para abordar sua real importncia.

Melhoramento Gentico de Plantas

1. A Consolidao da Gentica na Agricultura


1.1 A primitiva interveno do homem na natureza
A ao humana sobre a natureza to antiga quanto a histria da humanidade. A domesticao de plantas e animais teve incio a partir do momento em que o homem primitivo mudou seu hbito nmade e fixou-se beira dos grandes rios. Essa mudana de hbito levou o homem a iniciar a agricultura h 10.000 anos Com a observao dos ciclos reprodutivos das plantas e com o domnio de tcnicas primitivas de plantio, o homem comeou a escolher sementes de plantas com caractersticas de interesse para produzir as novas geraes e, atravs de um processo de seleo artificial inconsciente, mudar as caractersticas e arquitetura de diversas espcies vegetais. Durante milhares de anos esse processo de domesticao fez com que determinadas espcies perdessem caractersticas que garantiam sua sobrevivncia em condies naturais ou selvagens, e se tornassem dependentes da ao do homem.

O processo de seleo de sementes das melhores plantas e de seus cruzamentos espontneos e da alterao das caractersticas de muitos animais fez com que plantas e animais domsticos atuais dificilmente sobrevivam na natureza.

1.2 Os Avanos da Gentica na Agricultura


Com a redescoberta das leis da herana biolgica em 1900, a partir dos trabalhos de Mendel, foi possvel planejar e executar cruzamentos controlados, seguidos de seleo calculada. As aplicaes das Leis de Mendel, como a segregao independente que estudamos h pouco tempo, fazem parte destes trabalhos. Com a aplicao desses conhecimentos, o progresso do melhoramento gentico e a produtividade agropecuria aumentaram dezenas de vezes mais no sculo XX que nos milhares de anos anteriores. Com maior disponibilidade de alimentos e avanos na sade pblica, a populao humana aumentou rapidamente. Entretanto, o atraso educacional e tecnolgico de algumas populaes densas levou baixa produo de bens e alimentos.

Melhoramento Gentico de Plantas

Para salvar da inanio de milhes de pessoas nessas regies; boas sementes, fertilizantes e agrotxicos foram utilizados em escala crescente, na chamada revoluo verde, cuja contribuio, porm, j insuficiente. Para aumentar a produo agropecuria, reduzindo-se o uso de adubos qumicos e agrotxicos, necessrio equipar plantas e animais domsticos com defesas genticas contra patgenos e pragas. Na dcada de 1970, a engenharia gentica iniciou a transferncia controlada de genes para vegetais, a produo de vacinas transgnicas e outras protenas teraputicas.

2. A Biotecnologia
A biotecnologia definida como qualquer tcnica que utilize organismos vivos ou partes destes, para fazer ou modificar produtos, melhorar plantas ou animais, ou desenvolver microrganismos para uso especfico. De certo modo, o homem tem usado a biotecnologia desde o incio da agricultura.

2.1 Engenharia Gentica


Depois do conhecimento da estrutura do DNA, na dcada de 1950, e do entendimento do seu processo de duplicao e da sua participao na produo de protenas, surgiu uma vertente da biotecnologia conhecida como engenharia gentica, que, por meio de tcnicas de manipulao do DNA, permite a seleo e modificao de organismos vivos, com a finalidade de obter produtos teis ao homem e ao meio ambiente. As tcnicas de Engenharia Gentica vm adicionando novas dimenses ao melhoramento gentico de plantas e animais. Alm disso, considerveis avanos tm sido obtidos atravs de diferentes projetos genomas em andamento no mundo, que possibilitam a identificao das funes de vrios genes de interesse para agricultura. Com tais informaes e o domnio de diferentes mtodos de transferncia de genes entre espcies, enormes combinaes so possveis para o melhoramento de plantas e permite que os pesquisadores tenham um poder sem precedentes: manipular de forma seletiva o germoplasma, criando os chamados organismos geneticamente modificados (OGM).

Melhoramento Gentico de Plantas

2.2 Aplicaes da Engenharia Gentica


A Engenharia Gentica envolve um conjunto de tcnicas cujo objetivo principal a criao de novas combinaes gnicas a partir da manipulao direta da molcula do DNA. Tal tecnologia foi desenvolvida por volta de 1972, graas descoberta de enzimas capazes de cortar o DNA em diferentes stios de restrio. Esses stios de restries so compostos por seqncias especficas de DNA que so reconhecidas por cada uma das centenas de enzimas. Logo em seguida, a tcnica de construo da molcula de DNA recombinante foi determinada e consiste em ligar fragmentos de DNA de uma espcie ao genoma de outra ou entre indivduos, criando uma molcula de DNA chamada de recombinante.

Esses experimentos revolucionrios mostraram ser possvel a introduo de um gene de uma espcie em outra no relacionada. A partir desse domnio tcnico, inmeros laboratrios estrangeiros e tambm do Brasil passaram a dedicar-se a essa nova tecnologia j que sua potencialidade demonstrou-se ilimitada. No entanto, mesmo com todo esse avano de conhecimento, foi preciso, alm de criar uma molcula de DNA recombinante, que essa molcula fosse incorporada ao genoma de um organismo vivo e que funcionasse no local e momento certo, produzindo seu produto final, uma cadeia polipeptdica.

3 A Produo de Transgnicos
3.1 Processos de Melhoramento Gentico
Vimos at agora o processo de desenvolvimento da agricultura que resultou na biotecnologia para melhor entendermos o melhoramento gentico que consiste em selecionar e aprimorar as qualidades das espcies, tendo em vista sua utilizao pelos seres humanos que utiliza tcnicas que vo desde a simples seleo at complexos mtodos moleculares para integrar caracteres desejveis em variedades existentes, que a alimentao humana necessita. Apesar de ser promovido pelo setor pblico ou privado, o melhoramento vegetal uma atividade que requer habilidades e investimentos financeiros para suportar o longo e arriscado processo de pesquisa e desenvolvimento de produto.

Melhoramento Gentico de Plantas

Melhoristas trabalham com todo tipo de espcies e, para achar e criar variabilidade gentica, esto envolvidos com outros profissionais nas colees de germoplasma ao redor mundo. Eles preservam, avaliam e distribuem o germoplasma para os interessados no trabalho com as espcies. Os produtos do melhoramento vegetal podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo civilizado, na forma de novas variedades para o uso dos agricultores. Os melhoristas desenvolvem novas cultivares com maior produtividade, precocidade, melhor adaptao, maior qualidade, e maior resistncia a pragas, insetos, e estresses ambientais, somente para conseguir algumas caractersticas de adaptao em benefcio da humanidade. principalmente o melhorista vegetal quem interage com os outros pesquisadores agrcolas e extensionistas, tendo contribudo em relao comida em abundncia, melhorado a sade e a nutrio. A agricultura pode ser considerada a precursora da civilizao, e, da mesma forma, o melhorista vegetal pode ser considerado o fundador da agricultura.

3.2 Produo dos Transgnicos no Mundo


estimado que a rea de cultivo de plantas transgnicas cresa 13% ao ano. Os principais produtores os Estados Unidos, o Canad, o Brasil, a Argentina, a China e a ndia.

Mapa 1 - Incidentes de contaminao transgnica e as plantaes ilegais e negativas agrcolas efeitos colaterais em todo o mundo

Melhoramento Gentico de Plantas

Mapa 2 - Mostra as reas do mundo com lavouras geneticamente modificadas

Mapa 3 - Mostra o tipo de uso feito nos pases com os modelos transgnicos

4. Impactos Ambientais e Sociais


O tema alimentos transgnicos tem causado muitos debates, por ser extremamente polmico, tanto do ponto de vista ambiental, como social. Precisamos estar atentos h relao entre a biotecnologia e a biodiversidade. Se no usarmos de forma sustentvel os recursos da natureza, a vida na Terra corre o risco de se extinguir dentro de 50 anos segundo pesquisadores nesta rea. Com o uso desordenado da biodiversidade, a taxa de extino das espcies, hoje, mil vezes maior que a taxa histrica medida h 50 anos. At o final do sculo, calcula-se que trs quartos das espcies estaro extintas.

Melhoramento Gentico de Plantas

4.1 As Vantagens e Desvantagens dos Alimentos Transgnicos


No que se refere aos alimentos transgnicos propriamente ditos, pode-se citar alguns aspectos negativos e positivos.

4.1.1 Aspectos Positivos dos Transgnicos

Toda variabilidade gentica dos organismos da Terra fica nossa disposio, para transferncia de genes. Portanto, no haver exausto da variabilidade gentica para o melhoramento de vegetais e animais domsticos. Em uma "construo", usa-se um promotor para fazer o gene funcionar de maneira programada no tecido ou rgo, com a intensidade e no tempo de desenvolvimento do organismo escolhido. Tambm possvel usar promotores que superativem o gene com o aumento da salinidade, do frio, do calor ou da luminosidade ambiente. Obtm-se plantas resistentes a insetos, pragas, herbicidas, metais txicos do solo, fungos e amadurecimento precoce. Alm disso, elas apresentam teor protico maior e protenas mais completas, leos mais saudveis, arroz com carotenos, cenouras com vitamina C etc.

O "princpio da precauo" que recomenda cuidados para evitar a degradao ambiental exercido antes do lanamento dos cultivares transgnicos, que at o momento no apresentaram nenhum inconveniente. As plantas transgnicas, com suas defesas genticas, possibilitam aumentar a produtividade, com efetiva reduo no uso de agrotxicos e nos custos de produo, tornando-se assim adequadas para evitar a degradao ambiental.

4.1.2 Aspectos Negativos dos Transgnicos

Poucos laboratrios tm os equipamentos e reagentes dispendiosos e, principalmente, os pesquisadores capazes de obter organismos transgnicos com toda segurana requerida pela Lei de Biossegurana.

10

Melhoramento Gentico de Plantas

Aps a obteno da planta transgnica, segue-se a fase mais longa e dispendiosa, que demora cinco ou mais anos. Milhes de reais so necessrios para selecionar e desenvolver o produto, atividades que geralmente ficam a cargo de empresas de biotecnologia, incipientes no Brasil, o que poder nos tornar mais dependentes das grandes empresas que detm patentes de processos e produtos biotecnolgicos. Apesar de as plantas transgnicas serem cultivadas em mais de quarenta milhes de hectares e consumidas por milhes de pessoas h mais de cinco anos, sem inconvenientes, organizaes leigas conservacionistas, de carter nogovernamental, que deveriam apoiar a nova tecnologia, estranhamente no reconhecem essas vantagens e conseguem assustar os consumidores de vrios pases, submetidos a propagandas movidas a milhes de dlares. Os alimentos orgnicos, isentos de agrotxicos e cultivados de forma primitiva, parecem ideais. Entretanto, sua produo, no passando de 1% do necessrio para a populao mundial, mais cara e demanda muito trabalho e espao. Os custos aumentam exponencialmente quando se ampliam as reas com essas culturas. Os adubos orgnicos usados na cultura de verduras podem conter bactrias, como a Salmonela, potencialmente capazes de fazer vtimas, quando a desinfeco dos vegetais no for rigorosa.

4.2 Polmicas quanto a Comercializao destes Produtos

Na agricultura, as espcies vegetais so cultivadas em condies que esto muito longe do que se poderia chamar de 'natural'. Decorre disso que entre os problemas mais comumente enfrentados est o ataque de pragas e insetos, que encontram nos campos agrcolas a ausncia de predadores e abundncia de alimento. Atualmente se gasta muito em herbicidas e inseticidas nas lavouras, produtos na maioria das vezes txicos e cujos resduos permanecem nos alimentos que estamos consumindo diariamente. A polmica sobre os transgnicos se tornou intensa depois que a indstria agrcola comeou a utilizar tcnicas de biologia molecular, introduzindo ou eliminando genes, para produzir plantas mais resistentes s pragas e aos insetos. Essas plantas fazem parte de nossa dieta alimentar (como a soja, o milho, a cana-de-acar etc). Em outras palavras, o problema chegou at o nosso prato de comida e isso levanta uma srie de questes ticas e de possibilidades de riscos sade do consumidor e ao meio ambiente, j que esses alimentos so um construto humano, no ocorrendo de forma espontnea na natureza.

11

Melhoramento Gentico de Plantas

Se por um lado no h muitas evidncias dos malefcios que os transgnicos podem trazer sade e ao ambiente, por outro, considera-se que essas questes no tenham sido exaustivamente estudadas at ento. Pode ser que os alimentos transgnicos sejam completamente incuos, mas para saber ser preciso test-los. Pode ser que daqui h muitos anos nos lembremos dos transgnicos da mesma maneira como lembramos hoje das vacinas de Jenner e Oswaldo Cruz. Mas apesar de pouco provvel, nada nos garante que a histria seja outra, talvez mais parecida com quela da talidomida ou da energia nuclear, que pelos danos que causaram, tornaram-se inesquecveis. Em Anexo(s) na pgina 17 voc confere mais sobre a polmica comercializao destes produtos no mercado. 4.2.1 Polmica no Brasil e a CTNBio No Brasil, a polmica comeou depois que a Monsanto (uma grande empresa multinacional do ramo de sementes) decidiu colocar no mercado brasileiro o seu novo produto, uma semente de soja transgnica, na qual foi incorporado um gene que lhe confere resistncia ao herbicida utilizado na lavoura (glifosate). Os herbicidas so utilizados para atacar as ervas daninhas que comprometem o desenvolvimento da planta, entretanto acabam por prejudicar a prpria planta, no caso a soja. Para a regulamentao desse novo produto no mercado agrcola, o governo brasileiro criou, atravs de um decreto em 1995, uma Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana, a CTNBio. A funo da CTNBio a de se manifestar sobre a biossegurana e seu parecer apreciado pelos orgo dos governo que podem ou no conferir a autorizao final. Ao analisar o pedido de uso em escala comercial da soja da Monsanto e aps examinar exaustivamente uma grande quantidade de resultados de pesquisas nacionais e internacionais, a CTNBio elaborou um parecer tcnico conclusivo de que no h evidncias de risco ambiental ou de risco sade humana ou animal decorrentes do uso da soja geneticamente modificada. Mas estabeleceu como precauo adicional que os plantios comerciais devem ser monitorados por 5 anos, analisando eventuais ocorrncias, embora no previsveis. Enquanto o caso da soja transmita na justia, outras empresas solicitam pedidos de liberao CTNBio. Existem atualmente 25 pedidos de liberao para experimentos de diversas empresas nacionais e transnacionais.

As perspectivas do emprego das plantas transgnicas no Brasil dependero, principalmente, da aceitao desses produtos pela sociedade e da prpria dinmica da agricultura, incluindo os processos de gerao e difuso de tecnologias. Por isso fundamental separar as questes tcnicas das econmicas e comerciais. Atualmente, h predominncia da abordagem comercial na mdia, com um debate demasiadamente concentrado em alguns poucos produtos que chegaram ao mercado nos ltimos trs anos, frutos da assim chamada "primeira onda" da engenharia gentica. A discusso desse item ser fundamentada em dois cenrios: um otimista, em que considera maior facilidade de penetrao dos produtos transgnicos no mercado e maior eficincia da

12

Melhoramento Gentico de Plantas

agricultura, e outro pessimista, em que prevista uma forte segmentao do mercado (rotulagem) e uma relativa desestruturao da cadeia produtiva. Na rea tcnica podemos ter uma rpida capacitao do Brasil na rea de biotecnologia. Em breve, a Embrapa lanar cultivares geneticamente modificada oriunda de programa de pesquisa exclusivamente nacional. Exemplos de tecnologias que vm sendo desenvolvidas pela pesquisa oficial brasileira so as batatas resistentes a viroses, feijo ao mosaico dourado e mamo a mancha anelar.

Integrantes do Greenpeace interromperam a reunio da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana com cartazes cobrando uma posio da Presidente Dilma sobre questo dos produtos modificados geneticamente

4.2.2 Utilizar ou no estes Produtos

O que devemos fazer quanto a utilizao destes produtos transgnicos um dilema como vimos at agora. Fazemos uso de uma cultura livre de agrotxicos cultivada milenarmente, ou culturas que a poucos anos tiveram sua composio gentica modificada e que no possui estudos que possam manifestar possveis agresses a sade humana e animal? Estudo desenvolvido pelo instituto de pesquisa Criigen, da Frana, revelou que ha alterao nos tamanhos de rins, crebro, fgado e corao, alm de mudanas de peso, de ratos alimentados com milho transgnicos por 90 dias, o que poderia significar sinais de intoxicao.

13

Melhoramento Gentico de Plantas

Ser que seremos cobaias do sistema que quer impor sua cultura mais produtiva/lucrativa ou ser que queremos preservar nossa sade e manter os nveis de produtividade como estavam? Parece que o sistema, protegido pelos grandes monoplios patenteadores das sementes e dos agrotxicos que iro escolher o que mais vantajoso, assim percebe-se que no uma pequena parte da populao, contaria ao sistema devastador dos latifndios monocultores produtivos que vo conseguir deter o estabelecido pelo capital. Mas com certeza so esses pequenos produtores policultores que mantero a diversidade que ainda resiste.

5 A Importncia do Melhoramento Gentico do Milho

O milho cultivado em todos os Estados do Brasil e em quase todas as propriedades agrcolas, tanto na agricultura familiar quanto na de exportao e est presente em todas as cadeias produtivas animais. uma cultura de grande e diversificada utilizao na sociedade moderna e um dos produtos agrcolas de mais ampla distribuio mundial, tanto na produo, quanto no consumo. Dentre as espcies originrias das Amricas, o milho , certamente, o de maior importncia econmica e social em nvel mundial. Em termos de rea semeada e de produo de gros o segundo cereal de maior importncia no Brasil sendo que, apenas nos dois ltimos anos, perdeu a primeira colocao para a cultura da soja. Antes da dcada de 60, as cultivares de milho utilizadas, alm de pouco produtivas, eram excessivamente altas e tinham baixa eficincia. Com os trabalhos de melhoramento foram conseguidas mudanas expressivas no s na produtividade como na reduo do porte das plantas, produzindo, em consequncia, maior capacidade de resposta adubao, maior resistncia a doenas e pragas e aprimoramento da qualidade nutritiva dos gros. Alm disso, obtiveram-se plantas adaptadas ao cultivo em solo de cerrado, o que contribuiu para que o milho se tornasse uma das principais culturas em Gois, permitindo ainda a explorao de rotao da cultura do milho com a soja. Tudo isso comprova que o investimento feito pela sociedade brasileira, atravs do financiamento de pesquisas focadas no melhoramento gentico de gros, como o milho, recompensou em muito o que foi aplicado.

14

Melhoramento Gentico de Plantas

Concluso
Neste trabalho foi possvel concluir que estudar o melhoramento gentico em plantas muito importante quanto agricultura e nos remete h tempos primitivos em sua formao. ingenuidade nossa pensar que as plantas atuais so as mesmas desde essa poca. Como os animais, as plantas tambm evoluram bastante e foram domesticadas no sentido de que foram adaptadas geneticamente, ou seja, o homem utilizou o melhoramento gentico em plantas para suas produes. Mas foi com os estudos de Mendel que possibilitou o homem de prosperar na agricultura e de desenvolver novas tcnicas que propiciam a alimentao da maior parte da populao atual. A Biotecnologia como a Engenharia Gentica propicia a agricultura um maior aproveitamento de nutrientes para as plantas como tambm a diminuio de pragas e bactrias que possam prejudicar seu crescimento. O problema disto foi discutido durante este trabalho, por que, como foi dito anteriormente, estes produtos no so testados suficientemente para ser comercializado e no do informaes para os consumidores. preciso salientar que nada tem risco zero. Que ningum pode prever o imprevisvel, nem mesmo a cincia. Para isso devemos trabalhar sempre com risco mnimo e os produtos devem ser muito bem testados e analisados antes da liberao para consumo humano ou animal. No caso de produtos transgnicos, cada um deve ser analisado especificamente. O que precisamos ter conhecimento do assunto.

15

Melhoramento Gentico de Plantas

Bibliografia
Livro(s)

Biologia Biologia das Populaes: Volume 3; por Jos Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Site(s)

http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-naEscola-12-Artigo-10.pdf http://felix.ib.usp.br/bib141/melhoramento_genetico.pdf http://geneticanaescola.com.br/vol-vii-no-2-2012/ http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/SOJA_TRANSGENICA.htm http://www.genetica.esalq.usp.br/pub/seminar/PJGMendoza-200902-Resumo.pdf http://www.paginarural.com.br/artigo/705/a-importancia-do-melhoramentogenetico-na-cultura-do-milho http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/transgenicos2.php http://biogeografia-ufsm.blogspot.com.br/2010/06/melhoramento-genetico.html http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000300018 http://www.infobibos.com/Artigos/2006_3/transgenicos/index.htm

16

Melhoramento Gentico de Plantas

Anexos
ANEXO A CHARGE Charge criticando a manipulao que os consumidores sofrem com a venda sem procedncia de produtos transgnicos.

ANEXO B CHARGE As principais alegaes dos que so contrrios as plantas transgnicas e seus derivados que eles no foram testados por tempo longo o suficiente para se detectar os seus possveis efeitos sade humana e ao ambiente. Alm disso, muitas pessoas acreditam que a tecnologia de transgnicos pode trazer impactos sociais negativos, como a formao de monoplios no mercado de produo e distribuio de sementes.

17

Melhoramento Gentico de Plantas

ANEXO C REPORTAGEM Reportagem (31 de maio de 2010) que retrata, alem dos problemas vistos, que as culturas transgnicas podem afetar o comportamento de certas pragas, mostrando que a infestao de percevejos aumentava a medida que crescia a rea de algodo transgnico cultivado

Algodo transgnico provoca uma infestao inesperada de percevejos


A constatao no mnimo paradoxal: o cultivo de um transgnico inseticida pode aumentar consideravelmente as populaes de certas pragas

Le Monde
Em seis provncias da China setentrional, agrnomos chineses documentam, pela primeira vez em grande escala, esse tipo de reao de um agro-ecossistema que substitui uma cultura convencional por uma cultura transgnica. Ainda que paradoxais primeira vista, esses resultados, publicados na sexta-feira (14) na revista Science, no so totalmente surpreendentes. O algodo Bt modificado para produzir a toxina Bt (Bacillus thuringiensis) na verdade to eficaz contra seu principal parasita local, uma lagarta (Helicoverpa armigera), que ele reduz consideravelmente suas populaes e permite se libere que um nicho ecolgico. Ora, quando se libera um nicho ecolgico, espera-se que ele seja reocupado, explica Denis Bourguet, pesquisador (INRA) do Centro de Biologia e Gesto de Populaes (CBGP). A natureza tem horror ao vazio. Mas em seis provncias chinesas monitoradas por Kongming Wu (Instituto para Proteo das Plantas, Pequim) e seus colegas, os ndices de infestao por mirdeos insetos heterpteros da famlia dos percevejos cresceram medida que o transgnico ganhava terreno. As observaes, feitas ao longo da ltima dcada, mostram uma relao unvoca entre as superfcies cultivadas com algodo Bt e os ndices de infestao pelos mirdeos. O prprio algodo Bt vtima disso, mas tambm e sobretudo as outras culturas praticadas no entorno (uva, ma, pera, pssego, etc.). As mudanas de prticas agrcolas nos cerca de 3 milhes de hectares de algodo (agora 95% transgnico) tm, portanto, um impacto sobre os 26 milhes de hectares de outras plantaes. Na China, os mirdeos eram historicamente considerados como uma praga menor para a maioria das culturas, aparecendo somente em nveis de populaes relativamente pequenos, e os agricultores s precisavam control-los esporadicamente, escrevem os pesquisadores. Entretanto, explica Kongmin Wu, principal autor desse trabalho, esses resultados indicam que ser preciso estabelecer uma estratgia de combate contra as pragas secundrias como os mirdeos. A ocupao de um nicho ecolgico vago somente um dos aspectos da recente proliferao dos mirdeos no Norte da China. O cultivo de algodo convencional requeria a utilizao de pesticidas qumicos ativos no somente contra a lagarta, mas tambm contra toda uma gama de insetos, entre os quais os mirdeos. Antes, os campos de algodo convencional agiam como sumidouros para os mirdeos, no sentido que estes eram destrudos ali pelos tratamentos; entretanto, a toxina Bt no os afeta, explica Bourguet. Portanto, com a forte reduo do uso de inseticidas, os campos de algodo Bt se tornaram fontes de mirdeos. Esses estudos, realizados durante dez anos e na escala de um territrio vasto como a Frana, so muito raros. Importantes trabalhos, iniciados no fim dos anos 1990 nos Estados Unidos, tiveram como objetivo avaliar os efeitos de culturas Bt sobre a borboleta-monarca (Danaus plexippus), no afetada por essa toxina. Publicada em outubro de 2001, a sntese dessas pesquisas havia concludo que no havia riscos srios. Mas, como mostram os pesquisadores chineses, os riscos impostos pelo Bt podem se revelar relacionados proliferao inesperada de espcies no afetadas, em vez de sua destruio... Esses riscos colocam em xeque a utilidade do algodo Bt? Os trabalhos apresentados no avaliam a vantagem ou o inconveniente econmica da expanso de transgnicos nessa vasta regio. Como e a que preo as cerca de 10 milhes de pequenas fazendas da zona administram o crescimento populacional de mirdeos? O lucro sobre o cultivo do algodo foi apagado definitivamente pelos prejuzos ocasionados aos outros cultivos? Essas perguntas permanecem sem resposta.

18

Melhoramento Gentico de Plantas

ANEXO D CHARGE O primeiro produto geneticamente modificado que se comercializou no mundo da Monsanto, a maior produtora de herbicidas do mundo, e trouxe vrios efeitos negativos mesmo lucrando muito.

19

Melhoramento Gentico de Plantas

Agradecimentos

Nosso grupo agradece ao Professor Lucivnio Oliveira Silva pela oportunidade dada no que se refere ao trabalho sobre melhoramento gentico que nos possibilitou um aprofundamento alm da gentica com as aplicaes dos trabalhos de Mendel como na Agricultura e seu desenvolvimento durante milhares de anos. Este trabalho permitiu tambm traar os pontos positivos e negativos dos alimentos transgnicos que muito polmica mas bastante interessante e proveitosa, j que vivemos est realidade, pois so raros os alimentos que no so transgnicos. muito bom aprender do mesmo modo como procurar os conhecimentos e tentar expor da melhor maneira o que foi encontrado.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen