Sie sind auf Seite 1von 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Eltrica
3 Srie Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nessa proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica. Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.

Produo Acadmica

Construo de um aquecedor solar com material de baixo custo. Elaborao de um relatrio sobre a utilizao do sistema de aquecimento solar e armazenamento de gua em uma residncia.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipe a ser definida pelo professor; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 3 de 7

DESAFIO
O desenvolvimento de novas tecnologias exige de um Engenheiro no somente a constante atualizao acerca dessas, mas tambm um consistente conhecimento de princpios (sejam eles concernentes Fsica, Qumica ou qualquer outra rea) necessrios para a compreenso dessas tecnologias e sua correta utilizao. Um relevante exemplo dessa necessidade o desenvolvimento de sistemas para captao, armazenamento e utilizao da energia. A compreenso do correto funcionamento desses sistemas exige conhecimentos de diversas reas da Fsica (Termodinmica, Eletricidade e Cincia de Materiais, por exemplo), e esta permitir ao profissional optar por um sistema mais adequado de acordo com a situao. Outro exemplo a utilizao de sensores (sejam eles de movimento, calor, fumaa, etc.) em construes, cujas aplicaes inerentemente implicam o conhecimento de fundamentos de Fsica e Qumica. Evidencia-se, ento, a partir dos exemplos citados, a exigncia de que um profissional formado em Engenharia deva ter tanto um slido conhecimento dos fundamentos das cincias bsicas (principalmente Fsica, Qumica e Matemtica) quanto uma viso integrada, que lhe permitir, em um projeto, a melhor escolha e dimensionamento de elementos a este referentes.

Objetivo do Desafio
O desafio desta atividade promover o estudo das aplicaes dos princpios de hidrosttica e calorimetria no sistema de captao e armazenamento de gua em uma residncia, e o desenvolvimento de um sistema de aquecimento solar com materiais de baixo custo para essa residncia. A importncia deste desafio est na ampliao da viso do aluno com relao diversidade de situaes encontradas por um Engenheiro e que exigem desse um slido conhecimento de princpios fundamentais das cincias. Este conhecimento permitir uma maior liberdade na escolha de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento de um projeto, alm de uma viso mais integrada.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas)


Aulas-tema: Conceitos Fundamentais, definio de fluido e propriedades dos fluidos. Fluidos em Repouso e Presso. Esta atividade importante para voc compreender a caracterizao de um fluido em repouso, o conceito de presso e sua aplicao no uso de um sistema de aquecimento solar. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Estudar sobre a caracterizao de um fluido em equilbrio hidrosttico, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 4 de 7

Passo 2 (Equipe) Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a funo de cada elemento que compe esse sistema. Tambm pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construo de um aquecedor solar de baixo custo. Sites sugeridos para pesquisa

Como Funciona um Aquecedor Solar. Soletrol. Disponvel em: <http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php>. Acesso em: 14 jun. 2013. ALVES, Raquel Barone de Mello Belloni. Energia Solar Como Fonte Eltrica e de Aquecimento no Uso Residencial. Disponvel em: <http://engenharia.anhembi.br/tcc09/civil-39.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013. gua Quente para Todos. Disponvel em: <http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/Kit_res_17_solar.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2013.

Passo 3 (Aluno) Definir uma residncia que ser objeto de estudo e que no possua sistema de aquecimento solar. Observar, nessa residncia, o sistema de armazenamento de gua, verificando todas as fontes de abastecimento de gua e reservatrios e classificando, caso seja necessrio, as fontes utilizadas para consumo e as que no so utilizadas para consumo (frequentemente usadas para fins de limpeza, como a gua da chuva). Sites sugeridos para pesquisa

Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalao de gua fria em residncias. Disponvel em: <http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=27&Cod=118>. Acesso em: 14 jun. 2013. CAPTAO DE GUA DE CHUVA PARA USO DOMICILIAR: ESTUDO DE CASO. Disponvel em: <http://www.pucgoias.edu.br/ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/CAPT A%C3%87%C3%83O%20DE%20%C3%81GUA%20DE%20CHUVA%20PARA%20US O%20DOMICILIAR.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 Organizar um relatrio, utilizando a formatao recomendada no item Padronizao desta ATPS, em que conste, na capa, o ttulo Aplicaes de Calorimetria e Hidrosttica e o subttulo Construo de Sistema de Aquecimento Solar, alm dos nomes dos integrantes do grupo. Citar a residncia analisada, identificando-a, se possvel, por uma foto. Representar, tambm, nesse relatrio, por meio de fotos ou ilustraes, o sistema de armazenamento de gua da residncia analisada, descrevendo de modo detalhado seus elementos e funcionalidades e mostrando, inclusive, as fontes de abastecimento e o(s) reservatrio(s).

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 5 de 7

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas)


Aulas-tema: Princpios de Pascal e Arquimedes. Temperatura e Medio de Temperatura. Esta atividade importante para voc compreender a aplicao de princpios fsicos em materiais e dispositivos comumente utilizados no cotidiano de profissionais da Engenharia. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Estimar, observando o sistema de armazenamento de gua, qual a presso utilizada para que a gua alcance o(s) reservatrio(s). Detalhar os princpios fsicos envolvidos no clculo dessa estimativa e coloc-los no relatrio iniciado na etapa anterior. Passo 2 (Equipe) Descrever, no relatrio, como feito o controle do nvel de gua no reservatrio da residncia, detalhando os princpios fsicos abordados. Site sugerido para pesquisa

Como Funciona a Caixa Dgua. Disponvel em: <http://www.caixasdagua.com/como-funciona-a-caixa-dagua.html>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Passo 3 (Equipe) Avaliar, listar e adquirir os materiais de baixo custo mais adequados para a construo e implementao de um sistema de aquecimento solar para a residncia analisada. Passo 4 (Equipe) 1 Avaliar, na residncia, como poderia ser realizada a conexo entre a parte hidrulica e um sistema de aquecimento solar. Site sugerido para pesquisa

Aquecedor Solar Feito com Tubos de PVC. Sempre Sustentvel. Disponvel em: <http://www.sempresustentavel.com.br/solar/aquecedor/aquecedor-solar.htm>. Acesso em: 19 jun. 2013.

Descrever detalhadamente, no relatrio, o modo de implementao desse sistema.

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 6 de 7

ETAPA 3 (tempo para realizao: 08 horas)


Aulas-tema: Dilatao Trmica de Corpos Slidos. Dilatao Trmica dos Lquidos. Esta atividade importante para voc compreender a influncia da dilatao trmica no transporte e armazenamento de gua. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Construir, com base na lista de materiais e procedimentos pesquisados no Passo 2 da Etapa 1 e no Passo 3 da Etapa 2, um sistema de aquecimento solar com materiais de baixo custo apropriado residncia analisada. Site sugerido para pesquisa

gua Quente para Todos. Disponvel em: <http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/Kit_res_17_solar.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2013.

Passo 2 (Equipe) 1 2 Pesquisar como as variaes de temperatura afetam os elementos utilizados no transporte de gua (encanamentos, por exemplo) e no seu armazenamento. Descrever, no relatrio, como esses efeitos so considerados em um projeto de engenharia.

Passo 3 (Aluno) Pesquisar sobre o limite superior da temperatura alcanada por uma quantidade de gua contida em um reservatrio acoplado a um sistema de aquecimento solar. Site sugerido para pesquisa

Aquecedor Solar. Cecimig. Disponvel em: <http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wpcontent/uploads/2008/08/monografia-aquecedor-solar.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 2 3 Medir, durante um perodo de cinco dias, a mxima e a mnima temperatura da gua mantida no reservatrio do sistema de aquecimento solar. Anotar, no relatrio, os valores medidos e as caractersticas do clima (ensolarado, nublado, chuvoso) durante a medio. Desenvolver, com base nas informaes do item anterior, um clculo que mostre a variao da temperatura e do volume da gua mantida pelo aquecedor solar para cada caracterstica climtica. Descrever detalhadamente o clculo no relatrio.

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Engenharia Eltrica 3 Srie - Fundamentos de Hidrosttica e Calorimetria

Pg. 7 de 7

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)


Aulas-tema: Calormetro. Conceito de Fluxo de Calor. Mecanismos de Transferncia de Calor. Esta atividade importante para voc compreender os efeitos da transferncia de calor em um sistema de aquecimento solar. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) 1 2 Estudar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), o contedo sobre processos de transferncia de calor. Descrev-los no relatrio.

Passo 2 (Equipe) Descrever detalhadamente, no relatrio, quais so e como ocorrem os processos de transferncia de calor da gua mantida aquecida pelo sistema de aquecimento solar para o ambiente, e quais meios so utilizados para minimizar esse efeito. Passo 3 (Equipe) Representar e descrever, no relatrio, as transferncias de calor ocorridas no reservatrio que mantm a gua aquecida, considerando, inclusive, a influncia da composio do material desse reservatrio. Passo 4 (Equipe) 1 2 Descrever, no relatrio, a economia energtica e financeira que pode ser proporcionada com a implementao do sistema de aquecimento solar. Concluir o relatrio, de acordo com a padronizao definida, e entreg-lo ao professor, em data previamente combinada.

Livro-texto da Disciplina
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Fsica: gravitao, ondas e termodinmica. 8. ed. So Paulo: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos, 2009, v.2.

Marco Aurlio Euflauzino Maria

Das könnte Ihnen auch gefallen