Sie sind auf Seite 1von 6

1

Universidade Federal de Itajub- Campus Itabira

ANA PAULA DIAS PACFICO JEFFERSON SILVEIRA MIRANDA

BREVE ESTUDO SOBRE RADARES

ITABIRA 2013

Sumrio 1.0 Introduo............................................................................................3 2.0 Funcionamento dos Radares..............................................................3 3.0 Sensores Magnticos...........................................................................4 4.0 Imagens ..............................................................................................4 5.0 Concluso............................................................................................5 6.0 Referncias...........................................................................................6

1.0 Introduo Os Radares so utilizados desde a dcada de 30, e sendo desenvolvido at os dias atuais. Existem diversos tipos de radares e tendo aplicao em diversas reas, como controle de velocidade de veculos, controle de objetos prximo a navios, controle e vigilncia no trfego areo. Mas quando se utilizam os radares buscam ter trs tipos de respostas: Detectar um objeto, Detectar a velocidade de um objeto e mapear algo.

2.0 Funcionamento dos Radares Os Radares de trnsito funcionam com uma bobina enterrada debaixo do asfalto, exatamente nas faixas em que passam os carros. A bobina dupla e detecta a presena de um material ferromagntico, ou seja, um veculo. A distncia entre as bobinas dividida pelo tempo de passagem do carro entre elas aponta a velocidade do veculo. Se esta for superior velocidade registrada na memria do computador, o flash dispara e uma foto da placa do carro tirada. Existe tambm o radar porttil, que mede a velocidade dos veculos por meio de um fenmeno fsico natural chamado de efeito Doppler. Podemos perceber o Efeito Doppler em no nosso cotidiano: quando estamos parados ao lado de uma estrada e passa uma ambulncia com a sirene ligada, notamos que enquanto ela se aproxima de ns o som mais agudo e enquanto ela se afasta o som mais grave.

O modelo matemtico baseado nessa constatao usado no radar: este envia um sinal de rdio na direo do veculo e depois capta a reflexo do sinal, que retorna ao aparelho com uma frequncia diferente, proporcional velocidade do carro. Um sistema eletrnico no radar mede essa frequncia e calcula, com base no valor obtido, a velocidade do veculo. (Marcelo Martins Werneck-2009)

3.0 Sensores Magnticos Podem ser vistos com algumas marcaes no cho. So os sensores magnticos que enviam os pulsos at os computadores de medio, em que sero realizados os clculos que indicam em quais velocidades os motoristas passam pela via. Os trs sensores funcionam em conjunto, criando um campo eletromagntico. Como os veculos so compostos por elementos ferromagnticos, os sensores so afetados por eles. Dessa maneira, assim que o carro ou a motocicleta passar pelo primeiro o sensor, o campo magntico anulado e reativado quando o segundo sensor for acionado.

4.0 Imagens

Radar de Trnsito

Antena de Comunicao

Radares de Trnsito

Sensor Magntico

4.0 Concluses Com a pesquisa realizada pode se perceber que a utilizao de sensores de deslocamento, posio e deformao til, e est em nosso cotidiano. No campo de aplicao em Engenharia da Mobilidade temos a aplicao nos meios de transporte, como urbano, areo e marinho. Com a finalidade de monitorar a velocidade e verificar a presena de algum objeto, no caso de transporte marinho. Os Radares so compostos por sensores magnticos ou sensores capacitivos.

5.0 Referncias * http://www.ifm.com/ifmbr/web/pmain/010.html ( 9/6/2013 s 15:30H) * http://tetera.com.br/tecnologia/o-funcionamento-dos-radares/ (9/6/2013 s 14:25H) *http://www.tecmundo.com.br/infografico/10350-como-funcionam-osradares-de-transito-infografico-.htm (9/6/2013 s 14H)

Das könnte Ihnen auch gefallen