Sie sind auf Seite 1von 15

Questo 1

Cite e caracterize de modo sucinto os possveis distrbios que podem afetar o desempenho dos sistemas eltrico de potncia. Cite tambm as principais formas de sanar os efeitos de tais distrbios. Resposta: Podemos cita como principais distrbios que afetam os sistemas eltricos de potncia as sobretenses e as sobrecorrentes. As sobretenses so caracterizadas pelo aumento da tenso acima de valores nominais de operao. Dentre estas podemos destacar: Sobretenso atmosfrica ocasionada por descargas eltricas atmosfricas de alta potncia e rpida durao. Como formas de proteo so colocados pra-raios, cabos guarda e descarregadores de surto. Sobretenso de manobra ocasionada pela manobra de elementos do sistema, ou seja, pela energizao ou desenergizao de elementos tais como bancos de capacitores, linhas de transmisso, etc. Ela tem uma caracterstica oscilatria. Como formas de proteo so colocados circuitos amortecedores. Sobretenso de sustentao ocasionada por falhas que ocorrem internamente ao sistema, tais como faltas, fenmenos de ferro ressonncia e do efeito fernanti das linhas. Como formas de proteo so colocados rels e disjuntores de sobretenso. As sobrecorrentes so caracterizadas pelo aumento da corrente a valores muito elevados. Dentre estas podemos destacar: Sobrecarga ocasionada pela elevao da corrente acima de um valor mximo suportvel pelo sistema, este valor principalmente limitado pela capacidade trmica dos condutores. Como formas de proteo so colocados fusveis e rels e disjuntores de sobrecorrente. Curto-circuito ocasionado principalmente por faltas no sistema, onde as correntes de falta atingem valores elevadssimos. Como formas de proteo so colocados fusveis. Sobrecorrente de manobra ocasionada pela manobra de elementos do sistema, ou seja, pela energizao ou desenergizao de elementos tais como bancos de capacitores, linhas de transmisso, etc. como formas de proteo so colocados circuitos amortecedores.

Questo 2
Qual a funo principal dos rels de proteo? Cite algumas funes secundrias tambm realizadas por rels. Resposta:

A principal funo de um rel de proteo o isolamento de uma falha ocorrida no sistema, atravs da operao de disjuntores. Ele deve atuar de forma mais rpida possvel e mais restritiva possvel, ou seja, ele deve isolar o local defeituoso no menor tempo possvel e afetando a menor rea. Os rels de proteo tambm desempenham outras funes tais como: Registro de eventos e ocilografia, desligamento instantneo e temporizado, alarme, sinalizao.

Questo 3
Qual a finalidade da proteo de retaguarda? Explique o que proteo de retaguarda local e proteo de retaguarda remota, citando as vantagens e desvantagens que uma apresenta em relao outra. Resposta: A proteo de retaguarda tem como finalidade ser uma segunda proteo para o sistema caso a proteo principal falhe. Desta forma o sistema fica duplamente protegido. A proteo de retaguarda local feita sobreposta proteo principal, ou seja, todos os equipamentos de proteo so duplicados. Tem a vantagem de ser altamente confivel e seletiva, porm o custo duplicado tambm. A proteo de retaguarda remota feita nos disjuntores prximos ao principal de forma temporizada. Tem a vantagem de ser mais econmico, porm menos confivel e seletivo.

Questo 4
Considere o sistema mostrado na Fig. 1. Em cada um dos casos abaixo listados ocorreu um curto-circuito, atuando os disjuntores indicados de modo devido. Onde ocorreu o curto-circuito? Houve alguma falha de rel ou disjuntor? Se houver, onde a mesma ocorreu? Esboce as zonas de proteo primria superpostas e os locais exatos dos defeitos. Caso A B C D E F Resposta: Caso A O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6. Os disjuntores 4 e 5 atuaram devidamente, porm o disjuntor 6 no atuou fazendo com que o disjuntor 8 atuasse de forma de retaguarda remota isolando o defeito. Caso B 2 Disjuntores atuados 4, 5 e 8 3, 7 e 8 3, 4, 5 e 6 1, 4, 5 e 6 4, 5, 7 e 8 4, 5 e 6

O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6. Nenhum dos disjuntores da barra atuou devidamente sendo o defeito isolado pelos disjuntores 3, 7 e 8 de forma de retaguarda remota. Caso C O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6. Todos os disjuntores atuaram de forma divida, porm o rel do disjuntor 4 no enviou o sinal de bloqueio para o rel do disjuntor 3 fazendo com que o mesmo atuasse de forma indevida. Caso D O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6 e curto-circuito na barra ligada ao disjuntor 1. Todos os disjuntores atuaram devidamente isolando o defeito nos seus locais de ocorrncia. Caso E O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6. Os disjuntores 4 e 5 atuaram devidamente, porm o disjuntor 6 no atuou sendo retaguardado pelo disjuntor 8. O rel do disjuntor 5 tambm no enviou o sinal de bloqueio para o rel do disjuntor 7 fazendo com que o mesmo atuasse de forma indevida. Caso F O curto-circuito ocorreu na barra onde esto ligados os disjuntores 4, 5 e 6. Todos os disjuntores atuaram de forma devida isolando o defeito.

Questo 5
Como se justifica a existncia de TCs com relao de transformao de 5:5? Resposta: Para rels de proteo que operam alta tenso ou sistemas de baixa tenso podemos ligar o circuito de proteo na mesma tenso do sistema, porm os TCs servem para isolar eletricamente os circuitos de potncia dos circuitos de proteo.

Questo 6
Explique o que curva de excitao secundria e tenso de ponto de joelho de um TC. Esboce o diagrama da montagem necessria para a obteno de tal curva. Resposta:

A curva de excitao secundria representa a variao da tenso de excitao secundria em funo da corrente de excitao tambm secundria. Esta corrente de excitao representa a corrente de magnetizao do ncleo do transformador. A tenso de ponto de joelho representa a tenso para a qual o transformador comea a saturar, ou seja, o ponto onde a corrente de excitao comea a variar bruscamente.

Circuito equivalente para a montagem

Questo 7
Por que no se deve usar TCs de medio em proteo e vice-versa? Justifique. Resposta: Os TCs de medio devem ter taxa de exatido muito estreita, pois devem mostrar com exatido os valores medidos. Desta forma estes TCs de medio dever ser projetados para trabalhar fora da zona de saturao o que acarreta um custo mais elevado para a fabricao. Os TCs de proteo devem responder de forma rpida a elevao de corrente, porm no preciso representar de forma exata a corrente de curto-circuito, que muitas vezes muito maior que a nominal. Desta forma a saturao destes TCs pode ser compensada com uma regulao do rel de proteo, outras vantagens so o menor preo e o fato da saturao proteger os equipamentos ligados a ele contra picos de corrente.

Questo 8
Por que no se deve abrir o secundrio de um TC com primrio energizado? Justifique utilizando grficos de formas de onda de fluxo, de corrente de magnetizao e de tenso de excitao secundria. Resposta: Os transformadores de modo geral so equipamentos altamente indutivos, desta forma a abertura do seu secundrio com o primrio energizado acarretar em um pico de tenso e conseqente produo de um arco de corrente que pode vir a danificar os equipamentos ligados a ele. Quando o transformador opera com o secundrio em aberto toda a corrente do primrio ir produzir magnetizao no ncleo fazendo com que o transformador

trabalhe na zona de saturao acarretando perdas excessivas e aquecimento elevado podendo vir a danificar o transformador.

Questo 9
Explique o que saturao em CA e saturao em CC nos transformadores de corrente. Resposta: A saturao CA ocorre quando a corrente no primrio atinge valores de pico muito elevados e o ncleo do transformador no consegue aumentar a induo magntica e consequentemente a corrente no secundrio fica limitada produzindo desta forma correntes distorcidas. A saturao CC ocorre quando a corrente CA do primrio est deslocada de um nvel CC, desta forma a corrente tem uma forma no simtrica e o pico de corrente ter, no lado do componente CC ser ainda mais afetado pela saturao.

Questo 10
Quais as principais medidas que podem ser tomadas para evitar a saturao em CA nos transformadores de corrente? E em relao saturao em CC? Resposta: Para evitarmos a saturao CA dos transformadores devemos limitar a corrente no primrio dos mesmos ou se produzir transformadores com ncleos mais robustos, o que os torna mais caros. Outra forma de se evitar este problema interligando transformadores em srie e desta forma diminuindo a corrente. Para evitarmos a saturao CC dos transformadores devemos tentar eliminar a componente CC da corrente no primrio e utilizar as mesmas solues para a saturao CA.

Questo 11
Utilizando o princpio topolgico da dualidade entre circuitos magnticos e circuitos eltricos, proponha um circuito eltrico equivalente para um TC com entreferro. Resposta: A figura abaixo mostra o circuito eltrico equivalente para o TC com entreferro

Circuito equivalente para o TC com entreferro

Questo 12
Descreva o efeito da insero de um entreferro no ncleo magntico de um transformador de corrente. A partir das caractersticas de magnetizao B versus H do ao-silcio e do material do entreferro, esboce a caracterstica fluxo de enlace versus corrente de magnetizao do TC. Resposta: A insero de um entreferro no ncleo de um transformador faz com que a curva de histerese se torne mais estreita, o que proporciona menos perdas por histerese, e mais acentuada fazendo com que a parte linear desta curva se torne maior, desta forma as caractersticas de induo do transformador so mais bem utilizadas. Para as curvas fluxo de enlace versus corrente de magnetizao ver Fig. 05 em anexo.

Questo 13
Em que aspectos a prtica de insero de um entreferro no ncleo magntico de um TC pode afetar o desempenho do mesmo nos regimes permanente e transitrio? Resposta: A insero de entreferro no ncleo de transformadores melhora as caractersticas da curva de histerese fazendo-a ficar mais estreita e mais linear. Estas caractersticas melhoram o desempenho dos transformadores culminando com menos perdas em regime permanente e no transitrio a caracterstica de linearidade torna mais difcil sua saturao fazendo com que o transformador trabalhe o mximo possvel na zona linear.

Questo 14
Explique de modo sucinto o que so perdas histerticas, perdas parasticas clssicas e perdas anmalas, as quais ocorrem nos ncleos magnticos dos TCs e dos TPs. Resposta: 6

As perdas histerticas so ocasionadas pelo aquecimento do material devido natureza varivel do campo magntico que ocasiona a magnetizao e desmagnetizao, ou ciclo de histerese, para percorrer este ciclo o material necessita absorve parte da energia injetada que numericamente igual rea interna do ciclo de histerese. As perdas parasticas ou por correntes de Foucault so ocasionadas pelas correntes induzidas no interior do material magntico. Estas correntes em forma de anis provocam aquecimento do material e consequentemente perdas por efeito Joule. As perdas anmalas so ocasionadas pela movimentao das paredes de Bloch, ou domnios magnticos que para se moverem consomem energia.

Questo 15
Descreva as configuraes bsicas de um transformador de potencial de ncleo magntico (TP indutivo) e de um transformador de potencial capacitivo (TPC). Cite as vantagens e desvantagens da utilizao dos mesmos. Resposta: Os TPs indutivos so transformadores propriamente ditos, eles abaixam a tenso para valores usuais dos instrumentos de medio e adequadas para o manuseio dos operadores. Eles tm a vantagem de serem mais imunes a erros de medio, pois possuem reatncia de disperso baixa, porm so mais caros. Os TPCs so transformadores normais onde no secundrio tenso tirada do divisor de tenso capacitivo. Eles tm a vantagem de serem mais baratos, pois necessitam de uma relao de transformao mais baixa, porm tm a desvantagem de provocar um maior erro de medio, pois so mais suscetveis a variao de freqncia.

Questo 16
Explique por que o desempenho em regime transitrio de um TC indutivo apresenta-se bem menos problemtico que o desempenho de um transformador de corrente. Resposta: Basicamente o TP indutivo formado por um circuito RC simples, desta forma o transitrio deste circuito apresenta uma caracterstica mais suave, onde as correntes de regime transitrio so menores e o ncleo do transformador menos solicitado. No TPC temos basicamente um circuito RLC simples, desta forma o transitrio deste circuito apresenta uma caracterstica mais ondulatria, aonde as correntes de regime transitrio chegam a valores muito elevados e demoram mais para chegarem ao regime permanente, o ncleo do transformador tem mais chance de saturar.

Questo 17
Um TC possui curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 (a mesma acha-se linearizada por partes, para simplificar). De acordo com o circuito equivalente, tambm mostrado na figura, tem-se RTC = 500 / 5, Xc = 0,5 .

a) Calcule Is e o erro de relao percentual para os seguintes casos, apresentando tambm uma interpretao em relao aos resultados obtidos: a1) Xs = 4,5 , Ip = 400 A (corrente de carga); Resposta: A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:
I 'p = Ip RCT
' Ip =

400 ' Ip =4 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos:
V s = I s ( X s + X c ) V s = 4 ( 0,5 + 4,5) V s = 20 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 20 V que Ie = 0,2 A, assim:
' Is = I p I e I s = 4 0,2 I s = 3,8 A

O erro na medida da corrente do primrio dado por:


erro =

( RTC I
Ip

Ip)

100 erro =

(100 3,8 400) 100 erro = 5 %


400

Para este primeiro caso observamos que o erro aceitvel. a2) Xs = 4,5 , Ip = 1200 A (corrente de defeito); Resposta: A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:
' Ip =

Ip RCT

' Ip =

1200 I 'p = 12 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos:
V s = I s ( X s + X c ) V s = 12 ( 0,5 + 4,5) V s = 60 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 60 V que Ie = 1,67 A, assim:
' Is = I p I e I s = 12 1,67 I s = 10,33 A

O erro na medida da corrente do primrio dado por:


erro =

( RTC I
Ip

Ip)

100 erro =

(100 10,33 1200 ) 100 erro = 13,89


1200

Para este segundo caso observamos que o aumento da corrente no primrio acarreta uma corrente de excitao secundria j na regio aps o joelho de saturao isto provoca um maior valor desta e conseqentemente maior erro na medida da corrente do primrio. a3) Xs = 13,5 , Ip = 400 A (corrente de carga); Resposta: A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:
I 'p = Ip RCT I 'p = 400 ' Ip =4 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos:
V s = I s ( X s + X c ) V s = 4 ( 0,5 + 13,5) V s = 56 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 56 V que Ie = 1,2 A, assim:
' Is = I p I e I s = 4 1,2 I s = 2,8 A

O erro na medida da corrente do primrio dado por:


erro =

( RTC I
Ip

Ip)

100 erro =

(100 2,8 400) 100 erro = 30


400

Para este terceiro caso observamos que um aumento da carga acarreta uma menor corrente de carga, como a corrente de excitao permanece a mesma temos um aumento percentual do erro de medida. a4) Xs = 13,5 , Ip = 1200 A (corrente de defeito). Resposta: A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:
I 'p = Ip RCT
' Ip =

1200 I 'p = 12 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos: 9

V s = I s ( X s + X c ) V s = 12 ( 0,5 + 13,5) V s = 168 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 168 V que Ie = 48 A, porm este valor de corrente superior a corrente fornecida pelo primrio neste caso o mximo de corrente de excitao possvel Ie = 12 A:
' Is = I p I e I s = 12 12 I s = 0 A

O erro na medida da corrente do primrio dado por:


erro =

( RTC I
Ip

Ip)

100 erro =

(100 0 400) 100 erro = 100


400

Para este quarto caso observamos que o aumento da carga e o aumento da corrente do primrio acarretaram a saturao do transformador o que culminou com um erro de 100 % na medida da corrente do primrio, ou seja, toda a corrente produzida pelo primrio se converteu em corrente de excitao secundria. b) Caso haja um defeito na linha que produza uma corrente de 1200 A na mesma, verifique o que ocorre quando se tem rel de sobrecorrente alimentado por um TC cujo tape est ajustado em 8 A: b1) Xs = 4,5 ; Resposta: A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:
' Ip =

Ip RCT

' Ip =

1200 I 'p = 12 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos:
V s = I s ( X s + X c ) V s = 12 ( 0,5 + 4,5) V s = 60 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 60 V que Ie = 1,67 A, assim:
' Is = I p I e I s = 12 1,67 I s = 10,33 A

Desta forma como o tape do rel de sobrecorrente est ajustado para 8 A e temos uma corrente de 10,3 A ele vai operar devidamente. b2) Xs = 13,5 ; Resposta: 10

A relao de transformao de corrente RTC = 100, assim temos:


I 'p = Ip RCT
' Ip =

1200 I 'p = 12 A 100

Como o circuito no linear calcularemos um valor aproximado de V s, tomando Ie = 0 temos Ip = Is, assim temos:
V s = I s ( X s + X c ) V s = 12 ( 0,5 + 13,5) V s = 168 V

Tirando da curva de excitao secundria mostrada na Fig. 2 temos para V s = 168 V que Ie = 48 A, porm este valor de corrente superior a corrente fornecida pelo primrio neste caso o mximo de corrente de excitao possvel Ie = 12 A:
' Is = I p I e I s = 12 12 I s = 0 A

Neste caso a corrente no secundrio praticamente nula, devido saturao do transformador, desta forma o rel de sobrecorrente no ir atuar devidamente.

Questo 18
Os TCs mostrados na Fig. 3 possuem ncleo ferromagntico toroidal com enrolamento secundrio uniformemente distribudo. Os mesmos acham-se ligados aos rels de sobrecorrente atravs de fios de cobre de bitola 12 AWG e comprimento igual a 50 m. As impedncias dos rels acham-se indicados na figura. Especifique estes TCs em termos da classe (A ou B) e da tenso secundria nominal. Qual a carga padronizada pela ABNT a ser designada para ensaiar o TC? Resposta: Pesquisando no Stevenson encontramos para a bitola 12 AWG os seguintes valores:
cu = 0,0178 mm 2 / m
A = 3,31 mm 2
L =50 m

Desta forma podemos calcular a resistncia pela frmula:


R = cu L 50 R = 0,0178 R = 0,269 A 3,31

Como so 4 cabos mais as impedncias dos rels temos:


Z = ( 0,269 4 ) + ( 4 0,08) Z =1,396

A tenso secundria nominal ser:

11

V s = 5 1,396 V s = 6,98 V

Questo 19
Os TCs da Fig. 4 esto ligados em delta aberto a uma linha de 230 kV, sendo RTP = 230 kV / 115 V. calcule Vab, Vbc, e Vca. Depois, suponha que a marca de polaridade do secundrio de TP2 transferida do lado do terminal b para o lado do terminal c. Comente os resultados. Resposta:
V AB 230 V ab = Vab = 115 V RCT 2000 V 230 Vbc = BC Vbc = Vbc = 115 V RCT 2000 V 230 Vca = CA Vca = Vca = 115 V RCT 2000 Vab =

Questo 20
Estabelea de modo sucinto uma comparao entre os rels eletromecnicos, estticos e digitais. Resposta: Os rels eletromecnicos so dispositivos que possuem uma parte eltrica e outra parte mecnica uma atuando na outra parte, ou seja, atravs de induo magntica produzido um movimento que abre ou fecha contatos. So difceis de regular, pois suas caractersticas dependem da inrcia das partes mveis, do atrito, das caractersticas magnticas do material, etc. So pouco flexveis e pouco modulares. Os rels estticos so dispositivos formados por semicondutores. So mais confiveis e mais fceis de regular, pois possuem caractersticas regulveis e so mais modulares, ou seja, suas partes podem ser substitudas individualmente. Os rels digitais so dispositivos que utilizam circuitos digitais. So muito confiveis e tem excelente flexibilidade, pois atravs de rotinas de software podem reconhecer a natureza da falha atuando da melhor forma possvel. Podem ainda guardar informaes sobre as falhas servindo para se avaliar as caractersticas da falha.

12

Figuras

13

14

15

Das könnte Ihnen auch gefallen