Sie sind auf Seite 1von 21

Revista de Economia Polftica, Vol.

4, n9 3, julho-setembro de 1984

Poltica administrativa de controle da inflao

LUIZ C. BRESSER PEREIRA* YOSHIAKI NAKANO*

Qualquer poltica de controle da inflao deve necessariamente estar relacionada com o correspondente diagnstico sobre as causas do processo inflacionrio em curso. Se a inflao for de demanda, o controle monetrio e/ou fiscal de demanda agregada ser a poltica indicada; se a inflao for autnoma ou administrada, o mercado ser imperfeito e portanto o controle de preos e a poltica de rendas sero o caminho natural; se a inflao for estrutural ser preciso conviver com a inflao ao mesmo tempo que se adotam medidas de longo prazo para reduzir os desequihbrios estruturais. Como estas causas no so excludentes, uma combinao dessas polticas ser provavelmente necessria. A nfase, entretanto, dever sempre ser dada causa principal da inflao em curso. O objetivo deste artigo discutir a poltica antiinflacionria quando a inflao principalmente autnoma ou administrada, como tende a acontecer de forma crescente nas economias capitalistas oligopolistas no ltimo quartel do sculo XX. Nessas economias, sejam elas j desenvolvidas ou caracterizadas pelo subdesenvolvimento industrializado, esse tipo de inflao tornou-se ainda mais relevante na medida em que a economia mundial atravessa, desde o incio dos anos setenta, a fase de declnio de um ciclo longo ou de Kondratieff, de forma que a inflao passou a conviver com elevados ndices de desemprego e capacidade ociosa, caracterizando-se o fenmeno da estagflao.

Da Fundao Getlio Vargas, So Paulo.

lOS

Para discutir a poltica antiinflacionria em um quadro econmico dessa natureza, vamos, na primeira se[o desta nota, apresentar um modelo resumido de inflao. Na segunda, terceira e quarta sees discutiremos e criticaremos as polticas keynesianas e monetaristas de controle da inflao. Nas sees seguintes examinaremos e defenderemos a poltica "administrativa" de controle da inflao, baseada principalmente em controles de preos e em desindexao parcial da economia, e, secundariamente, em poltica monetria e fiscal. Terminaremos examinando a poltica "herica" de controle da inflao, quando esta j se transformou em hiperinfla[o.

Em qualquer processo inflacionrio essencial discernir os fatores mantenedores, os fatores aceleradores (ou desaceleradores) e os fatores sancionadores do patamar de infla[o.l Os fatores mantenedores decorrem da capacidade dos agentes econmicos de defender sua participao na renda nacional atravs do repasse automtico dos aumentos de custos para preos, salrios, juros e taxa de cmbio. S[o fatores aceleradores da infla[o os aumentos de salrio acima da produtividade, os aumentos de margens de lucro das empresas, e, em uma economia aberta, a desvalorizao real da moeda e o aumento dos preos dos insumos importados. O aumento da quantidade de moeda e o dficit pblico, que em uma economia prxima ao pleno emprego podero ser fatores a pressionar para cima os fatores aceleradores de inflao, em uma economia com alto ndice de desemprego e capacidade ociosa ser[o meros fatores sancionadores da inflao. A taxa de infla[o, de acordo com essa perspectiva, depende das seguintes variveis: da variao na taxa de salrios, Vi; da variao na produtividade, q; da variao dos preos dos produtos importados em moeda internacional, v; da variao na taxa de cmbio, ; da variao na quantidade de matria-prima importada por unidade de produto, x; e da variao na margem de lucro (lucro sobre custos diretos) das empresas, m.

p = a (Vi - V +

(1 - a)(v + + x)

+m

(1)

Ne~te modelo, as variveis mais importantes a curto prazo 8[0 a taxa de salrio, a taxa de cmbio e as margens de lucro. A longo prazo e quando a inflao n[o se encontra em patamar muito elevado, a taxa de aumento da produtividade ter grande relevncia.

2 O objetivo de qualquer poltica econmica antiintlacionria ser agir sobre os fatores da equao (1) de forma a lograr uma reduo nas suas variaes e assim baixar o patamar de intla[o.

Ver a respeito Bresser Pereira e Nakano, 1983.

106

Geralmente os modelos de poltica antiinflacionria acabam concentrando toda a sua ateno na taxa de salrios.2 A razo para isso simples. As margens de lucro 5[0 geralmente consideradas constantes ou, pelo menos, fora do controle dos responsveis pela poltica econmica. Dada a necessidade de se evitar desequihbrio na balana de pagamentos, supe-se que a taxa de cmbio de paridades permanea constante. Sobre o preo dos insumos importados os responsveis pela poltica econmica 0[0 tm poder por definio. A exclus[o da ltima varivel perfeitamente natural. J a exclus[o das variaes na taxa de cmbio real menos aceitvel na medida em que muito freqentemente os pases que controlam diretamente sua taxa de cmbio e no tm moedas conversveis utilizam a valorizao da moeda local como instrumento de combate inflao. Esta poltica foi especialmente utilizada nos pases que adotaram estratgias monetaristas de combate inflao (Chile e Argentina no fmal dos anos 70), que pretendiam, atravs da prefixao da taxa de cmbio, estabelecer uma orientao para as expectativas inflacionrias. O exemplo do Mxico, no incio dos anos 80, entretanto, deixa claro que a tentao de sobrevalorizar a moeda local no prerrogativa dos economistas monetaristas. A exclus[o de margens de lucro no faz qualquer sentido, especialmente quando consideramos que no capitalismo oligopolista e estatizado as empresas tm ampla possibilidade de manipular suas margens. 3 H obviamente motivos ideolgicos nessa exclu5[o. A utiliza[o apenas dos salrios nominais para defmir uma poltica antiinflacionria, prpria da anlise keynesiana sobre a inflao, tem a vantagem da simplificao. Mais importante, entretanto, que permite, atravs da curva de Philips, relacionar a infla:ro com a demanda agregada (ou o nvel de desemprego) que teria efeito direto sobre os salrios. Por outro lado a correlao entre varia:ro de salrios nominais e taxa de inflao sempre - e obviamente - muito alta em qualquer estudo emprico. Neutralizados os demais fatores da equao (1), a taxa de inflao passa a depender exclusivamente dos salrios e da produtividade:

p = w - iI

(2)

A prpria produtividade, entretanto, pode, a ttulo de simplificao, ser ignorada ou colocada em segundo plano, especialmente se o patamar de inflaO for muito alto ou se considerarmos que a curto prazo n:ro possvel atuar sobre essa varivel. Logo,

p=w

(3)

Por outro lado, de acordo com a teoria da curva de Philips (1958), h uma relao

2 Veja-se, por exemplo, A. J. Hagger (1977), que faz uma excelente e didtica resenha sobre as teorias de inflao e de controle de inflao. 3 verdade que em condies normais de operao os oligoplios ao evitarem a competio de preos tendem a manter as margens de lucro constantes, mas numa economia inflacionria sujeita a choques e com flutuaes cclicas mais amplas as margens deixam de ser constantes.

107

inversa entre varia'o da taxa de salrios e nvel de desemprego, d (Grfico 1). Temos, assim, a seguinte equa'o, em que a e b s'o constantes:

w=

+ bd- 1

(4)

Nestes termos, quanto menor o desemprego, maior a varia'o na taxa de salrios e maior a taxa de infla[o. Teoricamente, em nveis extremamente altos de desemprego poderamos ter inclusive defla[o, quando os salrios nominais passam a decrescer e a curva cruza a abscissa. Na curva de Philips temos uma troca (trade off) entre desemprego e varia'o de salrios. Esta, por sua vez, determina a variao nos preos, ou seja, combinando as equaes (3) e (4) a taxa de inflao dada por

p = a + bd- 1

(5)

Na medida em que o desemprego vai aumentando ou que a demanda agregada vai afrouxando, a taxa de eleva'o dos salrios nominais e a taxa de infla'O caem. O modelo da curva de Philips adotado pelos economistas keynesianos e tambm pelos neoclssicos fiscalistas ou da sntese neoclssica. A poltica antiinflacionria bvia decorrente reduzir a demanda agregada atravs de medidas monetrias e preferivelmente fiscais. Estas s'o preferidas porque o pressuposto mais geral que o pleno emprego e a decorrente infla'o tm como causa principal o dficit pblico, ou, mais precisamente, as necessidades de fmanciamento do setor pblico (NFSP).

GRFICO 1 CURVA DE PHILlPS E INFLAO AUTONOMA

P. w

;",

,
----------,--------------------;-- ------.- --._----

we

w a

! :

108

Nada impediria que neste modelo fosse tambm estabelecida uma rela4'o direta entre variaro na taxa de inflalo, p, e variaro nas margens de lucro, m. Torna-se difcil, entretanto, estabelecer esta relaro, j que as margens de lucro, ao contrrio do desemprego, nSo estro relacionadas necessariamente com a demanda agregada. Em princpio, de se esperar que, reduzindo-se a demanda agregada, as empresas reduzam suas margens de lucro, da mesma forma que os trabalhadores reduzam seus salrios. Mas sabido que as empresas oligopolistas tendem a fazer o inverso.4 Voltando ao modelo bsico de poltica antiinflacionria via controle da demanda, sua limitaro bvia quando a economia em questro nro se encontra na faixa de pleno emprego. Em primeiro lugar, conforme o Grfico 1 deixa claro, medida que vai aumentando o desemprego, os ganhos em termos de diminuiro da taxa de inflaro via sendo proporcionalmente menores. At o nvel de desemprego d 1 , podemos considerar a economia na faixa de pleno emprego, e a poltica de controle da demanda altamente eficiente. A partir do nvel de desemprego d 2 , a poltica de controle da demanda torna-se altamente ineficiente. Entre d 1 e d 2 temos uma situaro intermediria. Em segundo lugar, nro h razio, em uma economia oligopolizada e com elevados ndices de desemprego e capacidade ociosa, para manter a correlao direta entre variao. de salrios e variaro de preos. Para simplificalo vamos supor que essa correlaro exista, no Grfico I, at o ndice de desemprego d 3 A partir desse ponto, entretanto, as empresas oligopolistas passariam a aumentar suas margens de lucro para compensar a perda de vendas. Desde que o aumento das margens seja superior queda nos salrios, a curva de preos (que, a partir de d 3 , desvincula-se da curva de salrios) passar a aumentar com o aumento do desemprego. Essa inflexo, que parece primeira vista pouco provvel, torna-se especialmente vivel se a economia for, alm de oligopolizada, altamente estatizada e se, em um determinado momento, as autoridades econmicas decidirem adicionar poltica de controle da demanda um processo de "inflaro corretiva" em rela4'o aos preos das mercadorias e servios produzidos por empresas estatais que haviam permanecido sem a correo necessria. Esta medida, que tem como justificativa a necessidade de ajustamento dos preos relativos, na verdade impem-se tambm devido s dificuldades fiscais crescentes em que o Estado e suas empresas sa'o colocados devido pol(tica recessiva. Foi basicamente o que ocorreu no Brasil em 1983. O patamar de infla4'o duplicou nesse ano, quando a economia passava por forte recessa'o e altas taxas de desemprego, nlo apenas devido i elevaro dos preos agrcolas e desvalorizao real (maxidesvaloriza[o) do cruzeiro, mas tambm s medidas de "infla4'o corretiva" representadas pela elirnina!ro de certos subsdios e pelo aumento dos preos das empresas estatais. Em terceiro lugar, o controle da inflaro via reduro de demanda e conseqente baixa de salrios, nos termos da curva de Philips, nlo efetivo na medida em que a

Ver a respeito Yoshiaki Nakano (1981).

109

relao direta entre desemprego e salrios nominais rompida. Esse rompimento tem duas razes: o poder de barganha dos sindicatos e a necessidade (geralmente traduzida em acordos sindicais ou em lei) de indexar os salrios em funo da infla'o crnica. Em ambos os casos a curva de Philips desloca-se para cima, ou seja, para um mesmo nvel de desemprego ou mesmo para um desemprego maior teremos uma varia[o para cima da taxa de salrios nominais e da inflao. O poder de barganha dos sindicatos pode, inclusive, levar a um aumento real de salrios; em geral levar indexao salarial. Neste caso a equao (4) tomar a seguinte forma:
(6)

onde c o coeficiente de indexao, com c = 1 no caso de indexa'o plena aos preos, e VI a representa a taxa de variao autnoma dos salrios devido ao poder de barganha dos sindicatos. Em sntese, as polticas de controle de inflao via administrao da demanda e redua'o dos salrios perdem sua eficcia na medida em que os oligopolistas tendem a elevar suas margens compensatoriamente (desvinculando a curva de salrios da de preo) e os trabalhadores, graas ao seu poder sindical e poltico, logram a indexa[o dos salrios, levando a deslocamentos contnuos da curva de Philips para cima.

A poltica de administrao da demanda deve ser claramente distinguida da poltica monetarista stricto sensu de combate infla'o. Para o economista keynesiano ou para o economista neoclssico fiscalista h uma troca entre desemprego e inflao, para o monetarista n[o existe essa troca a n'o ser no curto prazo e de forma muito limitada. A longo prazo a curva de Philips perfeitamente inelstica, ou seja, vertical em relao ao eixo da abscissa. A rigor, portanto, mfo existe a curva de Philips, de forma que possvel reduzir os preos sem aumentar o desemprego. A teoria monetarista desenvolvida pela escola de Chicago naturalmente muito mais complexa. Reduzi-la ao seu limite extremo, entretanto, til para que se possa compreend-la com maior facilidade. Nesta nota n[o estamos interessados em todas as suas sutilezas, que podem ser encontradas nos trabalhos de Milton Friedman e de seus seguidores. 5 A escola monetarista representa uma contra-revolua'o em relao escola keynesiana, e pretende ter restabelecido a velha teoria neoclssica do equillbrio geral, nos termos de Walras e Pigou. Para os monetaristas a moeda no tem efeitos reais sobre a economia. A moeda determina apenas o nvel geral de preos, no tendo influncia sobre o

Para uma resenha crtica, do monetarismo e dos seus testes empricos ver Meghnad Desai (1981).

110

nvel de produo. Isto possvel porque o economista monetarista adota a hiptese de uma relao constante (a longo prazo) entre demanda de moeda e renda real. No existe, portanto, para o monetarista o processo de entesouramento estudado por Marx e Keynes. Sem entrarmos nos detalhes da "nova teoria quantitativa da moeda" desenvolvida por Milton Friedman, podemos ficar com a equao de trocas em sua verso mais simples, que o pensamento monetarista tenta reestabelecer:
MV

Yp

(7)

em que M a quantidade de moeda, V a velocidade-renda da moeda, Y a renda real e p o ndice de preos. Na medida em que V mantida constante, as variaOes de M refletem diretamente sobre o nvel de preos deixando o setor real da economia, representado por Y, intacto. A idia bsica de que a relalfo entre a demanda real por moeda, M/p, e a renda real, Y, estvel no longo prazo, de forma que os preos variaro na proporo direta do aumento da quantidade nominal de moeda descontado o aumento real da produo. A estratgia monetarista bsica para controlar a inflalfo portanto muito simples: controlar rigidamente a oferta de moeda. Esse controle s ter efeitos reais, implicando redulfo da demanda agregada, na medida em que esta for maior que a oferta agregada. uma vez, entretanto, estabelecido o equillbrio entre oferta e demanda agregadas, na faixa de pleno emprego, os preos poderlfo teoricamente baixar atravs da redulfo contnua e programada da oferta monetlia sem que o nvel de emprego seja afetado. Para compreender como isso seria possvel, entretanto, preciso acrescentar a nolfo de expectativas. Para o economista monetarista a inflalfo basicamente uma funo das expectativas de aumentos de preos futuros, pe. (8)

o importante, portanto, em uma poltica antiinflacionria agir sobre as expectativas dos agentes econmicos. A principal base das expectativas inflacionrias a inflao passada, sobre a qual nada possvel fazer. Em seguida, entretanto, temos outras orientaOes bsicas para as expectativas de inflao: o aumento previsto da quantidade de moeda, a desvalorizalfQ prevista da moeda em relalfo s moedas estrangeiras, e os aumentos nominais de salrios previstos so as trs orientaes bsicas das expectativas de infla[o. Cabe, portanto, s autoridades econmicas agir sobre essas trs variveis, estabelecendo uma orientao para as empresas, os trabalhadores e os consumidores. As autoridades econmicas estabelecero, ento, metas de crescimento nominal da quantidade de moeda a um ritmo decrescente, e estabelecero metas de redu[o das desvalorizaOes cambiais (admitindo-se que a taxa de cmbio seja fixada pelo governo) e dos aumentos nominais de salrios compatveis com a redu['o de quantidade de moeda e com a taxa de inflao futura prevista. Desde que o plano de orientaes bsicas esteja corretamente formulado (tenha coerncia interna) e que as autoridades econmicas tenham credibilidade perante os
111

agentes econmicos, os preos passar'o automaticamente a cair, na medida em que caem os salrios nominais e reduz-se a taxa de desvaloriza'O cambial. Nesses termos, embora os salrios nominais estejam baixando, os salrios reais teoricamente n[o baixaro, j que a taxa de infla'o est se reduzindo concomitantemente. Por outro lado, n[o haver necessidade de desemprego para forar a queda dos salrios, j que os trabalhadores e as empresas tender[o a se ajustar disciplinadamente s orientaes bsicas estabelecidas pelas autoridades econmicas. Nesse melhor dos mundos possveis descrito pelo economista monetarista, para o qual 0[0 existe crise porque os mecanismos automticos de mercado garantem permanentemente o pleno emprego, falta um ingrediente: a taxa de juros. Esta, segundo os monetaristas ortodoxos, n[o se elevar devido poltica monetria restritiva por duas razes de ordem terica: 1) porque, a nvel internacional, a taxa de juros nica em todos os pases; 2) porque, a nvel interno, a taxa de juros nll'o depende da oferta e da procura de moeda e sim da oferta e da procura de poupanas. A falta de realismo dessa teoria mais ou menos bvia. De um lado, 0[0 existe uma rela[o ex ante to estvel quanto os monetaristas pretendem entre a demanda real de moeda e o nvel de produll'o. De outro, a idia de que a inflall'o est baseada em expectativas bvia mas o corolrio de que basta estabelecer orientaes bsicas compatveis entre si para que os agentes econmicos reduzam suas expectativas obedientemente est longe e ser verdadeiro. Em conseqncia, as experincias monetaristas de combate inflaa-o geralmente ocorrem nos quadros de grave recessa-o. Nesse sentido eles acabam, na prtica, por adotar a poltica de controle da demanda agregada. Por outro lado, a poltica de estabelecer orientaes bsicas no plano da taxa de cmbio tem como conseqncia, como se viu no Chile e na Argentina, a valorizaa-o da moeda local, com graves conseqncias sobre o equihbrio da balana de pagamentos. E a poltica de estabelecimento de orientaes bsicas sobre os aumentos nominais de salrios acaba transformando-se em poltica autoritria de redu[o compulsria e drstica dos salrios reais.

4
Na verdade, a poltica de administrao de demanda, de origem keynesiana, perfeitamente aceitvel quando a economia se encontra na faixa do pleno emprego. Nessa situao a restrio de demanda deve levar as empresas a cortarem suas margens de lucro e os trabalhadores a no aumentarem seus salrios acima do aumento da produtividade. A maior restri[o que cabe a esse tipo de poltica est no fato de seus defensores tenderem a utiliz-la tambm em situaes de desemprego, quando ela se torna altamente ineficiente. Adotam essa prtica, entretanto, porque: 1) restringir a demanda atravs de polticas macroeconmicas fiscais e monetrias politicamente mais fcil do que a ado[o de controles administrativos (alis, as medidas monetrias 8[0 ainda mais fceis porque mais indiscriminadas do que as polticas fiscais); 2) porque, apesar de ineficientes,
112

essas medidas sempre alcanam algum resultado, dada a existencia de setores competitivos entre as empresas e os setores na-o organizados entre os trabalhadores. J a estratgia monetarista insustentvel em todos os seus nveis. O argumento mais forte a seu favor seria a relao estvel entre quantidade de moeda e nvel de produo. Mas essa relao, em primeiro lugar, deixa muitas vezes de se verificar. Na maioria das vezes, entretanto, a correlao existe, mas de forma ex post, na-o estabelecendo, portanto, uma relao causal. Por outro lado, a idia de que possvel reduzir a inflaa-o sem recesso atravs da redua-o da oferta monetria rigorosamente falsa, j que os agentes econmicos no aceitam as orientaes bsicas sobre a inflao estabelecidas pelas autoridades econmicas. Em conseqncia, a estratgia monetarista reduzir-se-ia, na prtica, estratgia de controle de demanda agregada, na medida em que a reduo da quantidade de moeda e do volume de crdito interno provocam a recesso. Na verdade a poltica monetarista tende a ser muito mais perniciosa por uma srie de razes. Em primeiro lugar porque a crena na relaa-o estvel entre demanda de moeda e produo leva a polticas de conteno de base monetria e dos limites de crdito muito mais prolongados do que os defensores de polticas de controle de demanda esta-o dispostos a adotar. Em segundo lugar, porque a decorrente elevaa-o da taxa de juros cOlbe os investimentos e impede ou amortece a recuperaa-o cclica da economia. Nesse ponto a teoria keynesiana de que a taxa de juros depende da oferta e da procura de moeda muito mais realista do que a teoria clssica, adotada pelos monetaristas, de que a taxa de juros dependeria da oferta e da procura de poupana. Apesar da queda dos investimentos, os juros sobem em funa-o da restria-o monetria. As press~es inflacionrias autnomas continuam a funcionar em plena recesso, gerando o processo de estagflaa-o. Nesse quadro a reduo de liquidez monetria mantm elevadas as taxas de juros, favorece a especulaa-o fmanceira e impede ou dificulta a recuperao da economia. Finalmente, como as orientaes no so obedecidas voluntariamente, temos, no plano das relaes com o exterior, a valorizao cambial e o desequihbrio da balana de pagamentos, e no plano interno, a imposia-o autoritria de limites aos aumentos nominais de salrios. Em sntese, a poltica de controle de demanda agregada em situaa-o de desemprego pode levar a uma redua-o da taxa de inflao, mas a um custo social e econmico muito grande, dada a ineficincia deste tipo de poltica nessa faixa da curva de Philips. A poltica monetarista, por sua vez, s6 logra resultados na medida em que se confunde com a de controle de demanda agregada. Ou ento na medida em que imp~ autoritariamente drstica redulo dos salrios reais e/ou promove a valorizaa-o artificial da moeda via atraso cambial.

5 Temos, fInalmente, o terceiro tipo de poltica econmica antiinflacionria, que chamaremos de poltica administrativa de preos e rendas ou, simplesmente, de pol{-

113

,tica administrativa. Este tipo de poltica econmica fundamenta-se no pressuposto terico de que nas economias capitalistas modernas a coordenaTo da atividade econmica feita crescentemente por medidas administrativas - pelas grandes empresas e pelo Estado em substituiTo ao mecanismo de mercado. Essa poltica, embora possa tambm ser til na faixa de pleno emprego, especialmente vlida para as situaes de desemprego e capacidade ociosa, quando temos uma inflaTo autnoma, tambm chamada de inflaTo administrada ou de estagtlaTo. O objetivo mais geral da poltica administrativa reduzir a taxa de inflaTo sem aprofundar a recesso nem prejudicar, em termos de distribuiTo da renda, os trabalhadores e os setores competitivos da economia. As polticas de administraro de demanda e monetarista, alm de aprofundarem a recessTo j vigente, tendem a agravar a concentrao de renda. Isso ocorre porque as autoridades econmicas atuam apenas sobre os agregados econmicos - a quantidade de moeda, o gasto pblico, a demanda agregada -deixando por conta do mercado o ajustamento dos preos relativos. Em conseqncia, os setores oligopolistas tendem a aumentar sua participaTo na renda em prejuzo dos trabalhadores, das classes mdias assalariadas e das pequenas e mdias empresas competitivas. Atravs de uma poltica administrativa de preos procura-se compatibilizar a reduTo da taxa de inflaro com o crescimento controlado da economia, e, atravs de uma poltica de rendas, evitar maiores desequihbrios distributivos. Na medida em que a economia j opera com elevados ndices de desemprego e capacidade ociosa, a primeira medida a ser tomada reestimular a demanda agregada, atravs de uma poltica monetria mais liberal. Com isto obtm-se a baixa da taxa de juros e, em cnseqE:ncia, o aumento dos investimentos e das vendas das empresas. A baixa da taxa de juros tem um efeito diretamente antiinflacionrio, na medida em que os juros sTo um custo para as empresas que elas repassam para os preos. O aumento das vendas, por sua vez, permite s empresas baixar suas margens de lucro (lucro sobre vendas) sem prejudicar sua taxa de lucro (lucro sobre capital). preciso, entretanto, assinalar que o estmulo da demanda deve ser feito com precauTo, de fonna que a economia nTo entre na faixa de pleno emprego. Porque, na medida em que isto suceder, os setores que tenham alcanado o pleno emprego passaro a aumentar margens e salrios, reativando a inflaro. Alm disso, caso a economia tenha problemas de desequillbrio no balano de pagamentos, a retomada acelerada do crescimento dever agravar esses problemas ao aumentar a demanda de importaes. Ainda que nesta rea um controle administrativo de importaes possa ser til, sua eficincia em impedir o aumento das importaes ser sempre relativa. 6 A estratgia fundamental de uma poltica administrativa est em impedir a operaro de fatores aceleradores da inflaTo e lograr o enfraquecimento dos fatores mantenedores do patamar de inflaTo.
114

Para operacionalizar essa estratgia os instrumentos fundamentais sa-o os controles administrativos de preos e a desindexa"o planejada da economia. Concomitantemente ser necessrio reduzir gradualmente o dficit pblico real e o aumento da quantidade de moeda, de forma que toda a economia se ajuste a patamares de inflao progres sivamente mais baixos. Caso a infla"o autnoma ou estagfla"o seja acompanhada de desequihbrio de balana de pagamentos, como foi o caso do Brasil no incio dos anos setenta, estas medidas s ter"o resultado se a poltica de ajustamento adotada n"o pretender corrigir distores nos preos relativos via medidas de inflao corretiva. Se isto ocorrer, como foi o caso do Brasil em 1983, a inflao tender a acelerar-se ao invs de reduzir seu ritmo. Embora a poltica de ajustamento tenha como objetivo alm de reequilibrar a balana de pagamentos reduzir a taxa de infla[o, seu efeito sobre a infla"O o inverso do pretendido, especialmente na primeira fase do processo de ajustamento, em fun"o da desvaloriza"o cambial e das outras correoos de preos relativos via elimina"o dos mais variados tipos de subsdios, que caracterizam as polticas de ajustamento. Estas polticas, apoiadas em teorias monetaristas e keynesianas, sa-o alis extremamente ineficientes no combate infla"o autnoma, porque insistem em n"o v-la como tal e sim como infla"o de demanda causada pelo dficit pblico e pelo excesso de oferta de crdito. Este dficit pblico e o excesso de moeda serianl tambm as causas do desequilbrio externo, de forma que a poltica que resolveria ambos os desequillbrios seria a mesma: alm da desvalorizao cambial e dos ajustes nos preos relativos, redu[o da absoro de recursos externos via corte das necessidades de fmanciamento do setor pblico, ou seja, do dficit pblico, e corte da oferta de moeda, ou, mais precisamente, do crdito bancrio. Estas medidas provocariam a eieva[o da taxa de juros, o corte dos investimentos, a recesso, a redu[o da demanda, e conseqentemente, de um lado, a reduo das margens de lucro e dos salrios e portanto a desacelera"o inflacionria, e, de outro, a diminuio da demanda de importaes e o aumento de oferta de exportaes, e portanto o equillbrio da balana de pagamentos. J analisamos o equvoco dessa teoria em rela"o infla"o autnoma, que n[o resulta do excesso de demanda efetiva. Da mesma forma o desequillbrio da balana de pagamentos, expresso em dficit da balana de conta corrente do pas n"o resulta necessariamente de excesso de demanda efetiva corrente. Pode derivar de causas externas, como a deteriora'o dos ternlOS de intercmbio do pas ou a elevao da taxa de juros internacionais. E pode ser ainda provocado por juros sobre dvidas passadas. Este era exatamente o caso do Brasil na primeira metade dos anos oitenta. Nesses termos a economia pode estar h tempo em recesso e, n[o obstante, subsistirem n[o apenas a infla"o mas tambm o desequillbrio em conta corrente. Nesta situa"o, enquanto a presso dos credores internacionais do pas endividado e do Fundo Monetrio Internacional, no sentido de reduzir importaes e aumentar exportaes, for mais forte que a press[o interna das empresas e dos trabalhadores no sentido de que o pas reduza a inflao e ao mesmo tempo retome o crescimento, qualquer
115

poltica de combate inflaa"o, inclusive a poltica administrativa, que objeto deste artigo, ser de eficin,cia muito limitada senlfo nula durante um longo perodo de tempo.

7 Feita esta ressalva, examinemos mais detidamente os problemas relacionados com o controle administrativo de preos e, em seguida, com a desindexa'o planejada - os dois instrumentos bsicos de uma poltica administrativa de controle de infla'o. As dificuldades relacionadas com os controles administrativos de preos 8[0 bem conhecidas: 1) nlfo possvel controlar administrativamente todos os preos; 2) para se exercer o controle parcial necessrio um aparelho burocrtico pesado; 3) esse aparelho burocrtico facilmente sujeito corruplfo; 4) ao tabelar preos slfo cometidos erros, ou seja, desvios entre o preo estabelecido e o valor ou, mais precisamente, o preo de produlfo de mercadoria ou de equihbrio de longo prazo, resultando da distores alocativas graves; 5) ao fixar salrios, a tendncia para reduzir os salrios reais dos trabalhadores. Embora todas essas dificuldades sejam reais, o controle administrativo de preos ainda se recomenda pela rza'o muito simples de que, em uma situa'o de inflalfo auto.. noma ou de estagflalfo, nlfo h outra alternativa. Dado que os preos aumentam autonomamente, j vimos que a administralfo de demanda agregada altamente ineficiente, de forma que nlfo resta outra estratgia seno procurar controlar administrativamente os preos daqueles setores oligopolistas capazes de aumentar seus preos independentemente da existncia de presses de demanda. Ser necessrio, sem dvida, montar um aparelho burocrtico especializado. E esse aparelho dever ser permanente, j que a oligopoliza'o das economias um fator permanente do capitalismo contemporneo. Esse aparelho burocrtico sofrer, sem dvida, os riscos da corruplfo, e certamente cometer erros. Mas a corruplfo um fenmeno que pode ser parcialmente controlado. Quanto aos erros na fixalfo dos preos, embora significativos, deverlfo ser menores do que os erros cometidos pelo mercado imperfeito. Em rela'o aos erros no controle de preos necessrio salientar que podero ser graves, provocando grandes distores na aloca'o de fatores e na distribui'o da renda, se nlfo forem tomadas duas precaues bsicas: em primeiro lugar, a ftxalfo de preos dever ser realizada atravs de um processo permanente de tentativa e erro, de aproximaes sucessivas, ao invs de ser o resultado de frmulas tecnocraticamente estabelecidas; em segundo lugar, o objetivo desse processo de tentativa e erro dever ser aproximar o mais possvel o preo fixado do preo de produlfo, ou seja, do preo que um mercado competitivo tenderia a estabelecer. Estas duas precaues correlatas s'o essenciais para que se possa, ao mesmo tempo: 1) reduzir a taxa de inflalfo; 2) garantir uma alocalfo satisfatria de recursos; 3) evitar distores na distribui'o de renda. A tentao permanente dos controladores de preo privilegiar o primeiro obje116

tivo em prejuzo dos dois outros. Nestes termos praticam-se violncias lei do valor: mantm-se a taxa de cmbio valorizada artificialmente, os salrios 84'0 rebaixados automaticamente, taxas de juros de aplicao so tabeladas sem levar em conta os custos de capta'o, os preos das empresas estatais e de alguns setores privados com menor poder poltico so mantidos artificialmente baixos. 6 Em conseqncia, alm das distores com relaro distribuiro da renda e alocaro de fatores, soma-se um outro problema: a desobedincia ao tabelamento, o "cmbio negro", a desorganizaro do sistema econmico. O controle administrativo de preos e salrios pode ser complementado por medidas de incentivos e penalidades fiscais no sentido de obter a ades'o das empresas. Medidas neste sentido foram sugeridas por Weintraub (ver Weintraub, 1978, pp. 121153) e podem ser um importante instrumento auxiliar de controle direto de salrios e margens de lucros.

8
Tomadas as precaues necessrias, o controle administrativo de preos poder ser bem-sucedido em reduzir gradualmente a inflao, atravs do controle dos fatores aceleradores e mantenedores do patamar de inflao. O fato r mantenedor da inflaro bsico o carter formal ou informalmente indexado de economia, ou, em outras palavras, a capacidade que os agentes econmicos tm de repassar aumentos de custos para preos independentemente de existncia de pressro de demanda. A primeira preocuparo da poltica administrativa dever ser, portanto, voltada para quebrar essa indexaro. A regra bsica no processo de quebra do processo de indexaro est em estabelecer o ndice de ajustamento dos preos em funro nro apenas da inflaro passada e presente mas tambm, da inflaro futura, que se pretende declinante. Com isto o que se pretende restabelecer o preo real da mercadoria ou da fora de trabalho (salrio), anulando-se os efeitos sobre esse preo mdio real da diminuiro (ou do aumento) do patamar de inflaro. 7 Vamos supor que o nvel geral de preos esteja baixando devido a queda nos preos das matrias-primas e dos produtos agrcolas, que, por hiptese, nro estariam indexados. A frmula usual de corrigir os preos indexados atravs da aplicaro da taxa de inflaro

6 Howard J. Shennan, economista radical, depois de observar que Nixon, entre 1971 e 1974, utilizou pela primeira vez na histria dos Estados Unidos, em tempo de paz, controles de preos e salrios, observou que esses controles trouxeram ineficincias alocativas e tiveram um claro vis em favor das empresas, alm de favorecer o cmbio negro (1983, p. 212). 7 Esta fnnula foi basicamente utilizada por Mrio Henrique Simonsen para corrigir os salrios no Brasil, nos anos sessenta, quando ainda era assessor do ministro do Planejamento. As distores havidas decorreram de sua m aplicao e no de sua concepo terica.

117

passada tem como conseqncia aumentar os seus preos reais, j que a perda de valor no perodo anterior foi maior do que no perodo atual. Esta idia vlida tanto para os preos das meJ;.cadorias quanto para os salrios, e pode ser compreendida mais facilmente atravs do Grafico 2, onde vemos a frmula usual de correo de preos "por picos", ou seja, pela aplicao da inflao passada. Como a infla'fo declinante, os preos reais vo aumentando de forma perversa, dificultando a a[o da poltica antiinflacionria. Na ordenada deste grfico temos os preos (ou os salrios) reais, Pi e P (ou w/p), em que Pi s'fo os preos correspondentes a determinado setor indexado, w a taxa nominal de salrios, e p o ndice geral de preos. Na abscissa temos os sucessivos perodos em que a indexa'fo praticada. A linha cheia corresponde ao preo ou salrio real, que diminui entre dois perodos de correo monetria. A inclinao decrescente entre as correes porque, no exemplo, a infla[o declinante. No final de cada perodo o preo corrigido integralmente. Em conseqncia, a linha pontilhada, que une os pontos mdios do preo ou salrio real, correspondendo ao preo ou salrio mdio real, crescente. A indexao, portanto, incorreta, porque eleva ao invs de manter o preo mdio real. E a reduo da infla'fo torna-se, assim, muito mais difcil, j que os preos e salrios assim corrigidos esto sendo elevados em termos reais quando a infla[o declinante. A frmula de indexa'fo alternativa, que leva em considera[o a metade da inflao passada, de forma a restabelecer o preo mdio real, e a metade da inflao futura prevista, de forma a garantir que o preo mdio real seja mantido no perodo seguinte, aparece no Grfico 3. Nessa figura a taxa de inflao sofre o mesmo declnio que no

GRFIC02

INDEXAO COM BASE NA INFLAO PASSADA


(inflao declinante)

_____ - PREO MDIO REAL

PREo REAL

L -____

____- L_____

_______________

TEMPO

118

GRFICO 3 INDEXAO COM BASE EM INFLAO PASSADA E FUTURA


(inflao declinante)

- - - - -" - - - -

N
I

~----

PREo IIIEDIO REAL

PREO REAL

TEMPO

Grfico 2. Entretanto como a correo feita em fun'o da metade da infla[o passada e de metade da inflao futura prevista, o preo mdio real mantido constante. Esta frmula pode ser expressa da seguinte maneira: P t + 1 = Pt (1

+ 0,5 P + 0,5 pr)

(9)

em que P o preo nominal do bem ou servio, Pa taxa de inflao passada e PC a taxa de inflao futura prevista. A dificuldade com esta frmula est naturalmente na previso da inflao futura. possvel, entretanto, introduzir correes a posteriori, de forma a anular os efeitos das previses erradas. Esta frmula dever ainda sofrer alteraes em funo dos aumentos de produtividade. Para os salrios seria necessrio aument-los em termos reais de acordo com o aumento mdio da produtividade de economia. Adotada essa medida, e pressuposto um progresso tcnico neutro, em que a rela[o produto-capital permanece constante, a taxa de mais-valia, ou seja, a relao entre lucros e salrios, tambm permanecer constante, n[o ocorrendo, portanto, presses inflacionrias. Em relao ao preo das mercadorias, ser necessrio considerar o aumento da produtividade em cada ramo da economia e reduzir os preos reais correspondentemente. Como os salrios esto aumentando proporcionalmente ao aumento da produtividade mdia da economia e no proporcionalmente redu[o dos preos reais devido ao aumento de produtividade, em cada setor, a reduo dos preos reais em cada setor devido ao aumento de produtividade setorial dever ser menor do que se no houvesse o aumento real dos salrios em funO do aumento da produtividade mdia da economia.
119

Em sntese, o que preciso salientar que a desindexa"o gradual e planejada ser realizada atravs da considera[o de uma infla[o futura declinante e de variaes na produtividade.

9 A desindexao planejada e o controle administrativo de preos dever[o atingir todos os setores da economia, inclusive os ativos financeiros. Em uma economia formalmente indexada, como o caso da brasileira, est[o geralmente indexados os salrios, a taxa de cmbio, os ativos fmanceiros e os preos das empresas estatais. A desindexa"o planejada e parcial, correspondente a indexaa-o em funo de infla[o passada e da infla[o futura prevista, dever atingir, portanto, todos os setores. S assim ser possvel reduzir a infla[o sem provocar graves distores distributivas. Como os preos das empresas n[o esto formalmente indexados, preciso control-los administrativamente. Na verdade basta controlar os preos - e portanto as margens de lucro - das empresas oligopolistas e de alguns produtos essenciais. O controle dos setores competitivos , em termos prticos, impossvel dado o grande nmero de empresas e mercadorias. Alm disso n[o necessrio, j que o mercado capaz de control-los. Mas em rela[o aos produtos essenciais dos setores competitivos - especialmente certos produtos agrcolas e pecurios - necessrio tambm tomar medidas administrativas de dois tipos: controles de preos e constituia-o de estoques reguladores, com nfase no segundo tipo de medida. Todas essas intervenes no mercado tm um carter relativamente arbitrrio. Frmulas podem ser aplicadas, como a referida na se[o anterior, mas sua precis[o sempre muito relativa. Por isso o processo de tentativa e erro no processo de administra[o de preos inevitvel. Na se[o anterior referimo-nos a um mtodo de indexa[o que leva em conta a infla[o futura. Esse tipo de indexaa-o corresponde, a rigor, a um processo de desindexa"o parcial, na medida em que pressupe uma infla[o futura declinante. Uma frmula mais direta de desindexa[o parcial seria estabelecer arbitrariamente um certo redutor percentual sobre a taxa de inflaa-o passada (80 por cento, por exemplo) e corrigir preos, salrios, taxa de cmbio e ativos frnanceiros de acordo com essa frmula. Ora, se a inflao for declinante, um redutor dessa natureza corresponder frmula de indexaa-o com base na inflaa-o futura. Desindexa[o parcial e indexa[o com base na infla"o futura 8[0 portanto processos muito semelhantes. Por outro lado, qualquer frmula de indexa[o ou de desindexa[o parcial de preos uma forma de administra[o de preos, de controle administrativo de preos de acordo com uma determinada regra predeterminada. Quando a infla[o autnoma em relaa-o demanda, n[o h outra alternativa para control-la sen[o combinar
120

vrios tipos de controle administrativo de preos, inclusive desindexa'o parcial e indexa'o com base n'o apenas na infla'o passada, mas tambm na infla'o prevista.

10
atravs da combina'o de controles administrativos de preos sobre setores oligopolistas e de desindexa'o parcial (via redutor e/ou considera'o de uma infla'o futura declinante) com uma poltica fiscal e monetria que v reduzindo o dficit pblico e a oferta de moeda medida que cai a inflao - s alcanar xito se o governo for capaz de, ao mesmo tempo, respeitar a alocao satisfatria de recursos e evitar as distores na distribui'o da renda. Obviamente n'o se trata de uma tarefa fcil. Nem apresentar xitos imediatos. Ser mais fcil reduzir a infla'o atravs de violenta redu'o salarial ou ento prejudicando as empresas dos setores competitivos. No Brasil isto tem acontecido sistematicamente. Entretanto as distores resultantes nos preos relativos acabaro tendo de ser corrigidas, e, quando o forem, uma nova acelerao da inflao tem lugar. O perigo de incorrer em distores nos preos relativos , portanto, o grande problema no combate inflao. Os preos no podem distanciar-se dos preos de produ'o por muito tempo. Nem os preos das pequenas empresas competitivas, inclusive as empresas agrcolas, nem os preos das grandes empresas estatais monopolistas. So esses dois tipos de empresas que tendem a ser mais utilizados para combater a infla'o, mas, mais cedo ou mais tarde, essas empresas s'o obrigadas a recompor seus preos para sobreviver, resultando da nova acelera'o inflacionria. Porque os fatores aceleradores da infla'o - os aumentos de margens de lucros e os aumentos de salrios reais - n'o S'o outra coisa sen'o mudanas e recomposies dos preos relativos decorrentes de distores com rela'o lei do valor. preciso assinalar que distores dessa natureza podem derivar da incompetncia dos governantes e das presses polticas que sobre eles so exercidas. Mas mesmo que no haja incompetncia, as distores necessariamente sobreviro se o programa de combate inflao com a utilizao de mtodos administrativos tiver tendncia a durar indefinidamente. Inclusive porque as estratgias das empresas para burlar os controles vo se desenvolvendo medida que os controles se prolongam. 8 Por isso, preciso pensar nos controles administrativos como uma estratgia temporria, ou, mais precisamente, uma estratgia de rigidez varivel, em que se entremeiam liberalizaes parciais - que permitem a correo de certas distores - e aumentos do esquema de controle. Otto Eckstein, entretanto, observa que o perodo mnimo para um programa de controle de preos e salrios deve ser trs anos (1891, p. 110).

o controle da infla'o na frmula que est aqui sendo proposto -

Cf. Charles E. Rochwood (1979, p. 168).

121

11

A eficincia dos controles administrativos de preos e salrios tem sido objeto de vrios estudos, cujos resultados no so absolutamente conclusivos, mas em geral tendem a confirmar a efetividade desse tipo de politica. Otto Eckstein e James A. Girola estudaram cinco episdios em que os controles de preos foram adotados nos Estados Unidos (Primeira Guerra Mundial), Segunda Guerra Mundial, guerra da Coria, guias de preos e salrios da administrao Kenne{JyJohnson e controles diretos do governo Nixon) e chegaram concluso de que esses controles foram altamente efetivos em retardar os aumentos dos preos nas duas guerras mundiais e no governo Nixon (1978, pp. 323-333).9 Estudos realizados na Inglaterra e reportados por Victor Argy (1981, p. 354) e A. J. Hagger (1977, p. 206) concluram que os controles de preos e salrios lograram controlar os salrios mas no os preos. O controle dos salrios, entretanto, segundo Argy, lograram apenas retardar os aumentos salariais de forma que "todas as tentativas de poltica de preos e de rendas no Reino Unido desde 1965 terminariam em aumento explosivo de salrio" (1981, p. 395). Hagger, por sua vez conclui: "Para resumir a discusso sobre as concluses dos diversos estudos economtricos sobre a efetividade dos controles de preos e de rendas, no podemos dizer que enquanto os estudos nos Estados Unidos do apoio consistente viso de que a poltica de preos e de rendas efetiva, o peso dos estudos do Reino Unido parece apontar pesadamente na outra direo" (1977, p. 208). Estes estudos so sem dvida teis, inclusive porque mostram experincia bem e malsucedidas. No so nem podem ser conclusivos, porque seu xito depende de muitos fatores: da competncia e do suporte poltico dos governantes, da situao favorvel das demais variveis econmicas, especialmente do aumento de produtividade. No Brasil, por exemplo, os controles administrativos de preos estabelecidos a partir de 1967, quando o Conselho Interministerial de Preos foi criado, foram bem-sucedidos. Naquela poca, entretanto, o governo contava com uma legitimidade poltica (apoio da sociedade civil) elevada, e foi favorecido pelo movimento de expanso do ciclo econmico, no qual ocorreu grande aumento da produtividade. A tentativa de repetir esse desempenho em 1980 fracassou porque o governo j no contava com o mesmo poder poltico, porque a tentativa de reestimular a economia e aumentar a produtividade foi artificial na medida em que no encontrava suporte no movimento expansivo do ciclo e porque as medidas de inflao corretiva adotadas no perodo imediatamente anterior

9 Mesmo para o perodo Kennedy-Johnson discutvel o fracasso da poltica de "guias de preos e salrios". Conforme observa James Tobin, entre 1961 e 1966 o desemprego foi reduzindo de 7 para 4%, enquanto a inflao se mantinha em 2%. No perodo subseqente, 1966-1969, a inflao cresceu em funo do financiamento da guerra do Vietn (1981, p. 22).

122

(segundo semestre de 1979) produziram uma acelerao inflacionria que os controles administrativos no tinham condies de paralisar. A existncia de experincias malsucedidas de controles administrativos de preos no condena este tipo de poltica, como as bem-sucedidas no o confirmam. Indicam apenas os erros que no devem ser repetidos e as estratgias que se mostram mais eficientes. O fato concreto que, em economias oligopolizadas e indexadas, em situao de desemprego, em que temos estagflao, esta a nica alternativa de poltica econmica vlida. As polticas monetrias e fiscais de administrao da demanda so tambm importantes, mas desempenham um papel complementar. Quando elas so colocadas em primeiro plano, os resultados so mais recesso e mais distores alo cativas e distributivas, e, em certos casos, como aconteceu no Brasil em 1983, mais inflao.

12

A proposta que fizemos de poltica antiinflacionria uma proposta de controle gradual da inflao via controles administrativos de preos e rendas, inclusive desinexao parcial e planejada de economia, combinada com medidas de reduo do dficit pblico e da oferta monetria medida que a inflao vai baixando. As polticas monetria e fiscal aparecem, assim, de forma subordinada, na medida em que a oferta monetria e o dficit pblico, quando a inflao autnoma, so apenas fatores sancionadores da inflao. Entretanto possvel imaginar um momento em que esse tipo de poltica gradual no seja mais efetivo. Isto acontecer quando a estagflao ou inflao autnoma houver alcanado nveis to elevados e seu automatismo for de tal maneira forte, devido atitude dos agentes econmicos em relao inflao, que as medidas graduais deixam de funcionar. Isto acontecer especialmente quando as medidas de desindexao parcial e de controle administrativo forem contrabalanadas por novos choques de preos, ou seja, por novos fatores aceleradores decorrentes da desorganizao da economia, das distores nos preos relativos e da necessidade de corrigi-los via inflao corretiva. A anlise das experincias histricas de controle da inflao indica tambm que em certas circunstncias prefervel um ataque global e rpido ao invs de um tratamento gradualista. Neste sentido leland B. Yeager, aps rever diversas experincias de poltica antiinflacionria, conclui que: "Quase todos os casos de sucesso que nos chamaram ateno envolve o fim ou reduo dramtica da inflao de preos em poucos meses" (l981,p.38). Nessas condies uma poltica "herica" de controle administrativo de preos e de desindexao total de economia pode ser a nica alternativa adequada. preciso ficar claro que no se trata do clssico "tratamento de choque" dos economistas ortodoxos, j que no se pretende que a inflao autnoma seja liquidada atravs de violenta compresso de demanda e conseqente recesso. A ineficincia desse tipo de poltica j est demonstrada. Em 1981, por exemplo, tivemos um tratamento de choque na economia
123

brasileira e a inflao reduziu-se muito modestamente. Em 1983 repetiu-se o tratamento de choque e a inflao mais do que dobrou de patamar. Supondo-se que a economia esteja indexada e seja fortemente oligopolizada, o que se pretende , em um determinado dia, decidir a desindexao total da economia - de salrios, preos, aluguis e juros - e o congelamento de todos os preos a partir daquela data. Supondo-se que a inflao esteja girando em um patamar de 300 por cento, por exemplo, a hiptese-limite seria de que, com essas medidas, ela se reduziria para zero no dia seguinte. Obviamente essa hiptese no realista. Mas para que houvesse uma reduo substancial de inflao, adotada a soluo "herica", seria preciso imaginar o processo em algumas etapas. Haver uma primeira etapa, anterior ao ato de desindexao e congelamento (dia D), na qual ser preciso fazer um ltimo ajuste nos preos relativos. Isto no ser difcil em relao ao preo das mercadorias porque, quando a inflao est em nveis muito elevados, as empresas tendem a fazer ajustes cada vez mais freqentes de preos, de forma que as defasagens entre os reajustes das diversas empresas v!o se reduzindo. Em rela!o aos salrios, o ideal seria que os reajustes j fossem semestrais ou mesmo trimestrais e ocorressem no mesmo dia para todas as categorias de trabalhadores. Nesse caso, se o dia D fosse um dia exatamente no meio entre dois reajustes, os trabalhadores estariam recebendo naquele dia o correspondente ao salrio mdio real. Caso essa condi!o n!o ocorra, sento necessrias diversas formas de ajustamento dos salrios com diferentes datas. Em seguida ao dia D a infla!o no cair para zero, porque ser impossvel controlar todos os preos. Haver ainda distores em preos relativos a serem corrigidas. E o controle dos setores competitivos por via administrativa praticamente impossvel. Mas o importante que o mecanismo mantenedor da inflao ter sido quebrado, seno totalmente, em grande parte. A inflao viver de novos fatores aceleradores, decorrentes dos ajustes de preos relativos. Em conseqncia, em uma terceira etapa, o congelamento dever ser parcialmente relaxado. Nessa ocasio, entretanto, o patamar de infla!o dever ter-se reduzido substancialmente. E poder continuar a ser reduzido atravs da poltica administrativa gradual anteriormente analisada. Chamamos essa poltica de "herica" porque arriscada. Seu objetivo no provocar recess!o, e pretende n4'0 produzir distores alocativas ou distributivas. As medidas, entretanto, tem um carter radical, e podem levar desorganizao do sistema econmico e particularmente do sistema fmanceiro, que, em situaes inflacionrias desse tipo, ao mesmo tempo o grande beneficirio e o "grande fator de instabilidade. Por isso, uma poltica herica de combate infla!o s pode ser adotada quando a inflao saiu claramente do controle da poltica econmica convencional, ou quando a sociedade civil como um todo se convenceu de que as distores causadas pelas altas taxas inflacionrias vigentes so mais do que os eventuais riscos da soluo herica.

124

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
ARGY, Victor (1981): The Postwar lnternational Money Crisis - An Analysis, Londres, George Allen &Unwin. BALL, R. J. e Peter Doyle (organizadores) (1969):lnflation, Harmondsworth, Penguin Books. DESAI, Meghnad (1981): Testing Monetarism, Londres, Frances Pinter Publishers Ltd. ECKSTEIN, Otto (1981): Core lnflation, Englewood Cliffs, Prentice Hall. ECKSTEIN, Otto e James A. Girola (1978): "Long-term Properties of the Price-wage Mechanism in the United States", em Review of Economics and Statistics, n9 60, agosto. FLANDERS, M. June e Assaf Razin (organizadores) (1981): Development in an lnflationary World, Nova Iorque, Academic Press. GAPINSKI, James e Charles E. Rockwood (organizadores) (1979):Essays in Post-keynesian lnflation, Cambridge, Massachusets, Ballinger Publishing Coo HAGGER, A. J. (1977):lnflation: Theory and Policy, Londres, Macmillan. LOCKWOOD, Charles E. (1979): "The Antiinflationary Value of Direct Controls", em Gapinski e Rockwood (1979). NAKANO, Yoshiaki (1982): "Recesso e Inflao", em Revista de Economia Po/(tica, vol. 2, n9 2, abriljunho. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e Yoshiaki Nakano (1984): "Fatores Aceleradores, Mantenedores e Sancionadores da Inflao", em Revista de Economia Po[(tica, vol. 4, n9 1, janeiro-maro. PHILLIPS, A. W. (1958): "The Relationship between Unemployement and the Rate ofChange of Money Wage Rates in the United Kingdom, 1861-1957", em Economica, vol. 25, 1958, transcrito em Ball e Doyle (1969). SHERMAN, Howard J. (1983): Stagflation - An lntroduction to Traditiona/ and Radical Macroeconomics, Nova Iorque, Haper & Row. TOBIN, James (1981): "Diagnosing Inflation: a Taxonomy", em Flanders e Razin (1981). WEINTRAUB, Sidney (1978): Capitalism's lnflation and Unemployment Crisis: beyonde Monetarism and Keynesianism, Reading, Massachusets, Addisson-Wesley Publishing Coo YEAGER, leland B., and associates (1981): Experiences with Stopping lnflation, Washington, American Interprise Institute for Public Policy Research.

ABSTRACT After summarizing ii model of autonomous or administered inflation presented in an another paper, the author analyse the keynesian and the monnetarist policies of controlling inflation. Finally they discuss at lenghty an alternative policy of price stabilization - an administrative policy based on price controls and programmed deindexation, associated with moderate groth of the economy and followed by monnetary and fiscal adjustment.

125

Das könnte Ihnen auch gefallen