Sie sind auf Seite 1von 5

UNIDADE DE ENSINO: Metodologia Cientfica

Caros aluno com grande prazer que iniciaremos o percurso pelos caminhos do SABER. Para que possamos iniciar nossa jornada, acreditamos ser importante refletirmos sobre o significado e o papel da Metodologia Cientfica em sua formao acadmica. Ento vamos l?

Introduo
O homem um ser que busca compreender a si mesmo e ao ambiente que o cerca, e sempre o fez, desde os primrdios do mundo. Na era pr-histrica, quando as foras da natureza eram o parmetro para todos os fenmenos, o homem no se conhecia e nem as suas potencialidades, destinando-se suas aes apenas aos movimentos para sobrevivncia. O homem pr-histrico no conseguia entender os fenmenos naturais, por isso o sentimento que possibilitava-o de salvaguardar-se das catstrofes naturais era o medo. No transcorrer do tempo, o homem descobriu o fogo e novas formas de preservar-se. Os acontecimentos ainda no compreendidos passaram a ter explicaes mticas, que constituam-se em formas mais avanadas de buscar compreender os fenmenos do que a anterior. Com o passar dos sculos, o homem percebeu que podia intervir sobre a natureza e antecipar os problemas que poderiam ocorrer. Assim, as geraes humanas foram evoluindo, se adaptando, e a cada nova gerao um mundo j trabalhado foi sendo apresentado aos mais novos. As fases foram se modificando, passando do medo tentativa de encontrar explicaes aos fenmenos da natureza, buscando respostas por meio de crenas e magias, que tambm no foram suficientes. O ser humano ento evoluiu para a busca de respostas atravs de caminhos que pudessem ser comprovados, nos quais pudesse refletir sobre as experincias e transmitir a outros.

1
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Metodologia Cientfica

Dessa forma, nasceu a Cincia, como uma forma metdica de trilhar determinados caminhos e com o objetivo de encontrar solues para os problemas propostos. A partir do momento que optamos por um curso superior de graduao ou ps-graduao, nos propomos a levantar problemas, buscar solues e compartilh-las, sobre questes de nosso mundo contextualizado histrica, cultural, social e economicamente. Esse o objetivo da METODOLOGIA CIENTFICA.

Metodologia Cientfica
A evoluo da cincia resultou da prpria evoluo do homem, que passou das reaes de medo diante dos fenmenos da natureza ao misticismo, como forma de explicar o desconhecido e, evoluiu para a busca de respostas atravs de meios que pudessem ser comprovados e transmitidos. A construo da cincia mediada pela utilizao dos conhecimentos disponveis, de mtodo e tcnicas prprias. (GIL, 2002). Assim, a descoberta da realidade dos fatos deve ser guiada por um mtodo cientfico, o qual, segundo Cervo e Bervian (2007, p.125) [...] no apenas um meio de acesso: s a inteligncia e a reflexo descobrem o que os fatos realmente so .

MTODO - viso abstrata da ao.

A Metodologia configura-se no estudo dos meios ou mtodos de investigao do pensamento concreto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferena entre o que verdadeiro e o que no entre o que real e o que fico. (OLIVEIRA, 1999)

METODOLOGIA viso concreta da operacionalizao.

A palavra Metodologia vem do Grego, e sua formao decorre dos significados a seguir. META - significa ao largo, caminho; LOGOS significa discurso, estudo.

2
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Metodologia Cientfica

Conceitos da Metodologia Cientfica


O conjunto de diretrizes que orientam a investigao cientifica. O conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica. O estudo do mtodo empregado para que os fundamentos cientficos embasem o processo de conhecimento. O conjunto de mtodos aplicveis numa cincia, que tem por finalidade tratar a realidade terica praticamente. A disciplina que "estuda os caminhos do saber", entendendo que "mtodo" representa caminho, "logia" significa estudo e "cincia", saber.

Finalidades da Metodologia Cientfica


Investigar... Explorar...

Descobrir... Averiguar...

Procurar...

Papel da Metodologia Cientfica


A Metodologia Cientfica a unidade de ensino que estuda os caminhos do saber", ou seja, apresenta os mtodos ou procedimentos para realizao de trabalhos acadmicos, visando dar ordenamento aos assuntos pesquisados.

Neste contexto, aprenderemos a arte da leitura, da anlise e interpretao de textos, para que voc no seja apenas um estudante que reproduz em suas pesquisas e trabalhos acadmicos o que outros disseram, sem nenhum juzo de valor, crtica ou apreciao, mas sim, um agente que interpreta e participa ativamente do seu processo de aprendizagem.

3
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Metodologia Cientfica

Figuras Importantes da Metodologia Cientfica:

DESCARTES props chegar a verdade atravs da duvida sistemtica e da decomposio do problema em pequenas partes, caractersticas que definiram a base da pesquisa cientifica.
Ren Descartes, filsofo francs. (1596-1650)

HEGEL a construo do conhecimento se da atravs da comprovao ou refutao de uma afirmao, a tese, que pode ser verdadeira ou falsa. A tese e a pretenso da verdade e deve ser confrontada com a sua negao, a anttese. O resultado do confronto e a sntese.

Georg W. F.Hegel, filsofo alemo. (1770 - 1831)

KARL POPPER o cientista deve trabalhar com o falseamento, ou seja, deve fazer uma hiptese e testar suas hipteses procurando no provas de que ela esta certa, certa, mas provas de que ela esta errada. Se a hiptese no resistir ao teste, diz-se que ela foi falseada. Caso no, diz-se que

Karl Popper, filsofo austraco (1902-1994)

foi corroborada. THOMAS KUHN constri um marco importante ao propor que o progresso cientfico no ocorre em uma linha contnua e sim em saltos. A fase que precede a formao da cincia caracterizada por uma atividade desorganizada que se estrutura a

Thomas Samuel Kuhn (1922 1996)

partir da adoo de um paradigma. EDGAR MORIN prope, no lugar da diviso do objeto de pesquisa em partes, uma viso sistmica do todo.

Edgar Morin, filsofo francs (1921)

4
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Metodologia Cientfica

Referncias
ANDRADE, Maria Margarida de; MARTINS, JOAO ALCINO DE ANDRADE. Introduo a metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao: com uso da internet. 5.ed. So Paulo: Atlas, 2005. CERVO, Amado Luiz; BREVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia cientfica. 6.ed. So Paulo: Pearson prentice Hall, 2007. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas,2002. OLIVEIRA, SILVIO LUIZ DE. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisas,tgi, tcc, monografias, dissertaes e teses. 2.ed. So Paulo: Pioneira, 1999.

5
ead.faminas.edu.br

Das könnte Ihnen auch gefallen