Sie sind auf Seite 1von 5

15/09/13

FOTOSENSOR-LDR - FEIRA DE CINCIAS ... O Imperdvel !

Tudo sobre Feiras | Projetos 5a/8a sries | Aparelhos indispensveis | Cinemtica | Dinmica | Esttica | Fluidos | Fsica Trmica ptica | Ondas e Acstica | Eletrosttica | Eletrodinmica | Eletromagnetismo | Corrente Alternada | Eletrnica | Estroboscopia Sugestes Didticas | Artigos | Leituras/Teorias Recomendadas | Fichas -- Laboratrio de Fsica | Eletroqumica | Motores Gerais Mundo Atmico e Relatividade | Astronomia | Perpetuum Mbile | Biologia | Artesanato Cientfico | Corredor dos Links
.

Fale com o professor

Lista geral do site

Pgina inicial

Envie a um amigo

Autor

Fotosensor - LDR
(Com indicao sonora; sensor, multivibrador e amplificador)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br

Objetivo O projeto a seguir no constitui excepcional novidade para os 'macanudos' em eletrnica. Para o aluno e o espectador mdio, entretanto, um mundo novo de pecinhas, fios entrelaados e esquemas intrincados. A inteno desse projeto numa Feira de Cincias despertar alunos e espectadores para essa realidade eletrnica que nos cerca, levantando uma pequena ponta do vu do mistrio. O aluno pode desenvolver excelente trabalho sobre o tema, desenvolvendo-o passo a passo, experimentando cada etapa num verdadeiro esprito cientfico, diferenciando-se assim da mera funo de montar o dispositivo, incidir luz sobre o fotosensor resistivo e escutar o som emitido. Esse alarde final, o som estridente, realmente, o que menos interessa, pois em seu lugar poderamos acender uma lmpada (ou apag-la), acionar um motor eltrico, desligar o TV, acender o fogo, abrir a vlvula eletromagntica de uma torneira etc.; a finalidade bsica do projeto no nenhuma dessas, e sim mostrar a funo eletrnica bsica nas diversas etapas. Material
TR1 e TR4 BC558 ou equivalentes; TR2 e TR3 BC548 ou equivalentes; TR5 BD135 ou equivalentes; R1 10 kW (ver texto); R2 LDR, redondo, pequeno; R3 12kW , 1/4W, 5%; R4 3,3kW , 1/4W, 5%; R5 15kW , 1/4W, 5%; R6 e R9 5,6kW , 1/4W, 5%; R7e R8 56kW , 1/4W, 5%; R10 100kW , 1/4W, 5%; R11 220 W , 1/4W, 5%; R12 2,2kW , 1/4W, 5%; Cl e C2 0,039m F, 250V, polister metalizado; C3 1 m F, 40V, eletroltico; C4 0,1 m F, 250V, polister metalizado; Fte alto falante pequeno, 8ohms; CHI - interruptor simples; porta-pilhas, placa para CI, solda etc.

Montagem O projeto em questo foi dividido em 3 partes didticas e, em cada uma delas o aluno pode (e deve) efetuar medies, alteraes, ajustes, etc. Essas partes so: o sensor de luz (LDR - Lght Dependent Resistor), o multivibrador e o amplificador de potncia. Cada uma dessas partes pode ser desenvolvida separadamente e ao final, acopl-las num projeto nico. Nas figuras a seguir mostramos, esquerda, o circuito esquemtico do sensor de luz, onde R2 o LDR (de preferncia montado no fundo de um tubo opaco), no centro, em tamanho natural, a pequena plaqueta do circuito impresso para o fotosensor, vista pela face cobreada e, direita, a disposio dos componentes na plaqueta, vista pela face no cobreada.

www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_16.asp

1/5

15/09/13

FOTOSENSOR-LDR - FEIRA DE CINCIAS ... O Imperdvel !

Notamos nesse fotosensor que, o transistor TR1 (BC558) apresenta uma polarizao de base projetada (e ajustada atravs de R1, R2 e R3) de tal modo que, na ausncia de luz no LDR, ele permanece em corte (no conduz). Eis como verificar o bom funcionamento dessa etapa, visualizando seu funcionamento:

a alimente a etapa com 6 VCC, com a polaridade correta; b obstrua a entrada de luz no LDR; c ligue um multiteste entre o coletor de TR1 (C) e o negativo da fonte de alimentao. O multiteste deve estar ajustado para medir tenses (usado como voltmetro), na escala de 10 ou 12 VCC. As pontas de prova (com garras jacars) podem ser presas aos terminais de R5; d ajuste o trim-pot ou potencimetro R1 de modo que a tenso em R5 seja, aproximadamente, zero volts. Se necessrio, ajuste tambm R3 e R4; e com luz incidindo no LDR, a tenso em R5 deve ir para (aproximadamente) 6 VCC. Uma vez ajustado R1 (R3 e R4), ele pode ser substitudo por resistores fixos de mesmo valor hmico. Se voc pretende manter um ajuste de sensibilidade para vrias intensidades de luz, deixe, definitivamente, um potencimetro miniatura de 47kW , em R1. Ao ser atingido pela luz, a resistncia do LDR (R2) diminui sensivelmente (por qu?), tornando negativa a base de TR1 e esse, por ser do tipo PNP, passa a conduzir, apresentando em C quase todo potencial eltrico da fonte. Se voc retirar o resistor R5 e substitui-lo por uma lampadinha de 6 V (um experimento aconselhvel), ela deve acender ao incidir luz no LDR. No lugar da lampadinha pode ser colocado um LED (diodo emissor de luz) em srie com um resistor de 330 ohms, ou um rel sensvel para 6 V (mais dois procedimentos aconselhveis). Veja a ilustrao dessas substituies:

www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_16.asp

2/5

15/09/13

FOTOSENSOR-LDR - FEIRA DE CINCIAS ... O Imperdvel !

Eis, at ento, o esquema (e o funcionamento) de um dispositivo que liga ou desliga um outro ao comando da luz. Basta colocar esse outro componente (lmpada, radinho, campainha CC etc) no lugar de R5, desde que sejam respeitadas a tenso e a corrente mxima permitida por TR1 (que pode ser outro p-n-p de maior potncia que o BC558). Vejamos a etapa do multivibrador. Nas figuras a seguir temos, esquerda, o circuito esquemtico do multivibrador; ao centro, a plaqueta do circuito impresso para essa etapa e, direita, a disposio dos componentes na face no cobreada da plaqueta.

O multivibrador usa dois transistores, na chamada ligao cruzada e emissor comum. Cada transistor tem seu resistor de carga (R6 e R9) e seu resistor de polarizao de base (R7 e R8) interligados em cruz, pelos capacitores de acoplamento C1 e C2. Desse modo, o sinal de TR2 vai para TR3 e o do TR3 vai para o TR2, permitindo a oscilao do sistema (bloqueia um conduz o outro e vice-versa). A rapidez dessa alternncia abrupta (e que determina a sua freqncia de funcionamento) depende dos valores dos resistores (R6, R7, R8 e R9) e dos capacitores (C1 e C2). Para os valores indicados a freqncia gerada produzir (no alto-falante da prxima etapa) um som muito estridente, convm alterar esses valores para no ferir os ouvidos dos espectadores que visitam a Feira. Muitos espectadores ficam irritados com tais sons agudos (... sou um deles!). Esse sinal gerado, cuja forma de onda praticamente retangular, pode ser recolhido do coletor de qualquer desses dois transistores pelo capacitor de acoplamento de udio C3 (eletroltico). Observe que a alimentao desse multivibrador no vem diretamente da fonte de 6 VCC e sim recolhida do coletor de TR1 da etapa anterior. Desse modo, o multivibrador s entra em funcionamento quando luz incidir no LDR. Voc pode substituir essa etapa (e a prxima) simplesmente ligando seu radinho de 4 pilhas no lugar do multivibrador. As pilhas do rdio servem para alimentar diretamente o fotosensor e este comanda o funcionamento do rdio, na presena de luz. Eis alguns detalhes:

Atente para as ligaes, basta puxar 3 fios do radinho [+, (1) e -]. Para tanto, basta intercalar um pedacinho de papel entre o terminal positivo da ltima pilha do porta-pilhas e o terminal do porta-pilhas, intercalando de cada lado do papel os fios (+) e (1). O fio () vem da primeira mola do porta-pilhas. Voltando ao multivibrador, o sinal recolhido por C3 retangular e de pequena amplitude. Esse sinal levado para o amplificador de udio.
www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_16.asp 3/5

15/09/13

FOTOSENSOR-LDR - FEIRA DE CINCIAS ... O Imperdvel !

Vejamos, para encerrar, a etapa amplificadora. Nas figuras a seguir, temos o esquema do pequeno amplificador para o projeto; uma ilustrao da plaqueta do circuito impresso e nela, a disposio dos componentes.

O transistor TR4 (BC558) trabalha em condies de comutao (conduz/no conduz), devido ao sinal retangular negativo em sua base, proveniente de C3. Quando TR4 est saturado (conduz), a base de TR5 (BD135) fica positiva, ele conduz (por ser do tipo n-p-n), produzindo forte pulso no alto-falante. Esse pulso no alto-falante ligeiramente filtrado pelo capacitor C4. No trs muito interesse, para efeito de experincias e apresentao em Feira de Cincias, juntar as 3 etapas numa s plaqueta. Porm, para os interessados, eis o circuito completo, a plaqueta nica e a disposio dos componentes nas ilustraes a seguir:

www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_16.asp

4/5

15/09/13

FOTOSENSOR-LDR - FEIRA DE CINCIAS ... O Imperdvel !

Bom sucesso!

INSERIR ESTE SITE NOS MEUS FAVORITOS | TOPO DA PGINA | HALL

Copyright Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 - Web Mster: Todos os Direitos Reserv ados

www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_16.asp

5/5

Das könnte Ihnen auch gefallen