Sie sind auf Seite 1von 4

COSSON, Rildo. Letramento literrio: teoria e prtica. So Paulo: Editora Contexto, 2009.

Laura Silveira Botelho

Como promover a leitura literria em sala de aula? Como formar alunos leitores? Como fazer com que os alunos compreendam o que leem? Por que os alunos no gostam de ler? So muitas as questes levantadas pelos professores acerca da leitura em sala de aula, j que um dos principais desafios do magistrio reside justamente nas dificuldades encontradas nas aulas de leitura. Como promover a leitura literria em mundo em que as novas tecnologias como internet, televiso, celular competem e dividem a ateno e o interesse dos alunos? So essas e outras questes que Rildo Cosson tenta responder em seu livro Letramento literrio: teoria e prtica. Com um enfoque claro no ensino de literatura na escola bsica, Cosson escreve um livro de professor para professores no intuito de promover o letramento literrio no que se refere ao processo de escolarizao da literatura. A obra se divide em trs momentos: nos pressupostos, o autor discute o valor social da literatura, sua escolarizao e analisa o processo de leitura luz de suas vrias teorias. No segundo momento, o autor apresenta prticas do letramento literrio, em sala de aula, com exemplos de uma sequncia didtica bsica e uma sequncia expandida e, por fim, apresenta diversas oficinas com o objetivo de fornecer ao professor mais ferramentas para um trabalho profcuo. Rildo Cosson defende que o processo de letramento literrio diferente da leitura literria por fruio, na verdade, esta depende daquela. Para ele, a literatura deve ser ensinada na escola:
[...] devemos compreender que o letramento literrio uma prtica social e, como tal, responsabilidade da escola. A questo a ser enfrentada no se a escola deve ou no escolarizar a literatura, como bem nos alerta Magda Soares, mas sim como fazer essa escolarizao sem descaracteriz-la, sem transform-la em um simulacro de si mesma que mais nega do que confirma seu poder de humanizao. (COSSON, 2009, p. 23)

Mestra em Letras/Lingustica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Faculdade Metodista Granbery. pesquisadora do GRUPO FALE (Grupo de Pesquisa Formao de Professores, Linguagem e Ensino) da UFJF e consultora da Cenak Consultoria e Treinamento. (www.cenak.com.br). laurabot@hotmail.com .

Assim, no letramento literrio no podemos simplesmente exigir que o aluno leia a obra e ao final faa uma prova ou ficha, pois a leitura construda a partir dos mecanismos que a escola desenvolve para a proficincia da leitura literria. O autor, na construo de seus pressupostos tericos, trabalha com teorias lingusticas sobre o processamento sociocognitivo da leitura, discutindo questes importantes como a decodificao, interpretao, construo de sentido de um texto. Aps a breve apresentao terica, Cosson mostra as quatro etapas da sequncia bsica: a motivao que consiste na preparao do aluno para que ele entre no texto. Normalmente, essa etapa se d de forma ldica, com uma temtica relacionada ao texto literrio que ser lido e tem como objetivo principal incitar a leitura proposta. J na introduo feita a apresentao do autor e da obra. A terceira etapa a leitura do texto em si que deve ter um acompanhamento do professor. O autor chama esse acompanhamento de intervalos no qual h a possibilidade de aferio da leitura, assim como soluo de algumas dificuldades relacionadas compreenso de vocabulrio ou mesmo de partes do texto. Tal sugesto de fundamental importncia para que o aluno no perca o interesse ao longo da leitura. A ltima etapa a interpretao e para o autor ela se d em dois momentos, um interior e outro exterior. O momento interior compreende a decifrao, chamado de encontro do leitor com a obra e no pode ser de forma alguma substitudo por algum tipo de intermediao como resumo do livro, filmes, minissries. J o momento exterior a

materializao da interpretao como ato de construo de sentido em uma determinada comunidade (Cosson, 2009, p. 65). no momento externo da interpretao que percebemos a diferena entre o letramento literrio feito na escola e a leitura literria que fazemos de forma independente. Com base na teoria desenvolvida pelo autor, interessante observar que, para que o aluno tenha prazer na leitura ele precisa passar pelo letramento literrio. A escola tem papel fulcral nesse momento e talvez seja ela, de fato, a principal responsvel pela formao e consolidao de alunos leitores. Leitores que sejam crticos e cidados atuantes de fato. Cosson (2009, p. 65) defende que

na escola preciso compartilhar a interpretao e ampliar os sentidos construdos individualmente. A razo disso que, por meio do compartilhamento de suas interpretaes, os leitores ganham conscincia de que so membros de uma coletividade e de que essa coletividade fortalece e amplia seus horizontes de leitura.

A sequncia expandida, que outra orientao prtica feita pelo professor Cosson, tem as mesmas etapas que a sequncia bsica, no entanto, na expandida h dois momentos de interpretao. Um a compreenso global dos textos, incluindo alguns aspectos formais e o segundo momento da interpretao o aprofundamento de um dos aspectos do texto que seja mais pertinente para os propsitos do professor. Na fase de expanso da sequncia, Cosson enfatiza a importncia de se destacar os processos de intertextualidade, explorando os dilogos possveis com outras obras, tanto as que a precedem quanto as que lhe so posteriores. Chegando ao final do tpico voltado para a prtica do letramento literrio, o autor aborda formas apropriadas e atuais para a avaliao do processo de leitura do texto literrio. Por fim, o autor conclui o livro apresentando oficinas que constituem mais uma ferramenta de trabalho para o professor. Rildo Cosson apresenta ao longo de seu livro diversos relatos de experincias que foram estudados na disciplina ministrada por ele na faculdade e aplicados no s por ele, mas tambm pelos seus alunos. H experincias muito proveitosas, e h tambm relatos (alm de questionamentos) de professores que participavam das oficinas que ele oferecia, o que confere credibilidade ao livro no sentido de ser possvel se fazer o letramento literrio na escola a partir das orientaes apresentadas. Letramento literrio no mais um livro feito por um acadmico que est longe do cho da escola e isso talvez seja a grande vantagem do livro. Seu intuito, ao apresentar os relatos, no - de forma alguma tirar a autonomia do professor, nem apresentar frmulas mgicas. Pelo contrrio, ele mostra que admissvel fazer o letramento literrio na escola e apresenta exemplos exitosos que de fato ocorreram. Esses exemplos so interessantes tambm para aquele professor mais inseguro testar as sequncias didticas e, a partir de uma primeira experincia orientada, elaborar sua prpria sequncia, com outras obras, outras estratgias. Tais caractersticas fazem de Letramento Literrio: teoria e prtica um livro de leitura obrigatria no s para aqueles que pretendem trabalhar com o texto literrio na escola, mas

tambm para os professores interessados em fazer da escola um lugar no qual seja possvel formar cidados que sejam leitores crticos de todo e qualquer gnero textual.

Enviado em 05 de maro de 2010 Aprovado em 19 de maro de 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen