Sie sind auf Seite 1von 14

Cadernos de Teresina

Ana Regina Barros Rgo Leal Profa. UFPI Mestra em Comunicao e Cultura- ECO-UFRJ Doutoranda em Comunicao-UMESP

Resumo Este trabalho analisa a importncia da Revista Cadernos de Teresina na difuso, fomento, debate e aprofundamento das questes relativas s manifestaes culturais piauienses, nas duas ltimas dcadas. O foco da investigao centra-se no processo de divulgao da cultura, com vistas a fomentar o afloramento de uma identidade a partir do mapeamento da diversidade cultural realizada pela publicao em pauta. Palavras-chave: Revista, Cultura, Identidade, Teresina.

Numa poca em que continua proliferando a difuso em massa de bens simblicos e produtos culturais gerados, ou no, a partir da indstria cultural, entendida aqui no conceito frankfurtiano, atravs dos suportes miditicos, inclusive da mdia reticular, na internet, ou segmentada, nos canais de televiso ou revistas direcionadas a pblicos especficos, surgem reaes conscientes ou inconscientes de resistncia, transformao, hibridao e propagao de culturas como forma de preservar, constituir e dar visibilidade manifestaes regionais/locais. O Brasil, um pas multitnico e multicultural, , portanto, um pas com muitas identidades regionais, mas tambm com marcas constitutivas de uma grande identidade nacional, cujo cerne centra-se, principalmente, na lngua e no conjunto aglomerado das culturas de cada regio, que compem, com certeza um acervo inominvel da rica diversidade cultural brasileira. Ressalte-se que estamos considerando tambm o aspecto antropolgico da questo. Diante desse contexto, este trabalho analisa a trajetria de um veculo comunicao, que na contramo da difuso massiva, tem procurado ao longo de quase 20 anos, no somente divulgar 1

aspectos culturais do Piau e Brasil, mas tambm aprofundar o debate sobre as questes abordadas.Desta forma, a amostra escolhida para anlise abrange exemplares dos anos 1988, 1990, 1993, 1994, 1995, 1997, 1998, 2000 e 2002, em um total de 13 edies. O percurso metodolgico empreendido tem incio com uma pesquisa bibliogrfica que vem fundamentar teoricamente o trabalho. Nesse momento, realizamos um breve passeio pelos conceitos de cultura e identidade, para a seguir, nos lanarmos no processo de anlise dos exemplares do peridico definido como corpus desta investigao, e, que se dividiu em duas vertentes, de um lado, se procurou traar um diagnstico das editorias e temas mais comuns publicao, e, de outro, se buscou definir o perfil dos colaboradores da revista, na primeira vertente, o objetivo foi investigar os assuntos abordados e a importncia deles no debate dos temas recorrentes cultura piauiense, e, na outra vertente investigativa, o intuito foi definir o processo de credibilidade/legitimidade do discurso cultural encontrado no peridico a partir dos autores dos textos. CULTURA ANIMI Trabalhar o conceito de cultura uma tarefa na qual j se lanaram tericos e filsofos ao longo da histria. Para os romanos, cultura que deriva de cultivar ( colere) implicava em cultura animi, o ato de cultivar o esprito, e, tudo que contribua positivamente para isto, possua lugar de destaque, assim, artes, letras, filosofia e o direito constituam o foco do conhecimento na sociedade romana. Sodr(1988, p.14) afirma que a palavra cultura encontra-se intimamente relacionada com as prticas de organizao simblica, de produo real de sentido, de relacionamento com o real, para ele, a delimitao da estrutura cultural, ou seja, a demonstrao da irredutibilidade ou da especificidade dessa prtica vai implicar em estabelecer as condies de admisso de um fenmeno como elemento de cultura. Nesse sentido a idia de cultura, esteja ela, dentro ou fora de um discurso antropolgico, encontra-se centrada na idia de campo normativo, um espao prprio de identificao de elementos comuns e excluso de elementos outros. Na mesma linha de pensamento, a noo de cultura dos sofistas gregos no sculo IV a.C, cujo sentido relaciona-se com a educao do homem enquanto cidado, e que se resume na noo de paidia, como conjunto que rene poesia, artes, cincias e leis possui equivalncia cultura animi dos romanos, que j citamos. Entre os alemes, cultura ou kultur relacionava-se com as particularidades de cada grupo social distinto. Ainda segundo Sodr (1988, p. 22), Kultur permitia ao alemo definir-se, porque era uma noo capaz de exprimir o espiritual (das rein geistige) e suas realizaes materiais

(Leistunger: arte, cincia e filosofia, etc) que se incorporavam ao individuo atravs da Bildiung ( formao, erudio). Freud apud Sodr (1988, p.28) afirma que cultura a promoo da vida humana acima de suas condies animais. Desta forma, no processo evolutivo das sociedades, cultura termina por ressurgir a partir de uma viso burguesa de excelncia ligada noes de progresso, e de distino social, a partir de elementos da intelectualidade burguesa. De um lado, consolidavam-se os espritos evoludos, lado em que se encontravam os ricos de posse e de cultura e, de outro, os pobres de esprito, por conseguinte sem recursos. Nascem assim, as diferenas ainda hoje discutidas entre cultura erudita e cultura popular, dentre outras classificaes. A cultura passa a ser tambm um territrio de verdades concebidas a partir das noes de poder, conforme Foucault, e, de bem e mal, conforme Nietzsche. OSullivane (2006, p. 64) vai afirmar que o termo cultura multidiscursivo e pode estar atrelado a inmeros e diferentes contextos, abrangendo inmeras concepes, como por exemplo, desde a idia de nacionalismo at a noo de senso comum. Assim, o sentido de cultura vai estar relacionado ao contexto discursivo de cada ambiente cultural, segundo o autor em cada caso, o sentido da cultura determinado de forma relacional, ou negativamente, por sua diferenciao com relao a outros naquele discurso... Williams (2000, p.11) ao debater uma sociologia da cultura vai elencar as dificuldades das bases terico-conceituais da mesma. Nesse sentido, afirma que esta subdesenvolvida, mas que est propondo novas evidncias. Segundo este autor existem vrios significados para cultura desde (i) um estado mental desenvolvido - como em pessoa culta, passando por (ii) os processos desse desenvolvimento - como em interesses culturais, at ( iii) os meios desses processos- como em cultura como as artes e o trabalho intelectual do homem. Ribeiro (2004) ao confrontar o conceito de cultura em Pierre Bourdieu e Raymond Williams vai expor algumas singularidades do pensamento desses autores. Assim, Williams apud Ribeiro (2004 p.13) afirma que o termo cultura assinala o esforo para uma avaliao qualitativa total, para ele, o conceito de cultura est ligado noo de experincia. Segundo Ribeiro (2004, p.13) ao afirmar que a cultura no apenas um corpo de trabalho imaginrio e intelectual, tambm, essencialmente um modo de vida. Williams a identifica com noes mais abstratas, como as de processo, totalidade, histria e sociedade. Dessa forma, para Williams cultura refere-se a indivduos presentes na mesma processualidade histrica.H nesse sentido a experincia comum de compartilhamento... . (Williams apud Ribeiro, 2004, p.15).

Ribeiro (2004, p.15) confirmando o exposto no pensamento de Raymond Williams afirma que a cultura se processualiza a partir de um patrimnio comum, herdado do passado, sobre o qual incidem as aes diferenciadas dos indivduos. Nesse momento, recorremos rapidamente a Hallbwachs (1990) para quem a memria o lugar do social, do grupo, da no-liberdade e, compe a identidade dos grupos. Hall (2003. p.135) referindo-se a Williams afirma que a concepo de cultura , em si mesma socializada e democratizada. No consiste mais na soma de o melhor que foi pensado e dito. Em outra frente, Bourdieu apud Ribeiro (2004, p. 12) ressalta que a cultura opera a transmutao das coeres naturais em regras culturais, propriamente humanas. Ao que Ribeiro complementa afirmando que em Bourdieu, a cultura , portanto, coercitiva arbitrria, particular e histrica. Sua funo poltico ideolgica: assegurar os mecanismos de distino entre classes sociais. H, portanto uma hierarquia dos bens simblicos que corresponde hierarquia das classes sociais. Nesse contexto, Ribeiro (2004,p.54) afirma que para Bourdieu no h uma cultura popular autnoma ou separada da cultura dominante. Bosi (2002) ao analisar a dialtica da colonizao dedica-se a descobrir os caminhos da cultura brasileira, para tanto, classifica a cultura, em cultura erudita, vivenciada a partir da educao formal e acadmica, cultura popular , cultura de massa, que se propaga a partir do consumo de bens materiais e simblicos vendidos pela mdia e, em cultura criadora, presente nas mentes e corpos privilegiados dos artistas. Para este autor, existem no Brasil, duas vertentes dualistas que trabalham o conceito de cultura paralelamente e antagonicamente, a culta, que estigmatiza a cultura popular como um fssil correspondente a estgios primitivos da evoluo da sociedade, e, a romnticonacionalista que eleva ao patamar de valores culturais vlidos somente os transmitidos pelo folclore, ignorando as intersees com a cultura de massa e com a cultura erudita. Para o autor, se faz pertinente uma nova viso que ele denomina de aculturao, viso esta que exorcize os fantasmas elitistas e populistas, ambos, em sua concepo, fortemente ideolgicos e preconceituosos. Ainda de acordo com Bosi, a cultura popular ao se relacionar com a cultura de massa sofre vampirismo duplo, de um lado, destri-se a cultura popular em seu prprio meio e, de outro, exibe-se a mesma como atrao extica. Todavia, Bosi considera que o processo exploratrio, processado pela mdia e cultura de massa, no interrompe, o que ele denomina de dinamismo lento, que se reproduz em micro-escala, e o autor vai mais longe, ao enfatizar que o povo encontra na mdia, novas simbologias que incorpora ao seu sistema de significados e que adapta s manifestaes, criando processos hbridos culturais, que novamente alcanam o imaginrio social.

No tocante ao relacionamento da cultura erudita com a popular, Bosi enftico ao afirmar que a erudita desclassifica as manifestaes folclricas, enquanto cultura, para ele, os eruditos somente consideram o povo no mundo da erudio, da excelncia e da esttica perfeita, pelo vis do pitoresco, contudo, enfatiza ainda, que a cultura popular sofre influncias da academia, pois est sujeita ao processo educacional, encampado por esta, e, por outro, a cultura erudita tambm se apossa de traos da popularidade, exemplos disso, povoam a nossa literatura. Nesses pontos de interseo acontecem os processos de transmisso de valores e hibridao de culturas. IDENTIDADE Na ltima dcada, sobretudo, em virtude do processo denominado por muitos de globalizao que abrange alm da economia, a mundializao da cultura, tem se debatido, diariamente, temas correlatos, como identidade e diversidade cultural e patrimnio imaterial. As culturas que de um modo ou de outro, ocupam posies de poder econmico e poltico, e, que possuem, portanto, mais acesso aos meios de comunicao procuram estes, visando proporcionar visibilidade a determinados traos de sua cultura que escolhem para representar a identidade de seu povo, credibilizando o processo. Este processo , contudo dinmico, e a necessidade de retroalimentao constante, desta forma, em se tratando de Brasil, neste ano de copa do mundo, o futebol volta com fora total, na mdia e na venda de produtos. No Rio de Janeiro, por sua vez, nunca se falou tanto em samba e nunca se exaltou tanto o samba, como agora. No sul, a identidade gacha comum aos habitantes da antiga Cisplatina, se arraigou de tal forma, que possvel encontrar cidados comuns em plena Porto Alegre com trajes tpicos. Na Bahia, o sincretismo religioso e a africanidade dos ritmos, da msica e da literatura retratam os aspectos principais daquela cultura. Enquanto isso, no Piau e em vrios Estados de colonizao tardia, o processo se inicia com um debate desordenado, e inmeros esforos de mapeamento da diversidade cultural que se descobre hoje, como rica, extremamente rica, mais ainda no publicizada, e, portanto, no reconhecida. Mas o que forma a identidade de um povo, de uma nao? Segundo Hall (2003, p.50) as culturas nacionais so compostas por instituies, smbolos e representaes. Para ele, uma cultura nacional um discurso que constri sentidos e determina o que somos e nossas aes, e este discurso, provido de determinado sentido, constri identidades; assim a identidade nacional uma comunidade imaginada . Ernest Revan apud Hall(2003, p.88) ressalta que o esprito de uma nao possui trs componentes: - a posse de um rico legado de memrias, - o desejo de viver em conjunto e, a vontade de perpetuar, de uma forma indivisiva, a herana que recebeu, assim como

traduz Hall, as memrias do passado, o desejo de viver conjuntamente e a herana perpetuada forma o esprito de uma comunidade imaginada. A nao assim, uma comunidade simblica com poderes para criar um sentimento de identidade e lealdade (Hall, 2003, p.47), sob sua proteo as diferenas tnicas e regionais so suprimidas e subordinadas. Todavia, Hall , alerta para o fato de que as culturas nacionais no devem ser pensadas como um dispositivo discursivo que representa a diferena como unidade ou identidade ( p.60), para ele, as macroculturas dos estados naes possuem fissuras profundas e graves diferenas internas, sendo unificadas apenas atravs do exerccio de diferentes formas do poder cultural.( Hall, 2005, p.60). Na atualidade, porm, o indivduo no possui mais uma identidade nica constituda somente de valores assumidos por sua regio ou nao; pois muitas so as variveis que intervm no processo de construo das identidades, que se deparam com mudanas constantes e cada vez mais rpidas. Giddens apud Hall (2003, p.14) argumenta que nas sociedades tradicionais o passado e os smbolos so valorizados porque contm a experincia de geraes. Assim, verificamos que a volta ao passado em um movimento regressivo e anacrnico sugere o retorno s origens com interesse na continuidade do passado, ressaltando as tradies e expulsando os traos culturais que identifiquem alteridades visveis. Hall (2003, p.17) enfatiza, contudo, que as sociedades da modernidade tardia, so caracterizadas pela diferena, so atravessadas por diferentes divises e antagonismo sociais que produzem uma variedade de diferentes posies de sujeito. Na verdade a exposio excessiva dos indivduos a novas formas simblicas propagadas em todo o mundo pela indstria cultural atravs das tecnologias da comunicao, tem proporcionado a mutao dos princpios identitrios, e, por conseguinte , dos referentes que tradicionalmente ligavam o indivduo sua sociedade. Nessa troca simblica e contnua ocorrem transgresses, agresses e hibridaes culturais a partir do conhecimento de novos repertrios e cdigos culturais que terminam por estabelecer novos vnculos entre as culturas, sejam elas eruditas, de massa ou popular, proporcionando o surgimento de novas identidades. De acordo com Montiel (2003, p.20) j no so os espaos comunitrios e a histria compartida os que conformam sua identidade, mas uma pluralidade de smbolos desarraigados. Contudo, h que se ponderar que a desterritorializao da cultura, visvel a partir dos processos massivos de comunicao e que comungam dos mesmos princpios da globalizao econmica, encontra processos que extrapolam o reducionismo de uma resistncia pura, pois o campo cultural dificilmente perde totalmente os referenciais simblicos. Esses processos situam-se entre a afirmao das identidades e o dialogismo entre as culturas, quando identidade e diferena

permitem o afloramento de uma interculturalidade, que racionalmente respeita as diferenas e reconhece outros valores.

CADERNOS DE TERESINA A revista Cadernos de Teresina, foco da presente investigao, uma publicao quadrimestral da Fundao Cultural Monsenhor Chaves, rgo de cultura da Prefeitura Municipal de Teresina. Seu primeiro exemplar foi lanado em 1997 com o objetivo de divulgar e aprofundar o debate sobre aspectos da cultura piauiense, brasileira e universal. Ao longo de quase 20 anos a revista em pauta tem se destacado no cenrio jornalstico e cultural piauiense como um dos poucos veculos a publicizar aspectos importantes da nossa cultura, e, portanto, tem se afirmado como uma revista que procura trazer para o presente, resqucios de um passado, aliados a um fazer cultural do presente, proporcionando uma viso sistmica de aspectos culturais que se firmaram no discurso da identidade piauiense e que participam do imaginrio simblico do povo, ou, assuntos, que mesmo no estando nesse universo comum de compartilhamento de conhecimentos, tambm so tratados visando exatamente proporcionar uma reflexividade dos temas menos abordados na agenda cultural do pblico e da mdia. A revista proporciona inclusive o debate acerca de questes polmicas que compem a simbologia e a identidade do Piau frente a seu povo e frente ao Brasil, para quem, desde meados do sculo XX tornou-se a alteridade visvel, embalada pelos princpios e pelo discurso do atraso econmico o que acarreta, em pobreza de esprito, logo em ausncia de uma cultura com esttica perfeita, conforme Langon (2003, p.82) a pobreza o mal , a riqueza o bem. Princpios estes, j amplamente debatidos de Nietzsche a Hall. A metodologia analtica escolhida procura inicialmente determinar o perfil da revista no tocante s editorias e aos assuntos tratados, tambm visa identificar o modo como so abordados, para em seguida definir o perfil dos colaboradores, com vistas a determinar o grau de credibilidade do discurso do veculo de comunicao em pauta. Por ltimo, pretende diagnosticar o papel da Cadernos de Teresina na consolidao da identidade cultural piauiense. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, que tem na observao direta do objeto pela pesquisadora, o seu principal foco de investigao. A amostra de 13 edies e 09 anos, dos 19 de existncia da revista, foi escolhida aleatoriamente e abrange vrias gestes municipais, portanto, apresenta-se, a princpio, como um discurso pluralista, muito embora, ressalte-se que durante todos esses anos, o

Partido Social Democrata Brasileiro, tem se mantido no poder municipal da capital piauiense, mas no verificamos traos de seu discurso dentro da revista. Os quadros I e II abaixo especificam, respectivamente, as editorias e os assuntos mais tratados pela revista Cadernos de Teresina, nas treze edies analisadas, com destaque para os que atravessaram as duas dcadas e continuam fomentando o debate no cenrio cultural piauiense, como histria, literatura, artes plsticas e msicas. QUADRO I EDITORIAS Quantidade /

Edies Memria/Histria 13 Literatura/ Ensaio 13 Msica 13 Poesias 13 Conto 11 Crnica 08 Arquitetura/Urbanismo 12 Teatro 10 Artes Plsticas 13 Fotografia/Ensaio Fotogrfico 06 Cultura Popular/Folclore 10 Ecologia 07 Resenha Crtica 13 Educao 02 Arte educao 01 Comunicao/charge/cartoon/ 03 Poltica 01 Racismo 01 Cinema 01 Comportamento 02 Sociologia 04 Economia 01 Personalidade 05 Agenda/Notcias 13

QUADRO II 8

ASSUNTOS

Quantidade /

Edies Memria/Histria 44 Literatura/ Ensaio 29 Msica 16 Poesias publicadas 85 Contos publicados 11 Crnicas publicadas 08 Arquitetura/Urbanismo 12 Teatro 10 Artes Plsticas 16 Fotografia/Ensaio Fotogrfico 06 Cultura Popular/Folclore 10 Ecologia 07 Resenha Crtica 14 Educao 02 Arte educao 01 Comunicao/charge/cartoon/ 03 Poltica 01 Racismo 01 Cinema 01 Comportamento 02 Sociologia 04 Economia 01 Personalidade 05 Notcias publicadas 164

A predominncia de temas histricos todos relacionados histria do Piau aponta um movimento de retorno s origens com vistas legitimao de um processo identitrio atual, conforme encontramos em Giddens j citado anteriormente. Qual a importncia do Estado, ou melhor, da antiga provncia no cenrio nacional? Quem formava o Piau no passado? O que faziam nossos avs? O que faziam de bom e de que podemos nos orgulhar? Com certeza as matrias no foram feitas com o objetivo preciso de responder a estes questionamentos e tantos outros, mas inconsciente ou no, buscavam respostas que pudessem dar conta do universo cultural piauiense. A edio de nmero 148 de outubro de 2000 foi completamente dedicada ao Conselheiro Jos Antnio Saraiva, Presidente da Provncia do Piau e Chefe de Gabinete algumas vezes durante o Segundo Reinado, e responsvel pela fundao da cidade de Teresina. A publicao especial dedica-se ainda ao contexto em que se processou a mudana e aos aspectos da sociedade e da corte brasileira ao longo do imprio.

Muitos textos referentes literatura e imprensa tambm apresentam carter histrico, demonstrando as origens, ou localizando algum perodo. A edio de n 21 de dezembro de 1995 traz na editoria literatura uma matria que expe o cenrio cultural piauiense no incio do sculo XX. Nesta mesma edio tambm, em literatura, encontramos um timo texto da historiadora Teresinha Queiroz sobre a poesia na belle-poque. Por outro lado, a cultura popular tambm se fez presente em 10 edies apresentando textos como o encontrado na edio de nmero 18 de dezembro de 1994, que aborda e debate sobre a religiosidade popular. Esta mesma edio traz ainda uma matria do historiador Pe. Cludio Melo sobre a vida em Teresina cem anos antes, desta se tornar cidade e capital do Piau. Urbanismo e Arquitetura, muito embora, no sejam temas tratados com muita freqncia, se apresentam importantes para a compreenso dos processos sociolgicos, poltico e cultural de formao das cidades, logo necessrios para a compreenso e consolidao de identidades, assim, a revista sempre levanta os assuntos quando estes se fazem pauta na agenda do pblico piauiense, como o processo de revitalizao do centro histrico de Teresina, a vida nos e dos rios e, a urbanizao das favelas, temas tratados nos exemplares analisados. Em muitos ensaios histricos analisados verificam-se posies diferentes entre os autores, alguns da tradicional escola de histria clssica continuam a tratar o universo cultural dentro dos limites da cultura erudita e acadmica, conforme enfatiza Bosi, j referenciado neste texto. Outros, no entanto, adeptos da Escola dos Anais ou simplesmente da historiografia moderna, j se posicionam questionando o processo de formao e consolidao das bases do poder no Piau, e a direta influncia deste processo na visibilidade de determinadas formas de cultura, em detrimento de outras silenciadas, ou porque, eram entendidas como representantes do arcasmo e da falta de progresso e educao, ou porque, representavam ameaa cultura burguesa e provinciana que se formava por estas bandas. Dentre as matrias que questionam o processo de formao da sociedade piauiense destacamos a do historiador Alcebades Costa Filho sobre o trabalho escravo na construo de Teresina, veiculada na edio de nmero 5 de agosto de 1988, e ainda, a da tambm historiadora, Miridan Britto Knox denominada Teresina... rabiscos histricos-sentimentais que se encaixa no processo regressivo de resgate da histria e memria do nosso povo, visando compartir conhecimentos antes restritos, com o intuito de incentivar o amor terra, j presente no historiador. Por outro lado, textos como o da historiadora Teresinha Queiroz, publicado na edio de nmeroo 18 de dezembro de 1994, trazem tambm como cerne a anlise crtica da literatura piauiense na abordagem da histria social. Na ltima edio analisada, dois textos chamam ateno nesse sentido, ou seja, de um regresso que busca valorizar as origens, porque estas merecem ser valorizadas no presente. O

10

primeiro deles sobre a participao da mulher na literatura piauiense entre as ltimas dcadas do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX, procura mostrar os valores femininos em um universo dominado por homens; e, o segundo, do escritor Manuel Paulo Nunes, A cidade da memria bem ao estilo de Bobbio em O Tempo da Memria- De Senectude, ou de Saramago, em Jos Saramago: el amor posibile. Neste texto, Paulo Nunes realiza um percurso pela cidade a partir de fragmentos de sua memria revitalizados no presente, com um outro olhar, no mais o vivido, mas o que destaca focos antes no verificados, o texto, assim como, outros de A. Tito Filho, por exemplo, outro escritor piauiense, tambm proclama o amor pela terra e por seus valores e, aqui se faz pertinente lembrar de Halbwachs, Giddens e Hall, nos termos j colocados anteriormente neste texto. No que concerne ao perfil dos colaboradores verificamos no quadro III, que em 13 edies analisadas, os historiadores dominam a revista com 47 participaes, inclusive com historiadores escrevendo sobre religio, cinema, msica, dentre outros temas, em segundo lugar, os escritores com 34 participaes, e os jornalistas participaram somente 24 vezes, como tambm, os professores universitrios que tiveram 26 participaes. Vejamos ento:

QUADRO III COLABORADORES Quantidade de participao em Historiador Professor Universitrio Escritor Dramaturgo/Diretor Jornalista Socilogo Advogado Ator Cartunista Arquiteto/Urbanista Fotgrafo Artista plstico Msico Outras formaes/ocupaes Equipe da Revista edies 47 26 34 09 24 03 02 01 02 05 02 01 09 26 28

11

O cenrio desvendado mostra que a revista preocupa-se muito mais com a credibilidade e com aprofundamento dos temas do que com os aspectos jornalsticos, recorrendo, portanto, a especialistas visando consolidar um processo de legitimao do discurso. H que se considerar que o texto difere muito do texto jornalstico informativo, mas tambm no traz muito de opinativo, a no ser nas resenhas, nos editoriais e nos artigos, em geral, o estilo muito mais acadmico, mesmo que procure s vezes um estilo coloquial ou jornalstico diversional.

POR ENQUANTO, E , POR FIM A anlise mostra que a revista Cadernos de Teresina se volta, predominantemente para assuntos histricos que buscam resgatar traos de memria e histria que possam ser ressocializados e apreendidos pelo imaginrio simblico da sociedade piauiense, por outro lado, a publicao procura dar visibilidade a aspectos marcantes das manifestaes culturais do Estado e do pas, com destaque para literatura, artes plsticas, msica, fotografia, cultura popular e ainda para o debate de temas importantes como ecologia e educao. Assim, consideramos que no tocante ao contedo a revista desempenha papel importante no debate acerca da identidade e diversidade cultural piauiense, pois apresenta abertura para a difuso de aspectos tanto da cultura popular como da cultura erudita, no entanto, h que se considerar que sua tiragem reduzida e sua distribuio restrita a formadores de opinio e classe artstica, dificulta o acesso ao povo como um todo, muito mais influenciado pela cultura de massa do que pela erudita e popular, e que, de certa forma, continua margem do debate acerca dos valores culturais de nossa terra.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADAMI, Antnio, HELER, Brbara, DROGUETT, Juan & CARDOSO, Hayde. Mdia, Cultura, Comunicao. So Paulo: Arte & Cincia, 2002. ADAMI, Antnio, HELLER, Brbara & CARDOSO, Hayde. Mdia, Cultura, Comunicao, 2. So Paulo: Arte & Cincia, 2003.

12

BOBBIO, Noberto. O Tempo da Memria. De Senectude. Rio de Janeiro: Campus, 1997. BOSI, Alfredo. Dialtica da Colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. CADERNOS DE TERESINA. Revista da Fundao Cultural Monsenhor Chaves. Ano 2, n 5, ago, 1988. _____. Ano 2, n 6, dez, 1988. _____. Ano 4, n 10, ago, 1990. _____. Ano 7, n 13, abr, 1993. _____. Ano 7, n 15, abr, 1993. _____. Ano 8, n 16, abr, 1994. _____. Ano 8, n 18, dez, 1994. _____. Ano 9, n 19, abr, 1995. _____. Ano 9, n 21, dez, 1995. _____.Ano 10, n 27, dez, 1997. _____.Ano 11, n 29, ago, 1998. _____. Ano 12, n 32, out, 2000. _____. Ano 14, n 33, ago, 2002. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996. HALBAWCHS, Maurice. Memria Coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. _____.Da Dispora- identidade e mediaes culturais . Belo Horizonte: Ed. UFMG, Braslia: UNESCO,2003. LANGON, Maurcio. Diversidade Cultural e Pobreza. IN: SIDEKUM, Antnio. Alteridade e Multiculturalismo. Iju, RS: Ed. UNIJU, 2003. MONTIEL, Edgar.A nova ordem simblica: a diversidade cultural na era da globalizao . IN: SIDEKUM, Antnio. Alteridade e Multiculturalismo. Iju, RS: Ed. UNIJU, 2003. MORIN, Edgar. Uma mundializao plural. IN: Por uma outra comunicao. MORAES, Denis (org.). Rio de Janeiro: Record, 2003 NIEZSTCHE, Friedrich. Alm do bem e do mal. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. OSULLIVAN, Tim et all. Conceitos-chave em estudos de Comunicao e Cultura. Piracicaba: Universidade Metodista, 2005. RIBEIRO, Lavina Madeira. Comunicao e Sociedade- Cultura, Informao e Espao Pblico . Rio de Janeiro: E-papers, 2004. SIDEKUM, Antnio. Alteridade e Multiculturalismo. Iju, RS: Ed. UNIJU, 2003. SODR, Muniz. A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. 13

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen