Sie sind auf Seite 1von 12

Equilbrio Qumico

EXERCCIOS DE APLICAO
01 (PUC-RS) Dada a expresso da constante de equilbrio em termos de concentrao de produtos e reagentes

a equao qumica que pode ser representada por essa expresso : a) 2 NO2(g) 2 NO(g) + O2(g) b) 2 NO(g) + O2(g) 2 NO2(g) c) NO2(g) 2 NO(g) + O2(g) d) 2 NO2(g) NO(g) + O(g) e) NO(g) + O2(g) 2 NO2(g)

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 1

02 (FUVEST-SP) Em condies industrialmente apropriadas para se obter amnia, juntaram-se quantidades estequiomtricas dos gases N2 e H2.

N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)


Depois de alcanado o equilbrio qumico, uma amostra da fase gasosa poderia ser representada corretamente por:

03 (UFPR-PR) Os gases hidrazina (N2H4) e dixido de nitrognio reagem produzindo vapor dgua e gs dinitrognio (nitrognio molecular). O processo da reao de um mol de hidrazina e um mol de dixido de nitrognio em um recipiente fechado, temperatura ambiente, pode ser representado pelo grfico abaixo.

a) Escreva a equao qumica balanceada para a reao entre a hidrazina e o dixido de nitrognio. b) Qual das curvas do grfico representa as variaes da concentrao do vapor dgua no tempo? Justifique. c) Qual a coordenada de tempo em que o sistema gasoso atinge o estado de equilbrio? Justifique. 04 (UEL-PR) Num recipiente fechado, misturam-se 2,0 mols de A2(g) com 3,0 mols de B2(g). Ocorrem as reaes:

Sendo v1 e v2 as velocidades das reaes indicadas, [A2] e [B2] as concentraes dos reagentes em mol/L, podese afirmar que o sistema atinge o equilbrio quando: a) v1 = v2 b) v1 = 2 v2 c) [A2] = 0 d) [B2] = 0 e) [A2] = [B2]

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 2

05 (UEPG-PR) Os trs grficos abaixo descrevem o desenvolvimento de reagentes, desde seu incio at atingirem equilbrio qumico. Assinale a alternativa correta no que respeita caracterizao de maior concentrao de reagentes e menor concentrao de produtos aps a reao atingir seu equilbrio.

06 (UFRGS-RS) O grfico a seguir representa a evoluo de um sistema em que uma reao reversvel ocorre at atingir o equilbrio.

Sobre o ponto t1, neste grfico, pode-se afirmar que indica: a) uma situao anterior ao equilbrio, pois as velocidades das reaes direta e inversa so iguais. b) um instante no qual o sistema j alcanou equilbrio. c) uma situao na qual as concentraes de reagentes e produtos so necessariamente iguais. d) uma situao anterior ao equilbrio, pois a velocidade da reao direta est diminuindo e a velocidade da reao inversa est aumentando. e) um instante no qual o produto das concentraes dos reagentes igual ao produto das concentraes dos produtos.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 3

07 (UFC-CE) Um estudante introduziu 0,4 mol de NH3 gasoso em um recipiente fechado de 1,0 L, a 25C e observou as variaes de concentrao das espcies que participam do equilbrio qumico: 2 NH3(g) 3H2(g) + N2(g), ilustradas no grfico abaixo:

Com base nessas observaes, correto afirmar que o equilbrio inicialmente estabelecido no tempo: a) t = 10 s b) t = 0 s c) t = 13 s d) t = 16 s e) t = 27 s 08 (UFRGS-RS) Uma reao qumica atinge o equilbrio qumico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reaes direta e inversa so iguais. c) os reagentes so totalmente consumidos. d) a temperatura do sistema igual do ambiente. e) a razo entre as concentraes de reagentes e produtos unitria. 09 (VUNESP-SP) A reao de combusto de monxido de carbono a dixido de carbono um processo de equilbrio qumico homogneo, gasoso, em um sistema fechado. a) Escreva a equao qumica balanceada do equilbrio qumico. b) Represente em um grfico qualitativo as concentraes molares do monxido de carbono e do dixido de carbono em funo do tempo, at o equilbrio equimolar dos dois xidos. 10 (UNICAMP-SP) gua pura, ao ficar em contato com o ar atmosfrico durante um certo tempo, absorve gs carbnico, CO2, o qual pode ser eliminado pela fervura. A dissoluo do CO2 na gua doce pode ser representada pela seguinte equao qumica:

O azul de bromotimol um indicador cido-base que apresenta colorao amarela em solues cidas, verde em solues neutras e azul em solues bsicas. Uma amostra de gua pura foi fervida e, em seguida, exposta ao ar durante longo tempo. A seguir, dissolveu-se nessa gua o azul de bromotimol. a) Qual a cor resultante da soluo no equilbrio? b) Justifique sua resposta.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 4

11 (CEFETPR) Com relao ao equilbrio qumico, afirma-se: I. O equilbrio qumico s pode ser atingido em sistema fechado (onde no h troca de matria com o meio ambiente). II. Num equilbrio qumico, as propriedades macroscpicas do sistema (concentrao, densidade, massa e cor) permanecem constantes. III. Num equilbrio qumico, as propriedades microscpicas do sistema (colises entre as molculas, formao de complexos ativados e transformaes de umas substncias em outras) permanecem em evoluo, pois o equilbrio dinmico. (so) correta(s) a(s) afirmao(es): a) Somente I e II. b) Somente I e III. c) Somente II e III. d) Somente I. e) I, II e III. 12 (VUNESP-SP) Estudou-se a cintica da reao:

S(s) + O2(g) SO2(g)


realizada a partir de enxofre e oxignio em um sistema fechado. Assim, as curvas I, II e III do grfico abaixo representam as variaes das concentraes dos componentes com o tempo, desde o momento da mistura at o sistema atingir o equilbrio.

As variaes das concentraes de S, de O2 e de SO2 so representadas, respectivamente, pelas curvas: a) I, II e III b) II, III e I c) III, I e II d) I, III e II e) III, II e I

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 5

13 (UEMG-MG) O grfico mostra a variao das velocidades das reaes direta e inversa em funo do tempo para o processo representado pela equao:

Sobre esse processo, todas as afirmativas so corretas, exceto: a) A velocidade da reao direta maior que a da inversa no tempo a. b) No tempo c, o sistema constitudo apenas por SO3. c) As duas velocidades so iguais no tempo c. d) O equilbrio atingido no tempo b. 14 (UFAL-AL) Num sistema em equilbrio qumico, em temperatura constante: ( ) coexistem reagentes e produtos. ( ) h sempre uma nica fase envolvida, ou seja, sempre homogneo. ( ) existe uma relao constante, apropriadamente calculada, entre as concentraes de reagentes e de produtos. ( ) ocorrem reaes qumicas opostas, simultneas, e com mesma rapidez. ( ) h troca de matria e energia com o ambiente. 15 (UFES-ES) Considere a reao hipottica A + 2 B C. O grfico abaixo representa a variao da concentrao de reagentes e produtos em funo do tempo temperatura constante.

Baseado no grfico, pode-se afirmar: a) quando t1 < t < t2, a reao atinge o equilbrio. b) quando t > t2, a reao atinge o equilbrio. c) a velocidade inicial de consumo de A maior que a velocidade inicial de consumo de B. d) a velocidade de formao de C mxima quando t > t2. e) Quando t est prximo de zero, a relao [C] / [A] [B]2 maior que 1. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 6

16 (UNIFEI-MG) O nitrognio atmosfrico encontrado em abundncia, porm pouco reativo, pode ser transformado em amnia, um composto mais reativo. Esta fixao do nitrognio pode ser obtida conforme a reao:

Se essa reao for realizada em um recipiente fechado, as concentraes de reagentes e produtos variam conforme o grfico:

Todas as afirmaes esto corretas, exceto: a) No incio do experimento, a velocidade da reao inversa zero. b) Quando o equilbrio atingido podemos afirmar que as concentraes dos reagentes diminuem e dos produtos aumentam. c) No tempo t1 podemos afirmar que o sistema encontra-se em equilbrio. 17 (UFPE-PE) xidos de nitrognio, NOx , so substncias de interesse ambiental, pois so responsveis pela destruio de oznio na atmosfera, e, portanto, suas reaes so amplamente estudadas. Num dado experimento, em um recipiente fechado, a concentrao de NO2 em funo do tempo apresentou o seguinte comportamento:

O papel de NO2 nesse sistema reacional : a) reagente. b) intermedirio. c) produto. d) catalisador. e) inerte. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 7

18 (UFPE-PE) No incio do sculo XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produo de amnia, a partir do nitrognio do ar. Se a amnia for colocada num recipiente fechado, sua decomposio ocorrer de acordo com a seguinte equao qumica no balanceada:

NH3(g) N2(g) + H2(g)


As variaes das concentraes com o tempo esto ilustradas na figura abaixo.

A partir da anlise da figura acima, podemos afirmar que as curvas A, B e C representam a variao temporal das concentraes dos seguintes componentes da reao, respectivamente: a) H2, N2 e NH3 b) NH3, H2 e N2 c) NH3, N2 e H2 d) N2, H2 e NH3 e) H2, NH3 e N2

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 8

19 (UFPE-PE) A produo de trixido de enxofre durante a combusto de carvo em usinas termoeltricas (sistema aberto ao ar) causa problemas ambientais relacionados com a chuva cida. Essa reao para a produo de trixido de enxofre, na presena de xido de nitrognio, descrita pelo mecanismo a seguir:

Qual dos grficos abaixo melhor representa a concentrao molar (eixo das ordenadas) das principais espcies envolvidas na produo de trixido de enxofre em funo do tempo (eixo das abscissas)?

20 (UPE-PE) Sobre equilbrio qumico: (01) Uma reao reversvel quando se processa simultaneamente nos dois sentidos. (02) Uma reao reversvel atinge o equilbrio quando as velocidades das reaes direta e inversa se igualam. (03) O equilbrio das reaes dinmico. (04) Ao atingir o estado de equilbrio, a concentrao de cada substncia do sistema permanece constante. (05) Todas as reaes reversveis caminham espontaneamente para o estado de equilbrio.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 9

GABARITO
01- Alternativa A Constante de equilbrio calculado da seguinte forma: concentrao molar dos produtos pela concentrao molar dos reagentes, desde que reagentes e produtos sejam gases ou estejam em soluo aquosa. 02- Alternativa E Atravs do modelo molecular, podemos concluir que no estado de equilbrio reagentes e produtos esto em equilbrio em quantidades estequiomtricas. 03a) 1 N2H4(g) + 1 NO2(g) 2 H2O(v) + 3/2 N2(g) b) H2O o produto y porque apresenta maior quantidade formada. c) t6: as concentraes ficam constantes. 04- Alternativa A Quando o estado de equilbrio atingido as concentraes dos reagentes e produtos ficam constantes e neste momento a velocidade da reao direta igual a velocidade da reao inversa. 05- Alternativa C Concentrao dos reagentes maior do que os produtos encontra-se no grfico da alternativa C. 06- Alternativa D O tempo t2 no grfico indica uma situao anterior ao estado de equilbrio, onde a velocidade de consumo dos reagentes vai diminuindo, enquanto a velocidade de formao dos produtos vai aumentando. 07- Alternativa D O estado de equilbrio atingido quando as concentraes dos reagentes e produtos ficaram constantes, onde a velocidade da reao direta igual a velocidade da reao inversa. 08- Alternativa B Uma reao qumica atinge o equilbrio qumico quando as concentraes dos reagentes e produtos ficaram constantes, onde a velocidade da reao direta igual a velocidade da reao inversa. 09a) 2 CO(g) + 1 O2(g) 2 CO2(g) b)

10a) Amarelo b) O equilbrio apresenta carter cido devido a presena dos ons H+. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 10

11- Alternativa E I. (V) O equilbrio qumico s pode ser atingido em sistema fechado (onde no h troca de matria com o meio ambiente). II. (V) Num equilbrio qumico, as propriedades macroscpicas do sistema (concentrao, densidade, massa e cor) permanecem constantes. III. (V) Num equilbrio qumico, as propriedades microscpicas do sistema (colises entre as molculas, formao de complexos ativados e transformaes de umas substncias em outras) permanecem em evoluo, pois o equilbrio dinmico. 12- Alternativa C No estado de equilbrio a concentrao molar dos reagentes diminui devido ao seu consumo, a concentrao molar dos produtos aumenta devido a sua formao e a concentrao molar do slido permanece constante. 13- Alternativa B No tempo c temos o estado de equilbrio (velocidade da reao direta igual a velocidade da reao inversa) onde as concentraes dos reagentes e produtos ficaram constantes. 14(V) coexistem reagentes e produtos. (F) h sempre uma nica fase envolvida, ou seja, sempre homogneo. (V) existe uma relao constante, apropriadamente calculada, entre as concentraes de reagentes e de produtos. (V) ocorrem reaes qumicas opostas, simultneas, e com mesma rapidez. (F) h troca de matria e energia com o ambiente. 15- Alternativa A O estado de equilbrio atingido quando as concentraes dos reagentes e produtos ficaram constantes, onde a velocidade da reao direta igual a velocidade da reao inversa. 16- Alternativa B Quando o equilbrio atingido podemos afirmar que as concentraes dos reagentes e dos produtos permanecem constante. 17- Alternativa A Reagente a substncia que consumida para formar os produtos e com isso sua concentrao diminui com o tempo. 18- Alternativa D Dada a equao balanceada: 2 NH3(g) 1 N2(g) + 3 H2(g) Na anlise do grfico temos: Substncia C: reagente consumido (NH3) Substncia B: produto formado (H2) pois na equao encontra-se na proporo estequiomtrica de 3 mols, com isso possui concentrao molar formado 3 vezes maior do que o N2. Substncia A: produto formado (N2) pois na equao encontra-se na proporo estequiomtrica de 1 mols, com isso possui concentrao molar formado 3 vezes menor do que o H2. 19- Alternativa B SO2 reagente consumido, com isso sua concentrao diminui com o tempo. SO3 produto formado, com isso sua concentrao aumenta com o tempo. O2 reagente consumido, mas como a concentrao na atmosfera muito grande, com isso sua concentrao permanece constante. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 11

20(01) (V) Uma reao reversvel quando se processa simultaneamente nos dois sentidos. (02) (V) Uma reao reversvel atinge o equilbrio quando as velocidades das reaes direta e inversa se igualam. (03) (V) O equilbrio das reaes dinmico. (04) (V) Ao atingir o estado de equilbrio, a concentrao de cada substncia do sistema permanece constante. (05) (V) Todas as reaes reversveis caminham espontaneamente para o estado de equilbrio.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 12

Das könnte Ihnen auch gefallen