Sie sind auf Seite 1von 13

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.

.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

Mdulo 0715 - Gesto da qualidade - evoluo e normas do sistema Formador Roger Pragosa

ISO 9001:2008 1 - Objetivo e campo de aplicao

1.1) Generalidades O objetivo principal da NP EN ISO 9001:2008 que a Organizao seja capaz de demonstrar a sua aptido para, de forma consistente, proporcionar produto que v ao encontro dos requisitos do cliente, estatutrios e regulamentares aplicveis e, ao faz-lo, potenciar continuamente a sua satisfao. Apesar dos procedimentos documentados, registos, competncia dos colaboradores, calibrao do equipamento de medio e todos os restantes requisitos serem importantes, se a Organizao no produzir produtos ou prestar servios consistentemente conformes, ento, no se pode afirmar que o SGQ esteja a atingir os seus objetivos. Assim, uma Organizao que implementou a NP EN ISO 9001:2008 deve ser capaz de demonstrar que: 1) Conhece os requisitos do cliente ou que traduziu o que se apercebeu serem as necessidades e expectativas dos clientes em requisitos explcitos do produto, como parte do processo de conceo ou desenvolvimento do produto; 2) Conhece os requisitos estatutrios e regulamentares relacionados com os seus produtos, incluindo servios, nos mercados onde opera; 3) capaz de fornecer produtos, de forma consistente, que satisfazem tanto os requisitos do cliente como os estatutrios e regulamentares; 4) Esfora-se por prevenir em vez de corrigir os problemas; 5) Monitoriza a satisfao do cliente; 6) Est continuamente a melhorar a eficcia do seu SGQ.

1.2) Aplicao Todos os requisitos desta Norma so genricos e pretende-se que sejam aplicveis a todas as organizaes, independentemente do tipo, dimenso e produto que proporcionam. No caso de algum(ns) requisito(s) desta Norma no poder(em) ser aplicado(s) devido natureza de uma organizao e dos seus produtos, tal(is) facto(s) pode(m) ser considerado(s) para excluso.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

ISO 9001:2008 4 - SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE 4.1 REQUISITOS GERAIS Assegurar que a Organizao define os seus processos e determina aqueles que devem ser geridos de forma a garantir a conformidade com os requisitos da Norma e, consequentemente, fornecer, de forma consistente, produto conforme aos seus clientes A organizao deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gesto da qualidade e melhorar continuamente a sua eficcia de acordo com os requisitos desta Norma.

A organizao deve: a) Determinar os processos necessrios para o sistema de gesto da qualidade e para a sua aplicao em toda a organizao; Atribuir designaes aos processos, incluindo os subcontratados; Identificar as entradas e as sadas esperadas de cada processo; Identificar os clientes (internos ou externos) dos processos e respetivas necessidades e expectativas; Definir quem o gestor de cada processo.

b) Determinar a sequncia e interao destes processos: Desenhar o fluxo geral e o mapa da rede de processos, Definir as interfaces entre os processos, Documentar os processos onde necessrio.

c) Determinar os critrios e os mtodos necessrios para assegurar que tanto a operao como o controlo dos processos so eficazes: Para que um processo seja eficaz, deve alcanar os objetivos pretendidos. Considerar as questes de natureza econmica relacionadas com o processo (custo, tempo, desperdcio, etc.), Definir mtodos para a recolha de dados.

d) Assegurar a disponibilidade de recursos e de informao necessrios para suportar a operao e monitorizao destes processos: Alocar os recursos apropriados a cada processo (equipamento, pessoas, tempo, informao, etc.), Estabelecer os canais de comunicao entre as vrias funes envolvidas no processo (fornecedores internos, gestor do processo, clientes, etc.), Decidir qual a informao necessria, tanto a gerada internamente, como a gerada externamente, Obter e incorporar informao de retorno (resposta), Manter registos apropriados.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

e) Monitorizar, medir onde aplicvel e analisar estes processos: Definir os mtodos mais apropriados para monitorizar, medir onde aplicvel e analisar o desempenho dos processos, Analisar a informao recolhida, utilizando tcnicas estatsticas conforme apropriado Avaliar os resultados da anlise.

f) Implementar aes necessrias para atingir os resultados planeados e a melhoria contnua destes processos: Retirar concluses do processo de monitorizao e dos resultados da medio e incorporar as lies aprendidas no planeamento subsequente do processo: Corrigir situaes ou atividades que correram mal (correo), Identificar as causas dos problemas e modificar o planeamento e controlo do processo para evitar a sua recorrncia (ao corretiva), Procurar tendncias que podem indicar a necessidade de ao preventiva, Colocar sempre a pergunta haver melhor maneira de fazer esta atividade? (melhoria). Reavaliar a necessidade de procedimentos documentados, redefinir os critrios de competncia e implementar outras aes, caso necessrio.

Estes processos devem ser geridos pela organizao de acordo com os requisitos desta Norma.

4.2 REQUISITOS DA DOCUMENTAO 4.2.1 Generalidades A documentao tem por objetivo assegurar os resultados e a consistncia das atividades e dos processos, bem como permitir que a Organizao seja capaz de demonstrar a si prpria, aos seus clientes e a terceiros a capacidade de fornecer produto de forma consistente. Deve apenas ser desenvolvida a documentao necessria que apoia a gesto dos processos. As necessidades e a extenso da documentao do SGQ diferem entre organizaes em funo da sua dimenso, tipo de atividade, requisitos estatutrios e regulamentares, complexidade dos seus processos, interaes e competncia dos colaboradores. A documentao do sistema de gesto da qualidade deve incluir: a) b) c) d) Declaraes documentadas quanto poltica da qualidade e aos objetivos da qualidade; Um manual da qualidade; Procedimentos documentados e registos requeridos por esta Norma; Documentos, incluindo registos, determinados pela organizao como necessrios para assegurar o planeamento, a operao e o controlo eficazes dos seus processos.

Alguns exemplos so: Mapa de processos, diagramas de fluxo dos processos e descries dos processos,

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

Organigramas, Comunicaes internas, Mapas de planeamento da produo, Listas de fornecedores aprovados, Planos da qualidade, Planos de inspeo e ensaio, Instrues de inspeo/ensaio, Descrio de funes.

Evidncias: Durante uma auditoria ser necessrio fornecer evidncias de que os processos esto a ser geridos e se esto a alcanar os resultados previstos. Na maioria das situaes a melhor forma de obter evidncia desse facto permitir ao auditor observar o processo, entrevistar os trabalhadores envolvidos (incluindo os clientes internos) e analisar os resultados de desempenho dos processos.

4.2.2 Manual da qualidade Definio A NP EN ISO 9000:2005 define manual da qualidade como um documento que especifica o SGQ de uma Organizao, acrescentando sob a forma de NOTA que os manuais da qualidade podem variar em detalhe e formato a fim de se adequarem dimenso e complexidade de cada Organizao. O manual da qualidade um documento de nvel superior que descreve os elementos principais do SGQ e sua interao e que explica como a Organizao aborda os requisitos da NP EN ISO 9001:2008, definindo o campo de aplicao. O manual da qualidade uma pea chave de comunicao sobre o SGQ, tanto ao nvel interno da Organizao, como para partes externas interessadas ou outras partes a que a Organizao entenda por bem apresentar o seu SGQ. Para algumas organizaes, o manual da qualidade um documento que contempla um resumo do SGQ e os seus princpios, fazendo referncia restante documentao de suporte. Nestes casos, para alm da funo chave que tem no mbito do SGQ, o manual da qualidade um documento frequentemente disponibilizado a outras partes interessadas. A organizao deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua: a) O campo de aplicao do sistema de gesto da qualidade, incluindo detalhes e justificaes para quaisquer excluses; b) Os procedimentos documentados, estabelecidos para o sistema de gesto da qualidade, ou referncia aos mesmos; c) A descrio da interao entre os processos do sistema de gesto da qualidade.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

4.2.3 Controlo dos documentos Finalidade: Assegurar o controlo da documentao relevante do SGQ, interna ou externa Organizao, garantindo que a verso atual e aprovada de todos os documentos, est disponvel e usada no local e momento em que necessria. Os documentos requeridos pelo sistema de gesto da qualidade devem ser controlados. Os registos so um tipo especial de documentos e devem ser controlados de acordo com os requisitos indicados. Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controlos necessrios: a) Para aprovar os documentos quanto sua adequao antes de serem editados; b) Para rever e atualizar os documentos quando necessrio e para os reaprovar; c) Para assegurar que as alteraes e o estado atual de reviso dos documentos so identificados; d) Para assegurar que as verses relevantes dos documentos aplicveis esto disponveis nos locais de utilizao; e) Para assegurar que os documentos se mantm legveis e prontamente identificveis; f) Para assegurar que os documentos de origem externa determinados pela organizao como necessrios para o planeamento e operao do sistema de gesto da qualidade so identificados e a sua distribuio controlada; g) Para prevenir a utilizao indevida de documentos obsoletos e para os identificar de forma apropriada se forem retidos para qualquer propsito. Outros documentos que podem carecer de controlo incluem: Planos da qualidade e outras sadas do planeamento, Especificaes, Instrues de trabalho, Instrues de inspeo /ensaio, Catlogos/Fichas Tcnicas, Documentos externos tais como normas, metodologias de ensaio, Especificaes e desenhos de clientes, Documentos estatutrios e regulamentares relacionados com o produto, Quaisquer outros documentos sujeitos a reviso e que tm impacto na qualidade do produto ou no SGQ, Impressos e modelos Amostras aprovadas, Entre outros. Evidncias: Procedimento documentado para o controlo documental, cobrindo todos os requisitos desta seco; So relevantes as verificaes e observaes realizadas durante toda a auditoria, relacionadas com a gesto dos processos e com a disponibilidade de documentos apropriados e aprovados, disponveis nos respetivos locais e no seu estado de reviso correto.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

4.2.4 Controlo dos registos Definio: A NP EN ISO 9000:2005 define um registo como um documento que expressa resultados obtidos ou fornece evidncia de atividades realizadas. Finalidade: Assegurar que so mantidos os registos apropriados e que estes se encontram disponveis sempre que necessrio demonstrar a conformidade de produtos, processos e do SGQ. A organizao deve estabelecer um procedimento documentado para definir os controlos necessrios para identificao, armazenagem, proteo, recuperao, reteno e destino dos registos. Os registos devem manter-se legveis, prontamente identificveis e recuperveis. Evidncias: Procedimento documentado para o controlo de registos; So relevantes as verificaes e observaes realizadas durante toda a auditoria, para recolher evidncia de que o que foi planeado foi efetivamente executado.

5 Responsabilidade da gesto 5.1 Comprometimento da gesto Finalidade: Reforar a necessidade da liderana para a eficcia do SGQ, clarificando a responsabilidade e autoridade da gesto de topo da Organizao. A gesto de topo deve proporcionar evidncias do seu comprometimento no desenvolvimento e implementao do sistema de gesto da qualidade e na melhoria contnua da sua eficcia: a) Ao comunicar organizao a importncia de se ir ao encontro dos requisitos do cliente, bem como dos estatutrios e regulamentares; b) Ao estabelecer a poltica da qualidade; c) Ao assegurar que os objetivos da qualidade so estabelecidos; d) Ao conduzir as revises pela gesto; e) Ao assegurar a disponibilidade dos recursos. Evidncias: O comprometimento da gesto de topo pode ser demonstrado atravs de algumas ou todas as seguintes observaes, no se pretendendo que a lista seja exaustiva: Envolvimento pessoal no desenvolvimento e comunicao da poltica da qualidade e a sua finalidade, incluindo a importncia de promover a satisfao do cliente; Demonstrao de um conhecimento bsico do funcionamento do SGQ; Garantir a disponibilizao dos recursos necessrios implementao e permanente adequao do SGQ;

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

Demonstrao de conhecimento do estado do SGQ, dos seus pontos fortes e das reas onde pode ser melhorado e da aceitao do sistema por parte dos colaboradores; Demonstrao de conhecimento dos resultados alcanados pela Organizao na rea da qualidade, incluindo aqueles relacionados com a satisfao e insatisfao dos clientes e com problemas de qualidade significativos ou recorrentes; Tomada de deciso suportada em informao relacionada com a qualidade, como sejam resultados de desempenho e reclamaes, com vista melhoria da qualidade; Garantia de que todas as funes e nveis relevantes dentro da Organizao tm objetivos da qualidade definidos e consistentes com os objetivos da Organizao, sendo os mesmos usados como referncia; Comprometimento pessoal nos procedimentos do sistema, incluindo pedidos de melhoria, garantia da reviso de contratos e recursos, e envolvimento na reviso pela gesto para assegurar que o sistema se mantm apropriado, adequado e eficaz.

5.2 Focalizao no cliente Finalidade: Promover o princpio da gesto da qualidade Focalizao no Cliente, atravs do envolvimento da gesto de topo em assegurar que a Organizao define os requisitos do cliente e garante que a Organizao vai ao seu encontro com vista a aumentar a satisfao deste. A gesto de topo deve assegurar que os requisitos do cliente so determinados e que se foi ao seu encontro, tendo em vista aumentar a satisfao do cliente. A gesto de topo tem a responsabilidade mxima por assegurar que a Organizao compreende as necessidades e expectativas dos seus clientes e os requisitos estatutrios e regulamentares aplicveis aos seus produtos. Estes devem ser usados como entradas para a Organizao definir requisitos internos para os seus produtos e o SGQ deve ser capaz de ir ao encontro desses requisitos de uma forma consistente Evidncias: Conscincia das necessidades e expectativas dos clientes em toda a Organizao, tendo em conta o nvel organizacional onde as atividades so executadas; Determinao dos requisitos estatutrios e regulamentares relacionados com o produto; Caractersticas do produto/servio claramente definidas; Anlise de dados com vista melhoria da satisfao do cliente;

5.3 Poltica da qualidade Finalidade: Assegurar a definio duma poltica da qualidade documentada transmitindo uma mensagem clara e orientao a todos os colaboradores da Organizao quanto ao que se espera das suas atividades. A poltica da qualidade visa igualmente evidenciar o comprometimento da Organizao, em especial da gesto de topo, com o SGQ e os seus princpios estruturantes.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

A gesto de topo deve assegurar que a poltica da qualidade: a) apropriada ao propsito da organizao; b) Inclui um comprometimento de cumprir os requisitos e de melhorar continuamente a eficcia do sistema de gesto da qualidade; c) Proporciona um enquadramento para o estabelecimento e a reviso dos objetivos da qualidade; d) comunicada e entendida dentro da organizao; e) revista para se manter apropriada. A poltica deve ser revista periodicamente para se manter adequada face s mudanas ocorridas. Evidncias: Deve existir uma declarao de poltica claramente definida, que deve incluir o compromisso com o cumprimento dos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do SGQ; A poltica deve ser apropriada ao propsito da Organizao, o que implica ter em considerao a dimenso, a complexidade, a disperso geogrfica e os principais produtos e mercados da Organizao; As entrevistas aos membros da Organizao realizadas durante a auditoria iro demonstrar se a poltica foi ou no comunicada e compreendida, contudo no necessrio que todos os colaboradores memorizem a poltica; Devem existir registos da reviso da poltica a intervalos planeados, pela gesto de topo. A mesma pode ser revista e eventualmente atualizada no processo de reviso pela gesto; O controlo de documentos deve garantir que a poltica da qualidade foi aprovada e que a edio em vigor a disponibilizada a toda a Organizao.

5.4 Planeamento 5.4.1 Objetivos da qualidade Finalidade: Assegurar a definio de objetivos da qualidade mensurveis para todos os nveis e funes relevantes da Organizao em consonncia com a poltica da qualidade. A gesto de topo deve assegurar que os objetivos da qualidade, incluindo os necessrios para se ir ao encontro dos requisitos do produto, so estabelecidos para as funes e nveis relevantes dentro da organizao. Os objetivos da qualidade devem ser mensurveis e consistentes com a poltica da qualidade. Os objetivos da qualidade visam essencialmente: Eliminar ou reduzir problemas reais ou potenciais, Alcanar ou manter melhorias.

A NP EN ISO 9001:2008 requer que os objetivos da qualidade sejam mensurveis. Isto significa que deve haver um meio de determinar se foram ou no atingidos, mas no necessariamente uma quantificao numrica do mesmo. Em alguns casos, o objetivo pode ser apenas mensurvel por atributo: uma resposta SIM/ NO quanto a ter sido ou no atingido.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

Evidncias: Devem existir objetivos documentados. A atividade de planeamento da qualidade deve estar associada a todos os objetivos de forma a ser evidente como so alcanados; Os objetivos so definidos pela gesto de topo e depois desdobrados por toda a Organizao para cada unidade funcional que contribua para o SGQ, mas no necessariamente ao nvel individual dos colaboradores; Os objetivos devem ser realistas, isto , deve haver uma justificao aceitvel baseada em condies previsveis e evidncia da alocao de recursos adequados para atingir estes objetivos; Devem existir objetivos de melhoria, mas no necessariamente para cada funo.

5.4.2 Planeamento do sistema de gesto da qualidade Finalidade: Assegurar um planeamento da qualidade adequado, que v ao encontro do cumprimento dos objetivos da qualidade e garantir que a integridade do SGQ mantida num contexto de mudana. A gesto de topo deve assegurar que: a) O planeamento do sistema de gesto da qualidade conduzido de forma a ir ao encontro quer dos requisitos, quer dos objetivos da qualidade; b) A integridade do sistema de gesto da qualidade mantida quando so planeadas e implementadas alteraes ao sistema de gesto da qualidade.

O SGQ deve ser usado como um instrumento para ajudar a Organizao a responder, em contnuo, s mudanas das condies de mercado e ao seu ambiente organizacional. O SGQ um facilitador da mudana e no um agente inibidor da mudana, definindo um conjunto de regras que deixam de ser aplicveis sempre que uma alterao necessria. Qualquer mudana organizacional deve ser planeada para assegurar que o SGQ melhorado onde necessrio e usado de modo a evitar problemas de qualidade. Evidncias: A Organizao deve demonstrar de que modo vai ao encontro dos requisitos do sistema de gesto da qualidade definidos e dos objetivos da qualidade; Deve ser evidenciado que o planeamento adequado ao tipo de produtos ou servios fornecidos pela Organizao. Para esta anlise devem ser cruzadas as expectativas dos clientes com as expectativas e recursos da Organizao, de forma a assegurar que so compatveis; A Organizao deve demonstrar o planeamento efetuado para as alteraes organizacionais que podem afetar diretamente a qualidade do produto fornecido tais como uma reestruturao, introduo de novas tecnologias, contratao de novos colaboradores para lugares chave, compra de novo equipamento e/ou realizao de grandes operaes de manuteno numa fbrica;

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

Dependendo da dimenso e complexidade da Organizao, pode ser apropriada a disponibilizao e manuteno de planos formais para todos os casos acima descritos, bem como a conduo de revises do seu progresso, de modo a proporcionar confiana no processo de planeamento; Para avaliar o cumprimento deste requisito, o auditor deve verificar a evidncia do comprometimento da gesto de topo, focalizao no cliente, poltica da qualidade, planeamento, e medio, anlise e melhoria.

5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicao 5.5.1 Responsabilidade e autoridade Finalidade: A Organizao deve definir e comunicar a todos os colaboradores as suas responsabilidades, ou seja, as atividades que tm de desempenhar e as suas autoridades, isto , o que as pessoas podem decidir autonomamente. Numa Organizao usualmente esperar-se- um ou mais dos seguintes documentos: Organigrama, Descries de funes, Mapas/fluxogramas de processos mostrando as responsabilidades e autoridades, Explicaes nos procedimentos e instrues de trabalho documentados.

5.5.2 Representante da gesto A gesto de topo deve designar um membro da gesto da organizao que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade que incluam: a) Assegurar que os processos necessrios para o sistema de gesto da qualidade so estabelecidos, implementados e mantidos; b) Reportar gesto de topo o desempenho do sistema de gesto da qualidade e qualquer necessidade de melhoria; c) Assegurar a promoo da consciencializao para com os requisitos do cliente em toda a organizao. Evidncias Nomeao formal do representante da gesto, pela gesto de topo; Relato gesto de topo, em tempo oportuno, por parte do representante da gesto relativamente ao desempenho do SGQ, como por exemplo coordenao da anlise de dados, planeamento das auditorias internas, preparao de informao de entrada para o processo de reviso pela gesto, etc.; O representante da gesto tem autoridade direta ou indireta, atravs do apoio da gesto de topo, para resolver assuntos relacionados com a qualidade; Promoo da consciencializao dos requisitos dos clientes verificada atravs de vrios meios, como a realizao de reunies de projeto ou de equipas, a organizao de aes de sensibilizao a novos colaboradores ou a edio de publicaes internas e qualquer tipo de comunicao sobre este tema. Contudo, a evidncia principal ser provavelmente obtida em

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

entrevistas diretas com os colaboradores, em detrimento da visualizao de apresentaes feitas pelo representante de gesto, avaliando em que medida os colaboradores esto conscientes dos requisitos dos clientes.

5.5.3 Comunicao interna Finalidade: Assegurar uma comunicao interna eficaz com todos os colaboradores sobre a eficcia do SGQ. A gesto de topo deve assegurar o estabelecimento de processos de comunicao apropriados dentro da organizao e que a comunicao tem lugar no que diz respeito eficcia do sistema de gesto da qualidade. Todos os colaboradores devem estar conscientes da poltica e dos objetivos da Organizao, bem como da eficcia do SGQ, ou seja, da medida em que a Organizao est a ir ao encontro dos objetivos do SGQ, o desenvolvimento do sistema e os problemas a ultrapassar. Evidncias Deve haver evidncia de que os colaboradores so informados sobre a eficcia do SGQ. A forma como isso feito depende, essencialmente, da dimenso, da complexidade e da cultura organizacional; Deve ser igualmente garantida a ligao/interao entre os processos e que a relao interna fornecedor/cliente est a ser usada para verificar que a informao corretamente transferida da sada de um processo para a entrada do processo seguinte. Estas evidncias podem ser demonstradas atravs de boletins internos, quadros de informao, intranet, grficos, apresentaes, atas de reunies, entre outros. A evidncia principal pode ser obtida de uma forma mais direta por entrevistas aos colaboradores da Organizao, interrogando-os sobre os seus objetivos da qualidade, eventuais problemas da qualidade, planos de melhoria e necessidades dos clientes que estejam relacionados com as suas atividades;

5.6 Reviso pela gesto A Reviso pela gesto corresponde fase de verificao ao nvel estratgico do ciclo PDCA da Organizao. A mesma permite gesto de topo colocar, numa base regular, questes como: Estamos a atingir os nossos objetivos?, Os nossos produtos esto consistentemente a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos clientes?, Existem alteraes que possam afetar o SGQ? e Conseguimos fazer melhor?.

5.6.1 Generalidades A gesto de topo deve, em intervalos planeados, rever o sistema de gesto da qualidade da organizao para assegurar que se mantm apropriado, adequado e eficaz. Esta reviso deve

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

incluir a avaliao de oportunidades de melhoria e as necessidades de alteraes ao sistema de gesto da qualidade, incluindo a poltica da qualidade e os objetivos da qualidade. Os registos das revises pela gesto devem ser mantidos. Evidncias: A Organizao deve demonstrar que planeou a reviso pela gesto em intervalos definidos e que estes so suficientes para garantir que o SGQ se mantm apropriado, adequado e eficaz; A Organizao deve evidenciar que analisou toda a informao de entrada para a reviso. A reviso pela gesto um dos temas a ser avaliado durante as entrevistas gesto de topo; A Organizao deve evidenciar aes planeadas, em curso ou concludas, relacionadas com a melhoria contnua da eficcia do SGQ e dos seus processos; Apesar do representante da gesto ter um papel importante na recolha e organizao da informao para a reviso pela gesto, a Norma clara na exigncia de que a reviso em si deve ser conduzida pela gesto de topo, no podendo ser delegada. Espera-se com isto que a gesto de topo seja capaz de justificar os resultados das revises pela gesto e as aes da resultantes; Registos das entradas e das sadas da reviso.

5.6.2 Entrada para a reviso Finalidade: Estabelecer a informao considerada como essencial para a realizao de uma reviso pela gesto, aplicando o princpio tomada de decises baseada em factos. A entrada para a reviso pela gesto deve incluir informao sobre: a) b) c) d) e) f) g) Resultados de auditorias; Retorno da informao do cliente; Desempenho do processo e conformidade do produto; Estado das aes preventivas e corretivas; Seguimento de aes resultantes de anteriores revises pela gesto; Alteraes que possam afetar o sistema de gesto da qualidade; Recomendaes para melhoria.

Evidncias: A Organizao deve ser capaz de evidenciar, atravs de registos apropriados, que a informao relevante foi recolhida e fornecida gesto de topo para efeitos da reviso pela gesto.

5.6.3 Sada da reviso Finalidade: Estabelecer o resultado apropriado da realizao de uma reviso pela gesto, nomeadamente decises e aes associadas ao SGQ e aos produtos que a Organizao fornece.

Programa Operacional Potencial Humano Eixo: 1 Qualificao Inicial Medida: 1.1 Sistema de Aprendizagem Entidade Formadora: CSIS Consultores de Gesto, Lda. Curso: Tcnico/a de Qualidade

A sada da reviso pela gesto deve incluir quaisquer decises e aes relativas a: a) Melhoria da eficcia do sistema de gesto da qualidade e dos seus processos; b) Melhoria do produto relacionada com requisitos do cliente; c) Necessidades de recursos. Evidncias: Os registos da reviso pela gesto devem contemplar inequivocamente, quais as decises tomadas e eventuais aes desencadeadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen