Sie sind auf Seite 1von 31

2

Microeconomia: Demanda e Oferta

A parte mais sensvel do corpo humano o bolso.

(Antnio Delfim Netto)

2.1 DEMANDA, OFERTA E MERCADO


Demanda e oferta so as foras que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade demandada e produzida de cada bem e o preo pelo qual ser vendido. Os termos demanda e oferta se referem ao comportamento das pessoas quando interagem nos mercados. Um mercado corresponde a um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou servio. Os compradores, em conjunto, geram a demanda pelo produto, e os vendedores, em conjunto, determinam a oferta do produto. A Teoria da Demanda estuda as diversas formas que a demanda pode assumir e seus determinantes. A Teoria da Oferta analisa todos os fatores que determinam a oferta de bens e servios.
> O mercado formado por um grupo de vendedores e compradores de um bem ou servio particular. > Oferta e demanda so as foras de vendedores e compradores que fazem a economia de mercado funcionar. > A Microeconomia estuda a oferta, a demanda e o equilbrio de mercado.

20

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Os mercados apresentam diversas formas. Um mercado competitivo ou de concorrncia perfeita um mercado em que h muitos compradores e muitos vendedores, de modo que cada um deles exerce um impacto negligencivel sobre os preos de mercado. Cada vendedor tem um controle limitado sobre o preo que outros vendedores oferecem por um produto similar. Um vendedor tem poucos motivos para cobrar menos do que o preo corrente e, se cobrar mais, os compradores iro comprar em outro lugar. Do mesmo modo, nenhum comprador individual pode influenciar o preo, porque compra apenas uma pequena frao do total. Os mercados perfeitamente competitivos possuem duas caractersticas: (1) os bens oferecidos venda so homogneos e (2) os compradores e vendedores so to numerosos que nenhum nico comprador ou vendedor pode influir no preo de mercado. Como compradores e vendedores em regimes competitivos devem aceitar o preo que o mercado determina, diz-se que so tomadores de preos. Apesar da diversidade de mercados encontrados no mundo real, vlido admitir inicialmente a concorrncia perfeita. Outras estruturas de mercado sero apresentadas mais adiante.
> Mercado competitivo ou de concorrncia perfeita um mercado com muitos compradores e vendedores de produtos homogneos e que no controlado por qualquer agente econmico. > Devido existncia de muitos vendedores em um mercado competitivo, diz-se que estes so tomadores de preos, ou seja, aceitam os preos que so determinados no mercado. Do contrrio, caso algum vendedor decida elevar o preo do produto de forma individual, espera-se que a demanda do bem desse vendedor seja zero, uma vez que diversos outros produtores podem vender esse mesmo bem a um preo mais baixo.

2.2 DEMANDA E SEUS DETERMINANTES


A quantidade demandada de qualquer bem a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar. Uma vez que a quantidade demandada cai quando aumenta o preo e aumenta quando o preo cai, diz-se que a quantidade demandada se relaciona negativamente com o preo, como mostrado na Figura 2.1. A lei da demanda estabelece que, tudo o mais mantido constante, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade demandada cai. Assim, o preo o principal fator a afetar a quantidade demandada de um bem ou servio.
> A resposta dos compradores a vrios preos possveis expressa na relao de demanda. > A relao de demanda vlida para uma populao especfica em um perodo especfico de tempo.

Microeconomia: Demanda e Oferta

2I

possvel traar um grfico que represente as diferentes combinaes de preos e quantidades demandadas, ou seja, uma curva de demanda. Tendo no eixo horizontal a quantidade demandada e no vertical os preos, linha inclinada para baixo denomina-se curva de demanda. Essa linha negativamente inclinada por causa da relao inversa entre preo e quantidade demandada. Ao traar uma curva de demanda, necessrio ter em mente que todos os demais fatores que afetam a demanda foram mantidos constantes, ou seja, ceteris paribus.
> Ceteris Paribus: implica que todas as demais variveis relevantes so mantidas constantes, exceto aquela que est sendo estudada no momento.

Qo

Q,

Figura 2.1 Curva de demanda.

Funo demanda
A demanda de um bem ou servio pode ser afetada, alm do preo do prprio bem ou servio, por outros fatores, tais como renda, preo dos outros bens, gostos, hbitos, preferncias, expectativas, propaganda, nmero de consumidores e variedade de bens disponveis. A seguir, tem-se a funo demanda, que basicamente mostra uma relao de causa e efeito entre uma varivel dependente, a quantidade demandada, e diversas variveis explicativas, como preo do produto e renda do consumidor, entre outras. Qf = / ( P j , R , P s , P c , G, E,P o , N,V) em que: Qf - quantidade demandada do bem i; P; = preo do bem i;

22

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

R = renda do consumidor; Ps = preo dos bens substitutos; P c = preo dos bens complementares; G = gostos, hbitos e preferncias; E = expectativa de preo ou renda; P o = propaganda; N = nmero de consumidores; V = variedade de bens disponveis.

Bens normais, inferiores e superiores


A renda um determinante importante da demanda. Uma renda maior significa que o indivduo tem mais dinheiro para seus gastos totais, de modo que ele aumenta seus dispndios com alguns bens e servios. A Figura 2.2 a seguir ilustra o impacto de um aumento da renda do consumidor na demanda de um produto. Se a demanda por um bem aumenta quando a renda aumenta, denomina-se esse produto de bem normal. Roupas e sapatos so exemplos de bens normais. Por outro lado, de acordo com a Figura 2.3, se a demanda diminui quando a renda aumenta, trata-se de um bem inferior. Passagem de nibus e carne de segunda so exemplos de bens inferiores.

Figura 2.2 Elevao da demanda proveniente de um aumento da renda para bem normal.

Microeconomia: Demanda e Oferta

23

D,

Figura 2.3 Queda da demanda proveniente inferior.

de um aumento da renda para bem

Existem adicionalmente os bens superiores, tambm referidos como suprfluos ou de luxo. Nesse caso, a quantidade demandada varia mais que proporcionalmente variao na renda do consumidor, ceteris paribus. Jias e viagens ao exterior so exemplos de bens superiores.
Os bens normais tm a caracterstica de apresentar elevao no consumo na medida em que a renda do consumidor aumenta, ou seja, existe uma relao direta entre renda e quantidade demandada. Os bens superiores se caracterizam por o aumento no consumo ser proporcionalmente maior que a variao na renda do consumidor. Por outro lado, para os bens inferiores, a demanda diminui na medida em que a renda aumenta, ou seja, existe uma relao inversa entre renda e quantidade demandada.

Bens substitutos e complementares


A relao da quantidade demandada de um bem ou servio com os preos de outros bens ou servios gera dois importantes conceitos: bens substitutos e bens complementares. Quando a queda no preo de um bem estimula a demanda por esse bem e reduz a demanda por outro bem parecido com ele, diz-se que se trata de bens substitutos. Como exemplo, tem-se: manteiga e margarina, po e biscoito, cinema e locao de fitas de vdeo. Se, por outro lado, os bens so complementares, a queda no seu preo eleva a sua demanda e tambm a demanda pelo outro bem que consumido junto. Como exemplo, tem-se: gasolina e automveis, caf e acar ou adoante, softwares e computadores e aparelho de DVD e filmes.

24

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

> Bens substitutos: h uma relao direta entre, por exemplo, uma variao no preo da margarina e uma variao na demanda de manteiga, ceteris paribus. Se o preo da margarina aumenta, a quantidade demandada de margarina cai e a quantidade demandada de manteiga aumenta. > Bens complementares: h uma relao inversa entre, por exemplo, uma variao no preo do computador e uma variao na demanda de softwares, ceteris paribus. Se o preo de computador aumenta, a quantidade demandada de computadores e de

softwares diminui.

Os gostos e preferncias dos indivduos tambm podem afetar a demanda por bens e servios. Podem-se ter propagandas ou campanhas publicitrias para aumentar ou diminuir o consumo dos bens, alterando, dessa forma, as preferncias dos agentes. Do mesmo modo, as expectativas com relao ao futuro afetam a demanda dos indivduos. Por exemplo, uma expectativa de preo ou renda maior no futuro pode ocasionar maior demanda hoje por algum produto. Um maior nmero de compradores tambm desloca a curva da demanda para cima. Por outro lado, um aumento na variedade de bens disponveis age no sentido de deslocar a curva de demanda para baixo. Cabe mencionar que, dependendo do tipo de produto, outras variveis podem influenciar a demanda. Por exemplo, a demanda de sorvetes afetada pela estao do ano e pela intensidade do vero, assim como a demanda por casacos influenciada pelo rigor do inverno. Em resumo, a Tabela 2.1 mostra as principais variveis que afetam a quantidade demandada de um bem e como ocorre essa alterao.
Tabela 2.1 Variveis que afetam a quantidade demandada de bens e servios.
Variveis que afetam a quantidade demandada Uma alterao nessa varivel gera

J f j j J | | J J

Preo Renda Preo de bem substituto Preo de bem complementar Gostos ou preferncias Expectativas de preo ou renda Propaganda Nmero de compradores Variedade de bens disponveis

Movimento para a esquerda e ao longo da curva de demanda Desloca a curva de demanda para cima Desloca a curva de demanda do outro bem para cima Desloca a curva de demanda do outro bem para baixo Desloca a curva de demanda para cima Desloca a curva de demanda para cima Desloca a curva de demanda para cima Desloca a curva de demanda para cima Desloca a curva de demanda para baixo

Microeconomia: Demanda e Oferta

25

A Figura 2.4 a seguir mostra a curva de demanda e o que acontece com a quantidade demandada de um bem quando seu preo varia, mantidos constantes todos os outros determinantes da demanda. Quando o preo diminui, a quantidade demandada aumenta e muda-se do ponto A 0 para A r J quando algum desses outros determinantes varia (por exemplo, elevao da renda), a curva de demanda se desloca para cima, como se v na Figura 2.5.
> Variao na quantidade demandada ou na demanda: movimentos ao longo da curva de demanda, causados por alteraes no preo do produto. > Variao da demanda: deslocamento da curva de demanda, para a direita ou esquerda, causado por alteraes nos outros fatores afora o preo.

Figura 2.4 Deslocamento da quantidade no preo do produto.

demandada

causado por uma

variao

26

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Figura 2.5 Deslocamento

da demanda causado por um aumento da renda.

Bens de Giffen
Tambm conhecido como paradoxo de Giffen. Corresponde a uma possvel exceo lei da demanda sugerida por Sir Robert Giffen (1837-1910) h mais de cem anos. E um produto que a sua demanda aumenta quando seu preo tambm aumenta. Giffen observou, no sculo XIX, na Irlanda, que quando o preo de batatas aumentava, as pessoas consumiam mais batatas. As batatas eram bens inferiores e correspondiam a uma grande parcela dos gastos de alimentao dos irlandeses. Quando seu preo aumentava, as pessoas eram foradas a diminuir o consumo de bens alimentcios mais sofisticados e, assim, acabavam consumindo mais batatas. Um exemplo brasileiro de bem de Giffen seria o po. Famlias pobres compram mais po quando os preos de po aumentam. Isso acontece porque, apesar de mais caro, o po ainda seria o produto alimentcio relativamente mais barato.

Demanda de mercado
A demanda de mercado o somatrio de todas as demandas individuais por um dado bem ou servio. Sendo assim, a quantidade demandada no mercado como um todo depende dos fatores que determinam a quantidade demandada por compradores individuais. A quantidade demandada pelo mercado no depende apenas do preo do bem, mas tambm da renda, gostos e expectativas de todos os consumidores, bem como dos preos dos bens relacionados e demais fatores. Suponha, por exemplo, que o mercado de chocolate seja composto pela demanda de Joo e Maria e que, a diferentes preos da barra de chocolate (Pc), as quantidades demandadas deles (Qj e Qm) variem, como a seguir:

2.3 C

Microeconomia: Demanda e Oferta

27

Pc 0 2 4

Qj 10 5 2,5

Qm 5 3 2

Dmercado 15
8

4,5

Nesse exemplo simples, v-se que a demanda de mercado de chocolates corresponde demanda de Maria por chocolates mais a demanda de Joo por chocolates.

Exerccio resolvido
Dada a seguinte equao de demanda: Q x = 500 - 2P x + 0,5P y + 40R, onde: Q x = quantidade demandada do bem x; P x = preo do bem x; P y = preo do bem y; R = renda. Pede-se: a) O bem y complementar ou substituto de x? Por qu? Trata-se de um bem substituto: isso indicado pelo sinal positivo do coeficiente de P y (+0,5). Este sinal indica que, se P y aumentar, Q y cai e b) O bem x normal ou inferior? Por qu? um bem normal: o sinal do coeficiente da varivel renda positivo (+40). c) Supondo P x = 1; P = 4 e R = 100, qual o valor de Q x ? Basta substituir os valores de P x P y e R na equao de demanda: Q x = 500 - 2(1) + 0,5(4) + 40(100) Q x = 4500
Q x aumenta, ceteris paribus.

2.3 OFERTA E SEUS DETERMINANTES


A quantidade ofertada de qualquer bem ou servio refere-se ao montante de bens que os vendedores esto dispostos e podem vender. O preo do bem um dos determinantes mais importantes da quantidade ofertada. Quando o preo elevado, a venda lucrativa e, portanto, a quantidade ofertada grande. Do con-

28

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

trrio, se o preo estiver baixo, o negcio ser menos lucrativo e o vendedor produzir menos do bem. Uma vez que a quantidade ofertada aumenta medida que o preo aumenta e cai quando o preo se reduz, diz-se que a quantidade ofertada se relaciona positivamente com o preo do bem. A relao entre preo e quantidade ofertada, apresentada na Figura 2.6, chamada lei da oferta: tudo o mais mantido constante, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade ofertada do bem tambm aumenta.
> A oferta a quantidade de um bem ou servio que os produtores vendem no mercado, por determinado preo e em determinado momento. > A reao dos produtores aos diferentes nveis dos preos baseia-se primordialmente na estrutura de seus custos de produo.

Funo oferta
As principais variveis que afetam a oferta de dado bem ou servio so: preo do bem, preo dos fatores e insumos de produo, preo de outros bens, tecnologia, expectativas e nmero de empresas. A funo oferta, que tem como varivel dependente a quantidade ofertada em funo de diferentes variveis explicativas, apresentada a seguir: Q? = /(P i 5 P, P 0B ,T,I, S, E, N) em que: = quantidade ofertada do bem i;

Microeconomia: Demanda e Oferta

29

o vendedor prota medida que ntidade ofertada na Figura 2.6, > r e o de um bem
]em

no mercado,

primordialmente

no so: preo ns, tecnologia, o varivel desxplicativas,

P; = preo do bem i; Pj = preo dos insumos; P OB = preo de outros bens; T = tecnologia; I = impostos; S = subsdios; E = expectativa de preo; N = nmero de empresas. Existe uma relao positiva entre preo e quantidade ofertada de certo bem ou servio. Quando o preo do bem ou servio aumenta, a quantidade ofertada aumenta. Naturalmente, os produtores s incorrem em custos maiores se o preo final do produto vendido for mais elevado. Se o preo de um ou mais insumos de produo aumenta, h uma tendncia da produo de um determinado bem se tornar menos lucrativa, levando a uma diminuio da quantidade ofertada. Se o preo dos insumos subir demais, pode ser prefervel interromper a produo e no ofertar mais esse bem. A quantidade ofertada, portanto, se relaciona negativamente com o preo dos insumos usados em sua produo. Se o preo de um bem substituto subir, os produtores podem pensar em no produzir o bem existente e considerar a possibilidade de ofertar outro bem, cujo preo subiu. Uma mudana na tecnologia reduz os custos de produo e possibilita um aumento da oferta do bem ou servio. Maiores impostos, por outro lado, desestimulam a quantidade ofertada e maiores subsdios estimulam a quantidade ofertada. Expectativas de que o preo do bem aumentar diminuem a quantidade ofertada presente. Ou seja, o produtor prefere esperar o preo de seu produto subir para ento ofert-lo no mercado. Por fim, se o nmero de empresas aumenta, a quantidade ofertada aumenta. Cabe mencionar que, no caso dos produtos agrcolas, a oferta muito afetada pelas condies climticas. Da mesma forma que a demanda, possvel estabelecer combinaes de preos e quantidades ofertadas que representem o comportamento dos vendedores: medida que o preo sobe, os vendedores oferecem quantidades cada vez maiores de um bem. Assim, a curva que relaciona preo e quantidade ofertada denominada curva de oferta. A curva de oferta positivamente inclinada, pois, ceteris paribus, um preo maior implica numa maior quantidade ofertada. Em outras palavras, a curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade ofertada de um bem quando seu preo varia, mantendo constantes todos os outros determinantes da oferta. De acordo com a Figura 2.7, a reduo do preo ocasiona um movimento para a esquerda e ao longo da curva de oferta (de AQ para Aj),

30

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

ceteris paribus os demais determinantes da oferta. Porm, quando um desses determinantes muda, a curva de oferta se desloca, como apresentado na Figura 2.8.

A Tabel; e a maneira Tabela 2.2


Variv( quant

Preo do Preo do: Preo de Tecnolo,

Figura 2.7 Reduo dos preos diminui a quantidade ofertada do bem ou servio.

Impostos Subsdios

Expectati' futuros d( Nmer

Oferta de
Figura 2.8 Deslocamento do insumo. da curva de oferta para esquerda por elevao no preo

Oferta uma expresso que se refere posio da curva de oferta, enquanto quantidade ofertada diz respeito ao quantitativo que as empresas desejam vender. Um deslocamento da curva de oferta denominado alterao da oferta e um movimento ao longo da curva de oferta chamado alterao na quantidade ofertada ou na oferta.
> Variao na quantidade ofertada ou na oferta: movimentos ao longo da curva de oferta, causados por alteraes no preo do produto. > Variao da oferta: deslocamento da curva de oferta, para a direita ou esquerda, causado por alteraes nos outros fatores afora o preo.

A oferte tada no mei los vendede Suponl responsve quena cida duais das li

Microeconomia: Demanda e Oferta

3I

;ses deira 2.8.

A Tabela 2.2 mostra as principais variveis que afetam a quantidade ofertada e a maneira como ocorre essa alterao.
Tabela 2.2 Variveis que afetam a quantidade ofertada de bens e servios.
Variveis que afetam a quantidade ofertada

Uma alterao nessa varivel gera

7 f J J J J A ' J

Preo do bem Preo dos insumos Preo de outros bens Tecnologia Impostos Subsdios Expectativas de maiores preos futuros do produto Nmero de empresas

Movimento para a direita e ao longo da curva de oferta Desloca a curva de oferta para a esquerda

I I
Desloca a curva de oferta para a esquerda Desloca a curva de oferta para a direita Desloca a curva de oferta para a esquerda Desloca a curva de oferta para a direita Desloca a curva de oferta para a esquerda Desloca a curva de oferta para a direita

Oferta de mercado
A oferta de mercado o somatrio das ofertas individuais. A quantidade ofertada no mercado depende dos fatores que determinam a quantidade ofertada pelos vendedores individuais. Suponha, por exemplo, que somente duas lojas de livros, lojas A e B, sejam responsveis pelo abastecimento de livros no mercado como um todo de uma pequena cidade. A oferta de mercado de livros , ento, a soma das ofertas individuais das lojas A e B, como pode ser visto a seguir:
Plivro 0 QlojaA 0 QlojaB 0 Smercado 0

H B HHHHK
2 2 4

32

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

2.4 EQUILBRIO DE MERCADO


A combinao da oferta com demanda gera o equilbrio de mercado E, que pode ser visualizado na Figura 2.9. Traando as curvas de oferta e demanda num mesmo grfico, Quantidade x Preo, possvel observar um ponto em que essas duas curvas se cruzam. Esse ponto denominado de equilbrio de mercado. Nele, tem-se o preo de equilbrio e a quantidade de equilbrio. Equilbrio uma situao em que a oferta e a demanda coincidem. Ao preo de equilbrio, a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar exatamente igual quantidade que os vendedores desejam e podem vender. O preo de equilbrio tambm denominado preo de ajustamento do mercado, porque a este preo todo o mercado foi atendido.
> Equilbrio: situao onde no existe excesso ou escassez de oferta e demanda. A quantidade Qe que os consumidores desejam comprar igual quantidade que os produtores desejam vender. O preo Pe que os consumidores desejam pagar igual ao preo que os vendedores desejam vender.

c (ii) e c Quandc 2.10, a qua res podem; nvel de eqi Quandc do preo dt ofertada. D; ro grande d aumentar o dos preos
> Excesso
der

(i)

> Excesso consegu

tudi

Figura 2.9 Equilbrio de mercado de um bem ou servio.

Figura 2.1

Excesso de oferta e de demanda


Fora do ponto de equilbrio, ou seja, quando h desequilbrio de mercado, duas situaes so possveis:

Microeconomia: Demanda e Oferta

33

(i) excesso de oferta: situao em que a quantidade ofertada maior que a quantidade demandada; (ii) excesso de demanda: situao em que a quantidade demandada maior que a quantidade ofertada. Quando o preo est acima do preo de equilbrio, de acordo com a Figura 2.10, a quantidade ofertada superior quantidade demandada. Os fornecedores podem aumentar as vendas reduzindo os preos e isso conduz os preos a um nvel de equilbrio. Quando h excesso de demanda, como na Figura 2.11, o preo est abaixo do preo de equilbrio e a quantidade demandada maior do que a quantidade ofertada. Dado que muitos compradores esto interessados em adquirir um nmero grande de bens, os fornecedores podem aproveitar a escassez do produto para aumentar os preos. Portanto, em ambos os casos de desequilbrio, o ajustamento dos preos conduz o mercado na direo do equilbrio entre oferta e demanda.
> Excesso de oferta: preo est acima do equilbrio e os produtores no conseguem vender tudo o que desejam a esse nvel de preo. > Excesso de demanda: o preo est abaixo do preo de equilbrio e os consumidores no conseguem comprar a quantidade desejada a esse nvel de preos.

Excesso de oferta
(Q. >

Figura 2.10 Excesso de oferta com preo acima do preo de equilbrio.

uas

34

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Figura 2.11 Excesso de demanda com preo abaixo do preo de equilbrio.

Qs

Qd

Q.

Alteraes do equilbrio
Devem-se seguir trs passos para se analisar possveis alteraes do equilbrio: I - decidir se o evento interfere na curva de oferta ou de demanda (ou em ambas); II - decidir em qual direo a curva se desloca (direita ou esquerda); III - usar o diagrama de oferta e demanda para ver como o deslocamento altera o equilbrio. Nas economias de mercado, os preos so sinais que orientam as decises econmicas e assim alocam os recursos escassos. Para cada um dos bens da economia, o preo assegura que oferta e demanda se igualem. O preo de equilbrio determina o quanto os compradores compram e o quanto os produtores vendem. A Figura 2.12 mostra uma alterao de equilbrio (E 0 para causada por um aumento da demanda. Um aumento da demanda, ceteris paribus, gera maior quantidade e um preo mais elevado do produto no mercado.

Figura 2.12

A Figura elevao da c de maior qu

Figura 2.13

> Uma el > Uma n > Uma e

> Uma r

quanti

quanU

Microeconomia: Demanda e Oferta

35

s
v

'

s
9

\
\
u

Qo

Q,

Figura 2.12 Alterao no equilbrio devido a uma elevao da demanda. A Figura 2.13 mostra a alterao do equilbrio E 0 para E p decorrente de uma elevao da oferta. Um aumento da oferta, ceteris paribus, conduz a uma situao de maior quantidade e menor preo no mercado.

Figura 2.13 Alterao no equilbrio devido a uma elevao da oferta. > Uma elevao da demanda causa uma elevao no preo e na quantidade de equilbrio. > Uma reduo da demanda causa uma reduo no preo e na quantidade de equilbrio. > Uma elevao da oferta causa uma reduo no preo de equilbrio e um aumento na quantidade de equilbrio. > Uma reduo da oferta causa uma elevao no preo de equilbrio e uma reduo na quantidade de equilbrio.

36

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Cabe mencionar que ocorrem, muitas vezes, no mercado, alteraes simultneas nas curvas de demanda e oferta, gerando consequentemente resultados diversos s alteraes isoladas de demanda e de oferta.

Exerccio resolvido
Dados D = 32 - 4P e S = 20 + 2P onde: D = funo demanda; S = funo oferta; P = preo. a) Determinar o preo de equilbrio e a respectiva quantidade. Em equilbrio, D = S 32 - 4P = 20 + 2P 6P = 12 Pe = 2 Para determinar Q e , basta substituir o valor de P = 2 em qualquer das funes acima, S ou D. S = 20 + 2(2) = 24 24 b) Se D = 12, qual o novo preo? Com esse preo, existe excesso de demanda ou oferta? Qual a medida desse excesso? 12 = 32 - 4(P) P = 5 e S = 20 + 2(5) = 30 A quantidade ofertada maior que a quantidade demandada e, portanto, existe um excesso de oferta de 18 unidades do produto.

2.5 ELASTICIDADE
Elasticidade um conceito que, em termos gerais, capta o impacto, a sensibilidade em uma varivel proveniente de uma mudana em outra varivel. No universo da demanda e oferta, a elasticidade mede a resposta da quantidade demandada ou da quantidade ofertada s variaes em seus determinantes.

Microeconomia: Demanda e Oferta

37

> Elasticidade a alterao percentual em uma varivel, dada uma variao percentual > Elasticidade sinnimo de sensibilidade, resposta, reao ou impacto de uma varivel, em face de mudanas em outras variveis.

em outra, ceteris paribus.

Existem quatro tipos mais usuais de elasticidade em Microeconomia: I - elasticidade-preo da demanda; II - elasticidade-renda; III - elasticidade-preo cruzada da demanda; IV - elasticidade-preo da oferta.

Elasticidade-preo da demanda
A lei da demanda afirma que uma queda no preo de um bem aumenta a quantidade demandada deste bem. A elasticidade-preo da demanda mede o grau em que a quantidade demandada responde s variaes de preo e se expressa como o quociente entre a variao percentual da quantidade demandada do bem, produzida por uma variao de seu preo em 1%, mantendo-se constante os demais fatores. , demanda , , = Variao % da quantidade demandada Elasticidade-preo da Variao % do preo A elasticidade-preo da demanda sempre negativa, dado que o preo e a quantidade demandada do produto variam em direes opostas. Diz-se que a demanda de um bem elstica se a quantidade demandada responde substancialmente s variaes no preo. Por outro lado, a demanda de um bem inelstica se a quantidade demandada responde ligeiramente s variaes no preo. Ainda nesse sentido, existem dois casos extremos: quando a demanda perfeitamente inelstica e quando a demanda perfeitamente elstica. A Figura 2.14 mostra o comportamento da curva de demanda quando ela perfeitamente inelstica, portanto, com elasticidade igual a zero. Do contrrio, quando se tem uma curva de demanda paralela ao eixo das quantidades, como na Figura 2.15, temse a elasticidade perfeitamente elstica, com valor igual a infinito. Tem-se ainda a elasticidade unitria, em que a variao percentual na quantidade igual variao percentual no preo, de tal forma que a elasticidade assume valor igual a 1.

38

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Figura 2.14 Demanda perfeitamente

inelstica (E 0).

Figura 2.15 Demanda perfeitamente

elstica (E = oo).

> Perfeitamente inelstica: consumidores so completamente insensveis s variaes nos preos. Elasticidade zero, a quantidade demandada no reage variao nos preos. > Perfeitamente elstica: consumidores so extremamente sensveis s variaes nos preos. Elasticidade infinita, os compradores no esto dispostos a pagar mais que determinado preo, qualquer que seja a quantidade do bem. > Elasticidade unitria: a resposta na quantidade demandada igual variao nos preos. A elasticidade-preo da demanda depende de um grande nmero de foras econmicas, sociais e psicolgicas que afetam os desejos individuais. Contudo, existem algumas regras gerais relativas aos fatores que determinam a elasticidade-preo da demanda.

Microeconomia: Demanda e Oferta

39

Quais bens so mais elsticos?


A demanda tende a ser mais elstica se o bem suprfluo, se h muitos bens substitutos no mercado, se o mercado restrito e se o horizonte de anlise temporal de longo prazo. Por outro lado, a demanda tende a ser mais inelstica se o bem for essencial ou necessrio, se existem poucos substitutos, quando o mercado no bem delimitado e quando o horizonte de anlise temporal de curto prazo. Os bens necessrios tendem a ter demandas inelsticas. A razo que, para a maioria das pessoas, consultas mdicas, por exemplo, so uma necessidade e veleiros, suprfluos. Ou, ainda, um aumento no preo do feijo gera menos impacto na quantidade demandada de feijo, enquanto um aumento no preo de uma joia acarreta mais facilmente uma diminuio na quantidade demandada de jias. Bens que dispem de substitutos prximos tendem a ter uma demanda mais elstica, porque mais fcil para o consumidor trocar um bem por outro. Por exemplo, o requeijo , provavelmente, menos elstico que a manteiga, que pode ser mais facilmente substituda pela margarina. O horizonte de tempo tambm influencia na elasticidade dos bens. Os bens tendem a ter uma demanda mais elstica em longos horizontes temporais. Um produto como a gasolina, por exemplo, quando tem seu preo aumentado, no gera respostas imediatas em termos de grande diminuio da quantidade demandada. E provvel que a demanda no caia muito nos meses iniciais. Com o tempo, no entanto, os consumidores procuraro alternativas, como carro a lcool ou utilizao de transporte coletivo. No curto prazo, a gasolina um produto relativamente inelstico, enquanto no longo prazo mais elstico. Em mercados mais restritos, a demanda mais elstica porque mais fcil encontrar substitutos prximos para os bens. Uma marca especfica de creme dental pode ser substituda por diversas outras marcas e a elasticidade de demanda elevada. Por outro lado, mercados muito amplos apresentam elasticidade da demanda baixa. O mercado de alimentos, de maneira ampla, de difcil substituio, sendo, portanto, um mercado inelstico s variaes nos preos. A magnitude da elasticidade-preo da demanda que sinaliza se o produto elstico ou inelstico. Uma alta elasticidade-preo implica numa grande resposta da quantidade demandada s variaes no preo, caracterstica de bens elsticos. E uma baixa elasticidade-preo significa uma pequena resposta da quantidade demandada s variaes de preo, caracterstica de bens inelsticos. E possvel classificar as curvas de demanda, como na Figura 2.16, de acordo com sua elasticidade. A demanda inelstica quando menor do que 1, de modo que a quantidade varia proporcionalmente menos do que o preo. elstica quan-

40

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

do maior do que 1, de modo que a quantidade varia proporcionalmente mais do que o preo. A elasticidade-preo da demanda est intimamente relacionada com a inclinao da curva de demanda. Quanto mais horizontal for uma curva de demanda, maior ser a elasticidade-preo da demanda. Quanto mais vertical for uma curva de demanda, menor ser a elasticidade-preo da demanda.

Elasticidad

Q.

Qn

Figura 2.16 Curvas de demanda inelstica e elstica.

Exerccio resolvido
Suponha que um aumento do picol de $ 2 para $ 2,20 provoque uma queda na quantidade demandada de 10 para 8 unidades mensais. Calculando a variao percentual do preo, tem-se: AP = (2,20 - 2,00) / 2,00 = 0,10 x 100 = 10% Da mesma forma, tem-se a variao da quantidade demandada como: AQ = (8 - 10) / 1 0 = - 0,20 x 100 = -20% Assim, tem-se: Elasticidade-preo da demanda = = -2 10% Nesse caso, a elasticidade igual a 2, implicando que a variao na quantidade demandada duas vezes maior do que a variao do preo. Como a quantidade demandada de um bem se relaciona negativamente com seu preo, a variao percentual da quantidade ter sempre o sinal oposto ao da variao percentual do preo. No exemplo, a variao percentual do preo de

Microeconomia: Demanda e Oferta

4I

onalmente mais ada com a incliva de demanda, ai for uma curva

10% positivos (refletindo um aumento) e a variao percentual da quantidade demandada de 20% negativos (refletindo uma reduo). Portanto, a elasticidadepreo da demanda sempre um nmero negativo.

Elasticidade-renda da demanda
Alm da elasticidade-preo da demanda, tem-se a elasticidade-renda da demanda, que mede como a quantidade demandada varia quando a renda dos consumidores varia. A elasticidade-renda a variao percentual da quantidade demandada dividida pela variao percentual da renda. Isto , Elasticidade-renda da demanda Variao % da quantidade demandada Variao % da renda

Como a maior parte dos bens normal, rendas maiores implicam em aumentos na quantidade demandada dos produtos. Dado que a quantidade demandada e a renda se movem na mesma direo, os bens normais tm elasticidade-renda positiva. Bens como carne de qualidade inferior e passagens de nibus so bens inferiores: rendas mais altas reduzem a quantidade demandada desses produtos. Nesse caso, a elasticidade-renda negativa. que uma queda indo a variao
> > > > Elasticidade-renda Elasticidade-renda Elasticidade-renda Elasticidade-renda >1 >0e<1 <0 =0 Bens Superiores ou Suprfluos Bens Normais Bens Inferiores Bens Renda-Neutros

la como:

Bens e servios necessrios tendem a ser inelsticos quanto renda. Como exemplos, tm-se: alimentao, combustvel, roupas bsicas etc. Bens e servios suprfluos tendem a ser elsticos quanto renda. Como exemplos, tm-se: carros de luxo, casacos de pele, restaurantes sofisticados, viagens ao exterior etc.

0 na quantidaivamente com 1 oposto ao da do preo de

Elasticidade-preo cruzada da demanda


a variao percentual da quantidade demandada do bem A, dada uma variao percentual no preo do bem B, ceteris paribus.

42

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Elasticidade-preo cruzada da demanda

Variao % da quantidade demandada de A Variao % do preo de B

Por exemplo, se um aumento de 20% no preo dos sapatos levar a uma queda de 5% na demanda por meias, diz-se que a elasticidade-preo cruzada da demanda de meias igual a - 5%/20%, ou - 0,25. A elasticidade-preo cruzada pode ser positiva ou negativa. Quando ela positiva, os bens A e B so substitutos. Quando ela negativa, os bens A e B so complementares, como o caso dos sapatos e meias.
> Elasticidade-preo cruzada > 0 bens substitutos > Elasticidade-preo cruzada < 0 bens complementares

Elasticidade-preo da oferta
possvel mensurar tambm a elasticidade da oferta. A lei da oferta afirma que quanto mais alto o preo do produto, maior a quantidade ofertada do mesmo. A elasticidade-preo da oferta mede o quanto a quantidade ofertada de um bem responde s alteraes nos preos. Diz-se que a oferta de um bem elstica se a quantidade ofertada do bem reage substancialmente a uma variao em seu preo. De outra forma, a oferta de um bem inelstica se a quantidade ofertada do bem reage pouco a uma variao em seus preos. , oferta = Variao % da quantidade ofertada Elasticidade-preo da Variao % do preo A elasticidade-preo da oferta sempre positiva, dado que o preo e a quantidade ofertada do produto variam na mesma direo, ou seja, quando o preo aumenta, a quantidade ofertada aumenta e vice-versa. A elasticidade-preo da oferta depende da possibilidade que os vendedores tm de alterar a quantidade ofertada do bem que produzem. Na maioria dos mercados, um determinante chave da elasticidade da oferta o perodo de tempo considerado. Em geral, a oferta mais elstica no longo prazo do que no curto prazo. Em curtos intervalos de tempo, a quantidade ofertada no responde muito ao preo. Mas, no longo prazo, as empresas podem construir novas fbricas ou fechar as antigas, alm da possibilidade de novas empresas entrarem no mercado. Assim, no longo prazo, a quantidade ofertada pode alterar-se substancialmente em resposta s variaes no preo.

Microeconomia: Demanda e Oferta

43

Suponha, por exemplo, que quando o preo do biscoito aumenta de $ 3,00 para $ 3,30, os fabricantes de biscoito aumentem a sua produo de 10 mil biscoitos/ms para 11.500 biscoitos/ms. A variao percentual do preo seria calculada da seguinte forma: AP = (3,30 - 3,00) / 3,00 = 0,10 x 100 = 10% Da mesma forma, a variao percentual da quantidade ofertada seria: AQ = (11.500 - 10.000) / 10.000 = 0,15 x 100 = 15% Assim, 15% Elasticidade-preo da oferta = 10% = 1,5 Como a elasticidade-preo da oferta de 1,5 maior do que 1, a quantidade ofertada de biscoitos varia proporcionalmente mais do que o preo de biscoitos. A elasticidade-preo da oferta est intimamente associada inclinao da curva de oferta. No caso extremo de uma elasticidade igual a zero, a oferta perfeitamente inelstica e a curva de oferta vertical, conforme a Figura 2.17, que mostra que mesmo que o preo do bem varie de R$ 5,00 para R$ 10,00, a quantidade ofertada permanece em 100. Nesse caso, a oferta constante, qualquer que seja o preo. medida que aumenta a elasticidade, a curva de oferta vai se inclinando, com a quantidade ofertada respondendo mais s variaes do preo. A Figura 2.18 apresenta uma curva de oferta inelstica. Quando o preo do bem sobe de R$ 5,00 para R$ 7,00, ou seja, h uma elevao de 40%, a quantidade ofertada eleva-se em apenas 10%. Na Figura 2.19, tem-se a elasticidade de oferta unitria, o que significa que os aumentos no preo e quantidade ofertada so proporcionais. Nesse caso, com uma elevao de 40% nos preos, a resposta da quantidade ofertada aumenta no mesmo percentual. J a Figura 2.20 mostra uma curva de oferta elstica, ou seja, enquanto os preos passam de R$ 5,00 para R$ 7,00, com aumento de 40%, a quantidade ofertada se eleva em 80%, aumentando de 100 unidades para 180. No extremo oposto, na Figura 2.21, est a oferta infinitamente elstica, caso em que a elasticidade-preo da oferta se aproxima do infinito e a curva se torna horizontal, indicando que mudanas muito pequenas no preo provocam grandes variaes na quantidade ofertada.

Microeconomia: Demanda e Oferta

45

Figura 2.21 Oferta perfeitamente > > > > >

elstica (E = cJ.
00

Oferta Perfeitamente Elstica = Oferta Relativamente Elstica > Oferta Unitria = Oferta Relativamente Inelstica< Oferta Perfeitamente Inelstica=

1 1 1 0

Exerccio resolvido
Complete o quadro a seguir, dados o preo unitrio e a quantidade demandada de refrigerantes, e conclua se o produto possui demanda elstica ou inelstica:

46

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

Preo unitrio do refrigerante (R$) (P) R$l,50 R$ 1,75

Quantidade demandada (
e m m i l

Variao percentual da quantidade (AQ/Q X 100)

Variao percentual do preo (AP/P


2 5

Elasticidade da demanda (Ep)

(Q) 45 30

100) -15/45 0,25/1,50 = -2

. , xlOO 1,50

Dessa forma, o valor encontrado para a elasticidade-preo da demanda igual a - 2, ou seja, a demanda elstica, pois o aumento percentual do preo gerou uma queda percentual na quantidade demandada igual a 2.

2.6 PRINCIPAIS REGIMES DE MERCADO


O mercado todo lugar onde se realizam compras e vendas de bens e servios. Existem diferentes mercados, segundo o tipo de ofertantes ou produtores, quais sejam: Concorrncia Perfeita, Monoplio, Oligoplio e Concorrncia Monopolstica. Essas estruturas de mercado esto condicionadas por trs variveis principais: I - nmero de firmas produtoras no mercado; II - diferenciao do produto; III - existncia de barreiras entrada de novas empresas.

Concorrncia perfeita
Um mercado de Concorrncia Perfeita possui as seguintes caractersticas: I - nmero grande de empresas produtoras e de compradores, agindo de forma independente, de tal maneira que nenhum deles tenha condies ou poder suficiente para influir na oferta, na demanda e nos preos de equilbrio; II - semelhana nos produtos vendidos pelas empresas produtoras, de tal modo que o consumidor seja indiferente entre adquirir o produto da firma X, Y ou Z; III - as empresas entram e saem do mercado livremente, ou seja, no existem empecilhos ou barreiras entrada de novas firmas no mercado ou sada de firmas existentes do mercado; IV - dada a padronizao dos produtos e dado o nmero elevado de vendedores e compradores, o preo o elemento essencial na competio

Microeconomia: Demanda e Oferta

47

pelos clientes. As empresas so tomadoras de preos, ou seja, elas no tm condies de impor preos de mercado; V - existe transparncia no mercado, ou seja, todos os participantes tm pleno conhecimento das condies gerais do mercado. Os produtos agrcolas e as feiras de produtos hortifrutigranjeiros so exemplos que mais se aproximam da Concorrncia Perfeita.

Monoplio
O Monoplio um regime de mercado oposto Concorrncia Perfeita, que se caracteriza por possuir apenas uma firma no mercado. Como se trata de uma nica firma, a demanda total do mercado igual demanda da empresa. Suas principais caractersticas so: I - existe apenas uma empresa no mercado, dominando completamente a oferta do setor; II - no existem produtos substitutos para o produto vendido pelo monopolista, de tal forma que os compradores no possuem outras opes de compra; III - existem barreiras entrada ou dificuldades de ingresso de outras empresas no mercado, o que faz com que no haja concorrentes e o monopolista domine completamente o mercado; IV - existe poder de mercado, ou seja, o monopolista tem capacidade de influir nos preos e no abastecimento do mercado, pois controla a produo; V - por dominarem os mercados, os monoplios raramente se utilizam do marketing e a propaganda tem outras finalidades; VI - os monoplios surgem porque certos recursos so propriedade de uma nica empresa ou porque o governo concede a determinada empresa a exclusividade na produo de certo bem ou servio. A produo de diamantes De Beers na frica do Sul, que detm 80% da produo mundial de diamantes, um exemplo de monoplio de uma empresa privada que tem a maior parcela da propriedade de um recurso. Por outro lado, atividades ligadas prospeco de petrleo so exemplos de monoplios criados pelo governo, visando ao interesse nacional. Existem tambm monoplios garantidos por patentes, direitos autorais e franquias. Muitas vezes, observa-se adicionalmente o monoplio natural, ou seja, uma nica empresa pode oferecer um produto ou servio para o mercado inteiro por um custo menor do que duas ou mais empresas. o caso de empresas de distri-

48

Economia Fontes / Ribeiro / Amorim / Santos

buio de gua, como COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e SAAE (Servio Autnomo de Agua e Esgoto), onde no compensa duas empresas distintas investirem em rede de encanamento de uma mesma cidade.
O monoplio pode surgir por diferentes razes: > Causas naturais: surge atravs da posse de terra que contm determinados minrios, guas termais etc. > Licenciamento: o Estado pode permitir a existncia de certos monoplios ou cri-los atravs de leis de licenciamento. > Indivisibilidades: devem-se s descontinuidades no processo de produo. impossvel ter meia ponte ou meia estrada.

McCormick et al. (1976)

Por ltimo, cabe ressaltar que o monopolista no tem curva de oferta. Anteriormente, esta foi definida como positivamente inclinada, com o preo e a quantidade ofertada variando na mesma direo. Contudo, num mercado monopolista, no existe uma relao nica entre quantidade ofertada e preo. Ou seja, uma mesma quantidade pode ser vendida a diferentes preos ou diferentes quantidades podem ser vendidas ao mesmo preo.

Oligoplio
O Oligoplio um caso intermedirio de regime de mercado, caracterizado pela existncia de poucas grandes empresas com poder de fixar os preos de venda dos seus produtos. E o regime de mercado mais prximo do Monoplio. Suas caractersticas mais marcantes so: I - h apenas poucos grandes vendedores, que suprem a maior parcela do mercado; II - a empresa oligopolista pode produzir tanto produtos padronizados, como o caso das atividades de minerao, como produtos diferenciados, como o caso dos automveis; III - como so poucas empresas produtoras, o controle sobre o preo do produto grande, havendo possibilidades de acordos, conluios e formao de cartis com as empresas, agindo de forma combinada. Ressalta-se que quando um cartel formado, ele passa a agir com todos os poderes de um monoplio.

Microeconomia: Demanda e Oferta

49

A essncia do comportamento oligopolstico que cada firma sabe que uma mudana em seu comportamento ter efeitos perceptveis nas vendas e lucros dos seus concorrentes.

Concorrncia monopolstica
E um regime de mercado tambm intermedirio, sendo o mais prximo da Concorrncia Perfeita, apesar de ter alguns aspectos similares ao Monoplio e Oligoplio. Suas principais caractersticas so: I - existem muitas empresas concorrendo pelos mesmos consumidores; II - h diferenciao de produtos, com cada empresa oferecendo um produto ligeiramente diferente dos demais; III - h livre entrada e sada no mercado, sem qualquer restrio para as empresas; IV - h certo controle de preo, dependendo da diferenciao do produto. O mercado de livros, discos, restaurantes, mveis e barzinhos exemplo de Concorrncia Monopolstica. Um livro um livro, mas um livro de Jorge Amado no substitui um outro de Paul Krugman. O mesmo acontece com os discos; se o consumidor aprecia msica clssica, ele no substitui facilmente um disco de Mozart por um disco de Djavan. O consumidor que gosta de comida italiana no troca a ida a uma cantina por um jantar num restaurante de comida japonesa. Pode-se concluir, assim, que no existe um tipo nico de mercado, existem vrios. Alguns deles tm caractersticas mais prximas da Concorrncia Perfeita, outros de Monoplio, Oligoplio ou Concorrncia Monopolstica.
> Concorrncia Perfeita: produtos homogneos, compradores e vendedores so tomadores de preos. > Monoplio: um nico vendedor controla os preos. > Oligoplio: poucos vendedores, competio no agressiva. > Concorrncia Monopolstica: muitos vendedores, produtos diferenciados.

RESUMO
Este captulo examinou o funcionamento de uma economia de mercado, mais precisamente as questes relacionadas demanda e oferta dos bens e servios,

Das könnte Ihnen auch gefallen