Sie sind auf Seite 1von 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof.

Fabiano Sales Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA
Emprego de Tempos e Modos Verbais. Flexo Verbal. Vozes do Verbo.
SUMRIO
01. Saudao e Apresentao do Professor 02. Objetivo do Curso 03. Metodologia e Cronograma do Curso 04. Estrutura Verbal 05. Emprego de Tempos e Modos Verbais 06. Correlao Verbal 07. Classificao dos Verbos 08. Algumas Particularidades Verbais Recorrentes na FCC 09. Vozes Verbais 10. Lista das Questes Comentadas na Aula 11. Gabarito

PGINA
1 2 2 4 8 24 29 36 42 52 62

SAUDAO E APRESENTAO DO PROFESSOR Ol, vitoriosos amigos! Sejam muito bem-vindos! com imensa satisfao que iniciarei com vocs o curso de Lngua Portuguesa (Teoria e Questes Comentadas), destinado ao concurso de Agente Fiscal de Rendas, da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). A autorizao do certame est prevista para ocorrer ainda neste ano de 2012. Portanto, hora de antecipar os estudos e sair frente da concorrncia. Antes de apresentar os detalhes do presente curso, farei uma sucinta apresentao sobre mim. Meu nome Fabiano Sales, com formao em Letras (Portugus/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2004, iniciei minhas atividades docentes no Rio de Janeiro, onde leciono aulas de gramtica, de tcnicas de redao, de compreenso e interpretao de textos e de redao oficial. Atualmente, ministro aulas em cursos preparatrios, auxiliando diversos candidatos para os principais concursos pblicos do pas (Receita Federal, TCU, BACEN, BB, CEF, BNDES, TRTs, TRE's, entre outros). Possuo experincia com as principais bancas examinadoras, dentre as quais se destacam FGV, ESAF, NCE/UFRJ, Cesgranrio, CESPE/UnB e Fundao Carlos Chagas, sendo esta ltima a organizadora do prximo concurso para o cargo de Agente Fiscal de Rendas. Desde j, coloco-me inteira disposio de vocs para ajud-los a conquistar a sonhada vaga.

OBJETIVO DO CURSO O objetivo deste curso prepar-los de forma ampla para resolver as questes de Lngua Portuguesa relativas aos assuntos presentes no ltimo edital organizado pela Fundao Carlos Chagas. Para elaborar este curso, selecionei questes de provas anteriores organizadas pela FCC. Sendo assim, o curso voltado tanto para aqueles que
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa iniciam os estudos na matria, necessitando de uma preparao objetiva do contedo, como para os concurseiros experientes que desejam revisar os temas ou atualizar o conhecimento. No ltimo concurso para Agente Fiscal de Rendas, foram cobradas 30 (trinta) questes de Lngua Portuguesa. Em se tratando dessa disciplina, o edital regulador do concurso apresentou o seguinte contedo programtico:

Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Pontuao. Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Inteleco de texto.
METODOLOGIA E CRONOGRAMA DO CURSO
A metodologia do curso contempla, em cada tpico (sempre que possvel), a exposio da teoria seguida da resoluo e comentrio de questes anteriores sobre o assunto. Nos comentrios, poder haver explicaes novas. Assim, teoria e questes se complementam. Ao final de cada aula, sero elencadas as questes que foram comentadas, seguidas do gabarito.

Feitas as consideraes iniciais, apresento a vocs o cronograma de aulas, que seguiremos com a maior fidelidade possvel:

N DA AULA

CONTEDO

Aula 00 (demonstrativa) Morfologia (Parte 1): Emprego de tempos e modos verbais. Flexo verbal. Vozes do verbo. 28/04/12

Aula 01 05/05/12 Aula 02 12/05/12

Morfologia (Parte 2): Flexo nominal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao.

Ortografia oficial. Acentuao grfica.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa N DA AULA Aula 03 19/05/12 Aula 04 26/05/12 Aula 05 02/06/12 Aula 06 09/06/12 Aula 07 16/06/12 Aula 08 23/06/12 Aula 09 30/06/12 CONTEDO

Concordncia verbal e nominal.

Sintaxe da orao e do perodo.

Regncia verbal e nominal. Ocorrncia de crase.

Pontuao. Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).

Inteleco de texto.

Prova de Lngua Portuguesa comentada (2009) para o cargo de Agente de Fiscal de Rendas 30 questes.

Prova de Lngua Portuguesa comentada (2006) para o cargo de Agente de Fiscal de Rendas 40 questes.

Espero que vocs aproveitem o curso, tirem suas dvidas, estudem bastante e faam a prova com confiana. Desse modo, vamos comemorar a aprovao para o cargo de Agente Fiscal de Rendas de So Paulo (ICMS/SP)!

Para refletir: "Se voc quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicao total, buscar seu ltimo limite e dar o melhor de si mesmo." (Ayrton Senna)
Venham comigo!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa ESTRUTURA VERBAL

Amigos, iniciaremos nosso curso pelo estudo da classe verbal. Inicialmente, apresento a vocs a estrutura que compe os verbos, uma vez que ser por meio dela que identificaremos a conjugao e o sentido no texto. Em regra, o verbo formado por trs elementos: radical, vogal temtica e desinncias. RADICAL Por radical devemos entender o elemento que apresenta o significado da palavra. Em se tratando de formas verbais, o radical obtido a partir de sua forma infinitiva (o nome do verbo), suprimindo as terminaes -AR, -ER ou -IR: Cantar Cant- (radical) Vender Vend- (radical) Partir Part- (radical) VOGAL TEMTICA o elemento que prepara o radical para o recebimento das desinncias. por meio da vogal temtica que se identifica a conjugao a que o verbo pertence. Cantar -a- (1 conjugao) Vender -e- (2 conjugao) Partir -i- (3 conjugao) E a que conjugao pertence o verbo pr ? Meus amigos, esse verbo (e os derivados compor, decompor, supor etc.) pertence 2 conjugao, uma vez que apresenta -e- como vogal temtica, devido sua origem da forma latina ponere. Notem que, em algumas pessoas verbais, a vogal temtica -e- aparece ao longo da conjugao. Exemplo: Presente do indicativo Eu ponho / Tu pes / Ele pe / Ns pomos / Vs pondes / Eles pem TEMA Por meio da unio entre radical e vogal temtica temos o que se chama tema. Fala (tema) fal- (radical) + -a (vogal temtica) Vende (tema) vend- (radical) + -e (vogal temtica) Parti (tema) part- (radical) + -i (vogal temtica)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Aqui chamo a ateno de vocs para as desinncias, pois a partir delas que perceberemos as flexes verbais. As desinncias subdividem-se em: modo-temporais indicam o modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e o tempo verbal (presente, passado e futuro); e nmero-pessoais indicam o nmero (singular e plural) e a pessoa do discurso (1, 2 e 3). Exemplos:

Cant

va

radical

vogal DMT temtica

DNP

CANT- : radical apresenta o significado da palavra. -A- : vogal temtica indica que o verbo pertence 1 conjugao. -VA- : desinncia modo-temporal indica que o verbo est flexionado no pretrito imperfeito do indicativo. -S : desinncia nmero-pessoal indica que o verbo est flexionado na 2 pessoa do singular.

Vend

re

mos

radical

vogal DMT temtica

DNP

VEND- : radical apresenta o significado da palavra. -E- : vogal temtica indica que o verbo pertence 2 conjugao.

-RE- : desinncia modo-temporal indica que o verbo est flexionado no futuro do presente do indicativo. -MOS : desinncia nmero-pessoal indica que o verbo est flexionado na 1 pessoa do plural.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

Part

ra

radical

vogal DMT temtica

DNP

PART- : radical apresenta o significado da palavra. -I- : vogal temtica indica que o verbo pertence 3 conjugao. -RA- : desinncia modo-temporal indica que o verbo est flexionado no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. -S : desinncia nmero-pessoal indica que o verbo est flexionado na 2 pessoa do singular. A seguir, apresentarei a vocs o paradigma das desinncias modotemporais e nmero-pessoais. DESINNCIAS MODO-TEMPORAIS 1 2 e 3 Tempo Exemplo Exemplo Conjugao Conjugaes vendo, parto Presente falo (zero) (zero) Pretrito vendi, parti falei (zero) (zero) perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente Subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro -va (-ve) falava, falveis falara, falreis falar, falareis falaria, falareis fale, faleis falasse, falasses falar, falares -ia (-e)
vendia, vendeis; partia, parteis vendera, vendreis; partira, partreis vender, vendereis; partir, partireis venderia, vendereis; partiria, partireis

Modo

Indicativo

-ra (-re) tono -ra (-re) tnico

-ra (-re) tono -ra (-re) tnico

-ria (-re)

-ria (-re)

-e -sse -r

-a -sse -r

venda, parta vendesse, partisse vender, partir

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa DESINNCIAS MODO-TEMPORAIS 1 2 e 3 Exemplo Exemplo Conjugao Conjugaes fale, vendam, -e -a falemos partam no fale, no vendam, -e no -a no partam falemos falar, vendermos, -r -r falares partirmos

Modo

Tempo Afirmativo

Imperativo Negativo Infinitivo Pessoal

DESINNCIAS NMERO-PESSOAIS 1 pessoa do singular


-o (no Presente do indicativo): falo, vendo, parto. -i (no Pretrito perfeito e no Futuro do presente do indicativo): falei, vendi, parti; falarei. (nos demais tempos e modos): falava, falaria, falara, falasse. 2 pessoa do singular -s (em todos os tempos, exceto no Imperativo afirmativo): falas, vendes, partes; falars. -ste (no Pretrito perfeito do indicativo): falaste, vendeste, partiste. (no Imperativo afirmativo): fala (tu), vende (tu), parte (tu). 3 pessoa do singular -u (Pretrito perfeito do indicativo): falou, vendeu, partiu. (nos demais tempos e modos): falava, falaria, falara, falasse. 1 pessoa do plural -mos: falamos, vendemos, partimos. 2 pessoa do plural -stes (no Pretrito perfeito do indicativo): falastes, vendestes, partistes. -des (no Futuro do subjuntivo e no Infinitivo pessoal): falardes, venderdes, partirdes. -i (no Imperativo afirmativo): falai (vs), vendei (vs), parti (vs). -is (nos demais tempos e modos): falais, vendeis, partis. -des(no Presente do indicativo dos verbos irregulares ter, vir, pr, ver, rir, ir): vindes, ides. 3 pessoa do plural -ram (Pretrito perfeito do indicativo): cantaram, venderam, partiram. -o (no Futuro do presente do indicativo): cantaro, vendero, partiro. -em (no Futuro do subjuntivo e no Infinitivo pessoal): cantarem, venderem, partirem. -m (nos demais tempos e modos): cantam, vendem, partem; cantavam, vendiam, partiam.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa MODOS E TEMPOS VERBAIS Modo verbal apresenta a relao existente entre o falante e o fato expresso pela ao verbal. Os modos verbais so indicativo, subjuntivo e imperativo. Modo indicativo transmite a ideia de fatos certos, reais. Exemplo: Ns estudamos para o concurso. Modo subjuntivo transmite a ideia de fatos duvidosos, possveis, hipotticos. Exemplo: provvel que estudemos para o concurso. Modo imperativo transmite a ideia de ordem, pedido, desejo. Exemplo: Estudem para o concurso.

EMPREGO DOS TEMPOS VERBAIS Indicativo O presente empregado para: - denotar um fato atual, ou seja, que acontece no momento em que se fala. denominado presente atual. Exemplo: Enquanto falo, voc estuda. - denotar verdades permanentes. denominado presente universal. Exemplos: O homem mortal. - denotar uma ao habitual, frequente. denominado presente frequentativo. Exemplo: Estudamos muito. - proporcionar vivacidade a fatos ocorridos no passado. Denomina-se presente histrico. Exemplo: 1994: Romrio dribla a pobreza, o preconceito e as regras e se torna o rei da
Copa.

- denotar uma ao futura, contudo prxima. Exemplo: Amanh vou ao jogo do Vasco.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa O pretrito perfeito apresenta a ao totalmente concluda. Exemplo: Estudei para passar nesta prova.

O pretrito imperfeito empregado para: - indicar uma ao que, no passado, ocorria com habitualidade. denominado imperfeito frequentativo. Exemplo: Acordava, tomava banho e ia estudar. - indicar uma ao passada, porm no totalmente concluda em relao outra. Exemplo: Quando o professor entrou, o aluno fazia a prova. - substituir o presente, com o matiz semntico de cortesia, atenuando um pedido. Exemplo: Eu queria saber se voc estudou para a prova.

O pretrito mais-que-perfeito indica uma ao passada anterior outra, tambm passada. Exemplo: A sesso de cinema j comeara quando entramos.

Dica estratgica! O pretrito mais-que-perfeito pode substituir o futuro do pretrito ou o pretrito imperfeito do subjuntivo. Exemplos: Quem me dera ficar em primeiro lugar! No fora o fiscal de sala, teramos passado na prova. (No fosse o fiscal de sala...)

O futuro do presente indica uma ao que ainda ser realizada. Exemplo: Neste concurso, seremos aprovados.

Dica estratgica! O futuro do presente do indicativo pode indicar uma verdade universal, surgindo com valor semntico de imperativo. Exemplo: No matars!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa O futuro do pretrito empregado para: - indicar um futuro dependente de alguma condio. Exemplo: Passaria no concurso, se tivesse estudado. - indicar um fato (futuro) posterior em relao a outro passado. Exemplo: Elas disseram que estudariam para o concurso. - expressar polidez. Exemplo: Voc poderia abrir a janela?

Subjuntivo O presente empregado indica um fato duvidoso ou provvel. Para facilitar a conjugao, insiram o advrbio talvez. Exemplo: (Talvez) Tenha sucesso no concurso.

O pretrito imperfeito indica uma concesso, por meio de um fato hipottico. Para facilitar a conjugao, insiram a conjuno condicional SE. Exemplos: Se voc estudasse mais, ficaria em primeiro lugar no concurso. Era provvel que a ocasio aparecesse. (Machado de Assis)

O futuro indica uma ao eventual. Para facilitar a conjugao, insiram a conjuno QUANDO. Exemplo: Quando eu passar no concurso, ficarei tranquilo.

Imperativo O modo imperativo exprime ordem, pedido, desejo. O imperativo subdivide-se em: - afirmativo. Exemplo: Estudem muito!

- negativo. Exemplo: No estudem a poucos instantes da prova!


Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa O modo imperativo formado a partir dos presentes do indicativo e do subjuntivo.
Presente do indicativo Imperativo afirmativo Presente do subjuntivo Imperativo negativo

Eu falo Tu falas Ele fala Ns falamos Vs falais Eles falam

Fala tu Fale voc Falemos ns Falai vs Falem vocs

Eu fale Tu fales Ele fale Ns falemos Vs faleis Eles falem

No fales tu No fale voc No falemos ns No faleis vs No falem vocs

Alm dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, h, ainda, as formas nominais. Mas por que a nomenclatura formas nominais se so verbos? Respondo a vocs que essa nomenclatura surgiu devido ao comportamento como nomes (substantivo, adjetivo e advrbio). As formas nominais so: Infinitivo a forma como se designam os verbos, ou seja, o prprio nome do verbo. Termina em -r (falar, vender, partir). E quando o infinitivo se comporta como nome? Nos seguintes exemplos: Recordar viver. (= A recordao vida.) Sorrir alegria. (= Sorriso alegria.)

Gerndio indica um processo prolongado ou incompleto. Termina em -ndo. Aparece em locues verbais e em oraes reduzidas. Exemplo: Estamos estudando. (locuo verbal equivale a Estudamos.) Estudando, passaremos no concurso. (orao subordinada adverbial condicional reduzida de gerndio equivale a Se estudarmos, passaremos no concurso.)

Dica estratgica! O gerndio: - equivale a um advrbio. Exemplo: O homem caminhava cantando. (o modo como caminhava) - pode ter valor adjetivo. Exemplo: Crianas sorrindo. (= Crianas sorridentes.)
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Particpio termina em -do. Pode ser empregado em tempos compostos, na voz passiva, em oraes reduzidas e sob a forma de adjetivos. Exemplos: Ele tem passado em muitos concursos. (pretrito perfeito composto do subjuntivo) At a prova, terei estudado muito. (futuro do presente composto do indicativo) O aluno foi aprovado pela banca examinadora. (locuo verbal de voz passiva) Aprovado o aluno, tomou posse no cargo. (orao subordinada adverbial temporal reduzida de particpio) Este aluno est aprovado.

Dica estratgica! O particpio pode referir-se a fatos presentes, passados ou futuros. Exemplos: Terminada a prova, vamos para casa. (presente) Terminada a prova, fomos para casa. (passado) Terminada a prova, iremos para casa. (futuro)

Uma curiosidade: no gerndio e no particpio, o verbo vir apresenta a mesma forma: vindo. Para fazer a diferenciao, substituam o verbo vir pelo verbo ir: se, como resultado, aparecer -ido, a forma verbal estar no particpio; por outro lado, se aparecer -indo, o verbo estar no gerndio. Exemplos: Assim que o professor chegou, a diretora j tinha vindo. No exemplo acima, notem que cabe apenas a substituio da forma vindo por ido: Assim que o professor chegou, a diretora j tinha ido. Logo, vindo est no particpio. A diretora j est vindo. Em A diretora j est vindo., a forma verbal em destaque pode ser substituda apenas por indo: A diretora j est indo. Logo, vindo est no gerndio.

TEMPOS COMPOSTOS As formas verbais compostas so formadas por meio da seguinte estrutura: Ter ou Haver + Particpio (verbo auxiliar) (verbo principal) Em Lngua Portuguesa, os tempos compostos so:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa MODO INDICATIVO a) Pretrito perfeito (presente do indicativo + particpio) - traduz um fato cujo incio se deu no passado, mas que se repete at o momento presente. Exemplos: Cidadezinha que no tem cabido no mapa. O papel da polcia tem sido o de impor o medo.

b) Pretrito mais-que-perfeito (pretrito imperfeito do indicativo + particpio) traduz um evento passado anterior a outro, tambm passado. Exemplos: Apesar do vultoso investimento feito pelo governo, eu nunca tinha visto uma seca to severa no Nordeste. A essa altura eu j tinha pegado a segunda de uma figueira ... Quando cheguei, ele j tinha sado.

O pretrito mais-que-perfeito composto o nico tempo verbal que apresenta o mesmo valor semntico de sua forma simples. Portanto, ambas as estruturas se equivalem. Exemplos: Apesar do vultoso investimento feito pelo governo, eu nunca vira (= tinha visto) uma seca to severa no Nordeste. A essa altura eu j pegara (= tinha pegado) a segunda de uma figueira ... Quando cheguei, ele j sara (= tinha sado). c) Futuro do presente (futuro do presente do indicativo + particpio) - traduz um fato futuro em relao ao momento do texto, porm anterior a outro evento. Exemplo: Quando voc chegar, eu j terei concludo o relatrio.

d) Futuro do pretrito (futuro do pretrito do indicativo + particpio) - traduz um fato que poderia ter ocorrido posteriormente a determinado fato passado. Exemplo: Se dependesse de mim, teria vetado o repasse das verbas. MODO SUBJUNTIVO a) Pretrito perfeito (presente do subjuntivo + particpio) - traduz um fato totalmente terminado num momento passado. Exemplos: Basta que ele tenha existido. Nunca ouvi dizer que uma dessas trocas tenha obtido resultados aproveitveis.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa b) Pretrito mais-que-perfeito (pretrito imperfeito do subjuntivo + particpio) - traduz um evento passado anterior a outro, tambm passado. Exemplos: Espervamos que ela j tivesse chegado. Desejaria que ela j tivesse chegado.

c) Futuro (futuro do subjuntivo + particpio) - traduz um fato posterior ao momento atual, mas j terminado antes de outro fato futuro. Exemplo: Comemoraremos quando tiveres passado.

FORMAS NOMINAIS COMPOSTAS a) Infinitivo (infinitivo + particpio). Exemplo: Ter feito os exerccios foi o diferencial. b) Gerndio (gerndio + particpio). Exemplo: Tendo estudado as disciplinas, passei no concurso.

1. (FCC-2011/TRE-RN) Na frase ... como fazia em noites de trovoadas., o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) Ao ouvir as notcias... (B) ... D. Joo embarcou na carruagem... (C) ... que passara a madrugada... (D) ... bastaram algumas semanas... (E) ... que o aguardava... Comentrio: A forma verbal fazia encontra-se flexionada no pretrito imperfeito do indicativo, conforme percebemos pela desinncia modo-temporal -ia, recorrente em verbos de 2 e 3 conjugaes. Sendo assim, devemos encontrar, nas opes, uma forma verbal que esteja no mesmo tempo e modo. o que ocorre na assertiva E, uma vez que aguardava tambm est flexionada no pretrito imperfeito do indicativo. Como percebemos essa flexo? Por meio da desinncia modo-temporal -va, caracterstica de verbos de 1 conjugao. Gabarito: E.
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa 2. (FCC-2010/DPE-SP) A memria ajuda a definir quem somos. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontram os grifados est tambm grifado na frase: (A) ... para que possa interpretar... (B) Cientistas brasileiros e americanos demonstraram ser possvel apagar ... (C) ... tornou-se uma preocupao central nas sociedades modernas ... (D) ... que as clulas do crebro no se regeneravam. (E) O experimento indica que .... Comentrio: Ambas as formas verbais ajuda e somos esto flexionadas no presente do indicativo. Conforme o enunciado, ento, devemos encontrar verbos que estejam flexionados no mesmo tempo e modo. o que ocorre na assertiva E: o verbo indicar est empregado no presente do indicativo: O experimento indica que.... Gabarito: E. 3. (FCC-2006-TRT 20 Regio) Considere as formas verbais saem e saa. A mesma relao existente entre ambas, quanto flexo, est no par: (A) vo e foi. (B) esto e estava. (C) fogem e fugiu. (D) dirigem e dirigira. (E) trabalham e trabalharia. Comentrio: Percebemos que a forma verbal saem est flexionada no presente do indicativo (tempo que possui desinncia-modo temporal ), ao passo que saa est flexionada no pretrito imperfeito do indicativo (tempo que, na 2 e 3 conjugaes, possui desinncia modo-temporal -ia). Sendo assim, devemos encontrar, nas opes, formas verbais flexionadas nos mesmos tempo e modo. o que ocorre na opo B, j que esto aparece no presente do indicativo e que estava aparece flexionada no pretrito imperfeito do indicativo (na 1 conjugao, a desinncia modo-temporal -va). Gabarito: B. 4. (FCC-2011/TRE-TO) Minha outra mulher teve uma educao rigorosa, mas mesmo assim mame nunca entendeu por que eu escolhera justamente aquela, entre tantas meninas de uma famlia distinta. O verbo grifado na frase acima pode ser substitudo, sem que se altere o sentido e a correo originais, e o modo verbal, por: (A) escolheria. (B) havia escolhido. (C) houvera escolhido. (D) escolhesse. (E) teria escolhido.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Comentrio: A forma verbal escolhera est flexionada no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. Como percebemos essa flexo? Por meio da desinncia modo-temporal ra (tona). uma forma mais usual na escrita do que na fala, j que nesta ltima situao comunicacional, geralmente empregamos o pretrito mais-que-perfeito composto, formado pela estrutura: TER / HAVER (no pretrito imperfeito) + verbo principal (no Particpio) o que ocorre na assertiva B, j que havia escolhido corresponde estrutura acima apresentada: HAVIA ESCOLHIDO
pretrito imperfeito particpio

Gabarito: B. 5. (FCC-2010/SEFAZ-SP- Adaptada) Considere o texto abaixo para responder prxima questo. Conheci ontem o que celebridade. Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calada da Rua de S. Jos, esquina do Largo da Carioca, quando vi chegar uma mulher simples e dizer ao vendedor com voz descansada: Me d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. Quem? Me esqueceu o nome dele. Leitor obtuso, se no percebeste que esse homem que briga l fora nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora. A celebridade, caro e tapado leitor, isto mesmo. O nome de Antnio Conselheiro acabar por entrar na memria desta mulher annima, e no sair mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem.
(Machado de Assis, Crnica publicada em A semana, 1897. In Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 763)

Considerado o contexto, est correto o que se afirma em: (A) Estava comprando indica, entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobrevieram as demais. (B) dera exprime ao ocorrida simultaneamente a disseram. (C) acabar por entrar expressa um desejo. (D) levava designa fato passado concebido como permanente. (E) residirem exprime fato possvel, mas improvvel. Comentrio: Conforme vimos, o pretrito imperfeito empregado, entre outras ocorrncias, para indicar uma ao passada, porm no totalmente concluda, em

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa relao outra, ou seja, para indicar aes simultneas. A ao no excerto Estava comprando prolongada com o uso do gerndio chegando, indicando concomitncia com as aes de ver, chegar e dizer. Gabarito: A.

6. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Considere o texto abaixo para responder prxima questo. De dezembro de 1951 a abril de 1974, a aventura brasileira de Elizabeth Bishop estendeu-se por 22 anos alguns deles, os anos finais, vividos em Ouro Preto, sobretudo aps a morte de Lota de Macedo Soares, sua companheira, em 1967. A cidade no tomou conhecimento da grande escritora americana, cujo centenrio de nascimento se comemorou dias atrs. Ns, os ento jovens escritores de Minas, tambm no. Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: * Ela adorava aquela casa, construda entre 1698, dois anos aps a descoberta do ouro na regio, e 1711, quando Ouro Preto foi elevada condio de vila. Comprou-a em 1965 e no teve outra na vida, a no ser o apartamentinho de Boston onde morreria em 1979. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Bem cuidada, a casa, agora venda, pertence aos Nemer desde 1982. * Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell, porque tudo l foi feito ali mesmo, mo, com pedra, ferro, cobre e madeira. Tiveram que inventar muita coisa e tudo est em perfeito estado h quase 300 anos.
(Humberto Werneck. Um porto na Montanha. O Estado de S. Paulo. Cidades/Metrpole. Domingo, 13 de fevereiro de 2011, C10)

No segundo pargrafo, a forma verbal que designa um evento posterior poca em que a poeta viveu no Brasil : (A) adorava. (B) foi elevada. (C) Comprou-a. (D) morreria. (E) Tinha. Comentrio: O trecho do enunciado um evento posterior poca em que a poeta viveu no Brasil nos remete definio de futuro do pretrito do indicativo, tempo verbal usado para indicar fato (futuro) posterior em relao a outro passado. No
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa contexto, a ao de morrer, designada pela forma verbal morreria, est flexionada no mencionado tempo verbal. Como percebemos essa flexo? Por meio da desinncia modo-temporal -ria, empregada para verbos de 1 conjugao. Percebam que morrer foi um fato posterior ao de comprar, explicitada pela estrutura verbal Comprou-a em 1965 (...) onde morreria em 1979. Gabarito: D.

7. (FCC-2007/TRF-2 Regio - Adaptada) Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando constantemente as previses cientficas. Considerada a frase acima, em seu contexto, correto afirmar que a forma verbal desafiando expressa noo de tempo. Comentrio: Conforme vimos, o gerndio pode equivaler a um advrbio, isto , pode transmitir uma circunstncia adverbial. No contexto em que foi empregada, a forma desafiando denota a noo de modo (a liberdade aparece de modo desafiador). Gabarito: Errado.

8. (FCC-2011/TRE-TO) Na frase A inteno a de que o filme contribua para a educao ..., o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) ... e, agora, busca-se patrocnio. (B) A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto ... (C) ... o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico ... (D) ... que queiram se aprofundar no tema. (E) ... e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. Comentrio: O verbo contribuir est flexionado no presente do subjuntivo, tempo verbal empregado para indicar um fato duvidoso ou provvel. Para facilitar a anlise, insiram o advrbio talvez: A inteno a de que o filme (talvez) contribua para.... O mesmo tempo verbal encontrado no verbo querer, localizado na opo D: ... que queiram se aprofundar no tema. Para facilitar a anlise do tempo verbal, insiram o advrbio talvez: ... que (talvez) queiram se aprofundar no tema. Gabarito: D.

9. (FCC-2011-TRE-RN) comum que, durante suas brincadeiras, as crianas se _________ para um universo mgico e _________ a identidade de uma personagem admirada, _____________ um super-heri ou uma figura da realeza.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que est em: (A) transportem assumam seja (B) transportam assumiriam sendo (C) transportariam assumiriam seria (D) transportam assumem seja (E) transportem assumem seria Comentrio: A questo exigiu de vocs, candidatos, o conhecimento do subjuntivo, modo empregado para denotar suposio, hiptese. Para que seja mantida a correlao verbal, assunto que veremos adiante, os verbos devem ser empregados, segundo o contexto apresentado, no presente do subjuntivo, tempo verbal encontrado na assertiva A: (...)as crianas se transportem para um universo mgico e assumam a identidade de uma personagem admirada, seja um super-heri (...). Notem que a insero do advrbio talvez facilita a anlise: (talvez) as crianas se transportem (talvez) as crianas assumam (talvez) seja um super-heri Gabarito: A.
10. (FCC-2012/TRE-CE) ... e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido l... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) Houve um tempo em que eu... (B) ... o sucesso crtico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades. (C) ... mas voc gostaria de fazer alguma observao? (D) ... estava ligado em comdia... (E) Mas no sinto mais a mesma coisa. Comentrio: No enunciado, a forma verbal pretendia est flexionada no pretrito imperfeito do indicativo. Os mesmo tempo e modo so encontrados na assertiva D: no trecho ... estava ligado em comdia..., o verbo estar foi flexionado no pretrito imperfeito do indicativo. Uma maneira mais simples e rpida de reconhecer a flexo nesse tempo verbal observar a desinncia modo-temporal -va: est- : radical -a- : vogal temtica -va : desinncia modo-temporal de pretrito imperfeito do indicativo para verbos de 1 conjugao. Nas demais opes, temos: A) Houve - verbo haver flexionado no pretrito perfeito do indicativo. B) deu - verbo dar flexionado no pretrito perfeito do indicativo. C) gostaria - verbo gostar flexionado no futuro do pretrito do indicativo. E) sinto - verbo sentir flexionado no presente do indicativo. Gabarito: D.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
(FCC-2012/TRE-PR) A prxima questo refere-se ao texto abaixo. A discusso sobre centro e periferia no pensamento brasileiro vincula-se a elaboraes que se do num mbito mais amplo, latino-americano. O primeiro locus importante onde se procura interpretar a relao entre esses dois polos a Comisso Econmica para a Amrica Latina (CEPAL), criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947. possvel encontrar antecedentes a esse tipo de anlise na teoria do imperialismo. No entanto, a elaborao anterior CEPAL preocupava-se principalmente com os pases capitalistas avanados, interessando-se pelos pases atrasados na medida em que desenvolvimentos ocorridos neles repercutissem para alm deles. Tambm certos latino-americanos, como o brasileiro Caio Prado Jr., o trindadense Eric Williams e o argentino Srgio Bagu, haviam chamado a ateno para a vinculao, desde a colnia, da sua regio com o capitalismo mundial. No chegaram, contudo, a desenvolver tal percepo de maneira mais sistemtica. J no segundo ps-guerra, ganha impulso uma linha de reflexo que sublinha a diferena entre centro e periferia, ao mesmo tempo que enfatiza a ligao entre os dois polos. Na verdade, a maior parte das teorias sociais, econmicas e polticas, apesar de terem sido elaboradas de forma ligada s condies particulares dos pases desenvolvidos do Atlntico Norte, as tomava como tendo validade universal. Assim, o marxismo, a teoria da modernizao e a economia neoclssica tendiam a considerar que os mesmos caminhos seguidos pelas sociedades em que foram formulados teriam que ser trilhados pelo resto do mundo, atrasado. (RICUPERO, Bernardo. O lugar do centro e da periferia. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudana. Andr Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (orgs.). So Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 94)

11. A nica afirmao INCORRETA sobre a forma transcrita do texto : (A) (linha 1) vincula-se / o tempo e o modo verbais indicam que a ideia tomada como verdadeira. (B) (linha 7) preocupava-se / a forma verbal designa que o fato concebido como contnuo. (C) (linha 8) interessando-se / esse gerndio, colocado depois do verbo principal preocupava-se , indica uma ao simultnea ou posterior, e pode ser legitimamente considerado equivalente a e interessava-se. (D) (linha 9) repercutissem / essa forma subjuntiva enuncia a ao do verbo como eventual. (E) (linha 20) teriam / constitui forma polida de presente, atenuando a ideia de obrigao ou dever. Comentrio: A forma verbal teriam, localizada no trecho ... os mesmos caminhos (...) teriam que ser trilhados pelo resto do mundo..., est flexionada no futuro do pretrito do indicativo. Por meio da desinncia modo-temporal -ria-, fazemos a identificao do tempo e modo verbais. Conforme estudamos nas lies, esse tempo verbal pode indicar uma ideia de hiptese, a qual se enquadra no contexto. Nas demais opes, as afirmaes esto corretas. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
12. (FCC-2012/TRE-SP) Muitos anos depois, ele morreria num acidente de helicptero, em Angra dos Reis, no Rio, e seu corpo desapareceria no mar para sempre. Com relao aos verbos grifados acima, correto dizer que o emprego do tempo e modo em que esto conjugados indica: (A) ao posterior poca de que se fala. (B) incerteza sobre fato passado. (C) ao ocorrida antes de outra passada. (D) fato que depende de certa condio. (E) forma polida de abordar um fato trgico. Comentrio: Percebam que as formas verbais morreria e desapareceria apresentam a desinncia modo-temporal -ria-. Sendo assim, os verbos morrer e desaparecer esto flexionadas no futuro do pretrito do indicativo. Conforme os estudos, esse tempo verbal pode ser empregado para indicar um fato (futuro) posterior em relao a outro

passado. Exemplo: Elas disseram que estudariam para o concurso. (A ao de estudar ocorre aps o momento de que se fala) No contexto do enunciado, portanto, a morte e o desaparecimento ocorrem aps o momento do texto, ou seja, os verbos morrer e desaparecer indicam aes posteriores poca de que se fala.
Gabarito: A. 13. (FCC-2012/TRE-SP) Ainda que os modernistas de 1922 no se ...... componentes de uma escola, nem ...... ter postulados rigorosos em comum, um grande desejo de expresso livre os unificava. Na frase acima, com que se reescreve parte do incio do texto, a correo ser mantida caso a conjugao dos verbos originalmente empregados consideraram e afirmaram for modificada de modo que as formas verbais resultantes sejam, respectivamente: (A) considerarem e afirmarem. (B) considerassem e afirmassem. (C) consideravam e afirmavam. (D) considerariam e afirmariam. (E) considerar e afirmar. Comentrio: O contexto original Ainda que os modernistas de 1922 no se consideraram componentes de uma escola, nem afirmaram ter postulados rigorosos em comum, um grande desejo de expresso livre os unificava. Reparem que, para manter a correo e a harmonia, os verbos considerar e afirmar esto flexionados no pretrito perfeito do indicativo. Esse tempo verbal empregado para indicar uma ao totalmente concluda, acabada, conforme denota o contexto. Sendo assim, poderemos empregar apenas tempos verbais no passado. Analisando o excerto do enunciado, inicialmente notamos a presena do conectivo Ainda que, o qual indica uma ideia de concesso. Veremos, em aulas futuras, que o emprego desse conector leva o verbo ao modo subjuntivo. E tem mais: lembram-se de algum tempo verbal que transmite a noo de concesso por meio de um

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
fato hipottico? Claro! o pretrito imperfeito do subjuntivo. Portanto, as lacunas devem ser preenchidas pelas formas considerassem e afirmassem: Ainda que os modernistas de 1922 no se considerassem componentes de uma escola, nem afirmassem ter postulados rigorosos em comum, um grande desejo de expresso livre os unificava. Gabarito: B.

14. (FCC-2012/TRE-SP) J tenho lido que ele usa uma lngua misturada de italiano e portugus. No segmento grifado acima, Antonio Candido usou determinada forma verbal que poderia ser substituda, sem prejuzo para correo e a lgica, por: (A) li. (B) lia. (C) lera. (D) leria. (E) leio. Comentrio: A estrutura tenho lido est flexionada no pretrito perfeito composto do indicativo (verbo auxiliar no presente do indicativo + verbo principal no particpio). Para a manuteno do tempo verbal, a forma adequada encontra-se na assertiva A. O verbo ler est flexionado no pretrito perfeito simples do indicativo: J li que ele usa uma lngua misturada de italiano e portugus. Portanto, esse o gabarito da questo. Gabarito: A.

15. (FCC-2012/TRE-SP) .. em que as melhores cadncias do samba e da cano se aliaram com naturalidade s deformaes normais de portugus brasileiro... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) So Paulo muda muito... (B) ... para nos porem no Alto da Mooca... (C) Talvez Joo Rubinato no exista... (D) ... Adoniran no a deixar acabar... (E) Mas a cidade que nossa gerao conheceu... Comentrio: No excerto, o verbo aliar-se est flexionado no pretrito perfeito do indicativo. O mesmo tempo verbal encontra-se na assertiva E. O verbo conhecer (conheceu) est flexionado na 3 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo. Portanto, esse o gabarito da questo. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
(FCC-2012/TCE-SP) A prxima questo refere-se ao texto abaixo. [...] No sei se V. Exa. Revma. como eu. Eu gosto de contemplar o passado, de viver a vida que foi, de pensar nos homens que antes de ns, ou honraram a cadeira que V. Exa. Revma. ocupa, ou espreitaram, como eu, as vidas alheias. Outras vezes estendo o olhar pelo futuro adiante, e vejo o que h de ser esta boa cidade de S. Sebastio, um sculo mais tarde, quando o bonde for um veculo to desacreditado como a gndola, e o atual chapu masculino uma simples reminiscncia histrica. Podia contar-lhe em duas ou trs colunas o que vejo no futuro e o que revejo no passado; mas, alm de que no quisera tomar o precioso tempo de V. Exa. Reverendssima, tenho pressa de chegar ao ponto principal desta carta, com que abro a minha crnica. E vou j a ele. (Machado de Assis. Histria de quinze dias: crnicas. 1877, 1 de janeiro. IN Obra completa, v. III, Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1962. p. 352-353)

16. Sobre a forma verbal indicada, INCORRETO afirmar: (A) honraram (linha 2) / exprime ao completamente concluda. (B) for (linha 5) / indica um fato possvel, considerado altamente provvel. (C) estendo (linha 3) / enuncia um fato que ocorre exclusivamente no momento em que o missivista se expressa. (D) vou (linha 11) / marca um fato futuro, mas bastante prximo, como o confirma o emprego de j. (E) podia (linha 7) / est empregado com valor de futuro do pretrito. Comentrio: O nico comentrio incorreto encontra-se na assertiva C. A forma verbal estendo, proveniente do verbo estender, est flexionada no presente do indicativo. Conforme estudamos nas lies, esse tempo verbal pode ser empregado para denotar uma

ao habitual, rotineira. Trata-se do denominado presente frequentativo. No contexto, esse sentido reforado pela presena do adjunto adverbial outras vezes, enunciando que a ao de estender o olhar pertence a atitudes realizadas com habitualidade.
Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa CORRELAO A banca Fundao Carlos Chagas correlaciona, em suas questes, os tempos e os modos verbais. Mas, afinal, o que correlao? Como empreg-la nos verbos? Por correlao entende-se a correta articulao entre duas ou mais formas num determinado contexto.

CORRELAO VERBAL Quando falamos de correlao verbal, fazemos aluso correspondncia harmnica entre formas verbais (tempo e modo) em uma frase ou perodo. Em outras palavras, preciso que haja articulao temporal entre os verbos, que eles se correspondam, de maneira a expressar as ideias com lgica, coerncia. Tempos e modos verbais devem, portanto, combinar entre si. Exemplo: Se voc estudasse antes da prova, passar no concurso. No perodo acima, temos o verbo estudar flexionado no pretrito imperfeito do subjuntivo. Como j sabemos, o subjuntivo expressa dvida, incerteza, possibilidade. Mas o verbo passar est conjugado no futuro do presente do indicativo, modo que expressa, dentre outras ideias, fatos certos ou provveis. Nesse caso, no podemos dizer voc passar no concurso, pois o ato de passar est condicionado no a uma certeza, mas apenas a uma hiptese, transmitida pelo pretrito imperfeito do subjuntivo de estudar. Logo, percebemos que o perodo est incoerente, ou seja, no h uma correlao verbal. Corrigindo o exemplo acima, teremos: Se voc estudasse antes da prova, passaria no concurso. O verbo estudar est flexionado no pretrito imperfeito do subjuntivo. Assim, em que tempo o verbo passar deve estar conjugado, de modo a garantir que o perodo tenha coerncia? Na frase, o verbo passar usado no futuro do pretrito passaria , um tempo que expressa, dentre outras ideias, uma afirmao condicionada que depende de algo , quando esta se refere a fatos que no se realizaram e que, provavelmente, no se realizaro. Podemos dizer, portanto, que o perodo est coerente, j que a ideia transmitida por estudasse exatamente a de uma dvida, a de uma possibilidade, de uma hiptese que no temos certeza se ocorrer. Em virtude da presena deste tema nas provas da banca FCC, elencarei para vocs uma lista exemplificativa com os casos de correlao verbal mais recorrentes:

1) Presente do indicativo + Presente do subjuntivo Ex.: Quero que voc gabarite a prova.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa 2) Presente do indicativo + Futuro do presente do indicativo Ex.: Sabemos que voc gabaritar a prova. 3) Presente do indicativo + Pretrito perfeito composto do subjuntivo Ex.: Desejo que voc tenha gabaritado a prova. 4) Pretrito perfeito do indicativo + Pretrito imperfeito do indicativo Ex.: Notou que seu desempenho nas provas melhorava medida que resolvia questes anteriores. 5) Pretrito perfeito do indicativo + Pretrito imperfeito do subjuntivo Ex.: Desejei que voc gabaritasse a prova. 6) Pretrito perfeito do indicativo + Pretrito mais-que-perfeito composto do subjuntivo Ex.: Quis que eles tivessem gabaritado a prova. 7) Pretrito imperfeito do indicativo + Pretrito imperfeito do subjuntivo Ex.: Pedia que gabaritasse a prova. 8) Pretrito mais-que-perfeito do indicativo + Pretrito imperfeito do subjuntivo Ex.: Solicitara que gabaritasse a prova. 9) Futuro do pretrito do indicativo + Pretrito imperfeito do subjuntivo Ex.: Eu ficaria feliz se voc gabaritasse a prova. 10) Futuro do pretrito do indicativo + Pretrito mais-que-perfeito composto do subjuntivo Ex.: Desejaria que voc tivesse gabaritado a prova. 11) Futuro do pretrito composto do indicativo + Pretrito mais-que-perfeito composto do subjuntivo Ex.: Eu teria gabaritado as questes se o fiscal de sala no me tivesse atrapalhado. 12) Futuro do subjuntivo + Futuro do presente do indicativo Ex.: Se vocs refizerem os exerccios, acertaro as questes da prova.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa 13) Futuro do subjuntivo + Futuro do presente composto do indicativo Ex.: Quando ele terminar a prova, j terei comentado as questes.

Ateno! Notem que, na 3 hiptese de correlao verbal, o Pretrito Perfeito Composto do Subjuntivo formado com o verbo auxiliar conjugado no Presente do Subjuntivo. Assim, podemos sintetizar a correlao verbal no seguinte quadro esquemtico:

Correlao Verbal
(Quadro Esquemtico)

Presente

Presente

Presente

Futuro do Presente Passado

Passado

Futuro do Pretrito

Passado

Futuro do Presente Futuro do Subjuntivo ou Futuro do Presente Composto do indicativo

Vamos ver como o assunto foi cobrado pela FCC: 17. (FCC-2010/TRE-AM) Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Se o Papa dispusesse de inmeras e bem armadas divises, talvez Stalin reconsiderasse sua deciso e buscasse angariar a simpatia de Pio XI. (B) Como algum lhe perguntou se no o caso de ganhar a simpatia de Pio XI, Stalin lhe respondera que ignorava com quantas divises conta o Papa. (C) Caso o Brasil no fosse um pas estratgico para a Igreja, a Concordata no se revestir da importncia que lhe atriburam os eclesisticos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa (D) So to delicadas as questes a serem discutidas na Concordata que ser bem possvel que levassem muito tempo para desdobrar todos os aspectos. (E) Roberto Romano lembra-nos de que j houve, na Histria, atos religiosos que acabassem por atender a uma finalidade poltica que prevista. Comentrio: Est adequada a correlao verbal na assertiva A. As formas verbais dispusesse, reconsiderasse e buscasse esto flexionadas no pretrito imperfeito (DMT -SSE) do subjuntivo (modo que denota hiptese, possibilidade). No contexto, indicam uma condio, por meio da conjuno condicional SE. Mantm-se, assim, uma relao harmnica entre os verbos. Gabarito: A. 18. (FCC-2010/SEFAZ-SP) Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. Alterando-se as formas verbais da frase acima, a correlao entre as novas formas ainda estar em conformidade com o padro culto escrito em: (A) olharia - deixava passar - foi (B) olhasse - deixaria passar - (C) olhe - deixava passar - seja (D) olharia - deixou passar - fosse (E) olhar - deixou passar era Comentrio: No enunciado, as formas verbais olha, deixa e esto flexionadas no presente do indicativo, modo que transmite a ideia de fatos certos, reais. Analisando
as opes apresentadas, percebemos que a assertiva B apresenta uma correlao adequada entre as formas olhasse, flexionada no pretrito imperfeito do subjuntivo (DMT -SSE), e deixaria, flexionada no futuro do pretrito do indicativo (DMT -RIA). Esses tempos apresentam entre si uma correlao de fatos hipotticos, provveis. Com

relao forma verbal , flexionada no presente do indicativo, no precisa ser modificada no contexto, continuando a indicar fatos certos, reais. Gabarito: B. 19. (FCC-2010/TCM-CE) Est inteiramente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Fossem todos os funcionrios pblicos grandes escritores, estar comprovada a tese de que a rotina acabe por levar ao ato criativo. (B) Sugere-se no texto que, mesmo quando um funcionrio no exemplar em sua funo, pode ainda assim ser um grande ficcionista ou poeta. (C) Se Machado de Assis e outros no tivessem sido bons funcionrios e geniais escritores, debilita-se a tese defendida nessa crnica. (D) Poetas e ficcionistas, quando eram atingidos pela rotina das antigas reparties, haviam-se disposto a cultivar seus respectivos gneros. (E) Ao escreverem boas pginas de literatura, os funcionrios criavam laos de cumplicidade com os leitores que venham a cativar.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Comentrio: A nica correlao adequada encontrada na opo B. As formas verbais sugere-se (algo sugerido), (um funcionrio no ) e pode (um funcionrio pode) esto flexionadas no presente (tempo que denota um fato atual) do indicativo (modo que transmite a ideia de fatos certos, reais). Sendo assim, h perfeita
harmonia entre os verbos apresentados.

Gabarito: B. 20. (FCC/TRT 13 Regio) adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Mais se respeitasse a democracia, mais se deveria lutar contra as falcias dos discursos dos candidatos. (B) O que tem ficado implcito na simplificao sistemtica da realidade foi o desrespeito aos eleitores que a prezassem. (C) No houvssemos ultrapassado as dimenses das comunas medievais, poderemos ter decises que no dependeriam do sistema representativo. (D) Vindo a ocorrer a insultuosa infantilizao dos votantes, reagissem estes, negando-se a votar em quem os subestimava. (E) Seria possvel que chegassem a um acordo a dona do cachorrinho e a me da criana asmtica, desde que se disponham a ponderar a razo de cada uma. Comentrio: A correlao adequada encontra-se na assertiva A, pois h a combinao entre a forma verbal respeitasse, empregada no pretrito imperfeito do subjuntivo (desinncia modo-temporal -sse) e a estrutura deveria, flexionada no futuro do pretrito (desinncia modo-temporal -ria). Esse exemplo de correlao reproduz fatos hipotticos, provveis. Gabarito: A. 21. (FCC-2012/TRT-11 REGIO) Estamos vivendo uma poca em que a bandeira da
discriminao se apresenta em seu sentido mais positivo: trata-se de aplicar polticas afirmativas para promover aqueles que vm sofrendo discriminaes histricas. Mantm-se adequada correlao entre tempos e modos verbais com a substituio das formas sublinhadas no trecho acima, na ordem dada, por: (A) Estvamos - apresentava - tratava-se - vinham (B) Estaramos - apresentara - tratava-se - viessem (C) Estaremos - apresente - tratar-se-ia - venham (D) Estvamos - apresentou - tratar-se- - venham (E) Estaremos - apresentara - tratava-se viessem Comentrio: No enunciado, os verbos estar, apresentar-se, tratar-se e vir esto flexionados no presente do indicativo. Para manter a correlao, vale dizer, a harmonia entre tempos e modos verbais, correto empregar as estruturas contidas na assertiva A. Todas as formas verbais Estvamos, apresentava-se, tratava-se e vinham esto flexionadas no pretrito imperfeito do indicativo, tempo verbal que pode indicar uma ao

passada, porm no totalmente concluda em relao outra. Portanto, esse o gabarito da questo.
Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa CLASSIFICAO DOS VERBOS Os verbos classificam-se em regulares, irregulares, anmalos, defectivos e abundantes. a) Regulares mantm o paradigma (modelo) do radical e das desinncias no decorrer da conjugao. Exemplos: Falar: eu falo, tu falas, ele fala, ns falamos, vs falais, eles falam. Correr: eu corro, tu corres, ele corre, ns corremos, vs correis, eles correm. Partir: eu parto, tu partes, ele parte, ns partimos, vs partis, eles partem. Dica estratgica! Como saber se um verbo regular? simples! H dois tempos verbais que nos mostram se o verbo regular ou no: presente do indicativo e pretrito perfeito do indicativo. Se, nessas conjugaes, a forma verbal mantiver o paradigma (modelo) de conjugao, ser regular. Exemplo: COMER (verbo de 2 conjugao) Presente do indicativo eu como tu comes ele come ns comemos vs comeis eles comem Pretrito perfeito do indicativo eu comi tu comeste ele comeu ns comemos vs comestes eles comeram

Em regra, as formas verbais terminadas em -iar so regulares. Exemplo: ARRIAR (abaixar-se) - eu arrio, tu arrias, ele arria, ns arriamos, vs arriais, eles arriam. Por que eu disse em regra, acima? Porque algumas formas verbais terminadas em -iar so irregulares. So elas: mediar (alm do derivado intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar. E o que isso significa? Meus amigos, por serem irregulares, os verbos acima recebero a vogal E nas formas rizotnicas (rizo = raiz + tnica = slaba forte), ou seja, rizotnica a forma cuja slaba tnica recai no radical do verbo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa As formas rizotnicas ocorrem na 1, 2 e 3 pessoas do singular (eu, tu, ele) e na 3 pessoa do plural (eles): eu medeio, tu medeias, ele medeia, eles
medeiam.

E existe possibilidade de a slaba tnica recair fora do radical do verbo? Sim, claro! So as chamadas formas arrizotnicas, aquelas cuja slaba tnica recai fora do radical. Ocorrem na 1 e 2 pessoas do plural: ns e vs. E isso traz alguma implicao? Perfeitamente! Vimos que as formas rizotnicas dos verbos acima assinalados (mediar e derivados , ansiar, remediar, incendiar e odiar) recebero a vogal E, o que NO ocorre nas formas arrizotnicas. Dessa forma, errado fazer a flexo ns medeiamos, vs medeiais, por exemplo. Por serem formas arrizotnicas, o correto ns mediamos, vs mediais. Vejam como o assunto foi exigido em um certame da FCC: 22. (FCC-2006/SEFAZ-SP) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo: : (A) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses. (B) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico. (C) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu. (D) Em troca-trocas acalorados de idias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica. (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. Comentrio: Como disse a vocs, em regra, as formas verbais terminadas em -iar so regulares. Entretanto, existem excees, ou seja, algumas formas verbais terminadas em -iar so irregulares, a saber: mediar (alm do derivado intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar. Segue uma tcnica mnemnica para vocs memorizarem as excees:
M A R I O ediar eu medeio, tu medeias, ele medeia, ns mediamos, vs mediais, eles medeiam. nsiar eu anseio, tu anseias, ele anseia, ns ansiamos, vs ansiais, eles anseiam. emediar eu remedeio, tu remedeias, ele remedeia, ns remediamos, vs remediais, eles remedeiam. ncendiar eu incendeio, tu incendeias, ele incendeia, ns incendiamos, vs incendiais, eles incendeiam. diar eu odeio, tu odeias, ele odeia, ns odiamos, vs odiais, eles odeiam.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Na opo A, temos (...) o professor visitante medeia as sesses. A flexo do verbo em destaque est correta. Na 3 pessoa do singular, a forma rizotnica (a slaba tnica recai no radical), razo pela qual foi acrescida a vogal E : ele medeia. Gabarito: A.

b) Irregulares apresentam variao no paradigma (modelo) do radical e/ou das desinncias. Exemplos: Fazer: eu fao, tu fazes, ele faz, ns fazemos, vs fazeis, eles fazem. Ouvir: eu ouo, tu ouves, ele ouve, ns ouvimos, vs ouvis, eles ouvem.

Dica estratgica! Como saber se um verbo irregular? simples! H dois tempos verbais que nos mostram a regularidade ou no de um verbo: presente do indicativo e pretrito perfeito do indicativo. Se, nessas conjugaes, a forma verbal apresentar variaes no paradigma (modelo), ser irregular. Exemplo: CABER (verbo de 2 conjugao) Presente do indicativo eu caibo tu cabes ele cabe ns cabemos vs cabeis eles cabem Pretrito perfeito do indicativo eu coube tu coubeste ele coube ns coubemos vs coubestes eles couberam

Os verbos terminados em -ear so irregulares. E o que isso significa? Significa que essas formas verbais recebero a vogal i nas formas rizotnicas (eu, tu, ele e eles), mas no nas arrizotnicas (ns e vs).

Exemplo: ARREAR (pr arreio) - eu arreio, tu arreias, ele arreia, ns arreamos, vs arreais, eles arreiam. Viram que os verbos arriar e arrear so diferentes? Geralmente, aparecem em provas. Portanto, muita ateno!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Segundo as lies de Evanildo Bechara, em Moderna Gramtica Portuguesa, 37 edio, pg. 226, no entram no rol dos verbos irregulares aqueles que, para conservar a pronncia, tm de sofrer variao de grafia. Em outras palavras, como no h alterao fontica, o verbo no irregular. Exemplos: carrega carregue carreguei carregues; ficar fico fiquei fique.

c) Anmalos para facilitar a vida de vocs (rs...), so apenas dois: ser e ir. SER Pretrito perfeito do indicativo eu fui tu foste ele foi ns fomos vs fostes eles foram Pretrito imperfeito do indicativo eu era tu eras ele era ns ramos vs reis eles eram

IR Pretrito perfeito do indicativo eu fui tu foste ele foi ns fomos vs fostes eles foram Pretrito imperfeito do indicativo eu ia tu ias ele ia ns amos vs eis eles iam

Perceberam que os verbos ser e ir apresentam a mesma conjugao no pretrito perfeito do indicativo? Sendo assim, somente poderemos identificar o verbo que est sendo empregado ao visualizar o contexto. A semelhana de formas ocorre, tambm, nos seguintes tempos verbais: pretrito mais-que-perfeito do indicativo, pretrito imperfeito do subjuntivo e futuro do subjuntivo. d) Defectivos so verbos que, em sua conjugao, no apresentam todas as formas (tempos, modos e pessoas). na 3 conjugao que se encontra a maioria dos verbos defectivos. De onde provm o defeito verbal? Futuros servidores do ICMS/SP, o defeito verbal sempre se refere ao tempo presente, ou seja, nunca ao passado ou ao futuro. Em outras palavras, quando nos referirmos a defeito verbal, deveremos fazer essa relao com o presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo, sendo estes dois ltimos derivados do primeiro (presente do indicativo). O defeito verbal deve-se:
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa - ausncia da 1 pessoa do singular no presente do indicativo. E qual a consequncia desse defeito? Consequentemente, o verbo no conjugado no presente do subjuntivo e no imperativo negativo. No imperativo afirmativo, s apresentam as segundas pessoas do singular e plural, pois estas provm das respectivas pessoas do presente do indicativo. Exemplos: abolir, banir, colorir, delinquir, demolir, exaurir, feder, fremer (ou fremir), explodir, haurir, viger etc.

- conjugao apenas na 1 e 2 pessoas do plural (formas arrizotnicas ns e vs) no presente do indicativo. E qual a consequncia desse defeito? Os verbos no apresentam o presente do subjuntivo e, por consequncia, o imperativo negativo. Alm disso, o imperativo afirmativo s ter a 2 pessoa do plural (lembrem-se da formao do imperativo!). Exemplos: PRECAVER Presente do indicativo ns precavemos vs precaveis Imperativo afirmativo precavei vs

REAVER Presente do indicativo ns reavemos vs reaveis Imperativo afirmativo reavei vs

Nos demais tempos e modos, os verbos so conjugados normalmente. REAVER Pretrito perfeito do indicativo eu reouve tu reouveste ele reouve ns reouvemos vs reouvestes eles reouveram Futuro do subjuntivo (quando) eu reouver (quando) tu reouveres (quando) ele reouver (quando) ns reouvermos (quando) vs reouverdes (quando) eles reouverem

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Na questo 22, apresentada anteriormente, a assertiva E exigiu esses conhecimentos: 22. (FCC-2006/SEFAZ-SP) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo: : (...) (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. Comentrio: Segundo o contexto, a forma verbal reaver deveria estar flexionada na 3 pessoa do singular do futuro do subjuntivo. Na pessoa e no tempo mencionados, a flexo verbal correta seria Quando aquele grupo de pesquisadores reouver (...). Vale frisar que a assertiva tambm apresenta um erro de flexo nominal: em (...) nos ltimos revs, (...), a formao correta de plural do substantivo em destaque reveses. Logo, a opo em anlise no atende ao enunciado. e) Abundantes so verbos que apresentam mais de uma forma de igual valor e funo. Exemplo: Presente do indicativo ns havemos (ou hemos) vs haveis (ou heis) Imperativo afirmativo faz (ou faze) tu Normalmente, esta abundncia de forma ocorre no particpio (regular ou irregular). Infinitivo impessoal aceitar acender assentar benzer desenvolver eleger emergir entregar enxugar expressar exprimir Particpio regular aceitado acendido assentado benzido desenvolvido elegido emergido entregado enxugado expressado exprimido Particpio irregular aceito aceso assento bento desenvolto eleito emerso entregue enxuto expresso expresso

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

Infinitivo impessoal extinguir expulsar frigir ganhar gastar imergir imprimir inserir isentar matar omitir pagar pegar prender revolver salvar soltar submergir suspender tingir

Particpio regular extinguido expulsado frigido ganhado gastado imergido imprimido inserido isentado matado omitido pagado pegado prendido revolvido salvado soltado submergido suspendido tingido

Particpio irregular extinto expulso frito ganho gasto imerso impresso inserto isento morto omisso pago pego preso revolto salvo solto submerso suspenso tinto

Em geral, empregamos o particpio regular, que fica invarivel, com os verbos auxiliares ter e haver, formando os tempos compostos. Exemplo: Eles tm aceitado os documentos. (tm aceitado = pretrito perfeito composto do indicativo)

Na voz passiva, empregamos, em geral, o particpio irregular, que se flexiona em gnero e nmero, com os verbos auxiliares ser, estar e ficar, formando a locuo verbal de voz passiva. Exemplo: Os documentos tm sido aceitos por eles. (tm sido aceitos = locuo verbal de voz passiva)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa PARTICULARIDADES VERBAIS RECORRENTES NA FCC Alguns aspectos costumam figurar nas questes da Fundao Carlos Chagas, quais sejam: Acento diferencial de nmero Presente do Indicativo Ter ele tem eles tm Vir ele vem eles vm Conter ele contm eles contm Convir ele convm eles convm Reter ele retm eles retm Provir ele provm eles provm Entreter-se ele se entretm eles se entretm Intervir ele intervm eles intervm

Verbo primitivo e flexo de seus derivados Notem que os verbos derivados seguiro o paradigma dos respectivos verbos primitivos. TER: eu tive, ele teve, eles tiveram, quando eu tiver, se ele tivesse ...
Abster-se eu me abstive, ele se absteve, eles se abstiveram, quando eu me abstiver, se ele se abstivesse ... Conter eu contive, ele conteve, eles contiveram, quando eu contiver, se ele contivesse ... Deter eu detive, ele deteve, eles detiveram, quando eu detiver, se ele detivesse ... Entreter-se eu me entretive, ele se entreteve, eles se entretiveram, quando eu me entretiver, se ele se entretivesse ... Manter eu mantive, ele manteve, eles mantiveram, quando eu mantiver, se ele mantivesse ... Obter eu obtive, ele obteve, eles obtiveram, quando eu obtiver, se ele obtivesse ... Reter eu retive, ele reteve, eles retiveram, quando eu retiver, se ele retivesse ...

VIR: eu vim, ele veio, eles vieram, quando eu vier, se ele viesse ...
Advir eu advim, ele adveio, eles advieram, quando eu advier, se ele adviesse ... Convir eu convim, ele conveio, eles convieram, quando eu convier, se ele conviesse ... Desavir-se eu me desavim, ele se desaveio, eles se desavieram, quando eu me desavier, se ele se desaviesse ... Intervir eu intervim, ele interveio, eles intervieram, quando eu intervier, se ele interviesse ... Provir eu provim, ele proveio, eles provieram, quando eu provier, se ele proviesse ... Sobrevir eu sobrevim, ele sobreveio, eles sobrevieram, quando eu sobrevier, se ele sobreviesse ...

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa VER: eu vi, ele viu, eles viram, quando eu vir, se ele visse ...
Antever eu antevi, ele anteviu, eles anteviram, quando eu antevir, se ele antevisse ... Entrever eu entrevi, ele entreviu, eles entreviram, quando eu entrevir, se ele entrevisse ... Prever eu previ, ele previu, eles previram, quando eu previr, se ele previsse ... Rever eu revi, ele reviu, eles reviram, quando eu revir, se ele revisse ...

muito parecida a conjugao dos verbos vir e ver no futuro do subjuntivo. Notem, porm, que as formas verbais no se confundem: Futuro do subjuntivo (utilizem a conjuno quando para facilitar a conjugao) VER (Quando) eu (Quando) tu (Quando) ele (Quando) ns (Quando) vs (Quando) eles vir vires vir virmos virdes virem

VIR vier vieres vier viermos vierdes vierem

Verbos terminados em -UIR, -AIR e -OER Os verbos terminados em -UIR, -AIR e -OER tm, na 3 pessoa do singular do presente do indicativo, a desinncia i: Presente do Indicativo -UIR ele constitui (de constituir) / atribui (de atribuir) / conclui (de concluir) -AIR ele extrai (de extrair) / retrai (de retrair) / distrai (de distrair) -OER ele ri (de roer) / mi (de moer) / remi (de remoer) Falsos Derivados Existem dois verbos bastante perigosos: requerer e prover. a) Os verbos querer e requerer apresentam muitas diferenas em suas conjugaes. Presente do indicativo Querer quero queres quer queremos quereis querem Requerer requeiro requeres requer requeremos requereis requerem Pretrito mais-que-perfeito Querer quisera quiseras quisera quisramos quisreis quiseram Requerer requerera requereras requerera requerramos requerreis requereram

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Pretrito perfeito do indicativo Querer quis quiseste quis quisemos quisestes quiseram Requerer requeri requereste requereu requeremos requerestes requereram Pretrito imperfeito do subjuntivo Querer quisesse quisesses quisesse quisssemos quissseis quisessem Requerer requeresse requeresses requeresse requerssemos requersseis requeressem

b) Os verbos ver e prover tambm apresentam muitas diferenas em suas conjugaes. Presente do indicativo Ver vejo vs v vemos vedes veem Prover provejo provs prov provemos provedes proveem Presente do subjuntivo Ver veja vejas veja vejamos vejais vejam Prover proveja provejas proveja provejamos provejais provejam

Pretrito perfeito do indicativo Ver vi viste viu vimos vistes viram Prover provi proveste proveu provemos provestes proveram

Pretrito imperfeito do subjuntivo Ver visse visses visse vssemos vsseis vissem Prover provesse provesses provesse provssemos provsseis provessem

Locuo verbal podemos defini-la como o conjunto de dois ou mais verbos que formam uma unidade. A estrutura da perfrase (ou locuo) verbal formada por um verbo principal (sempre o ltimo, o qual determina a transitividade) e por verbo(s) auxiliar(es), em que poder ocorrer ou no flexo. Exemplos: O candidato s poder sair sessenta minutos aps o incio da prova. Temos estudado com dedicao para a prova. Infelizmente, costuma haver confrontos entre torcidas nos clssicos de futebol.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Vamos ver como o assunto foi cobrado pela FCC:

23. (FCC/TRT 4 Regio) Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) O progresso que no advir de boas polticas pblicas dificilmente advir de iniciativas meramente individuais. (B) J se comprovou que no constitue boa prtica poltica permitir que o espao pblico seja degradado. (C) Se ao poder pblico no convir enfrentar a ao de contraventores, que aja de modo a no favorec-la. (D) Se algum se deter diante de uma caixa de correio toda grafitada, talvez hesite em deixar nela sua correspondncia. (E) O que a ns couber fazer para dignificar o espao pblico, faamo-lo, sem qualquer hesitao. Comentrio: Na assertiva A, o erro encontra-se na forma verbal advir. J que um derivado do verbo vir, o correto seria O progresso que no advier.... Na opo B, o erro est na flexo de constitue. Conforme vimos, os verbos terminados em -UIR, na 3 pessoa do singular do presente do indicativo, a desinncia i: constitui. Por sua vez, a opo C tambm apresenta erro de flexo, j que o verbo convir derivado de vir. Sendo assim, o correto seria Se ao poder pblico no convier.... Na assertiva D, a forma deter tambm est equivocadamente flexionada, pois, como derivado do verbo ter, a flexo correta seria Se algum detiver .... A opo correta a letra E. Gabarito: E. 24. (FCC/TRT 9 Regio) Esto corretamente empregadas e flexionadas todas as formas verbais da frase: (A) Se no intervirmos no mundo em que vivemos, para garantir seu equilbrio, talvez nem mesmo Deus se interesse por nos favorecer. (B) Se a religio no se dispor a refazer os clculos, o nmero de 7.000 anos que ela impele ao mundo parecer cada vez mais absurdo. (C) Se os crentes requisessem e obtivessem a presena de Deus como prova de sua existncia, os cientistas passariam a examin-lo. (D) Mesmo que todos os religiosos conviessem quanto existncia de um nico Deus, ainda assim pouco teria este a inspirar os cientistas. (E) Mesmo que todos os cientistas fossem agnsticos, e se detessem no caminho exclusivo da cincia, a dvida acabaria por assaltar alguns. Comentrio: Na assertiva A, o erro encontra-se na forma verbal intervirmos, pois, por ser derivado do verbo vir, a flexo correta seria Se no interviermos .... Na opo B, a forma verbal dispor est incorretamente flexionada. A forma correta seria Se a religio no se dispusesse.... Na alternativa C, temos uma bela casca de banana. Conforme vimos, os verbos querer e requerer so falsos derivados,

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa o que poderia induzi-los ao erro. Entretanto, na frase em questo, a flexo correta seria Se os crentes requeressem.... Por sua vez, a opo E tambm apresenta erro, j que a forma verbal detesse tambm derivada do verbo ter. Sendo assim, a flexo correta seria (...) e se detivessem.... A opo correta a letra D. Gabarito: D. 25. (FCC-2006/TRE-SP) Esto corretas ambas as formas verbais sublinhadas na frase: (A) Algum interviu, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue, para muitos homens, uma prtica esportiva. (B) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas constitui, para muitos homens, uma prtica esportiva. (C) Algum interviu, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitui, para muitos homens, uma prtica esportiva. (D) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue, para muitos homens, uma prtica esportiva. (E) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue-se, para muitos homens, uma prtica esportiva. Comentrio: A flexo correta encontra-se na assertiva B. O verbo intervir derivado do verbo vir. Por essa razo, a flexo correta Algum interveio.... Por sua vez, o verbo constituir uma forma verbal terminada em -uir, devendo sua flexo apresentar a estrutura (...) a caa das borboletas constitui.... Gabarito: B.

26. (FCC/TRT 24 Regio) Est correta a flexo de todas as formas verbais na frase: (A) Ao longo do tempo, os corruptos nem sempre se desaviram com as instituies; pelo contrrio, muitos souberam us-las em benefcio prprio. (B) Em respeito tica, se os interesses particulares se contrapuserem aos pblicos, devem prevalecer estes, e no aqueles. (C) Caso no detssemos boa parte dos nossos mpetos destrutivos, nenhuma sociedade conheceria um momento sequer de estabilizao. (D) Quando os estados nacionais no interveem nas instituies corrompidas, a ordem social tende a fragilizar-se cada vez mais. (E) Se tivessem prevalecido as boas causas pelas quais nossos antepassados haveram de lutar, estaramos hoje numa sociedade mais justa. Comentrio: O verbo contrapor deriva do verbo pr: Se eles puserem / Se eles contrapuserem. Sendo assim, a resposta correta a letra B. Vejamos as demais opes: A o verbo desavir deriva do verbo vir, razo por que deveria apresentar a forma se desavieram.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa C a forma verbal detssemos derivada do verbo ter. Sendo assim, a flexo correta seria Caso no detivssemos.... D o verbo intervir deriva do verbo vir: Os estados nacionais no vm / Os estados nacionais no intervm. Fiquem de olhos nos acentos diferenciais. E o verbo haver defectivo, ou seja, apresenta grandes alteraes no radical. No contexto, forma uma locuo verbal com o verbo lutar. Notem que, na orao seguinte, o verbo estar foi flexionado no futuro do pretrito do indicativo. Sendo assim, para mantermos a correlao verbal, tambm deveremos flexionar o verbo haver nesse tempo e modo. Logo, a flexo correta seria (...) nossos antepassados haveriam de lutar .... Gabarito: B. 27. (FCC-2010/TRE-AM) Est correta a flexo de todas as formas verbais da frase: (A) Tudo o que advir como poder da Igreja tem correspondncia com o plano simblico e espiritual. (B) O poder civil e a esfera religiosa nem sempre conviram quanto busca de um sereno estabelecimento de acordos. (C) Ao longo da Histria, naes e igrejas muitas vezes se absteram de buscar a convergncia de seus interesses. (D) A pergunta de Stalin proveu de sua convico quanto ao que torna de fato competitivo um pas beligerante. (E) Ciente da fragilidade militar da Igreja, o ditador no se conteve e interveio na Histria com a famosa frase. Comentrio: Vamos analisar cada opo. A) Resposta incorreta. O verbo advir derivado do verbo vir. Por essa razo, Tudo o que advm. segue o paradigma do verbo primitivo: Tudo o que vem Aqui, o verbo advir deve ser conjugado na 3 pessoa do singular do presente do indicativo para manter a correlao verbal com o verbo ter. B) Resposta incorreta. O verbo convir derivado do verbo vir. Sendo assim, segue o paradigma de conjugao: O poder civil e a esfera religiosa nem sempre vieram O poder civil e a esfera religiosa nem sempre convieram .... C) Resposta incorreta. O verbo abster-se deriva do verbo ter, seguindo o paradigma de conjugao deste ltimo: naes e igrejas muitas vezes tiveram naes e igrejas muitas vezes se abstiveram .... D) Resposta incorreta. O verbo provir (originar-se) derivado do verbo vir, seguindo o paradigma deste ltimo: A pergunta de Stalin veio A pergunta de Stalin proveio .... E) Resposta correta. O verbo conter-se deriva do verbo ter, devendo seguir o modelo de conjugao deste ltimo: O ditador no teve O ditador no se conteve .... Por sua vez, o verbo intervir deriva do verbo vir. Sendo assim, deve O ditador interveio .... apresentar o paradigma de seu primitivo: O ditador veio Gabarito: E.
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa VOZES VERBAIS Outro assunto que sempre se faz presente nas provas da Fundao Carlos Chagas so as vozes verbais. De acordo com o sujeito, as vozes verbais tripartem-se em ativa, passiva e reflexiva. a) Ativa ocorre quando a ao verbal for praticada pelo sujeito do verbo. Exemplo: O veterinrio vacinou o cachorro. No exemplo acima, o sujeito O veterinrio praticou a ao de vacinar o cachorro.

b) Passiva ocorre quando a ao verbal for sofrida pelo sujeito do verbo. Exemplos: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio. / Vacinou-se o cachorro. A voz passiva subdivide-se em: a) Analtica formada pela estrutura:

verbo(s) auxiliar(es) + verbo principal no PARTICPIO

locuo verbal de voz passiva. Exemplo: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio.
loc. verbal de voz passiva

b) Sinttica (ou pronominal) sempre ocorrer com a estrutura formada por um verbo transitivo direto, seguido da partcula SE, denominada pronome apassivador.

VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (pron. apassivador) Exemplos: Vacinou-se o cachorro.


VTD pron. apassivador

Vacinaram-se os cachorros.
VTD pron. apassivador

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Com o acrscimo da partcula apassivadora SE, o termo que antes desempenhava a funo de objeto direto passar a desempenhar a funo de sujeito. Sendo, assim, a concordncia do verbo com este elemento obrigatria. Exemplos: Vacinaram o cachorro.
objeto direto (sujeito indeterminado)

Vacinaram-se os cachorros.
sujeito

A TRANSPOSIO DE VOZ VERBAL Da ativa para passiva: 1) o objeto direto da ativa torna-se sujeito da passiva; 2) o tempo verbal da voz ativa permanece inalterado na voz passiva; 3) o sujeito da ativa torna-se agente da passiva. Vejam a transposio: O veterinrio vacinou o cachorro.
sujeito VTD OD

O cachorro foi vacinado pelo veterinrio.


sujeito loc. verbal de voz passiva agente da passiva

Uma dica que ajuda a eliminar muitas opes a seguinte: a voz ativa sempre ter um verbo a menos do que a voz passiva analtica. Exemplo: Voz ativa: O veterinrio vacinou o cachorro. (um verbo) Voz passiva: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio. (dois verbos) Dica estratgica! A transposio de voz verbal (da ativa para a passiva) somente ser possvel quando o verbo da ativa assumir transitividade direta (VTD) ou transitividade direta e indireta (VTDI).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Exemplos:
Voz ativa: O veterinrio vacinou o cachorro.
sujeito VTD objeto direto

Voz passiva: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio.


sujeito loc. verbal de voz passiva agente da passiva

_________________________________________________________________
Voz ativa: O rapaz deu flores namorada.
sujeito VTDI OD OI

Voz passiva: As flores foram dadas pelo rapaz namorada.


sujeito loc. verbal de voz passiva agente da passiva OI

Entretanto, se, na voz ativa, houver objeto direto preposicionado, no haver a transposio de voz verbal, e a partcula SE dever ser classificada como ndice de indeterminao do sujeito. Exemplo: Louva-se a Deus.
VTD objeto direto preposicionado

sujeito indeterminado

ndice de indeterminao do sujeito

Igualmente ser vedada a transposio de voz verbal com verbos cuja transitividade seja indireta (VTI), intransitiva (VI) ou de ligao (VL). Nesses casos, a partcula SE tambm dever ser classificada como ndice de indeterminao do sujeito. Exemplos: Precisa-se de empregados.
VTI objeto indireto

sujeito indeterminado

ndice de indeterminao do sujeito

Morre-se de tdio nos Alpes.


VI adj. adv. de causa adj. adv. de lugar

sujeito indeterminado

ndice de indeterminao do sujeito

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa No Rio de Janeiro, -se feliz.
adjunto adverbial de lugar VL ndice de indeterminao do sujeito predicativo do sujeito

sujeito indeterminado

Da passiva para a ativa 1) o agente da passiva torna-se sujeito da ativa; 2) o tempo verbal da voz passiva permanece inalterado na voz ativa; 3) o sujeito da passiva torna-se objeto direto da ativa. Vejam a transposio: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio.
sujeito loc. verbal de voz passiva agente da passiva

O veterinrio vacinou o cachorro.


sujeito VTD OD

Uma dica que ajuda a eliminar muitas opes a seguinte: a voz passiva analtica sempre ter um verbo a mais do que a voz ativa. Exemplo: Voz passiva: O cachorro foi vacinado pelo veterinrio. (dois verbos) Voz ativa: O veterinrio vacinou o cachorro. (um verbo) Dica estratgica! Na transposio da voz passiva sinttica para a ativa, o verbo da dever ser flexionado na 3 pessoa do plural, sendo o sujeito indeterminado. Exemplo: Voz passiva: Vacinou-se o cachorro. Voz ativa: Vacinaram o cachorro. sujeito indeterminado

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa c) Reflexiva ocorre quando a ao verbal , ao mesmo tempo, pratica e sofrida pelo sujeito do verbo. Exemplo: Roberto feriu-se com a faca. (O sujeito Roberto, concomitantemente, pratica e sofre a ao de ferir-se) Na voz reflexiva, a forma verbal vem acompanhada do pronome reflexivo, o qual ser objeto do verbo, representando a mesma pessoa do sujeito. o que ocorre em Roberto feriu-se com a faca.
pronome reflexivo

Dica estratgica! Quando, na voz reflexiva, o verbo estiver no plural, haver ideia de reciprocidade. Exemplo: Os professores se entreolharam.

Vamos ver como o assunto foi cobrado pela FCC: 28. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Transpondo-se para a voz passiva a frase Hoje a autoria institucional enfrenta sria concorrncia dos autores annimos, obter-se- a seguinte forma verbal: (A) so enfrentados. (B) tem enfrentado. (C) tem sido enfrentada. (D) tm sido enfrentados. (E) enfrentada. Comentrio: Para facilitar a anlise, vamos colocar a frase na ordem direta (sujeito verbo complementos adjuntos adverbiais): A autoria institucional enfrenta sria concorrncia dos autores annimos hoje. Assim, percebemos que o sujeito da voz ativa a autoria institucional, termo que desempenhar, na voz passiva, a funo de agente da passiva; sria concorrncia dos autores annimos o objeto direto na voz ativa, desempenhando a funo de sujeito da voz passiva. Sria concorrncia dos autores annimos _____________ pela autoria institucional. A questo exigiu de vocs a transposio para a voz passiva. Primeiramente, lembrem-se da dica: a voz ativa sempre ter um verbo a menos do que a voz passiva analtica. Assim, j eliminamos as letras C e D. Para transformar o verbo da ativa em locuo verbal de voz passiva, devemos nos atentar para a manuteno do tempo verbal: a forma verbal enfrenta est flexionada no presente do indicativo, razo por que a locuo verbal de voz passiva tambm dever estar no mesmo tempo e modo. Para concordar com o sujeito Sria concorrncia dos autores annimos, cujo ncleo concorrncia est no singular, o verbo auxiliar (o primeiro

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa da locuo verbal) tambm dever estar neste nmero. Sendo assim, resta-nos somente a opo E como correta: Sria concorrncia dos autores annimos enfrentada pela autoria institucional. Gabarito: E. 29. (FCC-2010/TRE-AM) A frase que admite transposio para a voz passiva : (A) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes. (B) A Concordata poder incluir o retorno do ensino religioso. (C) H estatsticas controvertidas sobre esse poder eclesistico. (D) No so incomuns atos religiosos com finalidade poltica. (E) O Brasil um pas estratgico para a Igreja Catlica. Comentrio: Para que seja permitida a transposio de voz, o verbo da ativa deve ser transitivo direto (ou transitivo direto e indireto), desde que o objeto direto no seja preposicionado, conforme vimos nas lies. Essa transitividade verbal direta figura apenas na assertiva B, com a locuo verbal poder incluir. Em locues verbais, a transitividade determinada pelo verbo principal, que, na questo, o verbo incluir. Logo, a nica construo que admite a transposio de voz ativa para a passiva: O retorno do ensino religioso poder ser includo pela Concordata. Gabarito: B. 30. (FCC-2010/TCE-SP) A forma verbal da voz passiva correspondente exatamente construo: (A) Se examinarmos as fbulas populares : Se as fbulas populares forem por ns examinadas. (B) um jovem a conduza : fosse por um jovem conduzida. (C) exprimem o desejo popular : tm expressado o desejo popular. (D) representam apenas uma iluso miraculosa : esto apenas representando uma iluso miraculosa. (E) deve reconquistar seu reino : ter reconquistado seu reino. Comentrio: Percebemos que, na assertiva A, temos uma construo de voz passiva. Podemos verificar que, na forma verbal examinarmos, temos o sujeito desinencial ns, que desempenhar, na voz passiva, a funo de agente da passiva. Por sua vez, a expresso as fbulas populares desempenham, na voz ativa, a funo de objeto direto, passando condio de sujeito na voz passiva: Se as fbulas populares __________ por ns. Toda a ateno deve voltar-se para a manuteno do tempo verbal: como na voz ativa o verbo est flexionado no futuro do subjuntivo, a locuo verbal de voz passiva tambm dever figurar no mesmo tempo e modo, devendo concordar com o sujeito (plural) as fbulas populares:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Se as fbulas populares forem examinadas por ns. ou Se as fbulas populares forem por ns examinadas. Gabarito: A. 31. (FCC-2009/TRT-7 Regio) Transpondo para a voz passiva a construo Darcy Ribeiro (...) no admitiria a alternativa, a forma verbal resultante ser: (A) teria sido admitida. (B) seria admitida. (C) teria admitido. (D) fora admitida. (E) haveria de admitir. Comentrio: Inicialmente, lembrem-se da dica: a voz ativa sempre ter um verbo a menos do que a voz passiva analtica. Assim, j eliminamos a letra A. O verbo da frase est flexionado no futuro do pretrito do indicativo. Logo, a locuo verbal de voz passiva tambm dever estar flexionada neste tempo e modo: A alternativa no seria admitida. Gabarito: B.
32. (FCC-2012/TRT-11 REGIO) Existe transposio de uma voz verbal para outra em: (A) Variam os nveis de percepo de uma fotografia / So vrios os nveis de percepo de uma fotografia. (B) As fotografias so uma espcie de espelhos / As fotografias tornam-se uma espcie de espelhos. (C) A percepo de uma imagem muda com o passar do tempo. / O passar do tempo muda a percepo de uma imagem. (D) Os olhares ho de descongelar cada imagem / Cada imagem h de ser descongelada pelos olhares. (E) Certas fotos se assemelham a espelhos / H espelhos aos quais certas fotos se tornam semelhantes. Comentrio: Existe transposio de voz verbal apenas na assertiva D. No perodo inicial Os olhares ho de descongelar cada imagem., temos os seguintes componentes: Os olhares sujeito ; ho de descongelar locuo verbal transitiva direta (a transitividade da locuo encontra-se no verbo principal) ; cada imagem objeto direto . Efetuando a transposio (da voz ativa para a passiva), teremos a construo do segundo perodo: Cada imagem h de ser descongelada pelos olhares. Nessa estrutura, temos os seguintes constituintes:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
Cada imagem sujeito paciente ; h de ser descongelada locuo verbal de voz passiva ; pelos olhares agente da passiva .

Os olhares ho de descongelar cada imagem.


sujeito loc. verbal OD

Cada imagem h de ser descongelada pelos olhares.


sujeito loc. verbal de voz passiva agente da passiva

Lembrem-se do esquema de transposio da voz ativa para a voz passiva:

1) o objeto direto da ativa torna-se sujeito da passiva ; 2) o tempo verbal da voz ativa permanece inalterado na voz passiva, formando a locuo verbal de voz passiva ; 3) o sujeito da ativa torna-se agente da passiva .
Gabarito: D.

33. (FCC-2012/TRE-CE) As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) tem sido perturbado. (B) so perturbadas. (C) perturbam-no. (D) perturbam-se. (E) perturbado. Comentrio: No perodo As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso., temos os seguintes componentes: As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna sujeito composto ; perturbam verbo transitivo direto ; esse precioso repouso objeto direto . J que o verbo assumiu a transitividade direta (e no h objeto direto preposicionado), h possibilidade de converso de voz verbal. Conforme aprendemos nas lies, o verbo (ou a locuo) da voz passiva sempre ter um verbo a mais do que o da ativa. Com esse mtodo, eliminamos as assertivas A, C e D. Restam-nos, apenas, as letras B e E. Ainda em conformidade com os ensinamentos, estudamos que o objeto direto da voz ativa tornar-se- o sujeito da voz passiva. Ento, temos:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
Esse precioso repouso perturbado ... . Percebemos que a concordncia com o sujeito obrigatria, razo por que o verbo ser, presente na locuo verbal perturbado, permaneceu no singular. Portanto, a letra E atende ao comando da questo. Gabarito: E. 34. (FCC-2012/TRE-PR) H 40 anos, a mais clebre crtica de cinema dos Estados Unidos, Pauline Kael (1919-2001), publicava seu artigo mais famoso. Transpondo a frase destacada para a voz passiva, a forma verbal encontrada : (A) publicaram. (B) havia sido publicado. (C) publicou-se. (D) tinha publicado. (E) era publicado. Comentrio: No perodo H 40 anos, a mais clebre crtica de cinema dos Estados Unidos, Pauline Kael (1919-2001), publicava seu artigo mais famoso., temos os seguintes componentes: a mais clebre crtica de cinema dos Estados Unidos sujeito ; publicava verbo transitivo direto ; seu artigo mais famoso objeto direto . J que o verbo assumiu a transitividade direta (e no h objeto direto preposicionado), h possibilidade de converso de voz verbal. Conforme aprendemos nas lies, o verbo (ou a locuo) da voz passiva sempre ter um verbo a mais do que o da ativa. Com esse mtodo, eliminamos as assertivas A, B e C. Restam-nos, apenas, as letras D e E. Ainda em conformidade com os ensinamentos, estudamos que o objeto direto da voz ativa tornar-se- o sujeito da voz passiva. Ento, temos:

Seu artigo mais famoso era publicado pela mais clebre crtica de cinema dos Estados Unidos. Percebemos que a concordncia com o sujeito obrigatria, razo por que o verbo ser, presente na locuo verbal era publicado, permaneceu no singular. Portanto, a letra E atende ao comando da questo. Gabarito: E. 35. (FCC-2012/TRE-SP) ... ao fazer isto, ele exprimiu a realidade to paulista do italiano recoberto pela terra e do brasileiro das razes europeias. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) foi expressa. (B) exprimia-se. (C) exprimida. (D) vem sendo exprimida. (E) era expressa.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
Comentrio: Questo semelhante s duas anteriores. No perodo ... ao fazer isto, ele exprimiu a realidade to paulista do italiano recoberto pela terra e do brasileiro das razes europias., temos os seguintes componentes: ele sujeito ; exprimiu verbo transitivo direto ; a realidade (...) objeto direto . Conforme aprendemos nas lies, o verbo (ou a locuo) da voz passiva sempre ter um verbo a mais do que o da ativa. Com esse mtodo, eliminamos as assertivas B e D. Alm disso, sabido que o tempo verbal da voz ativa (pretrito perfeito) deve ser mantido na voz passiva. Sendo assim, tambm eliminamos as letras C e E. Resta-nos, apenas, a opo A, a qual o gabarito da questo: A realidade (...) foi expressa por ele. Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa QUESTES COMENTADAS NA AULA 1. (FCC-2011/TRE-RN) Na frase ... como fazia em noites de trovoadas., o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) Ao ouvir as notcias... (B) ... D. Joo embarcou na carruagem... (C) ... que passara a madrugada... (D) ... bastaram algumas semanas... (E) ... que o aguardava... 2. (FCC-2010/DPE-SP) A memria ajuda a definir quem somos. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontram os grifados est tambm grifado na frase: (A) ... para que possa interpretar... (B) Cientistas brasileiros e americanos demonstraram ser possvel apagar ... (C) ... tornou-se uma preocupao central nas sociedades modernas ... (D) ... que as clulas do crebro no se regeneravam. (E) O experimento indica que .... 3. (FCC-2006-TRT 20 Regio) Considere as formas verbais saem e saa. A mesma relao existente entre ambas, quanto flexo, est no par: (A) vo e foi. (B) esto e estava. (C) fogem e fugiu. (D) dirigem e dirigira. (E) trabalham e trabalharia. 4. (FCC-2011/TRE-TO) Minha outra mulher teve uma educao rigorosa, mas mesmo assim mame nunca entendeu por que eu escolhera justamente aquela, entre tantas meninas de uma famlia distinta. O verbo grifado na frase acima pode ser substitudo, sem que se altere o sentido e a correo originais, e o modo verbal, por: (A) escolheria. (B) havia escolhido. (C) houvera escolhido. (D) escolhesse. (E) teria escolhido. 5. (FCC-2010/SEFAZ-SP- Adaptada) Considere o texto abaixo para responder prxima questo. Conheci ontem o que celebridade. Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calada da Rua de S. Jos, esquina do Largo da Carioca, quando vi chegar uma mulher simples e dizer ao vendedor com voz descansada:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa Me d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. Quem? Me esqueceu o nome dele. Leitor obtuso, se no percebeste que esse homem que briga l fora nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora. A celebridade, caro e tapado leitor, isto mesmo. O nome de Antnio Conselheiro acabar por entrar na memria desta mulher annima, e no sair mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem.
(Machado de Assis, Crnica publicada em A semana, 1897. In Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 763)

Considerado o contexto, est correto o que se afirma em: (A) Estava comprando indica, entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobrevieram as demais. (B) dera exprime ao ocorrida simultaneamente a disseram. (C) acabar por entrar expressa um desejo. (D) levava designa fato passado concebido como permanente. (E) residirem exprime fato possvel, mas improvvel. 6. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Considere o texto abaixo para responder prxima questo. De dezembro de 1951 a abril de 1974, a aventura brasileira de Elizabeth Bishop estendeu-se por 22 anos alguns deles, os anos finais, vividos em Ouro Preto, sobretudo aps a morte de Lota de Macedo Soares, sua companheira, em 1967. A cidade no tomou conhecimento da grande escritora americana, cujo centenrio de nascimento se comemorou dias atrs. Ns, os ento jovens escritores de Minas, tambm no. Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: * Ela adorava aquela casa, construda entre 1698, dois anos aps a descoberta do ouro na regio, e 1711, quando Ouro Preto foi elevada condio de vila. Comprou-a em 1965 e no teve outra na vida, a no ser o apartamentinho de Boston onde morreria em 1979. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Bem cuidada, a casa, agora venda, pertence aos Nemer desde 1982.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa * Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell, porque tudo l foi feito ali mesmo, mo, com pedra, ferro, cobre e madeira. Tiveram que inventar muita coisa e tudo est em perfeito estado h quase 300 anos.
(Humberto Werneck. Um porto na Montanha. O Estado de S. Paulo. Cidades/Metrpole. Domingo, 13 de fevereiro de 2011, C10)

No segundo pargrafo, a forma verbal que designa um evento posterior poca em que a poeta viveu no Brasil : (A) adorava. (B) foi elevada. (C) Comprou-a. (D) morreria. (E) Tinha. 7. (FCC-2007/TRF-2 Regio - Adaptada) Ora, por mais que se queira eliminar a liberdade do mundo humano, ela teima em aparecer, desafiando constantemente as previses cientficas. Considerada a frase acima, em seu contexto, correto afirmar que a forma verbal desafiando expressa noo de tempo.

8. (FCC-2011/TRE-TO) Na frase A inteno a de que o filme contribua para a educao ..., o verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) ... e, agora, busca-se patrocnio. (B) A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto ... (C) ... o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico ... (D) ... que queiram se aprofundar no tema. (E) ... e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. 9. (FCC-2011-TRE-RN) comum que, durante suas brincadeiras, as crianas se _________ para um universo mgico e _________ a identidade de uma personagem admirada, _____________ um super-heri ou uma figura da realeza. Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que est em: (A) transportem assumam seja (B) transportam assumiriam sendo (C) transportariam assumiriam seria (D) transportam assumem seja (E) transportem assumem seria

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
10. (FCC-2012/TRE-CE) ... e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido l... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) Houve um tempo em que eu... (B) ... o sucesso crtico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades. (C) ... mas voc gostaria de fazer alguma observao? (D) ... estava ligado em comdia... (E) Mas no sinto mais a mesma coisa. (FCC-2012/TRE-PR) A prxima questo refere-se ao texto abaixo. A discusso sobre centro e periferia no pensamento brasileiro vincula-se a elaboraes que se do num mbito mais amplo, latino-americano. O primeiro locus importante onde se procura interpretar a relao entre esses dois polos a Comisso Econmica para a Amrica Latina (CEPAL), criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947. possvel encontrar antecedentes a esse tipo de anlise na teoria do imperialismo. No entanto, a elaborao anterior CEPAL preocupava-se principalmente com os pases capitalistas avanados, interessando-se pelos pases atrasados na medida em que desenvolvimentos ocorridos neles repercutissem para alm deles. Tambm certos latino-americanos, como o brasileiro Caio Prado Jr., o trindadense Eric Williams e o argentino Srgio Bagu, haviam chamado a ateno para a vinculao, desde a colnia, da sua regio com o capitalismo mundial. No chegaram, contudo, a desenvolver tal percepo de maneira mais sistemtica. J no segundo ps-guerra, ganha impulso uma linha de reflexo que sublinha a diferena entre centro e periferia, ao mesmo tempo que enfatiza a ligao entre os dois polos. Na verdade, a maior parte das teorias sociais, econmicas e polticas, apesar de terem sido elaboradas de forma ligada s condies particulares dos pases desenvolvidos do Atlntico Norte, as tomava como tendo validade universal. Assim, o marxismo, a teoria da modernizao e a economia neoclssica tendiam a considerar que os mesmos caminhos seguidos pelas sociedades em que foram formulados teriam que ser trilhados pelo resto do mundo, atrasado.

(RICUPERO, Bernardo. O lugar do centro e da periferia. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudana. Andr Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (orgs.). So Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 94)

11. A nica afirmao INCORRETA sobre a forma transcrita do texto : (A) (linha 1) vincula-se / o tempo e o modo verbais indicam que a ideia tomada como verdadeira. (B) (linha 7) preocupava-se / a forma verbal designa que o fato concebido como contnuo. (C) (linha 8) interessando-se / esse gerndio, colocado depois do verbo principal preocupava-se , indica uma ao simultnea ou posterior, e pode ser legitimamente considerado equivalente a e interessava-se. (D) (linha 9) repercutissem / essa forma subjuntiva enuncia a ao do verbo como eventual. (E) (linha 20) teriam / constitui forma polida de presente, atenuando a ideia de obrigao ou dever.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
12. (FCC-2012/TRE-SP) Muitos anos depois, ele morreria num acidente de helicptero, em Angra dos Reis, no Rio, e seu corpo desapareceria no mar para sempre. Com relao aos verbos grifados acima, correto dizer que o emprego do tempo e modo em que esto conjugados indica: (A) ao posterior poca de que se fala. (B) incerteza sobre fato passado. (C) ao ocorrida antes de outra passada. (D) fato que depende de certa condio. (E) forma polida de abordar um fato trgico. 13. (FCC-2012/TRE-SP) Ainda que os modernistas de 1922 no se ...... componentes de uma escola, nem ...... ter postulados rigorosos em comum, um grande desejo de expresso livre os unificava. Na frase acima, com que se reescreve parte do incio do texto, a correo ser mantida caso a conjugao dos verbos originalmente empregados consideraram e afirmaram for modificada de modo que as formas verbais resultantes sejam, respectivamente: (A) considerarem e afirmarem. (B) considerassem e afirmassem. (C) consideravam e afirmavam. (D) considerariam e afirmariam. (E) considerar e afirmar. 14. (FCC-2012/TRE-SP) J tenho lido que ele usa uma lngua misturada de italiano e portugus. No segmento grifado acima, Antonio Candido usou determinada forma verbal que poderia ser substituda, sem prejuzo para correo e a lgica, por: (A) li. (B) lia. (C) lera. (D) leria. (E) leio. 15. (FCC-2012/TRE-SP) .. em que as melhores cadncias do samba e da cano se aliaram com naturalidade s deformaes normais de portugus brasileiro... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) So Paulo muda muito... (B) ... para nos porem no Alto da Mooca... (C) Talvez Joo Rubinato no exista... (D) ... Adoniran no a deixar acabar... (E) Mas a cidade que nossa gerao conheceu...

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
(FCC-2012/TCE-SP) A prxima questo refere-se ao texto abaixo. [...] No sei se V. Exa. Revma. como eu. Eu gosto de contemplar o passado, de viver a vida que foi, de pensar nos homens que antes de ns, ou honraram a cadeira que V. Exa. Revma. ocupa, ou espreitaram, como eu, as vidas alheias. Outras vezes estendo o olhar pelo futuro adiante, e vejo o que h de ser esta boa cidade de S. Sebastio, um sculo mais tarde, quando o bonde for um veculo to desacreditado como a gndola, e o atual chapu masculino uma simples reminiscncia histrica. Podia contar-lhe em duas ou trs colunas o que vejo no futuro e o que revejo no passado; mas, alm de que no quisera tomar o precioso tempo de V. Exa. Reverendssima, tenho pressa de chegar ao ponto principal desta carta, com que abro a minha crnica. E vou j a ele. (Machado de Assis. Histria de quinze dias: crnicas. 1877, 1 de janeiro. IN Obra completa, v. III, Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1962. p. 352-353)

16. Sobre a forma verbal indicada, INCORRETO afirmar: (A) honraram (linha 2) / exprime ao completamente concluda. (B) for (linha 5) / indica um fato possvel, considerado altamente provvel. (C) estendo (linha 3) / enuncia um fato que ocorre exclusivamente no momento em que o missivista se expressa. (D) vou (linha 11) / marca um fato futuro, mas bastante prximo, como o confirma o emprego de j. (E) podia (linha 7) / est empregado com valor de futuro do pretrito.

17. (FCC-2010/TRE-AM) Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Se o Papa dispusesse de inmeras e bem armadas divises, talvez Stalin reconsiderasse sua deciso e buscasse angariar a simpatia de Pio XI. (B) Como algum lhe perguntou se no o caso de ganhar a simpatia de Pio XI, Stalin lhe respondera que ignorava com quantas divises conta o Papa. (C) Caso o Brasil no fosse um pas estratgico para a Igreja, a Concordata no se revestir da importncia que lhe atriburam os eclesisticos. (D) So to delicadas as questes a serem discutidas na Concordata que ser bem possvel que levassem muito tempo para desdobrar todos os aspectos. (E) Roberto Romano lembra-nos de que j houve, na Histria, atos religiosos que acabassem por atender a uma finalidade poltica que prevista. 18. (FCC-2010/SEFAZ-SP) Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. Alterando-se as formas verbais da frase acima, a correlao entre as novas formas ainda estar em conformidade com o padro culto escrito em: (A) olharia - deixava passar - foi (B) olhasse - deixaria passar - (C) olhe - deixava passar - seja
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa (D) olharia - deixou passar - fosse (E) olhar - deixou passar era

19. (FCC-2010/TCM-CE) Est inteiramente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Fossem todos os funcionrios pblicos grandes escritores, estar comprovada a tese de que a rotina acabe por levar ao ato criativo. (B) Sugere-se no texto que, mesmo quando um funcionrio no exemplar em sua funo, pode ainda assim ser um grande ficcionista ou poeta. (C) Se Machado de Assis e outros no tivessem sido bons funcionrios e geniais escritores, debilita-se a tese defendida nessa crnica. (D) Poetas e ficcionistas, quando eram atingidos pela rotina das antigas reparties, haviam-se disposto a cultivar seus respectivos gneros. (E) Ao escreverem boas pginas de literatura, os funcionrios criavam laos de cumplicidade com os leitores que venham a cativar.

20. (FCC/TRT 13 Regio) adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Mais se respeitasse a democracia, mais se deveria lutar contra as falcias dos discursos dos candidatos. (B) O que tem ficado implcito na simplificao sistemtica da realidade foi o desrespeito aos eleitores que a prezassem. (C) No houvssemos ultrapassado as dimenses das comunas medievais, poderemos ter decises que no dependeriam do sistema representativo. (D) Vindo a ocorrer a insultuosa infantilizao dos votantes, reagissem estes, negando-se a votar em quem os subestimava. (E) Seria possvel que chegassem a um acordo a dona do cachorrinho e a me da criana asmtica, desde que se disponham a ponderar a razo de cada uma.

21. (FCC-2012/TRT-11 REGIO) Estamos vivendo uma poca em que a bandeira da


discriminao se apresenta em seu sentido mais positivo: trata-se de aplicar polticas afirmativas para promover aqueles que vm sofrendo discriminaes histricas. Mantm-se adequada correlao entre tempos e modos verbais com a substituio das formas sublinhadas no trecho acima, na ordem dada, por: (A) Estvamos - apresentava - tratava-se - vinham (B) Estaramos - apresentara - tratava-se - viessem (C) Estaremos - apresente - tratar-se-ia - venham (D) Estvamos - apresentou - tratar-se- - venham (E) Estaremos - apresentara - tratava-se viessem

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa 22. (FCC-2006/SEFAZ-SP) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo: : (A) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses. (B) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico. (C) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu. (D) Em troca-trocas acalorados de idias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica. (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. 23. (FCC/TRT 4 Regio) Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) O progresso que no advir de boas polticas pblicas dificilmente advir de iniciativas meramente individuais. (B) J se comprovou que no constitue boa prtica poltica permitir que o espao pblico seja degradado. (C) Se ao poder pblico no convir enfrentar a ao de contraventores, que aja de modo a no favorec-la. (D) Se algum se deter diante de uma caixa de correio toda grafitada, talvez hesite em deixar nela sua correspondncia. (E) O que a ns couber fazer para dignificar o espao pblico, faamo-lo, sem qualquer hesitao. 24. (FCC/TRT 9 Regio) Esto corretamente empregadas e flexionadas todas as formas verbais da frase: (A) Se no intervirmos no mundo em que vivemos, para garantir seu equilbrio, talvez nem mesmo Deus se interesse por nos favorecer. (B) Se a religio no se dispor a refazer os clculos, o nmero de 7.000 anos que ela impele ao mundo parecer cada vez mais absurdo. (C) Se os crentes requisessem e obtivessem a presena de Deus como prova de sua existncia, os cientistas passariam a examin-lo. (D) Mesmo que todos os religiosos conviessem quanto existncia de um nico Deus, ainda assim pouco teria este a inspirar os cientistas. (E) Mesmo que todos os cientistas fossem agnsticos, e se detessem no caminho exclusivo da cincia, a dvida acabaria por assaltar alguns. 25. (FCC-2006/TRE-SP) Esto corretas ambas as formas verbais sublinhadas na frase: (A) Algum interviu, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue, para muitos homens, uma prtica esportiva. (B) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas constitui, para muitos homens, uma prtica esportiva.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa (C) Algum interviu, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitui, para muitos homens, uma prtica esportiva. (D) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue, para muitos homens, uma prtica esportiva. (E) Algum interveio, dizendo ao czar que a caa de borboletas e andorinhas constitue-se, para muitos homens, uma prtica esportiva. 26. (FCC/TRT 24 Regio) Est correta a flexo de todas as formas verbais na frase: (A) Ao longo do tempo, os corruptos nem sempre se desaviram com as instituies; pelo contrrio, muitos souberam us-las em benefcio prprio. (B) Em respeito tica, se os interesses particulares se contrapuserem aos pblicos, devem prevalecer estes, e no aqueles. (C) Caso no detssemos boa parte dos nossos mpetos destrutivos, nenhuma sociedade conheceria um momento sequer de estabilizao. (D) Quando os estados nacionais no interveem nas instituies corrompidas, a ordem social tende a fragilizar-se cada vez mais. (E) Se tivessem prevalecido as boas causas pelas quais nossos antepassados haveram de lutar, estaramos hoje numa sociedade mais justa. 27. (FCC-2010/TRE-AM) Est correta a flexo de todas as formas verbais da frase: (A) Tudo o que advir como poder da Igreja tem correspondncia com o plano simblico e espiritual. (B) O poder civil e a esfera religiosa nem sempre conviram quanto busca de um sereno estabelecimento de acordos. (C) Ao longo da Histria, naes e igrejas muitas vezes se absteram de buscar a convergncia de seus interesses. (D) A pergunta de Stalin proveu de sua convico quanto ao que torna de fato competitivo um pas beligerante. (E) Ciente da fragilidade militar da Igreja, o ditador no se conteve e interveio na Histria com a famosa frase. 28. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Transpondo-se para a voz passiva a frase Hoje a autoria institucional enfrenta sria concorrncia dos autores annimos, obter-se- a seguinte forma verbal: (A) so enfrentados. (B) tem enfrentado. (C) tem sido enfrentada. (D) tm sido enfrentados. (E) enfrentada.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa 29. (FCC-2010/TRE-AM) A frase que admite transposio para a voz passiva : (A) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes. (B) A Concordata poder incluir o retorno do ensino religioso. (C) H estatsticas controvertidas sobre esse poder eclesistico. (D) No so incomuns atos religiosos com finalidade poltica. (E) O Brasil um pas estratgico para a Igreja Catlica. 30. (FCC-2010/TCE-SP) A forma verbal da voz passiva correspondente exatamente construo: (A) Se examinarmos as fbulas populares : Se as fbulas populares forem por ns examinadas. (B) um jovem a conduza : fosse por um jovem conduzida. (C) exprimem o desejo popular : tm expressado o desejo popular. (D) representam apenas uma iluso miraculosa : esto apenas representando uma iluso miraculosa. (E) deve reconquistar seu reino : ter reconquistado seu reino. 31. (FCC-2009/TRT-7 Regio) Transpondo para a voz passiva a construo Darcy Ribeiro (...) no admitiria a alternativa, a forma verbal resultante ser: (A) teria sido admitida. (B) seria admitida. (C) teria admitido. (D) fora admitida. (E) haveria de admitir.
32. (FCC-2012/TRT-11 REGIO) Existe transposio de uma voz verbal para outra em: (A) Variam os nveis de percepo de uma fotografia / So vrios os nveis de percepo de uma fotografia. (B) As fotografias so uma espcie de espelhos / As fotografias tornam-se uma espcie de espelhos. (C) A percepo de uma imagem muda com o passar do tempo. / O passar do tempo muda a percepo de uma imagem. (D) Os olhares ho de descongelar cada imagem / Cada imagem h de ser descongelada pelos olhares. (E) Certas fotos se assemelham a espelhos / H espelhos aos quais certas fotos se tornam semelhantes. 33. (FCC-2012/TRE-CE) As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) tem sido perturbado. (B) so perturbadas. (C) perturbam-no. (D) perturbam-se.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa
(E) perturbado. 34. (FCC-2012/TRE-PR) H 40 anos, a mais clebre crtica de cinema dos Estados Unidos, Pauline Kael (1919-2001), publicava seu artigo mais famoso. Transpondo a frase destacada para a voz passiva, a forma verbal encontrada : (A) publicaram. (B) havia sido publicado. (C) publicou-se. (D) tinha publicado. (E) era publicado. 35. (FCC-2012/TRE-SP) ... ao fazer isto, ele exprimiu a realidade to paulista do italiano recoberto pela terra e do brasileiro das razes europeias. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) foi expressa. (B) exprimia-se. (C) exprimida. (D) vem sendo exprimida. (E) era expressa.

-----------------------------------------------------------------Gabarito 01. E 02. E 03. B 04. B 05. A 06. D 07. Errado 08. D 09. A 10. D 11. E 12. A 13. B 14. A 15. E 16. C 17. A 18. B 19. B 20. A 21. A 22. A 23. E 24. D 25. B 26. B 27. E 28. E 29. B 30. A 31. B 32. D 33. E 34. E 35. A

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 63

Lngua Portuguesa para o ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

Amigos e amigas, nosso encontro de hoje se encerra aqui. Conto com a presena de vocs neste curso preparatrio para o cargo de Agente Fiscal de Rendas (ICMS/SP).

Bons estudos, at a prxima aula e rumo CLASSIFICAO! Grande abrao! Prof. Fabiano Sales

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 63

Das könnte Ihnen auch gefallen