Sie sind auf Seite 1von 10

FIT FACULDADE INTEGRAO TIET

CURSO: ENGENHARIA DA PRODUO

ECONOMIA GERAL

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

MICRO ECONOMIA:
Microeconomia: o ramo da Teoria Econmica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinao dos preos e quantidades em mercados especficos.

Ex.: Evoluo dos preos internacionais do caf brasileiro. O nvel de vendas no varejo, numa capital.

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

Classificao dos Recursos Produtivos


As necessidades humanas so ilimitadas e algumas so no econmica e para satisfaz-las necessitaramos de um conjunto infinitivamente de bens econmicos. Os recursos produtivos (fatores de produo), so elementos utilizados no processo de fabricao dos variados tipos de mercadorias para satisfazer as necessidades humanas.

CLASSIFICAO DOS RECURSOS PRODUTIVOS


So classificados em quatro grandes grupos: TERRA; TRABALHO; CAPITAL OU BENS DE CAPITAL CAPACIDADE EMPRESARIAL.
Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

DETERMINANTES PRXIMOS DO CRESCIMENTO


AS PRINCIPAIS VARIVEIS PRXIMAS DO CRECIMENTO ECONMICO SO:

Capital Fsico; Trabalho e Capital Humano; Progresso Tecnolgico;

CAPITAL FSICO:
O conjunto de mquinas e equipamentos de uma determinada empresa compe o chamado estoque de Capital Fsico da mesma. A soma do capital fsico de cada empresa forma o estoque de capital fsico total de uma empresa.

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

TRABALHO E CAPITAL HUMANO


O conceito de capital humano est relacionado a capacidade de trabalho, ao valor adicionado pela educao e pelo treinamento da mo de obra, afetam positivamente o crescimento econmico.

PROGRESSO TECNOLGICO:
Definido como um conjunto de inovaes materializadas em termos de bens, mquinas e equipamentos etc. Ele importante, pois permite que se produza uma quantidade maior de bens e servios, com a mesma ou at mesmo com uma quantidade menor de recursos.
Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

DESENVOLVIMENTO ECONMICO E ECONOMIA INTERNACIONAL:


Desenvolvimento Econmico: estuda modelos de desenvolvimento que levem elevao do padro de vida (bem estar) da coletividade. Questes estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuio de renda, evoluo tecnolgica). Economia Internacional: estuda as relaes de troca entre pases (transaes de bens e servios e transaes monetrias). Trata-se da determinao da taxa de cmbio, do comrcio exterior e das relaes financeiras internacionais.
Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

CRESCIMENTO ECONMICO:
Aumento do produto de um pas ao longos do tempo. Geralmente, medido pela variao percentual do Produto Nacional Bruto (PNB) per capita.

O crescimento de uma economia fruto do crescimento qualitativo da for fora de trabalho, da maior proporo da receita nacional poupada e investida e do aperfeioamento tecnolgico.

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

O PROBLEMA DA ESCASSEZ
A escassez o problema econmico de qualquer sociedade. Se no houvesse escassez, to pouco haveria a necessidade de se estudar economia. A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeita atravs do consumo dos mais diversos tipos de bens e servios so infinitas e ilimitadas ao peso que os recursos produtivos a disposiao da sociedade e que so utilizados na produo dos mais diferentes tipos de produtos so finitos e limitados.

NESCESSIDADES HUMANAS
Entende-se por necessidades humanas a sensao de falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfaz-la.

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

Microeconomia analisa a formao de preos no mercado. Os preos formam-se com base em dois mercados:

BENS BENS LIVRES E BENS ECONOMICOS BENS ECONOMICOS DIVIDE-SE EM DOIS GRUPOS: BENS IMATERIAIS Servios BENS MATERIAIS: Bens de consumo Bens de capital

Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

PRXIMA AULA:

27/03/2012
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade

OBRIGADO!...
Prof. Esp. Adilson Silvestre da Silva

Das könnte Ihnen auch gefallen