Sie sind auf Seite 1von 26

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 TRAOS CARACTERSTICOS DA TIPOLOGIA EXPOR

Pginas 3 - 8

2. a) importante que, ao longo das leituras e discusso em grupo, os estudantes compreendam que os textos agrupados na tipologia expor carregam em si uma caracterstica fundamental: apresentam ao leitor informaes sobre um determinado tema concreto, com linguagem tcnica ou cientfica prpria da rea de estudo que gerou a informao. b) Texto 1 Enciclopdias impressas e virtuais Texto 2 Revistas ou jornais Texto 3 Revistas ou jornais 3. Ttulo do texto
Entrevista com Roger Chartier Grupo indgena Deni Como o beija-flor maximiza o ganho de energia

Gnero textual a que pertence Entrevista Verbete de enciclopdia Artigo de divulgao cientfica

Funo ou objetivo do gnero textual


Apresentar a viso do entrevistado sobre o gosto dos jovens pela leitura. Descrever a atuao do grupo indgena Deni e discorrer brevemente sobre sua histria. Expor como o beija-flor maximiza o ganho de energia.

possvel incluir os trs textos no grupo dos textos expositivos, visto que, partindo de uma linguagem clara e objetiva, pertencem rea da documentao e informao e tm o objetivo de apresentar informaes sobre um fato especfico, descrever esse
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

fato, enumerar suas caractersticas. Essas caractersticas permitem ao leitor identificar seu tema central, construindo uma viso do que est sendo exposto. 4. Situao comunicacio nal/ Gnero textual Entrevista Que tipo de pessoa escreve? Jornalista + Especialista no assunto Para qual veculo escreve?
Revista para educadores

Que tipo de leitor o autor imagina que ler seu texto? Educadores interessados em

A linguagem apresenta termos cientficos?


Algumas vezes apresenta termos cientficos;

ensino de leitura outras, termos em geral e de literatura


tcnicos da rea do entrevistado; outras, termos comuns. Depende do tema e do entrevistado.

Verbete

Especialista no assunto

Enciclopdia

Leitores interessados em aprofundar conhecimento sobre determinado objeto, assunto ou termo. Leitores que desconhecem significado ou definio de determinado objeto, assunto ou termo.

Depende do objeto a que o verbete se refere. A mesma coisa para os verbetes, s que verbetes no usam, nunca, somente termos comuns da linguagem coloquial.

Artigo de Divulgao cientfica

Especialista no assunto

Revistas / jornais

Leitores interessados em

Provavelmente, associa termos cientficos ou


2

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

comportamento animal que j tenham algum conhecimento do assunto.

tcnicos a palavras usadas no dia a dia.

5. Modelo de ficha organizativa Informaes gerais sobre cada um dos textos Ttulo Texto 1 Texto 2 Texto 3

Grupo Indgena Deni

Os livros resistiro s tecnologias digitais

Como o beija flor maximiza o ganho de energia


Jos Reis

Nome do autor

Informao no apresentada ao leitor

Entrevistado: Cristina Zahar

Gnero

Verbete da Enciclopdia

Entrevista Com especialista

Artigo de divulgao cientfica

Onde o texto foi publicado

<http://www.socioamiental.org/ Revista Nova pib/epi/deni> Escola,agosto de 2007

Folha de S. Paulo. Seo Cincia, 9 set. 2001.

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Tema

Apresentao de um Grupo indgena que, ainda hoje, sofre com as invases em suas terras

A leitura e os livros diante das novas tecnologias

Apresentao de um estudo sobre os hbitos alimentares e o metabolismo dos beija-flores

Grupo indgena Deni: Informaes obtidas sobre o vive na regio dos rios tema com a leitura do texto Juar e Purus; desde a dcada de 1940 sofre com invases em suas terras; com as invases, entrou em contato com doenas; sofreu com a violncia e explorao da mo de obra indgena; recebeu ajuda de ONGs para fazer a demarcao de suas terras, oficializadas em 2003; mesmo com a demarcao, ainda sofre com a pesca e a extrao de madeira clandestina. Outras informaes
A definir. Estas informaes esto relacionadas com a discusso e a

A escola tem o papel de incentivar a relao dos alunos com os bens culturais. A escola deve tirar proveito das novas possibilidades do mundo eletrnico. A leitura continua a existir nos dias de hoje de forma fragmentada, nas telas do computador. O livro impresso d ao leitor uma percepo da totalidade da obra. A definir. Estas

Os beijaflores so os menores vertebrados endotrmicos. Sua taxa metablica elevada; Para se manter vivo, os beija-flores devem comer o dia todo. Os beijaflores consomem basicamente o nctar.

A definir. Estas informaes 4

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1 informaes esto relacionadas com a discusso e a anlise realizada em sala de aula, com o grupo e com auxlio do professor. esto relacionadas com a discusso e a anlise realizada em sala de aula, com o grupo e com auxlio do professo.

que julgaram relevantes

anlise realizada em sala de aula, com o grupo e com auxlio do professor.

Pgina 8

As especificaes das pesquisas j foram dadas no enunciado. Cabe ao professor conduzir os temas, gerando questes que motivem a curiosidade dos alunos e a vontade de saber mais sobre o assunto.

Produo escrita
Pgina 9

Espera-se que seja realizado um trabalho com a estruturao de pargrafos, considerando as caractersticas dos textos expositivos.

Oralidade
Pginas 9 - 10

preciso que os alunos percebam que a exposio oral , por si s, um gnero e, portanto, tem caractersticas estruturais prprias.

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Estudo da lngua
Pgina 10

Espera-se que os estudantes utilizem a reflexo feita sobre o gnero exposio oral, considerando as informaes e os conhecimentos que j possuem a fim de avaliar se as apresentaes assistidas cumpriram sua funo social.

Pgina 11

Espera-se que a reviso da Lio de Casa proporcione ocasio para a discusso dos conceitos e tipos de preposio e conjuno pesquisados pelos alunos.

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 TRAOS CARACTERSTICOS DO AGRUPAMENTO TIPOLGICO ARGUMENTAR

Parte A Ouvindo a msica


Pginas 11 - 13

2. a) Resposta pessoal. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber que essa letra faz uma crtica severa a uma situao real, vivida por milhes de brasileiros: a violncia que aprisiona, invertendo os valores. Ao mesmo tempo em que colocamos grades em nossos lares para nos sentirmos protegidos dos perigos (assaltos, roubos, invases etc.), aprisionamos a ns mesmos dentro de um condomnio que oferece uma pseudo-segurana. c) O eu da letra clama para que o outro, seu interlocutor, no o deixe ali, confortvel em uma paz que, na verdade, no passa de medo. Por isso, esse eu renega a paz, que cobe a voz, fazendo com que os sujeitos se acomodem em um dia de domingo: trancados em condomnios cheios de grades, em frente a uma televiso, assistindo a vdeos de aluguel coagidos. d) Na letra, a opinio do autor vai se revelando justamente mediante as imagens que ele cria de uma sociedade presa a uma paz inventada, que mascara uma violncia que j invadiu o condomnio uma vez que deixou preso, atrs das grades, o seu morador. e) Resposta pessoal. f) Resposta pessoal.

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Aqui, espera-se resgatar o conhecimento que o aluno tem sobre outras composies, estabelecendo comparaes e avaliando seu carter crtico em relao sociedade. Voc pode contribuir com a tarefa, apresentando-lhes outras letras de msica.

Parte B - Agora a vez da crnica


Pginas 13 - 15

2. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga elaborar uma crtica que evidencie a semelhana entre os presdios e os condomnios. 3. Resposta pessoal. importante que os alunos sejam conduzidos a perceber que h muitas maneiras de discutir um tema: alguns optam por falar diretamente sobre o assunto; outros fazem msica; outros contam histrias ou fazem uma crnica do cotidiano etc. O objetivo fazer com que os estudantes reconheam quea questo da violncia e suas consequncias o eixo central a partir do qual se torna possvel identificar a mensagem que a crnica nos transmite. Nela, o autor discute a questo da violncia e as maneiras como as pessoas reagem a ela (aprisionando-se cada vez mais) de modo irnico e jocoso. Ele no parece achar que se fechar atrs das grades, muros, arames farpados seja a soluo. As grades nos prdios se assemelham quelas das prises oficiais, lugar onde as pessoas que esto presas tm o desejo de estar do outro lado, na rua, em liberdade. Embora engraada, essa crnica denuncia uma situao real e banalizada. 4. Espera-se que o aluno produza um cartaz que mescle palavras e imagens. 5. Aqui, espera-se que o cartaz produzido apresente a compreenso e viso crtica que os alunos tiveram do tema. A atividade pode ser aproveitada justamente para ampliar a discusso e fazer com que eles percebam a importncia das linguagens verbal e no verbal para a composio dessa crtica.

Parte C - Lendo a imagem


Pginas 15 - 16

1. a) A definio de Laerte sobre a questo do medo e da violncia bastante explcita nessa charge: Nas repblicas normais, as famlias vivem sob tenso na
8

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

insegurana... A apario da palavra normais entre aspas revela a ironia do cartunista, uma vez que as pessoas no deveriam conviver com a violncia como se ela fosse algo normal. b) O texto verbal Nas repblicas normais, as famlias vivem sob tenso na insegurana... e a imagem que mostra pessoas amedrontadas por algo que est do lado de fora da janela. c) Resposta pessoal.

Pgina 16

Espera-se que os cartazes produzidos pelos alunos possam ser expostos em espaos da escola ou mesmo fora dela. Dessa forma, cumprem sua funo comunicativa, podendo ampliar a discusso sobre violncia.

Pgina 16

Espera-se que as respostas obtidas na pesquisa possam ser socializadas, reforando a compreenso do texto lido.

Pginas 17 - 18

1. 1. Quem so os autores dos textos lidos?


Letra de msica: Marcelo Yuka / Falco / Xando / Marcelo Lobato / Lauro Farias Crnica: Luis Fernando Verissimo Charge: Laerte Artigo: Lcia Siqueira

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1 H vrios momentos em que a questo da violncia fica explicitada nos textos lidos. Seria interessante aqui que os estudantes ilustrassem suas respostas com trechos que comprovem a convergncia de opinio entre os autores.

2. Em que momento os textos revelam o ponto de vista desses autores em relao ao tema? A opinio deles sobre o tema converge ou diverge?

3. Que argumentos eles utilizam para argumentos sobre a falta de sentindo da violncia sustentar essa opinio?
e das defesas tomadas contra ela. Na busca por proteo e segurana, os moradores das grandes cidades passaram a adotar solues privadas de proteo, passando a se aprisionar em suas casas e, progressivamente, diante do sentimento de insegurana da cidade, a abandonar o espao pblico. No entanto, esse tipo de reao imediatista, individualista e antissocial s alimenta ainda mais a violncia e a insegurana, consequentemente.

Em todos os textos lidos /ouvidos, h

4. Qual dos textos, em sua opinio, deixa mais claro o tema que est sendo discutido? Por qu?

Talvez a crnica seja, para os alunos, o texto que apresenta mais explicitamente o tema tratado. No entanto, espera-se que, nessa etapa de escolaridade, eles j tenham condies de fazer leituras coerentes dos demais textos, compreendendo sua temtica.

5. Se fossem escrever sobre o tema violncia, qual gnero vocs escolheriam? Por qu? 6. Se os textos fossem vistos isoladamente, vocs teriam a mesma compreenso do tema e da opinio dos autores?

Resposta pessoal.

No. A coletnea de textos amplia a viso do leitor sobre o tema violncia.

2. Espera-se que os alunos, aqui, tenham conseguido construir uma opinio clara sobre o tema, questionando a questo da violncia e pensando possveis solues para que esse problema possa ser amenizado em nossa sociedade. importante que eles reconheam que essa questo um problema de todos.
10

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Pginas 18 - 20

2. preciso que os alunos explorem a pgina, observando como ela foi montada e como essa montagem contribui para que o leitor reconhea a polmica em volta do tema a ser apresentado. Ao fazer a explorao da pgina, verifique se, somente com a leitura do ttulo, os estudantes j conseguem depreender o tema e se reconhecem nele uma questo para ser discutida e argumentada. 3. Principais ideias Seleo dos argumentos utilizados pelos autores para defender seus pontos de vistas
1. Pesquisa feita por um cientista poltico e um psiclogo indica que os afroamericanos tinham QI mais baixo do que americanos de origem europeia. 2. Pesquisas feitas por psiclogos negros, na frica, confirmam que a inteligncia dos habitantes da frica subsaariana baixa.

Texto 1 Acham que s im

1. H diferenas entre brancos e negros. 2. Essa diferena pode ser gentica. 3. A inteligncia medida em pontos.

Texto 2 Acham que no

1. A inteligncia no pode ser medida em pontos, nem pela cor da pele. 2. A hierarquizao das raas pela cor da pele serviu de suporte para teses discriminatrias.

1. O conceito de QI questionvel. 2. As inteligncias so mltiplas e, por isso, ativadas de acordo com os valores de cada cultura, no pela cor da pele. 3. A cor da pele como sinnimo de raa um conceito social e no cientfico. 11

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Oralidade
Pgina 20

Espera-se que os alunos, tendo o professor como mediador, respeitem as regras do debate.

Estudo da lngua
Pgina 21

1. A inteno que os alunos identifiquem o articulador mas como fundamental na construo da argumentao. Pargrafo 1 pargrafo Articuladores/funo Texto 1: Acham que sim
Trecho: Com a repercusso negativa, James Watson publicou depois um artigo no londrino The Independent. Ensaiou uma retratao, mas pouco se moveu de seu raciocnio inicial: No se trata de superioridade ou inferioridade, mas de buscar entender as diferenas. Explicao: O autor usa a conjuno adversativa mas para mostrar que o pesquisador James Watson, embora tenha tentado se retratar da afirmao racista feita a um jornal britnico, no mudou de opinio sobre o tema. 12

Texto 2: Acham que no


Trecho: As teorias que relacionam raa e inteligncia se baseiam num pressuposto: a inteligncia pode ser medida em pontos. Mas o prprio conceito de QI questionado. Explicao: O autor usa a conjuno adversativa mas para questionar o argumento utilizado pelas teorias que relacionam raa e inteligncia, observando que o prprio argumento questionvel e equivocado.

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1 Trecho: Inspirados nos movimentos eugnicos (que estudam as condies de aprimoramento gentico), os nazistas mataram 200 mil deficientes fsicos e mentais e esterilizaram outros 400 mil nas dcadas de 1930 e 1940.

2 pargrafo Articuladores/funo

Trecho: Na obra, Murray e Hernstein afirmam que, nos Estados Unidos, os 30 milhes de afroamericanos tinham quociente de inteligncia (QI) mais baixo que os americanos de origem europia.

Explicao: A conjuno integrante que tem a funo de estabelecer ligao entre a orao principal, organizada pelo verbo transitivo direto afirmam, e sua orao subordinada substantiva objetiva direta. Explicao: O conectivo que um pronome relativo e tem a funo de retomar a expresso movimentos eugnicos, evitando que ela seja repetida. A conjuno e tem a funo de adicionar mais uma ao realizada pelos nazistas: eles mataram (ao 1) + eles esterilizaram (ao 2).

3 pargrafo Articuladores/funo

Trecho: (...) O lder sul-africano Nelson Mandela seria uma exceo que confirma a regra. Mas o maior talento do sul-africano, diz, no seria a inteligncia, mas a liderana.

Trecho: O que existe entre os judeus uma reverncia obsessiva pelo conhecimento, que vem de geraes.

Explicao: O conectivo que um pronome relativo e tem a

Explicao: Parece-nos que o pesquisador continua afirmando que as diferenas

funo de retomar um elemento j dito anteriormente. No entanto, o modo como foi usado 13

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1 gera uma certa ambiguidade: ele pode indicar uma retomada tanto da palavra conhecimento quanto a expresso reverncia obsessiva.

entre brancos e negros vo alm da cor da pele, chegando mesmo composio gentica responsvel pelo desenvolvimento da inteligncia. Principalmente quando afirma que o diferencial de Mandela dse pela sua capacidade de liderana e no de inteligncia.

4 pargrafo Articuladores/funo

Trecho: ...Lahn disse que africanos e leste-asiticos tm incidncia mais baixa de dois genes relacionados inteligncia.

Trecho: A cor da pele como sinnimo de raa um conceito social, e no cientfico.

Explicao: Explicao: O conectivo que uma conjuno integrante que tem a funo de introduzir uma orao subordinada substantiva objetiva direta. Embora o conectivo e seja, geralmente, utilizado como conjuno coordenada aditiva, no texto ele exerce a mesma funo de uma conjuno coordenada adversativa, uma vez que agrega uma nova informao com o objetivo de gerar uma oposio com relao informao anterior.

5 pargrafo Articuladores/funo

Trecho: Segundo Entire (que judeu), o QI de um judeu ashkenazi (da Europa 14

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

oriental) varia entre 107 e 115 pontos, enquanto a mdia da humanidade de 100. Explicao: O conectivo que uum pronome relativo que retoma o nome prprio Entire. Enquanto uma conjuno adverbial, que introduz ao texto uma ideia de proporo entre os valores dos QIs.

2. Resposta pessoal. 3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos recuperem dos livros e das gramticas algumas listas ou quadros de conjunes, identificando nelas algumas palavras que fazem parte de seu vocabulrio e so utilizadas com frequncia nos textos que escrevem. Eles devem analisar seus efeitos na composio dos perodos compostos. Comparar o que encontram nos livros com esse uso real que se faz desse tipo de palavra o objetivo central desta atividade.

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Pgina 22

Resposta pessoal. Espera-se, no entanto, que os estudantes sigam os critrios para a elaborao das sentenas, considerando que elas faro parte do texto argumentativo que vo escrever em atividade posterior. Com relao s atividades de sistematizao indicadas pelo professor, importante que os estudantes possam desenvolv-las no de forma mecnica, mas de modo reflexivo, comparando os tipos de conjuno, observando seus usos e funes etc.

Produo escrita
Pginas 22 - 23

Resposta pessoal. No entanto, o enfoque do professor deve ser na construo de pargrafos argumentativos, considerando o tipo de articulao adequada. Neste caso, os alunos devem colocar em prtica os conhecimentos que possuem dos articuladores sintticos.

16

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 O DILOGO ENTRE AS TIPOLOGIAS TEXTUAIS NA COMPOSIO DO GNERO

Oralidade
Pginas 24 - 25

As respostas para estas questes so pessoais e devem servir como um termmetro para que voc avalie os tipos de opinies formuladas com base no filme. A ideia gerar discusso e anlise das aes e modos de vida das personagens. Alm disso, os alunos tambm podem discutir sobre o lugar ocupado por eles dentro de uma sociedade que segrega os jovens pobres, os imigrantes etc.

Pginas 25 - 26

1. Aqui, importante verificar se os alunos sabem fazer o uso coerente e produtivo da internet. 2. O professor deve orientar o aluno sobre os sites confiveis em que informaes

sobre esse filme podem ser encontradas. A partir dessa orientao, a resposta pessoal. Provavelmente no. importante que eles observem que existem opinies

bastante diferentes sobre o tema tratado no filme ou sobre o modo como o tema foi abordado. possvel que os estudantes encontrem comentrios de internautas que tenham

gostado do filme e se identifiquem com as personagens; outros que faam julgamentos das personagens; outros ainda que neguem qualquer tipo de semelhana entre sua vida e a das personagens. O importante, no entanto, que eles possam conviver com as diferenas e divergncias de opinio.

17

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

3. A ser definida pelo professor, de acordo com as informaes e os comentrios lidos e as anotaes feitas pelos alunos. 4. Espera-se que os alunos reconheam que bem comum fazer comentrios semelhantes ao da primeira coluna do quadro: eu gostei, eu achei legal etc.

Pginas 26 - 28

2. A ser definida de acordo com a resenha escolhida pelo professor. O quadro segue os modelos j conhecidos pelos alunos. 3. a) Todas as afirmaes esto corretas. importante, no entanto, que os estudantes analisem com ateno cada uma delas, comparando-as s resenhas j lidas. b) Ser necessrio estimular os estudantes para que releiam as resenhas j estudadas a fim de que confirmem as informaes do quadro de caractersticas.

Pginas 28 - 29

Espera-se que os alunos consolidem a aprendizagem sobre as caractersticas das resenhas e que o professor faa a mediao dessa aprendizagem organizando um novo quadro aps a pesquisa.

Produo escrita
Pginas 29 - 30

preciso que os alunos reflitam sobre os posicionamentos diferentes e possveis a partir de uma mesma questo para que aprendam a desenvolver argumentos que os ajudem a defender um desses posicionamentos, com justificativas e argumentos consistentes. Por isso, muito importante que essa sequncia de atividades tenha momentos em grupo, duplas e individual. O objetivo incutir neles a ideia de que toda escrita tem um destino comunicativo e de interlocuo com um leitor em potencial. As resenhas escritas, no final das contas, tm de cumprir sua funo social: informar o leitor
18

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

sobre o filme, apresentando-lhe algumas opinies fundamentadas com elementos da prpria obra.

Estudo da lngua
Pginas 30 - 32

A definir. Os problemas que os alunos devem buscar no texto j foram definidos. No entanto, o professor pode fazer a atividade coletivamente, caso julgue necessrio, a fim de auxili-los na identificao de cada questo.

19

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 DEBATER MAIS DO QUE TROCAR IDEIAS

Atividade em grupo
Pginas 32 - 33

5. O quadro deve ser preenchido de acordo com as informaes encontradas nos textos pesquisados. As respostas desta atividade esto relacionadas com o tema escolhido pelos grupos em cada um dos textos selecionados durante a pesquisa. O preenchimento do quadro segue modelo j conhecido dos alunos.

Oralidade: debate regrado


Pginas 34 - 36

1. Espera-se que os alunos fiquem atentos ao debate, identificando caractersticas do gnero. 2 a 6. Nesta atividade, os estudantes devem: Reconhecer que o debate regrado um gnero produzido oralmente; por isso, h tambm procedimentos, atitudes e contedos que devem ser levados em conta e ensinados aos alunos. Compreender que debater no simplesmente trocar opinies, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, mais do que isso, que contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que est sendo dito. Por fim, espera-se que os alunos se organizem sob a superviso do professor e avaliem de forma tica a participao dos colegas.

20

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Pgina 36

Espera-se que os alunos compreendam o gnero debate regrado, considerando os elementos expositivos e argumentativos em sua estrutura; o gnero debate como um procedimento comunicativo que exige do debatedor repertrio consistente e capacidade para resolver problemas.

Produo escrita
Parte 1
Pginas 37 - 38

Espera-se que os alunos reconheam a importncia das variedades lingusticas adequadas a cada situao de interlocuo. 2. Os estudantes devem levar em considerao as informaes contidas no texto lido. Tambm precisam refletir sobre como deve ser o formato/a estrutura desse acordo/texto. 3. Estimule os estudantes para que percebam a importncia de revisarem seus textos e analisarem os textos dos colegas. Parte 2
Pginas 38 - 40

Professor, esta atividade de produo textual tem uma finalidade avaliativa. Por isso, so apresentadas as orientaes para a escrita da carta de inteno, considerando o contexto, os interlocutores, a intencionalidade e a estrutura do gnero. importante que os alunos compreendam que essa carta fictcia, na verdade, poderia de fato ser escrita em uma situao real de entrevista de emprego.

Estudo da lngua
Pginas 40 - 41

1. Alternativa d. 2. Resposta pessoal.


21

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

Espera-se que os estudantes reconheam a importncia do contexto para a escolha dos modos de dizer.

Pgina 41

Espera-se que os alunos entendam que as variedades so variaes que uma lngua apresenta, de acordo com diferentes ocasies de interlocuo, condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada. A norma culta deve ser compreendida como a chamada lngua padro, a variedade lingustica de maior prestgio social. Norma popular: so todas as variedades lingusticas diferentes da lngua padro.

22

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 5 RECAPITULANDO OS CONTEDOS

Pginas 41 - 43

1. Alternativa d. 2. Alternativa a. 3. Alternativa c. 4. Alternativa d. 5. O jornalista emite uma opinio pessoal sobre o fato noticiado, causando polmica e induzindo o leitor a consider-la como correta ou verdadeira, o que inadmissvel para esse gnero textual.

Estudo da lngua
Pgina 43

2. Na aula de Cincias; levamos; colocamos; Depois; juntamos; Em seguida; cortamos; Pegamos; colocamos; pusemos; Deixamos; No dia seguinte; observamos. 3. Os marcadores espaciais e temporais indicam ao leitor que uma experincia cientfica (mesmo que escolar) requer lugar especial, tempo e uma sequncia precisa de aes para ser realizada.

Pginas 43 - 44

importante que, aps a discusso das imagens e da escolha de uma delas para anlise, os alunos reflitam sobre a imagem escolhida e depois produzam um texto no qual exponham: os motivos que os levaram a selecion-la;
23

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

o que chamou sua ateno; que elementos da roda de apreciao e da discusso promovida a partir dela ajudaram na escolha e no entendimento da imagem; que elementos da tipologia expor devem ser utilizados nessa tarefa de escrita que garantam o carter expositivo do relato etc.

Oralidade
Pgina 45

Professor, os estudantes devem ser estimulados a preparar a apresentao, refletindo sobre a postura mais adequada nesse tipo de situao comunicativa.

Produo escrita
Pgina 45

As orientaes para a produo escrita so as mesmas j feitas em atividades anteriores. importante apenas que os estudantes utilizem argumentos e informaes j discutidos em classe, durante a anlise das imagens.

Atividade complementar em grupo


Pgina 45

Espera-se que os alunos, estando em grupo, partilhem os conhecimentos constitudos sobre textos expositivos, auxiliando uns aos outros na consolidao da aprendizagem.

Pgina 46

1. a) Ele tem a funo de apresentar informaes sobre os colibris, descrevendo seus hbitos alimentares, enumerando suas caractersticas. Esses elementos permitem ao leitor identificar seu tema central, construindo uma viso do que est sendo exposto.
24

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

b) Ttulo Autor Gnero de texto Onde o texto foi publicado Tema Informaes que voc obteve sobre o tema com a leitura do texto
Como o beija-flor maximiza o ganho de energia Jos Reis Expositivo, pertencente ao gnero artigo cientfico Na Seo Cincia, do jornal Folha de So Paulo O comportamento alimentar dos colibris Os alunos podem retomar aqui o quadro feito na Situao de Aprendizagem 1

Estudo da lngua
Pginas 46 - 47

A definir. Espera-se, no entanto, que os alunos observem quais caractersticas do relato oral no poderiam ser mantidas no relato escrito: expresses tipicamente orais (a, da, n etc.); falta de pontuao entre as falas; grias; ausncia de elementos coesivos entre enunciados do texto oral etc. Selecione um dos textos e, ainda coletivamente, v discutindo com eles possibilidades de transposio desse relato oral para o relato escrito. Quando todos tiverem finalizado a transcrio do relato oral e a sua transposio para o relato escrito, volte s questes observadas inicialmente e, coletivamente, verifique se eles conseguiram observar os aspectos lingusticos j discutidos e que contribuem para a compreenso e adequao do texto, de acordo com sua funo comunicativa.

Pginas 47 - 48

Aqui, seria interessante que o professor pudesse construir esta lista coletivamente, retomando com os alunos alguns aspectos que julgar necessrios de acordo com a
25

GABARITO

Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa 8 srie/9 ano Volume 1

demanda do grupo. As impresses e dvidas devem ser anotadas individualmente e usadas pelo professor como um instrumento de avaliao que possa nortear as prximas intervenes e escolhas de contedos e sequncias de atividades.

26

Das könnte Ihnen auch gefallen