Sie sind auf Seite 1von 12

1

CAPTULO V ESFORO NORMAL TRAO OU COMPRESSO AXIAL (SIMPLES) I. TENSES E DEFORMAES: Sempre que tivermos uma pea de estrutura, submetida carga externa com componente no seu eixo longitudinal, esta pea desenvolver solicitao interna de esforo normal (N). Admite-se que este esforo normal se distribui uniformemente na rea em que atua (A), ficando a tenso definida pela expresso:

N = A

sendo: N Esforo Normal desenvolvido A rea da seo transversal

Na prtica, vistas isomtricas do corpo so raramente empregadas, sendo a visualizao simplificada como:

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Fy = 0 Ms = 0 Fx = 0

Q=0 M=0 N-P=0

N=P

A trao ou Compresso axial simples pode ser observada, por exemplo, em tirantes, pilares e trelias. Lembramos a conveno adotada para o esforo normal (N)

Nas tenses normais, adotamos a mesma conveno. As deformaes desenvolvidas podem ser calculadas diretamente pela lei de Hooke: =
l l = E

N=P
l = l E l N = l EA

N A

ou :

l =

N.l E. A

OBS: Ao aceitarmos as equaes acima, deve-se ter em mente que o comportamento do material idealizado, pois todas as partculas do corpo so consideradas com contribuio igual para o equilbrio da fora N. Como partimos da premissa de que em todos os elementos de rea atua a mesma tenso, decorre da que:

N = . A
MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Nos materiais reais esta premissa no se verifica exxatamente. Por exemplo, os metais consistem em grande nmero de gros e as madeiras so fibrosas. Sendo assim, algumas partculas contribuiro mais para a resistncia de que outras, e o diagrama exato da distribuio das tenses varia em cada caso particular e bastante irregular. Em termos prticos porm, os clculos pela equao da tenso uniforme so considerados corretos. Outros dois fatores de concentrao de tenses, onde a distribuio uniforme no vlida, so mostrados abaixo, e representam peas com variaes bruscas de seo.

Deve-se ter um cuidado adicional para com as peas comprimidas, pois as peas esbeltas devem ser verificadas flambagem. A flambagem representa uma situao de desequilbrio elasto-geomtrico do sistema e pode provocar o colapso sem que se atinja o esmagamento.
II. PESO PRPRIO DAS PEAS

O peso prprio das peas constitui-se em uma das cargas externas ativas que devem ser resistidas. Podemos observar como se d a ao do peso prprio:

Podemos notar que nas peas horizontais o peso prprio constitui-se em uma carga transversal ao eixo, desenvolvendo Momento Fletor e Esforo Cortante. No caso das peas verticais o peso prprio (G), atua na direo do eixo longitudinal da pea e provoca Esforo Normal, que pode ter um efeito diferenciado dependendo da sua vinculao:

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Nas peas suspensas (tirantes) o efeito do peso de trao e nas apoiadas (pilares) este efeito de compresso. O peso prprio de uma pea (G) pode ser calculado, multiplicando-se o volume da mesma pelo peso especfico do material:

G = A. . l
Sendo: A - rea da seo transversal da pea l - comprimento peso especfico do material Na trao ou compresso axial a no considerao do peso prprio o caso mais simples.
III TUBOS E RECIPIENTES DE PAREDES FINAS SOB PRESSO

Outra aplicao de tenses normais uniformemente distribudas ocorre na anlise simplificada de peas ou recipientes de paredes finas assim como tubos, reservatrios cilndricos, esfricos,cnicos, etc... sujeitos presso interna ou externa de um gs ou lquido. Por serem muito delgadas as paredes destas peas, considera-se uniforme a distribuio de tenses normais ao longo de sua espessura e considera-se tambm que, devido flexibilidade destas peas, as mesmas no absorvem e nem transmitem momento fletor ou esforo cortante. A relao entre a espessura e o raio mdio da pea no deve ultrapassar 0,1, sendo excluda a possibilidade de descontinuidade da estrutura. Nestes casos tambm existe a possibilidade de ruptura por flambagem, nas paredes sujeitas compresso, possibilidade esta que no ser considerada de momento. As aplicaes deste estudo se do em tanques e recipientes de armazenagem de lquidos ou gazes, tubulaes de gua ou vapor (caldeiras), cascos de submarinos e certos componentes de avio, que so exemplos comuns de vasos de presso de paredes finas.

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

A TUBOS DE PAREDES FINAS Seja o tubo de paredes finas abaixo: Seja: pi - presso interna ri - raio interno t - espessura da parede

Intuitivamente pode-se observar suas transformaes, quando sujeito por exemplo uma presso interna pi:

Observe que o arco genrico de comprimento dS, aps a atuao da presso interna alongou, e passou a medir dS+dS. Isto demonstra que houve uma tenso de trao capaz de along-lo. Como o arco aumentou na sua prpria direo, e como o arco considerado dS um arco genric, podemos concluir que em todos os arcos elementares que constituem a circunferncia, ou seja, em todos os pontos da circunferncia se desenvolve uma tenso normal que por provocar um alongamento de trao (+), e por ter a direo da circunferncia chama-se de tenso circunferencial( circ ).
1. Determinao da tenso circunferencial e de sua deformao

Para a determinao do valor desta tenses considera-se um tubo de comprimento 'L' conforme desenho: Seciona-se o tubo segundo um plano diametral e longitudinal.

Ao ser efetuado o corte, na parte secionada devem aparecer tenses que equilibram o sistema. Conforme foi visto, so tenses circunferenciais.

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Pode-se substituir as presses internas por um sistema equivalente:

Aplicada a equao de equilbrio esttico:


Fy = 0

tem-se:

circ . 2.L.t - pi.2.ri.L = 0

2.L.t rea de corte onde atua a circ 2.ri.L rea onde atua pi Efetuadas as modificaes algbricas, chega-se na expresso:

circ

pi. ri t

uma tenso circunferencial corresponde uma deformao circunferencial. dS circ = dS Considerando o comprimento dos arcos como o da circunferncia toda: comprimento inicial = 2..ri comprimento final = 2.. (ri + ri ) ento dS = 2.. (ri + ri ) - 2..ri = 2..ri
circ = 2. . ri ri = = rad 2. .ri ri

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Pela lei de Hooke

circ

circ pi .ri = E t.E ri pi .ri = ri t. E

ento comparando os valores:


ri = pi . ri2 t. E

OBS: Chega-se aos valores das tenses e deformaes circunferenciais tomando-se como exemplo o caso de tubos sujeitos presso interna. Diante de um caso onde atuam presses externas pode-se adaptar o formulrio ao invs de ser deduzido de novo, o que seria feito da mesma forma e seria repetitivo. Pode-se citar como exemplo destes casos, tubulaes submersas, que esto sujeitas presso do lquido na qual esto submersas (presso externa). Nota-se que sob o efeito de presses internas o comprimento da circunferncia, que compe a seo do tubo, diminui ao invs de aumentar e portanto as tenses circunferenciais so de compresso e negativas. Da mesma maneira o raio da seo diminui e portanto tambm sua variao negativa. O formulrio fica:

circ = -

pe .re t

re = -

pe. re 2 t.E

B RESERVATRIOS CILNDRICOS DE PAREDES FINAS Reservatrios cilndricos de paredes finas nada mais so do que tubos com as extremidades fechadas.

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Nota-se que a ao das presses, sobre as paredes longitudinais do reservatrio, exerce o mesmo efeito que nos tubos, e que nas paredes de fechamento, faz com que a tendncia do reservatrio seja aumentar de comprimento, sugerindo o aparecimento de tenses na direo do eixo do reservatrio chamadas de tenses longitudinais(long). Pode-se calcular o valor destas tenses fazendo um corte transversal no reservatrio e aplicando as equaes de equilbrio. Se isolssemos um elemento de rea da parede do reservatrio, obteria-se a seguinte situao: onde:

circ =

pi .ri t

long =

pi .ri 2. t

C RESERVATRIOS ESFRICOS DE PAREDES FINAS Quando submetido presso, um reservatrio esfrico de paredes finas desenvolve tenses circunferenciais em todas as direes, pois todas as direes formam circunferncias. Um elemento de rea da parede deste reservatrio seria assim representado:

O valor destas tenses circunferenciais seria:

circ =

pi .ri 2. t

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

EXERCCIOS: 1. Uma fora de trao axial aplicada barra de ao estrutural abaixo, que tem 25 mm de espessura. Se a tenso de trao admissvel deste ao 135 MPa e a deformao longitudinal admissvel 1,25 mm, determine a largura mnima d da barra.

200 kN

200 kN

25 mm

2. Levou-se a laboratrio uma barra cilndrica de um metal que tem 15 mm de dimetro e 400 mm de comprimento. Observou-se que ele ao apresentar o comprimento de 401 mm, o metal escoou. Neste momento era medida uma fora axial de compresso de 30 kN. De posse destes dados, determine: a. Tenso de escoamento do material (e) b. Mdulo de elasticidade longitudinal (E) c. Deformao especfica longitudinal ()

3. Uma barra de seo transversal retangular de 3 x 1 cm tem comprimento de 3 m. Determinar o alongamento produzido por uma carga axial de trao de 60 kN, sabendo-se que o mdulo de elasticidade longitudinal do material de 2 . 104 kN/cm2. R: 0,3 cm 4. Uma barra de ao e outra de alumnio tem as dimenses indicadas na figura.Determine a carga "P" que provocar um encurtamento total de 0,25 mm no comprimento do sistema. Admitimos que as barras so impedidas de flambar lateralmente, e despreZa-se o peso prprio das barras. Dados: Eao = 2 . 104 kN/cm2 EAl = 0,7 . 104 kN/cm2 OBS : medidas em cm

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

10

: P 1.900 kN

5. Um cilindro slido de 50 mm de dimetro e 900 mm de comprimento acha-se sujeito uma fora axial de trao de 120 kN. Uma parte deste cilindro de comprimento L1 de ao e a outra parte unida ao ao de alumnio e tem comprimento L2. a. Determinar os comprimentos L1 e L2 de modo que os dois materiais apresentem o mesmo alongamento Dados: Eao = 2 . 104 kN/cm2 R : (a) L1 = 66,5 cm EAl = 0,7 . 104 kN/cm2 L 2 = 23,33 cm

6. Uma fora axial de 400 kN aplicada um bloco de madeira de pequena altura que se apoia em uma base de concreto que repousa sobre o solo. Determine, despreZando o peso prprio da madeira: a. Tenso de esmagamento na base do bloco de madeira b. As dimenses do bloco de concreto qque tem peso especfico de 25 kN/m3, para que no se ultrapasse no solo a tenso de 1,45 kN/cm2.

R: (a) 3,33 kN/cm2 (b) l66 mm (c) 7. A carga P aplicada um pino de ao transmitida por um suporte de madeira por intermdio de uma arruela de dimetro interno 25 mm e de dimetro externo "d". Sabendose que a tenso normal axial no pino de ao no deve ultrapassar 35 MPa e que a tenso de esmagamento mdia entre a pea de madeira e a arruela no deve exceder 5MPa, calcule o dimetro "d" necessrio para a arruela.
MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

11

R: 6,32 cm 8. Aplica-se extremidade C da barra de ao ABC uma carga de 66,7 kN. Sabe-se que o mdulo de elasticidade longitudinal do ao de 2,1.104 kN/cm2. Determinar o dimetro "d" da parte BC para a qual o deslocamento do ponto C seja de 1,3 mm.

R: 21,8 mm

9. Usando o desenho do problema anterior, suponha as duas partes da barra de alumnio com mdulo de elasticidade longitudinal de 0,7 . 104kN/cm2. O dimetro da parte BC de 28 mm. Determinar a mxima fora que pode ser aplicada na extremidade C sabendo-se que o seu deslocamento no pode ultrapassar 3,8 mm. Sabe-se que a tenso de escoamento admissvel para o alumnio de 16,5 kN/cm2. R: P 84 kN 10. Uma barra de ao tem seo transversal de 10 cm2 e est solicitada pelas foras axiais indicadas. Determinar as tenses desenvolvidas nos diversos trechos da barra.

R: trecho 1 : 1.000 kgf/cm2 trecho 2 : 700 kgf/cm2 trecho 3 : 900 kgf/cm2

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

12

MECNICA DOS SLIDOS - Faculdade de Engenharia DECivil - PUCRS Prof Maria Regina Costa Leggerini

Das könnte Ihnen auch gefallen