Sie sind auf Seite 1von 5

TPICOS- 15. Produo e Consumo 15.1. Relacionar produo e consumo para avaliar a qualidade de vida no ambiente urbano. 15.

2 Reconhecer as contradies nas formas de apropriao dos novos mercados de produtos ecologicamente corretos pelo capitalismo global. Relacionar os pontos da cadeia produtiva com os de consumo.Buscar a infraestrutura que articula os entornos municipais estabelecendo redes Rede urbana--A urbanizao de uma sociedade origina uma rede urbana, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas s metrpoles. A regra geral que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades mdias e poucas metrpoles. A rede urbana a malha metropolitana de um pas que constitui-se da cidade global, metrpole nacional, metrpole estadual, metrpole regional,mdias e pequenas cidades. As cidades pequenas e mdias oferecem matria prima, mo de obra mais barata. Consumismo o ato de comprar produtos e/ou servios sem necessidade e conscincia. compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e servios. tambm uma caracterstica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como a sociedade de consumo.Diferencia-se do consumidor, pois este compra o que precisa enquanto o consumista compra muito alm daquilo de que precisa. Alm de conseqncias ruins ao consumista que so processos de alienao, explorao no trabalho, a multiplicao de suprfluos (que contribuem para o processo de degradao das relaes sociais e entre sociedades), o meio ambiente tambm sofre com este mal do sculo, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdcio e a grande quantidade de lixo. Relao produo consumo- Os padres de desenvolvimento agravados pelo ideal de lucro sem preservao incentivaram o consumo e o desgaste dos recursos naturais gerando contradies entre o desenvolvimento, o crescimento da economia e a necessidade de preservao. Sobre o texto responda: Interprete a 1- De acordo com o texto o que tirinha ao lado. representa o mal do sculo? 2- Qual a diferena entre consumidor e consumista? 3- De que constitui- se a malha urbana? 4- De acordo com o texto por que as cidades mdias e as cidades pequenas so importantes? 5- O que consumismo? 6- Quais so as conseqncias ruins do consumismo?

Recorte e cole as logomarcas das multinacionais no Hino Nacional modificado, depois responda o que representa. Num Posto da Ipiranga, s margens plcidas, > De um Volvo herico Brahma retumbante > Skol da liberdade em Rider fulgido > Brilhou no Shell da Ptria nesse instante

> Se o Knorr dessa igualdade > Conseguimos conquistar com brao Ford > Em teu Seiko, liberdade > Desafio nosso peito Microsoft > O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp > Amil um sonho intenso, um rdio Philips > De amor e Lufthansa terra desce > Intel formoso cu risonho Olympicus

> A imagem do Bradesco resplandece > Gillete pela prpria natureza > s belo ES Ford impvido colosso > E o teu futuro espelha essa Grendene > Cerpa gelada! > Entre outras mil Suvinil, Compaq amada. > Do Philco deste Solo s me Doril > Coca Cola, Bombril! Observe as duas imagens ao lado e produza a sua concluso sobre elas.

TPICOS 16. Polticas Pblicas Urbanas: o pblico e o privado 16.1. Avaliar a relao entre as polticas pblicas e a produo do espao urbano16.1.1. Conhecer sobre a populao de sem-teto, sem-trabalho, sem-educao, sem-sade, sem-terra, questionando os direitos cidadania Os problemas e perspectivas do urbano so os maiores desafios polticos da atualidade. Conhecer a produo do espao urbano compreender que os problemas precisam ser enfrentados e as polticas pblicas locais e conferncias internacionais, devem propiciar a superao dos desafios colocados (falta de habitao, caos urbano, trnsito catico, falta de segurana, redimensionamento do espao urbano para facilitar os fluxos de informao, mercadorias, capital e pessoas. Compreender o pblico e o privado evidenciam diferentes expresses de produo de um espao com mais ou menos urbanidade. A cidade existe para o cidado situaes de excluso, problemas graves de segregao espacial, guetos e favelas, falta de espaos pblicos de lazer, so o resultado de necessidade de polticas mais eficientes na soluo dos desafios atuais. 1- Como se produz o espao urbano se as polticas pblicas so ruins? 2- O que acontece com a populao pobre se as polticas pblicas so ruins? 3- Como age a populao diante da marginalizao? (territorialidade) 4- Observe o texto e as imagens e produza um texto comparando pblico e privado.

TPICO/HABILIDADE-17. Espacialidade urbana- OP-16 R.A-18 17.1. Compreender as prticas sociais espacializadas na complexidade da vida na metrpole nos pases cent perifricos 17.1.1. Analisar textos e imagens sobre os fenmenos da metropolizao: fluxo de pessoas, servios, especu imobiliria, lazer A espacialidade parte do processo de urbanizao contemporneo, se evidencia nas paisagens urbanas. As prticas socioespaciais mais determinantes da espacialidade so metropolizao e desmetropolizao. O processo de urbanizao ocasiona a metropolizao e esse fenmeno desencadeia na rede urbana. A espacialidade est relacionada s formas e arranjos espaciais constitudos pela teia de relaes presentes no espao geogrfico, orientando a distribuio e a localizao dos fenmenos urbanos e rurais, bem como os processos scio-espaciais que os conformam. H relao entre o do espao nas prticas sociais e o papel das prticas sociais na configurao do espao geogrfico.

Relacione as charges cima com especulao imobiliria, vida do pobre nos pases perifricos e polticas pblicas urbanas

Interprete a charge a cima destacando o nome da dos mares.

Interprete a tirinha ao levando em conta a vida moderna, o individualismo, o capitalismo e o consumismo.

Produza um texto de acordo com a imagem ao lado, levando em considerao o abandono das obrigaes como maior causa da violncia urbana.

Das könnte Ihnen auch gefallen