Sie sind auf Seite 1von 52

Lngua Estrangeira

Lngua Estrangeira na Educao de Jovens e Adultos

A relao de interdependncia das economias dos pases cada vez maior, e o conhecimento de lnguas estrangeiras torna-se imprescindvel para desenvolver e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento cientfico e tecnolgico produzido. Para exercer a cidadania, necessrio comunicar-se, compreender, saber buscar informaes, interpret-las e argumentar. A aprendizagem de lnguas estrangeiras, compreendida como um direito bsico de todas as pessoas e uma resposta a necessidades individuais e sociais do homem contemporneo no s como forma de insero no mundo do trabalho, mas tambm, principalmente, como forma de promover a participao social , tem papel fundamental na formao dos jovens e adultos. A lngua estrangeira permite o acesso a uma ampla rede de comunicao e grande quantidade de informaes presentes na sociedade atual. Uma importante contribuio da Lngua Estrangeira na escola , assim, ajudar a interpretar o quadro poltico e social composto pela mdia, bem como a compreender tanto as culturas estrangeiras quanto a prpria cultura, com as diferentes formas de expresso e de comportamento. O ensino de Lngua Estrangeira tem portanto um papel importante na formao interdisciplinar dos alunos jovens e adultos, na medida em que contribui para a construo da cidadania e favorece a participao social, permitindo que ampliem a compreenso do mundo em que vivem, reflitam sobre ele e possam nele intervir. Por outro lado, o desenvolvimento lingstico dos alunos ajuda-os a aperfeioar a leitura e a escrita, bem como a compreender as estruturas lingsticas e discursivas inclusive da lngua materna.

68

Para a aquisio de novos saberes, o professor deve valorizar os conhecimentos prvios dos alunos, pois a partir da eles podero construir concepes mais elaboradas, sistematizadas pelo trabalho escolar. Especificamente no contexto da EJA, o ensino de Lngua Estrangeira amplia as possibilidades de ascenso profissional, as opes de lazer, o interesse pela leitura e pela escrita e a percepo da escola como um contexto para a constituio da identidade do aluno. Contribuio profissional Alm de ampliar o acesso a novos conhecimentos, disponveis apenas em outras lnguas, contribui para desenvolver instrumentos lingsticos que facilitem situaes de consulta a classificados, redao de currculos, leitura de manuais da rea, entrevistas de emprego etc. Alternativa de lazer Proporciona uma perspectiva mais abrangente de situaes de lazer, permitindo que os jovens e adultos possam tirar maior proveito da leitura de livros, jornais e revistas, compreender melhor filmes, telejornais, documentrios, entrevistas, novelas etc. Alm disso, aumenta a amplitude do universo esttico, pela leitura de diferentes obras no necessariamente na lngua estrangeira, mas tambm em tradues. Leitura e escrita Desenvolve o interesse pela leitura e pela escrita, ao propor textos compatveis com os interesses e as necessidades dos alunos artigos de jornais e revistas, textos educativos e cientficos e livros variados compem a base para uma percepo mais crtica da realidade, ao mesmo tempo que servem de insumo para os alunos elaborarem novos textos. A escola atua como espao para a constituio da identidade, ao ajudar o aluno a se perceber como integrante de uma comunidade lingstica. A perspectiva de ensino e aprendizagem em Lngua Estrangeira, voltada para o uso da linguagem em contextos comunicativos, serve de base para atividades de sala de aula que contem com a participao do aluno com seu apoio e sua contribuio na construo do conhecimento do outro, seus questionamentos sobre a importncia do que est aprendendo e uma atuao mais informada no mundo. Isso tudo lhe permite encontrar na escola um espao que lhe abre novas perspectivas de si mesmo. O aluno tem a chance de participar da elaborao conjunta do conhecimento, usando sua prpria histria como fonte e como objetivo de aprendizagem. A forma de compreender e produzir textos, em um contexto social crtico mais amplo, fundamental para seu desenvolvimento como cidado.

69

e o ensino de Lngua Estrangeira No levantamento realizado junto s secretarias de educao, apresentado no Volume 1 desta publicao, as respostas dos professores apresentaram alguns pontos de grande relevncia para uma reflexo inicial sobre as teorias que fundamentam o ensino de Lngua Estrangeira na EJA. Constatou-se que predominam as aulas essencialmente expositivas, pautadas em material apostilado e em livros didticos, tendo como contedo tpicos como: cumprimentos; dias da semana, meses; profisses; cores; verbos to be e to have; pronomes pessoais; nacionalidades; nmeros; artigos; adjetivos; preposies; formas interrogativas; respostas curtas. Os professores apontaram como irrelevante o trabalho com entrevistas, programao de tev, textos publicitrios, cartas, reportagens, classificados, poemas, editoriais de jornais, artigos jornalsticos, verbetes de dicionrios e enciclopdias, receitas, estatutos, declaraes de direitos. Afirmaram ainda utilizar estratgias como a leitura em voz alta pelos alunos e pelo professores e a traduo dos textos lidos. Essa perspectiva de ensino, marcada por um fator normativo e estvel, enfatiza os elementos da linguagem, sem relacion-los a contextos mais amplos. Opta pelo ensino de formas gramaticais, funcionais ou lexicais descontextualizadas, em oposio ao ensino de tipos textuais como entrevistas, classificados etc. Demonstra uma compreenso da lngua a partir das estruturas que a compem, e no das necessidades concretas de uso, desprezando a importncia da qualidade contextual da linguagem, seu carter histrico, evolutivo e transformador. Essa percepo monolgica do ensino da Lngua Estrangeira no leva em conta que todo encontro interacional marcado pelo mundo social, pela instituio, pela cultura e pela histria. A opo por ensinar um item lexical ou gramatical, um procedimento ou uma tcnica, e depois apresentar exerccios ou textos/tarefas, para verificar se os alunos so capazes de empregar o que lhes foi mostrado, revela a noo de que o aluno aprende por fixao, reproduo, repetio e imitao, sem se deparar com maiores desafios. Com essa metodologia, a maioria dos alunos aprende a aplicar a regra de forma mecnica, e nem sempre ser capaz de desenvolver procedimentos e estratgias de compreenso e produo de texto. Outro ponto a considerar a nfase nas aulas expositivas que, alm de no criarem espao para que o aluno aprenda o uso de linguagem em contextos comunicativos, revelam uma perspectiva de ensino e aprendizagem centrada no professor como o transmissor do conhecimento. Isso desvaloriza a parceria entre os

LNGUA ESTRANGEIRA

Os professores de EJA

70

alunos, e entre estes e o professor, como um meio de aprender e aprender a aprender. Por outro lado, nos mesmos questionrios, os professores apontam tambm como importantes: o uso do conhecimento prvio e de mundo dos alunos; a reflexo sobre outras culturas, valores, hbitos e costumes; a compreenso da funo social do texto; o reconhecimento de diferentes tipos de texto com base em indicadores de organizao textual; a preocupao em ser compreendido e compreender, tanto na fala quanto na escrita; o reconhecimento de que as lnguas estrangeiras aumentam as possibilidades de compreenso dos valores e interesses de outras culturas. Assim, diferentemente das respostas discutidas mais acima, nesse caso h uma preocupao em entender a linguagem como meio de insero cultural, social e histrica. Parte-se de uma percepo de que a lngua se organiza em diferentes nveis (textuais, por exemplo), sempre com a preocupao de realizar uma ao no mundo (compreender e ser compreendido), e que a Lngua Estrangeira no serve apenas como decodificadora de idiomas, mas, sim, como a possibilidade de ingresso num universo cultural distinto. Alm disso, entendese que a valorizao dos conhecimentos dos alunos, acumulados ao longo de suas histrias, fundamental para a aprendizagem de novas possibilidades de ao no mundo, proporcionadas pelos conhecimentos trabalhados na escola. Essas prticas escolares to diferenciadas apontam para a necessidade de procedimentos de reflexo contnuos do professor, pois, na maioria das vezes, suas posies se pautam pelo senso comum, e suas aes no refletem nem mesmo essas idias cristalizadas que afirmam praticar, perpetuando modelos que fizeram parte da constituio de suas identidades profissionais e pessoais enquanto alunos. A falta de espaos reflexivos mais bem organizados e preparados, por vezes, torna inacessveis ao professor as teorias que embasam suas aes e afirmaes, seja de modo consciente, seja inconsciente. Contudo, essencialmente pela percepo dessas teorias subjacentes s suas aes que eles podero realizar uma avaliao crtica de si, do papel de seus alunos e da adequao de sua prtica didtica s necessidades destes. fundamental, portanto, a discusso de como uma abordagem sociointeracional da linguagem e do ensino e aprendizagem pode servir de base para um trabalho na EJA mais condizente com os objetivos desse contexto especfico.

71

Essa abordagem v na Lngua Estrangeira um meio de interao entre os participantes de comunidades e contextos variados. Parte do pressuposto de que quem fala e escreve se dirige a algum que interpreta o significado do que produzido. Nesse aspecto, est caracterizada a viso dialgica da linguagem, que ocorre entre participantes do discurso situados histrica, social e culturalmente. Nessa direo, os sentidos passam a ser compreendidos como construdos socialmente e da decorre a necessidade de maior investigao e estudo da linguagem em uso, pois isso instrumentaliza os alunos agir e para se posicionar no mundo. No caso da EJA, esse fato torna-se ainda mais relevante, pois os alunos com freqncia j esto inseridos no mercado de trabalho e participam de interaes sociais mais definidas, o que gera maior necessidade de desenvolver meios adequados de agir no mundo pelo discurso. Quando a linguagem tida como um conjunto de estruturas que compe uma lngua, e ensinada por partes, torna-se impossvel trabalhar as caractersticas contextuais que a tornam um instrumento essencial para atuar no dia-a-dia. Ento, o que significa ensinar linguagem sob uma perspectiva contextualizada? Em primeiro lugar, pressupe o ensino de Lngua Estrangeira a partir de textos verdadeiros, que faam parte do cotidiano ou das necessidades e interesses de uso dos alunos; e considera importante um trabalho com os trs tipos de conhecimento: de mundo, textual e sistmico. fundamental que o aluno compreenda o contexto em que o texto produzido, isto , quem o produz, para quem, em que local, quando, como, e com que finalidade. Alm disso, indispensvel seu conhecimento de mundo sobre esses aspectos, sobre o prprio assunto e sobre a organizao do texto. O conhecimento da organizao textual est ligado discusso a respeito do modo como a informao se organiza no texto, dependendo de seu objetivo. Por exemplo, um mesmo tema poder ser tratado de diferentes maneiras e, portanto, a partir de diferentes formatos organizacionais, dependendo da prtica social a que est vinculado. O tema amor ser discutido de forma diversa em uma palestra sobre contraceptivos, em um poema ou em uma novela de tev. Esses tipos de texto tm funes diferentes na sociedade e pressupem inmeras organizaes. Basicamente, sero tratados trs tipos de organizao textual narrao, descrio e argumentao que no acontecem necessariamente dissociados, mas podem ser integrados uns aos outros. A organizao narrativa de textos se sustenta principalmente pela

LNGUA ESTRANGEIRA

A perspectiva sociointeracional da linguagem

72

apresentao seqenciada de aes que, em sua maioria, se estruturam por um processo de intriga. Por sua vez, a descrio caracteriza-se pela apresentao das caractersticas para fazer ver no detalhe os elementos do objeto de discurso. Por fim, a argumentao se organiza a partir de uma controvrsia, uma polmica sobre um tema ou um desacordo. Em geral, o objeto da argumentao no a verdade ou falsidade da assero, mas opinies, atitudes e comportamentos discutveis. O objetivo de uma argumentao criar um novo sistema de convices e atrair outros para ele, isto , convencer outros a mudarem seus pontos de vista, persuadir. O destinatrio da argumentao serve como regulador do discurso, uma vez que as mudanas de atitude dependero de se saber suas atitudes e opinies. Desenvolver a percepo desses tipos de organizao textual permite ao aluno relacionar objetivo, discurso e forma de organizao textual, criando a possibilidade de avaliao dos textos lidos e escritos de acordo com seus objetivos. Do mesmo modo, o conhecimento sistmico da lngua permite um trabalho com as escolhas sintticas, morfolgicas, lxico-semnticas, fonticofonolgicas, a partir dos contextos maiores nos quais se inserem. Assim, estudar vocabulrio sobre comida s ter sentido se, por exemplo, integrado estrutura sinttica de questes para pedidos em restaurantes, que, por sua vez, implicam uma certa entonao e escolhas (modalizao), que esto subordinadas at mesmo pelo fato de os participantes estarem em um sofisticado restaurante ou num fast-food. Portanto, o ensino do conhecimento sistmico s pode ser considerado se atrelado a situaes concretas de uso que se realizam por determinados tipos de organizao textual, que pressupem escolhas de aparatos lingsticos especficos. A perspectiva sociointeracional de ensino e aprendizagem De acordo com essa perspectiva, aprender exige a co-participao social, ou seja, o engajamento dos participantes no processo conjunto de construo de conhecimento, mediado pela linguagem. A linguagem concebida como o instrumento simblico que auxilia no desenvolvimento de novos pontos de vista sobre o mundo. Nesse sentido, o foco recai sobre uma percepo de que a aprendizagem se d dentro de contextos histricos, sociais e culturais, partindo do conhecimento cotidiano acumulado pelo aluno, que entra em conflito com conceitos cientficos trabalhados no ambiente escolar.

73

Esses novos conceitos so construdos esperando-se que os alunos atuem mais bem-informados, com uma posio mais crtica, relacionando o conhecimento terico discutido na escola com a prtica que vivenciam. Alm disso, os processos cognitivos utilizados pelos alunos so vistos como c o n s t i t u d o s s o c i a l m e n t e p e l a i n t e r a o . E s s a c o m p re e n s o t o r na necessrio o compartilhar de processos de aprendizagem como exemplos para que cada um possa utilizar uma nova forma de entender e construir conhecimento e privilegia tipos de interao que dem aos professores e alunos novos papis. O professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos, responsvel nico por tudo o que deve ser aprendido passa a ser o parceiro encarregado de criar oportunidades para que os alunos possam construir seu prprio conhecimento. tambm aquele que, ao conduzir a aula, pode criar espaos para que os alunos tenham chances de trocas e de busca de conhecimentos que vo alm daqueles j apresentados. Por sua vez, os alunos assumem maior responsabilidade pelo processo de aprendizagem conjunta. Cada um tem um papel fundamental na prpria aprendizagem, bem como na dos colegas. Cabelhes atuar de forma ativa para auxiliar os outros em suas dvidas, criando, assim, comunidades de aprendizagem nas quais todos tero a oportunidade de aprender uns com os outros. No ensino de Lngua Estrangeira na EJA, essa proposta pressupe inicialmente que a aprendizagem se d em contextos sociais, histricos e culturais; assim abre espao para que os jovens e os adultos, j engajados em diferentes aspectos da sociedade, possam perceber a aplicabilidade e a relao entre o que aprendem na escola e sua importncia no dia-a-dia. Esse fato torna a aprendizagem significativa, pois os alunos so capazes fazer relaes e trazer de forma concreta suas realidades para dentro da escola. Dessa forma, seu papel como co-construtores de conhecimento se faz possvel. Os alunos percebem que tm conhecimento sobre vrios aspectos da situao, do assunto e dos participantes, utilizam-se de diferentes ferramentas para compreender e produzir conhecimento e podem, acima de tudo, entender e aprender diversas formas de ao com os demais. Com isso, constri-se em sala de aula um ambiente de colaborao, to almejado nas relaes sociais de modo geral. Tambm a nova dimenso dada ao papel do professor oferece aos alunos da EJA uma perspectiva diferenciada de utilizao do poder. No papel de mediador do conhecimento, o professor serve de exemplo de como usar o poder institucional, de forma que todos tenham chances e responsabilidades em sala de aula. Uma perspectiva de questionamento e de co-participao poder ser LNGUA ESTRANGEIRA

74

desenvolvida, o que servir de base para a construo de novas formas de agir em situaes do dia-a-dia, sobretudo profissionalmente.

Objetivos do ensino de Lngua Estrangeira Na definio dos objetivos, preciso levar em considerao o aluno, o sistema educacional e a funo social da lngua estrangeira a ser estudada. Que capacidades os alunos precisam desenvolver que correspondam s suas necessidades sociais, intelectuais e profissionais? As finalidades do ensino de Lngua Estrangeira, compreendido como um caminho para a construo da cidadania e a constituio do aluno como sujeito da aprendizagem, indicam de que maneira os objetivos do Ensino Fundamental podem levar os alunos a identificar o conhecimento como meio de compreender e transformar o mundo sua volta e perceber o carter da Lngua Estrangeira como aspecto estimulador de interesse, curiosidade, esprito de investigao e desenvolvimento da capacidade para compreender e comunicar-se. Os objetivos gerais de Lngua Estrangeira no Ensino Fundamental esto orientados para a sensibilizao do aluno para o mundo multilnge e multicultural em que vive, para a compreenso global (escrita e oral) e para a importncia do empenho na negociao do significado e no apenas quanto aos aspectos de correo. Assim, fundamental buscar desenvolver um trabalho que permita ao aluno de Educao de Jovens e Adultos alcanar os objetivos gerais a seguir. Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar, oralmente e por escrito, opinies, valores, sentimentos e informaes. Entender a comunicao como troca de idias e de valores culturais, sendo estimulado a prosseguir os estudos. Comparar suas experincias de vida com as de outros povos. Identificar, no universo que o cerca, as lnguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicao, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilnge e compreendendo o papel hegemnico que algumas lnguas desempenham em determinado momento histrico. Vivenciar uma experincia de comunicao humana no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes e possibilitando maior entendimento de seu prprio papel como cidado do pas e do mundo em que vive. Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais lnguas lhe possibilita

75

o acesso a bens culturais da humanidade construdos em outras partes do mundo. Construir conhecimento sistmico sobre a organizao textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situaes de comunicao, tendo como base os conhecimentos da lngua materna. Adquirir conscincia lingstica e conscincia crtica dos usos que se fazem da lngua estrangeira que est aprendendo. Ler e valorizar a leitura como fonte de informao e prazer, utilizando-a tambm como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avanados. Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situaes diversas. Partindo desses objetivos mais gerais, torna-se essencial que os professores considerem as representaes que os alunos da EJA tm da escola, da aprendizagem e de si mesmos. Na medida em que puderem perceber que so capazes de ampliar as fronteiras de seus conhecimentos, os alunos se sentiro mais vontade para tomar a iniciativa de buscar novos conhecimentos, tornando-se cada vez mais autnomos e conscientes de sua aprendizagem. Alm disso, desenvolvem nessa busca processos que lhes permitem repensar condutas, atitudes e conceitos e, por meio dessa reflexo, podem comear a participar mais das discusses que envolvem o convvio tico entre as pessoas. Levando em conta que tudo que se aprende precisa ser utilizado, o professor precisa assumir alguns desafios: Promover a interao de forma cooperativa dentro do grupo, entre os colegas. Organizar formas de desenvolver o trabalho escolar de modo a incorporar os diferentes nveis de conhecimento dos alunos e ampliar suas oportunidades de acesso. Partir de uma diversidade de experincias e interesses. Garantir ao aluno uma experincia de construo de significado pelo domnio de uma base discursiva que lhe permita comunicar-se com outras pessoas por meio de textos orais e escritos e a possibilidade de ampliar essa base conforme for necessrio. Ajudar os alunos a confiar na prpria capacidade de aprender. Um dos aspectos que o professor deve priorizar em Lngua Estrangeira, especialmente na EJA, o trabalho de seleo e organizao de informaes relevantes. Num mundo em que h uma grande massa de informaes por

LNGUA ESTRANGEIRA

76

vezes contraditrias, outras pouco relevantes , necessrio que o aluno aprenda a interpret-las, avali-las e selecion-las criticamente.

Contedos do ensino de Lngua Estrangeira

Turmas iniciais do Segundo Segmento - 5 e 6 series Ressaltada a natureza sociointeracional da linguagem e da aprendizagem, preciso destacar a necessidade de aprender a lngua estrangeira no uso, aprender com o outro, cooperativamente. Assim, as propostas de ensino para jovens e adultos devem tambm partir da anlise das necessidades dos alunos e considerar a natureza da linguagem e do processo de ensino e aprendizagem. Alm disso, deve-se ter em conta que o ensino de uma Lngua Estrangeira no implica necessariamente tratar-se de ingls, uma vez que a escolha depende da necessidade da comunidade local. Os temas centrais sero, portanto, a cidadania, a conscincia crtica em relao linguagem e os aspectos sociopolticos da aprendizagem de lngua estrangeira, que buscam restaurar o seu papel na formao educacional, permitindo a participao dos cidados no mundo contemporneo. Tendo como foco de aprendizagem a construo social do significado, a estratgia de seleo dos contedos deve permitir que o aluno avance com autonomia, no s quanto a conceitos e procedimentos, como tambm quanto ao desenvolvimento de uma conscincia crtica dos valores e atitudes em relao ao papel que as lnguas estrangeiras representam no pas, aos seus usos na sociedade, ao modo como as pessoas so representadas no discurso. Portanto, a nfase do ensino de Lngua Estrangeira como possibilidade de realizar a construo do significado enquanto prtica social deve ser, na etapa inicial, a compreenso geral dos textos; na continuidade, a compreenso geral e detalhada, levando-se em considerao os diferentes tipos de conhecimento (de mundo, textual e sistmico) e sua utilizao na produo escrita e oral. As experincias de aprendizagem devem estar relacionadas a uma meta, ou a atividades especficas de uso da linguagem; guardar vnculo com o mundo fora da escola; e ter propsitos claramente definidos com foco na atividade, ou em um tpico, e no apenas em um aspecto especfico do sistema lingstico. O foco deve ser o significado, a relevncia da atividade,

77

e no somente o conhecimento sistmico envolvido. Portanto, na proposta da tarefa, preciso integrar as dimenses interacional, lingstica e cognitiva. importante que os alunos da Educao de Jovens e Adultos sejam, desde o incio de seus estudos, estimulados a ler, discutir e escrever textos relatando suas observaes, percepes e concluses, justificando as hipteses interpretativas que levantam. importante que os alunos realizem leituras e, nesse processo, se percebam capazes de ler mesmo sem ter domnio do vocabulrio e das estruturas envolvidas na organizao do texto. exatamente por meio desse processo, com a ajuda do professor, que eles podero atribuir significado ao texto, s palavras e s estruturas gramaticais. Os procedimentos do professor de Lngua Estrangeira devem incluir a apresentao contextualizada do texto e o estabelecimento de relaes com os conhecimentos de outras reas ou com temticas sociais urgentes, aspectos j destacados no projeto pedaggico da escola. Mostrar ao aluno que pode realizar uma tarefa com sucesso, que ele capaz de aprender, um objetivo dos mais relevantes. Perceber-se capaz de ler em uma lngua estrangeira, com a ajuda do professor, no deve ser confundido, entretanto, com facilitao. Significa, isto sim, ajudar o aluno a observar, por exemplo, o modo como um texto est organizado, o tipo de vocabulrio utilizado, em que tipo de veculo foi publicado, quais as possveis intenes do autor como ele j o faz cotidianamente em sua lngua materna. Tambm na interao entre os alunos, o professor tem um papel central como mediador e orientador, pois promove oportunidades de trabalhar com troca de idias e saberes e a construo coletiva de novos conhecimentos, de modo que haja respeito recproco pelo pensamento dos colegas e uns aprendam com os outros. Turmas em continuidade do Segundo Segmento No levantamento realizado junto s secretarias de educao possvel observar que, nas respostas sobre os contedos trabalhados nas diferentes sries, os mais citados so relativos aos conhecimentos sistmicos. interessante tambm destacar que vrios contedos iguais so mencionados nas diferentes sries, e at se repetem. Esses dados corroboram a concepo de que o ensino e a aprendizagem da lngua no podem se pautar exclusivamente pela explorao de tpicos gramaticais isolados, mas devem antes se orientar pelas suas funes nos textos em estudo. Tomando-se como exemplo o verbo to be, geralmente o

LNGUA ESTRANGEIRA

78

mais citado pelos professores, possvel inferir que esse contedo aprendido inicialmente para saudaes, apresentaes e pequenos dilogos, entre outras coisas. Depois, ele gradativamente retomado pelos professores p a r a q u e o s a l u n o s p o s s a m a m p l i a r a c o m p re e n s o d e s e u u s o , reconhecendo-o na funo de auxiliar de tempos verbais, em situaes em que necessrio o uso do presente continuous ou da voz passiva, por exemplo. Nas turmas em continuidade do Segundo Segmento da EJA, sugere-se aumentar a proporo de conhecimentos sistmicos da lngua, uma vez que o aluno ter avanado em sua capacidade de trabalhar com diferentes tipos de textos em Lngua Estrangeira, a exemplo do que j faz na lngua materna. Essa progresso dos conhecimentos sistmicos, evidentemente, ser definida pelo professor, na medida em que for necessria aos textos e temas escolhidos para o trabalho didtico. Se a meta aprender a construir significados, e esta construo resultado de procedimentos sociointeracionais, as tarefas propostas em lngua estrangeira no podem se restringir dimenso lingstica, mas devem integr-la s dimenses interacionais e cognitivas da aprendizagem. Os aspectos afetivos e emocionais presentes em toda atividade intelectual no podem ser ignorados. importante, ento, que o aluno desenvolva a capacidade de aprender e que se perceba aprendendo, que possa se sentir como pessoa capaz de sempre ampliar seus conhecimentos com autonomia. Relaes entre Lngua Estrangeira e temas transversais Os temas transversais oferecem aos alunos a oportunidade de se apropriar dos contedos das diferentes disciplinas como instrumentos para refletir sobre a prpria vida e mud-la. Alm disso, por meio da didtica, dos mtodos, da organizao e do mbito das atividades, da organizao do tempo e do espao, permitem que os estudantes vivenciem, em sala de aula, ambientes de maior autonomia, colaborao e participao social, fundamentais para sua formao de cidados. O papel do professor consiste em adotar prticas, atitudes e posicionamentos perante os eventos de sala de aula e os contedos ensinados que propiciem espaos de reflexo crtica sobre as realidades particulares dos alunos, incluindo entre seus objetivos e contedos o trabalho com os temas transversais: tica, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Sade, Orientao Sexual, Trabalho e Consumo.

79

tica Este trabalho implica a percepo de que a lngua carrega valores de uma determinada cultura. pela linguagem que os indivduos tm acesso a sua histria e cultura e tambm por ela que entram em contato com outras realidades. Esse tema possibilita aos alunos o acesso a uma perspectiva de ver o mundo e agir por meio da linguagem, entendendo as diferenas lingsticas sob uma perspectiva crtica e aplicada, que considere o respeito mtuo e as divergncias de opinio. Isso implica analisar e avaliar as situaes de sala de aula e os textos escolhidos, levando em conta a abordagem dessas questes. Por exemplo, ao discutir textos jornalsticos, analisar a forma como os fatos e as pessoas so tratados nos diferentes meios de comunicao e que valores so passados pelo tipo de abordagem. Pluralidade Cultural Trabalhar com esse tema implica discutir as caractersticas tnicas e culturais dos grupos sociais que compem a sociedade brasileira e reconhecer a existncia de outras lnguas, alm da materna, alm de diferentes linguagens (dialetos, regionalismos, registros) dentro da mesma lngua. Refere-se tambm influncia exercida pelas diversas culturas que participam da composio de uma lngua e de uma cultura (como a influncia dos imigrantes no Brasil), valorizando o convvio pacfico entre povos distintos. Por exemplo, ao analisar artigos, notcias e histrias, possvel discutir as diferenas que permeiam os contedos, a organizao textual, a escolha lexical etc. Meio Ambiente Perceber, analisar e adotar uma postura crtica diante de fatos e situaes ligadas a questes ambientais, tais como extino de espcies e alteraes nos fluxos naturais, por exemplo, fundamental em Lngua Estrangeira para compreender como diferentes culturas lidam com o meio ambiente. Alm disso, possvel desenvolver atividades (confeco de cartazes, panfletos sobre problemas ecolgicos, artigos), estimulando o envolvimento dos alunos com assuntos como formas de interveno, proteo, preservao, conservao, recuperao do meio ambiente, e criando um espao para sua atuao crtica e consciente. O trabalho com ecologia pode ser feito a partir de discusses em torno de textos escolhidos para as atividades de sala de aula, avaliando como tratam essas questes. Ao lado de textos que discutam as questes ecolgicas ligadas ao dia-a-dia, pode-se abordar tambm temas debatidos internacionalmente, como o efeito estufa e o aquecimento da Terra, o Protocolo de Quioto, desastres ambientais, a reduo da Floresta Amaznica, o lixo em rios, posies ambientais com base no grau de desenvolvimento econmico (posies dos pases ricos em relao aos pases pobres), considerao de temas ambientais

LNGUA ESTRANGEIRA

80

nas agendas de visitas e reunies entre chefes de Estado etc. Sade O trabalho com o tema Sade em Lngua Estrangeira implica o uso de textos que abordem diferentes pesquisas cientficas, campanhas de conscientizao sobre higiene, alimentao balanceada, prtica de atividades fsicas, qualidade do ar e da gua, uso de energia nuclear, desnutrio, doenas sexualmente transmissveis, drogas, bulas de remdios, embalagens de alimentos e demais assuntos ligados rea que permitam aos alunos problematizar, levantar dvidas e conceber estratgias para uma ao mais consciente no mundo. Orientao Sexual A atuao da escola em relao a esse tema est ligada ao desenvolvimento de problematizao, questionamento e ampliao do leque de conhecimentos dos alunos. O trabalho deve ser orientado no sentido de discutir a diversidade de valores, tabus e comportamentos associados ao tema, a compreenso da busca de prazer como inerente experincia humana, a necessidade do consentimento e respeito mtuos na relao a dois, as questes de gnero, escolha sexual, aids etc. Discusses promovidas a partir da leitura de textos informativos, da exibio de filmes e da apresentao de outras fontes de informao em lngua estrangeira podem servir de subsdio para que os alunos comparem formas de compreender, abordar e atuar em diferentes pases, esclarecendo tabus e preconceitos, assumindo posturas de respeito e compreenso em relao s diferenas. Trabalho e Consumo Esse tema est na base da discusso sobre as relaes entre os indivduos na sociedade. Em Lngua Estrangeira, pode ser tratado pela leitura crtica de textos sobre organizao de trabalho e formas de consumo nas diferentes culturas, composio hierrquica dentro das empresas, papel das empresas internacionais no Brasil, comrcio internacional, insero do Brasil no mercado internacional (Mercosul, Alca e outros tratados de livre comrcio) etc. Tambm possvel abord-lo a partir de textos como curriculum vitae, anncios e entrevistas para emprego, instrumentalizando os alunos para atuar em seu dia-a-dia e no mercado de trabalho. A leitura de anncios de carros, televisores, videocassetes e outros equipamentos eletrnicos, bem como de filmes, peas de teatro, espetculos, pode contribuir para o debate a respeito das razes socioeconmicos de acesso a tais bens e de sua real necessidade. O trabalho com os temas transversais em Lngua Estrangeira, portanto, deve ser feito de forma integrada com os contedos das aulas, contribuindo para os alunos compreenderem que a linguagem est impregnada de valores e pode ser um instrumento para a ao mais efetiva e crtica no mundo. Assim, os temas transversais no necessitaro de um espao especial para serem discutidos, mas integraro as atividades dirias realizadas em sala de aula.

81

Orientaes didticas As unidades didticas apresentadas aqui procuram exemplificar questes de ensino e aprendizagem de Lngua Estrangeira e dos temas transversais j tratados, abordando objetivos, tipo de texto e situao escolhidos, contedo e recursos necessrios, alm de atividades comentadas. As atividades sugeridas esto resumidas no quadro a seguir.

Lngua enfocada Tipo de texto Universos de interesse Modalidades Tipo de organizao

Exemplo 1 Francs Panfleto Informao e participao Escrita Argumentativa

Exemplo 2 Espanhol Telenotcias e artigos de opinio Informao e participao Oral e escrita Argumentativa

Lngua Inglesa Esta unidade refere-se a um trabalho desenvolvido com textos jornalsticos organizados por meio de exposio e descrio de eventos, compondo um universo de informao e lazer. Atividade: meios de comunicao e textos jornalsticos 1. Tipo de texto: textos jornalsticos (foco em manchete e notcia). 2. Habilidades enfocadas: compreenso escrita. 3. Contedo enfocado: Tipos de conhecimento: temas da atualidade; variados meios de comunicao e textos jornalsticos impressos (foco em manchetes e notcias); uso do passado no relato de eventos ocorridos. Temas transversais: tica e Pluralidade Cultural. 4. Objetivo desta unidade: proporcionar aos alunos maior contato e entendimento crtico dos meios de comunicao e dos textos jornalsticos do mundo que os cerca. 5. Recursos necessrios: jornais, revistas e pginas da internet; cpias de manchetes, charges, reportagens e notcias.

82 Seqncia didtica Primeira atividade Objetivo Discutir os meios de comunicao e seus papis sociais, a importncia da informao para a constituio e a formao de cidados e os modos de veiculao de informaes em diferentes meios de comunicao. Encaminhamentos 1. Divida os alunos em grupos para um debate sobre os meios de comunicao que veiculam informaes sobre fatos e acontecimentos nacionais e internacionais. Os grupos podem elaborar um quadro com os meios que mais utilizam para se informar em seu dia-a-dia. 2. Em uma discusso com toda a turma, pea aos alunos para responderem as seguintes questes: Qual a importncia de ter acesso informao? Em que isso modifica nossa vida? Como os meios de comunicao veiculam as informaes? Tudo que aparece nos jornais, revistas, telejornais, internet, rdio, pode ser considerado verdadeiro? Por qu (no)? H diferena entre as informaes divulgadas em diferentes meios de comunicao? Qual? Por qu? Pense em uma notcia recente que foi abordada em diferentes meios de comunicao de sua cidade. Como o fato foi apresentado? Por qu? Que postura devemos adotar em relao s informaes veiculadas pelos meios de comunicao? Por qu? Segunda atividade Objetivo Diferenciar os meios de comunicao e os tipos de texto jornalstico (notcias, artigos, reportagens, charges). Encaminhamentos 1. Com diversas publicaes em ingls, trazidas por voc ou pelos alunos, pea para identificarem os veculos e os tipos de texto. interessante dar alguns exemplos, para ajudar os alunos a entender. Os Anexos 2, 3, e 4 (p. 99, 100, 101) reproduzem pginas de revista com uma notcia, uma charge e um artigo. 2. Nessa atividade, os alunos faro uso de seu conhecimento de mundo sobre, por exemplo, meios de comunicao e layout de textos jornalsticos, para a identificao requisitada. Discuta com eles como conseguiram chegar s concluses sobre os meios de comunicao e tipos de texto. Evidencie o fato de que mesmo sem conhecer a lngua profundamente possvel realizar a LNGUA ESTRANGEIRA

83 identificao. Valorize os esforos realizados nessa etapa. 3. Discuta com os alunos os diferentes objetivos e o pblico-alvo dos diversos meios de comunicao e tipos de texto. importante que percebam a pluralidade de meios de veicular informaes e seus objetivos para realizar uma leitura mais crtica e dirigida. Alm disso, esse trabalho mostrar a importncia de selecionar meios de comunicao e tipos de textos mais adequados aos objetivos de leitura e obteno de informao pelos alunos. necessrio ressaltar nessa atividade que tais diferenas so pertinentes a qualquer lngua, inclusive a materna. Pedir exemplos em portugus pode auxiliar os alunos a compreender o tpico. Terceira atividade Objetivo Compreenso geral de uma pgina de manchetes. Encaminhamentos 1. Divida os alunos em grupos de quatro e entregue a cada grupo pginas de manchetes da internet (nesse item, seria muito importante utilizar manchetes do momento). Pea-lhes para observarem a pgina e responderem as seguintes questes: Que tipo de texto esse? Que meio de comunicao o est veiculando? Escolha um dos ttulos e diga qual o provvel assunto tratado e como voc chegou a essa concluso. 2. Nessa atividade, passe pelos grupos dando sugestes e questionando as concluses dos alunos, que tero que rever suas idias. 3. Em uma discusso aberta, os grupos podem apresentar suas concluses aos colegas e discutir os meios usados para chegar a elas. 4. possvel tambm realizar uma discusso sobre os assuntos das manchetes apresentadas, caso os alunos mostrem interesse pelos temas. A discusso comparativa de como os assuntos so tratados na mdia nacional e internacional tambm relevante. Quarta atividade Objetivo Compreenso dos pontos principais da manchete. Encaminhamentos 1. Distribua a pgina de manchetes do site do The Boston Globe (pgina ao lado) e pea aos alunos que, individualmente ou em duplas, respondam as seguintes questes: Qual parece ser a principal informao veiculada nessa pgina?

84 Qual o assunto principal dessa manchete? Sobre quem ou o que a manchete? O que aconteceu? Onde e quando aconteceu? Como aconteceu? O que poder acontecer ? Como vocs chegaram a essas concluses? Para realizar essa atividade, os alunos precisaro usar seu conhecimento de mundo sobre o assunto do texto, locais, pessoas envolvidas e layout da pgina, buscar palavras cognatas, fazer inferncias, usar as imagens etc. Nessa parte, importante discutir como eles podem responder cada uma das questes. Um levantamento de possveis estratgias auxiliar o aluno na execuo da tarefa.

WASHINGTON ISSUES A 3D SECURITY ALERT (by Wayne Washington, Globe staff) WASHINGTON - The US governments third general security alert in less than two months was issued yesterday by Homeland Security Director Tom Ridge, who told the nation that investigators have received information that terrorists could strike soon, during the holiday season.

LNGUA ESTRANGEIRA

85

Quinta atividade Objetivo Percepo do uso do passado no relato de fatos e eventos. Encaminhamentos 1. Discuta com os alunos a relao de tempo entre o acontecimento e a veiculao de informaes, fazendo-os lembrar dos meios de comunicao (rdio, internet ou televiso) que podem apresentar as notcias ao vivo, ou permitir um acesso mais imediato notcia. Questione o grupo sobre o tempo verbal que, em sua opinio, deve predominar nos ttulos, manchetes e notcias. Mostre que muitas manchetes e ttulos, mesmo relativos a fatos ocorridos em dias anteriores, e que, na maioria das vezes, pertencem ao passado, aparecem no presente para chamar a ateno dos leitores. 2. Apresente o mesmo texto da atividade anterior com os verbos sublinhados e pea aos alunos que digam qual o tempo verbal predominante e por qu. 3. Apresente manchetes com os verbos na forma infinitiva entre parnteses e pea aos alunos que completem as frases da forma que acharem mais apropriada. Pea-lhes que discutam outras possibilidades com seus colegas. No final, mostre as manchetes e solicite que discutam se as opes escolhidas foram iguais s do jornal ou, em caso negativo, se tambm seriam apropriadas. Exemplo a partir de notcia publicada em The Boston Globe Washington issues a 3d security alert (By Wayne Washington, Globe Staff) WASHINGTON The US governments third general security alert in less than two months (be) issued yesterday by Homeland Security Director Tom Ridge, who (tell) the nation that investigators (receive) information that terrorists could strike soon, during the holiday season. 4. A partir da percepo da necessidade dos alunos de praticar mais o tempo verbal enfocado (simple past), cabe ao professor elaborar outras atividades que permitam uma prtica pertinente do tempo verbal. Essas atividades podem, inclusive, objetivar a preparao de um glossrio com os verbos encontrados nas manchetes e notcias trabalhadas, com a forma do passado correlata. Sexta atividade Objetivo Distinguir notcia de manchete; compreender a organizao textual de uma notcia para agilizar e facilitar sua compreenso.

86 Encaminhamentos 1. Utilizando a pgina inicial de um jornal impresso ou de internet e a pgina em que a notcia aparece, discuta qual a diferena entre os dois textos. O texto do The Boston Globe e uma notcia correspondente podero ser usados como exemplos. 2. Questione os alunos sobre qual o objetivo de cada um dos dois tipos de texto. 3. Pea aos alunos que, em pequenos grupos, discutam como acham que uma notcia se organiza. Utilizando seus conhecimentos de mundo, eles podem citar conhecimentos diversos: assunto, acontecimentos, tempo verbal, estrutura etc. 4. Apresente a estrutura de uma notcia e pea aos alunos que digam o que cada item significa: ttulo; olho; primeiro pargrafo; corpo da notcia.

Estrutura de uma notcia Ttulo Caracteriza-se por: Tentar despertar o interesse pela leitura da notcia. Ser uma mensagem condensada, rpida e, muitas vezes, surpreendente. Destacar-se graficamente do resto da reportagem. Olho da notcia Vem logo abaixo do ttulo. Sua funo criar no leitor interesse pela notcia, mediante uma sntese dela. Distingue-se do ttulo por apresentar um tamanho de letra menor, em geral em estilo itlico. Isso faz com que tambm se diferencie do corpo do texto, que aparece num tamanho menor. Nem todas as notcias possuem olho. Primeiro pargrafo o mais importante da reportagem e se caracteriza por: Conter poucas informaes. Ser breve. Geralmente responder s perguntas: quem, o qu, quando, por que, onde e como. Citar o local de origem da notcia quando esta no for uma notcia local. Corpo da notcia O redator da notcia deve discutir os fatos do primeiro pargrafo (lead), com o cuidado de manter o interesse do leitor pelo resto da coluna. Portanto, seleciona os elementos mais importantes, construindo o que se chama pirmide invertida.

LNGUA ESTRANGEIRA

87 5. Discuta os itens com os alunos, um a um, pedindo para darem exemplos de cada tipo de texto. 6. Pea para formarem grupos e analisarem a notcia (as questes da quarta atividade podero ser utilizadas como uma forma de roteiro para realizar a leitura dos pontos principais). Depois da discusso diga para classificarem as diferentes partes do texto. Stima atividade Objetivo Dividir uma notcia nas partes estudadas e explicar pontos principais Encaminhamentos 1. Os alunos pesquisam, ou o professor fornece, uma notcia em ingls para que os alunos classifiquem suas partes e respondam s perguntas abaixo: Qual o assunto principal dessa notcia? Sobre quem ou o que a notcia? O que aconteceu? Onde e quando aconteceu? Como aconteceu? O que poder acontecer ? Como voc chegou a essas concluses? Auto-avaliao Objetivo Percepo crtica do processo de aprendizagem e da importncia do que aprendeu para sua vida fora da escola. Encaminhamentos 1. Pea aos alunos que respondam s seguintes questes individualmente para, depois, discutirem com o grupo: O que voc aprendeu com esta unidade? Ao ler uma notcia, preocupou-se com o formato dela? Como voc acha que esta unidade contribui para sua forma de entender as informaes veiculadas pelos meios de comunicao? Exemplifique uma situao em que o aprendizado desta unidade possa lhe ser til.

88

A unidade didtica permite ao aluno conhecer o mundo das notcias e ampliar suas possibilidades de acesso e crtica s informaes oferecidas pelos meios de comunicao nacionais e internacionais, suscitando o debate sobre tica e mdia. As atividades propostas criam espao para que o aluno entre em contato com diferentes veculos de comunicao, por intermdio, inclusive, da internet. O conhecimento prvio dos alunos assumido como relevante quando o professor pede sugestes de meios de comunicao, diferenas entre esses meios e tipos de texto de informao, entre outras. As atividades apresentam desafios e descobertas a serem realizados pelos alunos mediante a explorao do texto, exemplos etc. O conhecimento sistmico est atrelado aos textos e os itens escolhidos para o trabalho so os mais significativos em relao ao tipo de texto e s necessidades dos alunos. Diferentemente de um trabalho que centra a ateno em itens lexicais ou gramaticais isolados e descontextualizados, nesse caso, o conhecimento sistmico aparece como parte da ao comunicativa e ensinado como um instrumento para a melhor compreenso e produo de um determinado tipo de texto. Assim, as questes sistmicas da lngua no so deixadas de fora do trabalho em Lngua Estrangeira, mas consideradas a partir de sua relevncia para o tipo de texto enfocado. Alm disso, os momentos de discusso a respeito da maneira de realizar as atividades criam oportunidades para que o aluno se conscientize e desenvolva processos mentais para executar a tarefa, em relao situao discutida. A sugesto de auto-avaliao, por sua vez, gera a chance de o aluno perceber seu prprio processo de construo de conhecimento e desenvolver autonomia sobre o aprendizado. Permite tambm que o professor visualize como os alunos esto avaliando a prtica de sala de aula. Sugestes para o uso de manchetes e notcias do momento remetem importncia de levar em considerao o momento histrico vivenciado pelos alunos e instrumentaliz-los no transcorrer da prpria aula a tomar posies crticas sobre eventos ocorridos em seu dia-a-dia.

LNGUA ESTRANGEIRA

Concluindo

98

Anexo 1

AUTO CEST TROP, LA VILLE AUX VLOS REJOIGNEZ LA RSISTANCE Dans chaque automobiliste, il y a un cycliste qui someille.

Alors que... on pourrait faire un vritable rseau vert rserv pour les pitons, les cyclistes et les rollers. la place strlise par les voitures pourrait Pourquoi alors que seulement 15% des tre un lieu de vie pour tous avec des parisiens utilisent un vhicule personnel terrains de jeux, des potagers et des pour leurs dplacements quotidiens, la kiosques musique (et des vaches)... voiture (circulation et stationnement) le priphrique ferait un magnifique occupe plus de 90% de lespace public vlodrome o les cyclistes feraient la course parisien? avec les traimways. Pourquoi les tramways qui parcouraient les automobilistes prendraient les Paris ont t dmonts? transports en commun sils taient gratuits, Pourquoi les parisiens doivent-ils risquer ou leurs vlos si ctaient rembourss par la leurs vies pour se dplacer vlo? scu. Pourquoi ce sont les asthmatiques et pas si les gens restaient moins devant leur les voitures qui doivent rester la maison tl, ils se rendraient compte quune ville les jours des pics de pollution? sans voiture cest plus sympa que les 24 Pourquoi la concertation avec les heures du Mans. associations de cyclistes reste un voeu la recherche sur les vhicules cologiques pieu la Mairie de Paris? (GPL, lectrique, air comprim, solaire...) Pourquoi ne peut-on rentrer ni sortir depourrait rcuprer les budgets du CEA et de Paris si on est vlo? la Dfense. Je rejoins le Comit Vlorutionnaire Chiche! Le jeunes verts et alternatifs dIle de france 107 avenue Parmentier 750II PARIS Runion ouverte tous les mardi soir 19h Nom / Prnom Adresse / tel

LNGUA ESTRANGEIRA

Anexo 2 99

100

Anexo 3

LNGUA ESTRANGEIRA

Anexo 4 101

102

Bibliografia ALDERSON, J. C. & URQUART, A. H. (eds.) Reading in a Foreign Language. Nova York, Longman, 1984. BAKHTINE, Mikhail. The Dialogic Imagination. Austin, University of Texas, 1981. . Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo, Hucitec, 1989. . Os gneros do discurso. In: Ibid. Esttica da criao verbal. So Paulo, Martins, 1953. BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artmed, 1998. BARROS, S. & CAVALCANTE, P.S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicao no ensino segundo as abordagens de ensino-aprendizagem. In: NEVES, Andr & CUNHA FILHO, Paulo C. (org.). Projeto Virtus: educao e interdisciplinaridade no ciberespao. Recife/So Paulo, Editora Universitria da UFPE/Editora da Universidade Anhembi Morumbi, 2000. BRANDO, Carlos Rodrigues et al. Criatividade e novas metodologias, vol. 4. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. BUSETTI, Gema Rocco et al. Sade e qualidade de vida, vol. 3. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. BUSQUETS, Maria Dolors & CAINZOS, Manoel. Temas transversais em educao. Bases para uma formao integral. So Paulo, tica, 1993. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sciodiscursivo. So Paulo, Educ, 1999. et al. Manifesto. Reshaping Humanities and Social Science: a Vygotskian Perspective. In: Swiss Journal of Psychology, 55:74-83, 1996. CELANI, M. Antonieta Alba (org.). Ensino de segunda lngua: redescobrindo as origens. So Paulo, Educ, 1997. CORACINI, M. Jos (org.). O jogo discursivo na aula de leitura. Lngua materna e lngua estrangeira. Campinas, Pontes, 1995. COSTA, Daniel. Por que ensinar lngua estrangeira na escola de 1 grau. So Paulo, EPU, 1987. DAMBROSIO, Ubiratan. A era da conscincia. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1997. DANIELS, Harry. (org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas, Papirus, 1993. DAVIS, Claudia et al. Psicologia na educao. So Paulo, Cortez, 1990. DISKIN, Lia et al. tica, valores humanos e transformao, vol. 1. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. DOLZ, J. Learning Argumentative Capacities: a Study of a Systematic and Intensive Teaching of Argumentative Discourse in 11-12 Year Old Children. In: Argumentation, 10. Holanda, Kluer Academisc Press, 1996. DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Genre et progression textuale en expression orale et crite: lements de aux textes argumentatifs. Mimeo, 1994. FAZENDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas, Papirus, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987. GIMENEZ, T. Os sentidos do projeto NAP. Ensino de lnguas e formao continuada do professor.

Londrina (PR), UEL, 1999. GRELLET, Franoise. Developing Reading Skills. Cambridge University Press, 1981. GUEVARA, Arnoldo J. et al. Conhecimento, cidadania e meio ambiente, vol. 2. So Paulo, Fundao

103 Peirpolis, 1998. HUTCHINSON, Tom & WATERS, Alan. English for Specific Purposes. Cambridge University Press, 1987. INOUE, Ana Amlia et al. Temas transversais e educao em valores humanos. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1999. LANTOLF, James. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford University Press, 2000. LEFFA, Vilson. O professor de lnguas estrangeiras: construindo a profisso. Pelotas, Educat, 2001. MATURANA, Humberto & REZEPKA, Sima N. de. Formao humana e capacitao. Petrpolis, Vozes, 2000. MINISTRIO DA EDUCAO Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental

: L n g u a E s t r a n g e i r a 5 a 8 s r i e . B r a s l i a , S E F , 1 9 9 8 . MINI

STRI O DA EDUC AO. Progra ma Desenv olvimen to Profissi onal Continu ado. Parme tros

89

Lngua Inglesa Esta unidade refere-se a um trabalho desenvolvido com textos jornalsticos organizados por meio de exposio e descrio de eventos, compondo um universo de informao e lazer. Atividade: meios de comunicao e textos jornalsticos 1. Tipo de texto: textos jornalsticos (foco em manchete e notcia). 2. Habilidades enfocadas: compreenso escrita. 3. Contedo enfocado: Tipos de conhecimento: temas da atualidade; variados meios de comunicao e textos jornalsticos impressos (foco em manchetes e notcias); uso do passado no relato de eventos ocorridos. Temas transversais: tica e Pluralidade Cultural. 4. Objetivo desta unidade: proporcionar aos alunos maior contato e entendimento crtico dos meios de comunicao e dos textos jornalsticos do mundo que os cerca. 5. Recursos necessrios: jornais, revistas e pginas da internet; cpias de manchetes, charges, reportagens e notcias.

Primeira atividade Objetivo Discutir os meios de comunicao e seus papis sociais, a importncia da informao para a constituio e a formao de cidados e os modos de veiculao de informaes em diferentes meios de comunicao. Encaminhamentos 1. Divida os alunos em grupos para um debate sobre os meios de comunicao que veiculam informaes sobre fatos e acontecimentos nacionais e internacionais. Os grupos podem elaborar um quadro com os meios que mais utilizam para se informar em seu dia-a-dia. 2. Em uma discusso com toda a turma, pea aos alunos para responderem as seguintes questes: Qual a importncia de ter acesso informao? Em que isso modifica nossa vida? Como os meios de comunicao veiculam as informaes? Tudo que aparece nos jornais, revistas, telejornais, internet, rdio, pode ser considerado verdadeiro? Por qu (no)? H diferena entre as informaes divulgadas em diferentes meios de comunicao? Qual? Por qu? Pense em uma notcia recente que foi abordada em diferentes meios de comunicao de sua cidade. Como o fato foi apresentado? Por qu? Que postura devemos adotar em relao s informaes veiculadas pelos meios de comunicao? Por qu? Segunda atividade Objetivo Diferenciar os meios de comunicao e os tipos de texto jornalstico (notcias, artigos, reportagens, charges). Encaminhamentos 1. Com diversas publicaes em ingls, trazidas por voc ou pelos alunos, pea para identificarem os veculos e os tipos de texto. interessante dar alguns exemplos, para ajudar os alunos a entender. Os Anexos 2, 3, e 4 (p. 99, 100, 101) reproduzem pginas de revista com uma notcia, uma charge e um artigo. 2. Nessa atividade, os alunos faro uso de seu conhecimento de mundo sobre, por exemplo, meios de comunicao e layout de textos jornalsticos, para a identificao requisitada. Discuta com eles como conseguiram chegar s concluses sobre os meios de comunicao e tipos de texto. Evidencie o fato de que mesmo sem conhecer a lngua profundamente possvel realizar a

LNGUA ESTRANGEIRA

Seqncia didtica

92 identificao. Valorize os esforos realizados nessa etapa. 3. Discuta com os alunos os diferentes objetivos e o pblico-alvo dos diversos meios de comunicao e tipos de texto. importante que percebam a pluralidade de meios de veicular informaes e seus objetivos para realizar uma leitura mais crtica e dirigida. Alm disso, esse trabalho mostrar a importncia de selecionar meios de comunicao e tipos de textos mais adequados aos objetivos de leitura e obteno de informao pelos alunos. necessrio ressaltar nessa atividade que tais diferenas so pertinentes a qualquer lngua, inclusive a materna. Pedir exemplos em portugus pode auxiliar os alunos a compreender o tpico. Terceira atividade Objetivo Compreenso geral de uma pgina de manchetes. Encaminhamentos 1. Divida os alunos em grupos de quatro e entregue a cada grupo pginas de manchetes da internet (nesse item, seria muito importante utilizar manchetes do momento). Pea-lhes para observarem a pgina e responderem as seguintes questes: Que tipo de texto esse? Que meio de comunicao o est veiculando? Escolha um dos ttulos e diga qual o provvel assunto tratado e como voc chegou a essa concluso. 2. Nessa atividade, passe pelos grupos dando sugestes e questionando as concluses dos alunos, que tero que rever suas idias. 3. Em uma discusso aberta, os grupos podem apresentar suas concluses aos colegas e discutir os meios usados para chegar a elas. 4. possvel tambm realizar uma discusso sobre os assuntos das manchetes apresentadas, caso os alunos mostrem interesse pelos temas. A discusso comparativa de como os assuntos so tratados na mdia nacional e internacional tambm relevante. Quarta atividade Objetivo Compreenso dos pontos principais da manchete. Encaminhamentos 1. Distribua a pgina de manchetes do site do The Boston Globe (pgina ao lado) e pea aos alunos que, individualmente ou em duplas, respondam as seguintes questes: Qual parece ser a principal informao veiculada nessa pgina?

93 Qual o assunto principal dessa manchete? Sobre quem ou o que a manchete? O que aconteceu? Onde e quando aconteceu? Como aconteceu? O que poder acontecer ? Como vocs chegaram a essas concluses? Para realizar essa atividade, os alunos precisaro usar seu conhecimento de mundo sobre o assunto do texto, locais, pessoas envolvidas e layout da pgina, buscar palavras cognatas, fazer inferncias, usar as imagens etc. Nessa parte, importante discutir como eles podem responder cada uma das questes. Um levantamento de possveis estratgias auxiliar o aluno na execuo da tarefa.

WASHINGTON ISSUES A 3D SECURITY ALERT (by Wayne Washington, Globe staff) WASHINGTON - The US governments third general security alert in less than two months was issued yesterday by Homeland Security Director Tom Ridge, who told the nation that investigators have received information that terrorists could strike soon, during the holiday season.

LNGUA ESTRANGEIRA

94

Quinta atividade Objetivo Percepo do uso do passado no relato de fatos e eventos. Encaminhamentos 1. Discuta com os alunos a relao de tempo entre o acontecimento e a veiculao de informaes, fazendo-os lembrar dos meios de comunicao (rdio, internet ou televiso) que podem apresentar as notcias ao vivo, ou permitir um acesso mais imediato notcia. Questione o grupo sobre o tempo verbal que, em sua opinio, deve predominar nos ttulos, manchetes e notcias. Mostre que muitas manchetes e ttulos, mesmo relativos a fatos ocorridos em dias anteriores, e que, na maioria das vezes, pertencem ao passado, aparecem no presente para chamar a ateno dos leitores. 2. Apresente o mesmo texto da atividade anterior com os verbos sublinhados e pea aos alunos que digam qual o tempo verbal predominante e por qu. 3. Apresente manchetes com os verbos na forma infinitiva entre parnteses e pea aos alunos que completem as frases da forma que acharem mais apropriada. Pea-lhes que discutam outras possibilidades com seus colegas. No final, mostre as manchetes e solicite que discutam se as opes escolhidas foram iguais s do jornal ou, em caso negativo, se tambm seriam apropriadas. Exemplo a partir de notcia publicada em The Boston Globe Washington issues a 3d security alert (By Wayne Washington, Globe Staff) WASHINGTON The US governments third general security alert in less than two months (be) issued yesterday by Homeland Security Director Tom Ridge, who (tell) the nation that investigators (receive) information that terrorists could strike soon, during the holiday season.

4. A partir da percepo da necessidade dos alunos de praticar mais o tempo verbal enfocado (simple past), cabe ao professor elaborar outras atividades que permitam uma prtica pertinente do tempo verbal. Essas atividades podem, inclusive, objetivar a preparao de um glossrio com os verbos encontrados nas manchetes e notcias trabalhadas, com a forma do passado correlata. Sexta atividade Objetivo Distinguir notcia de manchete; compreender a organizao textual de uma notcia para agilizar e facilitar sua compreenso.

95 Encaminhamentos 1. Utilizando a pgina inicial de um jornal impresso ou de internet e a pgina em que a notcia aparece, discuta qual a diferena entre os dois textos. O texto do The Boston Globe e uma notcia correspondente podero ser usados como exemplos. 2. Questione os alunos sobre qual o objetivo de cada um dos dois tipos de texto. 3. Pea aos alunos que, em pequenos grupos, discutam como acham que uma notcia se organiza. Utilizando seus conhecimentos de mundo, eles podem citar conhecimentos diversos: assunto, acontecimentos, tempo verbal, estrutura etc. 4. Apresente a estrutura de uma notcia e pea aos alunos que digam o que cada item significa: ttulo; olho; primeiro pargrafo; corpo da notcia.

Estrutura de uma notcia Ttulo Caracteriza-se por: Tentar despertar o interesse pela leitura da notcia. Ser uma mensagem condensada, rpida e, muitas vezes, surpreendente. Destacar-se graficamente do resto da reportagem. Olho da notcia Vem logo abaixo do ttulo. Sua funo criar no leitor interesse pela notcia, mediante uma sntese dela. Distingue-se do ttulo por apresentar um tamanho de letra menor, em geral em estilo itlico. Isso faz com que tambm se diferencie do corpo do texto, que aparece num tamanho menor. Nem todas as notcias possuem olho. Primeiro pargrafo o mais importante da reportagem e se caracteriza por: Conter poucas informaes. Ser breve. Geralmente responder s perguntas: quem, o qu, quando, por que, onde e como. Citar o local de origem da notcia quando esta no for uma notcia local. Corpo da notcia O redator da notcia deve discutir os fatos do primeiro pargrafo (lead), com o cuidado de manter o interesse do leitor pelo resto da coluna. Portanto, seleciona os elementos mais importantes, construindo o que se chama pirmide invertida.

LNGUA ESTRANGEIRA

96 5. Discuta os itens com os alunos, um a um, pedindo para darem exemplos de cada tipo de texto. 6. Pea para formarem grupos e analisarem a notcia (as questes da quarta atividade podero ser utilizadas como uma forma de roteiro para realizar a leitura dos pontos principais). Depois da discusso diga para classificarem as diferentes partes do texto.

Stima atividade Objetivo Dividir uma notcia nas partes estudadas e explicar pontos principais Encaminhamentos 1. Os alunos pesquisam, ou o professor fornece, uma notcia em ingls para que os alunos classifiquem suas partes e respondam s perguntas abaixo: Qual o assunto principal dessa notcia? Sobre quem ou o que a notcia? O que aconteceu? Onde e quando aconteceu? Como aconteceu? O que poder acontecer ? Como voc chegou a essas concluses? Auto-avaliao Objetivo Percepo crtica do processo de aprendizagem e da importncia do que aprendeu para sua vida fora da escola. Encaminhamentos 1. Pea aos alunos que respondam s seguintes questes individualmente para, depois, discutirem com o grupo: O que voc aprendeu com esta unidade? Ao ler uma notcia, preocupou-se com o formato dela? Como voc acha que esta unidade contribui para sua forma de entender as informaes veiculadas pelos meios de comunicao? Exemplifique uma situao em que o aprendizado desta unidade possa lhe ser til.

97

A unidade didtica permite ao aluno conhecer o mundo das notcias e ampliar suas possibilidades de acesso e crtica s informaes oferecidas pelos meios de comunicao nacionais e internacionais, suscitando o debate sobre tica e mdia. As atividades propostas criam espao para que o aluno entre em contato com diferentes veculos de comunicao, por intermdio, inclusive, da internet. O conhecimento prvio dos alunos assumido como relevante quando o professor pede sugestes de meios de comunicao, diferenas entre esses meios e tipos de texto de informao, entre outras. As atividades apresentam desafios e descobertas a serem realizados pelos alunos mediante a explorao do texto, exemplos etc. O conhecimento sistmico est atrelado aos textos e os itens escolhidos para o trabalho so os mais significativos em relao ao tipo de texto e s necessidades dos alunos. Diferentemente de um trabalho que centra a ateno em itens lexicais ou gramaticais isolados e descontextualizados, nesse caso, o conhecimento sistmico aparece como parte da ao comunicativa e ensinado como um instrumento para a melhor compreenso e produo de um determinado tipo de texto. Assim, as questes sistmicas da lngua no so deixadas de fora do trabalho em Lngua Estrangeira, mas consideradas a partir de sua relevncia para o tipo de texto enfocado. Alm disso, os momentos de discusso a respeito da maneira de realizar as atividades criam oportunidades para que o aluno se conscientize e desenvolva processos mentais para executar a tarefa, em relao situao discutida. A sugesto de auto-avaliao, por sua vez, gera a chance de o aluno perceber seu prprio processo de construo de conhecimento e desenvolver autonomia sobre o aprendizado. Permite tambm que o professor visualize como os alunos esto avaliando a prtica de sala de aula. Sugestes para o uso de manchetes e notcias do momento remetem importncia de levar em considerao o momento histrico vivenciado pelos alunos e instrumentaliz-los no transcorrer da prpria aula a tomar posies crticas sobre eventos ocorridos em seu dia-a-dia.

LNGUA ESTRANGEIRA

Concluindo

98

Anexo 1

AUTO CEST TROP, LA VILLE AUX VLOS REJOIGNEZ LA RSISTANCE Dans chaque automobiliste, il y a un cycliste qui someille.

Alors que... on pourrait faire un vritable rseau vert rserv pour les pitons, les cyclistes et les rollers. la place strlise par les voitures pourrait Pourquoi alors que seulement 15% des tre un lieu de vie pour tous avec des parisiens utilisent un vhicule personnel terrains de jeux, des potagers et des pour leurs dplacements quotidiens, la kiosques musique (et des vaches)... voiture (circulation et stationnement) le priphrique ferait un magnifique occupe plus de 90% de lespace public vlodrome o les cyclistes feraient la course parisien? avec les traimways. Pourquoi les tramways qui parcouraient les automobilistes prendraient les Paris ont t dmonts? transports en commun sils taient gratuits, Pourquoi les parisiens doivent-ils risquer ou leurs vlos si ctaient rembourss par la leurs vies pour se dplacer vlo? scu. Pourquoi ce sont les asthmatiques et pas si les gens restaient moins devant leur les voitures qui doivent rester la maison tl, ils se rendraient compte quune ville les jours des pics de pollution? sans voiture cest plus sympa que les 24 Pourquoi la concertation avec les heures du Mans. associations de cyclistes reste un voeu la recherche sur les vhicules cologiques pieu la Mairie de Paris? (GPL, lectrique, air comprim, solaire...) Pourquoi ne peut-on rentrer ni sortir depourrait rcuprer les budgets du CEA et de Paris si on est vlo? la Dfense. Je rejoins le Comit Vlorutionnaire Chiche! Le jeunes verts et alternatifs dIle de france 107 avenue Parmentier 750II PARIS Runion ouverte tous les mardi soir 19h Nom / Prnom Adresse / tel

LNGUA ESTRANGEIRA

Anexo 2 99

100

Anexo 3

LNGUA ESTRANGEIRA

Anexo 4 101

102

Bibliografia ALDERSON, J. C. & URQUART, A. H. (eds.) Reading in a Foreign Language. Nova York, Longman, 1984. BAKHTINE, Mikhail. The Dialogic Imagination. Austin, University of Texas, 1981. . Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo, Hucitec, 1989. . Os gneros do discurso. In: Ibid. Esttica da criao verbal. So Paulo, Martins, 1953. BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artmed, 1998. BARROS, S. & CAVALCANTE, P.S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicao no ensino segundo as abordagens de ensino-aprendizagem. In: NEVES, Andr & CUNHA FILHO, Paulo C. (org.). Projeto Virtus: educao e interdisciplinaridade no ciberespao. Recife/So Paulo, Editora Universitria da UFPE/Editora da Universidade Anhembi Morumbi, 2000. BRANDO, Carlos Rodrigues et al. Criatividade e novas metodologias, vol. 4. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. BUSETTI, Gema Rocco et al. Sade e qualidade de vida, vol. 3. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. BUSQUETS, Maria Dolors & CAINZOS, Manoel. Temas transversais em educao. Bases para uma formao integral. So Paulo, tica, 1993. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sciodiscursivo. So Paulo, Educ, 1999. et al. Manifesto. Reshaping Humanities and Social Science: a Vygotskian Perspective. In: Swiss Journal of Psychology, 55:74-83, 1996. CELANI, M. Antonieta Alba (org.). Ensino de segunda lngua: redescobrindo as origens. So Paulo, Educ, 1997. CORACINI, M. Jos (org.). O jogo discursivo na aula de leitura. Lngua materna e lngua estrangeira. Campinas, Pontes, 1995. COSTA, Daniel. Por que ensinar lngua estrangeira na escola de 1 grau. So Paulo, EPU, 1987. DAMBROSIO, Ubiratan. A era da conscincia. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1997. DANIELS, Harry. (org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas, Papirus, 1993. DAVIS, Claudia et al. Psicologia na educao. So Paulo, Cortez, 1990. DISKIN, Lia et al. tica, valores humanos e transformao, vol. 1. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1998. DOLZ, J. Learning Argumentative Capacities: a Study of a Systematic and Intensive Teaching of Argumentative Discourse in 11-12 Year Old Children. In: Argumentation, 10. Holanda, Kluer Academisc Press, 1996. DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Genre et progression textuale en expression orale et crite: lements de aux textes argumentatifs. Mimeo, 1994. FAZENDA, Ivani C.A. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas, Papirus, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987. GIMENEZ, T. Os sentidos do projeto NAP. Ensino de lnguas e formao continuada do professor. Londrina (PR), UEL, 1999.

GRELLET, Franoise. Developing Reading Skills. Cambridge University Press, 1981. GUEVARA, Arnoldo J. et al. Conhecimento, cidadania e meio ambiente, vol. 2. So Paulo, Fundao

103 Peirpolis, 1998. HUTCHINSON, Tom & WATERS, Alan. English for Specific Purposes. Cambridge University Press, 1987. INOUE, Ana Amlia et al. Temas transversais e educao em valores humanos. So Paulo, Fundao Peirpolis, 1999. LANTOLF, James. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford University Press, 2000. LEFFA, Vilson. O professor de lnguas estrangeiras: construindo a profisso. Pelotas, Educat, 2001. MATURANA, Humberto & REZEPKA, Sima N. de. Formao humana e capacitao. Petrpolis, Vozes, 2000. MINISTRIO DA EDUCAO Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Lngua Estrangeira 5 a 8 srie. Braslia, SEF, 1998. MINISTRIO DA EDUCAO. Programa Desenvolvimento Profissional Continuado. Parmetros em Ao. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, vols. 1 e 2. Braslia, SEF, 1999. MOITA LOPES, L.P. Interao e aprendizagem de leitura em sala de aula de lngua estrangeira e materna na escola pblica. In: MOITA LOPES, L.P. & MOLLICA, M.C. (orgs.). Espaos e interfaces da lingstica e da lingstica aplicada Cadernos pedaggicos, Rio de Janeiro, UFRJ, 1995. . Oficina de lingstica aplicada. Campinas, Mercado das Letras, 1996. MOLL, Luis. Vygotsky e a educao: explicaes pedaggicas da psicologia scio-histrica. Porto Alegre, Artmed, 1996. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo, Cortez, 2000. NUNAN, David. Syllabus Design. Oxford University Press, 1988. . Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge University Press, 1989. . Understanding Language Classrooms: a Guide for Teachers. Nova York, Prentice Hall, 1989. . Language Teaching Methodology: a Textbook for Teachers. Nova York Prentice Hall, 1991. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO. Resource Package. Reformulao dos Resource Packages 1, 2 e 3. So Paulo, Cepril, 1994. . Testing Reading Comprehension. Resource Package 5. So Paulo, Cepril, 1986. . Vocabulary Acquisition and Reading Strategies. Resource Package 4. So Paulo, Cepril, 1986. REGO, M.T. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis, Vozes, 1995. SCHNEUWLY, B. Contradio e desenvolvimento: Vygotsky e a pedologia. Comunicao para o workshop Aprendizagem e Desenvolvimento. Mimeo. Bordeaux, Universidade de Bordeaux II, 1992. . Tools to Master Writing: Historical Glimpses. In: WERSTCH, J. & RAMIREZ, J. D. Explorations in Socio-cultural Studies, vol. 2, 1994, pp. 137-147. VYGOTSKY, Lev. A formao social da mente. So Paulo, Martins Fontes, 1984. . Pensamento e linguagem. So Paulo, Martins Fontes, 1991. WERTSCH, James V. Voices of the Mind: A Sociocultural Approach to Mediated Action.

LNGUA ESTRANGEIRA

Cambridge, Harvard University Press, 1991. . Del RIO, Pablo & ALVAREZ, Amelia. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre, Artmed, 1998. WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert. Psychology for Language Teachers: A Social Constructivist Approach. Cambridge University Press, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen