Sie sind auf Seite 1von 30

Unidade 1 Educao Especial Inclusiva Mediada pela Lei

HISTORICIZAO EDUCAO ESPECIAL INCLUSIVA A garantia e efetivao dos direitos de cidadania s pessoas com necessidades especiais algo recente quando pensado a partir de amparo legal. At a metade do sculo XIX, essas pessoas viviam a margem da sociedade, abandonadas prpria sorte. Eram percebidas como objetos do castigo divino, no merecendo tratamento especial de qualquer espcie, nem eram contempladas em planos que envolvessem aes de carter pblico. Emergiu uma viso de compaixo e solidariedade em relao a essas pessoas, quando do incio do desenvolvimento dos conceitos e prticas ligadas proteo social. Desde ento, passaram a ser cuidadas em regime de internao ou clausura em instituies religiosas, adquirindo o direito social piedade por parte das pessoas normais. No sculo XX, com o avano das cincias, as pessoas com necessidades especiais passaram a ser alvo de estudos que fundamentaram uma nova perspectiva: ainda separadas da sociedade como um todo; tais pessoas merecem ateno e cuidados especiais. Posteriormente com os avanos alcanados pelos movimentos de minoriais, inicia-se a insero social e econmica de diferentes grupos no final dos anos de 1950. As pessoas com necessidades especiais adquirem o direito de experimentar estilos e padres de vida normais, na medida do possvel. Tornou-se necessrio que a sociedade promovesse ajustes para interagir com as pessoas que apresentavam uma deficincia. Na busca de superao das dificuldades, a princpio enfatizou-se a melhoria da deficincia, em detrimento da promoo de mudanas efetivas, seguindo posteriormente para o Paradigma da Incluso.

Para Reflexo: Problematizar a incluso pode provocar desencontros quando se destaca a forma como os grupos sociais lidam com as diferenas. Isso acompanha a forma como fomos educados... Voc se considera preconceituoso? Voc discrimina pessoas ou grupos que divergem de seu modo de pensar, socialmente ou no espao de trabalho? Como voc entende as diferenas e diferentes?

HISTORICIZAO QUANTO AOS ESPAOS EDUCATIVOS A escola o lugar onde os sujeitos e a construo de suas realidades convivem. Tradicionalmente, a Educao Especial no Brasil, se organizou como atendimento educacional especializado, parte do ensino comum, evidenciando diferentes compreenses, terminologias e

modalidades que acabaram por sugerir a criao de instituies especializadas e escolas especiais para prestar atendimento a quem delas necessitasse. Desde o Imprio, no Brasil, as pessoas que apresentavam deficincia comearam a receber atendimento a partir da criao de duas instituies. Fundado em 1854, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente, se destaca como Instituto Benjamin Constant e o Instituto dos Surdos Mudos, datado de 1857; atual Instituto Nacional da Educao dos Surdos (BRASIL, 2008). Por volta de 1926 fundado o Instituto Pestalozzi, especializado no atendimento s pessoas com deficincia mental. Em 1945 criado pela Sociedade Pestalozzi, o primeiro atendimento educacional especializado, para ateno diferenciada s pessoas com superdotao. A primeira Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE fundada em 1954 (BRASIL, 2008, p. 6). Fundamentada no conceito do que a sociedade e diferentes rgos ligados sade entendem como normalidade ou anormalidade que foram sendo determinadas as formas de atendimento clinico teraputico fortemente ancorados em testes que passaram a definir, por meio de diagnsticos, as prticas escolares para os alunos com necessidades especiais. A partir do ano de 2008, aprovado por meio de Emenda Constitucional, o Decreto n 6.571/2008, dispe sobre o atendimento educacional especializado. Tambm destaca a poltica nacional de educao especial na perspectiva de educao inclusiva, seguindo conveno da ONU. De acordo com a conveno, devem ser assegurados, os direitos das pessoas com deficincia, para todos que procuram pelos sistemas educacionais inclusivos seguindo todos os nveis de ensino. Na escola a preocupao com o ensino deve transcender os contedos programticos. O sujeito-aluno, envolvendo-se com o sujeito-professor, elaboram e compartilham vivncias. As aes acontecem num espao em que h vida. A escola o lugar onde os sujeitos da realidade convivem. Ela possui regras e normatiza a organizao das atividades. o lugar da construo da autonomia. Por isso, preciso entender a dinmica das trocas, da atuao individual e coletiva neste espao que tambm interdisciplinar. Lugar de sujeitos e de suas aes. Laplane (2006) ao tratar sobre a implementao de polticas de educao inclusiva no Brasil, argumenta que os documentos oficiais que regulamentavam a educao especial, anteriores a Constituio Federal de 1988, revelavam uma concepo de educao, centrada no prprio sujeito, responsabilizando-o pelas suas dificuldades, muito embora apresentassem a necessidade da organizao de servios de apoio, como meio de integrao da criana sociedade. Problematizao: Caro aluno, se a escola o lugar onde os sujeitos da realidade convivem:

Porque dentro do espao escolar ainda existe tantas pessoas, ou seja, profissionais, que no conseguem conviver com as diferenas?

Ser que nos cursos de formao, no existe a preocupao em formar profissionais que consigam trabalhar com as diferenas?

Assista ao vdeo de nossa Teleaula 01:Educao na perspectiva Inclusiva Dando continuidade as nossas reflexes para tratar sobre: A DINMICA DA EXCLUSO E INCLUSO E A ORGANIZAO ESPECIAL NO BRASIL No Brasil, a escola historicamente se caracterizou como privilgio de um grupo que compunha a sociedade elitizada. A excluso foi legitimada a partir de ento, pelas polticas e prticas educacionais que reproduziam a ordem social. Desde ento, de forma distinta, a excluso tem apresentado caractersticas comuns nos processos de segregao e integrao que pressupem a seleo, naturalizando tambm dessa forma o fracasso escolar (BRASIL, 2008). Laplane (2006), ao tratar sobre a dinmica social da incluso e da excluso de forma geral, argumenta que o perodo ps-guerra serviu para a incorporao da classe trabalhadora cidadania. Nessa fase, tambm se apresenta a entrada das mulheres na vida pblica e no mercado de trabalho. Assim a famlia passa a compor um mundo, no qual poderia ser caracterizado, como inclusivo; de consenso; lugar da produo e consumo. Posteriormente, a revoluo cultural no final de 1960, favoreceu o oposto: o individualismo, a diversidade, a pluralidade, controvrsias, ambiguidade e a desconstruo dos valores tradicionais. Mesmo com a incorporao de maioria da populao, nessa nova perspectiva, j havia a existncia de desvio, conflitos e contradies ligadas desigualdade e a pobreza. O desvio era visto como um trao da minoria que no se adequava aos valores morais, mas que estaria propensa sua assimilao e incluso. A assimilao das classes populares em classe trabalhadora implicou na aquisio de direitos legais, polticos e sociais tais como: moradia, trabalho, renda, educao e sade. Laplane (2006) considera os anos de 1960, perodo da revoluo cultural, como tempo de certeza e estabilidade, que foi seguido pela crise econmica e instabilidade dos anos de 1970. Tempo em que houve aumento dos ndices de criminalidade, recesso e aumento do individualismo, at a dcada de 1980 e 1990, na qual as marcas da excluso social, gerada principalmente pela transformao e separao dos mercados de trabalho e aumento do desemprego, passam a ser consideradas. Assim, o processo de democratizao da educao permitiu evidenciar o impasse que se apresenta quando o tema em discusso trata sobre incluso e excluso. Enquanto os sistemas de ensino universalizam o acesso de todos os alunos em espaos educativos, ao mesmo tempo continuam excluindo aqueles que no se encaixam nos padres homogeneizadores da escola. A poltica de incluso de alunos com necessidades especiais no ensino regular, segundo Laplane (2006, p. 697), particularmente interessante, porque as diferenas entre sujeitos e grupos coletivos entram em conflito imediato com os modos de funcionamento do sistema escolar, evidenciando as tenses que perpassam o campo da educao.

Resultados do ltimo censo escolar (BRASIL, 2008), ao tratar sobre as polticas de Educao inclusiva no Brasil, apontam um crescimento significativo nas matrculas da educao especial em classes comuns de ensino regular. Os alunos com deficincias, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotao, j so encontrados com mais facilidade em salas de aula ou classes comuns. Vrios autores concordam que esse crescimento, muito embora ainda no seja o almejado, reflexo da poltica implementada pelo Ministrio da Educao, que inclui programas de implantao de salas de recursos multifuncionais, de adequao de prdios escolares visando acessibilidade, entre outros. Tambm a formao continuada de professores que tratam a educao especial e programas que privilegiam discusses e conscientizao sobre a educao Inclusiva e o Respeito Diversidade, merecem destaque. Diante dessa perspectiva, o conceito de cidadania, fundamentado a partir do reconhecimento das diferenas e participao de todos na sociedade, respaldado pelos direitos humanos, sugere a identificao dos mecanismos e processos de hierarquizao que acaba por produzir desigualdades. Essa problematizao acaba por desvelar os processos normativos de distino dos alunos em razo de suas caractersticas intelectuais, fsicas, culturais, sociais e lingusticas, que fogem do modelo tradicional ligado a educao escolar (BRASIL, 2008). Construo da concepo de EDUCAO ESPECIAL, seguindo a histria... Tratando-se da Educao Especial, uma concepo que exerceu impacto durante muito tempo na histria da educao, foi resultante de prticas que enfatizavam os aspectos relacionados deficincia, em contraposio dimenso pedaggica. Existia um entendimento de que a educao especial seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficincia, problemas de sade, ou qualquer outra inadequao. A proposta, durante longo perodo, foi a de que esse atendimento fosse disponibilizado e organizado de forma paralela educao comum, ou seja, o ensino regular. As leis que surgem, a partir do desenvolvimento de estudos e reivindicaes populares, no campo da educao, passam a ser entendidas como campo de defesa dos direitos humanos, alm de suscitar a modificao de conceitos, prticas pedaggicas e promoverem a reestruturao do ensino regular e especial. EDUCAO ESCOLAR INCLUSIVA, MEDIADA PELA LEI A formao poltica favorece a compreenso do profissional que ir atuar sob o ngulo das relaes que se estabelecem entre Estado, Democracia, Desigualdade/Excluso social e gesto dos sistemas de ensino. Seguindo nossas reflexes destacamos, as tendncias nacionais que se apresentam inseridas no processo de elaborao e implementao das polticas pblicas afirmativas ligadas Educao Especial. Ainda pautada na legislao, buscamos respaldar a formao do professor, comprometido com uma escola inclusiva que possibilite a todos uma mesma formao bsica.

A igualdade de condies para o acesso e a permanncia das crianas na escola, j vem garantida desde a promulgao da Constituio de 1988, em seu artigo 206. A educao entendida como direito de todos (Art. 205), se torna dever do Estado e da famlia. Seguindo a lei, a educao tambm deve ser estendida preferencialmente na rede regular de ensino, queles que necessitam de atendimento educacional especializado, ou seja, aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais ou que apresentam alguma deficincia (art. 208, III). Lembrete: No exerccio de determinadas funes, o profissional deve dominar o ordenamento normativo, ou seja, as leis ligadas ao seu campo de trabalho ou de interesse social (CURY, 2000). Segundo o autor, o ordenamento normativo as leis - regulam as relaes bsicas, presentes na existncia social, sejam elas familiares, econmicas ou polticas. As indicaes legais formalizam possibilidades e limites de atuao; direitos, deveres, proibies, enfim regras que devem ser seguidas tanto pelos profissionais quanto por aqueles que reivindicam atendimento a partir da lei, com suas implicaes e consequncias (CURY, 2000). Ao se apresentar como profissional, tambm na rea da educao, de acordo com Cury (2000), o sujeito deve deixar transparecer conhecimento, criticidade, competncia, habilidades e valores. Para tanto, a leitura, anlise e interpretao de diferentes fontes de pesquisa, auxiliam no incio dessa caminhada... Em nosso perodo de formao escolar, nem todos foram educados para entender sobre legislao, assim nesse primeiro momento problematizamos: O que entendemos por Lei? A lei um momento de formalizao da prtica social, utilizada como orientao para que a poltica pblica se efetive (CURY, 2000, p.12). Para que devemos entender sobre as leis?

De acordo com Cury, conhecer as leis como acender uma luz em uma sala escura cheia de objetos. As leis acendem uma luz, mas essa, no clareia toda a sala, porm, ajuda a iluminar o caminho, reconhecer espaos e at modific-los (CURY, 2000, p.12). O conhecimento das leis representa um modo de cobrar sua efetivao dentro de um campo especfico.

Mas o que indica a Lei? Indica, segundo Cury (2000), determinados limites e possibilidades de atuao, indica implicaes e consequncias, indica direitos e deveres, proibies e regras. A aplicao da lei indica um mnimo de organizao para efeito da existncia social, implica existncia, conhecimento e obedincia aos cdigos democrticos.

As leis devem ser justas e sbias. Uma coisa obedecer e aceitar uma lei, outra coisa obedecer sem aceit-la (CURY, 2000, p.10). Legislao pode ser entendida como uma forma de apropriar-se da realidade poltica por meio de regras declaradas, tornadas pblicas, que regem a convivncia social de modo a suscitar o sentimento e a ao da cidadania (CURY, 2000, p.12). Como princpio de cidadania: Toda pessoa deve obedecer s leis, pautadas em ordenamento jurdico, legtimo e democrtico, baseado na soberania popular, que se instala sob o poder da Democracia. Conceito de Democracia: A democracia d sentido maior a uma legislao. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. A Constituio inovou a democracia poltica brasileira ao alargar mecanismos de exerccio do poder popular atravs da iniciativa popular. Sua efetivao qualifica o Estado Democrtico de Direito (CURY, 2000, p.16). A Constituio o ordenamento jurdico tambm denominado Lei Magna por ser ela o fundamento de todas as outras leis existentes em um pas. Assista ao vdeo de nossa Teleaula 02: Educao inclusiva, seguindo a Legislao

Educao Escolar - MEDIADA PELA LEI Direito do cidado. Cury (2000), ao tratar sobre a educao escolar argumenta que essa pode ser entendida como uma dimenso estratgica para polticas que visam insero de todos nos espaos da cidadania social e poltica. O direito educao escolar um espao que no perde sua atualidade (CURY, 2000, p. 7). O autor ainda argumenta que a educao escolar tambm pode ser entendida como meio colaborativo para a insero ou reinsero na prtica produtiva ou prtica social. Ao abordar sobre o acesso de todos educao escolar o autor comenta que no so poucos os documentos de carter internacional, que reconhecem e garantem o acesso do cidado aos espaos educativos. Documentos como, a Declarao Universal dos Direitos do Homem, datada de 1948, j reconhecem e garantem esse acesso aos seus cidados. Como se trata de um direito, preciso que ele seja garantido e para isto a primeira garantia que ele esteja inscrito em lei de carter nacional. Para cada direito existe um direito normativo e uma obrigao a ser seguida. Com a implementao de normas, em face da desigualdade social, no se garante a igualdade poltica no sentido da diminuio das discriminaes.

Paralelo a importncia de uma lei e o que cabe a ela reger, surge o carter contraditrio que a acompanha, proveniente das lutas e resistncias que se instalam como parte do processo. Luta pelo desejo de conduo mais democrtica da sociedade em que se objetiva ou a igualdade de oportunidades ou a igualdade de condies (CURY, 2000). De acordo com Cury (2000, p. 9), as leis fazem parte de um complexo jurdico que media, pelo Direito, as relaes entre Estado e Sociedade. Regulamenta os modos pelos quais a sociedade soluciona conflitos, reage violao das normas e estabelece a imposio de sanes, podendo significar inclusive o recurso da fora fsica em ltima instncia. O que significa tempo jurdico e tempo pedaggico no espao escolar? Ao tratar sobre Lei e sua influncia na rea da educao, propomos um exerccio: o de tentar distinguir, o que Cury (2000) em seu livro: Legislao Educacional brasileira trata como tempo jurdico e tempo pedaggico. Segundo o autor O tempo jurdico entra em vigor to logo a lei se torna aprovada pelas autoridades competentes. Tempo jurdico o tempo pelo qual um ordenamento ao entrar em vigor, possibilita a construo de um caminho na qual se constri exigncia, autonomia e emancipao. O tempo jurdico na educao visa organizao dos sistemas de ensino de tal modo que se possa falar em normas comuns e gerais envolvendo os sistemas. O tempo pedaggico sugere ao, sugere buscar os fins da educao, que segundo Cury (2000), podem ser traduzidos em apropriao do conhecimento, prtica da cidadania, enriquecimento cultural e relao com o mundo do trabalho. Sugere possibilidade de formao e aperfeioamento do cidado, para quem a lei deve ser entendida como um instrumento vivido e no apenas uma forma de constrangimento normativo. Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa que apresenta Deficincia ou Necessidade Especial Nosso estudo tambm considera pertinente o entendimento sobre determinados Conceitos, abordados pela Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, seguindo nossa anlise sobre Incluso. A CORDE Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa com Deficincia (1998), apresenta Normas e Recomendaes Internacionais sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficincia. Segundo a CORDE, compete ao Estado: Adotar medidas para eliminar os obstculos que as pessoas com deficincia encontram, com vistas a sua participao plena em atividades sociais. A CORDE Coord. Nac. para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, props rompimento com a viso paternalista em relao pessoa com deficincia, na medida em que considerou igualmente seus direitos e obrigaes, e a responsabilidade do Poder Pblico e da sociedade na remoo dos obstculos incluso (FAVERET, 1998).

Mas, o que podemos considerar como Conceito de Incluso: Quando tratamos sobre a prtica mais recente no que diz respeito ao processo de universalizao da educao, a incluso educacional ganha destaque. Diferente do convencional, a prtica da incluso se caracteriza por princpios que consideram a aceitao das diferenas individuais, aprendizagem a partir da cooperao e convivncia respeitosa valorizando-se a diversidade humana. De acordo com Sanchez (2005), a poltica de incluso exige da escola o estabelecimento de um alicerce Alguns conceitos nos do embasamento para entender as novas discusses sobre a INCLUSO (FAVERET, 1998, p. 23). Conceito de Deficincia: a perda ou limitao de oportunidades de participar da vida comunitria em condies de igualdade com as demais pessoas. Conceito de Incapacidade: Sintetiza um grande nmero de diferentes limitaes funcionais... pode revestir-se da forma de uma deficincia fsica, intelectual ou sensorial, uma doena que requeira cuidados mdicos ou de enfermidade mental. Conceito de Preveno: Adoo de medidas com vista a impedir que se produza uma deteriorao fsica, intelectual, psiquitrica ou sensorial, ou a impedir que essa deteriorao cause uma deficincia ou limitao funcional permanente. Conceito de Reabilitao: Processo que visa conseguir que pessoas com deficincia estejam em condies de alcanar e manter uma situao funcional do ponto de vista fsico, sensorial, intelectual, psquico ou social, de modo a contar com meios para modificar sua prpria vida e ser mais independente. que atenda a diversidade de seu alunado com xito. Que colabore com a minimizao ou erradicao das desigualdades e injustias sociais. Defende uma educao eficaz para todos na qual se deve tentar satisfazer as necessidades dos alunos de forma individual e coletiva. Satisfazer suas necessidades seja quais forem suas caractersticas individuais, deficincias fsicas ou emocionais, psicolgicas ou sociais. Nessa perspectiva, cabe a escola favorecer autonomia aos seus alunos para que reconheam os mesmos direitos e deveres frente a utilizao do espao e atividades propostas. O conceito de incluso alm de envolver os alunos com necessidades individuais, deficincias, os acometidos de alguma doena ou impossibilidade, tambm envolve os excludos da sociedade, alunos oriundos de populaes nmades e diferentes etnias, alm dos alunos em situao de risco. Segundo Jannuzzi (2004), dadas s rpidas transformaes da organizao social, torna-se difcil vivenciar a incluso e interpret-la como plena participao de todo processo educacional, diante das exigncias estabelecidas pelo processo de globalizao, cada vez mais excludente.

Ao buscar conceituar Educao Inclusiva, segundo a legislao vigente, constata-se que a Poltica Nacional de Educao Especial, na perspectiva de Educao Inclusiva, assegura atualmente o acesso ao ensino regular a alunos com deficincia intelectual, fsica, surdos e cegos, com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades, superdotao, desde a educao bsica at o ensino superior. Buscando conceituar o ensino inclusivo, em uma viso sociolgica, de acordo com Laplane (2006), tm-se o entendimento de que todas as crianas so diferentes, e que as escolas e sistemas de educao precisam ser transformados para atender s necessidades individuais de acordo com suas especificidades. A mesma autora afirma que interpretar a incluso no significa tornar todos iguais, mas sim, respeitar as diferentes necessidades, capacidades e nveis de desenvolvimento individuais, o que nem sempre provoca integrao ou adaptao a atividades realizadas dentro de determinado grupo. Ainda buscando conceituar a Incluso de forma efetiva, Araujo (1998), argumenta que a Incluso o resultado da soma de oportunidades bem sucedidas que so possibilitadas as pessoas em seu dia a dia. A Incluso no deve se apresentar apenas atravs de leis e decretos, deve oportunizar o real acesso s oportunidades e aos meios conquistados com o objetivo de superar os desafios e promover desenvolvimento pessoal. Novas perspectivas: Proposta de Desenvolvimento pautado na Igualdade Social, Educao e Incluso Ao tratar sobre o tema desenvolvimento com igualdade social, educao e gesto escolar, Jannuzzi (2004), argumenta que a igualdade, tem exercido grande fascnio sobre os homens e mulheres, desde que os gregos atenienses instituram a gora onde os cidados se reuniam para discutir e deliberar sobre questes da polis. Segundo a autora o ideal de igualdade ao longo da histria, perseguido pela humanidade, esteve sempre presente permeado por controvrsias e polmicas. Em tempos de incluso no diferente, a discusso sobre o ideal da igualdade alm de estar inscrito na Constituio Federal, artigo 3, que dispe sobre os objetivos fundamentais da Repblica, se amplia quando considera o princpio da igualdade como um projeto de desenvolvimento social que tenha o homem como cerne, o que constitui um desafio para todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa Tratar sobre essas questes possibilita ampliao e maior compreenso acerca das vinculaes da escola com a sociedade e com os projetos scio-educativos, bem como o reconhecimento dos mecanismos de excluso e discriminao de qualquer ordem, presentes na sociedade e na escola, para melhor enfrent-los e super-los. Nessa perspectiva, nos ltimos anos se pode observar uma crescente mudana, nas questes que envolvem reflexo sobre a incluso, e a forma como so atendidos os sujeitos que necessitam de ateno especial para realizao de determinadas aprendizagens. O ano de 1981 foi considerado o Ano Internacional da Pessoa com Deficincia, porm a partir dessa poca tambm pode se constatar, que a incluso s acontece quando seguida de conscientizao sobre a importncia de uma mudana real de atitudes frente aos preconceitos.

A relao entre teoria e prtica, tambm se torna evidente frente aos vrios segmentos sociais, em especial a escola, no qual algumas reas de conhecimento se inserem. No discurso dessas, se prope a educao inclusiva enquanto que na prtica, ainda no se consegue observar de forma concreta a incluso da pessoa em condio de deficincia. A atuao na prtica social e mercado de trabalho tambm ilustram tal afirmativa. Para saber mais acesse o site: www.aacd.org.br No site nos apresentada a Associao de Assistncia Criana Deficiente. A Associao tem por objetivo promover a preveno, habilitao e reabilitao de pessoas com deficincia fsica, especialmente de crianas, adolescentes e jovens. A Associao favorece a integrao social das pessoas com deficincia. No site possvel conhecer o trabalho da instituio, assistir vdeos, ver fotos, ler depoimentos e outras atividades promovidas visando qualidade de vida, para aqueles que dela participam. Aps a observao e reflexo sobre o que trata o site, voltemos ao tema de nossa Unidade Poltica Nacional voltada para a Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. A Educao Inclusiva quando tratada na perspectiva das Polticas Nacionais de Educao Especial, orienta os sistemas de ensino, sobre a necessidade de assegurar: [...] a incluso escolar de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades no espao escolar de forma a garantir: acesso ao ensino regular, com participao, aprendizagem e continuidade nos nveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educao especial desde a educao infantil at a educao superior; oferta do atendimento educacional especializado; formao de professores para o atendimento educacional especializado; participao da famlia e da comunidade; acessibilidade arquitetnica, nos transportes, nos mobilirios, nas comunicaes e informao; e articulao intersetorial na implementao das polticas pblicas. (BRASIL, 2008, p. 6), Ainda tratando a Poltica Nacional voltada para a Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva, atuando de forma articulada com o ensino comum, a educao especial se integra proposta pedaggica da escola, definindo e orientando formas de atendimento ao seu pblico alvo. Assim, a escola, segundo as Diretrizes Brasil (2008), deve prestar atendimento queles que, em interao com diversas barreiras, podem ter restringida sua participao plena e efetiva na escola e na sociedade. A escola deve prestar atendimento aqueles que apresentam impedimentos de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, como tambm aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. Alunos que apresentam um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, sndromes do espectro do autismo e psicose infantil, entre outros. Ainda fazem parte desse atendimento os alunos que apresentam um quadro de altas habilidades ou que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes reas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadmica, liderana, psicomotricidade e artes (BRASIL, 2008).

Tanto os alunos que apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizao de tarefas em reas de seu interesse, quanto queles que apresentam transtornos funcionais especficos tais como: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de ateno e hiperatividade, tambm so merecedores de atendimento privilegiado. De acordo com a Declarao de Salamanca ainda deve se considerar a mudana ou transformao constante das pessoas. Modificam continuamente transformando inclusive o contexto no qual se inserem. Nesse contexto a atuao pedaggica sempre deve estar observando tal quadro, no sentido de buscar formas de alterar a situao de excluso. A modalidade - Educao Especial na Perspectiva de Educao Inclusiva. A Educao Especial, assegurada na lei, a princpio passa a ser entendida como uma modalidade (LDB 9394/96), que perpassa todos os nveis de ensino. De acordo com a legislao ela deve realizar o atendimento educacional especializado, disponibilizar os servios e recursos prprios desse atendimento e orientar os alunos e seus professores quanto a sua utilizao nas turmas comuns do ensino regular. Seguindo a proposta de atendimento educacional especializado, esse deve identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos alunos, considerando as suas necessidades especficas (BRASIL, 2008, p.11). Ainda de acordo com a legislao vigente, as atividades planejadas e desenvolvidas visando o atendimento educacional especializado deve se diferenciar daquelas realizadas em sala de aula comum. Tais atividades no devem ser substitutivas quelas ligadas escolarizao. O atendimento dispensado deve complementar a formao dos alunos com vistas autonomia e independncia desses, na escola e fora dela. O atendimento educacional especializado, que vai sendo estruturado desde ento, disponibiliza programas de enriquecimento curricular, ensino de linguagens e cdigos especficos de comunicao e sinalizao, ajudas tcnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Segundo as prprias diretrizes que tratam sobre educao especial, ao longo de todo processo de escolarizao, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedaggica do ensino comum (BRASIL, 2008). A LDB 9394/96, alm de outros enfoques nos apresenta resposta para a seguinte questo: Afinal quem so os alunos que devem ser atendidos pela Educao Especial? Educao Especial seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB 9394/96. Modalidade e Nveis de Ensino. A incluso escolar de acordo com a LDB 9394/96, pode ter seu incio na educao infantil, tempo em que se desenvolvem as bases necessrias para a construo do conhecimento e desenvolvimento integral da criana.

Nessa etapa, o ldico, o acesso s formas diferenciadas de comunicao, a riqueza de estmulos nos aspectos fsicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivncia com as diferenas favorecem as relaes interpessoais, o respeito e a valorizao da criana (BRASIL, 2008, p.16). Do nascimento aos trs anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de servios de interveno precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os servios de sade e assistncia social (BRASIL, 2008, p.17). Em todas as etapas e modalidades da educao bsica, o atendimento educacional especializado organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, de acordo com a LDB 9394/96, constituindo oferta obrigatria dos sistemas de ensino. O atendimento aos alunos, quando necessrio, deve ser realizado inclusive no turno inverso ao da classe comum, na prpria escola ou centro especializado que realize o servio educacional (BRASIL, 2008). Ao tratar a educao inclusiva, na modalidade da EJA - educao de jovens e adultos, de acordo com a LDB 9394/96, ou PROEJA - educao profissional, as aes ligadas a educao especial e profissional, possibilitam uma ampliao de oportunidades tanto no processo de escolarizao como formao para voltada para a insero no campo do trabalho ou efetiva participao social e/ou comunitria (BRASIL, 2008). Quanto ao ensino Superior, as aes devem se concentrar na possibilidade de entrada, permanncia e xito dos acadmicos, nos diferentes cursos e estudos idealizados. As aes devem contemplar o planejamento e a organizao, desde recursos e servios para a promoo da acessibilidade arquitetnica, como tambm na comunicao e sistemas de informao. Os materiais didticos e pedaggicos devem ser organizados e disponibilizados desde os processos seletivos, como tambm durante o desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extenso (BRASIL, 2008). A educao especial inclusiva ainda considera pela legislao de abrangncia a educao indgena, educao no campo e quilombolas. Para nos entendermos como profissionais atuantes - docentes, educadores - nessa modalidade de ensino, ou seja, Educao Especial, devemos entender como as DCNs tratam o tema.Diretrizes para a Educao Especial DIRETRIZES PARA A EDUCAO ESPECIAL Pela primeira vez, no ano de 2001, a palavra incluso mencionada em documento que trata sobre as Diretrizes para a Educao Especial no Brasil. Respaldado em legislao anterior para sua elaborao apresenta a ideia de que a escola deveria acomodar aqueles que a procurassem alm de encontrar uma maneira de educ-los com xito. Essa ideia, segundo Laplane (2006), impulsionou a difuso do termo incluso e, tambm, popularizou a noo de que todas as crianas devessem ser educadas em um mesmo ambiente. Seguindo a perspectiva da Educao Inclusiva estabeleceu-se atravs da Resoluo CNE/CP n1/2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica. As Diretrizes

definiram que as instituies que trabalham com a formao de professores devem prever em sua organizao curricular formao docente; que contemple conhecimentos ligados a diversidade e demais especificidades que possam ser apresentadas pelos alunos com necessidades educacionais especiais. A Educao Inclusiva seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com as DCNs (2006, p. 36), fica claro que polticas e prticas de incluso no tm um significado nico e consensual, pois recebem influncia de mltiplos fatores envolvendo questes sociais, econmicas, polticas, culturais, entre outras. A Educao Especial entendida como integrante do sistema educacional na proposta de Educao Inclusiva, passa a ser uma realidade observada na legislao a partir da LDB n. 9.394/96 e sua regulamentao pelas Diretrizes Nacionais da Educao Especial (Resoluo n. 02/01). A Educao Especial desde ento, conceituada e praticada como modalidade educacional apresentando como objetivo principal o de oferecer recursos e servios educacionais especializados aos alunos que apresentam necessidades educacionais. Seguindo as DCNs (2006, p.37), o princpio filosfico entendido como eixo norteador do movimento de incluso considera o princpio da escola democrtica; comprometida com os interesses e necessidades de todos os alunos, que a procuram. Frente a esse delineamento, tm-se o indicativo de que a incluso no se restringe apenas ao atendimento daqueles com deficincias. Muitos outros grupos marginalizados e excludos em diferentes momentos

histricos vo sendo apresentados de acordo com a postura de determinada sociedade. As diferentes interpretaes, significados e relaes apresentadas, alm de diferentes concepes e prticas que envolvem cada sujeito, a comunidade e as instituies sociais, acabam por definir quem seria o grupo-alvo a fazer parte do processo de incluso. Nas DCNs (2006, p.37), destacado que; pelas diferentes interpretaes que os termos incluso e diversidade podem sugerir, torna-se necessrio uma anlise com o objetivo de identificar alguns equvocos conceituais e reducionistas que tm sido praticados sobre o tema. Faz parte do discurso de dirigentes educacionais ou professores, a afirmativa de que a incluso refere-se mais precisamente s crianas e jovens com deficincias. Essa definio uma definio equivocada, segundo as DCNs (2006, 37), fruto de desinformao e superficialidade de anlise. Nas DCNs (2006, p. 37) so destacados os motivos pelos quais devem ser revistos certos posicionamentos: para muitos a expresso necessidades educacionais especiais tomada como sinnimo de deficincia, o que no corresponde verdade. No seriam somente os alunos com deficincia alvos das polticas de incluso, como se apenas estes estivessem margem do sistema educacional, apresentando problemas na aprendizagem.

A problemtica social da incluso, tambm se incorpora a diferentes segmentos sociais, e no somente ao espao escolar como se, uma vez matriculados os alunos nas classes comuns, estaria garantida sua incluso educacional e social (DCNs, 2006, p.38). No contexto existe necessidade de uma reflexo conceitual mais aprofundada sobre o que seja incluso, quais seriam os envolvidos, onde a incluso deve ocorrer, para que a Educao Especial seja entendida de forma coerente. A ampliao da discusso sobre a incluso deve contemplar as diferentes formas de excluso sofrida por diferentes grupos marginalizados, problematizando ainda a questo de que a incluso no se refere a um nico grupo no espao escolar: o das pessoas com deficincia. De acordo com tal anlise poder se evidenciar que muitos alunos apresentam problemas ou dificuldades de aprendizagem, por razes inerentes s suas limitaes sensoriais, fsicas ou dficits intelectuais. Muitos alunos no atingem as expectativas de aprendizagem e avaliao da escola, em decorrncia de condies desfavorveis envolvendo questes econmica, cultural, entre outras, ou ainda despreparo dos profissionais da educao no trato com as questes pedaggicas. Nessa perspectiva, o insucesso na escola revela que no so apenas os alunos com deficincia os que apresentam necessidades referentes ao processo de aprendizagem e que devem ser beneficiados com recursos humanos, tcnicos, tecnolgicos ou materiais diferenciados que promovero a sua incluso. Grande nmero de analfabetos funcionais, alunos marginalizados por sua condio de pobreza extrema ou pela cor de sua pele, entre outras situaes de excluso e fracasso devem ser reconhecidos pelos espaos educativos em suas necessidades e atendidos em suas diferenas individuais, respeitando-se suas necessidades. Voc conhece as Diretrizes Curriculares que tratam sobre a Educao Especial?

Formao e Capacitao dos Professores Assista ao vdeo de nossa Teleaula 03: A Educao Inclusiva seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Finalizando nossa reflexo, as Diretrizes - Brasil (2008, p. 18), ainda sugerido que para atuar na Educao Especial, o professor deve ter como base da sua formao, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exerccio da docncia e conhecimentos especficos da rea. A formao especializada possibilita a atuao no atendimento educacional especializado em salas de aula comuns do ensino regular, salas de recursos, centros de atendimento educacional especializado, ncleos de acessibilidade das instituies de educao superior, classes hospitalares e ambientes domiciliares, para a oferta dos servios e recursos de educao especial (BRASIL, 2008, p. 18). Atividade a ser realizada como finalizao da UNIDADE I:

Elabore um texto, apresentando os pontos mais significativos ligados s discusses dessa unidade. Seu texto dever constar: 1- Conceito de Educao Especial seguido de Educao Inclusiva, 2- Quais os princpios que devem reger a proposta de educao inclusiva, 3- Porque se faz necessrio o entendimento sobre a legislao que trata a educao especial inclusiva, 4- Como a LDB 9394/96 e as DCNs tratam a Educao Especial Inclusiva Unidade 2 Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva

POLTICAS PBLICAS DE INCLUSO As polticas inclusivas afirmam a necessidade de garantia de educao a todos os sujeitos que ajudam a compor a sociedade. Nessa perspectiva, a implementao das polticas inclusivas pontuada por um conjunto de leis e documentos oficiais que visa especificar as aes inclusivas. As prticas, entretanto, quase sempre ainda esbarram em conflitos e tenses geradas pelas condies sociais gerais, que permeiam os sistemas educacionais. Para problematizar esse estudo apontamos questes tais como: quais so os referenciais que envolvem a definio de incluso e excluso? Quais Leis defendem ou resgatam os direitos das pessoas com necessidades especiais? Quais so os elementos essenciais para se promover a acessibilidade de forma geral no espao pblico e mais especificamente em espaos educativos? Quais so as transformaes necessrias na prtica docente, para que o professor possa contribuir de forma efetiva com a implementao da poltica da incluso? A partir desses questionamentos, buscamos refletir sobre a efetivao da incluso e como cada um pode contribuir de forma efetiva para que a incluso se estabelea nas situaes concretas de convvio. Como hiptese, argumentamos que a convivncia com pessoas que apresentam necessidades educativas diferenciadas, acaba recebendo interferncia em espaos educativos, no ambiente de trabalho, no atendimento sade e nos demais espaos pblicos, frente s concepes, j existentes, que historicamente permeiam a sociedade. POLTICAS PBLICAS DE INCLUSO NO BRASIL De acordo com documento do MEC (BRASIL, 2008), a educao inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepo de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferena como valores indissociveis e que busca contextualizar circunstncias histricas da produo da excluso dentro e fora do espao escolar. Ao apresentar a Poltica Nacional de Educao Especial, na perspectiva da Educao Inclusiva, o documento afirma que a educao acompanha os avanos do conhecimento e das lutas sociais, com o intuito de se constituir polticas pblicas para uma educao de qualidade.

Assim o movimento mundial pela incluso pode ser entendido como uma ao poltica, cultural, social e pedaggica, que foi desencadeada em defesa do direito de todos os alunos participarem juntos aprendendo, nos espaos educativos, sem nenhum tipo de discriminao. A educao inclusiva assume espao central quando o debate enfoca o papel da escola na superao da lgica excludente, principalmente ao se reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confronto entre as prticas discriminatrias e a busca de alternativas para super-las. A organizao de espaos educativos e salas especiais para atendimento diferenciado aos alunos passam a ser repensados a partir de novos referenciais visando reconstruo de sistema educativo inclusivo. Isso implica em mudana estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Em processo de Educao Continuada, como nas demais intervenes, pedaggicas e de aperfeioamento educacional, importante o respeito cultura e aos saberes preexistentes dos sujeitos envolvidos. Conhecer e aplicar os preceitos indicados pelas Polticas Pblicas a maneira correta de manter um relacionamento produtivo e livre de atitudes drsticas que tm sido impetradas por alunos, professores e gestores escolares, em espaos educativos. Cardoso (2010, p. 9), ao contextualizar historicamente o grau de limitao funcional envolvendo as pessoas e suas necessidades especiais, argumenta que a discriminao pessoa com deficincia acompanha o homem desde os primrdios da civilizao. Segundo o autor, no perodo das guerras ou anterior a elas, uma considervel parcela de pessoas apresentava algum tipo de deficincia fsica, caracterizadas como mutilaes e doenas crnicas. Na WEB AULA Unidade I tratamos sobre o conceito de Lei e a importncia de estarmos atentos s mudanas e novas exigncias sociais que tambm se organizam atravs das leis, com o propsito de melhorar a vida do cidado e de sua comunidade, ou seja, qualidade de vida para o individual e o coletivo. Se j entendemos sobre Leis, vamos agora analisar a influncia da Legislao na Educao Especial Inclusiva. LEGISLAO - CONTEXTUALIZAO LEGAL DIREITOS HUMANOS De acordo com Cardoso (2010), os direitos fundamentais que o homem possui, que no so resultantes de concesso da sociedade enquanto poltica, mas sim conquistados pela dignidade inerente natureza humana, so considerados direitos humanos. Assim, os direitos das pessoas com deficincia tm seu fundamento nos direitos humanos e na cidadania, devendo ser garantidos pela sociedade poltica. DECLARAO DOS DIREITOS DO HOMEM

Com o surgimento da ONU Organizao das Naes Unidas, cria-se a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado em 1948. Tempo em que os direitos humanos deixaram de exercer influncia somente dentro dos Estados para se internacionalizar como direitos fundamentais. O termo pessoa portadora de deficincia teve suas origens na Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes, atravs da ONU em 1975. O conceito estabelecia que qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal; em decorrncia de uma deficincia congnita ou no, mereceria ateno diferenciada com o objetivo de voltar a instrumentalizar suas capacidades fsicas, sensoriais ou mentais (CARDOSO, 2010, p. 10). Por volta de 1961, fundamentado pela LDB 4024/61, se apresenta o incio de atendimento educacional s pessoas com deficincia, a partir do direito reconhecido de atendimento especial aos excepcionais, preferencialmente em espao escolar (LAPLANE, 2006). De acordo com Cardoso (2010), a Emenda Constitucional de 1969, apresentou pela 1 vez a expresso excepcional, usada at 1978, sugerindo uma ideia mais ligada deficincia mental. O termo deficiente foi utilizado de 1978 at por volta da promulgao da Constituio Federal de 1988. A LDB n.5692/71, acabou reforando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais, pois nem tentou promover a organizao de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais, ao definir tratamento especial para os alunos com deficincias fsicas, mentais ou que se encontrasse em atraso considervel quanto idade regular de matrcula e os superdotados. criado no MEC em 1973, o Centro Nacional de Educao Especial CENESP, que se torna responsvel em impulsionar aes educativas ligadas educao especial no Brasil, prestando atendimento s pessoas com deficincia ou superdotao, atendimento configurado ainda por campanhas assistencialistas e aes isoladas em alguns Estados brasileiros. Ainda no se observa nesse perodo, uma poltica pblica, de acesso educao, de forma efetiva. Permanece uma concepo de polticas especiais para atender os alunos que apresentam algum quadro de deficincia ou superdotao. Apesar de ser permitido o acesso ao ensino regular, no organizado um atendimento especializado que considere a singularidade de aprendizagem desses alunos (BRASIL, 2008, p. 6). Atualmente, acima da conquista dos direitos humanos ainda persiste o imenso desafio de sua universalizao a partir da conscientizao e participao da sociedade e atuao dos Poderes Pblicos. Caro Aluno dando continuidade as nossas reflexes: Assista a um vdeo sobre Educao Inclusiva. Acesse o link indicado abaixo e analise o trabalho da APAE, diante das discusses realizadas at o momento. CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 E O PRINCPIO DA EDUCAO De acordo com Cury (2000, p. 28), a Constituio Federal do Brasil em seu artigo 205, incorporou como um de seus princpios; que toda e qualquer educao visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Segundo o autor a LDB 9394/96, em seu artigo 2, retoma esse princpio, aps reconhecimento dos conceitos que sintetizam os fins da educao e da ordem social; ou seja, vinculao entre a escola e o mundo do trabalho (pessoa, cidadania e trabalho). Nessa anlise, o trabalho entendido como condio do produzir e reproduzir da existncia social. A noo de pessoa inclui tambm as dimenses da afetividade e da arte (CURY, 2000, p. 28). Ainda fundamentada em Cury (2000, p. 36), a Constituio de 1988, estabeleceu a gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais, isso antes ficava reservado autonomia dos Estados e Municpios. Outro campo fundamental posto pela Constituio o das competncias, incumbncias e financiamento. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tornaram-se responsveis pela organizao de seus sistemas de ensino. Segundo Laplane (2006), a Constituio Federal em seu artigo 3, inciso IV, apresenta como um de seus objetivos; a necessidade de se promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminao. O artigo 205 da Constituio Federal, Laplane (2006), define a educao como direito de todos, alm de possibilitar a garantia de pleno desenvolvimento da pessoa, o exerccio da cidadania e a qualificao para o trabalho. Assim, a Constituio oficializa um dos princpios da Incluso, ou seja, a Constituio garante que as pessoas com necessidades especiais tambm tenham sua vaga garantida preferencialmente em escolas pblicas que disponibilizam a comunidade o ensino regular. Ainda o artigo 206, inciso I, da Constituio Federal, estabelece como um dos princpios para o ensino a igualdade de condies de acesso e permanncia na escola, e garante como dever do Estado, artigo 208, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede escolar pblica de ensino. Nessa perspectiva, a educao, alm de ser apresentada como direito pblico no artigo 208 da Constituio, tambm mencionada como espao de acesso possvel, aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, de acordo com a capacidade de cada um. O texto da Carta Magna em seu artigo 227, tambm sugere a criao de programas de preveno, atendimento especializado, integrao social, treinamento para o trabalho e remoo de barreiras arquitetnicas, com vistas a facilitar a participao do portador de necessidades especiais em todos os segmentos apresentados pela sociedade. Voc j ouviu falar do ECA? Lei n 8.069/90 O ECA aborda os problemas de todos os sujeitos em desenvolvimento, - crianas e adolescentes - em qualquer lugar onde se encontram: no lar, na escola, no trabalho ou na comunidade. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE O Estatuto da Criana e do Adolescente define as responsabilidades dos brasileiros adultos em relao aos brasileiros em fase de desenvolvimento. ECA - Estatuto da Criana e do Adolescente - Lei n 8.069/90

O Estatuto pressupe uma reviso geral nas polticas sociais e nas posturas individuais relacionadas infncia e juventude. Aborda os problemas de todos os sujeitos em desenvolvimento, em qualquer lugar onde se encontram: no lar, na escola, no trabalho ou na comunidade. Ateno especial destacada atravs dele, s distores organizacionais da sociedade, que referencia as crianas e jovens sem lar, vivendo margem das conquistas sociais e merecendo urgente ateno frente s mltiplas carncias da qual esto expostos. Sair do Modo Leitura Pgina Anterior Prxima Pgina Ampliar o texto Diminuir o texto O Estatuto da Criana e do Adolescente em seu artigo 55 determina que os pais ou responsveis tenham a obrigao de matricular seus filhos na rede regular de ensino. O tratamento indigno, os maus tratos, o abandono familiar, os castigos e as penalidades impostas s crianas e adolescentes em desenvolvimento, so situaes que merecem especial ateno. A partir do ECA, a instituio escolar passa a ser questionada pela sua dificuldade em manter a criana dentro do espao escolar, enquanto que do Poder Pblico exigido condies inclusive fsicas, de atendimento s crianas e jovens que perambulam pelas comunidades, sem frequentar escola, uma vez que a legislao apresenta responsabilidades a serem seguidas. Os administradores escolares, equipe pedaggica e professores, so convocados a atualizarem sua prtica pedaggica, tendo em vista as atuais contingncias que afetam a realidade social. De acordo com o documento a escola necessita rever seu papel institucional, ao mesmo tempo em que o professor deve reavaliar seu desempenho frente aos grandes desafios pedaggicos, resultantes da democratizao do conhecimento, do empobrecimento e fragilizao do sistema escolar, bem como das mudanas sociais que acabam por interferir na organizao familiar e nos conceitos sociais. Lembrete: Tambm passaram a influenciar a formulao das polticas pblicas da educao inclusiva a Declarao Mundial de Educao para Todos (1990) e a Declarao de Salamanca em 1994. Apresentamos a oportunidade de voc aprofundar um pouco mais, seus conhecimentos sobre a LDB 9394/96.

LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAO NACIONAL - LDB 9394/96 Ao longo de um perodo de 16 anos, desde a promulgao da Lei maior da educao brasileira, LDB 9394/96, foram efetuadas diversas alteraes em seu texto no sentido de complementar e regulamentar adequaes no corpo da Lei. Assim a leitura do texto original, tornou-se incompleta, o qu acaba por privar o leitor de informaes fundamentais para o bom entendimento da Lei em seu contexto geral. Seguindo Laplane (2006), a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB 9394/96, tratou a Educao Especial como educao escolar, incorporando a noo de que o sistema educacional devesse estar centrado nos alunos, respeitando-se suas diferentes caractersticas e necessidades. Assim a oferta da educao especial deveria ser iniciada desde a educao infantil, at o ensino superior. Dessa forma coube

escola pblica, preferencialmente, procurar integrar o atendimento ao aluno especial em sala de aula comum, alm de fornecer-lhe servios de apoio especializado, de acordo com as necessidades especficas dos mesmos. A LDB 9394/96, em seu artigo 58, trata do conceito sobre a Educao Especial. Segundo a Lei, entende-se por Educao Especial a modalidade de educao escolar ofertada preferencialmente no ensino regular, para educandos com necessidades especiais. A oferta de ensino tem incio na faixa etria de zero a seis anos, ainda durante a educao infantil. De acordo com a Lei, deve ser disponibilizado ao aluno, servio de apoio especializado, quando se tornar necessrio. Ainda o atendimento educacional, sempre que possvel, deve valorizar a integrao do aluno em salas de aula de ensino regular, como tambm deve atender suas peculiaridades quando se fizer necessrio. A LDB 9394/96, em seu artigo 59, estabelece que os sistemas de ensino devam se organizar para assegurar aos alunos com necessidades especiais, currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao, no sentido de atender especificidades e necessidades do alunado. A Lei menciona que sejam valorizadas diferentes formas de avaliao visando a terminalidade ou concluso da educao bsica. Ainda trata sobre acelerao e reclassificao quando se fizer necessrio. Quanto aos sistemas de ensino, segundo Laplane (2006), esses devem oferecer professores com especializao adequada, capacitados para trabalhar, seguindo o propsito de integrao, atendimento especializado, acesso aos benefcios ligados aos programas sociais disponveis no ensino regular, alm de possibilidades ligadas a educao profissional. Visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive daqueles que no revelam capacidade de insero no trabalho competitivo, bem como aqueles que apresentam habilidades na rea artstica, intelectual ou psicomotora, deve ser disponibilizado a todos, acesso igualitrio a programas sociais suplementares de acordo com o nvel de ensino. Ainda a LDB, em seu artigo 60, apresenta que cabe aos rgos normativos ligados ao sistema de ensino, estabelecer critrios para caracterizar as diferentes formas de atendimento dado pelas instituies a comunidade, tais como: instituies privadas sem fins lucrativos, atuao exclusiva ou especializada em educao especial. Isso se faz necessrio, pois tais instituies podero receber apoio tcnico e financeiro do poder pblico. Assista ao vdeo de nossa Teleaula 04: "A Educao Inclusiva mediada pela Lei".

O Plano Nacional de Educao, sob forma de documento, surge a partir dos anseios da comuidade. Ele tenta buscar estratgias de ao que garantam o xito escolar tambm sob o ponto de vista administrativo e financeiro.

Lembrete: Tambm passaram a influenciar a formulao das polticas pblicas da educao inclusiva a Declarao Mundial de Educao para Todos (1990) e a Declarao de Salamanca em 1994. Apresentamos a oportunidade de voc aprofundar um pouco mais, seus conhecimentos sobre a LDB 9394/96. Sair do Modo Leitura Pgina Anterior Prxima Pgina Ampliar o texto Diminuir o texto

PLANO NACIONAL DE EDUCAO O Plano Nacional de Educao (PNE) pode ser considerado, com a Constituio Brasileira e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB9394/96, uma das bases normativas em que se concretiza a Educao do Pas. De acordo com Cury (2000, p. 39), o Plano buscou, ao lado da materializao do princpio da gesto democrtica, estratgias de ao que garantissem o xito escolar tambm sob o ponto de vista administrativo e financeiro. O Plano Nacional de Educao, muito embora seja considerado um dos pilares da poltica educacional pblica brasileira, de fundamental importncia para todos os envolvidos com a Educao, ainda um assunto pouco explorado nos cursos de formao de professores como tambm nas redes pblicas e privadas de ensino. Dessa anlise surge uma questo: em que medida os objetivos e as metas propostas pelo PNE em vigor esto sendo alcanados? O Plano Nacional de Educao apresenta como meta, erradicao do analfabetismo; universalizao do atendimento escolar; superao das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade do ensino; formao para o trabalho; promoo da sustentabilidade scio-ambiental; promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas; estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto; valorizao dos profissionais da educao; e difuso dos princpios da equidade, do respeito diversidade e a gesto democrtica da educao. No que se refere Educao Especial, (artigo 8), os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero elaborar seus correspondentes planos de educao, ou adequar os planos j aprovados em Lei, em consonncia com as diretrizes, metas e estratgias previstas no PNE - 2011/2020, no prazo de um ano contado da publicao desta Lei. Ainda os entes federados devero estabelecer em seus respectivos planos de educao metas que garantam o atendimento s necessidades educacionais especficas da educao especial, assegurando um sistema educacional inclusivo em todos os nveis, etapas e modalidades de ensino. O Plano Nacional de Educao em sua fase anterior j apresentava como meta: a necessidade do desenvolvimento e ampliao de programas educacionais em todos os municpios, em parceria com a rea

da sade e assistncia social, alm da realizao de aes preventivas envolvendo a rea visual e auditiva, alm da generalizao do atendimento aos alunos da educao bsica no ensino regular, escolas especiais, e educao continuada de professores em exerccio e garantia de formao de professores em instituies de ensino superior. LEI N. 10.436/2002 TRATA SOBRE A LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Voc domina LIBRAS? J pensou procurar se aperfeioar nesse quisito? Note que as chamadas para Capacitao, so anteriores ao ano de 2002, quando recebe reconhecimento como Lei. A Lngua Brasileira de Sinais recebe reconhecimento, atravs da Lei n 10.436/02. Visando a incluso de alunos surdos no ensino regular, a lei determina a necessidade da Libras se tornar disciplina curricular, ou seja, parte integrante do currculo nos cursos de formao de professores. A formao e a certificao de professor, instrutor e tradutor intrprete de Libras, a partir de ento, se torna um meio legal de comunicao e expresso. O ensino da Lngua Portuguesa, se torna, uma segunda lngua para alunos surdos. Portaria n. 2.678/2002 Trata sobre o Sistema Braille A difuso do Sistema Braille foi garantida atravs da Portaria n.2.678/02, para todas as modalidades de ensino. Existe recomendao para seu uso em todo o territrio nacional. Durante o ano de 2003, h a criao do programa Educao Inclusiva, organizado pelo Ministrio da Educao. A Educao Inclusiva, de acordo com a proposta, pretende transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos no qual a diversidade ganha respeito e espao. Como parte da proposta surge a iniciativa de um amplo processo de formao de gestores e educadores com o objetivo de garantir a organizao de atendimento educacional especializado e promoo da acessibilidade, para aqueles que procuram pela escolarizao. Com a implantao dos Ncleos de Atividades das Altas Habilidades/Superdotao NAAH/S, no ano de 2005, em todo o territrio nacional, formam-se centros de referncia para o atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades. Dessa forma so disseminados referenciais e orientaes para organizao da poltica de educao inclusiva nas instituies de ensino com o objetivo de garantir atendimento aos alunos da rede pblica de ensino. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com deficincia, aprovada pela ONU em 2006, ainda estabeleceu que os Estados devessem assegurar um sistema de Educao Inclusiva em todos os nveis de ensino. Com o Decreto n 6.094, aprovado no ano de 2007 estabeleceu-se dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educao, a garantia do acesso e permanncia no ensino regular e o atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a incluso educacional nas escolas pblicas. LEIS QUE TRATAM SOBRE A ACESSIBILIDADE

Assista ao vdeo de nossa Teleaula 05: Acessibilidade para quem?. extensa a legislao federal que trata sobre acessibilidade, segundo Cardoso (2010). No Brasil a primeira norma de acessibilidade surgiu em 1985. A Lei n. 7405, datada de 1985, tornou obrigatria a colocao do Smbolo Internacional de Acesso em todos os locais e servios que permita sua utilizao pelos que possuem autonomia restrita de movimentos ou outros. Com a Coordenao Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (CORDE), foi transferida aos Estados e Municpios a responsabilidade pela adoo de normas que eliminem as barreiras de acesso das edificaes, espaos urbanos e meios de transporte. J o Decreto n.3298/99, regulamentou a Lei n.7853/89, tratando sobre a poltica nacional de integrao das pessoas com necessidades especiais ao convvio social. Essa poltica compreende um conjunto de orientaes normativas que asseguram o pleno exerccio dos direitos individuais e sociais das pessoas. Para alguns autores, as barreiras sociais so definidas como sendo as atitudes da sociedade em relao s pessoas que apresentam necessidades diferenciadas: desde a aceitao destas com caractersticas diferentes at a garantia do acesso ao trabalho, educao, sade e lazer. Barreiras sociais assemelham-se a obstculos fsicos, discriminadores, capazes de excluir do convvio coletivo (CARDOSO, 2010). No Brasil, a Lei n 10.098, promulgada durante o ano 2000, estabeleceu normas e critrios bsicos para promoo da acessibilidade s pessoas com mobilidade reduzida ou desprovida de movimentos. Com o intuito de melhorar as possibilidades de incluso social, a lei favoreceu um novo olhar a ser direcionado s barreiras arquitetnicas. A lei tambm sugeriu reflexo frente s atitud es impeditivas que at os dias atuais reduzem ou retardam a incluso social, daqueles que temporariamente tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio ou utilizar-se dele de diferentes formas. A mesma lei tratou sobre a necessidade de acessibilidade nos sistemas de comunicao, com proposta de eliminao de barreiras na comunicao. Assim, a lei sugere a necessidade de buscar mecanismos e alternativas tcnicas que viabilizem maior participao como forma de garantir o direito de acesso informao, comunicao, ao trabalho, educao, ao transporte, cultura, ao esporte e ao lazer (CARDOSO, 2010). O Decreto n. 5296 do ano de 2004, que regulamentou a Lei n.10.098, permitiu a obrigatoriedade de observao de instalao e adaptao das edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. Para tratar sobre a acessibilidade espacial, essa lei sugere a sinalizao visual e ttil para orientao de pessoas que possuem deficincia auditiva e visual. A sinalizao visual deve ser realizada a partir de textos ou figuras, e a ttil deve ser realizada por meio de caracteres de relevo, Braille ou figuras em relevo. Conceito de Acessibilidade Espacial So destacados por Cardoso (2010), quatro componentes essenciais para obteno de boas condies de acessibilidade espacial: orientabilidade, deslocamento, comunicao e uso.

Buscando conceituar orientabilidade, o autor sugere que orientabilidade consiste em saber onde se est e para onde ir, pautando-se em informaes arquitetnicas e suportes informativos. Quanto ao deslocamento, sugere que pode ser a garantia de movimento com segurana, conforto e autonomia ao longo de um percurso envolvendo componentes tais como: salas, escadas, corredores, rampas, elevadores, portas, entre outros. Comunicao pode ser a possibilidade de obteno ou troca de informaes entre pessoas como tambm a partir da utilizao de equipamentos de tecnologia assistiva. O Uso surge a partir da possibilidade de participao de forma autnoma, confortvel e segura, daqueles que desejam ou necessitam participar de determinada atividade.

Cardoso (2010), ao tratar sobre ergonomia da informao, ou seja, comunicao em sinalizao, argumenta que essa envolve tudo que influncia a informao, orientao ou ambiente utilizado pelo usurio. Implica na interao homem X ambiente de forma visual ou auditiva, dentre outras, que permite recebimento de informaes atravs de signos. Usurios cegos funcionais no podem ver sinais, cores ou informaes textuais. O que pode orient-los so as pessoas e utilizao do espao atravs do tato e audio. Este usurio tem uma grande compreenso do espao ao seu redor. Ao caminhar ele espera que a informao esteja aonde seus ps e mos possam fazer contato, ou outra pessoa possa lhe prestar a informao desejada. Dentre os signos destacam-se: Visuais: placas, totens e telas. Auditivos: campainhas, alarmes e sons; Olfativos: odores; Palatais: sensao de contato mecnico, trmicos, vibraes; Cinestsicos: movimentos musculares, peso, trepidao, deslocamento da posio de determinado membro; De acordo com o autor; os deficientes visuais ou que apresentam determinadas restries visuais; so facilmente desorientados especialmente quando a informao textual encontra-se no organizado ou em tamanho inadequado. Tambm sofrem por no conseguir definir a cor e necessitam de um tempo maior para assimilar a informao. Os deficientes fsicos necessitam de espaos que adequem ou atendam as suas necessidades. Providncias essenciais devem garantir sistema de sinalizao acessvel aos seus usurios. A grande dificuldade centra-se em equilibrar as informaes em um sistema de sinalizao que atenda a ambos (pessoas com deficincia visual e auditiva). O ambiente e o sistema devem ser basicamente tteis, com informaes acessveis, tambm para atender o usurio cadeirante. As informaes em Braille, no dispensam a sinalizao visual com caracteres ou

figuras em relevo. Em muitos casos as situaes devem apresentar a criao de um sistema que receba os dois tipos de informao: visual e ttil de forma equilibrada. Os textos, figuras e pictogramas em relevo so dirigidos s pessoas com baixa viso, ou que ficaram cegas recentemente, ou ainda aquelas que esto sendo alfabetizadas em Braille. ATIVIDADE Proposta a ser encaminhada para o Frum de discusso: Aps melhorar seus conhecimentos sobre as questes relacionadas a legislao ligada a Educao Especial Inclusiva, apresente uma hiptese de soluo para melhorar as questes que se apresentam com relao a Acessibilidade do acadmico s instituies de ensino. Chegamos ao final de mais uma UNIDADE WEB, como consideraes finais, note que no estamos concluindo, pois voc s est s comeando a entender sobre as Polticas Pblicas que tratam a Educao Especial Inclusiva. Tabela: Evoluo da Organizao e dos Direitos das Pessoas com Deficincia no Plano Internacional e no Brasil. ANO 1854 1857 1954 1955 1958 1958 1962 1965 1968 1970 1971 1974 1975 1978 Brasil: Criao do Instituto Benjamim Constant Brasil: Criao do Instituto Nacional para a Educao dos Surdos. Brasil: Criao do Conselho Brasileiro para o Bem-Estar dos Cegos OIT: Reabilitao de Pessoas com Deficincia OIT: Discriminao em Matria de emprego e profisso Brasil: Decreto-Lei n. 44.236 Institui a Campanha Nacional da Educao e Reabilitao dos deficitrios visuais Brasil: Criao da Federao Nacional das APAEs Brasil: Lei n. 4. 613 criou isenes de impostos sobre veculos em favor de paraplgicos ou de pessoas que apresentam defeito fsico. Brasil: Decreto n. 62.150 Promulga a Conveno n. 111 da OIT Brasil: Criao da Federao nacional da Sociedade Pestalozzi ONU: Declarao dos Direitos do Deficiente Mental BRASIL: Criao da Federao Brasileira de Instituies de Excepcionais ONU: Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes Brasil: Emenda Constitucional n. 12 Constituio de 1967 contm vrios dispositivos relativos aos direitos das pessoas com deficincia. FATO

1980 1980 1981 1981

OMS: Classificao Internacional das Deficincias, Incapacidades e Desvantagens Brasil: realizao do 1 Encontro Nacional de Entidades de Pessoas Deficientes ONU: Ano Internacional das Pessoas Deficientes Vaticano: Enciclica Laborem Exercens do Papa Joo Paulo II, trata da discriminao no trabalho em relao aqueles que possuem deficincia Brasil: Lei n. 7.070 Concedeu penso especial aos portadores de deficincia fsica conhecida como Sndrome de Talidomida

1982

1983 1983 1984 1984 1984 1984 1984 1985

OIT: Readaptao Profissional das Pessoas com Deficincia ONU: Dcada do Portador de Deficincia Brasil: Criao da Federao Brasileira de Entidades de Cegos Brasil: Criao da Organizao Nacional de Entidades de Deficientes Fsicos Brasil: Criao da Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos Brasil: Criao do Movimento de Reintegrao dos hansenianos Brasil: Criao do Conselho Brasileiro de Entidades de Pessoas Deficientes Brasil: Lei n. 7.405 disps sobre o Smbolo Internacional de Acesso para utilizao por pessoas com deficincia

1985 1986 1986 1988

Brasil: Criao da Sociedade Brasileira de Ostomizados Brasil: Decreto n. 93.481 institui a CORDE Brasil: Criao da Associao de Paralisia Cerebral do Brasil Brasil: promulgao da Constituio Federal artigos dispem sobre os direitos da pessoa com necessidades especiais

1988 1989 1989 1990

Brasil: Criao da Associao Brasileira de Autismo Brasil: Lei n. 7.853 Direitos da pessoa com deficincia Brasil: Associao Brasileira de Desporto de Deficientes Mentais Brasil: Lei n. 8.000 concedeu iseno de imposto sobre produtos industrializados na aquisio de automveis por paraplgicos ONU: Assembleia Geral Uma Sociedade para Todos Brasil: Federao Nacional das associaes de Pais e Amigos dos Surdos Amricas: Conferncia Ibero-Americana sobre Polticas para Pessoas Idosas e Pessoas com deficincia

1991 1991 1991

1993

Amricas: Seminrio Internacional por um Novo Modelo de Desenvolvimento da Poltica para Crianas e Jovens com Deficincia e suas famlias: Declarao de Managua Brasil: Lei n.8.742 Lei Orgnica da Assistncia Social Brasil: Poltica de Integrao de pessoa portadora de deficincia

1993 1993

1994

UNESCO: Declarao de Salamanca Princpios Poltica e Prtica para as Necessidades Educativas especiais

1994

Brasil: Publicao pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) da NBR 9.050 relativa acessibilidade de pessoas com deficincia Islndia e Federao das Organizaes de Deficientes: Conferncia Internacional Alm da Normalidade Em direo a uma Sociedade para Todos.

1994

1995 1996

Brasil: Federao Brasileira das Associaes de Sndrome de Down Brasil: LDB 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional contm diversos dispositivos sobre o direito ao acesso da pessoa com necessidades educativas especiais Fonte: FAVERET, Ana Cecilia. Planejando as Aes Pblicas. Cachoeiras de Macacu: CESPP; R.J.: IBAM; Braslia: CORDE, 1998 (Srie: Poltica Municipal para a Pessoa Portadora de Deficincia, 4)

Fonte: Faveret, 1998 BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da educao inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria n 555/2007, prorrogada pela Portaria n 948/2007, entregue ao Ministro da Educao em 07 de janeiro de 2008. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial/pdf>. Acesso em: maio 2012. BRASIL. Ministrio da Educao. Poltica Pblica de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. 2008. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 06/05/2012 s 10:30. CARDOSO, Eduardo, T. L. Koltermann. Recursos para acessibilidade em sistemas de comunicao para usurios com deficincia. Porto Alegre: Design & Tecnologia, 2010. CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislao Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FAVERET, Ana Cecilia. Planejando as aes pblicas. Cachoeiras de Macacu: CESPP; Rio de Janeiro: IBAM; Brasilia: CORDE, 1998. (Srie Poltica Municipal para a Pessoa Portadora de Deficincia, 4) JANNUZZI, Gilberta De Martino. Polticas pblicas de incluso escolar de pessoas portadoras de necessidades especiais: reflexes. Revista GIS, Rio de Janeiro, out. 2004. Seo Artigos. Disponvel em. Acesso em: 04/05/ 2012. LAPLANE, A.L.F. Notas para uma anlise dos discursos sobre incluso escolar. In: GES, M.C.R.; LAPLANE, A.L.F. Polticas e prticas de educao inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 520. LAPLANE, Adriana. Uma anlise das condies para a implementao de polticas de educao inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Revista Educao e Sociedade, v. 27, n. 96 . Especial, p. 689-715, out. 2006.

PARANA SEED. Diretrizes Curriculares da Educao Especial para a Construo de Currculos Inclusivos. Curitiba, 2006. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br Acesso em: julho dde 2012. SNCHEZ, Pilar Arnaiza. Educao Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no sculo XXI. In: Incluso: Revista da Educao Especial. Braslia. v. 1, n. 1, p. 7-18, 2005.

SUGESTES DE LEITURA ARAJO, P. F. de. Desporto adaptado no Brasil: origem, institucionalizao e atualidade. Ministrio da Educao e do Desporto (INDESP). Braslia, 1998. BIANCHETTI, R. G. Modelo Neoliberal e Polticas Educacionais. So Paulo: Cortez, 1996. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Imprensa Oficial, 1988. BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia, DF: CORDE, 1994. BRASIL. Declarao Mundial sobre Educao para Todos: plano de ao para satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailndia, 1990. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL. Ministrio da Educao. Educao para todos. Avaliao: polticas e programas governamentais de Educao Especial. Braslia, DF:MEC/SEESP, 2000. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei N 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educao e d outras providncias. BRASIL. Ministrio da Educao. Plano de Desenvolvimento da Educao: razes, princpios e programas. Braslia: MEC, 2007. BRASIL. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 2, de 11/09/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 14 set. 2001. Seo 1-E, p. 39-40. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Lei N. 7.853, de 24 de outubro de 1989. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Poltica Nacional de Educao Especial. Braslia: MEC/SEESP, 1994. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Secretaria de Educao Especial - MEC/SEESP, 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Lei N. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS e d outras providncias. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Decreto N 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Decreto N 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei N 10.436, de 24 de abril de 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Direito educao: subsdios para a gesto dos sistemas educacionais orientaes gerais e marcos legais. Braslia: MEC/SEESP, 2006. CARREIRA, D. e a integrao da pessoa deficiente no mercado de trabalho. In: MANTOAN, M. T. E. et. al. A Integrao de pessoas com deficincia. Contribuies para uma reflexo sobre o tema. So Paulo: SENAC, 1997. p. 24-31. CORDE Coordenadoria Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. (Poltica Municipal para a Pessoa Portadora de Deficincia). In: DUARTE, E. Santos, T. P. et al. Atividade fsica para pessoas com necessidades especiais: experincias e intervenes pedaggicas. Rio de Janeiro: Guanabara: Koogan, 2003. p. 93-99. FAVERET, Ana Ceclia de S. C. Planejando as aes pblicas. Cachoeiras de Macacu: CESPP. Rio de Janeiro: IBAM; Brasilia: CORDE, 1998 ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, 2006. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Declarao Universal dos Direitos do Homem. New York: ONU, 1948.

Das könnte Ihnen auch gefallen