Sie sind auf Seite 1von 63

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

ORIENTAES CURRICULARES REVISITADAS 2012

CINCIAS

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EDUARDO PAES

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO CLAUDIA COSTIN

SUBSECRETARIA DE ENSINO REGINA HELENA DINIZ BOMENY

COORDENADORIA DE EDUCAO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educao. Orientaes Curriculares: reas Especficas. Rio de Janeiro, 2012.

COORDENAO TCNICO-PEDAGGICA MARIA DE FTIMA CUNHA SANDRA MARIA DE SOUZA MATEUS

CONSULTORIA PROF. DRA TNIA GOLDBACH

EQUIPE CINCIAS E/SUBE/CED ALEXANDRE RODRIGUES ALEXANDRE ROMEIRO ANDREA BARRETO M. POA HAYDEE COSTA INS MARIA MAUAD MARCIA DA LUZ BASTOS PATRICIA DOMINGOS SIMONE CORRA DOS SANTOS SIMONE FADEL SANDRA RADICETTI

CLIPART

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educao. Orientaes Curriculares: reas Especficas. Rio de Janeiro, 2012.

ORIENTAES CURRICULARES REVISITADAS CINCIAS

2012

Ensinar e aprender cincias mergulhar num mundo cheio de questes instigantes, cujas respostas e novas perguntas nos permitem melhor compreenso da natureza - com seus fenmenos fsicos, qumicos, geolgicos; seus componentes e agentes; suas contnuas transformaes - , dos seres vivos - sua diversidade, suas constituies, relaes internas e com o ambiente -, e de ns mesmos - nossa constituio e funcionamento, nossa sade, nossa insero individual, comunitria e social. A atual equipe de trabalho da rea de Cincias, constituda pela equipe do nvel central da SME e por Professores Regentes elaboradores dos Cadernos Pedaggicos com a consultora da rea, buscou organizar ajustes necessrios s Orientaes Curriculares vigentes, tendo como panorama este mergulho acima apontado, sabendo que fazemos parte de uma rea de conhecimentos muito ampla, com fortes aspectos interdisciplinares e continuamente sendo enriquecida por novos conhecimentos e questes seja do campo da cincia propriamente dita, seja do campo da pesquisa em educao e no ensino de cincias. Eleger um conjunto de Orientaes Curriculares (OC) - com disposies e encadeamentos dos diferentes tpicos de contedo, suas nfases e enfoques - uma exigncia posta para uma Rede de Ensino, que deve ser visto como um processo de contnua reviso. Tem-se neste documento um carter norteador para o trabalho pedaggico, que de maneira alguma exclui o papel mediador do Professor que melhor do que ningum conhece quais os pontos mais significativos para cada contexto sociocultural escolar. esse Professor, comprometido e entusiasmado com o seu fazer, que dar o sentido maior s orientaes. Nestes ajustes de 2012, procuramos reorganizar as OC, com algumas alteraes de ordenamento de seus tpicos, aps consulta realizada junto s Coordenadorias Regionais. Os ajustes podem ser notados nas redaes dos Objetivos e Habilidades, e em especial na forma como se expe os itens de Contedos e na ampliao das Sugestes de atividades, disponibilizadas para os professores utilizarem em seus planejamentos e aulas. Sobretudo, o que inspirou nosso trabalho, foi o entendimento de que nossa sociedade exige hoje um tratamento pedaggico que inclua os contedos de ensino importantes para a socializao dos conhecimentos cientficos bsicos acumulados (informao), mas que tambm atente para a formao de atitudes, aliada ao olhar crtico com valores-referenciados, e para o desenvolvimento de esprito proativo e de interveno (CARVALHO, 2009). Isto , que busquemos um ensino e aprendizagem significativos na perspectiva individual e social. Mas, o que podemos entender como um ensino de cincias significativo? Esta uma pergunta que vale a pena ser levantada em todo momento, em especial quando se consulta o Quadro das Orientaes Curriculares (OC) com a finalidade de planejamento das aulas e quando se escolhe diferentes recursos e estratgias pedaggicas para efetiv-las. Diversos so os caminhos para respond-la!

Podemos destacar alguns elementos que podem ser considerados como consensuais no campo da pesquisa voltada para Educao em Cincias1 e que ressoam na prtica docente: Apresentar os tpicos de contedos de forma contextualizada e problematizadora; que suscite, com metodologias ativas, um comportamento investigativo e crtico nos alunos, alm de uma ambincia contemplativa. Evitar a tradio descritiva das cincias da natureza, apontando para construo de abordagens e olhares prprios das sub-reas, com nfase em perspectivas integradoras. Apresentar os conhecimentos cientficos como sendo produzidos historicamente a partir de perguntas e investigaes metdicas. Questionar verdades cientficas absolutas, buscando exemplos de novidades do campo que indicam quebras de paradigmas. Desenvolver uma compreenso sobre a Cincia como produto social, com suas formas de inquirir o mundo e de validar os conhecimentos produzidos, bem como ponderar sobre os interesses envolvidos. Provocar atitudes proativas tanto na esfera individual, quanto na comunitria/social, reconhecendo a forte relao entre cincia, sociedade e tecnologia. Para fins de formalizao e norteamento dos trabalhos destacamos abaixo os Objetivos Gerais para o Ensino de Cincias a serem considerados para cada um dos anos do ensino fundamental. Com base nestes itens nossa equipe elaborou esta nova redao das Orientaes Curriculares (OC-2012). Aliados a eles, entendemos ser importante reforar um conjunto de Posturas e Estratgias para seu desenvolvimento. Lembramos que preciso atentar s diferentes realidades de ensino e s condies de trabalho das escolas, que so fatores fundamentais a serem considerados para o desenvolvimento do trabalho pedaggico com base nas OCs. Estas merecem ser continuamente revistas e melhoradas, tanto pelo poder pblico com polticas e atos positivos -, como por cada profissional nas aes que lhe competem. Tais aes devem se orientar a partir da conscincia de seu papel educativo com vistas melhoria da formao cientfica, cultural e global dos alunos, cidados em formao.

Textos que favorecem reflexes sobre estes elementos podem ser encontrados nas seguintes referncias, entre outras: MARANDINO, SELES & FERREIRA, 2009; CARVALHO, 2004; NARDI, 2008, 2007; SANTOS & GRECA, 2006; TEIXERA, 2006; KRASILCHIK & MARANDINO, 2004; CACHAPUZ et al, 2004; ROSA, 2004; DELIZOICOV, ANGOTI & PERNAMBUCO, 2002; WEISSMANN, 1998; CHASSOT & OLIVEIRA, 1998.

OBJETIVOS GERAIS PARA O ENSINO DE CINCIAS

Incentivar o esprito da observao e da investigao, prprio daqueles que valorizam o pensamento cientfico. Auxiliar os educandos a se entenderem no ambiente (seja externo ou interno) com a lente dos fenmenos da natureza e suas interaes - e na sociedade, considerando que esto em contnua transformao, seja intrnseca, seja pela a ao dos homens e suas atividades. Destacar elementos que permitam aos educandos entenderem os processos biolgicos e apreciarem a diversidade dos seres vivos e dos fenmenos naturais, assim como os seus fundamentos. Desenvolver um olhar crtico sobre sua ao individual e coletiva quanto incorporao dos conhecimentos cientficos e s transformaes socioambientais. Enfatizar as aplicaes e as intervenes que a cincia e a tecnologia tm produzido na histria da humanidade, nos campos da sade, agricultura, indstria etc; considerando que os aspectos ticos, estticos, polticos, sociais e econmicos esto presentes e so necessrios na busca pela sustentabilidade.
POSTURAS E ESTRATGIAS PEDAGGICAS

Reconhecer a importncia do conhecimento prvio dos estudantes como elemento fundamental a ser considerado no processo de ensino e aprendizagem; Considerar os contextos de vivncia/existncia dos alunos e os problemas da contemporaneidade como importantes objetos de estudo, investigao e interveno; Privilegiar conceitos centrais e ideias-chaves que estruturam o saber das cincias naturais promovendo, de modo progressivo, oportunidades para a compreenso e apropriao deles. Estabelecer maior comunicao entre os vrios saberes que compem a rea das cincias naturais com vistas necessria integrao; Promover reflexes sobre a natureza das cincias e suas relaes com a tecnologia e a sociedade contempornea; Desenvolver estratgias diversificadas de ensino2*
2

Os Cadernos Pedaggicos de Cincia SME, iniciativa da atual gesto administrativa, publicados a partir de 2010, esto sendo elaborados visando incorporar plenamente este aspecto isto , os Cadernos possuem um leque de sugestes de estratgias diversificadas de ensino do tipo ativo, nas quais pretende-se que os alunos estejam numa relao ativa com o que se quer ensinar e aprender, com vrias atividades prticoexperimentais. Esta postura se expressa nas inmeras chamadas unificadas, presentes em todos os anos de escolaridades e representadas com cones prprios (Investigando, Experimentando, Entrevistando, Modelando, Jogando, Visitando, etc)..

APRESENTAO DOS QUADROS DE ORIENTAES CURRICULARES REVISITADAS - 2012 Os Quadros que se seguem foram organizados e elaborados pela Equipe de Cincias-E/SUBE/CED e os Professores de Cincias, regentes de turmas, elaboradores dos Cadernos, que contriburam diretamente com esta nova redao, contando com a participao da consultora da rea e a superviso da CED. Foram ouvidas neste processo sugestes provindas das CREs que tiveram a incumbncia de mobilizar os Professores para este fim, aps encontro realizado na SME, em meados de Setembro-2011. A presente reorganizao das OCs conta com algumas alteraes de ordenamento de seus tpicos, reformulao das redaes dos Objetivos e Habilidades, e ampliao das Sugestes de atividades disponibilizadas para os professores utilizarem em seus planejamentos e aulas. Ateno especial foi dada na redao dos contedos, buscando na forma de frase/ideias - indicar os enfoques e nfases a serem desenvolvidos nos diferentes tpicos de cada bimestre/ano. As colunas dos Objetivos podem ser entendidas como aquelas que contem as competncias que se quer almejar. Estas se desdobram na coluna das Habilidades, que apontam os objetivos operacionais relativos s mesmas. Foi priorizado e enriquecimento da coluna das Sugestes, com a finalidade de dispor aos Professores um conjunto variado de atividades dinamizadoras para as aulas de Cincias. Buscou-se contemplar os objetivos gerais para o Ensino de Cincias na Rede, tal como desenvolvido anteriormente, assim como ter em conta os eixos estruturantes, por ora reafirmado pelo grupo que assina este documento. preciso destacar que as Orientaes Curriculares para os 4 e 5 anos foram aquelas que sofreram ajustes mais radicais, visto que seus contedos/objetivos/habilidades foram invertidos. preciso que os professores tenham conhecimento do fato, visto que isto levar a alteraes no planejamento. Ressalva-se que esta mudana, indicada como necessria por Professores da Rede, foi ratificada pelos representantes das CREs e Comisso de Professores que participaram deste processo de reviso curricular. Tanto as Orientaes Curriculares do 7 quanto do 8 ano tiveram trocas internas de blocos de contedos entre bimestres, com objetivo de maior concatenao e coerncia dos tpicos, alm de contemplar a necessidade de abordar temas relacionados adolescncia e puberdade no incio do ano (8 ano). Por fim, vale reafirmar que a equipe responsvel por estes novos Quadros se coloca aberta para comentrios e sugestes, visto que se sente motivada a seguir avaliando o que est sendo implementado e se v chamada a continuar presente nas discusses das OC. Neste sentido o dilogo est aberto.
EQUIPE E/SUBE/CED - CINCIAS CONSULTORA PROF. DOUTORA TNIA GOLDBACH

4 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO (2012)


HABILIDADES Identificar que a Terra faz parte de um Compreender a O Sol, os planetas sistema composto por Terra como um e seus satlites outros planetas e planeta localizado so constituintes seus satlites e uma no Sistema Solar. do Sistema Solar. estrela. Reconhecer que essa estrela o Sol - a principal fonte de energia (luz e calor) para o planeta Terra. OBJETIVOS CONTEDOS BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES

Visitao aos Planetrios (Gvea, Santa Cruz) ou ao MAST (So Cristvo).

Modelo de Sistema Solar com variao de tamanhos e distncias dos planetas. X

Reconhecer o Planeta Terra como planeta vivo, em contnuos movimentos.

Os movimentos de rotao e translao da Terra trazem consequncias.

Identificar que a alternncia dia/noite (perodo ftico/ perodo aftico) de cada lugar determinada pelos movimentos do planeta em relao ao Sol.

Modelo para representao dos movimentos de rotao e translao. Observao dos calendrios movimentos da Terra. a partir dos

Exposio da modificao dos diferentes tipos de relgios com o passar do tempo. Observao e registro atravs de desenho do movimento aparente do Sol.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Diferenciar os movimentos simultneos rotao e translao relacionando-os ao intervalo de um ano e ao ciclo dia-noite, respectivamente. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Construo de um relgio solar para o aluno observar as mudanas de sua sombra em relao aos deferentes horrios do dia.

Visita ao Museu da calendrios e relgios).

Vida

(apreciao de

A Lua o satlite natural da Terra e apresenta diferentes fases, no decorrer de um ms.

Identificar as diferentes fases da Lua como conseqncia da posio da Lua em relao Terra e ao Sol.

Observao da Lua e registro atravs de desenho para expressar as mudanas de forma observadas e a recorrncia dessas formas a cada 4 semanas.

Observao do ciclo da Lua durante um ms em vrios horrios, com registro em tabelas e interpretao de observaes.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Identificar que caractersticas regionais (reas mais iluminadas e quentes ou mais frias e com menos iluminao) so influenciadas pelos movimentos do planeta em relao ao Sol. Relacionar o ciclo dia/noite ao ciclo biolgico de animais e plantas. Reconhecer a diversidade de animais e plantas em funo de hbitos e comportamentos, do tipo de locomoo, de alimentao, revestimento, reproduo. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Reconhecer que a vida do planeta Terra Os seres vivos depende da energia dependem da do Sol. energia do sol.

Observao e registro de hbitos de animais diurnos e noturnos e o prprio ritmo cclico de seu corpo.

Registro de relaes do ciclo dia/noite com o ciclo biolgico de animais e planta

Observao dos espaos no entorno da escola e identificao dos animais e plantas mais comuns.

Compreender que as necessidades comuns para a sobrevivncia dos seres vivos so satisfeitas nos sistemas suporte da vida na Terra (gua, ar e solo).

O ambiente formado por diferentes materiais. (gua, materiais que formam o solo, componentes do Comparar os ar). principais aspectos do solo, da gua, do ar e a diversidade dos seres vivos em diferentes ambientes.

Visitao ao Museu Nacional

Construo de terrrio.

Observao de vdeos educativos demonstrem a pluralidade da vida.

que

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Montagem de painis com ambientes nos quais a gua um fator predominante (mangues, brejos, marismas, esturios, lagos, lagoas, rios, mar).

Reconhecer que as necessidades comuns para a sobrevivncia dos seres vivos so satisfeitas nos sistemas suporte da vida na Terra (gua, ar e solo).

Identificar os diferentes A gua est estados fsicos da presente em gua; a importncia do diferentes ciclo hidrolgico para a estados fsicos na natureza. natureza e apresenta um ciclo. Identificar a presena da gua em diversos compartimentos do planeta (mares, rios, solo, ar) e no interior dos seres vivos. O solo um componente integrante do ambiente que se altera e se relaciona aos demais componentes. Identificar a existncia de diferentes tipos de solos em diferentes ambientes, conforme a presena de areia, argila, gua, matria orgnica e outros elementos.

Realizao de demonstraes que ilustre as etapas do ciclo da gua (evaporao/condensao)

Montagem de painel que ilustre o ciclo da gua na natureza (ocorrncia na natureza dos diferentes estados fsicos da gua).

Experimento que comprove a existncia de gua no interior dos seres vivos. X Coleta de diferentes tipos de solo e investigar propriedades bsicas comparativas de granulometria, umidade.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Os ambientes naturais do Rio de Janeiro so representados pela ( Restinga, Manguezal, Florestas, Mar , Lagoas, etc. HABILIDADES Identificar a diversidade de ambientes e seus habitantes na cidade do Rio de Janeiro. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Realizao de experimentos que evidencie a diferena de permeabilidade entre os diferentes tipos de solo (arenoso e argiloso).

Compreender que a cidade do Rio de Janeiro possui uma diversidade de ambientes naturais.

Realizao de experimentos que evidencie a importncia da cobertura vegetal como item de proteo ao solo para eroso.

Nossa cidade possui fauna e flora caractersticas, podendo ser observada diretamente. (fauna e flora de rua, de praas e outros)

Identificar a flora e a fauna existentes nos espaos urbanos (praas, ruas e outros)

Observao da presena de pequenos animais que vivem no solo atravs de experimentao com funil de luz (Funil de Berlese).

Entrevistas a familiares e antigos moradores sobre a fauna e flora que eram observadas por eles nos ambientes mais prximos.

Confeco de painis e murais com imagens do inventrio de fauna e flora antigamente registradas para comparar com os atuais.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


HABILIDADES Relacionar as caractersticas dos diferentes plantas s Reconhecer As plantas so adaptaes caractersticas seres vivos com identificadas para a bsicas das plantas caractersticas vida em cada ambiente que as diferenciam prprias. (ambiente mido, dos demais seres subsolo, altitude, etc) vivos Comparar as estratgias das diferentes plantas para a vida nos diferentes ambiente. OBJETIVOS CONTEDOS 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Observao e registro por meio de desenhos, esquemas diferentes plantas encontradas nos ambientes mais prximos da escola.

Confeco de um painel com o decalque, ou seja, desenho com as nervuras das folhas coletadas nos espaos prximos da escola. X Pesquisa de imagens para complementar o painel com formas de folhas no coletadas.

Compreender a importncia da fotossntese para a nutrio das plantas e para o planeta como um todo.

As plantas so Identificar que as seres vivos que plantas realizam realizam o fotossntese a partir de processo de gua de gs carbnico fotossntese. e produzindo oxignio.

Experimentao com eldea (planta de aqurio) para observar a produo de gs. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS Reconhecer caractersticas bsicas dos animais que os diferenciam dos demais seres vivos. CONTEDOS Os animais so seres vivos com caractersticas prprias que os diferenciam de outros seres. HABILIDADES Relacionar as caractersticas dos diferentes animais s adaptaes identificadas para a vida em cada ambiente (ambiente mido, subsolo, altitude, etc) Identificar que os animais invertebrados no possuem esqueleto interno e esto presentes em diferentes ambientes. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Observao e registro por meio de desenhos, esquemas diferentes animais invertebrados X encontradas nos ambientes mais prximos da escola (minhoca, caramujo, borboleta, etc).

Reconhecer diferenas existentes entre os animais vertebrados e invertebrados.

Os animais invertebrados apresentam adaptaes conforme seus ambientes e so bastante diversificados.

Confeco de um ALBUM ANIMAL com desenho, figuras com animais observados no X entorno da escola, complementado com outros pesquisados.

Os animais vertebrados apresentam adaptaes conforme seus ambientes e tipos de vida e so bastante diversificados.

Identificar que os animais vertebrados formam um grupo de animais diferentes, mas que possuem a caracterstica comum de possurem um esqueleto interno.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 4 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Os seres humanos possuem caractersticas comuns aos outros mamferos. (alimentao, respirao, locomoo, revestimento por pelos, amamentao). HABILIDADES Identificar o ser humano como um animal mamfero. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES

Reconhecer o ser humano como um animal vertebrado, do grupo dos mamferos.

Observao de hbitos de amamentao presente em animais domsticos e em animais comuns (vaca, ovelha, porca, cabra) e no ser humano. Identificar que os ossos e os msculos permitem a locomoo dos seres humanos. X Confeco de modelo didtico do corpo humano, identificando suas partes constituintes. X Perceber que o corpo formado externamente por diferentes partes.

5 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS Compreender a diversidade nos grupos humanos como variedade da vida. CONTEDOS A diversidade da populao humana envolve grupos tnicos, variabilidade gentica e cultural HABILIDADES Identificar os limites e possibilidades de seu prprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas no igual aos demais, para desenvolver autoestima e cuidados consigo prprio. Perceber a diversidade tnica nas populaes humanas. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Confeco de mural com imagens de pessoas as mais diferentes possveis.

Construir autoestima e respeito ao outro a partir da premissa de que todos somos singulares e diferentes, embora semelhantes. Compreender sade como bem-estar fsico, social e psquico, integrado totalidade do corpo humano.

A identidade humana se constitui a partir do reconhecimento de sua diversidade.

Uso de figuras que retratam diferenas que so influenciadas culturalmente (tipo de vestimenta, pinturas, formas de arrumar o cabelo). Leitura de textos que expressem a viso a partir de culturas distintas da hegemnica ocidental.

A sade constituda Identificar que o a partir das suas estado de sade relaes entre depende de hbitos aspectos biolgicos, saudveis afetivos, culturais, (alimentao, prtica scio-econmicos e de atividades fsicas, educacionais higiene pessoal e ambiental).

Confeco de jogo (Bingo ou Jogo da memria) com itens variados ligados a hbitos saudveis

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Identificar que o estado de sade depende de hbitos saudveis (alimentao, prtica de atividades fsicas, higiene pessoal e ambiental). Estabelecer a relao entre a falta de higiene pessoal e ambiental e a aquisio de doenas: contgio por vermes e microrganismos. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES Trabalho com as carteiras de vacinao dos alunos

Reconhecer que a promoo da sade individual envolve atitudes que levam ao bem estar O corpo humano exige cuidados dirios (manuteno) e atitudes preventivas (vacinas).

Visitao ao Castelo Mourisco (Fundao Oswaldo Cruz) para conhecer a histria da produo da vacina no Brasil. x

Estabelecer a relao entre defesa do corpo e a existncia de defesas naturais e estimuladas (vacinas).

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES BIMESTRE 1 2 3 4 X SUGESTES Projeto Escolar com o tema central: O melhoramento das condies sanitrias (coleta de lixo, tratamento de esgoto e de gua e outros componentes que contribuem para a melhoria da sade) [O projeto pode se desenvolver com vrias atividades com, por exemplo; Entrevista com antigos moradores, para levantar a ocorrncia das doenas mais freqentes de antigamente, de acordo com a memria local. Identificar que a vida na cidade requer equipamentos e servios de sade para manuteno de um ambiente urbano saudvel. X Busca e coleta de informaes sobre os equipamentos de sade disponveis, prximo o seu local de moradia. Informaes sobre as mudanas quanto coleta de lixo, tratamento de esgoto, distribuio de gua e urbanizao em geral. Presena de agentes poluentes no local (indstria, trfego intenso, etc).]

Valorizar cuidados ambientais como componente essencial sade plena.

O saneamento bsico como tcnica que contribui para a qualidade de vida e a preservao do meio ambiente; As formas de captao, armazenamento e tratamento de gua, de destinao das guas servidas e das formas de tratamento do lixo na regio em que se vive, se relacionam aos problemas de sade local;

Identificar as condies ambientais como fundamental para a sade individual e coletiva.

Relacionar de sade local com a populaes regional.

aspectos ambiental sade das em escala

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Os alimentos so fonte de matria e energia. Devemos cultivar bons hbitos alimentares. HABILIDADES Relacionar os alimentos a fontes de energia e materiais para o crescimento e manuteno do corpo saudvel. BIMESTRE 1 2 3 4 X SUGESTES Confeco de painel ou jogo (da memria, por exemplo) que permita explorar as diferentes culturas e suas formas de alimento. Realizao de diferentes experimentos que envidenciem componentes nutritivos dos alimentos (presena do amido, de gordura).

Valorizar a sade plena atravs dos hbitos saudveis de alimentao e dos tempos para lazer/repouso

necessrio limpeza e lavagem dos alimentos, alm de cuidados no preparo em geral.

Perceber a necessidade de observar as condies do alimento adquirido quanto ao estado de conservao, prazo de validade, etc.

Observao das semanas do cardpio da MERENDA ESCOLAR.

Entrevista a MERENDEIRA da escola para saber do preparo da merenda. Palestras sobre sade/ preveno profissionais da rea da sade. som

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


CONTEDOS Os alimentos Reconhecer que os podem ter alimentos tm diferentes origens diferentes origens e (horta, pomar, que suas origens grandes podem estar plantaes, criao associadas sua e cultivos de qualidade. animais para produo de alimentos (tambm peixes, camaro, moluscos) OBJETIVOS HABILIDADES Comparar as diferentes origens dos alimentos consumidos. Perceber que algumas das origens dos alimentos utilizados so mais sustentveis que outras. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES Elaborao de quadro com a alimentao semanal dentro e fora da escola, discutindo os hbitos alimentares e a sade. Coleta de informaes e imagens sobre as diferentes origens do alimento. Uso da horta escolar para discutir orignes dos alimentos (folha, raiz, etc)

Identificar que as tecnologias mais Algumas tecnologias freqentes para a de produo de produo de alimento alimentos podem geram impactos gerar impactos ambientais (uso de ambientais agrotxicos, agricultura intensiva, plantation e mecanizao). H tecnologias para produo de alimentos mais sustentveis do que outras Identificar a produo de alimentos com tcnicas verdes (agricultura sustentvel, alimentos orgnicos).

Pesquisa sobre produtos e prticas associados a tcnicas sustentveis para a produo de alimentos (pontos de venda prximos a escola, grupos produtores, visita a sites).

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS Compreender que o organismo possui diferentes nveis de organizao, que garante sua manuteno. CONTEDOS O corpo humano se constitui por vrios nveis de organizao (clulas, tecidos, rgos e sistemas) HABILIDADES Identificar no corpo humano, assim como em outros seres vivos seus diversos nveis de organizao (molculas, clulas, tecidos, rgo/partes e sistemas), destacando sua integrao. BIMESTRE 1 2 3 4 X Observao variada de clulas vegetais, animais, fungos ao microscpio tico, ou imagem de INTERNET (foto de microscopia). SUGESTES Observao de clulas macroscpicas

Reconhecer sistemas responsveis funes manuteno corpo.

A manuteno e os nutrio do corpo humano so pelas realizadas por Perceber que para de diferentes ocorrer a nutrio do do sistemas. corpo necessrio o funcionamento em conjunto de vrios rgos e sistemas.

Comparao das necessidades de nutrio presentes em animais conhecidos como cachorros, gatos, pssaros. Buscar analogia com animais mais conhecidos pela turma para demonstrar que tais funes so necessrias aos demais seres vivos.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Reconhecer os O corpo humano sistemas responsveis possui um pelas funes de sistema manuteno do corpo. digestrio que realiza transformao nos alimentos. HABILIDADES Identificar os diferentes sistemas e rgos que participam da atividade de nutrio do corpo. BIMESTRE SUGESTES 1 2 3 4 X Realizao de atividades prticas simples que permitam ao aluno observar reaes do corpo como rubor, aumento do suor, acelerao da pulsao e do ritmo respiratrio a partir do estado de repouso para o movimento (correr, pular corda, etc)

O corpo humano possui um sistema circulatrio que distribui a oxignio e nutrientes.

O corpo humano possui um sistema excretrio para eliminar restos no aproveitados.

Localizar os principais rgos dos sistemas de manuteno no prprio corpo, identificando suas funes.

Desenhos dos alunos que permitam identificar suas prprias representaes dos sistemas e rgos do corpo.

Construo de modelos de sistemas.

Observao das representaes de rgos e sistemas em mapas anatmicos, sites e, sempre que possvel, em estruturas tri-dimensionais

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Caracterizar diferenas de corpo, comporta-mento, papis sociais nas diferentes fases da vida. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES

Reconhecer as O ser humano diferentes fases da possui um ciclo vida ao longo do vital (beb, criana, desenvolvimento pbere/adolescente humano , adulto e idoso).

Observao de lbuns de famlia (de professores, de alunos, de artistas) com foco nas diversas fases de um ser.

Identificar diferenas determinadas pelo sexo (dimorfismo sexual) em diversos animais e a importncia da reproduo para a perpetuao das diversas espcies

O corpo humano possui um sistema reprodutor masculino e feminino, com seus principais rgos.

Identificar os principais rgos e funes do sistema reprodutor masculino e feminino

X Elaborao de painel ou jogo da memria, com figuras de animais que possuem dimorfismo evidente (leo, pavo, etc).

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


CONTEDOS O ser humano e os seres vivos demonstram diferentes fases de Percepo dos vida (Embries de aspectos biolgicos, diferentes afetivos e culturais na espcies, compreenso plena da sementes de sexualidade, em diferentes plantas). diferentes fases da vida. A reproduo e sexualidade tornam-se importantes com o crescimento e amadurecimento do corpo (amadurecimento e mudanas no corpo e comportamento de meninos e meninas). Os equipamentos, Reconhecimento de utenslios, fontes energticas e ferramentas so materiais reutilizveis. feitos por diferentes e os materiais que podem ser OBJETIVOS HABILIDADES BIMESTRE SUGESTES 1 2 3 4 X Reproduo de outros seres (ex. flores e polinizao) Observar a germinao de plantas. Identificar diferenas associadas aos carateres sexuais primrios e secundrios no ser humano. Visita ao Zoolgico, com foco na diversidade de filhotes e embries. Discusses sobre gnero e sexualidade a partir do cotidiano (jornais, revista e mdias em geral).

Identificar as mudanas no prprio corpo e os cuidados necessrios na fase de puberdade.

Participao de profissionais das diversas reas para abordar o assunto da sexualidade com alunos e responsveis.(possibilidade dos X sbados) Pesquisa sobre as principais mudanas da puberdade, observadas no corpo (livros da sala de leitura, site da Cincia Hoje, por exemplo).

Estabelecer as relaes entre as caractersticas dos objetos (forma e usos) seus materiais constituintes e suas propriedades

X Confeco do Dirio: o que eu uso?. Listar, desenhar, colar gravuras dos objetos usados durante 24h, associando aos materiais de que so feitos. Confeco de painel com os objetos listados no dirio que utilizem energia para seu funcionamento.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS comparados e classificados HABILIDADES (condutibilidade eltrica e de calor, transparncia, isolamento trmico, resistncia mecnica). Identificar a existncia de transformao de matria-prima em produtos manufaturados ou industrializados. X Construo de equipamentos simples demonstrem a transformao de energia. que BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES

Muitos materiais tm origem nos recursos minerais.

So diferentes as fontes de energia utilizadas por equipamentos que funcionam a partir de suas transformaes. O funcionamento de mquinas que usamos necessita de fontes de combustveis, inclusive combustveis fsseis.

Relacionar algumas atividades humanas com a utilizao de diferentes formas de energia.

Montagem de modelos de fsseis no gesso ou massinha. Construo de equipamentos simples demonstrem a transformao de energia. que

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 5 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS H uma necessidade crescente por fontes de energias reciclveis As aes humanas geraram impactos sobre o ambiente em diferentes pocas. Sustentabilidade/ Conservao/ Preservao HABILIDADES 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Comparao dos equipamentos eletrodomsticos usados num perodo anterior, comparando com a variedade que se usa atualmente.

Selecionar objetos ou materiais que podem ser reutilizados ou reciclados dentre alguns considerados rotineiramente como lixo domstico ou escolar.

X Realizao de oficinas com materiais reciclveis. Confeccionar brinquedos, porta-retratos e outros objetos simples, reutilizando materiais.

6 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Compreender o processo de formao do Universo e da Terra. CONTEDOS A formao da Terra, seus movimentos e consequncias possibilitaram a existncia de vida no planeta. HABILIDADES Relacionar o fenmeno da Grande Expanso como a hiptese mais aceita para a formao do Universo e da Terra. Reconhecer os elementos que compem o Sistema Solar. 1 X BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Confeco e montagem Sistema Solar. de maquetes do

X Trabalho com vdeos e msicas temticas, relacionando os fenmenos cclicos (durao dos dias, anos e estaes) e os movimentos.

Compreender o Sol como centro (gravitacional) do Sistema Solar e como centro (energtico primrio) da Terra.

A dinmica do sistema solar foi percebida de formas diferentes, no decorrer da histria da cincia, constituindo os modelos geocntrico e heliocntrico.

Perceber os diferentes modelos de entendimento do universo (geocntrico e heliocntrico), constitudos ao longo da na histria da cincia, Perceber que a poluio luminosa prejudicial viso do cu e sade dos seres vivos.

X Visitas orientadas museus temticos: Museu da Geodiversidade (UFRJ), Museu de Cincia da Terra, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia, Planetrio da Gvea e Planetrio de Santa Cruz.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Reconhecer os processos envolvidos na formao da Terra e seus ambientes (atmosfera, litosfera, hidrosfera) que permitiram o surgimento da vida. CONTEDOS As camadas da Terra e o tectonismo foram importantes para a existncia de vida no planeta. HABILIDADES Especificar as caractersticas da crosta terrestre que lhe permitem abrigar a vida. Associar o estudo do tectonismo com prevenes s catstrofes naturais. 1 X BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Experimentao para simular o movimento das placas tectnicas.

Anlise de textos, sobre a interferncia do homem nos ambientes da Terra, em livros, revistas e jornais.

Compreender a formao e caractersticas da litosfera e sua associao com a vida na Terra.

As rochas possuem processos de formao prprios. .

Distinguir processos formao rochas.

os de das

Confeco de modelos, com materiais alternativos, sobre a estrutura da Terra. X Montagem de um vulco (argila ou material de sucata e reagentes qumicos) simulando a atividade vulcnica e a formao da litosfera.

As rochas possuem importncia econmica e de registro da vida no planeta (fsseis).

Identificar a importncia dos fsseis no estudo da evoluo dos seres vivos.

X Montagem de uma caixa de rochas.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Compreender o solo como base para as construes humanas e como fundamental s prticas de agricultura e pecuria, intimamente ligadas alimentao humana. CONTEDOS A formao do solo envolve vrios processos fsicoqumicos. HABILIDADES Identificar o processo de formao dos diferentes tipos de solo. Diferenciar os processos naturais de desgaste dos solos daqueles provocados pela ao humana. Enumerar as diversas formas de aproveitamento do solo nas atividades humanas. 1 X BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Experimentaes sobre solos.

X O homem desenvolveu e aperfeioou tcnicas de manejo do solo.

O mau uso do solo traz consequncias e implicaes para a vida humana.

Produo de textos, cartazes, desenhos sobre degradao e uso sustentvel dos solos e lixo. Realizao, de atividades prticas sobre lixo, envolvendo os 5Rs, estimulando a sua divulgao.

Compreender a importncia de medidas para reduo do lixo e seu tratamento adequado como preservao do meio ambiente.

A sociedade precisa refletir sobre as questes socioambientais referentes produo do lixo e as diversas possibilidades de minimizao de seus impactos.

Associar que o solo poludo e/ou contaminado pode afetar a sade humana e o meio ambiente.
Identificar a necessidade de reduo do lixo produzido, a adoo de medidas (5Rs) como forma de minimizar os impactos causados no meio ambiente e seu tratamento adequado.

Pesquisas sobre o destino do lixo e reciclagem na cidade do Rio de Janeiro. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Compreender o processo de formao da hidrosfera e sua importncia para os seres vivos. CONTEDOS A gua de importncia fundamental para a existncia da vida no planeta. A molcula de gua possui propriedades e caractersticas prprias. HABILIDADES Identificar a gua como elemento indispensvel vida e habitat para muitos seres vivos. Relacionar as propriedades da molcula da gua com a vida. 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Experimentos sobre a importncia da gua, sua circulao e quantidade nos diversos organismos. Confeco de modelos da molcula de gua a partir de materiais alternativos diversos. X Experimentaes sobre estados fsicos da gua e suas mudanas de estado. Utilizao de sites interativos e vdeos acerca das mudanas de estados fsicos da gua e sua circulao no planeta. O ciclo hidrolgico importante para a existncia dos biomas. Identificar as etapas do ciclo da gua e a sua importncia na manuteno da dinmica do planeta. X Montagem de terrrio, em garrafa pet, para demonstrao do ciclo da gua. Anlise crtica de vdeos, pesquisa em sites, revistas, textos cientficos e jornais sobre os aquferos brasileiros. X Interpretao de msicas como elementos de sensibilizao acerca da importncia da gua e sua preservao. Experimentaes que demonstrem as propriedades da gua.

Compreender que a gua apresenta caractersticas que a torna indispensvel vida. Compreender o ciclo da gua como fundamental para a manuteno da sua disponibilidade na Terra, a distribuio da vida e a diferenciao dos biomas.

Compreender que a gua necessita receber tratamento para torn-la adequada ao uso.

Relacionar a disponibilidade de gua aos diferentes biomas da Terra. O tratamento da gua Identificar medidas e o saneamento necessrias para bsico so tornar a gua fundamentais para a adequada ao uso: sade humana e tratamento e ambiental. saneamento bsico.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVO Compreender que algumas atividades humanas poluem a gua. HABILIDADES Identificar que a A poluio da qualidade da gua gua afeta a que consumimos sade humana e o est relacionada com meio ambiente. a sade humana. Avaliar e criticar as atividades humanas que tornam a gua poluda. Reconhecer o potencial da gua para a produo de energia, principalmente no Brasil e o impacto causado ao meio ambiente pela construo de usinas hidreltricas. Compreender a importncia do uso sustentvel da gua e das medidas necessrias a serem tomadas, para evitar o seu desperdcio. Identificar o potencial A gua pode ser hidrulico nos uma fonte de processos de energia. transformao de energia. CONTEDOS 1 BIMESTRE 2 3 4

SUGESTES Interpretao de textos e gravuras acerca das ETA e dos emissrios de esgotos.

Visita guiada a uma ETA ou a uma ETE.

X Construo de filtros com garrafa pet.

Confeco de modelo de uma roda dgua.

O homem necessita repensar as possibilidades e limites do uso sustentvel da gua.

Apontar medidas para a preservao dos recursos hdricos.

Anlise de conta dgua domstica com a finalidade de conscientizao sobre seu consumo e estmulo economia.

Relacionar as medidas preventivas ao uso sustentvel da gua e o combate ao seu desperdcio.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVO Compreender o processo de formao da atmosfera e sua relao com os outros ambientes da Terra. CONTEDOS A atmosfera terrestre existente hoje decorrncia de um processo. HABILIDADES Identificar a composio da atmosfera atual a partir da modificao da atmosfera primitiva. Determinar a importncia da atmosfera para a vida. A atmosfera terrestre possui diferentes regies. X Diferenciar as camadas da atmosfera. X Compreender o dinamismo da atmosfera e sua relao com os processos realizados pelos seres vivos. A composio da atmosfera terrestre de fundamental importncia na manuteno da biosfera. Identificar os gases da atmosfera, suas propriedades e interferncia nos processos vitais dos seres vivos: respirao e fotossntese. Relacionar a camada de oznio com a proteo contra os raios UV solares e a manuteno da vida na Terra. Identificar o efeito estufa como um fenmeno natural. X Experimentaes sobre as propriedades dos gases atmosfricos, presso atmosfrica e movimentao do ar. Leitura e interpretao de imagens, grficos e mapas sobre composio dos gases atmosfricos e meteorologia. 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Jogos e dinmicas sobre a composio da atmosfera.

Anlise crtica de vdeos sobre temas relacionados atmosfera, problemas ambientais atuais e energia elica.

Experimentao sobre simulao do efeito estufa, tornado e furaco.

Confeco de modelos de molculas dos gases que compem a atmosfera. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Explicar a relao entre algumas atividades humanas e os principais problemas ambientais atuais, compreendendo o seu potencial para a degradao e preservao dos ambientes. CONTEDOS A sociedade atual se constitui como agente de degradao e preservao do meio ambiente. HABILIDADES Enunciar as atividades humanas que alteram a atmosfera e reconhecer principais problemas atuais: aquecimento global, buraco na camada de oznio, chuva cida e inverso trmica. Identificar as atitudes e esforos na busca de solues para os problemas ambientais que ameaam a vida. Relacionar o ar que respiramos com a qualidade de vida que podemos alcanar. Associar a movimentao do ar com o aproveitamento para gerao de energia eltrica. Relacionar o grau de movimentao do ar com as catstrofes ambientais. 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Produo de textos, cartum, slogans e campanhas que visem conscientizao sobre as aes prejudiciais ao ambiente, que afetam a atmosfera e sobre o potencial do Brasil para o aproveitamento da energia elica.

Anlise de textos e debate sobre os problemas ambientais atuais. X

Compreender que a sade depende da qualidade do ar que respiramos.

Compreender que a sade depende da qualidade do ar que respiramos.

Interpretao de grficos sobre dados recentes relacionados ao aquecimento global e destruio da camada de oznio.

Produo de um painel que conte a histria da navegao area e a conquista do espao.

Compreender a importncia da presso atmosfrica nos fenmenos do cotidiano.

O vento tem um potencial de aplicao para sociedade.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Compreender a importncia do servio de meteorologia. Explicar a formao da Biosfera e sua relao de dependncia com os outros ambientes da Terra (hidrosfera, litosfera e atmosfera). Compreender que existem fatores determinantes na formao dos diferentes biomas da Terra. Compreender os fenmenos envolvidos na transferncia de matria e energia nos diversos biomas. CONTEDOS A previso do tempo constitui uma das cincias: meteorologia. A biosfera uma camada do planeta Terra com condies de abrigar a vida. HABILIDADES Identificar a aplicao do servio de meteorologia nas atividades humanas. Identificar as modificaes na composio da Terra primitiva que contriburam para a existncia da vida. 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Confeco de instrumentos para uma Mini-estao meteorolgica na escola (biruta, pluvimetro, higrmetro). X

Organizao de cadeia e teia alimentares atravs de desenhos, jogos e dinmicas.

Alguns conceitos da ecologia so fundamentais para a compreenso dos processos existentes nos ecossistemas. Os seres vivos mantm nos ecossistemas relaes trficas que podem ser compreendidas atravs do modelo de cadeias e teias trficas.

X Conceituar e reconhecer: habitat, nicho ecolgico, ecossistema, bioma e biosfera. Enumerar os componentes dos ecossistemas: biticos, abiticos e suas interaes. Identificar a importncia dos seres autotrficos e heterotrficos. Distinguir cadeia e teia alimentar, relacionandoas aos conceitos de energia e matria. X Trabalho com msicas e vdeos temticos que tratem das caractersticas dos biomas, da sua degradao e preservao. Leitura de imagens, mapas e grficos de diferentes biomas.

Pesquisa em sites, revistas, jornais sobre a fauna e flora dos biomas brasileiros. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 6 ANO


OBJETIVOS Reconhecer a existncia dos biomas brasileiros. CONTEDOS No Brasil existem diferentes regies e climas que permitem a existncia de diferentes biomas. HABILIDADES Caracterizar os diferentes biomas brasileiros. Qualificar o homem como agente de degradao e de preservao dos biomas. Avaliar a importncia da adoo das Unidades de Conservao como uma das medidas que visam preservao e o uso sustentvel da Biosfera. 1 BIMESTRE SUGESTES 2 3 4 X Leitura de grficos de pirmides alimentares.

X Produes de textos crticos, desenhos, cartazes sobre a atuao do homem nos biomas brasileiros, buscando a conscientizao. X

Compreender a importncia da presena e da preservao dos biomas para a biodiversidade do planeta.

Unidades de Conservao so consideradas estratgias para preservao dos biomas brasileiros.

Pesquisa sobre as Unidades de Conservao no Brasil e no estado do Rio de Janeiro.

7 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Validar o conceito de clula como unidade da vida. CONTEDOS As Clulas podem ser vistas como pequenas unidades-fbricas de energia e de matria. HABILIDADES BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES

Qualificar a clula como estrutura bsica dos processos de manuteno da vida.

Discusso das teorias de origem da vida, levando o aluno a perceber que, em Cincias, no existem verdades absolutas. (descrever o significado de palavras como teoria, hiptese, etc).

Explicar que os processos biolgicos esto relacionados com a diversidade dos seres vivos

Processos de obteno e transformao de energia (Autotrfico e Heterotrfico/ Respirao e Fermentao)

Relacionar a adaptao do ser vivo sua interao com o ecossistema

Debate sobre a coevoluo, em especial dos vrus que causam a AIDS, Dengue e outras doenas de interesse.

Reconhecer os fenmenos de evoluo, e o processo de seleo natural.

Os seres vivos possuem vrias maneiras de se dividir/reproduzir Tipos de Reproduo (Assexuada e Sexuada)

Relacionar a adaptao do ser vivo sua interao com o ecossistema

X Atividade de classificao de objetos do dia a dia, e tambm com figuras de diferentes seres vivos para que os alunos agrupem segundo os critrios que cada grupo de alunos pensar.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Explicar o surgimento da vida na terra na perspectiva da evoluo qumica e protobiolgica. CONTEDOS HABILIDADES 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Como tudo comeou ? (A origem da vida, a evoluo dos seres vivos e o Tempo Geolgico)

Discriminar que o primeiro ser vivo deveria ser em simples.

Montagem de um mural com esquema que compare a escala do Tempo Geolgico com a evoluo dos organismos.

Estabelecer que a adaptao dos organismos e, consequente, a complexidade esto ligadas ao desenvolvimento do prprio ambiente

Relacionar o surgimento da vida com a existncia de condies ambientais especficas.

Elaborao de fichas dos filos/classes com exemplos para auxiliar na compreenso das suas semelhanas e diferenas

preciso organizar a dive-rsidade dos seres vivos e suas classificaes (Domnios e Reinos)

Especificar a relao entre a biodiversidade e a seleo natural.

Confeco de fichas dos reinos com exemplos para auxiliar na compreenso das suas semelhanas e diferenas.

Identificar a necessidade de X classificao dos seres vivos por conta de sua grande diversidade

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Reconhecer os vrus como dependentes obrigatrios de organismos celulares em seu ciclo de vida. CONTEDOS HABILIDADES 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Os vrus so seres vivos ou partculas?

Qualificar o vrus a partir de suas caractersticas.

Vdeos sobre os vrus. Apontar as relaes existentes entre os vrus e os seres vivos celulares.

X Confeco de material como cartazes e livros sobre a produo de vacinas e soros e suas formas de utilizao.

Demonstrar que a ocorrncia de doenas parasitrias fruto da adaptao dos parasitas ao meio onde vivem. As bactrias so seres vivos simples e bem adaptados (Reino Monera

Reconhecer a importncia dos representantes destes grupos na manuteno do equilbrio ambiental.

Descrever as caractersticas gerais morfofisiolgicas das bactrias.

Observao da presena de microrganismos por microscopia, utilizando alimentos como o Yakult (lactobacilos) , alimentos mofados, fermento biolgico e outras fontes.

Listar a importncia destes seres vivos para o ambiente, e tambm para o homem.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Demonstrar que a ocorrncia de doenas parasitrias fruto da adaptao dos parasitas ao meio onde vivem. Os protozorios fazem parte de um grupo variado: so heterotrficos, fotossintetizantes e parasitas ( Reino Protista / Protoctista) CONTEDOS HABILIDADES Definir o Reino Protista/ Protoctista com organismos com caractersticas o altamente variadas, tornando o Reino muito diversificado. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Montagem de mapas conceituais sobre cada grupo estudado (em cartolina).

Reconhecer a importncia dos representantes destes grupos na manuteno do equilbrio ambiental.

Listar a importncia destes seres vivos para o ambiente, e tambm para o homem.

X Vdeos sobre o Reino Protista

Montagem de um portiflio com imagens de representantes do Reino Protista. X Descrever o que o parasitismo.

Citar formas de contgio, preveno e tratamento de doenas parasitrias causadas por protozorios.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Reconhecer a importncia dos representantes destes grupos na manuteno do equilbrio ambiental.

Estabelecer que a adaptao dos organismos e, consequente, a complexidade esto ligadas ao desenvolvimento do prprio ambiente

Os fungos fazem parte de um grupo variado: so Decompositores e possuem Importncia para o Ser Humano (Reino Fungi)

Descrever as caractersticas gerais morfofisiolgicas dos fungos.

X Observar os fungos ( o mofo) em alimentos como po, frutas,

Listar a importncia destes seres vivos para o ambiente, e tambm para o homem.

Observar o fermento biolgico ( uma levedura) no microscpio. X

Elaborao, em sala, uma mostra de imagens de vegetais obtidas a partir do cotidiano dos alunos (fotos de mquina, celular, etc)

Reconhecer a importncia dos vegetais dentro do contexto ecolgico/ambiental.

As plantas fazem parte do Grupo dos Produtores : So os Seres vivos que garantem a vida dos outros) (Reino Vegetal )

Distinguir um vegetal de quaisquer outros seres vivos, a partir de suas caractersticas bsicas.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Determinar a fotossntese como o processo distintivo que define as plantas como indivduos produtores de cadeias alimentares. CONTEDOS HABILIDADES Definir a fotossntese como processo autotrfico utilizado pelas plantas para a produo de matria orgnica (alimento) 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

O Processo que garante a vidaFotossntese

Montagem de modelos de plantas com massinha de modelar ou argila.

Montagem de experimento com Elodea sp., para demonstrar a fotossntese e alguns de seus fatores de influncia. Descrever as funes das partes de um vegetal apontando suas variedades adaptativas

Estabelecer um padro de desenvolvimento evolutivo que relacione o organismo, e suas adaptaes, ao meio.

As plantas tm partes e cada parte tem sua funo.

Dissecao de flores.

Explicar os processos envolvidos na reproduo das plantas (polinizao, disperso de sementes, etc).

Teatralizao informaes sobre agentes polinizadores.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS Estabelecer um padro de desenvolvimento evolutivo que relacione o indivduo, e suas adaptaes, ao meio. As plantas possuem importncia econmica, medicinal e ambiental CONTEDOS HABILIDADES Levantar as relaes ecolgicas entre plantas e demais organismos vivos e sua importncia no ambiente. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Aula passeio ao Jardim Botnico, Stio de Burle Marx, ou a Floresta da Tijuca.

Deduzir que as adaptaes destes organismos resulta de processos evolutivos.

Montagem de um herbrio e utilizar dados coletados para comprovar a produo de matria orgnica pela planta.

Criticar a ao humana na manipulao de vegetais como recurso sua sobrevivncia.

Especificar a importncia dos vegetais, no que diz respeito ao seu uso pelo homem.

Grupos de estudos e debates sobre Transgnicos e Biocombustveis

Debater sobre as plantas medicinais e condutas equivocadas de seu uso no cotidiano.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Apontar as caractersticas bsicas dos grupos 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Estabelecer um padro de desenvolvimento evolutivo que relacione o indivduo, e suas adaptaes, ao meio.

X Debates sobre Reintroduo de espcies e reflorestamento.

Um Grupo de organismos que so variados e numerosos ( Invertebrados)

Diferenciar os filos com base em suas caractersticas distintivas.

X Elaborao de fichas dos filos/classes com exemplos para auxiliar na compreenso das suas semelhanas e diferenas. X

Especificar o ganho evolutivo de uma espcie a partir da presena de um determinado conjunto de caractersticas.

Diferenciar os filos com base em suas caractersticas distintivas.

Enumerar adaptaes dos organismos para os diferentes cenrios ambientais

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Identificar relaes entre doenas e condies ambientais. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Montagem de mapas de conceitos sobre cada grupo estudado (em cartolina). Um Grupo de organismos que so variados e numerosos ( Invertebrados) Deduzir que as adaptaes destes organismos resultam de processos evolutivos. X Pesquisas sobre a Apicultura, e outras formas de explorao comercial de outros invertebrados.

Avaliar o impacto da ao humana na manuteno de espcies no ambiente.

Citar formas de contgio, preveno e tratamento de doenas causadas por invertebrados e vertebrados.

Observao de insetos na vizinhana da escola/ casa dos alunos.

Demonstrar a interdependncia dos organismos no ambiente.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Um Grupo de organismos que so variados e numerosos ( Invertebrados) HABILIDADES Exemplificar aes humanas que interferem no desenvolvimento de espcies. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

Avaliar o impacto da ao humana na manuteno de espcies no ambiente.

X Organizao de mapas conceituais para evidenciar a diversidade dos Invertebrados.

Estabelecer um padro de desenvolvimento evolutivo que relacione o indivduo, e suas adaptaes, ao meio.

O nosso Grupo: de organismos complexos e bem adaptados (Vertebrados)

Apontar as caractersticas bsicas do grupos

Debates e pesquisas sobre Pesca predatria e medidas de proteo.

Enumerar adaptaes dos organismos para os diferentes cenrios ambientais.

X Anlises em grupo os impactos da pecuria no Brasil

Especificar o ganho evolutivo de uma espcie a partir da presena de um determinado conjunto de caractersticas.

Identificar relaes entre doenas e condies ambientais.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 7 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES Deduzir que as adaptaes destes organismos resultam de processos evolutivos. Avaliar o impacto da ao humana na manuteno de espcies no ambiente O nosso Grupo: de organismos complexos e bem adaptados ( Vertebrados ) 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES

X Visita ao Jardim Zoolgico.

Citar formas de contgio, preveno e tratamento de doenas causadas por invertebrados e vertebrados.

Montagem de um painel com fotos ou recortes de revistas com exemplos de animais vertebrados e suas principais caractersticas.

Demonstrar a interdependncia dos organismos no ambiente.

Exemplificar aes humanas que interferem no desenvolvimento de espcies.

8 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Os seres vivos so formados por clulas que se estruturam em diferentes nveis de organizao: tecidos, rgos, sistemas e organismos. A organizao do corpo humano entendida a partir do funcionamento integrado dos rgos e sistemas, com suas especificidades. Refletir sobre as questes de sexualidade, gnero e sexo, considerando a pluralidade cultural. A sexualidade representada por sentimentos, atitudes e sensaes desde a meninice velhice. HABILIDADES Diferenciar clula animal de clula vegetal, comparando metabolicamente as reaes de respirao celular e fotossntese. Comparar clulas de diferentes tecidos do corpo humano, reconhecendo suas formas e funes e que comportam caractersticas comuns conforme o tecido que constituem. BIMESTRE 1 2 3 4 X SUGESTES Visualizao de clulas humanas obtidas a partir dos diferentes tipos de microscopia ptica e eletrnica. Observao de clulas de fcil obteno e observao direta da epiderme da cebola e da parte interna da bochecha. X Desenho de clulas de diferentes tecidos do corpo humano reconhecendo forma/funo Debate sobre clulas-tronco e clonagem Leitura de imagens sobre puberdade e adolescncia. Leitura e debate de textos de jornais e revistas sobre sexualidade no contexto sociocultural e histrico. Organizao de quadro: coisas de homem e coisas de mulher- papis na sociedade.

Reconhecimento da organizao do corpo humano a partir da unidade celular.

Compreender que a sexualidade envolve pessoas, sentimentos, crenas e valores e que tem papel determinante nos comportamentos.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Refletir sobre as questes de sexualidade, gnero e sexo, considerando a pluralidade cultural. CONTEDOS O conhecimento dos mtodos contraceptivos instrumentaliza o indivduo frente preveno da AIDS e de outras doenas sexualmente transmissveis. HABILIDADES Difundir a importncia do autoconhecimento corporal e da autoestima como preveno s DST e gravidez na adolescncia. Relacionar o uso de preservativos com a preveno de doenas sexualmente transmissveis e com a contracepo Conhecer os principais mtodos contraceptivos, segundo suas formas de uso e atuaes, inclusive na preveno das DST-AIDS (camisinha e autocuidado). 1 X BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Promoo de um debate sobre o tema: O que representa para voc a gravidez na adolescncia

X Pesquisa na Unidade de Sade sobre as principais DSTs que acometem os adolescentes, relacionando-as com a necessidade do uso de preservativos

Abordar o fator preveno, apresentando, por exemplo, a msica Noite dos mascarados para que discutam sobre os versos, relacionando-os com a AIDS. (letra disponvel em www.chicobuarque.com.br)

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecer os elementos nutritivos (orgnicos e inorgnicos) presentes nos alimentos e suas funes estruturais, regulatrias e energticas. Reconhecer que os hbitos alimentares esto diretamente ligados boa sade. CONTEDOS Os alimentos so necessrios aos seres vivos garantindo matria e energia para o funcionamento do organismo HABILIDADES Diferenciar alimentao de nutrio. Identificar os grupos de alimentos orgnicos e inorgnicos necessrios a uma dieta saudvel 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Organizao de um quadro com a diferena entre alimentos in natura e industrializados.

X Preparo de salada de frutas aps pesquisa sobre valor nutricional de cada tipo de fruta. Estudos de textos (Cincia Hoje) sobre desafios atuais. Pesquisa de receitas culinrias utilizando sobras de alimentos. Pesquisa de embalagens industrializadas de alimentos reconhecendo aditivos qumicos: corantes/conservantes e aromatizantes. X Desafios atuais: fome e obesidade, bulimia e anorexia. Organizao de um painel coletivo sobre os desafios atuais ligados alimentao.

A carncia nutricional est diretamente relacionada aos hbitos alimentares

Identificar hbitos saudveis na ingesto de alimentos, a partir da compreenso do conceito energtico da cadeia alimentar. Analisar quadros sobre causas e conseqncias de carncias nutricionais proteicas ou energticas em situaes reais de fome endmica.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecer que os sistemas digestrio, respiratrio, circulatrio e excretrio atuam integradamente, na obteno e transformao da matria para a manuteno do corpo e mobilizao de energia para as atividades dos seres vivos. CONTEDOS A boa sade depende dos cuidados com a alimentao e, por conseqncia, com o sistema digestrio. HABILIDADES Conhecer os diversos rgos que compem o sistema digestrio Diferenciar a digesto mecnica da digesto qumica. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Experimentao para a deteco de amido nos alimentos em funo da ao da amilase. Desenho de um esquema simplificado das estruturas do sistema digestrio. Leitura de textos sobre a importncia do pncreas e da vescula no sistema digestrio. Identificar que os cuidados com a higiene e com a alimentao so necessrios manuteno e sade do sistema digestrio. X Experimentao para conhecer a ao da bile na digesto.

Pesquisa sobre dificuldades respiratrias em grandes altitudes/ ar rarefeito. Pesquisa de doenas associadas ao uso do tabaco e s prticas de promoo de sade Pesquisa das leis antifumo e confeco de mural informativo sobre essas leis.

O Sistema Respiratrio envolve estruturas e cuidados fundamentais para a manuteno da vida.

Identificar as estruturas respiratrias e seus movimentos.

Relacionar as trocas gasosas decorrentes do sistema respiratrio (hematose e respirao celular).

Organizao de campanhas antifumo para pais e responsveis.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecer que os sistemas digestrio, respiratrio, circulatrio e excretrio atuam integradamente, na obteno e transformao da matria para a manuteno do corpo e mobilizao de energia para as atividades dos seres vivos. CONTEDOS O Sistema Respiratrio envolve estruturas e cuidados fundamentais para a manuteno da vida. HABILIDADES Compreender a respirao celular como um processo de produo de energia para o organismo. Vincular o sistema respiratrio e o sistema circulatrio com a respirao das clulas do corpo humano. Relacionar as doenas do sistema respiratrio, apontando os males do fumo. O Sistema circulatrio exerce papel fundamental no transporte de substncias pelo corpo. Identificar os rgos do sistema circulatrio. Reconhecer o sangue e a linfa como tecidos constitutivos do sistema circulatrio e imunolgico, associando-os aos demais rgos. Identificar os tipos sanguneos e fator Rh, relacionando-as herana gentica. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Construo do modelo de pulmo de copo humano.

Observao dos prprios movimentos respiratrios localizando a caixa torcica.

Confeccionar um estetoscpio para auscultar os batimentos cardacos.

Observao das clulas sanguneas ao microscpio ptico por lminas prontas, ou por imagens atravs de vdeos ou stios da Internet, referentes ao tema. Pesquisa sobre o HEMORIO para conhecer o trabalho sobre doao de sangue. Organizao de prospecto de divulgao a partir de notcias sobre doao de medula.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecer que os sistemas digestrio, respiratrio, circulatrio e excretrio atuam integradamente, na obteno e transformao da matria para a manuteno do corpo e mobilizao de energia para as atividades dos seres vivos. Reconhecer os papis dos sistemas excretrio e respiratrio para a homeostase corporal. CONTEDOS Vacinas e soros desempenham papel importante na defesa do organismo humano (noes de imunologia, vacinoterapia e soroterapia HABILIDADES Diferenciar vacina e soro identificando a importncia de cada um. Estabelecer relaes entre a sade do corpo e a existncia de defesas naturais e estimuladas (vacinas). 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Confeco de um painel coletivo, apresentando a histria das vacinas no contexto histrico brasileiro. Elaborao de cartazes sobre a vacinao dos animais Trabalho com a carteira de vacinao com o reconhecimento das principais vacinas aplicadas em crianas, jovens e adultos. Visitao orientada FIOCRUZ (Museu da Vida) e outros locais pertinentes ao tema vacinao, com elaborao de relatrio sobre a visita realizada. O Sistema Excretrio importante na manuteno do equilbrio do corpo. (Sistema excretrio e sade) Associar a manuteno das condies internas do corpo (homeostase) com a eliminao de resduos atravs do suor, urina, fezes e expirao pulmonar. Explicar os processos de hemodilise e transplante de rins como alternativas de sobrevivncia. X Discusso sobre a manuteno da higiene no ambiente (saneamento bsico, o ambiente como receptor final dos dejetos provenientes das moradias). Roda de debates com os colegas sobre a importncia dos rins na sade X Pesquisa de reportagens sobre transplantes e seus benefcios.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecer a pele humana como sistema multifuncional (estrutural, de excreo, proteo, e regulao) e fator tnico cultural. CONTEDOS A pele um rgo que estabelece a relao do corpo com o meio ambiente. HABILIDADES Caracterizar a pele como rgo multifuncional. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Discusso da concentrao do pigmento melanina na pele, como fator de proteo. Discusso de trechos da Lei 11.645 de 10/08/2008 que orienta sobre a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena. Elaborao de uma cartilha de preveno de cncer de pele a partir de material de divulgao publicado pelo INCA. Os sentidos permitem a integrao do ser humano com o ambiente. Identificar os diferentes sentidos como funes de sintonia do ser humano com o meio ambiente. Analisar situaes de risco ou situaesproblema do cotidiano, considerando o sistema nervoso, endcrino e imune, como sistemas de relao entre o corpo e o meio ambiente. X Construo do tnel dos sentidos. Debates sobre textos da Revista Cincia Hoje, referentes ao tema. Leitura e debates de textos informativos sobre neurocincia. Discusso sobre o impacto da automedicao na sade dos indivduos. Exibio de vdeos sobre a ao das drogas lcitas e ilcitas no sistema nervoso e fatores de proteo: famlia, escola, esporte e cultura.

Reconhecer a importncia da integrao dos sistemas do corpo humano e dos demais seres vivos, sob a ao de diferentes estmulos (coordenao e equilbrio).

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 8 ANO


OBJETIVOS Reconhecimento da sade como bemestar fsico, psquico e social do indivduo, e no apenas como ausncia de doenas. CONTEDOS A relao com o mundo: a estimulao e as respostas aos elementos do ambiente dependem do sistema nervoso central, perifrico e autnomo. HABILIDADES Estabelecer relaes entre o sistema nervoso, rgos dos sentidos e rede hormonal ao interpretar situaes cotidianas ou de risco. Identificar os elos entre os sentidos, coordenao e ao dos hormnios como protagonistas das emoes e sensaes do corpo humano. Identificar o conjunto sseo muscular como arcabouo estrutural e de movimento do corpo humano. Entender a importncia das articulaes nos movimentos do corpo. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Convidar um profissional da Sade para abordar o tema O stress na vida moderna

Debate sobre desafios atuais: neurocincia e sade. X Apresentao de textos sobre o estudo das neurocincias relacionadas ao uso de drogas

Compreender o funcionamento e a integrao do sistema locomotor com os demais sistemas do corpo humano.

A sustentao e a movimentao do corpo dependem dos msculos e dos ossos do sistema locomotor. A boa sade do corpo depende de exerccios fsicos realizados pelo funcionamento do sistema locomotor.

Discutir com os colegas a tendinite como doena da sociedade moderna de comunicao Discutir as implicaes sociais da cincia e do desenvolvimento tecnolgico (binica/mecatrnica)

X Apresentao das leis que protegem os deficientes fsicos Avaliao das condies urbanas que facilitam a vida dos deficientes fsicos.

9 ANO ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS Reconhecer a relao da cincia e da tecnologia na sociedade e meio ambiente. CONTEDOS A cincia e a tecnologia podem interferir positiva ou negativamente na qualidade de vida e sustentabilidade do planeta Os fenmenos e transformaes fsicas e qumicas esto presentes no nosso cotidiano. HABILIDADES Discutir o papel e os mtodos da Cincia, bem como a relao entre Cincia, Tecnologia e Sociedade. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Construo de uma linha do tempo contando a Revoluo das Cincias aps o advento da Revoluo Industrial.

Compreender as origens, processos de transformaes e uso dos materiais no mundo natural e tecnolgico, nas relaes de mo dupla entre processo social e evoluo tecnolgica.

Identificar os fenmenos fsicos e qumicos encontrados no universo.

Visitas a indstrias, farmcias de manipulao etc., - ou outro ambiente factvel de algum processo produtivo - para coleta de dados e informaes.

A matria forma os corpos e os objetos no universo

Perceber a organizao geral da matria e suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas.

Confeco no prazo de uma semana de uma listagem de fenmenos encontrados no caminho da escola e depois em grupos relacion-la s propriedades da matria.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS As relaes entre matria e energia so regidas por leis universais Os estados fsicos da matria e os fatores que influem em sua mudana. HABILIDADES Perceber que matria e energia so inseparveis e regidas por leis universais. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES Montagem de um para-raios para mostrar a relao entre matria e energia.

Compreender as origens, processos de transformaes e uso dos materiais no mundo natural e tecnolgico, nas relaes de mo dupla entre processo social e evoluo tecnolgica.

Identificar os estados fsicos da matria e entender que as mudanas entre eles ocorrem por diferena de temperatura e presso. Perceber a evoluo do modelo atmico, a diversidade de elementos qumicos e a necessidade de sua classificao.

Experimentao em sala de aula de algumas mudanas de estado fsico da matria que ocorre ao nosso redor, como a evaporao da gua do corpo, solidificao da gua e derretimento da parafina.

Tudo que existe formado por tomos e se renem em elementos, molculas e substncias.

Construo de maquetes sobre a evoluo do modelo atmico. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS A classificao dos elementos qumicos ocorre conforme suas propriedades HABILIDADES Analisar os nomes e os smbolos dos elementos numa determinada organizao como a tabela peridica. Diferenciar misturas e combinaes e os processos de separao das misturas da natureza. Identificar as substncias qumicas como resultado de combinaes entre tomos. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES Construo e utilizao da tabela peridica como fonte de consulta, usos e aplicaes. X

Compreender que os elementos qumicos obedecem a uma classificao segundo critrios e propriedades em comum.

As substncias e misturas e os elementos que os diferenciam: soluto e solvente.

Experimentos com mudana de cor, formao de gs, em processos do cotidiano ou experimental, como a digesto, a queima de combustveis, a formao de ferrugem, a oxidao de superfcies.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS Compreender que os tomos se ligam uns aos outros atravs de ligaes qumicas formando substncias qumicas. CONTEDOS As ligaes qumicas possibilitam a formao das substncias. HABILIDADES Perceber que as substncias qumicas so dinmicas e sofrem reaes qumicas formando novas substncias Relacionar as transformaes que ocorrem nos ciclos biogeoqumicos como situaes sustentveis para a dinmica do planeta. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES Reconhecimento nas substncias do cotidiano s funes: bases, xidos, cidos e sais utilizando indicadores de acidez e basicidade. Identificao do tipo do solo pelos indicadores de a basicidade e acidez. Montagem de maquetes com os ciclos biogeoqumicos (oxignio, carbono, gua, nitrognio). Exposies das maquetes e painis confeccionados dos ciclos biogeoqumicos. Montagem de maquetes de vulco mostrando o processo de reao de dupla troca.

As substncias so agrupadas em funes qumicas e sofrem reaes qumicas como os ciclos biogeoqumicos no planeta.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS Os Tipos de Energia so classificados em renovveis e no renovveis. Desafios Atuais que so preocupaes da humanidade para o futuro do planeta e das pessoas: impactos ambientais/ fontes limpas de energias / sustentabilidade tica /energia nuclear/ lixo txico/ aumento do efeito estufa/ justia ambiental. HABILIDADES Listar fontes de energia, diferenciando as fontes limpas de energia como base do Planeta Terra Sustentvel. Identificar os impactos ambientais, resultantes da interferncia humana, propondo aes de sustentabilidade do planeta. Avaliar as emisses de carbono para minimizar as consequncias do efeito estufa; o uso da energia nuclear e os efeitos sobre a biosfera, em relao a acidentes que possam ocorrer; a necessidade do cumprimento dos protocolos ambientais. 1 BIMESTRE 2 3 4 X SUGESTES Discusso utilizando manchetes de jornal das vantagens e desvantagens para o planeta da utilizao de energia renovveis e no renovveis

Reconhecer as formas de relacionamento das comunidades humanas com a natureza, a necessidade da busca por alternativas de materiais renovveis e no poluentes demonstrando respeito e preocupao com os problemas ambientais.

Elaborao de uma tabela com os diferentes tipos de combustveis e sua relao com a sustentabilidade do planeta.

Pesquisa em grupos sobre as alteraes ambientais resultantes da ao humana.

X
Debate com a turma sobre o protocolo de Kyoto e a poluio ambiental, e o IPCC e o aquecimento global.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS Compreender que os princpios fsicos explicam uma grande quantidade de fenmenos naturais, presentes no cotidiano, e concluir que o funcionamento das mquinas e aparelhos que esto a nossa volta dependem deles. CONTEDOS As grandezas fsicas so encontradas na rotina diria. HABILIDADES Diferenciar as grandezas fsicas que encontramos no nosso dia a dia. (distncia, tempo, massa, peso) Perceber que a condio de movimento ou repouso depende de um referencial. Identificar, caracterizar estimativas de valores; quantidade de movimento e sua variao. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes de consulta, (revistas, livros, jornais e Internet) sobre as grandezas fsicas utilizadas no nosso cotidiano. Montagem de pistas com diferentes tipos de terreno e com diferentes modelos de miniaturas de carros de corrida e estabelecer entre os carros e as pistas relaes de velocidade, massa do carro, atrito do terreno e etc.

O reconhecimento de movimento e repouso dos corpos que compem o universo.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS A relao entre sistema de fora, fora de gravitao dos corpos e as Leis de Newton nos corpos que formam o universo. A relao entre o trabalho, potncia e as mquinas simples so encontradas o nosso dia a dia e mesmo no nosso corpo. HABILIDADES Relacionar os movimentos realizados pelos corpos com interao entre a sua massa e as foras que atuam sobre ele incluindo a fora gravitacional 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Dramatizao dos experimentos de Galileu sobre a queda dos corpos e o movimento.

Compreender que os princpios fsicos explicam uma grande quantidade de fenmenos naturais, presentes no cotidiano, e concluir que o funcionamento das mquinas e aparelhos que esto a nossa volta dependem deles.

Entender o trabalho como transformao da energia e a potncia como a capacidade de realizar trabalho. Perceber que as mquinas simples encontradas no cotidiano facilitam o trabalho, mas no o diminuem.

Pesquisa sobre aparelhos eltricos que possuem potncias diferentes e relacion-los ao tempo que gastam para realizar o mesmo trabalho no mximo e no mnimo. Ex. secador de cabelo, batedeira, liquidificador.

Experimentos com diferentes objetos e elementos (abridor de latas, alavancas, tesoura, pina, carrinho de mo, secador de roupas, braos e pernas humanos) trabalho com tipos de mquinas.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS CONTEDOS O Calor a agitao das partculas dos corpos. HABILIDADES Identificar o calor como troca de energia entre as substncias encontradas nas mudanas de estado da matria, temperatura e presso. Identificar que o som e a luz so fenmenos ondulatrios nos quais ocorre emisso e propagao de energia. Relacionar as cores ambientais presena de luz. Conceituar eletricidade como corrida de eltrons. BIMESTRE 1 2 3 4 SUGESTES

Reconhecer a importncia dos fatores ambientais luz, ondas, calor, som, eletricidade e magnetismo - para as atividades cotidianas do ser humano e da preservao do Planeta Terra.

Pesquisa sobre as escalas termomtricas e os X pases que empregam diferentes escalas em seu cotidiano. Experimentos simples sobre transferncia de calor e equilbrio trmico.

A relao entre os fenmenos ondulatrios traduzida em som, luz e cor.

Pesquisa de opinio com entrevistas em rua de X muito movimento sobre os prejuzos da poluio sonora para a sade das pessoas.

Montagem de uma histria em quadrinho em movimento para mostra que a rapidez engana os X olhos. Pesquisa sobre as hidreltricas brasileiras relacionando o potencial energtico brasileiro e a transformao em energia eltrica. X

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CINCIAS 9 ANO


OBJETIVOS Compreender a importncia dos fatores ambientais luz, ondas, calor, som, eletricidade e magnetismo - para as atividades cotidianas do ser humano e da preservao do planeta Terra. CONTEDOS A Eletricidade e o Magnetismo so foras de mesma origem e de carter diferente. HABILIDADES Relacionar os fenmenos magnticos como decorrncia da organizao especial interna dos tomos de ferro utilizados na induo. Identificar o magnetismo terrestre e suas manifestaes na vida dos seres vivos. 1 BIMESTRE 2 3 4 SUGESTES Experimentos simples de condutores e isolantes, utilizando pedao de l, colher de pau e de alumnio, jornal e outros.

Montagem de uma bssola como prova de que a Terra um im natural. X

Das könnte Ihnen auch gefallen