Sie sind auf Seite 1von 24

O PROCESSO DE RECADA EM INDIVDUOS ALCOOLISTAS1 Flvia Bolognesi2 Silvia Dutra Pinheiro3

RESUMO A recada refere-se a uma retomada do antigo padro de consumo alcolico, onde o sujeito retorna a beber, nos mesmos nveis anteriores abstinncia (LARANJEIRA; FIGLIE; BORDIN, 2004). Os motivos que levam os indivduos a recorrncia do uso de lcool caracterizando a recada, segundo Marlatt e Gordon (1993) esto diretamente ligados interrelao das situaes do ambiente, s habilidades de enfrentamento, no nvel percebido de controle pessoal e na antecipao dos efeitos positivos do lcool. Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar o processo de recada em indivduos alcoolistas, buscando-se conhecer os motivos que levaram os participantes recorrncia do uso do lcool, o significado da recada para eles, a percepo sobre sua vida antes e depois da recada, os sentimentos despertados diante da recada, bem como as situaes de alto risco que favorecem a recorrncia. Participaram desse estudo sete integrantes do grupo de Alcolicos Annimos (AA) de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas para posterior anlise e interpretao, com base no mtodo de Anlise de Contedo de Bardin. Verificou-se que a recada para os indivduos alcoolistas significa fracasso. Quando abstinentes, assumir a dependncia qumica favorece o alcance de credibilidade, potencializando o amor prprio. A recada acontece frente s situaes de risco, tendo como principais motivos s dificuldades nos relacionamentos em geral e a falta de controle dos impulsos. Aps a recada, sentimentos de descrdito, indiferena e isolamento prevalecem. Palavras-chave: Alcoolismo. Abstinncia. Recada.

INTRODUO Dados do Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Substncias no Brasil, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), realizado em 2005, denunciam que, em 108 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, 12,3% das pessoas com idade entre 12 e 65 anos so dependentes de bebidas alcolicas. O primeiro levantamento, realizado em 2001, indicava um total de 11,2% dependentes. O estudo tambm aponta o aumento do consumo de lcool em faixas etrias cada vez mais precoces. O nmero de dependentes, na faixa de 12 aos 17 anos, era de 5,2% contra 7%, em 2005. (BRASIL, 2006).

Artigo de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara, como requisito parcial para aprovao na disciplina Trabalho de Concluso II. 2 Acadmica do Curso de Psicologia da FACCAT. Email: flavia.bolognesi@yahoo.com.br 3 Psicloga, Mestre em Psicologia Clnica (PUCRS), Docente do Curso de Psicologia da FACCAT e Orientadora do Trabalho de Concluso. Endereo Postal: Av. Oscar Martins Rangel, 4500/RS115 Taquara/RS. Email: silviap12@yahoo.com.b

A OMS define o alcoolista como um bebedor excessivo, dependente do lcool, associando a este, perturbaes de ordem fsica, mental, de relaes interpessoais e do seu comportamento social e econmico, levando ao indivduo prejuzos nos diversos setores de sua vida e da sociedade, havendo maior risco de deteriorao das relaes familiares, sociais e profissionais (JULIO, 2008). Muitos alcoolistas buscam abandonar o consumo de lcool, porm diversas vezes os resultados giram em torno de falhas, fracassos e recadas. A freqncia com que ocorre a recada, oscila entre 10% e 30%, assinalando-se diferentes causas (LVAREZ, 2007). Para Laranjeira, Figlie e Bordin (2004), a recada pode ser evidenciada por alguns fatores de risco, que correspondem a qualquer determinante interno ou psicolgico, como tambm a um fator externo ou ambiental, que venha a ameaar o indivduo frente a sua percepo de controle. Em estudos realizados por Marlatt e Gordon (1993) frente a episdios de recada obtidos, foi possvel identificar trs situaes primrias de alto risco, sendo estas associadas a quase 75% de todas as recadas relatadas. Os estados emocionais negativos representaram 35% das respostas, sendo eles manifestados por ansiedade, sentimentos de culpa, depresso, etc., 16% das recadas correspondem aos conflitos interpessoais advindos de discusses no mbito familiar, trmino de relacionamentos, entre outros, e 20% das recadas estavam associadas presso social como, por exemplo: os amigos influenciam o consumo; ir a festas, etc. Tais dados levam a refletir sobre a importncia de estudos sobre o tema, que hoje considerado um problema nacional de sade pblica, trazendo danos ao indivduo alcoolista, seus familiares, como tambm sociedade, pois segundo Oliveira (2003) no Brasil, existem evidncias de que o alcoolismo consome mais recursos que a totalidade das importaes brasileiras ou todo o oramento da Previdncia Social. O presente artigo, portanto refere-se a um estudo realizado com indivduos alcoolistas, em atual situao de abstinncia, integrantes do grupo de Alcolicos Annimos (AA) de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul, visando caracterizar o processo de recada. A partir disso, buscou-se investigar os motivos que levam estes indivduos a recorrncia do uso de lcool, compreender o significado de recada para eles, identificar a percepo sobre suas vidas antes e depois da recada, alm de conhecer os sentimentos despertados nestes diante de uma recada e, por fim, identificar as situaes de alto risco que possam aumentar a possibilidade da ocorrncia de uma recada. Desta forma, trata-se de um estudo relevante para a comunidade, apontando para a necessidade do municpio e regio serrana do Rio Grande do Sul, investir em programas e centros para atendimentos nos segmentos de dependncia qumica, tanto na preveno da

dependncia do lcool, quanto na manuteno da abstinncia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional. Contudo, pretende-se explorar as evidncias que esto envolvidas no processo de recada de um indivduo alcoolista, buscando-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como se caracteriza o processo de recada em indivduos alcoolistas de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul? Para tanto, no intuito de sustentar a pesquisa realizada, ser feita uma reviso terica sobre a dependncia qumica, a fim de compreender a dinmica da dependncia de uma substncia psicoativa; sobre o alcoolismo, que , portanto, a dependncia pela substncia qumica em questo o lcool, importando conhecer as causas e conseqncias do beber compulsivo; a abstinncia e, por fim, a recada, foco central desse estudo.

1 FUNDAMENTAO TERICA

1.1 Dependncia Qumica A dependncia de substncias se caracteriza pela presena de um conjunto de sintomas nas reas cognitivas, comportamentais e fisiolgicas, onde apesar de o indivduo apresentar prejuzo funcional nestas reas, continua com a utilizao da substncia (DSM-IVTR, 2003). O indivduo que recebe o diagnstico de dependente qumico deve apresentar prejuzo funcional no que diz respeito a uma trade referente s drogas, que inclui: 1) a dependncia psicolgica ou fissura e o freqente comportamento compulsivo de buscar a droga, 2) a dependncia fisiolgica, onde se caracterizam os sintomas fsicos caractersticos de cada substncia e os sintomas de abstinncia quando o indivduo interromper o uso da droga, 3) a tolerncia, que se define pela necessidade de ingerir cada vez mais a substncia para a obteno do mesmo efeito (OLIVEIRA; JAEGER; SCHREINER, 2003). Segundo o DSM-IV-TR (2003, p. 212), a dependncia qumica constitui-se por:
um padro mal adaptativo de uso de substncias, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por trs (ou mais) dos seguintes critrios em qualquer momento no mesmo perodo de 12 anos: (1) Tolerncia, definida por qualquer um dos seguintes aspectos: (a) necessidade de quantidades progressivamente maiores da substncia, para obter a intoxicao ou efeito desejado; (b) acentuada reduo do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de substncia; 3

(2) Abstinncia, manifestada por qualquer dos seguintes aspectos: (a) sndrome de abstinncia caracterstica da substncia; (b) a mesma substncia (ou uma substncia estreitamente relacionada) consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinncia; (3) A substncia freqentemente consumida em maiores quantidades ou por um perodo mais longo do que o pretendido; (4) Existe um desejo persistente ou esforo mal-sucedido no sentido de reduzir ou controlar o uso da substncia; (5) Muito tempo gasto em atividades necessrias para a obteno da substncia, na utilizao da substncia ou recuperao de seus efeitos; (6) Importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas so abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substncia; (7) O uso da substncia continua apesar da conscincia de ter um problema fsico ou psicolgico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substncia.

Conforme Carmo (2004), o caminho do uso at a dependncia acontece de forma gradativa, trazendo mudanas em nvel fsico, psicolgico e social. Para o autor, a principal diferena entre abuso e dependncia ocorre pela gravidade dos problemas na fase de abuso, no aparecimento de condies fsicas e comportamentais bastantes caractersticas. A dependncia , principalmente, caracterizada pela sutileza da evoluo qualitativa entre a possibilidade de controle do uso para a progressiva dificuldade e impossibilidade de exercer tal controle (CARMO, 2004). Ao falar do lcool, Lino (2006) complementa a afirmao anterior, referindo que ao desenvolver um comportamento de utilizao compulsiva do lcool, os sujeitos com dependncia podem despender perodos de tempo elevados na ingesto alcolica, buscando usar o lcool mesmo obtendo reaes adversas bem como prejuzos psicolgicos e fsicos.

1.2 Alcoolismo O lcool uma das drogas mais conhecidas, sendo provvel a sua descoberta na PrHistria, sob a forma de sucos naturais de frutas fermentados, como o vinho (OLIVEIRA, 2003). Desde os primrdios, o lcool tem uma ocupao privilegiada em todas as culturas, como elemento fundamental em rituais religiosos, bem como considerado presena constante em eventos comemorativos e confraternizaes com o intuito de brindar a vida (GIGLIOTTI; BESSA, 2004). Segundo dados da Organizao Mundial da Sade, o lcool a substncia psicoativa mais consumida no Brasil e os danos causados pelo seu uso vo alm dos causados pelas drogas ilcitas (JULIO, 2008). considerado, conforme Carmo (2004), uma droga depressora do sistema nervoso central, porm quando usada em doses menores atua como

estimulante do humor, pois o efeito depressor age em camadas cerebrais que so responsveis pela censura. Schuckit (1991) explica que com a ingesto do lcool a pessoa se sente mais desinibida e relaxada, porm com o aumento do consumo outros efeitos acontecem como o prejuzo da coordenao motora, o raciocnio passa a ficar mais lento, o julgamento prejudicado e o humor alterado. Contudo, refere o autor, sero percebidos indcios de intoxicao alcolica, a fala mais lenta, nuseas e vmitos, seguidos de lapsos de memria. A depresso do sistema nervoso central aps esses estgios, com a ingesto de lcool, pode desencadear a insuficincia respiratria, coma e morte (SCHUCKIT, 1991). Os possveis prejuzos decorrentes do uso crnico de lcool atingem diversos setores da vida do indivduo e da sociedade, havendo maior risco de deteriorao das relaes familiares, sociais e profissionais (JULIO, 2008). O consumo de lcool passa por trs etapas distintas: a primeira refere-se ao alcoolismo agudo (embriaguez), a qual se caracteriza pela ingesto nica, porm de elevada quantidade de lcool em um perodo curto de tempo, podendo o indivduo nessa situao ter passado por uma extrema excitao psquica ou at mesmo ao coma alcolico (LINO, 2006). Nessa fase, conforme o autor classifica, existe a tendncia de o indivduo iniciar a beber mais do que socialmente, podendo chegar ao ponto do lcool assumir um papel na vida social e no trabalho. A segunda etapa, segundo Lino (2006), refere-se questo da dependncia alcolica em que o indivduo perde o controle sobre a bebida e comea a beber compulsivamente, a embriaguez passa a ser freqente, a auto-estima baixa, as relaes interpessoais deterioramse, deixa de cumprir as suas obrigaes no trabalho, a degradao fsica comea a ser notria, faz tentativas frustradas para deixar de beber, podendo manifestar impulsos ou efetuar tentativas de suicdio. A terceira e ltima etapa, ainda conforme Lino (2006), o alcoolismo crnico, pressupe uma ingesto excessiva habitual e freqente de bebidas alcolicas, divididas ao longo do dia em vrias doses, que vo mantendo uma alcoolizao permanente no organismo. Nessa etapa o indivduo tende a passar os dias a beber, no distinguindo o tipo de bebida, a ingesto de alimentos reduzida; os comportamentos mentais deterioram-se, a tolerncia ao lcool aumenta, surgindo assim sintomas fsicos a um nvel bastante grave que o levam a urgentes cuidados mdicos (LINO, 2006). Oliveira (2003) cita que quando o alcoolismo se torna crnico pode ocorrer o delirium tremens, caracterizado por um tremor no corpo todo do indivduo, pois a temperatura pode
5

chegar a 40 graus, suar excessivamente at chegar a uma desidratao profunda, levando-o morte. Segundo o autor, a pele fica com aspecto avermelhada, pois os vasos sanguneos que ficam sob a pele deterioram-se e os nervos afetados podem chegar a causar impotncia e esterilidade pelos efeitos txicos no esperma. Ainda Oliveira (2003) diz que a ingesto de lcool provoca no indivduo presso alta, arritmia, ataques cardacos, derrames cerebrais e danos nos msculos cardacos. No crebro, o autor refere-se a possibilidade de ocorrer um encolhimento devido a destruio das clulas, vindo a afetar o desempenho intelectual do indivduo, a perda de memria, demncia e depresso. No fgado, conforme o autor, rgo responsvel por converter o lcool em uma substncia ainda mais txica, o acetaldedo, fica escravo da bebida e ao mesmo tempo negligencia o metabolismo dos alimentos, levando a um acmulo de toxinas e gorduras no sangue, vindo a provocar tambm a arterioesclerose, a miocardiopatia (degenerao do msculo cardaco), podendo causar cncer de garganta, de esfago, de boca e em outros rgos, como pncreas, estmago, testculos e ovrios, sistema nervoso, alm do prprio fgado. Qualquer uso de lcool implica em algum dano, j que ao estar sob o efeito desse, as pessoas acabam se envolvendo em situaes de alto risco, como por exemplo, dirigir embriagado ou praticar sexo sem proteo (JULIO, 2008). Para este autor, o uso de lcool aumenta as chances de provocar acidentes de trnsito, envolver-se em situaes de violncia interpessoal, provocar ferimentos e acidentes, suicdio, envenenamento no-intencional, todos os episdios resultantes, em geral, de exagero de consumo. Conclui o autor que todos esses riscos so decorrentes dos efeitos que o lcool tem sobre o organismo, ou seja, desinibio, euforia, liberao da censura, falsa sensao de segurana, reduo dos reflexos e da coordenao motora. O DSM-IV-TR (2003) confirma que a dependncia fisiolgica do lcool est diretamente relacionada s questes de tolerncia e dos sintomas de abstinncia. A dependncia fisiolgica associada a um histrico de abstinncia denota uma evoluo clnica mais grave.

1.3 Abstinncia A abstinncia de substncia se caracteriza por alteraes comportamentais, fisiolgicas e cognitivas manifestadas pelo indivduo mediante a cessao ou reduo de uso pesado e prolongado da substncia por ele utilizada (DSM-IV-TR, 2003).

Segundo o DSM-IV-TR (2003, p. 229-230) os critrios para a abstinncia de lcool so:

A. Cessao (ou reduo) do uso pesado ou prolongado do lcool B. Dois (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos dentro de algumas horas aps o Critrio A: (1) hiperatividade autonmica (p.ex., sudorese ou freqncia cardaca acima de 100) (2) tremor intenso (3) insnia (4) nuseas e vmitos (5) alucinaes ou iluses visuais, tteis ou auditivas transitrias (6) agitao psicomotora (7) ansiedade (8) convulses de grande mal C. Os sintomas no Critrio B causam sofrimento ou prejuzo clinicamente significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras reas importantes da vida do indivduo D. Os sintomas no se devem a uma condio mdica geral nem so mais bem explicadas por ouro transtorno mental Especificar-se: Com perturbaes da percepo

Alguns indivduos podem apresentar sintomas leves, outros podem desenvolver sintomas e complicaes mais graves, podendo inclusive levar ao bito (LARANJEIRA; NICASTRI; JERNIMO; MARQUES, 2000). Segundo os autores, os primeiros sinais e sintomas relacionados abstinncia ocorrem aps 6 horas da diminuio ou interrupo do uso do lcool. A pessoa que se mobiliza com a inteno de tornar-se abstinente passa por trs estgios de evoluo: 1) pr-contemplao, onde o envolvido pode mostrar interesse em mudar seu comportamento ou tambm ainda no est altamente consciente de que est enfrentando dificuldades; 2) contemplao, quando existe a conscincia do problema e iniciase a vontade de mudanas, porm sem a seriedade da ao; 3) deciso/ao, quando existem tentativas concretas e reais de mudanas de comportamentos, vivncias, experincias e no contexto do indivduo, sendo nessa fase que deve ser trabalhada a questo da recada, investindo-se nos ganhos que o indivduo possa ter frente deciso firmada (PROCHASKA; DICLEMENTE; apud OLIVEIRA; LARANJEIRA; ARAJO; CAMILO; SCHNEIDER, 2003).

1.4 Recada A recada refere-se a uma tentativa de cessar ou diminuir o uso de substncias psicoativas, havendo falha ao tentar alcanar metas estabelecidas por um indivduo, aps um

perodo definido (JUNGERMAN; LARANJEIRA, 1999). Para esses autores, a recada deve ser analisada como um estado de transio, que pode ou no ser seguido de uma melhora. Conforme lvarez (2007), a recada constitui-se como uma parte do processo de reabilitao e no o final, o que no quer dizer que a pessoa tenha falhado ou que no possa recuperar-se com o tempo. Para o autor, jamais se pode compreender a recada como o retorno real ao abuso da substncia, mas tambm como o processo em que aparecem indicadores antes da volta do paciente ao uso da substncia. De acordo com Rigotto e Gomes (2002), em pesquisa realizada, identificou-se que a taxa das ocorrncias em recada comea a acontecer a partir de 90 dias aps o incio da abstinncia; porm segundo o DSM-IV-TR (2003), necessrio estar alerta nos 12 primeiros meses, que so considerados de alto risco. Existem inmeras situaes que podem levar s recadas: a) emoes negativas, como a ansiedade, depresso, culpa, etc., sendo essas o fator predominante que antecede ao primeiro consumo; b) presso social com atribuies negativas, por exemplo, quando os amigos influenciam ou pressionam o consumo, quando o sujeito visita certas pessoas ou as recebe em casa, ir a festas, etc.; c) manejo de situaes difceis, como enfrentar uma m notcia, terminar uma relao de casal, discusses no seio familiar, etc.; d) manejo dos problemas fsicos e psicolgicos, como insnia, solido, doenas prprias, problemas sexuais, etc.; e) sintomas de abstinncia aliada a estmulos e incitaes como precipitante (KNAPP; BERTOLOTE, 1994). Certamente a recada est diretamente ligada inter-relao das situaes do ambiente, s habilidades de enfrentamento, no nvel percebido de controle pessoal e na antecipao dos efeitos positivos do lcool. Um estudo revelou que a maioria das recadas estava associada a trs situaes de alto risco: a) frustrao e ira; b) presso social; e c) tentao interpessoal (MARLATT; GORDON, 1993). Para Laranjeira, Figlie e Bordin (2004) muitos so os fatores que contribuem para que o indivduo recorra ao uso do lcool, dessa forma, tambm existem evidncias ou sinais de advertncia que venham indicar que o sujeito possa encontrar-se no perigo do retorno ao uso da substncia. Para esses autores, em um primeiro momento, presume-se que o indivduo experiencie a percepo de controle, sua auto-eficcia, enquanto mantm a abstinncia. Assim, estudos evidenciaram que quanto maior o tempo de abstinncia, maior ser a percepo do indivduo relacionado com a auto-eficcia. O senso de controle continuar at o momento em que o sujeito encontre uma situao de alto risco, ou seja, uma situao

qualquer, que venha representar uma ameaa ao senso de controle do abstinente, vindo a potencializar os riscos de ocorrer uma recada. Para Marlatt e Gordon (1993) a recada comea antes de reiniciar o consumo de lcool. Os autores explicam que indivduos com respostas ineficazes a situaes de alto risco experimentam falta de confiana que, junto com as expectativas positivas quanto ao consumo de lcool, podem provocar o consumo deste, gerando sentimentos de culpa e, com o efeito positivo de lcool, induo a seguir bebendo. Depois acontece o deslize (consumo ocasional de lcool), ainda na explicao dos autores, que pode no conduzir a uma recada, mas um risco muito grande. Marlatt e Gordon (1993) entendem que freqentemente, depois do deslize, aparecem sentimentos de culpa que, com as expectativas positivas do lcool, levam ao consumo, finalizando na recada. Os autores tm descrito uma reao chamada efeito da violao da abstinncia, reao que centrada na resposta emocional que o sujeito tem diante do deslize. As pessoas que atribuem o deslize a uma incapacidade para se controlar, recaram com maior freqncia do que aqueles que pensam que tm sido ineficazes no manejo das situaes, concluem os autores. Uma recada ter maiores chances de ocorrer em determinadas situaes, especialmente nas chamadas situaes de alto risco, as quais podem se vincular aos estados fsicos, aos estados emocionais (negativos ou positivos) e aos conflitos interpessoais (como as presses sociais exercidas sobre o sujeito). Logo, um comportamento est sob controle desde que no ocorra, durante determinado perodo, uma situao de alto risco que pode significar uma ameaa ao senso de controle do indivduo e constituir fator de aumento do risco de recada (OLIVEIRA; JAEGER; SCHREINER, 2003). Laranjeira, Figlie e Bordin (2004) destacam, dentro de sua teoria e trabalhos diretamente realizados neste mbito, que a recada deve ser encarada como uma oportunidade de examinar a maneira pela qual o indivduo incapaz de lidar com certas situaes geradoras de ansiedade, fissura ou estresse, vindo possibilidade de desenvolver maneiras adaptativas de lidar com estas situaes, sem o uso do lcool.

2 MTODO O referido estudo parte de um delineamento qualitativo de pesquisa que, de acordo com Rey (2005), busca identificar um fenmeno especfico em sua profundidade, visando trabalhar com descries e suas respectivas interpretaes, sendo mais participativa, porm menos controlvel. Conforme Bardin (1977), a abordagem qualitativa um mtodo que recorre a indicadores no freqenciais suscetveis de permitir inferncias, sendo que a
9

presena ou ausncia pode constituir um ndice tanto ou mais frutfero que a freqncia da apario (p. 114). Portanto, trata-se de um mtodo que trabalha com descries e interpretaes e que possibilitou caracterizar o processo de recada em indivduos alcoolistas de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul.

2.1 Participantes Participaram da pesquisa sete alcoolistas integrantes do grupo de Alcolicos Annimos (AA), caracterizados conforme o quadro abaixo (Quadro 1). A seleo para os integrantes da pesquisa ocorreu mediante o interesse dos sujeitos pela participao, obedecendo aos critrios de incluso, cientes de que a sua identidade seria preservada. Como critrios de incluso, os participantes deveriam, necessariamente, possuir um histrico de pelo menos um episdio de recada e estarem em abstinncia do lcool h pelo menos dois meses, podendo ser de ambos os sexos, acima de 21 anos. Entende-se que havendo um perodo de dois meses de abstinncia, possvel que o alcoolista esteja iniciando um processo de ressignificao da sua dependncia do lcool, dando um outro sentido ao seu tratamento, na medida em que tambm estar mais integrado ao grupo de AA. Optou-se por participantes com idade superior a 21 anos, por terem j adquirido legalmente a sua maioridade, respondendo pelos seus atos. O quadro a seguir pretende definir mais claramente os participantes da pesquisa, caracterizando-os conforme os dados de idade, sexo, grau de escolaridade, o tempo de uso do lcool, o tempo em que atualmente encontra-se em abstinncia, bem como o nmero de recadas que teve ao longo da vida. Estas informaes foram obtidas com o prprio participante, ao incio da coleta de dados.

Quadro 1 Caracterizao dos participantes


PARTIC IDADE SEXO ESCOLARIDADE USO DO LCOOL AA 1 AA 2 AA 3 AA 4 AA 5 AA 6 AA 7 38 anos 39 anos 36 anos 62 anos 48 anos 53 anos 63 anos M M M M M M M Mdio completo Fundamental completo Mdio completo Fundamental completo Fundamental completo Fundamental incompleto Fundamental completo 22 anos 24 anos 19 anos 41 anos 24 anos 21 anos 25 anos TEMPO DE ABSTINNCIA 01 ano e 06 meses 03 anos 10 meses 02 anos 08 anos 10 anos e 09 meses 11 anos 02 04 01 03 01 04 07 RECADAS

10

A idade dos participantes varia entre 36 e 63 anos, sendo todos do sexo masculino. A maioria possui ensino fundamental ou mdio completos, apenas um deles no concluiu o ensino fundamental. O tempo de uso do lcool oscila entre 19 e 41 anos, mas em abstinncia, no mnimo h 10 meses at 11 anos sem uso, sendo que o nmero de recadas situa-se entre 01 e 07 episdios.

2.2 Instrumentos Para a realizao da coleta de dados da devida pesquisa, foi utilizado como instrumento uma entrevista semi-estruturada, constituda de um roteiro contendo 14 perguntas abertas (Apndice) que serviram como base para explorar os questionamentos sobre o tema em estudo. As perguntas seguiram um fluxo normal, sem possuir uma postura rgida, apenas obedecendo a uma seqncia lgica (NUNES, 1993). A entrevista semi-estruturada formada por um conjunto de aspectos organizados previamente entrevista para serem investigados com cada entrevistado, partindo de questionamentos bsicos, de acordo com o foco de interesse da pesquisa. Esse tipo de entrevista proporciona novas hipteses interrogativas, na medida em o dilogo vai acontecendo (MACEDO; CARRASCO, 2005). O instrumento foi testado em uma entrevista piloto, com o intuito de verificar possveis irregularidades referentes linguagem, estrutura lgica, compreenso das questes e demais problemas que pudessem interferir na aplicao e, posteriormente, nos resultados da pesquisa. No foi necessrio nenhuma alterao nas perguntas da entrevista, sendo todas elas de fcil compreenso pelos participantes.

2.3 Procedimentos para coleta dos dados A partir da aprovao do projeto de pesquisa pelo Comit de tica em Pesquisa (CEP) da FACCAT, sob parecer e processo nmero 483, deu-se incio ao primeiro contato com o coordenador nas dependncias do AA, a fim de apresentar a proposta da investigao. Mediante autorizao do local, realizou-se o convite aos participantes, respeitando-se os critrios para tal. Na primeira abordagem foi explicado o objetivo da pesquisa aos participantes, o respeito ao sigilo das informaes fornecidas, bem como todo o procedimento para a coleta de dados. A partir da aceitao realizaram-se combinaes referente a data e horrio para a aplicao do instrumento, destacando que o mesmo ocorreria de forma individual e em local reservado.
11

Antes da aplicao individual da entrevista semi-estruturada, foi lido e assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por ambas as partes, ressaltando-se que a identidade do participante permanecer preservada e que o mesmo poderia desistir da sua participao em qualquer momento da realizao da pesquisa. Foi explicado que diante de uma maior fragilidade emocional apresentada por algum participante, o mesmo seria encaminhado para atendimento psicolgico no Centro de Servios em Psicologia da Faccat (CESEP). As entrevistas foram gravadas mediante a autorizao do entrevistado, para posterior transcrio e anlise dos dados coletados. Todo o material de pesquisa contendo dados dos participantes permanecer confidencialmente guardado em posse da pesquisadora.

2.4 Procedimentos para a anlise dos dados Para a realizao do tratamento e a anlise dos dados, foi utilizada a abordagem qualitativa, a partir do mtodo de Anlise de Contedo, proposto por Bardin (1977). A anlise de contedo constitui-se de um procedimento caracterizado pela fragmentao de um texto, tendo como objetivo encontrar regularidades, possibilitando uma comparao entre as palavras e os elementos do corpo do texto (BARDIN, 1977). A autora, ao longo do processo de anlise, desenvolveu trs etapas norteadoras, visto que nesse modo de anlise preciso organizar o material obtido nas entrevistas por meio de atividades seqenciais, composto pelas seguintes etapas: pr-anlise, explorao do material e tratamento dos resultados. De acordo com Bardin (1977), a pr-anlise constitui-se no reconhecimento e organizao do material atravs da leitura flutuante, escolha dos documentos, preparao e elaborao. A explorao do material compreendeu a fase onde os temas foram explorados e enumerados. Essa codificao correspondeu a uma transformao dos dados brutos do texto em recortes que pudessem atingir uma representao do contedo ou de sua expresso. J o tratamento dos dados a fase final, onde se pde interpretar e transformar em dados brutos, de forma a torn-los significativos e vlidos pesquisa. Concludo o procedimento de anlise acima exposto, definiram-se as seguintes categorias, bem como as subcategorias e unidades de registro, sendo elas: Categoria 1: PERCEPO SOBRE SUA VIDA EM ABSTINNCIA Subcategorias: Credibilidade: 6 U.R. Reconhecimento da Dependncia Qumica: 5 U.R.
12

Amor prprio: 5 U.R. Realizao: 4 U.R. Cuidado constante: 3 U.R. Assumir-se dependente: 2 U.R. Gratido: 1 U.R. Disposio: 1 U.R. Apoio familiar: 1 U.R. Categoria 2: SIGNIFICADO DE RECADA Subcategorias: Fracasso: 4 U.R. Perdas: 2 U.R. Indisciplina: 1 U.R. Desmotivao: 1 U.R. Vergonha: 1 U.R. Categoria 3: MOTIVOS PARA A RECADA Dificuldade nos relacionamentos em geral: 9 U.R. Falta de controle dos impulsos: 6 U.R. Auto-piedade: 2 U.R. Auto-suficincia: 2 U.R. Irritabilidade: 2 U.R. Sem objetivo de vida: 1 U.R. Categoria 4: SENTIMENTOS DIANTE DA RECADA Sentimento de fraqueza: 6 U.R. Sentimento de culpa: 3 U.R. Vergonha: 3 U.R. Categoria 5: PERCEPO SOBRE SUA VIDA APS A RECADA Descrdito: 3 U.R. Indiferena: 3 U.R. Isolamento: 3 U.R. Perdas: 2 U.R. Aps a definio das categorias, iniciou-se a discusso dos resultados do estudo, sendo fundamentados com o que os autores trazem na literatura, e ilustrados com exemplos das prprias falas dos participantes da pesquisa.

3 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS Concluda a realizao da anlise de contedo das entrevistas, verificou-se a obteno de cinco categorias, todas elas advindas dos relatos dos participantes, objetivando responder ao seguinte problema de pesquisa: Como se caracteriza o processo de recada em indivduos alcoolistas de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul?

13

Com a inteno de investigar os fatores que pr-dispem a recada para um alcoolista em abstinncia, verificando quais os motivos que levaram esse sujeito a optar pelo uso do lcool novamente, aps terem permanecido durante algum tempo sem a ingesto da substncia, foi possvel constatar as seguintes categorias: Percepo sobre sua vida em abstinncia; Significado de recada; Motivos para a recada; Sentimentos diante da recada e Percepo sobre sua vida aps a recada. A categoria Percepo sobre sua vida em abstinncia evidenciou as seguintes subcategorias: credibilidade, reconhecimento da dependncia qumica, amor prprio, realizao, cuidado constante, assumir-se dependente, gratido, disposio, apoio familiar. De forma mais significativa, seis dos sete participantes mencionam que a conquista da credibilidade no mbito familiar e meio social, resultam em efeitos positivos quanto manuteno da abstinncia. Cinco dos sete entrevistados afirmam que a importncia do reconhecimento de que so dependentes do lcool torna-se fundamental para o alcance do objetivo, assim como cinco deles relacionam o resgate do amor prprio como efeito de uma vida sem o uso do lcool. Edwards (1997) destaca que a manuteno da abstinncia se d, por meio de fatores que venham a apoiar e a sustentar a continuidade de seu objetivo, dessa forma, o indivduo envolvido em fase de abstinncia, est atento s questes de custo-benefcio, que vm tona no seu cotidiano, mediante conseqncias das aes que est desempenhando. Sendo assim, os alcoolistas em remisso, necessitam acreditar, bem como, fazer-se confiantes aos olhos dos outros, de que so vencedores potenciais e que possuem a capacidade de alcanar o objetivo da abstinncia. Percebeu-se, portanto, que quando abstinentes os participantes vem-se acreditados pelas pessoas que os cercam, estabelecendo-se uma relao de confiana entre eles e suas famlias e amigos. A fala do participante AA 1 exemplifica a credibilidade percebida: Hoje tenho crdito, tenho um valor para minha famlia, no meu trabalho, para minha esposa, aprendi a dar valor para mim, me conhecer melhor e assumir que eu sou um dependente e que eu tenho que estar sempre me policiando, atento aos sinais (sic.). A vida em abstinncia possui relao direta com a capacidade de encontrar objetivos pessoais aceitveis, que venham potencializar os efeitos mantenedores da situao, levando o indivduo a adquirir habilidades de recuperao, encontrando substitutos positivos para a bebida (EDWARDS, 1997). Conforme o autor, assim d-se incio reconquista do amor prprio e de uma auto-estima mais elevada. Exemplo do relato de AA 5:

14

Muitos se importam com a minha opinio sobre as coisas, tenho minha responsabilidade aqui como coordenador das reunies, tenho o meu carter e passei a dar valor para mim mesmo (sic.). Desta forma, quando uma pessoa pra de beber, acaba se questionando sobre o que poder vir a substituir os aspectos do lcool em sua vida, vindo a favorecer, proporcionar e definir um propsito. Edwards, Marshall e Cook 1999 revelaram atravs de suas pesquisas, que a recuperao da dependncia do lcool, freqentemente est relacionada com a descoberta individual das compensaes, baseada primeiramente com o reconhecimento da dependncia qumica, para posteriormente resgatar uma nova forma de oportunidades. Rigotto e Gomes (2002) destacam que ao promover a abstinncia, os indivduos readquirirem a capacidade adaptativa, tornando-se presena transformadora, frente s diversas situaes da vida. Para os autores, a experincia da abstinncia pode ser interpretada como um esforo assistido de reconhecimento do problema de dependncia, do retorno ao convvio familiar, de recuperao de auto-estima, do evitar o contexto favorecedor do consumo, do envolvimento em trabalhos de recuperao de outros dependentes e, por fim, de um sentido de existncia, o sujeito esfora-se para romper com hbitos enraizados. Como o exemplo citado por AA 5: Sempre serei um alcolatra em recuperao, me mantenho firme no meu propsito de estar sbrio, para auxiliar aqueles que esto perdidos, como eu estive um dia. Hoje eu tenho uma vida tranqila, no tenho luxos, mas tenho o principal para viver, minha famlia do meu lado, meu trabalho, minha ndole (sic.). Quanto categoria Significado de recada, foi possvel identificar tais subcategorias: fracasso; perdas; indisciplina; desmotivao e vergonha. Diante das

subcategorias mencionadas, a maioria dos participantes d recada, o significado de fracasso. Para Silva, Ferri e Formigoni (1995) as dificuldades frente recuperao, fragilizam os esforos para a mudana, assim, as adversidades da vida cotidiana acabam sendo percebidas com exagero. Os autores destacam que o dependente possui uma incapacidade de tolerar frustraes e com base nesse enfoque, para este indivduo, a recada pode ser entendida ou interpretada como uma resposta ao no enfrentamento das situaes, manifestadas por sentimentos de fracasso e humilhao. O exemplo evidencia o significado de recada para o sujeito entrevistado AA 6:

15

A recada para mim fracasso, derrota mesmo. Hoje eu tenho certeza de que eu no vou beber, porque a recada como uma falncia de vida, com ela eu perdi tudo, muito triste, destri e humilha (sic.). Com o reincio do uso da substncia comum desencadear nos indivduos alcoolistas, sentimentos importantes de fracasso, culpa e auto-recriminao. Por meio da continuao do uso, o indivduo diminui a possibilidade de deter o processo, dando vazo ao negativismo (KNAPP; JNIOR, 2008). A seguir o exemplo de AA 3: Eu estaria acabando com a minha vida, a recada uma desgraa, um fracasso total, eu me sentiria envergonhado diante de uma recada. A categoria Motivos para a recada, encontrada segundo informaes coletadas, tem como subcategorias: a dificuldade nos relacionamentos em geral; a falta de controle dos impulsos; a auto-piedade; a auto-suficincia; a irritabilidade; sem objetivo de vida. Quanto aos motivos que levam os indivduos recada, pode-se evidenciar a relevncia das respostas, quanto ao fator sobre a dificuldade nos relacionamentos em geral e a falta de controle dos impulsos. Existe uma questo scio-cultural, onde os fatores interpessoais como a influncia dos pares e o comportamento da famlia, tornam-se muito importantes na determinao do padro de uso do lcool (BERTOLOTE; RAMOS, 1997). Para esses autores, a sociedade e a famlia no esto atuando com a devida responsabilidade, permanecendo imune diante dessa realidade, devido a uma crescente valorizao dos fatores do alcoolismo, dando nfase s causas individuais. Segundo Cavalcante (1997) problemas familiares resultando em desavenas, falta de credibilidade e tambm a falta de confiana, so situaes que despertam emoes negativas nas pessoas que apresentam dependncia, tais sentimentos podem desencadear situaes de recada. Todos os entrevistados mencionaram que um dos motivos que os levaram s recadas possui uma relao direta com a questo da dificuldade encontrada nos relacionamentos em geral, manifestando-a da seguinte forma como exemplifica a fala de AA7: Era a cobrana demasiada dos meus familiares, o mau relacionamento com a minha famlia, os amigos me convidando, era muita presso, meus filhos me rotulando, minha prpria famlia ter suspeitado que eu tivesse estuprado minha filha, ningum acreditava em mim (sic.). Conforme Kalina (1999) a dependncia caracteriza-se por ser uma doena psquica, pois com o uso do lcool, o dependente supre suas necessidades psicolgicas, minimizando sensaes desagradveis e assim, buscando solues temporrias para seus problemas.
16

Marlatt e Gordon (1993) salientam que, progressivamente, a dependncia do indivduo desperta desejos invencveis de buscar a substncia, como uma fissura, uma forma de compulso. A fissura se manifesta por meio de sensaes que envolvem a necessidade da busca pela bebida, destacando-se como um importante fator de risco para a recada, dificultando que o indivduo mantenha o controle de seus impulsos. A probabilidade de beber ocorre em funo do nvel de tenso recebido perante determinada situao, relacionado-a com o grau de controle pessoal, a disponibilidade de respostas adequadas para lidar com a situao, o acesso ao lcool e as expectativas de resultado positivo oferecidas pela bebida como resposta para lidar com a situao (MARLATT; GORDON 1993). A seguir um exemplo relatado pelo participante AA 2: Eu no conseguia levar nada a srio, eu tentei me controlar, mas cheguei ao meu limite, para mim eu podia tudo, eu no conhecia a palavra no (sic.). Com base nas informaes coletadas nas entrevistas, identificou-se a categoria Sentimentos diante da recada, evidenciando as seguintes subcategorias: sentimentos de fraqueza; sentimento de culpa; vergonha. A maioria dos participantes manifestou o sentimento de fraqueza mediante a recada. Edwards (1995) revela que o fato de voltar a beber possui conseqncias que levam o alcoolista a perder a sua auto-estima, vindo a convencer-se de que ele no vale nada, preso a um sentimento de culpa, profundamente pessimista, sentindo-se demasiadamente fraco e envergonhado perante suas atitudes. O autor afirma que para se entender por que algumas pessoas recaem, fundamental saber que o lcool uma droga capaz, pelo menos em curto prazo, de remover ou afastar uma ampla variedade de sentimentos desagradveis, como por exemplo, angstia ou depresso. Para o indivduo inseguro ou que duvida de seu prprio valor, beber pode remover temporariamente estes sentimentos. A pessoa que bebe demais est, freqentemente, usando o lcool para alterar sua percepo do mundo, que ela acha difcil, ou para aliviar sentimentos insuportveis a seu prprio respeito. Seis participantes da pesquisa relataram que o sentimento de fraqueza foi evidenciado diante da recada, como revela a fala de AA1: Me senti muito mal, que eu sou fraco diante da bebida, me senti um lixo, me senti culpado, desesperado (sic.). Quanto a categoria Percepo sobre sua vida aps a recada, apareceram as seguintes subcategorias: descrdito; indiferena; isolamento; perdas. Trs dos sete sujeitos participantes responderam que o descrdito, a indiferena e o isolamento tornam-se percebidos aps a recada na vida cotidiana destes indivduos.
17

Para Correa e Pardo (2004) a longa histria de consumo intenso de lcool, influencia na construo de uma auto-imagem negativa, relacionada ao poder de comunicao dos dependentes, resultado de uma gradativa desvalorizao de seus discursos, ao longo dos anos. Desta forma os alcoolistas que retornam ao consumo de lcool, se sentem derrotados e impotentes, sofrendo de baixa auto-estima, evidenciando que durante o perodo de consumo, os dependentes restringem suas relaes sociais, num comportamento de isolamento, mantendo-se afastados. Exemplo da fala do entrevistado AA 2: Todos passaram a me isolar, eu tambm fazia questo que eles me deixassem em paz sem me incomodar. A pior sensao que tive foi a indiferena, mas eu era insuportvel, violento, ningum chegava perto de mim, ia me afundando na bebida (sic.). De acordo com Bucher (1996) a volta para o consumo do lcool, aps o sujeito ter permanecido por algum tempo abstinente, indica que a substncia leva o indivduo a um estranho isolamento. O autor interpretou este isolamento como um distanciamento do convvio social, em busca de uma felicidade temporria que viria pelo esquecimento e pelo afastamento. O prazer solitrio estabelecido ao indivduo que veio a recair com o lcool pode ser entendido como uma forma de completude, onde o encontro com o outro ficou impossibilitado. O participante AA 5 evidencia essa situao com a seguinte fala: Eu s queria beber, me isolava em um stio na sexta-feira, para beber o final de semana inteiro. Fui ficando cada vez mais sozinho e as pessoas acabavam se afastando cada vez mais de mim, meus familiares, meus filhos, meus amigos, minha esposa, todos muito indiferentes comigo (sic.). Com base na anlise realizada sobre os resultados obtidos, verificou-se que foi possvel encontrar informaes necessrias, que garantiram o atendimento dos objetivos propostos, permitindo afirmar que o processo de recada em indivduos alcoolistas de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul, se caracteriza por diversas situaes de alto risco, no qual o sujeito est exposto, cada um com seus motivos particulares, sem respostas adaptativas de enfrentamento. Diante desta realidade, cede recada, lhe despertando inmeros sentimentos e aes negativas.

CONSIDERAES FINAIS Com a realizao do estudo proposto, foi possvel evidenciar que o processo de recada em indivduos alcoolistas se caracteriza, por meio de certas situaes em que o sujeito abstinente venha a se deparar, podendo essas representar um fator de alto risco, desencadeante da recada. Independentemente do que possa acontecer, se este sujeito no
18

estiver fortalecido, no possuindo respostas adaptativas de enfrentamento para tais situaes, ocorrer impreterivelmente a recada em sua vida, acarre tando-lhe o prejuzo funcional. Este estudo possibilitou, de forma positiva, a atingir todos os objetivos desejados acerca de uma investigao sobre os motivos que os indivduos alcoolistas de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul apresentaram, frente recorrncia do uso de lcool, levando a uma compreenso do significado da recada para estes indivduos, permitindo identificar a percepo que possuem sobre suas prprias vidas antes e depois da recada, alm de conhecer os sentimentos despertados nestes indivduos frente a uma recada, como tambm, identificar as situaes de alto risco que aumentaram as chances da ocorrncia de recada nestes participantes. Com base na obteno dos dados, de forma a contribuir com os objetivos dessa pesquisa, tornou-se possvel encontrar resultados precisos, destacando que os motivos que levaram os indivduos alcoolistas em abstinncia, para a recorrncia do uso do lcool, esto relacionados com a dificuldade nos relacionamentos, sejam eles familiares, conjugais, no trabalho, enfim, relacionamentos sociais. Outro aspecto relevante, que favoreceu a reincidncia do uso do lcool, para alguns dos sujeitos entrevistados, foi quanto questo da falta de controle dos impulsos, ou seja, a impossibilidade de conter o desejo pela busca da substncia do lcool, evidenciando assim, a recidiva ao comportamento da ingesto alcolica. Tais motivos so considerados por estes indivduos, como sendo as suas principais situaes de alto risco, requerendo primordial ateno, pois se trata de questes que so interpretadas por eles como uma ameaa ao senso de controle, facilitando recada. O significado da palavra recada para estes indivduos sinnimo de fracasso, to logo os sentimentos despertados frente recada evidenciam essa mesma sensao de fraqueza, levando os participantes a sentirem-se fracos perante a recada. A vida dos sujeitos antes da recada, bem como a presente situao de abstinentes, percebida de forma positiva, onde os mesmos conquistaram a confiana de muitas pessoas, favorecendo a manuteno da abstinncia. Segundo os respondentes, importante que haja o reconhecimento da dependncia do lcool, tornando para eles mais fcil de entender o processo e a manuteno das estratgias de enfrentamento, para a permanncia em sobriedade. O assumir-se dependente aliado com o propsito da abstinncia, aumenta a credibilidade diante das pessoas e potencializa efeitos positivos, levando ao alcance do amor prprio. Quanto percepo sobre a vida dos indivduos alcoolistas aps a recada, apontam questes como a falta de confiana, a indiferena e o isolamento, evidenciando que a recada potencializa um

19

decrscimo na vida dos envolvidos, mediante tantas questes positivas que haviam conquistado em abstinncia. As pesquisas relacionadas ao assunto revelam-se importantes, pois se trata de um tema atual e preocupante na nossa sociedade, cientificamente contribuem para com a temtica, esclarecendo a cerca dos sentimentos implcitos no indivduo frente a uma recada, o que ele pensa sobre o assunto, como percebe sua vulnerabilidade frente a situaes de alto risco, podendo-se partir destas idias a delimitao de novos temas para futuras pesquisas. Sugere-se, ainda, a possibilidade de desenvolv-la com o sexo feminino, aliando questes de abordagens e tratamentos utilizados para a manuteno da abstinncia, baseados nas situaes de alto risco. No que diz respeito s dificuldades encontradas na execuo desse estudo, ressaltamos a manifestao de ansiedade por parte dos entrevistados, que respondiam as questes exaustivamente, de forma prolixa, at que fossem interrompidos e trazidos para o foco da pesquisa novamente, reiniciando com uma nova pergunta. Quanto s virtudes encontradas destacam-se a receptividade apresentada pelo grupo de integrantes do AA, o acolhimento oferecido pesquisadora, alm da real inteno dos entrevistados em transmitirem suas experincias de vida, o que foi, sem dvida, uma experincia de profundo aprendizado. A partir do momento em que se busca uma compreenso das fragilidades, dos pontos fortes, bem como das estratgias de enfrentamento do indivduo alcoolista, ser possvel entender o seu funcionamento, bem como os acontecimentos que ocorrem em seu cotidiano, resultando na interferncia quanto deciso de manter-se abstinente ou recair. Portanto, a contribuio para a cincia psicolgica no generalizar, mas sim ampliar discusses, evidenciando que cada sujeito nico e possuidor de dificuldades prprias, sendo este merecedor de uma escuta, baseada na empatia pelo profissional que estiver acompanhando seu tratamento. Conclui-se, portanto, que para a manuteno da abstinncia do indivduo alcoolista, as situaes de risco, em especial as dificuldades de relacionamento em geral e a falta de controle dos impulsos, devero estar fortemente elaboradas dentro de si.

REFERNCIAS LVAREZ, Armando M. Alonso. Fatores de risco que favorecem a recada no alcoolismo. 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v56n3/a06v56n3.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2009.
20

BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1977. BERTOLOTE, Jos Manoel; RAMOS, Srgio de Paula. Alcoolismo Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. BRASIL. Levantamento domiciliar sobre uso de substncias no Brasil. 2006. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2009. BUCHER, Richard. Drogas e sociedade nos tempos da AIDS. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1996. CARMO, Gisele Aleluia Vieira Alves do. Dependncia qumica e relaes familiares: a importncia da famlia no tratamento da drogadio. 2004. Disponvel em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br>. Acesso em: 16 abr. 2009. CAVALCANTE, Antnio Mouro. Drogas. Esse barato sai caro. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1997. CORREA, Luiz Henrique; PARDO, Maria Benedita Lima. Avaliao de habilidades sociais em dependentes alcolicos. Revista Boletim de Psicologia, So Paulo, vol. LIV, n.120, p.80-104, jan.-jul., 2004. DSM-IV-TR Manual diagnstico dos transtornos mentais. trad. Dornelles, Cludia. 4.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002. EDWARDS, Griffith. O tratamento do alcoolismo. So Paulo: Martins Fontes, 1995. EDWARDS, Griffith. Os alcolicos annimos como um espelho colocado diante da natureza. In: EDWARDS, Griffith; DARE, Christopher (Orgs). Psicoterapia e tratamento de adies. trad. Veronese, Maria Adriana Verssimo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. EDWARDS, Griffith; MARSCHALL, Jane; COOK, Christopher. O tratamento do alcoolismo: um guia para profissionais de sade. 3.ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1999. GIGLIOTTI, Analice; BESSA, Marco Antnio. Sndrome de dependncia do lcool: critrios diagnsticos. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000500004>. Acesso em: 20 abr. 2009. JULIO, Alessandra Maria. Reduo de Danos para o lcool. In: NIEL, Marcelo; SILVEIRA, Dartiu Xavier (Orgs). Drogas e reduo de danos: uma cartilha para profissionais de sade. So Paulo: Ministrio da Sade, 2008, p. 35-42. JUNGERMAN, Flvia; LARANJEIRA, Ronaldo. Entrevista motivacional: bases tericas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Porto Alegre, v.48, n.5, p.197-207, maio-nov.1999. KALINA, Eduardo. O indivduo drogadependente. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1999.
21

KNAPP, Paulo; BERTOLOTE, Jos Manoel. Preveno de recada: um manual para pessoas com problemas pelo uso do lcool e das drogas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. KNAPP, Paulo; JNIOR, Ernani Luiz. Terapia cognitivo-comportamental dos comportamentos adictos. In: CORDIOLI, Aristides Volpato (Org). Psicoterapias: abordagens atuais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 616-637. LARANJEIRA, Ronaldo; NICASTRI, Srgio; JERNIMO, Cludio; MARQUES, Ana C. Consenso sobre a sndrome de abstinncia do lcool (SAA) e o seu tratamento. 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v22n2/a06v22n2.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2009. LARANJEIRA, Ronaldo; FIGLIE, Neliana Buzi; BORDIN, Selma. Bases tericas relacionadas clnica e ao tratamento da dependncia qumica. In: FIGLIE, Neliana Buzi; BORDIN, Selma; LARANJEIRA, Ronaldo (Orgs). Aconselhamento em dependncia qumica. So Paulo: Roca, 2004, p. 249-266. LINO, Tiago Alexandre Lopes R. Alcoolismo da Causa Doena. 2006. Disponvel em: <http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos>. Acesso em: 20 abr. 2009. MACEDO, Mnica M. Kother; CARRASCO, Leanira Kesseli. (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interao humana. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. MARLATT, Allan; GORDON, Judith. Preveno da recada: estratgia e manuteno no tratamento de comportamentos aditivos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. NUNES, Maria Lcia Tiellet. Entrevista Psicolgica. In: CUNHA, Psicodiagnstico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993, p.29-50. J.A. (org)

OLIVEIRA, Mauro. O caminho das drogas. Novo Hamburgo: Original & Cpia Ltda, 2003. OLIVEIRA, Margareth da Silva; JAEGER, Antnio; SCHREINER, Simone. Abordagens teraputicas no tratamento da dependncia qumica. In CAMINHA, Renato Maiato (org). Psicoterapias cognitivo-comportamentais teoria e prtica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003, p.193-209. OLIVEIRA, Margareth da Silva; LARANJEIRA, Ronaldo; ARAJO, Renata Brasil; CAMILO, Rafael Leal; SCHNEIDER, Daniela DiGirgio. Estudo dos estgios motivacionais em sujeitos adultos dependentes do lcool. Psicologia, reflexo e crtica, Porto Alegre, v.16, n.002, p. 265-270, jul-nov, 2003. REY, Fernando Gonzalez. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construo da informao. Editora Thomson Learing, 2005.

22

RIGOTTO, Simone Demore; GOMES, William B. Contextos de abstinncia e de recada na recuperao da dependncia qumica. 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n1/a11v18n1.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2009. SCHUCKIT, Marc. Abuso de lcool e drogas: uma orientao clnica ao diagnstico e tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991. SILVA, Eroy Aparecida; FERRI, Cleusa Pinheiro; FORMIGONI, Maria Lcia de Oliveira Souza. Situaes de recada em pacientes dependentes de lcool e outras drogas durante o tratamento: um estudo preliminar. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, So Paulo,v.44, n.6, p.311-315, jun.1995.

APNDICE - Roteiro de Entrevista Idade: Sexo: Escolaridade: Tempo de uso do lcool: Tempo de abstinncia: Nmero de recadas:

1) Como e quando voc iniciou o uso do lcool? 2) O que o lcool representava para voc? E o que representa hoje? 3) O que fez com que tomasse a deciso de parar com o uso do lcool? 4) Quantas tentativas fizeste de parar? Quais os recursos utilizados? 5) Como voc se sentiu enquanto abstinente? 6) Como era a sua vida enquanto abstinente? 7) Fale-me sobre o que ocorria em sua vida quando teve a primeira recada? 8)Voc percebeu mudana na sua vida em relao a como era quando bebia? 9) Qual(is) foi o motivo que fez voc retornar ao uso? E qual foi o principal deles? 10) Como voc se sentiu ao voltar a usar o lcool depois do tempo em que permaneceu abstinente? 11) Voc percebeu alguma mudana na sua vida aps voltar a beber? 12) Como voc avalia a sua atual situao? 13) O que a palavra recada significa para voc? 14) Quais so suas expectativas de vida diante da sua atual situao?

23

24

Das könnte Ihnen auch gefallen