Sie sind auf Seite 1von 12

A NEOGRFICA*

Jacques BERTIN** Definies


A Neogrfica se serve das propriedades da imagem visual para fazer aparecer as relaes de diferena, de ordem ou de proporcionalidade entre os dados. Essa linguagem abrange o universo dos diagramas, das redes e das topografias. A Neogrfica aplicada a um conjunto definido previamente: a tabela de dados. Constri assim a parte racional do mundo das imagens na classificao lgica dos sistemas de sinais fundamentais.1 A Neogrfica procura atingir dois objetivos: - Tratar os dados para compreend-los e revelar a informao que possam conter. - Comunicar essa informao, se for o caso, ou fazer um inventrio de dados elementares. A teoria matricial, fundamentada na Semiologia Grfica, constri um sistema homogneo e coerente da anlise da linguagem grfica, de seu emprego e de sua pedagogia. preciso evitar qualquer confuso entre NEOGRFICA, que trata apenas de conjuntos definidos prvia e rigorosamente (a tabela de dados) e o GRAFISMO figurativo ou no que, ao contrrio, procura definir um campo. A Neogrfica um instrumento de trabalho que obedece a leis universais incontornveis e indiscutveis, e que se aprende. O grafismo livre, uma arte, mas sempre discutvel.
_______________________

SISTEMAS DE PERCEPO

atribuda s percepes

SIGNIFICAO

O sistema se abre qualquer significao PANSSEMIA

MSICA

IMAGEM NO FIGURATIVA IMAGEM FIGURATIVA

O sistema tende a definir um conceito POLISSEMIA Transcrio das relaes entre conceitos definidos previamente MONOSSEMIA

PALAVRA

MATEMTICA

NEOGRFICA

As transcries escritas da msica, da palavra e das matemticas so frmulas de memorizao de sistemas fundamentalmente sonoros, que no fogem ao carter linear e temporal desses sistemas. O ouvido ouve uma equao ao telefone, mas no ouve um mapa.

* Traduzido por Jayme Antonio Cardoso (UFPR), julho/2000. Neogrfica o termo proposto por Jayme A. Cardoso para La Graphique, disciplina criada por Jacques Bertin a partir da semiologia grfica. No texto, SG remete obra BERTIN, Jacques. Smiologie Graphique. Paris, Mouton, 1967. 417 p.; GR remete obra BERTIN, Jacques. A Neogrfica e o Tratamento Grfico da Informao. Curitiba, Editora da UFPR, 1986. 273 p. **Jacques BERTIN (Maisons-Laffitte, Frana, 1918) cartgrafo e gegrafo pela Sorbonne. Em 1954 criou o Laboratoire de Cartographie, da cole Pratique des Hautes tudes, VI e Section (depois denominado Laboratoire de Graphique da cole des Hautes tudes em Sciences Sociales). Foi o primeiro a lanar as bases de uma estrutura da linguagem grfica, oferecendo teoria e instrumentos que revolucionaram a construo de grficos e o tratamento grfico de dados, a partir da linguagem visual. De sua grande produo, destacam-se como obras bsicas Smiologie Graphique (1967) e La graphique et le traitement graphique de linformation (1977).

PROPRIEDADES NATURAIS DA IMAGEM GRFICA As trs dimenses da imagem instantnea


No plano, uma mancha pode estar no alto ou em baixo, direita ou esquerda (1). A percepo constri duas dimenses independentes (X e Y) no plano, separadas pela perpendicularidade. Uma variao de energia luminosa (2) constri em Z uma terceira dimenso independente de X e Y. A imagem, forma significativa percebida instantaneamente, criada em trs dimenses X, Y e Z (3). Portanto, ela pode transcrever as relaes entre trs conjuntos independentes. A variao de energia luminosa num papel indicada pela variao do tamanho ou pela variao do valor das manchas. As variveis visuais da imagem so, portanto, o plano X, Y e o tamanho ou o valor das manchas em Z. As propriedades do plano

Pontos ou linhas. Rede ou matriz


Um dado uma relao entre dois elementos. O plano nos oferece pontos e linhas. Em conseqncia: - pode-se representar os elementos por pontos e as relaes por linhas (4): constri-se uma REDE. As dimenses da imagem, X e Y, no so significativas. - pode-se representar os elementos por linhas e as relaes por pontos (5): uma construo matricial, constri-se uma MATRIZ. As dimenses X e Y tm cada uma sua significao. Se todo conjunto de dados pode ser construdo de duas maneiras, cada uma das construes tem suas propriedades. A REDE descreve as relaes entre os objetos. a melhor maneira de transcrever a ordem topogrfica, mas intil na transcrio dos conjuntos ordenveis. Por exemplo, pode-se descobrir a aberrante relao em (6)? Mas, ela aparece imediatamente na matriz (7). A CONSTRUO MATRICIAL compe a construo de base da Neogrfica. Suas trs dimenses independentes fazem dela o suporte inconsciente da reflexo, enfatizado pela universalidade da tabela de dupla entrada e dos procedimentos de reclassificao.

Imagem fixa ou imagem transformvel


Consideremos a tabela de dados (8). Ela indica a presena dos produtos A, B, C ... nos pases 1, 2, 3 ... Seja desta forma ou sob a forma grfica (9), ela demanda um esforo de anlise frustrante. Ora, basta deslocar o pas 2 e o produto D para se descobrir os grupos de elementos semelhantes (10) e reduzir 25 elementos a 3 grupos que caracterizam este conjunto de dados. Esta transformao interna da imagem atravs de permuta das linhas e das colunas, baseada no princpio universal de proximidade-similitude, define a matriz ordenvel base do tratamento grfico dos dado s. As permutas so esquematizadas por (11).

Os limites da imagem e os problemas de superposio


Visualmente, sobrepor imagens grficas corresponde a sobrepor fotografias: misturam-se os negativos e se destroem as imagens. A imagem tem apenas trs dimenses. Como fazer para representar vrios caracteres num mapa, isto , sobre um XY fixo e, no entanto, separar suas imagens? Este o problema da seletividade das variveis visuais. As propriedades do Z

Ordem, associao, seleo


(12) As variveis da imagem so ordenadas (O) (isto vem antes daquilo). Alm disso, como o plano, o tamanho transcreve propores (Q) (isto n vezes aquilo). Em todas as combinaes de variveis, tamanho e valor impem sua ordem (variao de intensidade luminosa) s outras variveis. Tamanho e valor so chamadas dissociativas. (13) As outras variveis so de visibilidade constante e no perturbam qualquer combinao. Elas so chamadas associativas ( ) (isto pode ser visto como semelhante quilo). Servem para separar imagens elementares. (14) Todas as variveis so seletivas ( ) (isto diferente daquilo) mas so mais ou menos seletivas. Apenas o plano possui todas as propriedades perceptivas. As transformaes do Z (inverses, simplificao varivel...), outrora praticamente irrealizveis, agora so possveis graas informtica.

TEORIA MATRICIAL DA NEOGRFICA


Para que serve a Neogrfica?

Um exemplo significativo
Transformam-se dados em grfico para compreender. Um mapa, um diagrama, so documentos para se interrogar. A tabela (15) por exemplo, que detalha a produo de carne em cinco pases, pode ser interrogada conforme suas trs entradas: X, tal tipo de carne, qual pas? Y, tal pas, qual tipo de carne? Z, onde esto as grandes porcentagens? Em cada entrada, as perguntas possveis vo do nvel elementar ao nvel do conjunto. Perguntas elementares: quanto de porcos h na Itlia? Como resposta se tem uma cifra da casa correspondente. o dado elementar, o nico que se pode facilmente memorizar, pois no se pode guardar a totalidade dos dados elementares, isto , os 25 dados da tabela neste caso. Mas, compreender reter todos os dados. Para fazer isso preciso reduzi-los a grupos de elementos semelhantes, sendo tambm o nmero de grupos to reduzido quanto possvel. Tal o objetivo do tratamento dos dados, seja ele grfico ou matemtico. A pergunta de conjunto: quais so os grupos construdos pelos dados em X, em Y? Essa a questo essencial. A resposta dada pela construo (16) ou matriz ordenvel, que reclassifica linhas e colunas, demonstrando que os dados em (15), ou seja, 25 nmeros, ficam reduzidos a 2 grupos A e B, de estruturas opostas. a primeira informao. O pas C uma exceo. Ele no se enquadra em nenhum grupo. Mas esta exceo importante, pois no conjunto dos dados e face a igualdade dos participantes, o pas que tem o poder de deciso. Essas informaes essenciais no so visveis em (15) ou em qualquer outra construo (ver 17). No entanto, so essas as informaes que devem ser expostas. Portanto, os tratamentos grficos ou algortmicos antecedem a redao dos comentrios e lhes do consistncia. Ao contrrio, a publicao de documentos como em (17) indica que o redator no viu nada do que se tinha para dizer. As perguntas de nveis mdios correspondem grande quantidade de sub-conjuntos que se pode definir entre os nveis extremos. E quando se tem a resposta para a pergunta de conjunto, todos os outros nveis de perguntas tero resposta.

Generalizao deste exemplo

A teoria matricial
A teoria matricial encadeia as seguintes observaes e proposies: Por definio, todo grfico corresponde a uma tabela de dados de dupla entrada, que no admite em suas casas qualquer elemento nominativo. Essa tabela permite trs tipos de questes, em X, em Y e em Z. Em cada um desses tipos, as perguntas se escalonam do nvel elementar ao nvel de conjunto . Quando este ltimo obtm resposta, todos os nveis recebem resposta. Compreender atingir o nvel de conjunto e descobrir grupos. Em conseqncia, o maior papel de um grfico permitir resposta a trs questes: AS TRS QUESTES DE BASE DA NEOGRFICA 1. Quais so os componentes X, Y e Z da tabela de dados? (de que se trata?). 2. Quais so os grupos em X, em Y, construdos pelos dados Z? (qual a informao de conjunto?). 3. Quais so as excees? Essas trs questes medem a utilidade de qualquer construo e de qualquer tratamento. preciso aprend-las para evitar grficos inteis. Seu conhecimento precede qualquer experincia grfica. As construes (17) evidenciam que apenas a matriz ordenvel (16) fornece todas as respostas. A MATRIZ ORDENVEL (18) responde a todos os tipos e nveis de perguntas. a construo bsica da Neogrfica. Aplicao tima das propriedades da imagem, esta construo concretiza, sob o olhar do operador, a cadeia das operaes lgicas: dados-matriz-reduoexcees-discusso-comunicao. Ela organiza a reflexo, d um sentido s operaes automticas e, por diferena, caracteriza os casos particulares. A SINOPSE (19) classifica as construes teis em funo das modalidades da tabela de dados. Ela determina a construo adaptada a cada caso e, inversamente, ajuda a definir a tabela de dados mais operacional.

Como escolher uma construo?

A sinopse das construes teis


Tome-se por exemplo uma tabela de dados contendo em X os objetos A, B, C,..., e em Y os caracteres 1, 2, 3... Neste caso se observar: 1) o nmero de caracteres, 2) a natureza ordenada (O) ou ordenvel ( ) dos objetos. So os dois princpios de classificao dos diagramas. As relaes entre objetos definem as redes. Mais de 3 caracteres Objetos matriz ordenvel (reorderable matrix). a construo de base. Objetos O fichrio-imagem (image-file). Permuta apenas em Y. Admite um mximo de dados. leque de curvas (array of curves), quando as inclinaes so significativas. colees classificveis de quadros ordenados ou de mapas: mapas de sons, de cores... colees de cartas geogrficas com um caractere. 3 caracteres e menos Cada caractere mobiliza uma dimenso da imagem. Os agrupamentos aparecem diretamente no quadro ordenado. e correlaes (scatter-plot) com 3 e 2 caracteres distribuio de um caractere. As redes (network) ordenveis . Suas transformaes procuram simplificar a imagem, mas elas so limitadas pelo nmero dos elementos. As redes ordenadas topografia, mapas de base mapas de um caractere e superposies exaustivas cromticas coleo de mapas - superposies exaustivas (inventrios) - superposies simplificadas (snteses)

Como transmitir a informao aos outros? A comunicao grfica a funo mais conhecida. Mas, deve-se comunicar apenas os dados elementares, como fazem as construes grficas em sua maioria, ou comunicar o que permite compreender? Evidentemente, a Neogrfica til a que permite compreender. Suas imagens so as mais simples e no preciso chamar a ateno para os grupos, a no ser quando a imagem otimizada continua complexa. Mas, qualquer otimizao discutvel. Deve-se propiciar a sua discusso e conservar os dados na sua totalidade ou sintetiz-los em benefcio de agrupamentos mais visveis, mais evidentes, porm definitivamente indiscutveis? Este o verdadeiro problema da comunicao cientfica, dos dendrogramas, dos escores fatoriais gerados a partir da anlise fatorial, das modelagens cartogrficas, que fazem desaparecer os dados originais e, assim, impedem a anlise crtica. A funo repertrio caracteriza muitas topografias e, justo ttulo, privilegia as perguntas de nvel elementar. Ela tambm justifica as classificaes alfabticas ou cronolgicas que simplificam a descoberta do elemento procurado. Ela exclui os repertrios no classificados que obrigam a ler tudo at se descobrir o elemento pertinente.

Esquematizao da imagem grfica Durante a utilizao do instrumento grfico, emissor e receptor so a mesma pessoa ou so dois atores que fazem as mesmas perguntas de base. Por conseguinte, no entram no esquema de comunicao polissmica emissor

cdigo receptor

(A)

Entram, de fato, no esquema monossmico ator

trs relaes , O , Q

relaes de semelhana e de ordem que permitem reduzir os dados e que no so convencionais, pois so expressas por variveis visuais que tm as mesmas propriedades. O esquema A utilizado apenas por meio da palavra para responder primeira questo.

OS DIAGRAMAS
Dois exemplos de tratamentos grficos

Analogia e complementaridade entre tratamentos algortmicos e grficos

So estudados 59 objetos merovngios atravs de 27 caracteres (20). So efetuadas trs classificaes algortmicas: classificao automtica (CA), anlise fatorial (AF), anlise hierrquica (AH). As imagens so diferentes. preciso interpretar. Parte-se da anlise hierrquica AH. CV1 instala separadores e isola (a). CV2 simplifica (a) invertendo as trs primeiras colunas e reclassificando (b). CV3 introduz (a) em (b). CV4 simplifica CV3, separando excees de objetos e de caracteres facilmente analisveis, comparadas a uma estrutura evolutiva notadamente homognea.

Uma construo particular: o fichrioimagem


Um instrumento experimental (GR p.75) Colocando em X um componente ordenado (neste caso, o tempo), esta construo exclui um eixo de permuta e simplifica o tratamento grfico. Uma coleo de insetos homognea? - Trs compartimentos esto contguos: iluminado, na sombra, escuro. - Para cada inseto, a cada cinco minutos e durante uma hora, marca-se o tempo passado nos dois primeiros compartimentos (T1 e T2) antes de chegar ao compartimento escuro. - A experincia, repetida 12 vezes, constri a tabela dos dados (22). De fato, trata-se de descobrir: - se as 12 experincias so comparveis - se os 8 insetos constituem tipos - se h momentos marcantes Em construdo o fichrio-imagem. As unidades de tempo so registradas em X e os 8 insetos em Y () em 12 experincias (). Em construda uma imagem por experincia, baseando-se na classificao ABGCDHEF dos insetos. As experincias formam dois grupos. Os grupos 5 e 11 so diferentes da maioria e so deixados de lado e estudados separadamente. Em construda uma imagem para cada inseto, pela ordem das experincias. Destacam-se trs grupos: dos lentos, dos rpidos e dos hesitantes. Em h ordenao dos tempos, dos mais longos aos mais curtos. Surgem trs classes: 10, 20 e 45 minutos. Muitas outras observaes so possveis ver GR p. 78. Outros exemplos de fichrios-imagem: comparao de espectros de materiais, de estrelas, de assinaturas genticas...

AS REDES ORDENVEIS
Os grafemas e organogramas transcrevem no plano as relaes (traos) entre os objetos (pontos). Seu tratamento simplifica a imagem: em (A), suprimindo os cruzamentos sem significao; em (B), criando grupos pertinentes; em (C), atribuindo uma significao s orientaes X e Y do plano. Quando aumenta o nmero dos elementos, essas operaes se tornam rapidamente complexas. Ento, preciso apelar para os tratamentos matriciais (D) ou s matemticas dos grafemas.

AS CONSTRUES CARTOGRFICAS ( REDES ORDENADAS )


No mundo da Neogrfica, a fixidez no plano define as topografias e seu problema especfico: a separao visual de caracteres superpostos. A soluo depende do nvel das questes pertinentes e vale-se das leis da seletividade aplicadas s variveis visuais, sua implantao e ao reconhecimento das formas elementares. As perguntas de base Tome-se como exemplo um problema cartogrfico com n caracteres e a tabela correspondente que tem os elementos geogrficos em X e os caracteres em Y. A primeira pergunta de base (quais so os X, Y, Z...) condiciona a redao da legenda do mapa. Para responder s duas outras perguntas (quais so os grupos, as excees...) preciso comparar os caracteres, descobrir semelhanas, regionalizaes e, por conseguinte, responder questo onde est tal caractere?(A). Alm do mais, em sua funo de inventrio, o mapa deve responder pergunta o que existe em tal lugar?(B). As respostas variam conforme as construes. O mapa de 1 caractere responde s duas perguntas. Ele suscita o problema da representao das quantidades em Z. O erro representao no ordenada responde apenas questo (B). A coleo de mapas de 1 caractere responde apenas pergunta (A), mas pode ser classificada de maneiras diferentes. A superposio de mapas responde apenas pergunta (B). O mesmo acontece com . A superposio levanta o problema da seletividade. Portanto, para responder de maneira exaustiva a todas as perguntas, preciso construir a coleo e a superposio . O mapa simplificado mapas de sntese procura responder a todas as perguntas, mas isto deixando de lado os dados exaustivos. Ele suscita o problema da escolha de um procedimento de tratamento, matricial ou puramente cartogrfico . Ele tambm suscita o problema da discusso das regionalizaes propostas quando desapareceram os dados originais .

Aqui, a boa seletividade da orientao nos signos pontuais faz aparecer uma certa regionalizao, isto , um nvel mdio de resposta.

10

A representao das quantidades em Z (SG 366)


Homogeneizar as classes de freqncia Na superfcie terrestre, a populao de um pas depende da extenso do pas. Igualmente, em estatstica a populao de uma classe de idade depende da amplitude da classe. Em cartografia, assim como em estatstica, basta neutralizar ou homogeneizar classes de freqncia para evitar as representaes errneas. Esta operao pode ser matemtica (relaes, porcentagens, ndices) ou grfica (quadrculas). Utilizar a variao de tamanho Em (preo do terreno), os preos altos so vistos imediatamente. um mapa para ver. Em eles no so vistos. um mapa para ler, da mesma forma que . Fazer variar o nvel de alisamento de arestas Representar quantidades em Z responder a duas perguntas: quais so os patamares caractersticos da distribuio? Em que nvel a imagem til definida (semelhante a uma outra, suprimindo pontos isolados, cobrindo tal superfcie...)? Uma literatura abundante destaca a dificuldade, ou a impossibilidade, de responder s duas perguntas com apenas um mapa. A variao contnua informatizada, do nvel de alisamento de arestas, d uma soluo eficaz.

A seletividade (SG p. 67 GR p. 213)


Interfere nas superposies e define-se por seu inverso: fazer abstrao do resto. Com luminosidade igual, selecionar quadrados em fazer abstrao de todas as outras formas. impossvel. A seletividade das formas nula. Com luminosidade varivel, selecionar os sinais escuros fazer abstrao dos claros, o que imediato em . A melhor seletividade assegurada por: - Diferena de intensidade - tamanho e valor, quando no h significao ordenada. - Diferena de implantao - que superpe smbolos pontuais, lineares e zonais. - Cor, mas cuja seletividade depende do tamanho das manchas. Verde e vermelho diferenciam mal duas cabeas de alfinete, enquanto que, numa parede, provavelmente o olho diferencia cerca de um milho de tintas. Portanto, evitar cor em implantao pontual. - Gro, em implantao zonal (trs patamares). - Orientao em implantao pontual (4 patamares) e linear (2 patamares). A forma no tem praticamente nenhuma seletividade nas trs implantaes.

11

A INVENO DA TABELA DE DADOS


Qual tabela se deve construir? A anlise matricial de um problema ajuda a responder a esta pergunta e prope organizar a reflexo em trs momentos sucessivos. 1. Traduzir o problema por perguntas simples e estabelecer a lista dos caracteres e dos objetos que se desejaria conhecer, fazendo-o em completa liberdade e sem constrangimentos tcnicos. Observar sua extenso e suas relaes. a tabela de ventilao. 2. Imaginar a tabela ideal homognea, contendo o maior nmero de elementos dessa lista. Ou seja, o que colocar em X (qualquer que seja sua extenso) para que se coloque o maior nmero de caracteres em Y? Medir as suas dimenses, a acessibilidade, o custo em tempo e em meios. Estudar a sua reduo, por agregao ou por sondagem e interpolao. a tabela de homogeneidade. Chega -se a uma tabela acessvel e operacional. 3. Verificar a pertinncia dessa tabela, anotando nas margens as correspondncias e as relaes definidas pelas perguntas do incio. a tabela de pertinncia. Ela define a tabela final dos dados (GR p. 233). Evidentemente, este estudo precede o tratamento propriamente dito, mas no pode ser levado a bom termo sem o conhecimento da anlise dos dados, matemtica ou grfica, e de suas modalidades.

PODER E LIMITES DA NEOGRFICA


As trs dimenses da imagem fazem da percepo visual nosso mais poderoso sistema de percepo e fazem da Neogrfica um instrumento pedaggico particularmente eficaz que, desde o ensino bsico, permite concretizar os problemas da informao, da reflexo e da deciso. Graas s suas permutas, a Neogrfica moderna materializa noes que muitas vezes ficavam abstratas: - A Neogrfica d uma forma visvel s etapas e s modalidades de um estudo, o que facilita em muito a organizao do trabalho. - Ela concretiza a noo de dados e destaca os problemas que a constituio da tabela inicial suscita, problema de pura inveno, fora da ao de qualquer computador, e definidos pela pergunta: o que colocar em X? - Ela d uma forma visvel noo de anlise de dados mais acessvel em sua forma grfica do que em sua forma matemtica. - Ela destaca que um trabalho s cientfico quando suas assertivas so justificadas pelo rigoroso tratamento de uma explcita tabela de dados. Fora desse tratamento s poder haver opinies pessoais. - Ela d uma forma visvel s noes de discusso, reflexo e compreenso, noes determinadas pelo nvel das questes pertinentes. Porm, a imagem tem apenas trs dimenses. Provavelmente, as incidncias desse limite vo alm de nossa imaginao, imersos que somos nesta situao natural. - assim que a anlise matemtica fala de n dimenses. Mas, constata-se que as listagens de

entrada em computador formam uma nica tabela X, Y, Z e que, no momento de conhecer o resultado dos clculos, v-se diante de uma imagem...que tem apenas trs dimenses, a quarta sendo o tempo, que se trata justamente de minimizar. - assim que os estudos interdisciplinares sempre sero difceis, pois que o gegrafo coloca em X o espao, o historiador coloca o tempo, o psiclogo coloca os indivduos, o socilogo coloca as categorias sociais, estando cada um convencido de deter a cincia de sntese sem perceber que cada academia, cada disciplina, cada centro de estudos define-se pelos componentes X e Y que caracterizam seu campo de informao. a ausncia de uma quarta dimenso na imagem que de fato impede de conceber uma cincia de sntese no dividida em disciplinas. - Enfim, assim que se pode demonstrar os limites da racionalidade. Um tratamento justificado s pode existir no quadro de um conjunto finito: a tabela de dados. Mas existe uma infinidade de conjuntos finitos. Quaisquer que sejam nossos esforos de racionalizao, eles estaro sempre imersos no infinito do irracional. Do site: www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao/neografica.doc (acesso em 19/02/2003)
Palestra de JAYME ANTONIO CARDOSO sobre Neogrfica (Semiologia Grfica) Palestra realizada em 31 de maio de 2002 no Auditrio do Centro de Cincias Florestais e da Madeira. O texto disponibilizado apresenta os conceitos bsicos de Neogrfica. A Neogrfica se serve das propriedades da imagem visual para fazer aparecer as relaes de diferena, de ordem ou de proporcionalidade entre os dados. Essa linguagem abrange o universo dos diagramas, das redes e das topografias.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen