Sie sind auf Seite 1von 4

PROJETO GENOMA HUMANO

O que Genoma? - o conjunto haplide de cromossomos de uma espcie. - A juno de todo material gentico de um ser vivo.

O que o Projeto Genoma Humano (PGH)? 1 fase: Mapear (descobrir a posio dos genes) e sequenciar (descobrir quais bases constituem) os genes humanos das cadeias de DNA para saber a funo de cada um deles no organismo. Dessa forma, descobrir quais doenas so de influencia gentica, obter tratamento e cura para as mesmas (terapia gentica). 2 fase: Proteoma - descrio de todas as protenas existentes na clula que atuam na determinao dos caracteres hereditrios. O projeto genoma humano analisou 24 cromossomos humanos (22 autossomos + X + Y). Iniciou-se em 1980, (lanado oficialmente em 1990) tendo como pas precursor os Estados Unidos, no setor publico, e estendeu-se para outros vrios pases, como Brasil, Inglaterra, Austrlia, Japo, nos setores pblicos e privados.

Vantagens x Desvantagens do PGH

Engenharia Gentica o conjunto de tcnicas utilizadas para manipular os genes de um ser vivo de forma que este ter seu desempenho melhorado e/ou passar a produzir substancias teis ao homem. Aconselhamento Gentico Consiste em uma consulta com um geneticista para diagnosticar ou analisar a possvel ocorrncia de uma doena gentica no paciente ou na famlia. Caso essa doena seja diagnosticada, cabe ao geneticista informar famlia as formas de tratamento e a probabilidade de que esta se manifeste nas prximas geraes, porem, cabe ao prprio paciente/famlia tomar as decises sobre o tratamento. Eugenia o melhoramento de uma espcie atravs da escolha das melhores caractersticas de um individuo. O PGH possibilitar que atravs de um geneticista e da fertilizao in vitro que os pais possam escolher as caractersticas de seu filho, como cor de

cabelos, olhos e propenso a doenas hereditrias. Terapia Gentica Atravs da descoberta dos genes anormais (causadores de doenas), do seu mapeamento e seqenciamento podem-se descobrir maneiras de alter-los e tratar/curar as doenas. Porm os fatores genticos no so os nicos responsveis pela manifestao de doenas, mas tambm os fatores do meio. Medicina Molecular caracterizada por tentar descobrir as causas originarias (genticas) das doenas e no s tratar os sintomas clnicos. Conseguindo assim, maior rapidez e mais testes diagnsticos especficos, fazendo com o que tratamento seja mais eficaz. Produo de Medicamentos Cada doena manifesta em um grupo tnico diferentemente, com o PGH ser possvel a produo de medicamentos especficos de acordo com os gentipos dos indivduos, fazendo com que as doenas sejam combatidas de modo mais eficaz. Conhecimento x Lucro Enquanto o setor pblico entrou no projeto com intuito de aprofundar e aprimorar os conhecimentos cientficos sobre genoma humano, o setor privado visava os lucros que este projeto traria para as empresas que patenteariam e patrocinariam a pesquisa. Religio O homem brincar de ser Deus, o homem atravs das descobertas genticas interfere nos princpios religiosos que movimentam a f, quebrando a teoria do criacionismo de Deus. Deus escreve certo por linhas tortas, a partir do momento que o Projeto Genoma Humano for acessvel a todas as classes, as geraes futuras no sero mais uma obra divina mas sim moldados pelos progenitores. Desse modo perdendo a credibilidade de Deus na criao do Homem. Social A sociedade futuramente pode ser determinada pelas caractersticas genticas, gerando uma reestruturao das classes sociais. As pessoas sem grandes propenses a doenas graves formaro as classes superiores e aquelas com mais probabilidade de desenvolver essas doenas ocuparo as classes inferiores. (PIRAMIDE) Moral Em alguns pases j est sendo criadas leis que regulamentam a utilizao do Genoma Humano de cada individuo. Tornando assim imoral qualquer divulgao/exposio das caractersticas genotpicas de um individuo sem a sua autorizao previa por uma instituio privada (Planos de Sade, Companhias de Seguros e Empresas...) tica A manipulao gentica, por motivos no teraputicos um dilema tico. antitico utilizar das descobertas desse projeto para beneficio esttico, pois deixa de lado o objetivo que a cura de doenas. Outro fator

antitico que as alteraes feitas nas clulas germinativas so passadas de gerao em gerao, uma modificao feita agora traz conseqncias para geraes futuras. Cultural O Brasil o pas do futebol, desde criana nossa populao incentivada a praticar esse esporte. Atravs da descoberta dos genes responsveis pela resistncia e habilidade fsica das pessoas, essas caractersticas podero ser aprimoradas atravs de uma interferncia gentica, dessa maneira sero desenvolvidos atletas artificiais. Com isso os pases desenvolvidos tero acessos a essa tecnologia, acabando com a competitividade esportiva e a lealdade com o esporte pois no seria pegos no exame anti-dopping e criando uma competitividade tecnolgica. Sendo assim, o Brasil como um pas emergente perderia seu status de pas do futebol.

Energia e aplicaes ambientais A partir do desenvolvimento do PGH, foram criados projetos paralelos que utilizando dos mesmos mtodos de seqenciamento e mapeamento, mas com microorganismos desenvolveram pesquisas para criao de novas fontes de energia e monitoramento ambiental para detectar poluentes.

Sergio Pena Mdico mineiro formado em Medicina na UFMG , fez Doutorado no Department of Human Genetics da University of Manitoba, Canad (1977) e ps-doutorado no Institute for Medical Research em Mill Hill, Londres. Atualmente professor titular do Departamento de Bioqumica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, com nfase em Gentica Humana e Mdica . Srgio Daniel Pena foi o mdico pioneiro do Projeto Genoma Humano no Brasil , sendo o principal representante no projeto, participou do Programa Latino-Americano do Genoma Humano e o Comit Sul-Americano do Projeto de Diversidade Genmica Humana. Srgio Pena tem uma clnica gentica em Belo Horizonte e com sua equipe tem desenvolvido importantes pesquisas sobre a composio gentica da populao brasileira , levando a concluses de que a maioria dos desvios de conduta teriam origem socais e no gentica.

Curiosidades

- Os pesquisadores do PGH esto envolvidos em pesquisas que buscam provar a homossexualidade e o mau humor so caractersticas influenciadas pelo genoma e no por opo prpria como concebido culturalmente. - Atualmente, o tempo gasto para a seqenciao de um gene leva de 1 20 minutos. - Se todas as letras qumicas fossem colocadas em um livro, este teria 800 vezes o tamanho da Bblia e levaria um sculo para ser lido.

O Projeto Genoma no Brasil e a Vassoura de Bruxa e Praga do Amarelinho. Praga do Amarelinho uma praga que ataca os laranjais brasileiros e tem como caracterstica o entupimento dos vasos de seiva da planta prejudicando sua produo, e dando grandes prejuzos a economia brasileira. Por isso, um grupo de pesquisadores decidiu mapear e seqenciar o genoma da bactria causadora Xylella fastidiosa para tentar amenizar os efeitos da doena. Isso levou o Brasil ao pioneirismo no estudo de fitopatgenos e recebeu grande destaque internacional. Vassoura de Bruxa - uma praga que ataca os cacaueiros brasileiros levando ao seu ressecamento e dficit de crescimento, o que impossibilita que o fruto seja exportado, dando grandes prejuzos a agricultura brasileira. Seu genoma foi seqenciado para tentar criar uma forma de resistncia contra o fungo basidiomiceto Crinipellis perniciosa. O Brasil Alm do pioneirismo alcanado com o mapeamento da X. Fastidiosa, as tcnicas utilizadas tambm levaram o Brasil ao ingresso no Projeto Genoma do Cncer.

As principais doenas estudados pelo PGH.

Cncer Possui um Projeto Genoma dedicado a ela, com o objetivo de descobrir qual o verdadeiro motivo da doena: se todas so causadas por fatores genticos ou se possui interferncia do meio; e as que tm base gentica, tero seus genes mapeados e seqenciados para uma futura cura e preveno. Mal de Alzheimer, Obesidade, Calvcie, Osteoporose, Mal de Parkinson, Diabetes, ADA Essas doenas j foram mapeadas e patenteadas e agora
esto sob pesquisa para a descoberta de tratamento e cura.

Das könnte Ihnen auch gefallen