Sie sind auf Seite 1von 27

Um multmetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em ingls) um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas eltricas.

. Existem modelos com mostrador analgico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital. O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente eltrica em sinais digitais atravs de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vo sendo contados digitalmente at que se igualem, quando o resultado ento mostrado em nmeros ou transferidos para um computador pessoal. Vrias escalas divisoras de tenso, corrente, resistncia e outras so possveis. O mostrador anlogo funciona com base no galvanmetro, instrumento composto basicamente por uma bobina eltrica montada em um anel em volta de um im. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o im. Uma pequena mola espiral como as dos relgios - mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente eltrica passando pela bobina, cria um campo magntico oposto ao do im promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tenso, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe. Nos dois modelos, um sistema de chave mecnica ou eletrnica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medio. Utilizado na bancada de trabalho (laboratrio) ou em servios de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas eltricas num nico aparelho como voltmetro, ampermetro e ohmmetro por padro e capacmetro, frequencmetro, termmetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilizao entre os tcnicos em eletrnica e eletrotcnica, pois so os instrumentos mais usados na pesquisa

de defeitos em aparelhos eletro-eletrnicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade. Diferentes fabricantes oferecem inmeras variaes de modelos. Oferecem uma grande variedade de precises (geralmente destaca-se a melhor preciso para medidas em tenso CC), nvel de segurana do instrumento, grandezas possveis de serem medidas, resoluo (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexo ou no com um PC, etc. H modelos destinados a uso domstico (onde o risco de um acidente menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A preciso de leitura (exatido) no o que diferencia estas duas opes e sim sua construao interna (trilhas do CI mais espaadas, maior espaamento entre a placa de CI e a carcaa e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

O multmetro o instrumento de medida mais usado nas oficinas de Eletrnica e Eletricidade, pois, como seu nome sugere, com um s instrumento possvel efetuar medidas de vrias grandezas eltricas. O multmetro tambm conhecido plos nome de multiteste. Ele possibilita medidas rpidas de tenso, corrente, resistncia e, eventualmente, de outras grandezas como indutncia, capacitncia, temperatura, etc. Para a maioria dos

trabalhos a serem realizados na localizao de defeitos e avarias na parte eltrica e eletrnica de um veculo utilizado o multmetro. Pode-se dividi-los em dois tipos bsicos, o analgico e o digital. O tipo analgico facilmente, possui um mostrador com varias escalas graduadas, onde o deslocamento de um ponteiro permite a interpretao do valor da grandeza que medida (tenso, resistncia e corrente).

Para a aquisio de um multmetro necessrio conhecer suas caractersticas, principalmente as que indicamos em seguida. Caractersticas principais de um multmetro a) Mecnicas - As caractersticas mecnicas referem-se, obviamente, quelas de carater construtivo, tais como: tamanho, peso, robustez, facilidade de interpretao da escala, etc. Essas caractersticas devem ser encaradas pelo comprador em funo do destino que ser dado ao instrumento. Assim, o tcnico reparador domiciliar deve dar preferncia a um multmetro porttil, isto , leve, mas que seja tambm robusto, ou seja, de construo slida, para evitar que ele se danifique com os constantes choques mecnicos. claro que, se o multmetro se destinar bancada de oficina ou laboratrio, a portabilidade deixar de ser importante devendo a escolha recair no aparelho que tenha escala ampla e fcil de ser lida, desde que, evidentemente, possua as caractersticas eltricas requeridas.

b) Eltricas - Entre as caractersticas eltricas importantes de um multmetro, as que norteiam sua aquisio, de um modo geral, so: sensibilidade, preciso e alcance. Sensibilidade: Definimos, anteriormente, a sensibilidade de um instrumento de quadro mvel. A sensibilidade do multmetro depende, claro, daquela do galvanmetro; entretanto, pode ser diferente dela. Para que no pairem dvidas, definiremos a sensibilidade do aparelho como sendo o inverso da corrente que ele retira da fonte (circuito) para deflexo mxima do ponteiro. medida em Ohms por Volts (/V). muito comum, nos multmetros comerciais, que a sensibilidade do aparelho seja um pouco menor do que a do galvanmetro. Isto se deve ao fato da existncia de resistncia em paralelo com o instrumento, a qual deriva uma parte da corrente retirada da fonte. Preciso: Como preciso de um aparelho de medida devemos entender a exatido com que ele efetua a medida, ou seja, o quanto mais prxima a indicao est do valor real. Em suma, a preciso indica o erro relativo da medida. indicada em porcentagem. Evidentemente, quanto menor a porcentagem, maior a preciso. Em todos os aparelhos a preciso indicada para leituras no meio da escala, posio em que ela maior. Alcance: Por alcance deve-se entender a maior medida que se pode efetuar com o aparelho. Como ficou mostrado linhas atrs, o alcance ou campo de medida do instrumento pequeno; por isso, utilizam-se resistores em srie, ou paralelo, para aumentar seu campo de medida. Nos multmetros o alcance escolhido de acordo com a medida que se quer efetuar. Para isso, os aparelhos possuem chave comutadora de alcance. c) Manuteno - Embora no se trate de caracterstica do multmetro, ao adquiri-lo, deve-se levar em considerao a possibilidade de se encontrarem componentes para reposio em caso de acidente com o aparelho. desejvel, portanto, que o multmetro seja de fabricao nacional ou, se estrangeiro, que existam postos de assistncia tcnica no pas.

Como adquirir um multmetro Dado o grande nmero de tipos de multmetros existentes no mercado, o principiante, geralmente, fica indeciso sobre a escolha. No item anterior, ao tratarmos das caractersticas dos multmetros, j delineamos uma orientao para a escolha do aparelho. Entretanto, alm das caractersticas tcnicas, deve ser levada em conta a necessidade do aparelho, ou seja, onde e para que ele vai ser usado. De fato, se o aparelho de medida se destinar, por exemplo, medida de tenses em aparelhos transistorizados, no haver necessidade de que ele tenha alcance de vrias centenas de Volts. Quanto maior a sensibilidade de um multmetro e quanto mais sofisticado ele for, maior ser, evidentemente, seu preo. Para os trabalhos normais de reparao em rdio, televiso e microcomputadores, um multmetro de sensibilidade de 20000 /V, que possibilite medidas de tenso CA e C de at 1000 V, de corrente de at 10 A e resistncia desde alguns Ohms at cerca de 10 M, satisfaz plenamente, e com ele se podem efetuar quase todas as medidas de interesse. Como regra geral para a aquisio de um multmetro, o aluno deve analisar os seguintes itens: 1 - Local onde ser usado o aparelho, isto , se na bancada ou em casa. 2 - Espcie de grandezas se que deve medir com mais frequncia e que alcance deve ter o medidor. 3 - Sensibilidade mnima admissvel. 4 - Facilidade de manuteno. Outras medidas Um multmetro que usa instrumento de quadro mvel, como o que apresentamos at aqui, um aparelho bastante verstil permitindo outras medidas, alm da corrente, tenso e resistncia, tais como a de indutncia, capacitncia, decibis, etc. Utilizao do Multmetro Os instrumentos possuem um painel, onde se encontra desenhada uma escala graduada e um ponteiro que, se movendo de um extremo a outro da escala, estaciona num dado ponto, informando o valor da leitura. Alm disso, os instrumentos possuem dois

terminais, que tm por finalidade colocar o instrumento em contato com o circuito que se deseja medir. Como todo instrumento de medio, estes tambm tm limites, portanto, existem de vrios modelos e tambm de capacidade distinta, para atender a enorme amplitude de valores que existe neste campo de atividade. Acompanhando a ilustrao do inicio da lio, percebe-se que o conjunto se compe de: uma ponta de prova (fio com dois terminais) preta considerada (-) e uma vermelha, considerada (+) e a caixa que contm os componentes do aparelho. A caixa pode ser aberta atravs da tampa traseira, fixada por parafusos, que ao ser retirada mostra o reostato, componentes internos e os suportes para pilhas, que sempre devem estar em bom estado, bem como devem ser removidas quando o instrumento ficar sem uso durante algum tempo (l semana ou mais). Utilizao do boto seletor: RESIST CIA: Apenas colocar o boto seletor na faixa da escala OHMS, inicialmente no ponto R x l e, para facilitar a leitura, mudase para outro R x. VOLTS: Ser for CA, colocar o boto seletor em CA, se for C, o boto seletor deve ser posicionado em C. Lembre-se: no instrumento est em ingls, CA vem ACV e C vem DCV. O valor do ponto deve ser pouco maior do que a voltagem do circuito. Exemplo: pilha de 1,5V, colocar o boto seletor em 3. Se a bateria for 6 volts, usar o ponto 12V, etc. AMPERES: Em circuitos de C, colocar o boto seletor DCmA, ponto do aparelho, cujo valor maior que o valor existente no circuito. Para se medir as voltagens, basta colocar as pontas de prova aplicadas em paralelo com aquilo que se deseja medir a ponta de prova preta (-) no terminal negativo e a ponta de prova vermelha (+) no terminal positivo. Na CAV no necessria a seleo de ponta de prova.

Para medir resistncia, necessrio colocar uma ponta de prova em cada extremo do que vai ser medido. Para a medida de corrente as pontas devero ser aplicadas em srie no circuito, de modo que o instrumento fique como parte integrante do circuito, no ponto que se quer ler, depois, coloca uma ponta de prova num extremo e a outra ponta de prova no outro extremo fechando o circuito (a ponta vermelha dever estar ligada ao ponto mais positivo, enquanto que a preta dever ser ligada ao ponto mais negativo).

Leitura do Painel

Obs: Ao fazer a medida de uma tenso ou corrente, se no soubermos a sua ordem de grandeza, conveniente usar a maior escala. Caso o ponteiro no se desloque ou se desloque muito pouco, v diminuindo de escala at que a leitura se d mais ou menos no meio da escala. No caso de medida de resistncia, deve ser feito o ajuste de zero para qualquer escala. Na medida de tenso e corrente contnua, importante observar a polaridade. O multmetro o principal instrumento da bancada devido a sua simplicidade de operao, transporte e a capacidade de possibilitar

medidas de diversos valores eltricos. A figura ao lado mostra o painel de um multmetro ressaltando as partes utilizadas para a medio de tenso contnua. Cabe tambm informar que a escala de um multmetro usada para a leitura do valor medido pelo instrumento. Como o multmetro se destina a um grande nmero de medidas a sua escala mltipla. Aps a conexo das pontas de prova nos pontos de medida o ponteiro se move, parando em uma posio definida, a figura abaixo ilustra um tcnico realizando uma medida eltrica. O observador deve posicionar-se frontalmente ao painel de escalas. Os multmetros de boa qualidade possuem uma faixa espelhada nas escalas do painel para evitar o erro de paralaxe. Ao fazer a leitura o observador deve posicionar-se de tal forma que o reflexo do ponteiro no espelho no seja visvel.

Medida de tenso alternada com o multmetro Tendo em vista que o multmetro um instrumento mltiplo (para diversos tipos de medio), os conhecimentos e procedimentos necessrios para o seu uso correto deve ser observado atentamente e os conceitos obtidos nesta apostila deve ser seguidos risca. Neste tpico iremos descrever de forma mais abrangente o uso do mesmo para medidas de tenso de corrente contnua e alternada. Todos os multmetros permitem a medida da tenso alternada. Para que isso seja possvel, a tenso alternada retificada, ou seja, transformada em contnua ou pulsante, atravs de diodos retificadores. A escala do multmetro graduada em funo do valor eficaz. A sensibilidade do multmetro para as medidas de tenso alternada menor do que na medida da tenso contnua e, praticamente, a metade, nos instrumentos de maior categoria. Isto fcil de entender considerando-se que a tenso

mdia da CA corresponde, aproximadamente, a 0,45 do valor da tenso eficaz. Isto significa que se aplicarmos 100 V de C, o ponteiro ir at o fim da escala. Aplicando os mesmos 100 V eficazes de CA, o ponteiro estacionar na marca de 45 V. Ora, para que o ponteiro tenha deflexo total, devemos aumentar a corrente, ou seja, diminuir a sensibilidade. A medida de CA feita da mesma maneira que indicamos para C, mas com a chave de funes na posio de CA e o alcance no valor conveniente. Devemos ressaltar que, quando a ordem de grandeza da tenso desconhecida, necessrio iniciar a medida sempre pelo maior alcance e diminu-lo, progressivamente, at que o ponteiro pare mais ou menos na metade da escala. Na medida de CA no h necessidade de observar a polaridade das pontas. Este fato serve para distinguir se uma tenso desconhecida alternada ou contnua. Para isso, basta colocar o multmetro na funo de voltmetro de C e inverter as pontas. Se a rotao do ponteiro no se inverter, a tenso ser alternada. Isto parece sem importncia, mas no , porque, se for medida tenso contnua com o aparelho na funo de voltmetro de CA, o valor acusado pelo galvanmetro ser bem maior do que o real. Finalmente, devemos acrescentar que a medida de tenso alternada s ser vlida quando esta for senoidal. Assim, se for medida tenso de onda quadrada, ou dente-de-serra, no voltmetro para CA, o valor indicado na escala no ter significado a menos que se conhea o fator de converso. Usar sempre a faixa mais alta Sempre que a tenso ou corrente a ser medida conhecida, a faixa correta a ser usada facilmente selecionada. Mas na maioria dos casos, quando estamos trabalhando num equipamento defeituoso, a tenso ou a corrente desconhecida ou muitas vezes muito superior ao valor normal. Nestes casos, devemos sempre selecionar a mais alta faixa disponvel no instrumento. Uma vez feita a medida, e determinado que a tenso est dentro dos limites de uma faixa mais baixa, podemos mudar a faixa. Uma vez determinada a leitura com exatido, devemos retornar o teste para uma faixa bem alta, para evitar que numa hora de pressa (em

princpio o tcnico em eletrnica nunca deve trabalhar desatento) use uma faixa errada, podendo danificar o seu instrumento. coloca-se a chave seletora na posio de 10 Para efetuar-se medies de tenses alternadas de valores compreendidos entre 0 (zero) e 10 V, ACV e efetua-se a leitura com auxlio da escala AC10V conforme indicado. Havendo necessidade de efetuar-se leitura de at 50 V, em tenses alternadas, ajustar a chave seletora para a posio 50 ACV, quando ento emprega-se a escala AC10V e multiplicar por 5 o valor mostrado pelo ponteiro para obter-se a leitura do valor real medido. Se o valor da tenso a ser medido no ultrapassar 250 V alternados, colocar a chave na posio 250 ACV e efetuar a leitura atravs da escala 250 ACV. Se a tenso alternada for superior a 250 ACV, mantendo-se inferior ao limite de 1.0 ACV posicionar a chave para posio 1.0 ACV e efetuar a leitura com auxlio da escala 10 ACV, quando ento a leitura obtida dever ser multiplicada por 100, como no caso anterior, para obteno do valor real medido.

Quando a tenso alternada a ser medida for de valor desconhecido, posicionar a chave seletora na faixa de maior alcance (1.0 ACV). Este procedimento possibilita ter-se uma idia do valor da tenso. Isso vir prevenir que, acidentalmente, seja aplicada ao aparelho tenso de valor maior que o suportvel pelo instrumento quando em outra posio. Procedendo como foi

descrito no passo anterior ser possvel obter-se uma indicao que permita selecionar a escala, de forma a ter-se uma indicao mais "confortvel". ATE O - Toda vez que voc for alterar a posio da chave seletora, ao efetuar medies, aconselhvel antes retirar as pontas de prova do circuito em teste, evitando assim danificar o instrumento de medio apenas reiniciando a leitura aps certificar-se que a chave est corretamente posicionada em uma posio que apresente valor mximo superior ao da tenso a ser medida. Medida de tenso continua com o multmetro Toda vez que voc for efetuar medies de tenses contnuas; deve ficar muito atento quanto s polaridades da fonte (ou pilhas) e do aparelho de teste. Conjuntos de pilhas, baterias e at mesmo fontes podem ser analisadas quanto ao seu estado de funcionamento. A maneira mais eficaz de efetuar-se tal teste comparando o valor nominal da fonte com a indicao obtida. Processo semelhante deve ser empregado para a constatao da existncia ou no de curto-circuitos em aparelhos, fato que comprovado pela reduo da tenso fornecida pela fonte ao ligarse o circuito em teste.

Nesta posio, o multmetro permitir efetuar leituras de tenses de corrente contnua at 10 V, quando ento deve-se empregar a

escala de 50 V para efetuar-se a leitura, multiplicando-se o valor obtido por 0,2 sendo o resultado dado em volts. Observe que se voc multiplicar 50 por 0,2 o resultado ser 10. Posicionando-se a chave seletora para 50 DCV, obtm-se leituras de tenses contnuas de, no mximo, 50 V. Para isto deve-se fazer uso da escala de 50 V, tem-se assim, o valor direto em volts sem multiplicao. Para tenses de valores at 250 V, pode-se empregar a posio de 250 VDC, quando ento ser utilizada a escala de 250 V. A indicao obtida direta, quando ento teremos o valor da tenso medida. A maior faixa para medies de tenses continuas: 1.0 DCV, a qual possibilita efetuar leituras com valores at 1.0 V. Ao efetuar-se leituras com a chave nesta posio, empregar novamente a escala de 250 V. Porm, o valor medido encontrado multiplicando-s e por 4 a indicao obtida na escala de 250 V. Medida de corrente com o multmetro A posio "0,5 DCmA" permite a medio de correntes contnuas de at 0,5 mA. A leitura dever ser feita na escala de 50 mA, multiplicando-se a indicao obtida por 0,01. Para a posio "50 DCmA", que permite a leitura de correntes at 50 mA, tambm emprega-se a escala de 50 mA. A leitura obtida direta e no necessita de multiplicao. A chave seletora estando posicionada na indicao "500 DCmA", possibilita a medio de correntes de at 500 mA. A leitura dever ser feita na escala de 250 mA, multiplicando-se a indicao obtida por 2.

Para a medio de C, inserir o instrumento em srie com o aparelho em teste, diferentemente das medies de tenses, onde o multmetro conectado em paralelo, com o aparelho (ou componente) em medio. Caso seja desconhecido o valor da corrente a ser medida deve-se escolher uma escala alta para terse idia sobre o valor a ser medido. Aps isto desconectar a (s) ponta(s) de prova do circuito, selecionar a faixa mais adequada e efetuar uma leitura mais "confortvel". Medida de Resistncia - Ohmmetro O ohmmetro um instrumento que permite medir a resistncia eltrica de um elemento. Os ohmmetros so regra geral parte integrante de um multmetro, constituindo assim uma das mltiplas funes que disponibilizam ( comum os multmetros integrarem as funes de ohmmetro, ampermetro e voltmetro, alm de outras funes, relacionadas com o teste de dispositivos eletrnicos e a realizao de operaes sobre as medidas efetuadas). Como se indica, a medio da resistncia de um elemento efetuada colocando em paralelo o instrumento e o componente. A medio efetuada por um ohmmetro baseia-se na aplicao da Lei de Ohm: o ohmmetro injeta no elemento uma corrente pr-estabelecida, mede a tenso aos terminais e efetua o clculo da resistncia. No entanto, para que a medio seja correta, necessrio que o elemento a medir se encontre devidamente isolado de outros componentes do circuito, e em particular da massa atravs do corpo humano.

Deste modo evita-se que o circuito envolvente retire ou injete no elemento corrente distinta daquela aplicada pelo ohmmetro. O isolamento eltrico pode ser obtido de duas maneiras distintas: desligando o componente em questo do resto do circuito, ou devemos ter pelo menos um de seus terminais desconectado do circuito, o qual dever estar desenergizado. Para medir resistncias, ler na faixa da escala superior, entre a palavra OHMS. O ponteiro repousa no lado esquerdo de quem olha o aparelho, entretanto, l-se, da direita para a esquerda, de quem o olha, os seguintes valores: 0, 1, 2, 3, 5, 6, 8, 10, 20, 40, 100, 2001k e infinito. Quanto aos testes e medies envolvendo as resistncias, a primeira faixa relativa a tais medies a "x10", permitindo leituras de resistncias at 2 K. Na sua leitura emprega-se a escala de e multiplica-se o valor obtido por 10. A segunda posio da chave seletora para medidas de resistncia a "x100", sendo que o valor lido na escala de dever ser multiplicado por 100 (x100), a fim de se obter o valor real da medida, desde que esta seja inferior a 20 K. Outra posio a x1 K. O valor lido na escala de dever ser multiplicado por 1.0 para que seja obtido o valor da resistncia. Nesta faixa, o valor mximo que pode ser medido de 200 K.

O ohmmetro tambm pode ser utilizado na identificao de caminhos em curto-circuito ou em circuito aberto. Ns em curtocircuito so identificados atravs da medio de uma resistncia relativamente pequena ou nula entre os pontos inquiridos. A situao oposta corresponde medio de resistncias elevadssimas. Para ampliar o alcance do medidor de resistncias muito comum o uso de atenuadores resistivos. Por outro lado, quando a resistncia a ser medida de valor elevado, necessrio aumentar o valor da tenso aplicada para que a corrente no instrumento, tenha a intensidade suficiente para deslocar completamente o ponteiro. Por esse motivo, os multmetros mais bem elaborados costumam empregar duas fontes de C, uma constituda por uma ou duas pilhas de 1,5 V, que fornecem a corrente para a medida de resistncias baixas e mdias, e outra comportando uma bateria de, normalmente, 9 V, para medida de resistncias elevadas. de se observar que, quanto maior a resistncia a ser medida, menor a corrente que passar pelo instrumento, e que variaes grandes de resistncia provocam pequenas variaes na corrente; conseqentemente, a escala do medidor de resistncia no linear, ou seja, no h proporcionalidade constante entre o nmero de diviso e o valor da resistncia. O aluno observar, em qualquer multmetro, que a escala de Ohms expandida no incio e comprimida no fim. Em consequncia desse fato, sempre que se medir resistncias, devese escolher o alcance onde o ponteiro pare mais ou menos no meio da escala, porque a a leitura mais acurada.

Cuidados: Zerar o aparelho toda vez que mudar de escala e ao efetuar uma medida, no colocar as mos nas pontas de prova, pois isto coloca em paralelo com a resistncia a ser medida, a resistncia do corpo. E necessrio ainda conhecermos a funo do boto 0 ADJ, o qual efetua o ajuste de 0 ohm. Ele efetua um ajuste fino, de forma que, ao mudar-se a posio da chave nas

posies de resistncia, se faa uma leitura correta da resistncia medida. Polaridade das pontas de prova Na medida de resistncia, a polaridade das pontas de prova vai depender da maneira que o fabricante conectou a pilha internamente. Nos equipamentos de origem japonesa, a tendncia fazer com que o plo positivo da pilha esteja conectado na tomada negativa (ponta preta) e o negativo na tomada positiva (vermelha). A determinao exata da polaridade das pontas de prova do multmetro importante quando testamos capacitores eletrolticos (que so polarizados) ou quando testamos semicondutores. Um processo eficiente para determinarmos a polaridade das pontas de prova testando um diodo semicondutor. Vamos estudar o diodo nas prximas lies, e voc ter maiores detalhes deste importante componente eletrnico. Quando corretamente polarizado pelo multmetro, o diodo permite circulao de corrente pelo galvanmetro, o que mostrado pela deflexo do ponteiro at a indicao de um valor hmico. Na maioria das vezes, este valor hmico est compreendido entre 15 e 30 ohms. Valores Ateno nas escalas, pois a leitura de valores requer muito cuidado. Alm das diversas escalas para vrias medidas, existem tambm os fatores de multiplicao que so indicados pela chave seletora ou pela posio dos pinos de encaixe das pontas de prova. As escalas esto subdivididas em divises intermedirias, por exemplo:

Se entre o l e o 2 existem 10 divises, cada uma delas corresponde a 0,1, ou seja, temos valores como 1,1; 1,2; l ,3; l ,4, etc

Se entre os nmeros existem 5 divises, ento, cada uma delas corresponde a 0, Se entre dois nmeros existem somente duas divises, ento elas correspondem a 0,5, ou seja, metade dos valores entre os nmeros. Se entre 100 e 150 existem 5 divises, cada uma delas corresponde alio, 120, 130 e 140. A grandeza da escala est gravada logo ao lado de cada escala. Exemplos de leituras de escalas a) Resistncia - No multmetro analgico, o valor indicado pelo ponteiro 1,4, pois a chave seletora est na posio em que o multmetro x 1.0 (o nmero lido deve ser multiplicado por 1.0, ou seja, a resistncia 1,4 x 1.0 = 1.400 ohms). No multmetro digital, o valor real indicado no visor 1.400 ohms, pois a chave seletora, neste

caso, est na posio 200K. Cuidados com o multmetro O multmetro um instrumento utilizado no dia a dia. A utilizao de alguns procedimentos relativa segurana, conservao e manejo contribui para a manuteno do equipamento em condies de uso durante muito tempo. A seguir, esto listados estes procedimentos de segurana: - manter o multmetro sempre longe das extremidades da bancada; - o instrumento no deve ser empilhado sobre qualquer objeto ou equipamento;

- sempre que o instrumento no estiver em uso, posicionar a chave seletora de escala para a posio desligado, principalmente os digitais para evitar consumo desnecessrio de bateria. Para os analgicos se no existir esta posio colocar na posio ACV, na maior escala. - fazer limpeza apenas com pano limpo e seco, no usar produtos de limpeza, alguns so corrosivos. Manuseio - a chave seletora deve ser posicionada adequadamente para a medida, ates de ser feita medida; - as pontas de prova devem ser introduzidas nos bornes apropriados; - a polaridade deve estar sempre sendo observada nas medidas de tenso para os medidores analgicos; - a tenso a ser medida no deve exceder o valor determinado pela chave seletora do instrumento, tanto analgico como digital fora da posio automtico. E importante que, ao adquirir o seu multmetro, voc leia com muita ateno o manual de instrues do mesmo. Um multmetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal lquido, ou simplesmente display, o valor numrico da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicaes (como ocorre com multmetros analgicos). Um multmetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, agora iremos citar as trs mais comuns: - tenso eltrica (medida em volts V). - corrente eltrica (medida em amperes A). - resistncia eltrica (medida em Ohms ). Alm destas, ele pode ter escalas para outras medidas especficas como: temperatura, freqncia, semicondutores (escala indicada pelo smbolo de um diodo), capacitncia, ganho de transistores, continuidade (atravs de um apito), etc. Em multmetros digitais o

valor da escala j indica o mximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza. Temos abaixo uma indicao de valores encontrados na prtica para estas escalas:

A seleo entre as escalas pode ser feita atravs de uma chave rotativa, chaves de presso, chaves tipo HH ou o multmetro pode mesmo no ter chave alguma, neste caso falamos que o multmetro digital um equipamento de auto-range, ou seja, ele seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente. Em alguns casos podemos encontrar multmetros que tem apenas uma escala para tenso, uma para corrente e uma para resistncia, este tipo de multmetro tambm auto-range, nele no preciso se procurar uma escala especfica para se medir um determinado valor de tenso. Uma coisa muito importante ao se usar um multmetro digital saber selecionar a escala correta para a medio a ser feita. Sendo assim podemos exemplificar algumas grandezas com seus respectivos nomes nas escalas: continua) - Tenso contnua = VCC, DCV, VDC (ou um V com duas linhas sobre ele, uma tracejada e a outra - Tenso alternada = VCA, ACV, VAC (ou um V com um ~ sobre ele). - Corrente contnua = DCA, ADC (ou um A com duas linhas sobre ele, uma tracejada e uma continua). - Corrente alternada = ACA (ou um A com um ~ sobre ele). Para medirmos uma tenso necessrio que conectemos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. Se quisermos medir a tenso aplicada sobre uma lmpada devemos colocar uma ponta de prova de cada lado da lmpada, isto uma ligao em paralelo. Para medirmos corrente com um multmetro

digital, devemos colocar ele em srie com o ponto a ser medido. Se quisermos medir a corrente que circula por uma lmpada devemos desligar um lado da lmpada, encostar neste ponto uma ponta de prova e a outro ponta deve ser encostado no fio que soltamos da lmpada. Isto uma ligao em srie ( importante frisar que a maioria do multmetros digitais s medem corrente contnua, portanto no devem ser usados para se medir a corrente alternada fornecida pela rede eltrica. Encontramos corrente contnua em pilhas. Dnamos e fontes de alimentao, que so conversores de tenso e corrente alternada em tenso e corrente continua). Para medirmos resistncia devemos desligar todos os pontos da pea a ser medida (uma lmpada incandescente, por exemplo, deve estar fora do seu soquete) e encostarmos uma ponta de prova em cada lado da pea. No caso de uma lmpada incandescente encostamos uma ponta de prova na rosca e outra na parte inferior e metlica do conector da lmpada. Todas estas medidas devem ser feitas com critrio e nunca devemos encostar as mos em nenhuma ponta de prova durante uma medida, caso isto acontea corremos o risco de levarmos um choque eltrico e/ou termos uma leitura errada. Uma coisa importante de se perceber que a grande maioria dos multmetros digitais tem 3 ou 4 bornes para a ligao das pontas de prova. Normalmente um comum e os outros servem para medio de tenso, resistncia e corrente. A indicao dos bornes sempre mostra para quais escalas eles podem ser usados. Preste ateno no exemplo abaixo de como eles esto dispostos:

Borne comum, normalmente indicado por COM onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta. Borne indicado por V/Ohms/mA nele deve estar conectada a ponta de prova vermelha para a medio de tenso (contnua ou alternada), resistncia e corrente na ordem de miliamperes. Borne indicado por A a ponta de prova vermelha deve ser ligada nele para a medio de corrente continua ou alternada (observao: a grande maioria dos multmetros digitais no mede corrente alternada, verifique se existe uma escala em seu instrumento para isto antes de fazer a medio). O quarto borne em um multmetro pode ser utilizado para a medio de correntes continuas mais elevadas, como exemplo, at 10A. Neste caso a indicao no borne seria 10A ou 10 ADC. Quando um multmetro apresenta escalas para medio de capacitncia ou ganho (beta) de transistores normalmente eles tem conectores especficos para isto. Estes conectores esto indicados no painel do instrumento. bom lembrar que capacitores devem ser sempre descarregados antes da medio. Para fazer isto coloque os seus dois terminais em curto usando uma chave de fenda (se o capacitor tiver mais de um terminal positivo ele devero ser colocados em curto com o terra individualmente). Multmetros digitais normalmente mostram uma indicao que a bateria est se esgotando, isto normalmente feito, atravs de um smbolo de bateria que aparece continuamente ou que fica piscando no display. Quando isto ocorrer troque a bateria,

multmetros digitais com bateria fraca costumam apresentar um grande erro em suas leituras. Caso a leitura precise ser monitorada durante um longo tempo este problema poder fazer com que voc acredite que uma tenso, ou corrente, est variando, quando ela est fixa e a bateria do multmetro que est fraca. A chave de liga-desliga de um multmetro digital pode ser uma das posies da chave rotativa como pode ser uma chave ao lado do instrumento. Deixe sempre desligado o multmetro caso no o esteja utilizando. A maioria dos multmetros digitais que existem a venda so chamados de multmetros digitais de 3 dgitos (3 dgitos e meio). Isto quer dizer que ele capaz de medir grandezas de at 3 nmeros completos mais meio nmero. Vamos exemplificar para ficar mais fcil: Suponha que voc vai medir uma tenso de 1250V na escala de 1500V, a leitura que aparecer no display ser de 1250, ou seja: - primeiro nmero = 1 - este dgito considerado dgito pois no pode assumir outro valor maior que 1. - segundo nmero = 2 - este dgito considerado um dgito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9. - terceiro nmero = 5 - este dgito considerado um digito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9. - quarto nmero = 0 - este dgito tambm considerado um digito inteiro, pois pode assumir valores entre 0 e 9. Ao ligar um multmetro de 3 dgitos apareceram no display apenas trs dgitos, mas no se assuste assim mesmo (caso o tenha ligado em uma escala de tenso ou corrente, nas escalas de resistncia aparecer um nmero 1 no lado esquerdo do display). Entendendo os mltiplos e sub-multiplos das grandezas Vimos que temos escalas indicadas por diversos valores: 200mA, 2000mV, 20K, mas o que isto. Para explicar vamos estudar uma grandeza por vez:

Tenso eltrica a tenso eltrica medida em volts (V). Seus submltiplos so milivolts (mV) e microvolts (uV). Seu mltiplo mais usado o kilovolt (KV). Sempre que faamos uma medida menor que 1 volt o multmetro poder nos indicar assim: 0,9 ou assim: 900 Traduzindo: estamos medindo um valor de tenso de 0,9V, portanto a indicao no display, dependendo da escala utilizada pode ser 0,9 ou 900. Se estivermos em uma escala indicada por mV o valor apresentado ser 900 e corresponder a 900mV, se estivermos numa escala indicada por volts o valor ser 0,9 e corresponder a 0,9V. Veja as comparaes abaixo:

Quando colocamos a letra K depois de um valor de tenso estamos multiplicando este valor por 1.0 (mil), por isto que 1000 volts igual a 1KV. Se voc estiver usando um multmetro digital na escala de 1000V e medir 10V aparecer no display o seguinte: 10. Se for na escala de 200V aparecer o seguinte: 10,0. Perceba que o ponto mudar de posio dependendo da escala mas a leitura ser sempre a mesma. Este mesmo critrio, do ponto mudar de casa, usado na medida de qualquer grandeza. Analise estes exemplos e faa outras leituras para praticar. Coloque o seu multmetro em uma escala superior a 200VCA (volts de tenso alternada, que a tenso que temos na rede eltrica, tomadas, etc). Escolha, por exemplo, a escala de 750 VCA e faa a medio, o que aparecer? Algo prximo a isto: 127 que voc j sabe que igual a 127 volts alternados. Veja se o seu multmetro tem uma escala mais baixa do que 750, porm, superior a 127 VCA. Vamos supor uma escala de 200 VCA, qual ser a leitura agora? Algo prximo a: 127,1 que voc j sabe que igual a 127,1 volts alternados. Qual a diferena de uma escala para a outra? A diferena est na preciso da leitura. Quanto mais prximo estiver a escala do valor medido maior a preciso. Voc pode perceber isto no exemplo acima. Na escala

de 750 medimos 127 e na escala de 200 medimos 127,1. Ento correto se comear a medir pelas escalas mais baixas? No, muito pelo contrrio. Se voc fizer isto voc corre o risco de danificar o seu multmetro. Sempre se comea a medio pela escala mais alta e, se for possvel, se abaixa a escala para se ter uma leitura com mais preciso. Mas pode-se mudar de escalas com o multmetro fazendo a medio? No, isto pode danificar o seu aparelho. Primeiro se separa as pontas de prova do lugar medido, depois se muda a escala e somente agora que se volta a fazer a medio, encostando as pontas de prova, novamente. O que representa um sinal de (menos ou negativo) antes do nmero no display? Representa que voc ligou a ponta de prova (+) vermelha no negativo ou vice-versa. Inverta as pontas e este sinal sumir. Corrente eltrica a corrente eltrica medida em Amperes (A). Seu sub-multiplos so miliamperes (mA) e microamperes (uA). Seu mltiplo mais usado o kiloampere (KA). comum termos em multmetros digitais vrias escalas de mA. As leituras feitas nestas escalas podem ser lidas diretamente, ou seja, se fizermos um medio na escala de 200mA e aparecer 45, estaremos medindo 45 mA. Tambm comum em multmetros digitais termos uma escala separada para a medio de corrente na ordem de amperes. Se numa escala de 10A obtivermos a leitura de 2,0 que estamos medindo 2A. Se nesta mesma escala medirmos 0,950 que estamos medindo 0,95A ou 950mA. Veja as comparaes abaixo:

Da mesma forma que na tenso o K representa o valor numrico multiplicado por 1.0 (mil). Se voc for medir uma corrente continua de 50mA na escala de 10A o valor lido ser 0,05 que corresponder a 50mA. Mas para ter mais preciso aconselhvel

se usar uma escala mais baixa como, por exemplo, a de 200 mA. Ento correto se comear a medir pelas escalas mais baixas? No, muito pelo contrrio. Se voc fizer isto voc corre o risco de danificar o seu multmetro. Sempre se comea a medio pela escala mais alta e, se for possvel, se abaixa a escala para se ter uma leitura com mais preciso. Mas pode-se mudar de escalas com o multmetro fazendo a medio? No, isto pode danificar o seu aparelho. Primeiro se separa as pontas de prova do lugar medido, depois de muda a escala e somente agora que se volta a fazer a medio, encostando as pontas de prova, novamente. O que representa um sinal de (menos, negativo) antes do nmero no display? Significa que a corrente est circulando, por dentro do multmetro, no sentido inverso, voc deve ter conectado a ponta positiva no negativo ou vice-versa. Resistncia eltrica a resistncia eltrica medida em Ohms (). Seus mltiplos so kiloohms (K) e megaohms (M). Seu submltiplo mais usado miliohms (m). Quando colocamos a letra K depois de um nmero estamos multiplicando este nmero por mil, portanto 470K igual a 470.0 ohms. Quando colocamos a letra M depois de um nmero estamos multiplicando este nmero por 1 milho, portanto 10M igual a 10.0.0 ohms. Em um multmetro digital a mxima resistncia possvel de ser medida por uma escala corresponde ao valor da escala, assim, se tivermos uma escala de 200 ohms poderemos medir uma resistncia com um valor de 200 ohms para menos. Se medirmos uma resistncia de 100 ohms a parecer no display o nmero 100. Sempre que medirmos um valor maior do que o mximo valor da escala aparecer um numero 1 no lado esquerdo do display. Isto indica que devemos tentar medir esta resistncia em uma escala maior. Estas escalas de resistncia (preferivelmente a mais baixa) podem ser usadas para a verificao de curtocircuito e de continuidade ou no de

interruptores, fiaes eltricas, fusveis, lmpadas, trilhas de cobre, etc. Alguns multmetros tem uma escala que apita quando sua pontas de prova so encostadas, com esta escala somos capazes de verificar se pontos esto em curto ou ligados apenas com o ouvido, sem a necessidade de olhar para o display. Em eletrnica, na maioria das vezes, mediremos valores baixos de resistncia ou verificaremos se dois pontos no esto em curto (estaremos ento medindo valores muito elevados de resistncia e devemos usar escalas mais altas. Caso no exista curto entre os dois pontos um nmero 1 aparecer no lado esquerdo do display). Em eletrnica temos uma infinidade de valores que podem ser encontrados. Para utilizar corretamente e com eficincia um multmetro digital interessante que voc mea valores de tenso, corrente e resistncia conhecidos, mude de escalas e perceba as diferenas. Preste sempre muita ateno no ponto e na escala para fazer a leitura correta. Lembre-se que: O ponto mudar de posio dependendo da escala, mas a leitura ser sempre a mesma. Este mesmo critrio, do ponto mudar de casa, usado na medida de qualquer grandeza. Observaes finais: Um multmetro digital deve ter no mnimo: - Escalas para tenso alternada. - Escalas para tenso contnua. - Escalas para corrente contnua. - Escalas para resistncia. Para a medio de corrente alternada mais fcil e prtico o uso de alicates amperiomtricos que podem fazer esta leitura sem estar em srie com o circuito (sem interrompe-lo). Uma alicate amperiomtrico digital tambm ter as mesmas escalas (pelo menos as 4 bsicas: tenso alternada, tenso continua, corrente continua e resistncia) de um multmetro digital, porm ele possui uma garra capaz de envolver o fio e medir a corrente que circula por ele. Mas bom lembrar que este tipo de alicate s mede, desta forma, corrente alternada. Isto acontece devido a medio do campo eletromagntico.

Das könnte Ihnen auch gefallen