Sie sind auf Seite 1von 8

LIO 49

ROMANOS 16 CONCLUSO I. Saudaes pessoais vs.1-24 Embora Paulo nunca tenha estado em Roma, ele tinha grandes amigos por l. Este captulo de encerramento da carta de Paulo aos Romanos muito pessoal, contudo uma passagem muito instrutiva a todos ns. a) recomendao de Febe Versculos 1-2... Recomendo-lhes nossa irm Febe, serva da igreja em Cencria. Peo que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxlio para muita gente, inclusive para mim. A maioria dos telogos acha que a prpria Febe seria a portadora desta carta a Roma, e por isto a sua recomendao feita por Paulo. Naquela poca no existiam os Correios, FEDEX, ou outros sistemas de envio, portando eles costumavam enviar suas correspondncias atravs de amigos confiveis que estavam em viagem. b) cumprimentos aos irmos vs.1-16 Versculos 3-5a... Sadem Priscila e qila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; no apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios Sadem tambm a igreja que se rene na casa deles A primeira saudao de Paulo para o precioso casal que o hospedou em Corinto. (Atos 18:3). Quando Paulo os encontrou pela primeira vez tinham vindo recentemente de Roma, havendo sido expulsos daquela cidade pelo decreto do imperador Cludio, o qual ordenou que todos os judeus deixassem Roma. Veja Atos 18:2. (William Hendriksen) Eram fabricantes de tendas assim como Paulo, e alm de serem seus parceiros na proclamao do evangelho, arriscaram suas vidas em favor dele no se

Estudantes Dedicados

sabe em que circunstncias, pois no h outro registro a respeito. Especula-se que tenha ocorrido durante o tumulto em feso citado em Atos 19:23-41. Este casal estava sempre disposio do Senhor, abrindo agora em Roma sua casa para os crentes se reunirem. Veja I Cor. 16:19 Versculos 5b-12... Sadem meu amado irmo Epneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na provncia da sia. Sadem Maria, que trabalhou arduamente por vocs. Sadem Andrnico e Jnias, meus parentes que estiveram na priso comigo. So notveis entre os apstolos, e estavam em Cristo antes de mim. Sadem Amplato, meu amado irmo no Senhor. Sadem Urbano, nosso cooperador em Cristo, e meu amado irmo Estquis. Sadem Apeles, aprovado em Cristo. Sadem os que pertencem casa de Aristbulo. Sadem Herodio, meu parente. Sadem os da casa de Narciso, que esto no Senhor. Sadem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor.Sadem a amada Prside, outra que trabalhou arduamente no Senhor Alm de Epneto, por quem Paulo tinha uma afeio especial por ter sido o primeiro fruto do evangelho na provncia romana na sia; muito pouco se sabe a respeito dos outros irmos citados neste trecho. meus parentes... estavam em Cristo antes de mim Teriam os parentes de Paulo, logo depois da converso, dito um para o outro: Precisamos orar pelo nosso parente, o rabino Saulo de Tarso. Deus pegando o corao dele, muita coisa pode acontecer no Reino?! Fica a esta interrogao. Versculo 13... Sadem Rufo, eleito no Senhor, e sua me, que tem sido me tambm para mim. Neste verso encontramos algo interessante! Segundo Geoffrey B. Wilson... Como Marcos provavelmente escreveu seu evangelho em Roma, quase certo que este Rufo fosse o filho de Simo Cinereu, que carregou a cruz por Jesus (veja Marcos 15:21). Paulo tambm sada sua me com um toque de ternura que recorda com gratido alguma ocasio em que ela desempenhara o papel de me para ele. Versculos 14-15... Sadem Asncrito, Flegonte, Hermes, Ptrobas, Hermas e os irmos que esto com eles. Sadem Fillogo, Jlia, Nereu e sua irm, e tambm Olimpas e todos os santos que esto com eles
2

Embora nada se saiba a respeito deles, seus nomes sugerem que eram escravos. Versculo 16a... Sadem uns aos outros com beijo santo. Aproveito este verso para dar um exemplo prtico de algo indiferente em sua prtica, conforme o que aprendemos no captulo 15... Era comum no Oriente expressar afeio e confiana pelo sculo da paz. O que Paulo est dizendo aqui que devemos manifestar amor cristo uns pelos outros, de acordo com nossos costumes. No devemos concluir que s porque um costume existiu na igreja primitiva e teve o apoio apostlico, este deve ser seguido at os dias de hoje! Como observa Hodge... Estes costumes muitas vezes nasciam de circunstncias locais ou hbitos anteriores, ou eram apenas modos convencionais de se expressar certos sentimentos, e nunca se pretendeu que fossem universalmente obrigatrios. Como afirma Geoffrey B Wilson... Este apenas um exemplo; h muitas outras coisas ligadas maneira de se conduzir o culto, com a administrao do batismo e da Ceia do Senhor, comuns nas igrejas apostlicas, que deixaram de ser praticadas. O cristianismo um princpio vivo, e nunca se pretendeu que fosse confinado formas fixas. Versculo 16b... Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudaes. Em suas viagens Paulo conheceu muitas igrejas; e natural que ele gostasse de transmitir saudaes de umas para as outras, pois ele sempre pregou a unidade de todos os crentes em Cristo. c) uma advertncia final vs.17-20 Versculos 17-18... Recomendo-lhes, irmos, que tomem cuidado com aqueles que causam divises e colocam obstculos ao ensino que vocs tm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas no esto servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus prprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulao, enganam o corao dos ingnuos. Aqui Paulo faz referncia aos falsos cristos... Alguma semelhana com os dias de hoje?! A Bblia contempornea, hein!
3

...que podem ser encontrados em qualquer igreja, independente de poca ou lugar. Eles distorcem coisas essenciais (lembra do cap. 14?), isto , propagam doutrinas contrrias Palavra de Deus, causando divises e desviando outros irmos. A respeito deles, William Hendriksen comenta... Fazem uso de fala macia e bajulatria, conforme Judas 16. So o que alguns considerariam como oradores eloquentes, ainda que na realidade so trapaceiros polidos. So enganadores, pois levam as pessoas a desviar-se da plenitude da salvao em Jesus Cristo... muitos coraes so desviados por estes charlates. Qual a orientao que Paulo nos d a respeito deles?! Devemos evit-los, no lhes dar ateno, muito menos entregar-lhes nossos coraes... ou ouvidos! Versculos 19-20... Todos tm ouvido falar da obedincia de vocs, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sbios em relao ao que bom, e sem malcia em relao ao que mau. Em breve o Deus da paz esmagar Satans debaixo dos ps de vocs. A graa do nosso Senhor Jesus seja com vocs. Segundo William Hendriksen, Paulo est nos dizendo... Vivam de tal maneira que sejam qualificados para a tarefa de escolher o que bom aos olhos de Deus e sejam inocentes ou ingnuos acerca do que mal. Sejam sbios com o propsito de fazer e promover o que certo, e no deixar-se confundir com algo que, vista de Deus mal... Ajam da seguinte maneira: tenham cuidado, evitem, obedeam, sejam sbios e sejam inocentes. Em outros termos: assumam sua responsabilidade! Quanto a Satans, Deus cumprir a promessa de Gnesis 3:15; e os santos participaro desta vitria! Veja Ap. 19:13-14. d) companheiros de Paulo vs.21-24 Timteo, meu cooperador, envia-lhes saudaes, bem como Lcio, Jasom e Sospatro, meus parentes. Eu, Trcio, que redigi esta carta, sado vocs no Senhor. Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudaes. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmo Quarto enviam-lhes saudaes. Que a graa de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocs todos. Amm. Aqui quem manda saudaes so os amigos de Paulo que esto em ele em Corinto. Note que naquela poca era comum que o autor de uma carta tivesse um secretrio, que ao final assinava e s vezes acrescentava algumas palavras.
4

II. Doxologia conclusiva vs.25-27 A carta termina com uma maravilhosa dedicao do apstolo ao nico Deus. muito provvel que ele tenha escrito este trecho de prprio punho, como era seu costume. (confira em Glatas 6:11). Versculo 25a... Ora, quele que tem poder para confirm-los ( fortalec-los) pelo meu evangelho e pela proclamao de Jesus Cristo Assim como no verso 1:11 (abra a sua Bblia e v conferir!), Paulo aqui se refere ao fortalecimento espiritual, o que pode ser traduzido tambm por confirmao... e no ao recebimento de algum dom carismtico, tal como falar em lnguas. Deus age poderosamente em nossas vidas nos fortalecendo atravs da Sua Palavra. Se voc quiser experimentar o poder sobrenatural Dele em sua vida, estude a Bblia! Quantos crentes ficam de l para c, de igreja em igreja, correndo atrs de uma beno especial que no existe a fim de revolucionar sua vida espiritual! Estudante, O Caminho, A Verdade e A Vida to simples que at uma criana pode entender; e meu sincero desejo que voc tenha isto bem claro em sua mente e corao, a esta altura do estudo... atravs do evangelho (que Paulo chama de meu porque foi revelado a ele), e sobretudo pela proclamao de Jesus Cristo (porque somente revestindose Dele, para que Ele viva atravs de ns), que podemos viver uma experincia com Deus! Versculos 25b-26... ...de acordo com a revelao do mistrio oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras profticas por ordem do Deus eterno, para que todas as naes venham a crer nEle e a obedecer-lhE; Ual! Que mistrio era este?! Geoffrey B. Wilson nos explica que Antes da vinda de Cristo, sua mensagem havida sido confinada a Israel, mas o cumprimento da esperana do Velho Testamento em Cristo tornou suas palavras significativas para o mundo todo (I Pe 1:10-12); e esta grande mudana aconteceu de acordo com o mandamento do Deus eterno objetivando o Seu propsito eterno, ou seja, que o evangelho fosse proclamado a todas as naes para traz-las obedincia da f (Rm 1:5). Denney acrescenta... Aquele que projetou este grande plano de salvao o nico Deus sbio, e em virtude de ter este carter de Ele capaz de confirmar fortalecer espiritualmente - os romanos segundo o evangelho de Paulo.
5

Quero lembrar-lhe que vivemos a revelao deste grande mistrio ainda hoje: quando compartilhamos, testemunhamos Jesus Cristo atravs da nossa vida, somos fortalecidos no Senhor! Versculo 27... Sim, ao nico Deus sbio seja dada glria para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amm. O fato de Deus poder e estar disposto - a resgatar ns pecadores, fixa a ateno de Paulo na sabedoria divina, ou seja, na habilidade de Deus em empregar os melhores meios para a obteno do mais elevado alvo, a saber, a glria de Deus sendo-lhe atribuda pelo corao, pela vida, e pelos lbios dos redimidos (William Hendriksen). Ao nico Deus, atravs da mediao de Jesus Cristo, que toda a glria deve ser dada para sempre. Amm. SOLI DEO GLORIA

Estudante Dedicado Sou grato Deus pelo privilgio de ter sido um instrumento Dele em sua vida! Foi um grande prazer direcion-lo neste estudo esmiuado do livro de Romanos, meu desejo que esta experincia o estimule a continuar neste infindvel deleite na Palavra do Senhor. No sei se voc se lembra, mas quando o convidei para esta jornada, avisei que: impossvel estudar Romanos e ser a mesma pessoa! Voc concorda?! Ento compartilhe conosco romanos@ibmorumbi.com.br seu testemunho atravs do e-mail

Minha orao que sua vida tenha sido transformada, e que voc seja uma testemunha viva de Jesus Cristo aonde quer que v! Terminamos por aqui, antes porm...

TESTE FINAL
(no me envie pois no haver correo ou gabarito) I PARTE TERICA (responda sem consultar a Bblia ou lies anteriores) A. Complete Romanos foi escrita na cidade de ______________, por ____________, tendo como amanuense _____________, no ano ______________. (0,5 para cada resposta certa. Total = 2). B. Cite os captulos relacionados seguindo o exemplo... Captulo 5: Frutos da justificao Captulo _____: Renovao da mente Captulo _____: Depravao do homem Captulo _____: Obedincia s autoridades Captulo _____: Virtudes recomendadas Captulo _____: Coisas duvidosas Captulo _____: Predestinao Captulo _____: O velho homem Captulo _____: O evangelho da justificao pela f Captulo _____: A incredulidade dos judeus Captulo _____: A tolerncia para com os fracos na f Captulo _____: Os dons espirituais Captulo _____: Abrao e Davi Captulo _____: A resposta de Paulo s objees Captulo _____: O justo viver pela f Captulo _____: Justificao Captulo _____: Se Deus por ns quem ser contra ns Captulo _____: Os julgamentos de Deus Captulo _____: No h justo, nem um sequer Captulo _____: O desejo de Paulo de ir a Roma Captulo _____: Salvao no pelas obras (0,25 para cada resposta certa. Total = 5). C. Sintetize numa frase, o contedo dos captulos: Cap. 8 - ____________________________________________________ Cap. 12 - ___________________________________________________ Cap. 3 - ____________________________________________________ Cap. 1 - ____________________________________________________ Cap. 5 - ____________________________________________________ (0,3 para cada resposta certa. Total = 1,5)
7

D. Defina sem consultar o dicionrio... 1. Justificao _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2. Paz _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3. Evangelho _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 4. Redeno _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 5. Propiciao _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ (0,3 para cada resposta certa. Total = 1,5). ................................................................................................................................... Como voc se saiu? Ser que precisa estudar mais?! Quem sabe voc ir ensinar Romanos muitas e muitas vezes... No diga como Moises: Quem sou eu?! II PARTE PRTICA Esta, dedicado estudante, entre voc e Deus! Em Cristo, Ary Velloso (in memoriam)
.........................................................................................................................................................

Voc deseja participar do Estudo de Efsios? Inscreva-se atravs do link http://www.ibmorumbi.com.br/efesios/ Participe!
8

Das könnte Ihnen auch gefallen