Sie sind auf Seite 1von 4

O PODER DO INCONSCIENTE O comportamento humano , talvez, objeto mais difcil dentre os que j foram alvo dos mtodos da cincia...

(Skinner, 1992, p.50). A psicologia, enquanto cincia estrutura-se a partir do sc. XIX; oriundos da medicina surgiram nomes fundamentais como: Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, etc. As primeiras grandes linhas de pensamento terico da psicologia chamam a ateno para os mecanismos intrapsquicos (a relao entre o consciente e o inconsciente) impulsionando o comportamento humano. 1 - A estrutura do psiquismo - Sigmund Freud, mdico, criador da psicanlise, conceituou a existncia do inconsciente, cujas manifestaes estudaram extensamente. Freud concluiu, brilhantemente, que os processos mentais no acontecem ao acaso; mesmo o comportamento mais surpreendente tem suas razes para acontecer. Ele percebeu conexes entre todos os eventos mentais e que a maior parte dos processos mentais absolutamente inconsciente. O indivduo pode agir sem perceber o que faz, como exemplifica o significativo caso seguinte. No inconsciente no existe o conceito de tempo, de certo e errado e no h contradio; isso se evidencia na ausncia de lgica do sonho. Caso: O ato falho A vtima compareceu ao planto policial para reconhecimento do homem que a agrediu e roubou sua bolsa. Colocada frente a alguns suspeitos, de pronto identificou determinado sujeito. Este, entretanto, argumentou para o delegado: como ela pode ter me reconhecido se eu estava de capuz na hora do assalto?. Confisso de culpa! Neste caso relatado Freud denominou ato falho ou lapso de linguagem. Acontece a qualquer momento, em depoimentos, relatos, queixas, etc., favorecido pelo estado emocional. O consciente funciona como uma blindagem que a emoo rompe e permite vir luz o contedo oculto no inconsciente. Freud desenvolveu um modelo de estrutura do aparelho psquico, composto por trs elementos: Id: a parte mais primitiva e menos acessvel da personalidade, constituda de contedos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam a contnua gratificao. Quando acontecem, o id procura voltar ao estado de normalidade princpio do prazer. O id no conhece juzo de valor (bem, moral), busca a satisfao imediata. No se aplicam as leis lgicas do pensamento. Ego: responsvel pelo contato do psiquismo com a realidade externa contm elementos conscientes e inconscientes. Ele atua sob o princpio da realidade. O ego no existe sem o id e o superego. Procura unir e conciliar as reivindicaes do id e superego com as do mundo externo, harmonizar seus reclamos e exigncias frequentemente incompatveis. Superego: atua como um censor do ego. Tem a funo de formar os ideais, a auto-observao, etc. Constitui a fora moral da personalidade; representa o ideal, mais do que o real, busca a perfeio mais do que o prazer (Campbell; Halley...), e foi formado pela criana por meio das contribuies recebidas dos pais. A justia pode apresentar-se como um superego externo, ao atuar expondo e exigindo o cumprimento de normas ticas e morais na sociedade.

Obs: O indivduo dominado pelo id ou superego tem o senso de realidade prejudicado. Estar mais propenso a cometer crimes e delitos, para autogratificao, ou para autoculpabilidade, ainda que em prejuzo da sociedade. 2 Mecanismos de defesa do ego Deve-se a Freud o conceito de mecanismos psicolgicos de defesa, empregados pelo psiquismo, de maneira mais ou menos consciente (Sillamy), para diminuir a angstia nascida dos conflitos interiores. O psiquismo os utiliza para enfrentar situaes estressantes por meio da distoro da realidade. Alguns deles: deslocamento, distrao, fantasia, identificao, negao da realidade, racionalizao, regressa, idealizao, projeo e etc. Advogados, juzes e promotores devem estar atentos s manifestaes dos seus prprios mecanismos de defesa, principalmente quando ru ou testemunha desperta atrao sexual, representa ou simboliza poder, credo, etnia, opo poltica, ou se trata de personalidade pblica, constitui alvo preferencial da mdia ou, ainda, apresenta comportamentos nitidamente desagradveis. 3 Desenvolvimento Psicossexual Freud atribuiu sexualidade e ao desenvolvimento desta a forma como os indivduos lidam com os estmulos internos e externos; prope que o desenvolvimento psicossocial compe-se das seguintes fases: oral (do nascimento at por volta do primeiro ano); anal (caracterstica do primeiro ao terceiro ano de vida); flica (do terceiro ao sexto anos aproximadamente); latncia (estende-se dos 6 aos 12 anos aproximadamente); genital (a fase final da puberdade maturidade). Obs: Quando o indivduo no amadurece normalmente em uma dessas fases surgem distores, disfunes ou inadequaes nos comportamentos. O indivduo fixado na fase flica, qdo se concentra nos rgos genitais descobrindo as diferenas sexuais, por exemplo, estaria propenso prtica de crimes sexuais. 4 Primeiras influncias sociais Deve-se a Carl Gustav Jung o conceito de smbolo: um produto natural, espontneo, que significa sempre mais do que o seu significado imediato e bvio (Jung). Smbolos encontramse nos objetos, vestimentas, adornos e nos prprios corpos de integrantes de grupos policiais e criminosos; desempenham o papel de estimular a coragem e amedrontar os inimigos. Atos de perversidade podem ser praticados por motivos ligados a simbolismo, como os assassinatos ritualsticos (so conhecidos casos de crianas assassinadas para que lhes sejam retirados os coraes). Nas sociedades ou grupos sociais em que a posse de algo (dinheiro, terras, cnjuge, poder) representa um smbolo, eclodem graves conflitos por ela, no sendo incomuns os assassinatos. Para Jung, a energia psquica utilizada para as atividades essenciais vida e, a que excede, em aes culturais e espirituais, de tal maneira que o desenvolvimento psquico trabalha em busca da autorrealizao e em direo a uma unidade estvel. Valoriza os contedos inatos provenientes do inconsciente coletivo.

A tipologia de Jung Jung no classificou os tipos de comportamentos, mas descreveu as potencialidades dos indivduos, que eles deveriam desenvolver para chegar autorrealizao. Produziu um modelo de ampla aceitao, reconhecido como uma tipologia e gerador de pesquisas que resultaram em testes de caractersticas comportamentais. UMA VISO PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO Nesta seo vamos falar de dois importantes estudiosos do desenvolvimento do psiquismo: Donald Winnicott e Erik H. Erikson. A importncia do cuidado materno Winnicott, pediatra psicanalista, imprime um olhar ldico ao desenvolvimento psquico, consistente com sua infncia feliz. Para a ele, a dependncia o principal aspecto da infncia e o desenvolvimento do latente facilitado pelo cuidado materno suficientemente bom. No descarta a importncia da funo paterna, mas a consequncia de uma me no suficientemente boa a incapacidade de dar incio maturao do ego ou faz-lo de maneira distorcida. Ele considera o amor como uma necessidade da criana em desenvolvimento, a qual precisa ser tratada como criana que e no como um adulto. Desenvolvimento e sociedade Erikson considera que as influncias sociais concorrem para o amadurecimento fsico e psicolgico, do nascimento at a morte, em um mtuo ajuste entre o indivduo e o ambiente. a)Confiana bsica acolhimento do beb ao mundo; dormir, alimentar-se, receber carinho e conforto so decisivos. O beb aprende a confiar nos adultos e nele mesmo. A presena materna essencial. Os danos pela ateno insuficiente so gravssimos, muitas vezes irreversveis, e ocasionam a desconfiana bsica. b)Autonomia neste incio da infncia, a criana aprende a aceitar limitaes. Conhece privilgios e suas obrigaes. Inicia o julgamento do certo e do errado. Situa-se entre a punio e a compaixo. Falhas na aquisio desses conceitos produzem vergonha e culpa e conduzem na idade adulta adoo de comportamentos dirigidos pela satisfao em humilhar e punir. c)Iniciativa acentua-se a organizao fsica e mental da criana, que se mostra ansiosa para aprender e o faz bem. Concentra-se em brincar e essencial que o faa de maneira saudvel e sem inibies, estabelecendo assim um mundo de transio entre as fantasias infantis e a realidade. Falhas podero conduzir o adulto a representar para encobrir sua verdadeira imagem falsidade para encobrir a culpa. d)Identidade na adolescncia que a pessoa experimenta o sentido da identidade e passa a se conhecer: quem , do que gosta, o que quer. A vida sexual representada por intimidades transitrias. e)Integridade do ego o indivduo atinge esse estado depois de ter cuidado de pessoas e coisas e (...) ter-se adaptado aos triunfos e desiluses (Erikson, 1963). Aquele que experimentou todo o desenvolvimento chega sabedoria. A falha estaria em desenvolver a crena de ter se tornado sbio, um mecanismo de defesa para encobrir o sentimento de desesperana.

Relao figura-e-fundo e o indivduo no campo de foras Max Wertheimer, Kohler e Kurt Kofka, no incio do sc. XX, formulam a teoria de que o campo psicofsico em que o indivduo encontra-se inserido, influenciado pela percepo, determina o comportamento. Nele, a figura dominante destaca-se em relao ao fundo. Experincias anteriores (aprendizagem) e pensamento somam-se ao resultado da percepo para produzir o comportamento. Essa viso fsica e biolgica originou a psicologia da Gestalt, centrada na percepo consciente, que conjuga fatores sociais e intrapsquicos, e propicia uma nova viso das foras que provocam o comportamento humano. O indivduo no seria escravo de contedos inconscientes, mas poderia exercer influncia consciente sobre seus comportamentos. Kurt Lewin considerado o criador da psicologia social formulou sua teoria de campo, pela qual o comportamento uma funo do campo que existe no momento em que ele ocorre. Lewin concentra-se na situao psicolgica momentnea. Campo compreende a totalidade dos fatos coexistentes, mutuamente independentes, que exercem influncia sobre o indivduo. Lewin utiliza o conceito de energia psquica, empregada pelo organismo para dar conta das tenses que surgem no campo de foras. A tenso aumenta quando surge uma necessidade (sexo, fome, sede, desejo) e, para ele, somente interessam as necessidades no momento do comportamento, porque ocasionam a ao. Em sua viso, os fatores sociais so os principais determinantes das necessidades. Testou sua teoria de campo em grupos de crianas e trabalhadores, dando incio aos movimentos de dinmica de grupo, ampliados e explorados por uma legio de psiclogos e administradores de empresas. A teoria leva reflexo sobre o papel do grupo (ou equipe) no comportamento individual. Vale para o lar, a escola, o time de futebol, a turma da balada, o grupo de trfico de drogas ou qualquer outro. Todo grupo constitui um complexo campo de foras e o indivduo atuar sob a influncia desse campo. Avaliar at que ponto as foras grupais se sobrepem ou se sujeitam s intrapsquicas (se fosse possvel separ-las) e a outras provenientes do ambiente uma questo desafiadora. A influncia da expectativa George Kelly, de maneira semelhante de Kurt Lewin, prope que o comportamento da pessoa dirigido por uma rede de expectativas a respeito do que acontecer se ela agir de determinada maneira. A expectativa resulta de: experincias anteriores; observao e conhecimento. Kurt Lewin denomina-se valncia o valor percebido pelo indivduo para o resultado da ao; este combina com a confiana no xito dos esforos para atingir esse resultado. A valncia pode ser negativa ou positiva; o indivduo pode no agir porque, ainda que tenha expectativa favorvel quanto ao sucesso, uma valncia muito negativa poder dissuadi-lo. No passado, as infraes de trnsito eram exemplo tpico: os baixos valores das penalidades, a probabilidade elevada de no ser detectado, a dificuldade que enfrentam os rgos de trnsito de coibir o trfego de veculos em situao irregular levam o motorista a correr risco e comet-las. A expectativa tambm tem a ver com as aptides. Ela ser maior em relao a uma ao ou deciso quando o indivduo se considera apto para lidar com a nova situao. A situao tpica a do hacker, que se sente segura ao invadir sistemas de computao porque acredita que detm conhecimentos suficientes que lhe permitiro no ser detectado. Some-se a isso o reconhecimento entre seus pares, para aumentar a motivao para a ao criminosa.

Das könnte Ihnen auch gefallen