Sie sind auf Seite 1von 2

A NECESSIDADE E AS POSSIBILIDADES DO LDICO NAS AES DO REAGRUPAMENTO1

Srgio de Almeida Moura2

Sabendo que o fenmeno "brincar" comprovadamente pode potencializar algumas dimenses da infncia e porque no pensar da adolescncia, como a criatividade, a imaginao, a construo do novo a partir do estabelecido, acredita-se ento que o brincar e o jogar na escola tendo como objetivo contribuir para a construo de um ambiente para a aprendizagem, pode muito participar na tarefa de diminuir as dificuldades do aprender dos educandos. A atividade de reagrupamento que est presente na proposta de organizao escolar em ciclos de desenvolvimento e formao humana, necessita ser realizada num ambiente de aprendizagem onde o prazer, o contentamento e o desafio estejam postos aos atores do processo de ensino-aprendizagem, educandos, professoras/professores e funcionrios administrativos. Nunca pode-se deixar de considerar a funo social do brincar/jogar. Se entendemos que os indivduos aprendem em diversas situaes, espaos fsicos e com outros pares sociais, tambm deve ser entendido que nas relaes simples ou complexas que se do no interior da escola pode-se receber e/ou transmitir saberes no formato cognitivo, afetivo-emocional e relacional. E ainda, que essas dimenses da formao humana so de fato importantssimas para a constituio do ser social que as teorias pedaggicas mais radicais3 anunciam. Nesse sentido, algumas premissas so estabelecidas para que nas atividades de reagrupamento, ao se pensar no desenvolvimento no ldico seja pensado tambm nas seguintes prerrogativas:

1 2

Texto produzido para compor material da URE Maria Thom Neto para as UE da SME. Professor de Educao Fsica, Mestre em Educao Brasileira MEB/UFG, Apoio Pedaggico URE Maria Thom Neto/SME. 3 Radicais recebe ou tem como sentido neste artigo, um direcionamento crtico-propositivo que se relaciona com a inteno de formar homens e mulheres dentro de outra racionalidade que no estimule a competio exacerba entre os corpos, mas que valorize profundamente a solidariedade humana; que no favorece a explorao e apropriao material, mas incentive a distribuio e a democracia com altrusmo; que crie rupturas com a segregao scio-cultural e econmica e estabelea como eixo orientador a incluso social completa do indivduo como um cidado de deveres, direitos e compromissos com a coletividade e no com uma pequena parcela da elite historicamente construtora da hegemonia nos espaos da produo, polticas pblicas sociais, tendo como objetivo maior a emancipao e autonomia intelectual do homem e mulher brasileiros.

O jogo na escola pode incluir e socializar os diferentes, como pode excluir exatamente por causa das diferenas; O jogo na escola pode contribuir para a emancipao da forma de pensar como pode tambm reforar o comportamento alienado de alunos e mestres; O jogo na escola pode trazer tona as fragilidades da organizao do trabalho pedaggico e a partir da, serem tratadas luz das teorias crtico-propositivas ou superadoras, como pode tambm manter nas sombras da escola, a organizao desorganizada que sustenta os processos excludentes da sociedade maior; O jogar na escola adquire sua funo socializadora na medida em que concebe o ser humano como um ser de possibilidades e no um ser pronto e acabado; O jogar/brincar na escola pode apresentar ao educando um outro mundo possvel, como pode mant-lo acorrentado a um mundo social restrito e sem possibilidade de ruptura ou superao da prticas escolares arcaicas e comprovadamente fracassadas no objetivo de estabelecer a incluso daqueles que so diferentes social, econmica, cultural, fsica e mentalmente. Enfim, o jogar/brincar como parte da proposta de reagrupamento na organizao em ciclo de desenvolvimento e da formao humana estabelece-se como atividades prazerosas, mas com uma direcionalidade poltico-pedaggica. Que apesar de jogadores ou observadores por vezes acreditar que o jogo uma atividade no-sria, esconde um mistrio onde regras estabelecidas, ordem e relaes de grupo escancaram o prazer do descobrir, do aprender e do conhecer o outro, assim, do reconhecer-se no outro.

Das könnte Ihnen auch gefallen