Sie sind auf Seite 1von 2

Combinao Simples - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/CombinacaoSimples.aspx

Anlise Combinatria - Combinao Simples


Uma conceituada escola de idiomas est realizando uma promoo onde voc escolhe trs cursos, dos cinco disponveis, e paga apenas 2/3 do valor da mensalidade de cada um dos cursos escolhidos. Podemos facilmente perceber que algum que tenha escolhido os cursos de ingls, espanhol e alemo, fez as mesmas escolhas que outro algum que tenha escolhido alemo, ingls e espanhol, por exemplo, pois a ordem dos cursos de idioma em si, no gera distino entre uma escolha e outra. Se algum escolheu ingls, espanhol e alemo e outra pessoa escolheu ingls, espanhol e francs, tambm claramente podemos perceber que se tratam de escolhas distintas, pois nem todos os cursos que uma pessoa escolheu, so os mesmos escolhidos pela outra pessoa.

Considerando-se os 5 idiomas disponveis, qual o nmero total de possibilidades se escolhermos trs idiomas de cada vez?
Neste caso do curso de idiomas, podemos obter o nmero total de possibilidades, calculando inicialmente o arranjo simples A5, 3:

S que fazendo assim, estamos considerando distintos, os agrupamentos ( ingls, espanhol, alemo ) de ( espanhol, ingls, alemo ), por exemplo, e de todas as suas permutaes. Como sabemos, a permutao de 3 elementos, P3 igual a 3!, que igual a 6, portanto se dividirmos 60 por 6, estaremos eliminando as ocorrncias duplicadas em funo da mera mudana de ordem dos elementos. Assim sendo, 60 : 6 = 10. Portanto o nmero de opes possveis igual a 10.

Combinao Simples
Este exemplo o tpico caso, onde agrupamentos com elementos distintos, no se alteram mudando-se apenas a ordem de posicionamento dos elementos no grupo. A diferenciao ocorre apenas, quanto natureza dos elementos, quando h mudana de elementos. Neste caso estamos tratando de combinao simples.

Frmula da Combinao Simples


Ao trabalharmos com combinaes simples, com n elementos distintos, agrupados p a p , com p n, podemos recorrer seguinte frmula:

Ao utilizarmos a frmula neste nosso exemplo, temos:

Exemplos
Com 12 bolas de cores distintas, posso separ-las de quantos modos diferentes em saquinhos, se o fizer colocando 4 bolas em cada saco? Como a ordem das bolas no causa distino entre os agrupamentos, este um caso de combinao simples. Vamos ento calcular C12, 4:

Portanto: Posso separ-las de 495 modos diferentes. Um fabricante de sorvetes possui a disposio 7 variedades de frutas tropicais do nordeste brasileiro e pretende mistur-las duas a duas na fabricao de sorvetes. Quantos sero os tipos de sorvete disponveis? Os sorvetes de umbu com siriguela e de siriguela com umbu, na verdade tratam-se de um mesmo tipo de sorvete, no havendo distino apenas pela ordem da escolha das frutas utilizadas. Temos um caso de combinao simples que ser resolvido atravs do clculo de C7, 2:

1 de 2

17/09/2013 08:28

Combinao Simples - Matemtica Didtica

http://www.matematicadidatica.com.br/CombinacaoSimples.aspx

Logo: Sero disponveis 21 sabores diferentes. As 14 crianas de uma famlia sero separadas em grupos de 5, para que elas arrecadem prendas para a quermesse da fazenda onde vivem. De quantas maneiras as crianas podero ser agrupadas? Identificamos neste exemplo um caso de combinao simples, pois a ordem das crianas irrelevante, no causando distino entre os agrupamentos com elementos distintos. Vamos calcular C14, 5:

Ento: As crianas podero ser agrupadas de 2002 maneiras diferentes.

2 de 2

17/09/2013 08:28

Das könnte Ihnen auch gefallen