Sie sind auf Seite 1von 27

IVO SANTOS

Consigo por Tomar


Autrquicas 13 | Programa de Aco

NDICE
Compromisso ............................................................................2 Convico ..................................................................................4 Diagnostico ................................................................................4 Proposta .....................................................................................5 Economia e Emprego ................................................................6 Turismo .......................................................................................9 Cultura ........................................................................................11 Aco Social ..............................................................................13 Educao ....................................................................................14 Juventude ...................................................................................17 Desporto e Tempos Livres ........................................................18 Gesto Administrativa do Municpio ........................................19 Requalificao Urbana ...............................................................22 Patrimonio Arquitectnico .........................................................24 Concluses ..................................................................................25

COMPROMISSO
O presente Programa de Aco reflete a viso que temos para o futuro de Tomar. Apresenta aos tomarenses um conjunto de propostas em que iremos concentrar as nossas atenes enquanto eleitos, de forma a podermos atingir os objectivos que preconizamos concretizar nos prximos quatro anos de governo autrquico de Tomar. Afirmamos em que modelo de territrio queremos viver; definimos as condies necessrias para que este possa oferecer uma boa qualidade de vida; demonstramos como o concelho pode ser competitivo e inovador, preservando o patrimnio cultural e ambiental e reforamos a centralidade que Tomar poder voltar a ter, no mapa nacional e ibrico. tambm uma candidatura com valores: os da cidadania, da solidariedade, de uma nova forma de estar e trabalhar em Tomar. Tendo conscincia que o um novo modelo de gesto para Tomar, estar afectado pelos constrangimentos financeiros conhecidos, mas no podemos deixar de ser ambiciosos. Por essa razo, apresentamos um conjunto de reas de interveno, que nos parecem prioritrias para o processo de desenvolvimento de Tomar e para a melhoria do quotidiano dos seus residentes. Esta seleco de prioridades ser feita com sentido de responsabilidade, para no hipotecar o futuro do concelho nem o das geraes vindouras. Neste sentido, a adopo de prticas de boa governao econmico financeira surge como prioritria e fundamental. A Cmara de Tomar tem que ser gerida ao cntimo, num clima de seriedade no relacionamento com fornecedores e muncipes, de forma a recuperar a boa imagem da autarquia.

Por essa razo, uma das primeiras aces consistir na inventariao rigorosa de todos os compromissos assumidos pela autarquia. Com rigor nas despesas, com pagamentos certos, com imaginao e envolvimento dos muncipes, das juntas de freguesia e das restantes entidades do concelho, pode fazer-se muito mais e melhor.

O CDS apresenta-se s eleies de 29 de Setembro com o propsito de introduzir melhorias decisivas na gesto autrquica e contribuir para que Tomar readquira capacidade para atrair pessoas, investimento, turistas, e recupere a condio de cidade relevante no contexto nacional. O CDS apresenta nas suas listas um conjunto de candidatos que se distinguem pela experincia e qualidade dos seus currculos profissionais e que, por virem maioritariamente de fora da poltica activa, garantem uma compreenso diferente, moderna e no comprometida com as causas dos problemas do Concelho. O CDS pretende introduzir alteraes de estilo e um refrescamento ao governo municipal que garanta novas abordagens enrgicas e proactivas aos problemas de Tomar, distintas das dos ltimos 30 anos, conformistas, ineficazes, alheadas das pessoas e pr-obra-de-fachada. O CDS suporta a sua candidatura em diagnsticos simples e alinhados com as necessidades sentidas pelos tomarenses e em propostas igualmente simples, directas e diferenciadoras para ajudar a reverter a decadncia instalada. O CDS tem uma viso para Tomar que fcil de concretizar dado que depende quase exclusivamente de opes, decises e definio de quadros claros de responsabilidade para as executar e no de dotaes financeiras avultadas, investimentos ou outros pr-requisitos formais .

CONVICO
Cremos convictamente que a chave para reabilitar a vida do Concelho passa por uma gesto municipal mais voltada para as pessoas, baseada em servio, exigncia, gesto criteriosa, responsabilidade e proximidade, ideias novas e iniciativas de mudana; Declinamos mais obras de fachada , mais infraestruturas de utilidade duvidosa, mais investimentos mal avaliados, megalomanias onerosas e outros consumos e gastos suprfluos; O interesse publico municipal tem que se sobrepor vaidade dos autarcas e a a futura gesto municipal tem que se apoiar na definio de uma estratgia clara e em ideias e iniciativas simples, geradoras de melhorias palpveis sobre a vida das pessoas.

DIAGNSTICO
Dfice global de iniciativa, pro-atividade e inovao nos atos comuns de gesto municipal Distanciamento dos problemas e das pessoas e gesto descoordenada Ausncia de ideias e de definio de eixos prioritrios de atuao Dfice de protagonismo e de influncia no contexto municipal nacional Dfice de incentivo instalao e investimento Inoperncia na reabilitao urbana Dfice de segurana, limpeza, iluminao e sinaltica para turistas Dfice de servios e facilidades no apoio a visitantes e desfasamento na oferta horria de visita a monumentos Sub-rentabilizao do potencial Templrio e do Convento de Cristo Apoio social mal direcionado Dfice de autorresponsabilizao dos rgos de gesto municipal e funcionrios

PROPOSTAS
Acabar com o conformismo e a resignao Promover um choque de crescimento e protagonismo Acabar com avaliaes doentias e inteis e com ajustes de contas sobre a gesto municipal do passado Estimular ambiente indutor de ideias novas e alternativas Valorizar a histria e patrimnio monumental de Tomar como excepcional potencialidade para atrair comunidades de cultura, cincia, criatividade, e eventos. Valorizar e promover categoricamente o Convento de Cristo como monumento mpar, nico a nvel mundial e assumir a marca Templria como exclusiva de Tomar Encarar o turismo como fundamental alavanca de desenvolvimento Constituirmos uma fonte de iniciativa, energia, dinamismo e exigncia orientada para a facilitao da vida dos muncipes e visitantes Auscultar permanentemente as populaes e ajustar iniciativas s suas necessidades. Atrair investidores e investimentos Interveno contundente sobre o parque habitacional degradado Melhorar a articulao entre as Juntas de Freguesia e a Cmara Municipal Instalao de dispositivos facilitadores da circulao de turistas Promoo e Mediatizao de Tomar Associao da Cidade e do Concelho, ao Convento de Cristo e ao tema Templrios.

ECONOMIA E EMPREGO
O Desemprego o maior problema do concelho. Associado ao desemprego, a falta de emprego e sada profissionais para os tomarenses, em especial para os mais jovens, leva a que no se encare Tomar como um concelho com futuro. Inverteremos este rumo, comeando de imediato a trabalhar visando esse objetivo. Na primeira ao enquanto Presidente da Cmara, convidarei os principais empregadores e investidores do concelho para uma reunio de trabalho na Cmara Municipal. Colocarei uma questo simples: de que modo poder a Cmara contribuir para que mantenham os seus investimentos e, se possvel, possam crescer, criando emprego. A Cmara Municipal de Tomar tem de ser vista como um parceiro privilegiado como quem se trabalhe e no um impedimento concretizao de investimentos. Paralelamente desenvolveremos projetos que visem a qualificao das reas industriais existentes e criaremos zonas empresariais de nova gerao, que incorporem cincia e inovao tecnolgica e ofeream condies para fixar servios de apoio de qualidade s empresas e quadros qualificados. Mas no ficaremos por aqui. Propomo-nos executar a Carta Empresarial do Concelho, visando dessa forma recolher informao crucial para o conhecimento da realidade empresarial de Tomar (da qual parece haver uma ideia mas no um conhecimento real e atualizado), fundamental para uma estratgia de dinamizao empresarial concelhia efetiva e com a consequente gerao de emprego. A par da Carta Empresarial, ser feito um levantamento dos sectores de atividade com maior vantagem competitiva para o Concelho, como sejam o turismo e a indstria ligada ao papel, e ser fomentado o incremento dos investimentos nestes sectores identificados, quer sejam por isenes temporais de taxas e licenas, quer por promoo do sector a nvel nacional. A Cmara Municipal de Tomar ter uma postura cooperante com outras entidades com os mesmos interesses, e pr-ativa no apoio s empresas e aos empreendedores.

Mais e melhor emprego. Este o nosso objectivo. Assim, a candidatura do CDS Partido Popular, elege o Emprego como a questo central do seu Programa De Ao, atravs da definio das seguintes medidas a aplicar de imediato: Criar um sistema de incentivos fixao de novas unidades de indstria e de turismo, e criao de postos de trabalho, desenvolvendo aes articuladas com empresas, demais agentes econmicos e o Governo; Criar um centro de incubao de empresas, apoiando preferencialmente projetos do Instituto Politcnico de Tomar, que se caracterizem pela inovao. Fomentar a angariao de investidores para estes e outros projetos de superior interesse; Assumir um processo de mobilizao de parcerias pblico privadas de mbito regional, que possa potenciar a utilizao dos resultados da investigao desenvolvida na regio do Mdio-Tejo. O Instituto Politcnico de Tomar, os municpios e empresas da regio, sero parceiros fundamentais neste processo, de que todos beneficiaro. Promover periodicamente sesses de divulgao e esclarecimento, junto das empresas e associaes de empresas, dos apoios ao investimento disponveis; Colocar em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Investidor; Regulamentar a criao e a gesto de apoios aos jovens empresrios que queiram instalar e desenvolver os seus negcios em Tomar. Um Centro de Incubadora de Empresas ser de imediato lanado, em instalaes propriedade do municpio;

Apoiar o Comrcio Tradicional, atravs da criao de programas de urbanismo comercial e de reabilitao de zonas comerciais;

Criar um Roteiro Comercial e complementarmente uma sinaltica moderna e adequada ao espao em que se insere, identificando comrcio e servios;

Realizar protocolos e parcerias com o sector empresarial e associaes do concelho, com vista criao de programas de formao profissional;

Apoiar o desenvolvimento turstico; Reabilitar o Mercado Municipal, adaptando-o s exigncias legais e adequando-o realidade atual em termos de comerciantes que a pretendam desenvolver a sua atividade. Sempre tendo em mente o abastecimento de proximidade s populaes;

Dinamizar polticas de apoio agricultura nas zonas rurais do concelho, com a promoo dos produtos locais e divulgao dessas zonas, como plos de desenvolvimento agro-turstico;

Organizar feiras mensais para comercializao de produtos biolgicos e artesanais produzidos localmente;

- Apoiar iniciativas que visem a racionalizao dos consumos de energia, a conservao de energia e a utilizao de energias alternativas;

TURISMO

O concelho de Tomar precisa de se tornar mais dinmico, mais atraente, com mais preocupaes ambientais, enfrentando novos desafios e oportunidades de emprego, habitao, turismo, comrcio e cultura. Sabemos que no compete Cmara Municipal produzir diretamente os principais bens e servios de que o concelho precisa. Mas competelhe e sua obrigao, assumir um papel estratgico na definio de horizontes, de metas, de futuro. Defendemos uma poltica de turismo apostando no turismo cultural, desportivo e de natureza porque temos um concelho rico em patrimnio:

Apoiar o desenvolvimento da oferta turstica, pela soluo de problemas que se arrastam h anos, como o da circulao e estacionamento no Ncleo Histrico de Tomar;

Construir o Museu do Brinquedo e promover a abertura do mesmo no espao de 1 (um) ano;

Concluir o processo do Museu do Levado, avanando para uma gesto profissional do mesmo que garanta a sua sustentabilidade;

Apoiar o desenvolvimento da rede de oferta hoteleira em unidades de pequena dimenso, que tenham como preocupao a recuperao do patrimnio e a preservao da natureza, quer atravs do turismo rural, quer atravs do turismo de habitao, de forma a permitir estadas mais longas dos turistas em todo o concelho;

Apoiar aes de turismo de negcios, aproveitando para desenvolver e divulgar atividades relacionadas com o turismo da natureza e patrimnio mundial cultural;

Alargar a Oferta de Roteiros Tursticos que suscitem a atividade turstica durante todo o ano, fomentando o combate sua sazonalidade e permitindo o seu desenvolvimento, por um perodo mais alargado de tempo;

Incentivar, em articulao com a Entidade Regional de Turismo, o fomento de programas tursticos que incentivem a permanncia do turista em Tomar e no somente por um dia (excursionista), ou por um fim-desemana;

Implementar percursos culturais;

Apostar na mo-de-obra qualificada, fomentando parcerias com a Escola Profissional de Tomar, Escola Profissional de Ourm e com o Instituto Politcnico de Tomar, nomeadamente para Postos de Informao Turstica e Informaes em Museus;

Prosseguir a reabilitao do Parque de Campismo Municipal de Tomar, como forma alternativa de Alojamento, para todos os gostos e

possibilidades econmicas, mantendo a sua actual localizao;

10

Promover a realizao de feiras e eventos culturais que aproveitem o enquadramento de excelncia dos espaos pblicos como sejam o Jardim do Moucho, o Castelo e Convento de Cristo e a Mata dos Sete Montes.

CULTURA

O nosso Programa defende que a Poltica Municipal para a Cultura deve ser norteada pela democratizao cultural, com a possibilidade de acesso aos bens culturais e as formas de fruio artstica, por parte de toda a populao, tendo em conta a realidade tomarense, a capacidade financeira do municpio e as aes propostas pelas associaes e agentes concelhios. Por isso, propomos:

Valorizar a imagem de Cidade Templria, promovendo a mesma nacional e internacionalmente, criando uma marca e rentabilizando a mesma;

Promover, enquanto patrimnio de transmisso material e imaterial para as geraes vindouras, a afirmao da Cultura Tomarense, em especial a Grande Festa de Tomar a Festa dos Tabuleiros, como um direito de cidado de Tomar.

Criar eventos anuais, que visem a promoo da Festa dos Tabuleiros, alargando o espao temporal da sua divulgao e impulsionando o seu impacto nacional e internacional;

Integrar os agentes culturais tomarenses na definio da programao cultural do municpio;

Incluir de vez Tomar no roteiro das artes e espetculos a nvel nacional, tendo sempre em mente a adequao dos eventos populao da regio e dos diversos grupos sociais (estudantes, residentes, nveis etrios, etc). O Concelho de Tomar deve assumir o objectivo de encabear a regio do Ribatejo, em termos de oferta cultural;

11

11

Apoiar propostas de eventos das Associaes Culturais do concelho e a concretizao de projetos, em parceria com e/ou propostas pela Diviso de Cultura da autarquia;

Promover o Associativismo Cultural Juvenil, atravs de campanhas de sensibilizao e esclarecimento na Rede Escolar do Concelho;

Sensibilizar a populao do Concelho para a rea artstica; Ajustar realidade atual, o Programa de Apoio ao Associativismo, na atribuio/distribuio de subsdios e regularizao do seu calendrio de eventos, ajustando-o s realidades e possibilidades dos prprios agentes;

Impulsionar a qualificao de Agentes Culturais e Artsticos; Assumir a divulgao pblica dos eventos culturais promovidos pelas Juntas de Freguesia e associaes locais;

Reavaliar a atual agenda cultural da Cmara Municipal de Tomar, de forma a espelhar com mais acuidade a diversa produo artstica e oferta cultural do concelho, mesmo a dita no institucional;

Valorizar a etnografia local, em todos os seus aspectos; Agilizar o processo de licenas municipais para as atividades culturais; Incentivar ou potenciar tertlias sobre motivos de cultura e valorizar focos de cultura espontnea, ou no organizada;

12

12

AO SOCIAL

ACO SOCIAL; HABITAO Um programa de auxlio social para uma situao de emergncia. Estamos hoje perante uma grave crise do governo local e, por arrastamento, perante uma grave crise em Tomar. O nosso concelho, em particular as pessoas que esto a passar por mais dificuldades, necessitam com carcter de urgncia de um Programa de Auxlio Social, a aplicar num perodo nunca inferior aos prximos quatro anos. Assim, iremos atuar simultaneamente em oito planos: Elaborando a Carta Social Concelhia, promovendo a sua implementao; Apresentando candidaturas a Programas Especficos governamentais, visando a construo e/ou recuperao de fogos de habitao a custos controlados, levando em considerao a manuteno do sentido de comunidade e as relaes de vizinhana, em duas reas distintas: . Bairro 1. de Maio - construo de novas casas de habitao social com qualidade, recuperando toda uma zona que se encontra degradada. Paralelamente, definir espaos de lazer e de convvio, de pequeno comrcio e de servios, numa perspectiva de insero social (parceria pblico-privada); . Ncleo Histrico - recuperao de habitaes devolutas ou a ameaar runa, definindo em sede de Regulamento especfico para o efeito, visarem preferencialmente jovens casais, com futura opo de compra, sendo que o valor das rendas seja contabilizado aquando da aquisio;

Apoiando famlias carenciadas, atravs da atribuio de subsdios e iseno de taxas municipais. Numa lgica de insero social e no mercado de emprego, aps uma triagem adequada, potenciando as competncias que esses cidados possuem, colocando-as ao servio da comunidade;

13

Apoiando os idosos, favorecendo as relaes familiares e de vizinhana, valorizando os saberes que muitos idosos possuem, potenciando um papel ativo destes, na transferncia de conhecimentos e vivncias s crianas e jovens;

Promovendo parcerias com IPSS (instituies privadas de solidariedade social), de forma a assegurar que em Tomar ningum tenha fome, falta de um tecto ou de condies de dignidade humana;

Apoiando as aes de voluntariado social;

Apoiando os cidados portadores de deficincia, valorizando as suas capacidades em prol da comunidade, como forma de promoo da sua autoestima;

Apoiando e dinamizando o trabalho da Comisso de Proteo de Crianas e Jovens.

EDUCAO e JUVENTUDE, DESPORTO e TEMPOS LIVRES


Urge pensar em mais e melhores oportunidades, no domnio da educao e ensino, da juventude, da cultura, e do desporto, transformando Tomar num concelho jovem, virado para o desenvolvimento, celebrando Protocolos que garantam previamente apoios, deveres e obrigaes, com aqueles que j fomentam esse progresso, como as associaes e colectividades do concelho, como ainda com outros, que manifestem essa inteno. Fechar as portas a quem revela dinamismo e determinao jamais ser o lema que nos move. E entenda-se que no estamos a falar da poltica, por vezes pouco clara, do subsdio, antes pensando outras formas de cooperao e ajuda mtua. Em tempos difceis e com dificuldades de tesouraria exige-se criatividade e definio prvia de objectivos realistas a alcanar.

14

Nestas reas e com estes objectivos como meta a alcanar, propomos:

EDUCAO Aproveitando as possibilidades abertas pela descentralizao do sistema educativo, apoiar o papel insubstituvel dos professores na escola, defendendo a pluralidade dos projetos educativos. Assim, so nossos objectivos: Promover o acompanhamento permanente e trabalhar na reviso da Carta Educativa de Tomar, contribuindo para a qualidade do ensino no concelho;

Monitorizar o Parque Escolar, com a identificao das necessidades de mobilirio, de equipamento e de obras de reparao, ampliao e arranjos exteriores dos edifcios escolares.

Implementar a certificao de qualidade das instalaes escolares e prescolares - edifcios e equipamentos;

Promover o lanamento do Programa Plurianual de Modernizao e Valorizao da Rede Escolar, visando a recuperao dos logradouros das escolas e jardins-de-infncia; a instalao de sistemas eficientes de aquecimento; a renovao de mobilirios e equipamentos;

15

Assegurar o funcionamento do Conselho Municipal de Educao de forma a potenci-lo como um espao de promoo e valorizao da educao e da igualdade social;

Desenvolver o Desporto Escolar;

15

Apoiar as associaes de pais no reforo da rede de ATL;

Criar uma

ludoteca, de

horrio

de

funcionamento

alargado, para

acolhimento de filhos cujos pais trabalham at mais tarde ou pretendem usufruir de atividades culturais em horrio noturno;

Apoiar o desenvolvimento da Universidade Snior, permitindo a ocupao dos tempos livres, afirmando-se simultaneamente como um polo de saber, criando condies para o desenvolvimento pessoal dos cidados;

Promover o relacionamento institucional com os estabelecimentos de ensino superior existentes na regio do Mdio Tejo.

Melhorar a Concesso de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior.

Promover o melhoramento do Plano da Rede de Transportes Escolares, diminuindo os tempos de deslocao e de espera;

Promover a Sociedade de Informao na rede escolar, dotando com novos equipamentos informticos os diversos estabelecimentos de educao prescolar e do 1 ciclo do ensino bsico;

16

Organizar colnias de frias de Vero;

Promover a educao para a segurana rodoviria;

Estimular parcerias com pais, professores e entidades locais para a criao de atividades de tempos livres e salas de estudo orientado;

16

Dinamizar a educao ambiental, realizando aes no domnio da formao e informao dos cidados.

JUVENTUDE

O trabalho que as Autarquias desenvolvem na rea da juventude exige meios e formas prprias de interveno, em constante articulao com todas as atividades. Assim defendemos: Uma maior dinamizao do Conselho Municipal de Juventude, enquanto rgo consultivo da autarquia, tal como previsto na legislao em vigor, devolvendo-lhe a dinmica e a projeo que possuiu em passado recente;

Criar o Centro Municipal da Juventude, na Casa dos Cubos, atual CMIA Centro de Monitorizao e Investigao Ambiental, com valncias na rea de Educao Ambiental, Turismo da Natureza, Educao Musical, Desporto, entre outras;

Retomar o processo para a construo de uma Pousada da Juventude;

Valorizar o Ms da Juventude, contribuindo para a sua afirmao no contexto local e regional, promovendo, em parceria, iniciativas dirigidas aos jovens, como espetculos musicais, conferncias, exposies e eventos desportivos, entre outras reas;

Incentivar e existncia de mais associativismo de Juventude;

Promover encontros informais de jovens, em instalaes municipais;

Fomentar o uso do Carto Jovem Municipal

17

DESPORTO E TEMPOS LIVRES


Assumimos o compromisso de implementar e desenvolver no concelho, um Plano Estratgico para o Desporto, tendo como objectivo central a prtica regular de atividades fsicas do conjunto da populao do concelho. No plano a desenvolver, as principais prioridades so as seguintes: Elaborar a Carta Desportiva Concelhia, com vista ao diagnstico das necessidades existentes, consequente gesto integrada das infraestruturas desportivas concelhias, e promoo de iniciativas; Elaborar, em parceria, Contratos-programa entre as associaes

desportivas e o municpio, com base no princpio da responsabilizao mtua e em Planos de Atividades concretos e com objectivos mensurveis; Ajustar realidade atual, o Programa de Apoio ao Associativismo, na atribuio/distribuio de subsdios e regularizao do seu calendrio de eventos, ajustando-o s possibilidades dos prprios agentes; Apoiar o Associativismo, definindo regras claras de apoio s

colectividades, com especial nfase na formao, to necessria prtica desportiva regular; Promover a efetiva manuteno dos atuais equipamentos desportivos; Obter a certificao de qualidade para todas as instalaes desportivas municipais; Promover atividades de Ar Livre e Explorao na Natureza; Promover o Desporto, para Pessoas Portadoras de Deficincia; otencializar a zona envolvente ao Estdio Municipal, para a prtica de desportos radicais;

18

GESTO ADMINISTRATIVA DO MUNICPIO


FINANAS AUTRQUICAS e FUNCIONAMENTO da AUTARQUIA

O futuro do concelho de Tomar passa pelo equilbrio das contas da Cmara Municipal de Tomar, levando muito a srio o controle e reduo dos gastos, de forma a deixar de recorrer sistematicamente a emprstimos bancrios para fazer face aos seus compromissos correntes. A meta ser a da reorganizao da autarquia. Sem esse prvio trabalho interno nada poder ser concretizado.

Por outro lado, a autarquia deve avaliar profundamente as suas formas de financiamento, sem no entanto condicionar a tomada de deciso em tempo til, e estabelecer prioridades de investimento em funo do retorno no s financeiro, mas tambm de utilidade social e econmica do mesmo.

Com esse objectivo em mente, propomo-nos: Reduzir as despesas correntes, e de funcionamento, para permitir o aumento do Investimento e a regularizao da situao financeira da Cmara Municipal de Tomar;

Apresentar Planos de Atividades e Oramentos exequveis, com taxas de execuo significativas;

Rever a situao financeira da autarquia, de forma a resolver a preocupante situao de endividamento, atravs de uma reestruturao global da dvida;

19

Efetuar uma reviso total dos Regulamentos Municipais, em especial, da Tabela de Taxas e Licenas, adequando-a realidade regional nesta matria, e reduzindo esta, nos sectores em que for dado primazia, nos objectivos de desenvolvimento do Concelho;

Aumentar as receitas da autarquia, atravs da rentabilizao dos servios e dos seus espaos;

Promover o Plano Energtico Municipal; Reestruturar os servios camarrios, de forma a maximizar as suas capacidades;

Adequar otimizado;

os

servios

municipais,

em

meios

humanos,

reais

necessidades, de acordo com o Organigrama existente, mas ainda no

Agilizar os procedimentos administrativos, tendo em vista a clere resposta aos muncipes, incluindo os procedimentos relacionados com licenciamentos urbansticos;

Criar a figura do Provedor do Muncipe, a quem os cidados possam apresentar queixa ou reclamao sobre o funcionamento dos Servios Municipais;

Elaborar o Guia do Muncipe; Promover a formao profissional dos funcionrios, bem como melhorar as condies de trabalho dos funcionrios do municpio, no que se refere higiene e segurana no trabalho;

20

Trabalhar com as Juntas de Freguesia num novo relacionamento de transferncia de competncias, que implique a obteno de maior produtividade nas aes a realizar, o rigor e responsabilidade no gasto de dinheiros pblicos, e mais igualdade entre freguesias para intercmbio de experincias, projetos, discusso de necessidades comuns, prioridades e concertao dos investimentos, aplicao dos recursos e no apoio prestado, ouvindo-as sempre quanto s obras e trabalhos a realizar, promovendo momentos de Encontro entre os representantes das Freguesias;

Criar uma plataforma tecnolgica apta para reunir comentrios, sugestes e reclamaes dos muncipes, acessvel pela internet ou atravs das Juntas de Freguesia, como forma de fazer chegar ao poder de deciso autrquica, as preocupaes daqueles que maior dificuldade tm em fazerse ouvir.

21

REQUALIFICAO URBANA

Pretendemos que Tomar seja uma referncia nacional na defesa dos recursos naturais, do patrimnio cultural e do direito constitucional qualidade de vida. Promoveremos a seguinte linha de atuao: Incorporar na atual Reviso do PDM Plano Diretor Municipal, das questes estratgicas relevantes para o desenvolvimento das freguesias e o seu contributo para o desenvolvimento do concelho, identificadas no Diagnstico s Freguesias; Elaborar os Planos de Pormenor previstos no PDM;

Abandonar

poltica

dos

no

lugares

(as

periferias

emergentes

desqualificadas) e usar bem os espaos urbanos consolidados; Criar a Comisso Tcnica de Concertao entre Entidades, envolvidas na implementao e explorao de redes de infraestruturas abastecimento de gua, saneamento, gs, eletricidade, telefone, televiso por cabo e outras, de forma a reduzir os impactos negativos resultantes das suas intervenes no espao pblico;

Requalificar a Rua Serpa Pinto, em termos de pavimento; Promover o comrcio tradicional por implementao de programas especficos de apoio;

Prosseguir a renovao e modernizao da rede viria municipal, (dando prioridade s vias que faam a ligao entre freguesias e entre as reas com maior densidade populacional), vias urbanas, largos e praas remodelando a sinaltica, refazendo e melhorando passeios, iluminao e mobilirio urbano em todas as freguesias, conferindo homogeneidade;

22

Prosseguir com a modernizao da rede viria de Tomar, planeando e executando uma cintura rodoviria externa da cidade;

Criar o programa Mais segurana nas estradas, vocacionado para manter em permanncia o bom estado de conservao dos pavimentos, a limpeza das bermas e dos sistemas de drenagem de guas pluviais;

Valorizar as linhas de gua que atravessam o espao urbano; Reperfilar, corrigir e melhorar os acessos e atravessamentos pedonais, corrigindo erros graves de construo, e conferindo s passadeiras uma imagem aprazvel de modernidade;

Eliminar as barreiras arquitectnicas existentes; Criar percursos pedestres e ciclveis, potenciando o espao pblico, em especial as margens do Rio Nabo, para usufruto da populao;

Reavaliar o projeto de construo da Central de Camionagem; Elaborar o Plano Municipal de Transportes, tendo como objectivos melhorar a rede de transportes pblicos e incrementar o aumento do conforto e da segurana dos utentes. (Consideramos que na elaborao destes planos e projetos deve ser assegurada a participao da populao em todas as fases da execuo, atravs da realizao de reunies, inquritos, exposies, entre outros);

Reorganizar as paragens de transportes pblicos e as praas de txis, tendo por objectivo melhorar as condies de trabalho dos operadores e reforar a segurana e comodidade dos utentes.

23

No espao rural: valorizar a identidade cultural e paisagstica; conter a edificao dispersa e o parcelamento da propriedade;

No espao urbano: integrar as particularidades dos aglomerados na definio dos permetros urbanos, garantindo de padres de exigncia urbanstica, arquitectnica e paisagstica, bem como dotar as zonas de fronteira dos ncleos urbanos, com infraestruturas e equipamentos colectivos;

Resolver as situaes de violao Lei do Rudo.

PATRIMNIO ARQUITECTNICO
- Elaborar a Carta Municipal do Patrimnio; - Criar o Gabinete de Apoio Requalificao e Valorizao do Patrimnio Concelhio; - Promover o rigoroso cumprimento do Plano de Salvaguarda e Valorizao da Zona Histrica; Estabelecer parcerias com o Instituto Politcnico de Tomar, para implementao de aes de formao, na rea do Restauro Municipal; - Isentar de taxas urbansticas, os edifcios de valor arquitectnico a restaurar; - Iniciar a obra de estabilizao da arriba do Castelo de Tomar;

24

CONCLUSES

Governar Tomar implica colocar a Cmara Municipal ao servio do concelho e dos tomarenses. O nosso Programa de Aco assenta em trs premissas fundamentais: capacidade financeira, liderana forte, coerncia das decises.

Tomar precisa de pessoas com convices. Uma cidade e um concelho com a histria que Tomar ostenta e de que se orgulha, obrigam a que se termine um ciclo.

Hora de olhar o Futuro.

Estamos convictos que Consigo poderemos contruir um concelho com mais qualidade de vida e melhor governado.

Cumpriremos o nosso lema Consigo, por Tomar

25

Das könnte Ihnen auch gefallen