Sie sind auf Seite 1von 10

Eurotunel

Data da construo: 1994 Custo: Aproximadamente 9 bilhes de libras. Altura: 7,6 metros Comprimento: 50,45 quilmetros Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar. Nmero de trabalhadores: 13.000 Tempo de construo: 6 anos Material de construo: cimento armado e ao Nmero de janelas: nenhuma Volume de terras removidas: 4 milhes de metros cbicos, s no lado ingls Uma das maiores obras de engenharia da histria, consiste em um tnel que liga a Frana e a Inglaterra por baixo do canal da Mancha, a distncia de uma margem a outra de 50Km sendo que 37,9 deles esto debaixo do mar, para tanto o tnel foi construido a 40m abaixo do nivel do leito do canal, isso significa que em alguns ponto sua profundidade comparado ao nivel do solo pode chegar a mais de 75m. O encontro dos dois tneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um tnel a outro), tornou possvel caminhar em terra seca da Inglaterra Europa pela primeira vez desde o fim da ltima glaciao, mais de 13 mil anos atrs. Os britnicos e franceses, usando mtodos de clculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.

Sua inaugurao ocorreu em 1994, o trajeto demora aproximadamente 35 minnutos e a construo desse empreendimento foi sem dvida um grnade passo para

integrao no segmento poltico-econmico entre a Frana e Inglaterra, principalmente para facilitar a intrgrao Britnica em relao ao que se desenvolve na Unio Europia.

Histria
Uma ligao entre a Frana e a Inglaterra j havia sido proposta em diversas ocasies: Em 1802, o engenheiro francs Matthieu Favier fez uma proposta para a construo de um tnel: os passageiros atravessariam o tnel em carruagens puxadas por cavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de leo e uma ilha a meio do tnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milho de libras. Em1875, Peter Barlow, construtor do primeiro caminho de ferro subterrneo, sugeriu que se colocasse um tubo de ao gigantesco flutuando sobre o canal. A ideia foi rejeitada. Em 1876 so levados a cabo extensos estudos geolgicos. Em 1880 a companhia South Eastern Railway faz perfuraes experimentais do lado ingls. Em 1881 uma mquina de perfuraes Beaumont escava um tnel de 820 metros ao longo dos penhascos do lado ingls. Em 1922 comeam novamente escavaes do lado ingls, mas aps estarem feitos 128 metros de tnel, foram lanadas objees polticas e as obras pararam mais uma vez.

Foi s aps o fim da Segunda Guerra Mundial que os tcnicos acreditaram que o conhecimento tecnolgico existente era o suficiente para a construo do tnel comearam a dar-lhe a devida ateno. Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Tnel do Canal (Channel Tunnel Study Group). No seu relatrio, publicado em 1960, recomendava-se a construo de dois tneis ferrovirios principais e um de servio, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando j estavam construdos 250 metros de um tnel de teste. Em 1984, a ideia foi relanada com uma proposta conjunta dos governos britnico e francs para a construo do tnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao pblico em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois pases assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987. O percurso planejado ligava Calais, na Frana, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o tnel encontra-se a 40 metros abaixo do fundo do mar, sendo a seo sul mais funda do que a seco norte. Escavao do tnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operaes conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consrcio que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os

pases. Foram usadas grandes mquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas mquinas eram autnticas fbricas mveis que abriam o tnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhes de metros cbicos de cal foram escavados s do lado ingls; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m.

Seco-tipo do Tnel da Mancha

A e B Tnel de trasporte, usado por trens de passageiros e de transporte. C e D Tnel de manuteno e saidas de emergncia, usado por veiculos pequenos. O Tnel da Mancha constitudo por 3 tneis paralelos, dois principais ferrovirios e um menor, de acesso. Este tnel de acesso, que servido por veculos pequenos, ligado aos outros atravs de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manuteno tenham acesso aos tneis principais e para fornecer uma sada de emergncia em caso de acidentes. Os passageiros e os veculos automveis (ligeiros e pesados) so transportados por um servio de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotnel. O trajeto dura apenas 35 minutos.

Como feito o transporte.


Carro, caminhes e mercadorias so trasportados no interior dos trens, na estao os veiculos so estacionados dentro dos vages. A travessia leva aproximadamente 35 minutos, os trens andam a 160Km/h.

Estao ferroviria de Waterloo O tnel operado por Eurotunnel plc. Existem quatro distintos tipos de servio:

Eurostar: um trem de passageiros de alta velocidade. Conecta a estao londrina de trem Saint-Pancras com a Estao do Norte (Gare du Nord) em Paris, e a estao Midi/Zuid, em Bruxelas, com paradas em Ashford, Calais e Lille. No dia 14 de outubro de 2007 o servico passou da estao de waterloo para a renovada estao de St Pancras internacional com a abertura de uma nova linha, hi-speed 2 que reduz o tempo de percurso entre Londres e Paris para 2 horas, cerca de menos 30 minutos a mais que antigamente. Le Shuttle: transporta carros, nibus e vans atravs do tnel (como se fosse um ferry-boat, balsa), servio entre Calais (Frana) e Folkestone (Inglaterra). Transporte de caminhes: Carrega caminhes no trem (que viajam em vages abertos), motoristas viajam em um nibus, separados de seus veculos. Europorte: Servio de transporte de carga convencional.

Em 2010, mais de 6,3 milhes de pessoas atravessaram o Eurotnel, alm de 2,27 milhes de automveis, 1,28 milho de caminhes e 1,74 milho de toneladas de mercadorias. Hoje o custo de transporte de um carro pequeno e de 77 euros ida e volta. Com a modernizao das ferrovias principalmente no lado Ingls, a tendncia que o nmero de passageiros aumente pois o tempo de viagem entre as capitais LondresParis se dara em menos de 2 horas, dentro de trs anos, contaro com uma nova ferrovia de alta velocidade, pela qual o Eurostar poder atingir a velocidade de 337 Km/h ja alcanada em testes, fazendo com que o trajeto seja mais atrativo que o de avio.

Vista area do terminal Frances.

Entrada do tnel em calais norte da Frana

Bibliografia
https://ssl.directferries.com/ferry/secure/1_booking_details.aspx? stdc=DF10PT&orid=10-63&rrid=63-10&psgr=1&micr=0&midu=0&curr=2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurot%C3%BAnel http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1192821,00.html

FACULDADE INGA UNINGA ENGENHARIA CIVIL NOTURNO. INTRODUO A ENGENHARIA CIVIL.

ESCOLHA DA OITAVA MARAVILHA DA ENGENHARIA

EUROTUNEL

ACADMICO: WALKER B. WEGNER PROF.(a):CLAUDIA TELLES BENATTI


Maringa/27 de Abril/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen