Sie sind auf Seite 1von 4

JESUS no Antigo Testamento

Hebreus 9:11-15 Antes de abordarmos assunto to interessante e oportuno para o nosso crescimento espiritual, importante falarmos um pouco do que vem a ser "tipologia", para s ento, entrarmos no assunto. O que seria um "tipo"? Um tipo um padro bblico, ou uma ilustrao bblica, em geral, retirada do A.T., que se torna padro relacionado a pessoas, acontecimentos ou coisas. , em outras palavras, uma pessoa, coisa ou ato no A.T. que se cumpre totalmente em seu anttipo, ou seja, pessoa, coisas ou atos no N.T. Paulo escreve em I Cor. 10:6:"...e estas foram-nos feitas em figura..." esta palavra "figura" vem do grego tupos, e tambm pode ter o sentido de "padro, ilustrao, exemplo ou tipo". Deus, atravs das figuras e smbolos da Bblia procura mostrar por meio de coisas terrestres, as coisas espirituais, visto a limitao de nossa mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontrados no A.T., Deus fala das glrias celestiais atravs de coisas terrestres.
Em I Corntios 10:11, lemos:"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e esto escritas para aviso nosso..." estes so eventos que ocorreram no xodo, livro do A.T. e que o apstolo Paulo mostra como exemplos no N.T. Em Hebreus 5:8 lemos que o Tabernculo foi construdo a partir de um padro celestial que foi mostrado a Moiss no Monte Sinai:"Atenta, pois, que o faas conforme o Seu modelo, que te foi mostrado no monte (x 25.40). O primeiro mrtir da igreja, Estvo, disse o seguinte: "Estava entre nossos pais no deserto o tabernculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moiss que o fizesse segundo o modelo que tinha visto (At 7.44). O Tabernculo e, mais tarde o Templo, so tipos que se tornam padres que revelam elementos-chave do plano divino de salvao. A histria humana est repleta de pessoas que viveram em passados distantes e apresentaram grandes semelhanas por meio dos fatos por elas vivenciadas com outras pessoas que vieram a existir sculos ou milhares de anos depois, so pessoas que fizeram a mesma escolha e andaram pelos mesmos caminhos, ou ainda desempenharam papis semelhantes na histria da humanidade. Ex: Hitler e Napoleo, em relao conquista da Europa e tambm na campanha contra a Rssia, os quais cometeram muitos erros, por causa suas ambies. Hitler e Nero, tiveram uma crueldade semelhante. Estas so situaes da histria, citados apenas como exemplo. Tambm vemos o rei de Tiro (Ez. 28), prottipo de Lcifer. Como na histria existem homens com histria semelhante, a Bblia tem os seus muitos prottipos de Cristo. A vinda de Cristo foi precedida de uma preparao meticulosa, que criou uma expectativa em torno do Messias, criando uma imagem forte do Salvador da humanidade. Para todos os homens de Deus da narrativa bblica, ouve uma certa percepo desde cedo dos propsitos de Deus, tiveram uma viso do Messias por antecipao, por assim dizer, como foi o caso de Abrao. A tipologia de Cristo pe em evidncia a vida: Deus, na sua prescincia e sabedoria, associada sua onipotncia interferiu e conduziu os acontecimentos da histria. Por isso podemos entender esta declarao bblica:"o reino que vos est preparado desde a fundao do mundo" (Mat. 25:34); "o Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo" (Apoc. 13:8); "porque me amaste antes da fundao do mundo" (Jo. 17:24); "pois nos elegeu n'Ele antes da fundao do mundo" (Ef. 1:4a).

1-Prottipos de Cristo no A.T.

Patriarcas, profetas, juzes, reis e sacerdotes. Alguns desses homens foram de algum modo, prottipos de Cristo, quando demonstraram o carter ou se comportaram como o Messias. Isaque foi o mais completo prottipo de Cristo. (Gen. 21:3-5) Filho de Abrao, que a figura do Pai celeste; filho nico, semelhana de Cristo (Jo 1:14). Conduzido pelo pai para ser oferecido sobre o altar do sacrifcio, smbolo da cruz. Isaque foi home de carter firme, mas de personalidade pacfica; homem prudente e decidido. Teve uma noiva, a qual foi preparada e trazida de uma terra distante por um enviado de seu pai, revelando a relao de Cristo e a igreja. Mas o evento mais marcante foi o ocorrido no Monte Mori quando Deus pede Abrao que o sacrifique em um altar como sacrifcio. Isaque apresentou um carter messinico, como tipo de Jesus, pois foi grandemente submisso ao seu pai, Abrao.

Jos, filho de Jac foi um dos prottipos de Cristo de maior destaque. Foi aborrecido pelos irmos, rejeitado e vendido como escravo (entregue aos gentios) semelhana do Filho de Deus que foi rejeitado pelos judeus (Jo. 1:11); foi vendido por moedas de prata pelos irmos (Gn. 37:28), como Cristo tambm foi entregue por moedas de prata (Mt. 27:3); amado pelo pai, humilhado na casa de Potifar e no crcere, mesmo assim continuou fiel at que foi elevado ao poder no Egito; apontando para a humilhao e glorificao de Cristo. Abenoou seus opressores, assim como Jesus abenoou seus algozes. Foi tentado e caluniado, no abriu a boca para defender-se. Como Jesus, Jos foi preso injustamente. Os irmos de Jos se prostraram aos seus ps, assim como todo joelho se dobrar diante de Jesus (Fil. 2:9-11).

Melquisedeque, para qualquer estudioso das Escrituras, todos os homens dos quais j falamos so notveis em seus feitos realizados atravs da direo de Deus na histria, mas nenhum deles to intrigante quanto Melquisedeque, personagem notvel e enigmtico, chamado rei de Salm, que quer dizer rei de paz, sacerdote do Deus Altssimo, a quem Abrao entregou os seus dzimos, prefigura a pessoa de Cristo, no seu aspecto divino: "sem pai e sem me, sem genealogia, no tendo princpio de dias, nem fim de vida,sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre" (Heb. 7:3). Assemelha-se ao Verbo Vivo, Jesus, "cujas sadas so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Mq. 5:2b). Alguns estudiosos chegam at a afirmar que Melquisedeque poderia ser Sem, filho de No, pelo fato de ele ter vivido 600 anos, tempo suficiente para viver at os dias de Abrao. A Bblia claro, afirma que ele "no teve princpio de dias nem fim de vida", isto quer dizer que no sabemos sua origem e nem o seu destino. O escritor aos Hebreus nos d a entender que isto era uma representao da eternidade de Cristo e de seu sacerdcio. Melquisedeque, foi sacerdote e rei, sem pertencer linhagem de Aro, o qual deu origem ao sacerdcio levtico. Jesus, tambm veio a ser Sumo Sacerdote, sem pertencer casa de Aro (em Israel, s os descendentes de Aro poderiam ser sacerdotes - Nm. 3:10). Jesus tornou-se Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Heb. 7:21). necessrio falar que, quando o autor aos Hebreus diz em 7:3 que Melquisedeque "permanece sacerdote para sempre" , no afirma que seja o prprio Cristo, o texto diz apenas que foi "...feito semelhante ao Filho de Deus..." , semelhante quer dizer parecido e no a mesma coisa. Por no encontrarmos registro da origem e do fim da vida de Melquisedeque, seu sacerdcio tido como superior ao levtico, como foi o de Jesus (Heb. 7:4-19). certo que existem outros tipos pessoais de Cristo no A.T., citamos estes apenas para exemplos: tambm poderamos citar o rei Davi, Moiss e Samuel; os dois ltimos tambm exerceram as funes de sacerdote e rei (ainda que no tiveram o ttulo real).

2- Smbolos de Cristo no Antigo Testamento.


No A.T., encontramos muitos smbolos de Cristo, os smbolos servem de sinais de algo que representam sem necessariamente ser semelhantes em qualquer respeito. Podemos citar como exemplo o vento e o fogo, smbolos do Esprito Santo. So eles tambm objetos, fatos ou animais, como o sacrifcio, que apontam para a pessoa de Cristo, vejamos alguns exemplos de outros que existem: 1. A serpente de metal, que Moiss levantou no deserto. Esta foi colocada sobre uma haste e erguida no topo de um monte, foi usada como antdoto para todo aquele que fosse picado pelas serpentes venenosas do deserto. Quem fosse picado pelas serpentes e olhasse para tal smbolo, ficava imediatamente livre da morte. Era um smbolo vicrio da morte de jesus na cruz, para nos livrar das consequncias do pecado. Esta foi a lio que Cristo apresentou para Nicodemos (Jo. 3:14-15). 2. O cordeiro pascal, imolado no dia 14 do ms de nis ou abibe. (x. 12:2; Lev. 23:5) Deus havia castigado o Egito com 9 pragas, castigando todo o seu povo e territrio, e para finalizar a etapa final e consumar o juzo sobre o Egito e libertar o seu povo do cativeiro, Deus manda uma ltima praga para atingir todos os primognitos do Egito, "desde os homens at os animais" (x. 12:12), levando a morte a todos os lares egpcios. S o povo de Israel seria poupado da morte (x. 12:13). Deus ordenou que as casas dos filhos de Israel fossem assinaladas com o sangue do cordeiro imolado nos umbrais das portas. E quando o anjo da morte passasse por sobre as casas dos israelitas, e visse o sangue no traria a morte sobre eles, o contrrio aconteceu com os egpcios, pois no tinham a marca do sangue do cordeiro. O cordeiro deveria ser de um ano, sem defeito, sem mancha, deveria ficar guardado por 4 dias at o dia do sacrifcio, seus ossos no poderiam ser quebrados. Semelhantemente, Jesus o nosso cordeiro pascal (Jo. 1:29), sem mancha e sem defeito (I Ped. 1:18-19); no quebraram nenhum dos seus ossos no dia da crucificao, s os dos bandidos (Jo. 19:33); entrou em Jerusalm no dia da separao do cordeiro e morreu no dia do sacrifcio. Precisava ser imolado por toda a congregao (x.12:6), e do mesmo modo foi sacrificado pelos lderes religiosos e civis de Israel e de Roma (Luc. 24:7). O sangue do cordeiro era o sinal da proteo de Deus para livrar o povo da morte (x. 12:13); assim tambm o sangue de Cristo nos lava, purifica e liberta da escravido do pecado e da punio eterna (Ap. 7:14 / Heb. 13:12 / I Jo. 1:7 / Ap. 5:9). 3. A Rocha de Horebe. Em um determinado episdio da histria do povo no deserto, eles chegam a Horebe e, o povo sedento e sem gua suficiente para beber, comea a murmurar, Moiss ento ora a Deus e este o responde dizendo: "Eis que Eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e ferirs a rocha, e dela sairo guas e o povo beber" (x. 17:6). Em I Cor. 10:4, o apstolo Paulo apresenta a evidncia bblica da relao tipolgica da rocha com Cristo, quando afirma: "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo". Jesus Cristo ao ser ferido, trouxe refrigrio e vida para todos os que n'Ele crem, assim tambm aconteceu com a rocha, em Horebe. A rocha o tipo de Jesus Cristo, que foi ferido pelo juzo de Deus para nos dar gua da vida: "mas aquele que beber da gua que Eu lhe der nunca ter sede..." (Jo. 4:14). Existem muitos outros exemplos, mas para ns bastam apenas estes para que possamos entender um pouco mais deste assunto to extraordinrio. No temos tambm a inteno de esgotar o assunto, que muito extenso e exigiria conhecimento que ainda

no disponibilizamos, o que pretendemos lanar um pouco de luz para abenoar cada irmo que apaixonado pelos estudos das Escrituras. Lembremos que os discpulos s entenderam as Escrituras depois da ressurreio do Senhor, no caminho de Emas tiveram os seus olhos abertos para entender . Prottipos e smbolos foram de grande valia para o apstolo Paulo para elaborar a sua Teologia, pois todas as cartas deste referido apstolo, esto cheias de referncias aos smbolos e figuras do A.T. Estudar os smbolos amplia a nossa viso, e atravs do estudo da tipologia bblica, podemos verificar a soberania de Deus, escrevendo profecias atravs de pessoas, objetos e eventos, e as cumprindo em Cristo, gerando a perfeita relao entre A.T. e N.T., nos apresentando tipo e anttipo, em perfeita harmonia.

Luiz Rafael www.oucaapalavradosenhor.com

Das könnte Ihnen auch gefallen