Sie sind auf Seite 1von 27

51 QUESTES CAMPEAS DE AUDINCIA NA 2 FASE DIREITO DO TRABALHO

1) Multa do Artigo 467 e 477, incidncia. O artigo 477 8 da CLT estabelece multa equivalente ao salrio do empregado quando houver atraso no pagamento das verbas RESCISRIAS que lhe so devidas, ou seja, quando o pagamento no for feito nos prazos previstos no artigo 477 6 da CLT. No contexto do exame de ordem, o pedido deve ser feito na petio inicial sempre que houver verba rescisria que no for paga nos prazos j referidos. No incide no caso de pedido de resciso indireta, isso por que, nessa hiptese, ainda no houve resciso, que acontecer apenas durante o processo, logo, no h que se falar tambm, em atraso por parte do empregador j que os prazos ainda no comearam sua contagem. A multa do artigo 467 da CLT incide sempre que o empregador no pagar verbas INCONTROVERSAS em primeira audincia. Assim, independentemente da modalidade de dispensa do empregado se no for paga uma parcela incontroversamente devida ao empregado, dever a mesma ser paga em primeira audincia sob pena de incidncia de multa de 50% do valor devido. Observe que o pedido deve ser feito na petio inicial mesmo que no se saiba se haver ou no o pagamento por parte do empregado em primeira audincia. O exemplo clssico de parcela incontroversa o saldo de salrio. Logo, por exemplo, se o empregado for dispensado, ainda que por justa causa, dever receber o saldo de salario, se no receber, este dever ser pago em primeira audincia, pena de incidncia da multa do artigo 467 da CLT. Algumas peculiaridades: - o artigo 467 da CLT no pode ser aplicado em face da Unio, Estados, DF, e municpios e autarquias e fundaes pblicas.
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

- Mesmo em caso de REVELIA h a incidncia da multa do 467 da CLT, Smula 69 - A multa do 467 no se aplica para a massa falida, Smula 388 do TST - A multa do artigo 477 se aplica pessoa jurdica de direito pblico, OJ 238 da SDI-1 do TST - A multa do artigo 477 no se aplica massa falida, Smula 388 TST

2) Uma palavra sobre verba contratual, rescisria, salarial, indenizatria e reflexos. Uma parcela ser contratual quando for paga durante o contrato de trabalho, exemplo, o DSR. J uma parcela rescisria ser aquela paga na resciso do contrato de trabalho. Assim, o que no for pago durante o contrato de trabalho, vira, automaticamente, verba rescisria. Exemplo de verba rescisria o aviso prvio, que somente tem cabimento, quando da resciso do contrato de trabalho. Devemos pedir verba rescisria quando o enunciado do problema deixar claro que o empregado foi dispensado e no recebeu suas verbas rescisrias. No precisa se preocupar com o pedido de verba contratual j que se alguma verba no foi paga, eu pedir ela pelo nome, exemplo: se no recebeu DRS eu vou chamar isso de DOS DSR; se no recebeu horas extras, eu no vou chamar isso de verba contratual, mas sim DAS HORAS EXTRAS etc. Agora, muito cuidado, pois o pedido de REFLEXOS sim, dever ser feito tanto em verbas contratuais como em verbas rescisrias. Um assunto que no se mistura com a dicotomia supra o conceito de verba salarial e verba indenizatria. Uma verba ser salarial quando for paga ao empregado de forma habitual e em contraprestao. Assim, por exemplo, se o empregado realizar 1 hora extra em determinado ms, por uma nica vez, no contexto de um contrato de trabalho que durou 10 anos, essa hora extra certamente no tem natureza salarial, pois no teve habitualidade. Agora, se esse mesmo infeliz realiza todos os dias 1 hora extra durante esses 10 anos, h inegvel habitualidade na prestao dessas horas, logo, essas horas extras possuem natureza salarial. O artigo 28 da Lei 8.213/91 oferece um rol
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

demonstrativo das parcelas que possuem natureza salarial. O que no chega a ter natureza salarial ser automaticamente uma verba com natureza indenizatria. Detalhe: somente gera reflexos na demais parcelas trabalhistas a uma verba que tenha natureza salarial. O que natureza indenizatria no gera reflexos. J que falamos nisso, o que gerar reflexos? Significa considerar essa parcela no clculo da outra parcela. Exemplo: um empregado que ganha 1.000,00 por ms ter o seu dcimo terceiro, frias, etc, calculados com base nesse valor. Mas se ele receber alguma outra parcela com natureza salarial, ex. horas extras mensais de 200,00, esses 200,00 tambm devem ser considerados juntamente com os 1.000,00 no clculo do dcimo terceiro, por exemplo. As parcelas que levam em considerao todas as verbas salariais, ou seja, que SOFREM REFLEXOS so apenas 5: ADDFF (Aviso prvio; Dcimo terceiro; Dsr; Frias e Fgts) e so exatamente essas parcelas que se dividem em verbas contratuais e verbas rescisrias.

3) Diferenas entre tutela antecipada e tutela cautelar. O termo liminar. A tutela cautelar serve apenas para assegurar o resultado prtico e efetivo de um outro processo. So divididas em cautelar nominada (quando o CPC estabelece seu procedimento) e inominada (quando no est previstas no CPC). Podem ser tambm preparatrias (quando ajuizadas antes do processo que se pretende assegurar) e incidentais (quando ajuizadas incidentalmente, dentro do processo que se pretende assegurar). O que se deve ter em mente quando se trata de cautelar que ela somente se presta a assegurar o resultado de um outro processo, sendo, no-satisfativa, pois. J a tutela antecipada serve para assegurar o prprio direito material que se pretende. Usa-se a tutela antecipada para buscar, de forma antecipada, o prprio direito material que se busca no processo. A diferena que no se quer

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

esperar at o final desse processo para se ter esse direito material, quer-se o direito material agora, de forma antecipada. Assim, todas as vezes que estiverem preenchidos os requisitos do artigo 273 do CPC, estar autorizado o juiz a conceder antecipao de tutela ou tutela antecipada. Mas veja, o objetivo aqui no e nem nunca foi assegurar um outro processo, mas sim, buscar de forma antecipada o prprio direito material, e por isso que ela tem o nome de satisfativa j que satisfaz a parte com o direito material. Usa-se o termo liminar tanto para tutela antecipada quanto para cautelar j que ele apenas que expressar algo que ser deferido no incio do processo. como se fosse, pois, um gnero, do qual so espcies tanto a cautelar quanto a tutela antecipada. No processo do trabalho temos uma forma especfica de tutela antecipada, prevista no artigo 659 da CLT, incisos, IX e X.

4) Que hipteses de garantia de emprego ensejam o ajuizamento de Inqurito Judicial para Apurao de Falta Grave?

O IJAFG est previsto no artigo 853 da CLT e serve apenas e unicamente para por fim, ou seja, para romper o contrato de trabalho de um trabalhador que possui estabilidade. Aps diversas divergncias na doutrina e jurisprudncia, prevalece o entendimento adotado inclusive pela Banca FGV, que o inqurito se presta apenas para rescindir o contrato de trabalho de duas classes de trabalhadores: os antigos empregados estveis decenais e os dirigentes sindicais (art 543 3 da CLT).

5) Diferena entre garantia de emprego e estabilidade

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Prevalece o entendimento de que se trata de termos sinnimos, e o prprio TST que usa deliberada e indiscriminadamente ambos os termos em sua smula como sinnimos. Para parte da doutrina, contudo, usa-se o termo estabilidade quando se tratar de hiptese de garantia de emprego com cunho permanente, exemplo disso o antigo decenal, que aps 10 anos de contrato de trabalho, adquire estabilidade. J as demais hipteses so provisrias, exemplo: gestante: at 5 meses aps o parto; acidentado: 1 ano aps o retorno do empregado; dirigente sindical: 1 anos aps o mandato.

6) Posso usar letra cursiva dentro dos tpicos e maisculas nos ttulos e tambm no endereamento? Sim, no tem problema usar letra cursiva dentro dos tpicos e maiscula no ttulo do tpico e endereamento.

7) Posso usar na pea ttulos dos fatos e do direito? No. No use essa forma de elaborao. Isso por que o nosso Processo do Trabalho um processo cumulativo por sua prpria essncia, logo, devemos ter uma petio inicial organizada com tpicos especficos, ou seja, onde tratar de horas extras por exemplos, apontar tanto os fatos, como o fundamento legal que embasa esse pedido e fazer um fechamento para o tpico pleiteando tantas horas extras..

8) Quando devo pedir honorrios advocatcios no Processo do Trabalho? No processo do trabalho os honorrios advocatcios somente incidem se preenchidos dois requisitos: ser o empregado beneficirio da justia gratuita e

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

tambm, estar assistido pelo sindicato da categoria. Esses requisitos esto expressos na OJ 305. O mesmo se extrai das Smulas 219 e 329 do TST. Assim, no processo do trabalho incidiro honorrios apenas se o enunciado da questo deixar claro que esses dois requisitos esto presentes. Agora, isso vale para as relaes de emprego. Se for uma ao decorrente da relao de trabalho, incidiro, contudo, os honorrios pela mera sucumbncia, como ocorre no processo civil comum, como se extrai da Instruo Normativa 27/2005 do TST.

9) Quando devo pedir Justia Gratuita no Processo do Trabalho? Pea justia gratuita apenas se o problema deixar claro que o empregado necessita desse benefcio. Nessa hiptese sero usadas frases como: o empregado pobre e no pode pagar as custas processuais; junta declarao de pobreza; etc. Se o problema no deixa claro, no pea, mesmo que isso seja bom pro seu cliente, no d para inventar dados no trazidos no problema. Apenas a CCP deve ser tratada na pea mesmo que o problema nada fale. J a justia gratuita apenas deve ser tratada se o problema falar, ok?

10) Qual a pista para identificar se cabe adicional de insalubridade ou de periculosidade? Temos uma pea no livro de prtica que trata do caldeireiro em que bem difcil identificar se cabe periculosidade ou insalubridade. Bom, a insalubridade somente tem cabimento quando houver agente qumico, fsico ou biolgico que deteriore a sade do trabalhador. A ideia pagar um pouco mais para o empregado j que todo dia que ele para aquele posto de trabalho ele sai menos saudvel j que est exposto agente nocivo sua sade. Os caso do insalubridade esto contemplados na NR 15 do Ministrio do Trabalho. J a periculosidade caber em 5 hipteses: explosivos, inflamveis, eltricos e tambm nas hipteses das OJ 345 (radiao ionizante ou substancia radioativa)
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

ou OJ 347 (cabistas, instaladores e reparadores de linhas e aparelhos de telefonia). O que se procura compensar aqui com o pagamento do adicional no a sade do trabalhador, como na insalubridade, mas sim, o risco ao qual ele est exposto durante o seu trabalho. Repare tambm na hiptese da nova lei 12.7402012 que trata da nova redao do artigo 193 da CLT para, revogando a lei 7.369/85 (eletricitrios) tratar em um s lugar, da periculosidade. Observe que a lei contempla tambm adicional de periculosidade para os vigilantes (profissionais de segurana pessoal ou patrimonial). A dica, portanto, para se identificar se caso de insalubridade ou periculosidade o recebimento de EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI, que serve apenas para insalubridade e no para periculosidade. No caso dessa pea do livro de prtica que trata do caldeireiro caso de insalubridade, nos termos da NR 15 do MTE. O problema fala expressamente em EPI.

11) O edital diz que no caso da qualificao devo deixar pontinhos, assim: nacionalidade... J nas peas feitas em sala no fazemos esses pontinhos, o que est correto? No tem problema usar da forma como explicado em sala, ou seja, sem os pontinhos, isso apenas demonstrao do edital. Fique tranquilo.

12) O edital diz que no final da pea devo escrever ADVOGADO e OAB, mas em sala tenho usado: ASSINATURA DO ADVOGADO e OAB, qual est correto? Ambos esto corretos. No tem problema falar da assinatura do advogado. Pode fazer como fazemos em sala.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

13) Posso anotar meu material que usarei no dia da prova? Consulte o edital, a ltima pgina do edital diz exatamente o que pode e o que no pode ser feito no exame. Bom, no faa qualquer anotao em seu material de consulta, apenas o marca texto tem sido permitido. Use post it discreto, apenas com o nmero de artigos ou com palavras pequenas, que no representem ao fiscal tratar-se de cola. Nos termos do EDITAL, veja o que pode e o que no pode:
MATERIAL/PROCEDIMENTOS PERMITIDO

Legislao no comentada, no anotada e no comparada. Cdigos inclusive os organizados que no possuam remisso doutrinria, jurisprudncia, informativos dos tribunais ou quaisquer comentrios, anotaes ou comparaes. Leis de Introduo dos Cdigos. Instrues Normativas. ndice remissivo. Exposio de Motivos. Smulas. Enunciados. Orientaes Jurisprudenciais. Regimento Interno. Resolues dos Tribunais. Simples utilizao de marca texto, trao ou simples remisso a artigos ou a lei. Separao de cdigos por clipes e/ou por cores, sem nenhum tipo de anotao manuscrita ou impressa nos recursos utilizados para fazer a separao. Observao: As remisses a artigo ou lei so permitidas apenas para referenciar assuntos isolados. Quando for verificado pelo fiscal advogado que o examinando se utilizou de tal expediente com o intuito de burlar as regras de consulta previstas neste edital, articulando a estrutura de uma pea jurdica, o material ser recolhido, sem prejuzo das demais sanes cabveis ao examinando MATERIAL/PROCEDIMENTOS PROIBIDOS Cdigos comentados, anotados ou comparados.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Jurisprudncias. Anotaes pessoais ou transcries. Cpias reprogrficas (xerox) Impressos da Internet. Informativos de Tribunais. Livros de Doutrina, revistas, apostilas, calendrios e anotaes. Dicionrios ou qualquer outro material de consulta. Legislao comentada, anotada ou comparada. Smulas, Enunciados e Orientaes Jurisprudenciais comentados, anotados ou comparados. Os examinandos devero comparecer no dia de realizao da prova prtico-profissional j com os textos de consulta com as partes no permitidas devidamente isoladas por grampo ou fita adesiva, de modo a impedir sua utilizao, sob pena deno poder consult-los. O examinando que, durante a aplicao das provas, estiver portando e/ou utilizando material proibido, ou se utilizar de qualquer expediente que vise burlar as regras deste edital, especialmente as concernentes aos materiais de consulta, ter suas provas anuladas e ser automaticamente eliminado do Exame.

14) Posso usar letra de forma? Sim, o importante que sua letra esteja legvel, muito legvel. Procure tambm fazer uma prova limpinha e organizada. Procure no misturar letras minsculas e maisculas. Aos que possuem uma letra muito ilegvel procure caprichar pelo menos nas vogais, j alguma coisa.

15) Uma palavra sobre o instituto da terceirizao A terceirizao figura do Direito Material do Trabalho que no possui lei prpria regendo seus contornos. Foi idealizada como forma de aperfeioamento da atividade econmica empreendedora, e assim que se permite que o empregador terceirize as atividades perifricas (atividade meio) para que possa se concentrar apenas na atividade principal de seu empreendimento (atividade fim). Essa ideia est fixada na smula 331 do TST. Assim, se houver terceirizao na atividade fim, ser uma terceirizao ilcita e a maior consequncia da
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

terceirizao ilcita a possibilidade de vnculo de emprego direto com o tomador dos servios, alm da responsabilidade de ambos (tomador e prestador de servios) de forma solidria, j que houve a uma fraude aos direito trabalhistas (artigo 9 da CLT e 942 nico do Cdigo Civil). J uma terceirizao lcita (realizada na atividade meio) enseja apenas a responsabilidade subsidiria das empresas (tomadora e prestadora). Observar que se a terceirizao envolver a administrao pblica, apenas haver a responsabilidade subsidiria se ficar provada culpa da administrao na fiscalizao do cumprimento dos direitos trabalhistas por parte da empresa prestadora de servios.

16) Lacunas na CLT. Uso do artigo 8 nico; artigo 769 e artigo 889 da CLT. Uso do CPC e da Lei de Executivos Fiscais. Se a CLT for omissa quanto ao direito material, poder ser usada uma norma do direito comum para suprir a omisso, a lacuna. Essa permisso quem confere o artigo 8 nico da CLT. Um exemplo dessa lacuna o dano moral. No temos na CLT um artigo prevendo indenizao por danos morais para o empregado que for xingado por seu empregador. Por isso, por fora do artigo 8 supra comentado, podemos ir at o cdigo civil e colher o artigo 186 e 927 para suprir a lacuna da CLT. Se a CLT omisso quanto a uma norma processual, na fase conhecimento, podemos usar o CPC, como nos permite o artigo 769 da CLT. Importante: dever haver compatibilidade entre a norma que se for buscar no CPC e a sistemtica principiolgica do Processo do Trabalho. Exemplo disso o artigo 282 do CPC usado para complementar os requisitos da petio inicial no processo do trabalho, j que o artigo 840 da CLT pobre no que tange regulamentao da petio inicial trabalhista. Se a CLT for omissa quanto a uma norma processual na fase de execuo, podemos usar para supri-la, primeiramente a Lei de Executivos Fiscais, ou seja, a Lei 6.830/80 e se ainda assim, a omisso persistir, podemos ento, ir ao CPC verificar se existe alguma norma que possa suprir a omisso em causa. Quem autoriza isso na fase de execuo o artigo 889 da CLT. Bom, importante dizer que todas as vezes que necessitarmos suprir uma lacuna, seria importante citar, junto com o artigo que

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

est suprindo a norma omissa, ou o artigo 8, 769 ou 889 da CLT, para mostrar ao examinador que conhecemos o texto da CLT. Mas isso no um requisito, seria importante colocar apenas se quisermos enriquecer nossa prova. Vem crescendo uma grande tese doutrinria para tratar das lacunas NORMATIVAS, ONTOLGICA e AXIOLGICAS. Falar em lacuna NORMATIVA dizer que no existe uma norma para reger aquela situao especfica. Falar que existe uma lacuna ONTOLGICA dizer que, embora exista uma norma para um situao, ela est velha e desatualizada e por isso a mesma coisa de no existir. Nesses casos, diz-se ter havido um ANCILOSAMENTO da norma que existe, ou seja, um ENVELHECIMENTO. Por fim, falar me lacunas AXIOLOGICAS significa falar que a norma existe mas j no pode mais ser aplicada para aquela situao para a qual foi criada pois se aplicada conduziria a uma situao INJUSTA. Logo, nem sempre uma lacuna est presente quando no temos um lei para um caso especfico. A lacuna pode existir tambm quando a despeito da existncia da norma, esta no pode ser aplicada. Muito se fomentou pela aplicao dessa teoria das lacunas ontolgicas ou axiolgicas, como por exemplo quando parte da doutrina (hoje superada pelo entendimento majoritrio do TST) pugnava pela aplicao do artigo 475-J do CPC, no processo do trabalho. Argumentava-se que a CLT no era omissa, portanto, no havia lacuna normativa, mas a norma que a CLT tinha era injusta ou desatualizada (no caso o pobre artigo 880 da CLT) e portanto melhor seria aplicar o artigo 475-J do CPC em substituio ao artigo 880 da CLT. No vingou, o TST disse que temos o 880 e devemos aplica-lo e pronto! Mas fica a dica sobre essa parte do estudo das lacunas.. 17) Aposentadoria do empregado causa de extino do contrato de trabalho? A aposentadoria no mais considerada como causa de extino do contrato de trabalho e isso quem declarou foi o prprio STF. Entendeu-se que a aposentadoria questo previdenciria que no tem o condo de por fim ao contrato de trabalho. Logo, se quando um empregado se aposenta, pretender tambm sair do emprego, dever pedir demisso e arcar com as consequncias dessa hiptese de resciso contratual. J se continua a trabalhar mas o empregador pretende aproveitar a aposentadoria para se livrar do pobre do empregado, ento, o empregador quem deve dispens-lo e arcar com as consequncias dessa dispensa. Portanto, a aposentadoria no causa
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

automtica de extino do contrato de trabalho. Nesse contexto destaca-se a questo do FGTS e multa de 40% isso por que, ante, como o empregador considerava a aposentadoria como causa de extino do contrato, tinha por hbito firmar novo contrato com o mesmo empregado aps a aposentadoria dele, quando do final desse contrato, ou seja, quando decidia dispensar efetivamente o empregado, o empregador pagava a multa de 40% apenas sobre os depsitos de FGTS feitos a partir da aposentadoria, ao argumento de que teria sido firmado um novo contrato de trabalho desde a aposentadoria. No o que prevalece. Atualmente, a multa de 40% incide sobre todos os depsitos do FGTS feitos durante todo o contrato de trabalho que uno e permaneceu mesmo aps a aposentadoria do empregado. Esse tambm o entendimento do TST, que cancelando a antiga OJ 177 da SDI-1, atualmente possui a OJ 361 da SDI-1.

18) O que so custas em reverso e quando devo pleitear isso? As custas sero pagas sempre ao final, exceto se houver interposio de recursos, quando devero ser antecipadas, ou seja, devero ser recolhidas no prazo recursal correspondente sendo, pois, o recolhimento das custas um pressuposto para o conhecimento do recurso. Se eu tive que recolher custas para entrar com meu recurso, devo pedir nesse recurso que, caso eu ganhe esse recurso, a outra parte deve ser condenada a me devolver essas custas que recolhi. Mas veja, s pode falar em custas em reverso quando tiver que recolher custas para entrar com o recurso. Se eu no recolhi absolutamente para recorrer, como no caso em que for beneficirio de justia gratuita, ento no posso falar em custas em reverso, j que sequer recolhi. Nesse contexto, vide OJ 186 da SDI-1 do TST.

19) De que rgo do Poder Judicirio a competncia para uma ao de acidente do trabalho?
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Bom, se nessa ao estamos pleiteando o benefcio previdencirio acidentrio (Cdigo B 91) que foi indeferido administrativamente pela autarquia previdenciria, e inclusive contra esta que estamos movendo a ao (INSS) ento devemos seguir o artigo 109 da CF e mover a ao na Justia Comum. Agora, se a ao decorrente de acidente do trabalho e estamos movendo contra o empregador para buscas eventuais danos morais e materiais, ento nesse caso, a competncia da Justia do Trabalho, nos termos do artigo 114, inciso VI, da CF. Vide tambm nesse sentido, a Smula Vinculante 22 do STF e tambm da Smula 392 do TST.

20) Quando sei que devo interpor um recurso adesivo, qual o seu prazo? Nos termos do artigo 500 do CPC e tambm da Smula 283 do TST, o recurso adesivo ter cabimento quando eu for intimado para apresentar contrarrazo em face do recurso apresentado pela outra parte, e ter o mesmo prazo desse recurso. O recurso adesivo, em linha gerais, servir como mais uma chance que eu tenho para recorrer de uma sentena parcialmente procedente (ou seja, que ganhei e perdi) mas que num primeiro momento eu tinha decidido que no recorreria da parte que perdi. Mas vendo o recurso apresentado pela outra parte, eu volto atrs e decido recorrer tambm. Como se trata de uma segunda chance que o ordenamento jurdico est me oferecendo, eu at posso recorrer, mas meu recurso fica totalmente dependente do recurso apresentado pela outra parte, por isso se chama adesivo. Logo, se o recurso da outra parte no for, por exemplo, conhecido, por que est, digamos, intempestivo, o meu tambm no ter seguimento.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

21) Quando sei que devo usar efeito modificativo em um Embargo de Declarao? Deve falar da OJ 142 da SDI-1 do TST? Nos termos da Smula 278 do TST, devemos sempre usar efeito modificativo em todos os ED que eu fizer no contexto do exame de ordem, isso por que uma bela oportunidade para mostrar conhecimento ao examinador. No preciso pedir que o juiz intime a outra parte em caso de efeito modificativo, mas se preferir pode sim pedir a intimao da parte adversa, como impe a OJ 142 da SDI-1 do TST.

22) Quando devo usar compensao e quando devo usar reconveno? O que pedido contraposto? A compensao serve para se buscar verbas lquidas, vencidas e fungveis, diz o artigo 369 do Cdigo Civil. No processo do trabalho est prevista no artigo 767 da CLT que apenas a admite como matria de defesa. No mesmo sentido, a smula 18 apenas permite que se compense dvidas de natureza trabalhista. Dever, portanto, ser usada, em um tpico especfico dentro da contestao, quando precisamos cobrar do autor da ao, um crdito que no passa do valor que essa pessoa est nos cobrando na ao. Ex. se o empregado abre uma reclamao trabalhista para cobrar R$ 10.000,00 de seu empregador, e este empregador precisa recuperar um crdito de R$ 6.000,00 em face desse empregado, ento, poder o empregador abrir um tpico em sua contestao e cobrar os R$ 6.000,00, ou seja, se o empregado ganhar, no final do processo, os R$ 10.000,00 que pretende, ento o empregador poder descontar os R$ 6.000,00 devidos. Agora se o crdito do empregador fosse maior que o crdito buscado pelo empregado, ou seja, digamos que em vez de R$ 6.000,00 o empregador pretendesse cobrar desse empregado, o valor de R$ 20.000,00 ento como supera o crdito do empregado, qual seja, de R$ 10.000,00, ento, o empregador dever usar a reconveno, em pea autnoma, mas que ser tramitada dentro do mesmo processo trabalhista, contudo. A reconveno de est prevista no artigo 315 do CPC, aplicvel ao processo do trabalho por fora do artigo 769 da CLT. No rito sumarssimo no pode haver reconveno, logo,
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

quando no cabe reconveno, caber pedido contraposto, que por sua vez, no ter pea autnoma, mas sim um tpico dentro da contestao.

23) Cabe agravo de instrumento no Processo do Trabalho? Para que serve o agravo de instrumento no Processo do Trabalho? No Processo do Trabalho temos um princpio muito caro, o princpio da celeridade, atualmente com previso constitucional, artigo 5, inciso LXXVIII da CF. Logo, no se permite que se maneje agravo de instrumento contra as decises interlocutrias (artigo 162 do CPC) que nos sejam prejudiciais, como acontece no CPC. Assim, no processo do trabalho, eu s posso impugnar uma deciso interlocutria que me seja desfavorvel, no final do processo, quando eu for recorrer da deciso de mrito, ou seja, no Recurso Ordinrio. no recurso ordinrio que eu apresento minha fria e impugnao em face no s da sentena que acabou de ser proferida mas tambm em face de todas as decises interlocutrias que foram desfavorveis durante o processo. Essa regra est prevista no artigo 893 1 da CLT. O que se conclui, pois, que no processo do trabalho temos o princpio da irrecorribilidade imediata das decises interlocutrias. Logo, se algum lhe perguntar na fila do banco se podemos recorrer das decises interlocutrias no processo do trabalho a resposta positiva, mas no podemos recorrer de imediato mas apenas quando do recurso contra a sentena, frise-se. Existem algumas excees, como se extrai da Smula 214 do TST. Nesse contexto o agravo de instrumento no Processo do Trabalho possui apenas uma finalidade: destrancar recursos aos quais denegouse seguimento, conhecimento. Assim, se eu interponho um recurso ordinrio perante a Vara do Trabalho e o juiz denega seguimento por que, por exemplo, entende que est intempestivo (fora do prazo) posso entrar com um agravo de instrumento contra essa deciso e tentar destrancar meu recurso ordinrio. Uma peculiaridade importante do Agravo de Instrumento, que atualmente devemos apresentar um depsito especfico no agravo de instrumento, equivalente metade do valor do depsito recursal feito no recurso que pretendemos destrancar, como impe o novo artigo 899 7 da CLT.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

24) Como sei que devo ajuizar minha Reclamatria Trabalhista pelo rito sumarssimo? Bom, observe os artigo 852-A e seguintes, j que temos diversas regras do rito sumarssimo que por vezes esto no enunciado do problema e impedem que manejemos a inicial por esse rito. Exemplo disso se a reclamada for uma autarquia, j que o artigo 852-A impede expressamente que uma autarquia seja processada pelo rito sumarssimo. Alguns problemas apontam expressamente que dever ser o rito sumarssimo. Outros enunciados costumam dar pistas mandando que o examinando ingresse com reclamao trabalhista pelo rito especfico pelo procedimento cabvel. Ademais, podemos chegar concluso de que se trata de rito sumarssimo, que possui alada de at 40 salrios mnimos, se os pedidos a serem feitos visivelmente no ultrapassarem esse valor. Exemplo disso so os contratos cursos, como no caso de um trabalhador que ficou apenas 4 meses na empresa com salrio de 500,00 reais e s pretende verbas rescisrias, etc. Muita ateno!

25) De quem o nus da prova no Processo do Trabalho? No Processo do Trabalho prevalece o artigo 818 da CLT que dispe ser nus da prova da parte que faz a alegao. Esse artigo deve ser complementado pelo artigo 333 do CPC (por fora do artigo 769 da CLT) e se for uma alegao de fato constitutivo ento o nus do autor da ao; se for alegao de fato modificativo, impeditivo, ou extintivo do direito do autor ento ser o nus da parte r. Temos regras especficas quanto ao nus no processo do trabalho. Por exemplo, se for justa causa na forma da Smula 212 do TST, o nus de provar que foi mesmo justa causa, do empregador. Isso por que prestigia-se o princpio da continuidade da relao de emprego. O nus de provar que no foi citado ou que no foi observado o prazo de 5 dias entre o recebimento da notificao e a audincia (art 841da CLT) do empregador, diz a Smula 16 do
Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

TST. O nus de provar a relao de emprego quando h pedido de reconhecimento de vnculo de emprego do empregado (fato constitutivo) agora, se o empregador reconhece que houve a prestao de trabalho mas pretende dizer que a despeito disso no foi uma tpica relao de emprego mas sim um trabalho autnomo, por exemplo, ento o nus passa a ser do empregador (fato impeditivo). O nus de provar a regularidade dos depsitos do FGTS atualmente do empregador, j que possui aptido para essa prova, e houve o recente cancelamento da OJ 301 da SDI-1 do TST. O nus de provar que o empregado no faz jus ao vale-transporte do empregador, pois a OJ 215 da SDI-1 que pensava diferente, foi cancelada recentemente. O nus de provar a identidade de funo no pedido de equiparao salarial do empregado (fato constitutivo) e o nus de provar fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do pedido de equiparao do empregador. Exemplo: compete ao empregador provar que existe quadro de carreira, ou que o empregado e o paradigma trabalham em estados diferentes; ou que existem mais que dois anos de trabalho naquela funo entre empregado e paradigma, tudo como se extrai da Smula 6, VIII, do TST. O nus da prova quanto ao pedido de horas extras do autor mas se a empresa possui mais que 10 empregados, deve possuir e apresentar os cartes de ponto (controle de jornada) pena de inverso de nus da prova diante da presuno de veracidade da jornada apresentada na inicial, tudo como se extrai da Smula 338 do TST (questo que acaba de ser cobrada na primeira fase do VI Exame unificado)

26) Qual o prazo do mandato de um dirigente sindical? Antigamente usvamos analogicamente o artigo 515 da CLT e havia uma generalidade de prazos de 3 anos. Com a Constituio Federal, temos o princpio da liberdade sindical, insculpido no artigo 8 da CF, logo o Estado no pode intervir nas relaes sindicais e desta forma ao estatuto do sindicato a quem compete fixar o mandato do dirigente sindical. Costuma-se ver mandatos fixados nos estatutos com prazos de 1, 3, e at mesmo de 8 anos. Em suma, o prazo

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

depende do estatuto sindical, que possui liberdade para fixar razoavelmente o prazo que pretender.

27) Quando houver violao do intervalo intrajornada, qual dever ser o pedido? Todo empregado que possui jornada superior a 6 horas, dever gozar de um intervalo de 1 hora para refeio e descanso, como impe o artigo 71 da CLT. Esse intervalo no pode ser suprimido e nem tampouco pulverizado, ou seja, dividido ou mesmo reduzido. Se for violado, o intervalo no atender a finalidade da norma que conferir ao empregado o descanso e tempo para refeio. Logo, se devendo conferir 1 hora, o empregador impe que o empregado goze apenas de 30 minutos, devemos, pois, pedir para esse empregado a totalidade do intervalo, ou seja, de 1 hora e no apenas o que ele deixou de ganhar, ou seja, os 30 minutos suprimidos. Vou repetir. J que a finalidade da norma no foi atendida, devemos pedir 1 hora cheia e no apenas os minutos que no foram concedidos ao empregado. Esse o entendimento que se extrai do artigo 71 4 da CLT e OJ 307 da SDI-1 do TST. Por possuir natureza salarial, j que deveria ter sido pago com habitualidade, o pagamento desses valores atinentes aos intervalos violados, geram reflexos em verbas contratuais e rescisrias, como se extrai da OJ 354 da SDI-1 do TST. Importante. No se impressione. Se estamos jogando fora os 30 minutos que j foram concedidos, ento, esses 30 minutos devem ser desconsiderados pra tudo, e no devemos, portanto, considerar eles no final da jornada e computar horas extras. Logo, jogo fora tudo e mando pagar tudo novamente.

28) Quando devo pedir, no meu recurso, o retorno ou a reforma de uma sentena?

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Bom, pea, regra geral, a reforma da sentena, j que o juiz errou no julgamento da causa por error in judicando pelo que tendo sido apreciado o mrito da causa, dever haver, pois, reforma da deciso. Contudo, se houver alguma nulidade, o julgamento no pode prevalecer e deve ser desconsiderado, anulado. Ocorre a um error in procedendo. O exemplo clssico de nulidade o caso em que o juiz de primeira instancia no realizada a percia obrigatria para verificao de ambiente insalubre, periculoso ou mesmo no caso de acidente do trabalho. Assim, se o juiz no realiza a percia, que obrigatria, a deciso que ele proferir sem a percia, ser nula. Outro caso que enseja o retorno o cerceamento de defesa, ou seja, quando o juiz no ouve, por exemplo, as testemunhas apresentadas pela parte e julga em seu desfavor. Se houver nulidade, caber o retorno do processo para a primeira instncia.

29) O que significa TRCT e SD? Quando devo pedir isso na reclamao trabalhista? Para que serve? TRCT significa Termo de Resciso do Contrato de Trabalho e SD significa Seguro Desemprego. Essas guias devem ser pleiteadas para que o empregado possa habilitar-se para o recebimento tanto do FGTS e multa de 40% bem como as parcelas de seguro desemprego. Devem ser pleiteadas quando o empregado for dispensado sem justa causa e no as receber, ou mesmo no caso em que se pretende resciso indireta e ainda no caso de pedido de converso de dispensa por justa causa em dispensa sem justa causa.

30) Como devo qualificar a minha petio inicial quando o empregador pessoa fsica? Qualifique como pessoa fsica, retirando os dados clssicos inerentes ao empregado, ou seja, no cite a CTPS, o PIS, etc. Ou pode qualificar de forma

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

genrica, ou seja, como empregador, sem entrar em detalhe de que pessoa fsica. Mas nesse caso, no cite CNPJ, que um dado peculiar de empresa.

31) Quando a reclamao trabalhista envolve empregado menor, como devo qualificar? Qualifique tanto o menor, efetivo autor da ao, como o seu representante, na maioria das vezes, sua me ou pai.

32) Quando uma smula possui vrios incisos, devo apontar s a smula, ou a smula e o inciso que me interessa? Sim, seja o mais especfico possvel, aponte sempre a smula e seu inciso. O mesmo serve pra OJ, ou mesmo artigo de lei. Repito. Seja sempre o mais especfico possvel.

33) Se minha letra for muito grande e a prova tiver vrias teses, posso evitar pular linhas? O que posso fazer para otimizar meu espao de 5 mseras folhas para a pea? A FGV parou com essa brincadeirinha de trazer uma pea com um milho de teses, oferecendo apenas 5 laudas para os examinandos. Pelo que temos observado, as peas tem sido menores, como nos dois ltimos exames. Mas o nosso treino deve ser precavido para qualquer hiptese. Logo, se no dia do nosso exame eu me deparar com uma pea com uma infinidade de teses, deve otimizar meu espao. Assim, j na leitura do enunciado do problema quando eu vou encontrando os pedidos a serem feitos ou impugnados, eu j vou tendo uma certa noo do tamanho da pea, e assim, devo ir economizando meu espao.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Uma dica reduzir o tamanho da letra, j no comeo da pea. Recomendamos que pule linha entre um tpico e outro. Mas se for uma pea gigante, certamente no pule linha entre um tpico e outro. Procure tambm reduzir a margem do pargrafo. Procure juntar dois tpicos em um s, sem perder a coeso, claro. Por exemplo. Se for uma inicial, e tiver horas extras em virtude da violao da jornada e tambm horas extras pela violao dos intervalos, junte no mesmo tpico, os dois pedidos. Poder usar assim: DAS HORAS EXTRAS E DO INTERVALO. Uma outra dica que no final da pea, sempre recomendamos que faa um rol de pedidos (quando petio inicial) um em cada linha, escrevendo ao final: a apurar ou inestimvel, inclusive com um pontilhado at o final da linha. No caso, contudo, de uma pea grande, em que devemos economizar espao, pode usar todos os pedidos separados por vrgulas, evitando gastar uma linha para cada pedidos. Pode mesclar tambm os ltimos tpicos, como DA NOTIFICAO E DO VALOR DA CAUSA..Mas lembre-se, se for uma pea que pode ser feita tranquilamente no espao de 5 laudas, v pela organizao e faa mesmo como explicado em sala, pois as dicas aqui tecidas so apenas para caso de sobrevivncia, ou seja, em que precisamos economizar papel.

34) Devo escrever pulei 5 linhas ou efetivamente pular essas cinco linhas entre o endereamento e a parte preambular da pea? Nunca escreva pulei 5 linhas! Sempre pule as cinco linhas. Observe sempre as recomendaes da capa da prova nesse sentido. Se mandarem pular mais, voc atende! Pule mais, oras.

35) Qual a diferena entre suspenso e interrupo contratual? A suspenso contratual enseja a paralisao da prestao de servios e tambm da contraprestao, ou seja, o empregado no trabalha e no ganha nada, mas mantm o vnculo de emprego com o empregador. Um exemplo clssico de

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

suspenso contratual o afastamento do empregado em razo percepo de auxlio doena (Cdigo B31) por prazo inferior a 15 dias. J a interrupo contratual corresponde paralisao da prestao de servios por parte do empregado mas impe pagamento de salrio por parte do empregador. O caso clssico o caso das frias, em que o empregado, mesmo estando em casa, sem trabalhar, recebe pagamento de salrio nesse perodo. IMPORTANTE: Temos 3 casos especiais na doutrina e jurisprudncia. So eles: afastamento por acidente de trabalho, afastamento para servio militar (art 4 da CLT) e tambm o caso do diretor de empresa. Nesses trs casos, h pagamento de FGTS logo, tem prevalecido que hiptese de interrupo.

36) Qual a diferena de interrupo e suspenso de prazo processual? A suspenso do prazo processual consiste em considerar um prazo j iniciado, e superada a causa de suspenso, o prazo volta a correr pelo que lhe falta. Agora, interrupo diferente. A causa de interrupo consiste em desconsiderar o prazo que j tinha corrido antes da causa de interrupo e o prazo comea novamente. Ex. na suspenso. Se temos um prazo de 8 dias, diante de uma causa de suspenso, se j tiver no terceiro dia, aps a causa de suspenso, tem mais apenas 5 dias. J na causa de interrupo, o prazo zerado e aps a causa de interrupo, o prazo de 8 dias comea novamente, desconsiderando os 3 dias que j haviam escoado antes da interrupo.

37) O que salrio complessivo? O empregador dever sempre apontar todas as verbas que est pagando ao empregado, discriminando uma por uma, para evitar fraude. Quando o empregado no aponta as verbas que esto sendo quitadas, estaremos diante de um salrio complessivo, como se extrai da Smula 91 do TST. Essa sistemtica proibida no Brasil.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

38) O que salrio normativo? o salrio previsto em instrumentos coletivos (conveno coletiva de trabalho e acordo coletivo de trabalho).

39) O que salrio profissional? o salrio fixado em lei para determinadas profisses, exemplo disso o salrio dos engenheiros previsto na lei 4.950-A

40) Quando caber Mandado de Segurana no Processo do Trabalho? O Mandado de Segurana, previsto na Lei 12.016/2009, tem cabimento no Processo do Trabalho para impugnar decises interlocutrias que firam direito lquido e certo. O exemplo clssico o caso de indeferimento de reintegrao de empregado em pedido de tutela antecipada. Ex. uma gestante dispensada e ajuza reclamao trabalhista com pedido de tutela antecipada pedindo liminarmente sua reintegrao ao emprego. A tutela indeferida. H a, nessa deciso, ntida violao do direito lquido e certo da emprega ser reintegrada. Nasce, pois, a oportunidade de se manejar mandado de segurana contra essa deciso do juiz de primeira instancia, perante o TRT correspondente.

41) A Justia do Trabalho possui competncia para processar aes de interdito proibitrio?

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Desde a edio da Smula Vinculante 23 do STF, a Justia do Trabalho passou a ter inquestionvel competncia para julgar os interditos proibitrios (artigo 932 do CPC) decorrentes do exerccio do direito de greve por parte dos empregados. Antes o STJ relutava para manter essa competncia perante a Justia Comum, mas o STF deu a palavra final interpretando, pois, o artigo 114, inciso II, da CF.

42) O que mandato tcito ou apud acta? O mandato tcito consiste na possibilidade de o juiz conferir representao ao advogado em audincia, mediante simples registro em ata de audincia, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuncia da parte representada. Esse entendimento antes consagrado na jurisprudncia do TST, como se colhe da Smula 164 e OJ 200 e 286 da SDI-1 do TST, atualmente est consagrado na Legislao ptria, com a vigncia da Lei 12.437/2011 que trouxe ao mundo o pargrafo 3 ao artigo 791 da CLT.

43) O que Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas CNDT? Com a entrada em vigor, recentemente, aps vasto perodo de vacatio legis, a Lei 12.440/2011 terminou por imprimir ao texto celetista o novo artigo 642-A. Com isso, temos a certido que ser expedida eletrnica e gratuitamente com o escopo de comprovar a inexistncia de dbitos inadimplidos perante a Justia do Trabalho. Aludida certido serve inclusive para ajudar a empresa habilitar-se perante o procedimento de licitao ou mesmo para adquirir emprstimos. A certido ter o prazo de 180 dias a partir de sua emisso.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

44) A nova lei do aviso prvio pode ser aplicada para os avisos prvios ocorridos antes de sua vigncia? A lei 12.506/2011 que regulamentou o artigo 7, inciso XXI, da CF, no que tange ao aviso prvio proporcional, somente ter aplicao aos casos ocorridos aps a sua vigncia. Assim, se o empregado foi dispensado com aviso prvio antes de 13/10/2011, no faz jus aos novos parmetros trazidos ao instituto do aviso prvio, por meio da lei 12.506/2011. Isso prestigia o ato jurdico perfeito previsto na Constituio Federal, artigo 5, inciso XXXVI. Smula 441 do TST

45) O que precatrio? a sistemtica de pagamento das dvidas da Fazenda Pblica reconhecidas por sentena com transito em julgado. Quem estabelece os parmetros o artigo 100 da Constituio Federal e no processo do trabalho h tratamento da matria nas OJ do Tribunal Pleno, so apenas 13 OJ, vale a pena dar uma lida rpida nessas OJs.

46) O que reexame necessrio? Se o condenado no processo do trabalho for a Fazenda Pblica, nos termos do artigo 475 do CPC dever essa condenao ser enviada para o TRT pelo Juiz do Trabalho para que o TRT reanalise a sentena e a confirme ou no. como uma condio de eficcia da sentena. S incide se verificadas as hipteses previstas na Smula 303 do TST.

47) O que prequestionamento?


Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Usado na fase recursal, em especial no recurso de revista. Est previsto na Smula 297 do TST e consiste basicamente em exigir do rgo prolator da deciso que emita posio expressa sobre uma tese debatida no processo. um requisito especfico do Recurso de Revista e deve sempre se mencionado para provar ao TST que a tese foi debatida e prequestionada no TRT.

48) Posso fundamentar minha resposta com um precedente normativo? Geralmente no. Os precedentes normativos so aplicados apenas nos dissdios coletivos. como se fossem clusulas que o TST fixa em uma sentena normativa quando as partes no chegam a um acordo nos autos de um dissdio coletivo. Dessa forma, como possuem campo especfico de atuao, ou seja, nos dissdios coletivos, os precedentes normativos no possuem, pois, aplicao nos dissdios individuais e no servem como fundamento de uma questo. Logo, s podem ser usados de forma analgica ou como reforo de argumento ao lado de outro fundamento. O mais famoso o Precedente Normativo 119 que trata da impossibilidade imposio de contribuio confederativa e assistencial aos empregados no filiados ao sindicato.

49) O que ao anulatria de clusula de acordo ou conveno coletiva? uma ao especfica prevista no artigo 83 da Lei Complementar 75/93 de uso privativo do Ministrio Pblico do Trabalho em que se pretende anular com efeito erga omnes uma clusula entabulada em um acordo coletivo entre sindicato e empresa ou uma clusula entabulada em conveno coletiva de trabalho entre dois sindicatos. Os motivos da anulao geralmente so a leso aos direitos individuais dos empregados e em especial ao princpio da dignidade humana.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

50) O que princpio da dignidade da pessoa humana? O princpio da dignidade da pessoa humana est previsto no artigo 1, inciso III, da CF, como fundamento da Repblica Federativa do Brasil e consiste basicamente, nas palavras do professor Ingo Sarlet: Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho dos demais seres humanos. 51) A nova lei das domsticas pode ser cobrada no X EXAME? Em regra no, pois se trata de norma posterior ao edital. Para no correr riscos, convm, contudo, assimilar quais foram os direitos que foram estendidos aos domsticos pela EC 72/2013. Perceber tambm que 7 destes direitos ainda esto pendentes de regulamentao, como o adicional noturno e o salrio famlia, por exemplo.

Direito do Trabalho X Exame Unificado OAB FGV

Das könnte Ihnen auch gefallen