Sie sind auf Seite 1von 13

O que um aluno ingressante na Universidade deve saber.

Rogrio Lacaz Ruiz 1. Na sua sala do colgio ou cursinho voc at podia ser o melhor aluno. Aqui, voc est ao lado de melhores alunos de vrias escolas. No tome ares de orgulhoso, prepotente ou autossuficiente. 2. No transfira para os outros ou para o meio que vive a responsabilidade de seus sucessos ou fracassos acadmicos. Tomar esta atitude na Universidade sinnimo de imaturidade e falta de conhecimento prprio. 3. Quem no sabe para onde vai, ir para onde os outros forem, ou no ir para lugar nenhum. Tenha metas para atingir seu ideal acadmico. 4. Na Universidade, o aluno que no for autodidata perder e far perder tempo aos demais. 5. A Universidade no terceiro grau. O aluno que no mudar, para se adaptar ativa e produtivamente no novo meio acadmico e cultural, de modo livre e responsvel, se converter em massa de manobra de grupelhos e patrulhas mesquinhas. 6. Na Universidade, a lio-de-casa dificilmente ser passada do professor ao aluno. O prprio aluno tomar a iniciativa de possuir seu caderno de estudo, com informaes teis e relevantes para vida acadmica e profissional. 7. Na sala de aula no haver mais a homogeneidade do primeiro e segundo grau. Aprenda a respeitar a maneira de ser dos demais. Aprenda dos demais e fale a ss com o interessado quando note algo que prejudica o clima acadmico e de solidariedade que deve reinar em uma Universidade. Nunca fale pelas costas. Falar mal dos outros nesta situao depor contra a si mesmo. Esta atitude evita ms interpretaes dos outros e de si. 8. Se voc pretende passar na Universidade 4 ou 5 anos de sua vida para fazer as coisas como esto sendo feitas, e no pretende inovar ou apresentar novas solues aos problemas da sade, sofrer muito e far sofrer aos colegas, professores e a sociedade. 9. A insatisfao e a dvida so alavancas para o crescimento prprio. Quem est satisfeito consigo mesmo, dificilmente crescer. Quem no alimentar a dvida raramente ter certezas. 10. Aprende aquele que retm e capaz de reproduzir adequadamente e com inteligncia. O bom aluno aquele que tem uma cabea cheia de conhecimentos e idias feitas e no inchada de conhecimentos interessantes.

11. As boas idias em geral so simples e possveis de serem colocadas em prtica. Simplicidade e praticidade no so sinnimos de inutilidade e superficialidade. 12. No existe nenhum mtodo para estudar pouco e aprender muito. Pensar nestes mtodos utpicos consistem em fuga do estudo que no se quer ter. 13. Uma pessoa vale o que vale seu tempo e o sentido que ela d ao tempo.

14. Quem diz no ter tempo para estudar, melhor seria que no estivesse na Universidade. Paradoxalmente, dentre as pessoas que tem pouco tempo esto grandes alunos. 15. 16. Quem perde dez minutos capaz de perder dez horas. Quem no estuda durante a aula gasta mais tempo para estudar depois.

17. Um horrio escrito no papel como luva de mdico. Se molda segundo as caractersticas de cada pessoa. O horrio a melhor ferramenta contra o subjetivismo diante das obrigaes objetivas. 18. Quem aproveita intensamente o tempo de estudo capaz de dar um sentido para o descanso. 19. O plano de estudo deve prever o tempo para preparao das aulas, aulas propriamente ditas, estudo das aulas e reviso geral para as provas. 20. Nos melhores planos se observa os horrios para acordar e dormir. Quem persevera com pontualidade nestes "combates", estar pronto para vencer a "guerra". 21. O aluno que prepara a aula pode: dosar sua intensidade na ateno s aulas, perguntar no momento oportuno e animar os colegas a fazerem o mesmo. 22. Preparar a aula ajuda a anot-la. A anotao uma ferramenta para o estudo das provas. 23. Quem no prepara a aula costuma fazer perguntas antes da hora; questionar sobre assuntos que sero abordados posteriormente e interromper o raciocnio dos colegas e do professor. 24. Quem tem dificuldade de exprimir suas idias de forma clara e distinta, demonstra que suas idias no so claras e distintas. 25. A preparao e reviso das aulas, para se tornar atrativa, o aluno deve utilizar livros, peridicos e anotaes de aula. 26. O aluno que estuda tem um inimigo: o esquecimento. As anotaes ou caderno de estudo devem estar entremeados de idias bsicas para saber decor.

27. No caderno de estudo o aluno deve relacionar os conhecimentos aprendidos entre as disciplinas e a vida prtica. 28. 29. O tempo dedicado a reviso para prova para rever a matria e no para entend-la. O aluno que no conta com a ajuda do professor como um turista que no usa guia.

30. o aluno que no conversa e estuda com os colegas como o turista que no interage com a populao autctone. 31. A frequncia e atitude do aluno na aula um reflexo fiel do seu profissionalismo.

32. Para assistir um jogo de futebol, um teatro, as pessoas chegam com horas de antecedncia. Estas mesmas pessoas chegam atrasadas para as aulas, e se comportam como noivas em dia de casamento. Entram na sala de aula como na igreja, atraindo a ateno de todos. 33. O silncio durante a aula o ingrediente para o aprendizado ativo e suave, constante e crescente. 34. A aula deve ser encarada como um dilogo do professor com os alunos, mesmo que os alunos mais escutem. Conversar com os colegas durante a aula no mnimo sinal de falta de delicadeza com o professor e os colegas. 35. Quem vai para aula e no leva o material necessrio (caderno, caneta, livro, avental, etc.), se assemelha a quem vai a praia e esquece o calo. 36. Quem leva dvida para casa, se assemelha ao turista que comeu abacaxi com casca e coroa, s para "ficar bem" com o dono da frutaria. 37. A unio professor-aluno fundamental para que ambos cumpram a sua misso. Quem reclama e no conversa objetivamente sobre causas comuns, ainda no entendeu o que uma Universidade. 38. O dilogo franco, honesto e comedido com o professor o que deve fazer em primeiro lugar o aluno que tenha algum problema. 39. Manter o entusiasmo do professor durante a aula funo dos alunos. Todos os professores tem um ponto fraco, e seu entusiasmo pode diminuir caso os alunos provoquem. Deste modo, os alunos costumam ter o professor que quiserem. 40. os trabalhos em grupo devem ser encarados pelos alunos como uma gincana. Portanto, preciso ter entusiasmo, iniciativa, vivacidade, esprito de equipe e principalmente a preocupao de resolver a questo o quanto antes, do melhor modo possvel. Caso contrrio

ser uma atividade morosa e cansativa, com prejuzo inclusive nas relaes aluno-aluno, professor-aluno. 41. Para um nico assunto a ser resolvido, bastam duas boas reunies. Uma para organizar e discutir tarefas e outra para conferir e dar o assunto por resolvido. 42. 43. O professor em geral no quer alunos "bonzinhos" e "bem comportadinhos". O aluno que no l e no seleciona suas leituras escravo da sua ignorncia.

44. A apresentao do seminrio como um jogral ou um coral. O ensaio a garantia da apresentao harmoniosa e satisfatria. 45. As comparaes entre alunos e professores nunca devem ser feitas. O que pensar daqueles que argumentam terem estudado trs vezes mais do que o colega e obtido metade da nota na avaliao? 46. No basta estudar. preciso aprender a estudar.

47. Estudar com dicionrio como andar com veculo lubrificado: No esquenta, no desgasta e rende mais. 48. A leitura de qualquer texto deve ser objetiva. preciso descobrir as idias principais, e a estas dedicar toda intensidade para apreende-las. 49. Pense antes de sublinhar um livro. No transforme uma ferramenta numa distrao.

50. Quanto maior o vocabulrio e a cultura do leitor, maior a possibilidade de aproveitar as horas de estudo. 51. O resumo de estudo deve ser feito com linguagem e esprito jornalstico. Comprometido com a verdade, atraente e rico em dados. 52. 53. Quem perde o tempo em conversas frvolas e fteis no sabe o que significa descanso. Muitos alunos confessam que no sabem ler. Voc sabe ?

54. As pessoas gostam do que sabem. Quem no l ou no gosta de ler, por que ainda no aprendeu a ler. 55. Para descobrir algo atravs da experimentao cientfica preciso antes redescobrir o caminho trilhado pelos cientistas. 56. O argumento na pesquisa no pode convencer s a ns, deve convencer aos outros, que em geral so melhores que ns.

57.Para terminar preciso comear. S quem inicia e persevera capaz de ganhar a verdadeira perspectiva do estudo e do trabalho. 58.Quem tem uma idia cientfica brilhante, tem o dever de verificar se outros j tiveram a mesma idia. Esta verificao tem nome de reviso bibliogrfica. 59. dois. 60. Quem no tem um problema bem definido, no tem s um problema, e sim pelo menos

Quem no anota as idias, costuma ter idias soltas.

61. Um atleta que no treina, um msico que no ensaia, um aluno que no estuda. So auto condenados a "pena de morte" como atleta, msico e estudante. 62. A pesquisa bibliogrfica se assemelha a coleta de flores no campo. Neste ponto, o pesquisador precisa aprender com as crianas. Parecem ter todo o tempo para arrancar uma flor e outra, se entusiasmam na atividade, mas sabem que a me esta esperando o ramalhete. 63. Durante a coleta de dados para pesquisa, o aluno deve se comportar como um pescador em alto mar. Lanar as redes e capturar o que puder. Quando a rede esta na praia preciso devolver ao mar o que no serve. Aprenda a anotar tudo para depois selecionar o que no interessa. 64. Os formulrios de dados para pesquisa so como as redes do pescador. Esta a seqncia No pode parar de

65. Problema, estudo, hiptese, pr experimento e experimento. natural. Depois do experimento costumam surgir outros problemas. estudar quem se dedica a pesquisa. 66. 67. O pesquisador deve ser humilde e se comportar como um iceberg.

Para quem nunca fez pesquisa bibliogrfica sobre o assunto melhor ficar calado.

68. Um aluno pode passar pela Universidade sem fazer pesquisa de campo ou de laboratrio mas nunca sem fazer pesquisa bibliogrfica. 69. Os pesquisadores costumam citar outros colegas em seus trabalhos. A medida do possvel preciso chegar aos trabalhos mais antigos para extrair o mximo da pesquisa bibliogrfica. 70. Todos gostam de pesquisa, principalmente dos seus frutos.Mas, para fazer pesquisa no basta gostar, preciso aptido, vivncia e formao cultural. 71. preciso ser realista, principalmente quanto as limitaes que podem ser vrios tipos: pessoais, materiais e econmicas, de espao e de tempo.

72. A pesquisa bibliogrfica da cincia como a raiz de uma rvore. Sem ela a planta no se sustenta. 73. o aluno que quer gastar menos tempo que o necessrio para os estudos durante perodo que faz uma Universidade, comprometer suas atividades futuras, caso queira sanar esta deficincia. 74. Se alguns conhecessem a si mesmo como conhecem os outros, com certeza o mundo seria melhor. 75. Conhecemos pelos sentidos. Se a razo no domina os sentidos, os sentidos atraioam a razo. 76. comodo ser parasita da cultura; preciso pelo menos uma relao de simbiose com as pessoas que promovem o conhecimento. 77. 78. difcil, mas no impossvel conhecer a verdade. Paradoxo se voc daqueles que no tem dvidas, com certeza no um pesquisador.

79. O conhecimento sobre o ser humano a primeira condio para quem pretende ser alguma coisa. 80. As pessoas gostam de procurar a verdade, mas no de encontr-la.

81. Aquele que despreza os detalhes no percebeu ainda que as grandes coisas dependem das coisas pequenas. 82. A natureza tem suas leis. O efeito tem uma ou mais causas. O homem de cincias busca a verdade nestas leis e na relao causa efeito. 83. Perguntar compromete. Uma boa pergunta pode comprometer muito.

84. O aluno que estuda se assemelha ao agricultor que aduba a terra. 85. preciso muito estudo e observao para ter critrio. Quem tem acaba sendo um criticador. 86.

pouco critrio

A omisso provocar as maiores dores, principalmente nas pessoas mais capazes.

87. Omitir, colar, deixar; atitudes muitas vezes de cumplicidade para com os outros e consigo mesmo. 89. 90. Cola pode ser uma fuga, uma crtica, um desespero, etc; nunca uma atitude honesta. importante no confundir autoridade com autoritarismo.

91.

Comear clama um verbo, que chamado terminar.

92. Quando comea um semestre letivo, esquecemos que a liberdade limitada. Se no lembramos a tempo, acabamos escravizados pelo esquecimento dos compromissos no cumpridos. 93. Os professores j conhecem muitas desculpas de alunos para justificar o pssimo rendimento. No gaste seu tempo para inventar mais uma; estude ! 94. As vezes damos a ns mesmos uma desculpa absurda para no cumprir o dever.., tanto que somos incapazes de pronunci-la em voz alta para outros. 95. Se voc quer ganhar dinheiro depois de terminar a Universidade, gaste seu tempo de estudante, estudando e pensando como colocar em prtica uma boa idia. Se voc quiser ganhar muito dinheiro, deixe sua vida Universitria e acadmica. 96. O estudante acadmico tem uma paixo pela verdade e esprito crtico para analisar os fatos e fenmenos; um desejo de conhecer cada vez mais as leis que regem a natureza prpria e do meio que vive, universal o suficiente para descobrir o outro e ser capaz de conviver como seres humanos que pensam diferente. 97. Muitas incompatibilidades entre os seres humanos existem pela incapacidade de diferenciar pessoas de idias. 98. Paradoxo: que eu seja bom, e os outros melhores que eu!

99. O aluno que no se abre, no pode estranhar que os outros permaneam fechados. 100. Quando notar que faltam atitudes nobres e sinceras no ambiente, semeia estas e outras atitudes. A colheita vir a tempo! 101. Quem estuda tem dvidas, quem deixa de estudar tem idias confusas.

102. "Uma sociedade sem o valor da dvida uma sociedade necessariamente dirigida pelo lucro e pelo poder. Esse um dos perigos do progresso." Quantos "progressos" fazemos na nossa vida?! 103. 104 Quem quiser fazer um estgio deve primeiro aprender a querer. O estgio no preenchimento de tempo de frias.

105. Para o dono de uma propriedade, o estagirio muitas vezes um risco que pode representar a perda de tempo e dinheiro. 106. Geralmente quem concede um estgio, associa o estagirio Universidade e Faculdade. Portanto, se esforce para aprender e contribuir, para que a imagem das pessoas que conseguiram o estgio e de seus colegas no fique denegrida por suas irresponsabilidades.

107. No curriculum vitae, vale mais um estgio decidido, nico e prolongado que uma resma de papis e certificados vazios. 108. Quem no sabe o que um estgio, melhor no pedir um.

109. A atividade terica tpica da Universidade. A atividade prtica caracteriza o estgio de campo. 110. 111. A atividade prtica ferramenta na Universidade. A teoria fundamental. Quem tem uma idia, coloque-a no papel.

112. Se voc leu e no entendeu, leia uma, duas, trs, quantas vezes forem nescessrias para o pleno entendimento. 113. Para se ter idias preciso ler muito. Para colocar as idias em prtica preciso gastar muitas horas num trabalho constante, intenso e ordenado. 114. preciso diferenciar o comum do normal. Esta ignorncia tem feito muitos realizarem as coisas, s porque os outros realizaram. 115. 116. Ao pedir um conselho, escolha pessoas que tenham conhecimento e cultura. Muitos pedem conselho para terem mais um cmplice.

117. Se o vento est a vinte graus leste, e voc precisa voar 70 graus oeste, indique sua rota 90 graus oeste. Assim deve ser a vida acadmica: quem tem metas baixas, acaba esmagado nas prprias misrias. 118. 119. S quem caminha sente a insegurana de se ter sempre um p no ar. o imobilismo tem petrificado a muitos.

120 A sua palavra tem um valor, at que voc, com suas aes deixe de dar importncia a este valor. 121. 122. Quem no vive como pensa, acaba miseravelmente pensando como A prudncia no imobilismo e acanhamento, a reta razo no agir. vive.

123. Muitos gostam de se vangloriar de atitudes pouco nobres. preciso ter vergonha, que o temor de fazer coisas erradas. 124. Quando as pessoas comeam a entender o que significam as palavras, se questionam mais sobre suas atitudes.

125. 126.

Quem procura, encontra. o que procuramos habitualmente?! Quem quer, consegue. Queremos algo?

127. A verdade est a; tambm a histria. Muitos erros pessoais podem ser evitados se buscamos a verdade e estudamos a histria. 128. 129. 130. Muitos transformamos a histria em estrias. Meia verdade pior que uma mentira. Muitos tem um defeito grave de no escutar.

131. Quem cala quando deve falar, consente. Quantos consentimentos na mediocridade, no erro, e no imobilismo. 132. Os homens gostam de imitar. As vezes faltam modelos de pessoas leais, sinceras, trabalhadoras e humanas. 133. 134. Saber onde se quer chegar, facilita dosar a intensidade no esforo do trabalho. Quem tem como meta ficar na mdia mediocre.

135. As vezes os alunos imaginam pactos de mediocridade com os professores, que vivem fielmente. preciso acabar com estes sonhos. 136. preciso perguntar quando no se entende uma indicao de um professor. muito comodo adaptar as palavras aos caprichos pessoais. 137. 138. 139. Sofre mais aquele que pensa menos que deveria pensar. Todos temos limitaes. Extranho s ver as dos outros Uma coisa limitao; outra preguia. no as nossas.

140. Quem tem e enxerga uma limitao, precisa se empenhar mais que os outros para atingir as metas acadmicas. 141. 142. 143. 144. Muitos fogem do conhecimento prprio; isto se chama omisso. As vezes se vive como os nmeros no existissem. As horas marcadas costumam dar suas badaladas antes do momento que imaginamos. Quem despreza as coisas pequenas, pouco a pouco comete grandes barbaridades.

145. 146. 147.

Ningum d o que no tem. Que buscam os alunos na Univerisidade. Quem no se esfora por melhorar as coisas no deve reclamar da mediocridade. Dizer que no d ou que difcil, muito comodo.

148. preciso ser magnnimo. J dizia o poeta: "Tudo vale a pena, quando a alma no pequena. 149. Dizem que o melhor negcio do mundo "comprar" os homens pelo que eles valem, e "vend-los" pelo que pensam que vale. Isto se aplica a muitos de ns. 150. O silncio a porta do saber. No incomode quem estuda, ou ento no reclame da ignorncia. 151. 152. 153. Paradoxo: quem no sabe dizer que no, no sabe viver o sim. Ter urna boa idia no basta, se no h empenho srio e real por coloc-lo em prtica. A imaginao pode nos fazer na lua, apesar de termos os ps aqui na terra.

154. A nossa prudncia nos ajudar a optar entre os ditados: "No deixe para amanh o que voc pode fazer hoje", e "Deixe para amanh o que voc no pode fazer bem hoje." 155. 156. Nenhum ato indiferente. Que partido tiramos deste fato? S quem faz capaz de compreender os outros.

157. Somos hbeis para ver os erros dos demais. Quantas boas consequencias se pode tirar desta habilidade. A primeira no cairmos ns no mesmo erro.! 158. Ningum caminha sozinho. O exemplo arrasta.

159. Quem diz que faz o que quer, quando e como quer, ainda no percebeu que vive em sociedade e no preza a sua prpria natureza de ser social. 160. Quem usa as pessoas se desgasta rapidamente.

161. Uma coisa no pode ser e no ser ao mesmo tempo sobre um mesmo aspecto. Muitos esquecem deste princpio bsico e caem no ridculo de construirem crculos quadrados. 162. Quem se esfora por fazer o mnimo possvel, no repara que com o mesmo esforo poderia ter feito o mximo. 163. O conhecimento torna as pessoas aptas para exercerem a liberdade. Muitos so escravos da ignorncia por falta de estudo.

164. 165. 166. 167. 168.

O sbio cede por compaixo, o ignorante por falta de conhecimento. difcil encontrar algum que diga que no tem bom senso. Escolher um orientador quase o mesmo que escolher um amigo. A escolha compromete, e muito. Quem assume um cargo, assume principalmente uma carga.

169. Quem um representante tem que estar disposto a abrir mo de suas opinies e planos pessoais para defender os interesses de seus representados. Caso contrrio melhor pedir demisso, antes de ser demitido. 170. Quem vai despreparado ou desinformado em uma reunio, comete uma irresponsabilidade. 171. Quem falta aos compromissos uma pessoa descompromissada, se no muda, ser tratada como tal. 172. O relgio e a agenda so duas ferramentas, e no objetos de "status".

173." pessimista quem no trabalha." Vale a pena refletir como esta o nosso nimo. 174. Quem no tem princpios, no sabe por onde comear.

175. Quem no pensa e programa sua vida, geralmente cai no grave absurdo de acreditar no horscopo. 176. preciso acreditar em coisas que compromentam. muito comodo acreditar em duendes, fadas, gnomos, saci-perere e Papai Noel. 177. "S agradecido quem pensa, pondera, considera a liberalidade do benfeitor." No verdade que muitas vezes esquecemos da ajuda que recebemos dos demais, ou pior, nem agradecemos ... isto uma forma de no pensar nos demais. 178. J pensamos que devemos ser muito gratos queles que nos servem na Universidade?! Os professores, os funcionrios, os colegas ... nos ensinam tanto! Como manifestamos a nossa gratido? 179. Por que demoramos tanto numa atividade, se podemos realiz-la em dez minutos?

180. Nas reparties da Universidade raramente voc encontrar as pessoas esperando por voc. Aguarde a sua vez. 181. Atender a um telefonema uma arte que poucos conhecem.

182. Quem atende a uma chamada telefonica para terceiros e no deixa um recado para o interessado, comete no mnimo uma indelicadeza. 183. As pessoas tem direito ao silncio e a privacidade. Costumam ter seu "territrio" para exercer estes direitos. J reparamos quantas vezes privamos os outros com "invases" inoportunas? 184. "Aprende com maior profundidade o que justo, aquele que sofreu uma injustia." Oxal aprendamos esta lio antes de cometer injustia com os demais. 185. Os talentos mdios, do ponto de vista intelectual, podem atingir grandes metas se forem constantes no estudo. O problema que o orgulho nos transforma em grandes talentos, dispensados do estudo; assim acabamos sendo medocres. 186. Por que esta demora em mudar de atividade?

187. As pessoas no so como eletrodomsticos dotadas de interruptor. O tempo compreendido entre o "click" e a atividade desejada pode demorar mais tempo que o desejado. 188. Cada compromisso convida um tipo de vestimenta. Muitos assistem aula como se estivessem a beira da piscina, e acabam por esquecer que naquela hora so estudantes, 189. Para cada problema, no existe apenas uma resposta; e nem sempre a opinio da maioria a melhor. 190. Muitos alunos no gostam de fazer provas ou serem submetidos a avaliaes. Ser que no associam esta atividade a vida real? Depois de formados o chefe ou clientes lhe perguntaro e arguiro constantemente. 191. Quem mente para si quando cola em uma prova, se no muda, capaz de mentir para os demais depois de formado. 192. Se observamos os animais, somos capazes de fazer uma analogia entre eles e ns. Queremos ser uma abelha ou uma borboleta? 193. preciso hierarquizar os afetos. H pessoas que dedicam mais tempo, dinheiro e ateno a um animal que aos membros da prpria famlia. 194. 195. aula? Se a televiso e o rdio lhe fazem perder tempo, desligue-os. Voc j pensou no tempo que o professor utilizou para poder ministrar uma hora de

196. Quem faz uma univesidade pblica precisa ter uma viso social ampla. Querer buscam emprego depois de formado muito comodo, preciso gerar empregos!

197.

Quem tem um ideal capaz de realizar grandes coisas.

198. Temos obrigao de tornar agradvel o ambiente de trabalho e estudo. Caso contrrio no haver trabalho ou estudo. 199. Quem dedica mais tempo que o necessrio para as conversas, rapidamente se transforma numa "central de fofocas". 200. Existem leis na natureza, na sociedade e tambm na Universidade. Elas so como que uma estrada; e andar fora da estrada um grande risco. 201. Paradoxo: podemos, mas no devemos fazer o que quisermos.

202. Quem capaz de colocar as ltimas pedras em todas as atividades heri que busca medalhas.

Das könnte Ihnen auch gefallen