Sie sind auf Seite 1von 12

E eu com isso? - Descubra, sem meias palavras e sem chatice, como a poltica interfere na nossa vida.

06.08.2006

A poltica e voc
O que faz o formigueiro ser to organizado? No tem ningum mandando, no tem feitor, no tem chefe, no tem subchefe, explica o professor de zoologia da UnB Kiniti Kitayama. Tudo pela segurana e conforto da rainha. Ningum vai contra a corrente. Entre elas, no h conflito, completa Kitayama. J em cima da terra, completamente diferente. O conflito faz parte da nossa vida. Como viver em sociedade com tanta gente pensando diferente? Como achar solues que agradem maioria? Como fazer as cidades funcionarem? Como garantir que todo mundo tenha direito sade, educao, moradia e ao trabalho? Com a participao poltica. No h outro meio. s a participao na poltica que me faz superar a vergonha de eu no ser reconhecido como cidado, como se eu fosse ningum, responde a professora de cincia poltica da UnB Lucia Avelar. Os gregos descobriram isso h 2.500 anos. Eles perceberam que para administrar as cidades era preciso dividir as tarefas e nomear pessoas que tomassem decises pela maioria. E foi assim que surgiu, para o bem e para o mal, a poltica. como se no fizesse parte do seu cotidiano, da sua vida pessoal. E isto leva a um certo desinteresse a at ao desprezo pela poltica, comenta o psiclogo Jacob Pinheiro Goldberg. Mas pela poltica que o mundo muda todos os dias. No Brasil, hoje somos 123 milhes de eleitores, uma das maiores democracias do mundo. Um nico voto pode parecer pouco nesse mar de gente. A gente acaba perdendo a vontade de votar, comenta um jovem. Pelo jeito, no muda nada, diz uma jovem. Mas a gente obrigado a votar. E o meu voto, o seu voto, que vai contribuir para eleger deputados, senadores, governadores, presidente. E esses polticos, depois de eleitos, vo interferir diretamente na nossa vida. No d pra ignorar o mundo da poltica. Dar as costas pra poltica ficarmos a merc de clientelismo, de corrupo, afirma o professor de cincia poltica do Iuperj Marcus Figueiredo. A poltica uma mal necessrio, opina um homem. A gente enfrenta qualquer debate sobre futebol. Se o assunto escola de samba, damos aula de harmonia, falamos com conhecimento de causa. Se a gente domina as regras dos maiores espetculos da Terra, porque no podemos conhecer as regras da poltica, que interferem tanto na vida da gente? A partir de agora a poltica tem vez aqui no Fantstico. At domingo que vem.

14.08.2006

O que a poltica tem a ver com a gente?


H sete anos, Clodoaldo trabalha como faxineiro no Senado Federal. Mas em casa... Eu falo, ele obedece, sou eu quem mando, brinca a mulher de Clodoaldo. Tambm no assim no: direitos iguais, meio a meio, diz Clodoaldo. A gente faz poltica 24 horas do dia. A disputa pelo poder faz parte da nossa rotina. Qualquer um de ns quer ter poder nas mnimas coisas. Seja na famlia, seja no trabalho, seja na escola com seus colegas, voc sempre procura a melhor argumentao para voc se sobressair e tudo mais, comenta Lucia Avelar, professora de Cincias Polticas das UnB. A poltica dos partidos abre caminho para um poder maior, que o de mandar no gabinete, numa cidade, num estado, num pas. Na poltica, esse poder vivido em sua plenitude. Ou seja, eu tenho poder para lidar com grandes quantidades de somas de dinheiro, eu tenho poder de nomear as pessoas. De mudar a vida das pessoas quando eu quero, aponta Lucia. A cada quatro anos, o Brasil elege quase 52 mil vereadores, 5.562 prefeitos, 503 deputados federais, 81 senadores, 27 governadores e o presidente da Repblica. H 500 anos, um italiano chamado Nicolau Maquiavel escreveu um livro que at hoje provoca discusso. Os polticos na poca dele eram os prncipes, os reis, os nobres. Depois de observar muito, Maquiavel criou um manual de como o poltico deveria agir. Ele escreveu: para defender a segurana do pas e manter o poder vale tudo, at mesmo passar por cima das leis. Se na guerra preciso guardar segredos, preciso manter algumas informaes sigilosas prprias aos militares, aos prncipes, para que a guerra seja vencida, que o povo seja poupado da verdade, diz Jos Flvio Sombra Saraiva, professor de Relaes Internacionais da UnB. De boca em boca, esse conceito se popularizou como os fins justificam os meios. E para ficar no poder vale mentir e trapacear. Eu acho muito feio, diz um rapaz. De maneira alguma, aponta outro. Mas todo mundo menti um pouco, diz a moa. Maquiavel ensinou que as promessas no devem ser cumpridas se colocar em risco o poder de quem governa. Disse mais: que as maldade devem ser feitas de uma vez s, enquanto que as bondades devem vir aos pouquinhos, bem devagarzinho. Os sculos passaram, a poltica sofreu grandes modificaes, a democracia chegou a maioria dos pases. Mas o termo maquiavlico sobreviveu e est nos dicionrios de muitas lnguas.

O Maquiavel como terico, do ordenamento da ordem poltica, esse absolutamente est enterrado. Ele dizia justamente que o soberano, o prncipe, o governante no obedece s mesmas leis do cidado comum. Isso no existe mais. inaceitvel, aponta Carlos Pio, cientista poltico da UnB. H 2,5 mil anos, a democracias surgiu em Atenas, na Grcia. O poder passou a ser dividido com os cidados. No havia eleies. Foram feitos sorteios para escolher quem iria ocupar os cargos. A escolha era direta, em praa pblica, mas as mulheres, os escravos e os estrangeiros eram proibidos de se candidatar e de falar nas assemblias. Hoje, vivemos uma outra democracia. O voto, ou seja, a democracia representativa essencialmente o que de mais moderno e eficaz se conseguiu chegar at hoje, acredita Carlos Pio. Os polticos existem para cuidar de questes do dia-a-dia da populao. Como o asfalto das ruas, a gua que chega s casas, o dinheiro que vai para os hospitais. H gente faz poltica at quando cruza os braos e no faz nada. Imagina que mora no edifcio Copan, na cidade de So Paulo, com 1.160 apartamentos e por onde passam diariamente 9,2 mil pessoas. Se todo mundo se trancasse em casa e nem ligasse para o que se passa do lado de fora, quem iria pagar as contas de gua e de luz? Quem iria cuidar da limpeza do prdio? E da segurana? Ningum pensa nisto porque tem sempre algum responsvel por cuidar de todo o servio. Essa pessoa eleita em uma assemblia quase sempre vazia. Os moradores ficam de fora das decises, mas na hora de pagar as contas reclamam demais. O sndico que trabalha por eles acaba passando pelo chato. Aquela pessoa que deve ser evitada. O sndico que est no comando no edifcio Copam Afonso Prazeres de Oliveira. O pessoal pensa s da sua porta para dentro. No conhece o prdio. No sabe da sua complexidade, diz Afonso. Se voc no participa no pode reclamar depois, diz a moradora. Quem no participa no pode mesmo reclamar. No pas, assim como no edifcio Copam, pelo voto que a gente tem chance de mudar as regras do jogo. Clodoaldo, que d duro todos os dias para deixar limpo o plenrio do Senado sabe disto. Votar importante, mas votar consciente, no votar por votar, comenta. Apesar da timidez, Clodoaldo j se sente mais vontade quando entra no plenrio do Senado. A primeira vez assusta, casa poltica, voc fica assustado, diz Clodoaldo deixa uma marca de cidado no carpete do poder. Depois que termina o servio de faxina no plenrio do Senado, ele desenha a bandeira do Brasil. A bandeira foi feita em 98, por conta do nascimento do meu filho. Escolhi a bandeira porque o smbolo mximo da nao. A pessoa tem que se envolver. Tem a ver com o nosso pas, o Brasil. No pode ficar parte, afirma Clodoaldo.

20.08.2006

A harmonia democrtica
Na orquestra, cada instrumento tem seu espao prprio. E, para a democracia funcionar como uma orquestra, as tarefas so divididas entre trs poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. Essa diviso foi proposta h 240 anos pelo filsofo francs Baro de Montesquieu. A diviso de poderes adotada no Brasil desde a Constituio de 1891. O Executivo executa as leias e os programas de melhorias para a sociedade, explica Marcus Figueiredo, professor de Cincias Polticas do IUPERJ. O presidente da Repblica quem decide como gastar o dinheiro que o governo arrecada com os impostos quanto vai para a educao, sade, estradas, habitao. Ele responsvel tambm por garantir a segurana das fronteiras do pas. O Congresso legisla, faz as leis, define o Figueiredo. O Congresso Nacional composto pela Cmara de Deputados e o Senado. Eles formam o Legislativo federal, fazendo as leias que valem para todo o pas. De l, saem as regras para a aposentadoria, o salrio mnimo, as escolas pblicas, as universidades, planos de sade, segurana pblica. Em cada cidade, o vereador o representante do legislativo que est mais prximo do eleitor. com ele que voc deve buscar solues para os problemas do dia-a-dia da escola, do bairro, da comunidade. Cobrem! Vo l cobrar do seu vereador. Procurem saber quem o seu vereador, conversem com ele, vejam que iniciativas esto sendo tomadas pelo legislativo municipal, ensina Lcia Avelar, professora de Cincias Polticas da Universidade de Braslia (UnB). O Judicirio, que o terceiro poder, quem julga se os dois primeiros poderes esto agindo de acordo com a lei, ou seja, se no esto ultrapassando os limites, esclarece Figueiredo. O Supremo Tribunal Federal a autoridade mxima do Judicirio. Os 11 ministros do Supremo que dizem se algum direito constitucional foi desrespeitado. Se o Congresso pode, por exemplo, mexer na aposentadoria. As sesses do Supremo so pblicas. Os funcionrios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palcio do Planalto trabalham na Praa dos Trs Poderes, que foi construda para ser um smbolo da harmonia e da independncia entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. Na democracia um poder no pode mandar no outro. como na orquestra. Eu costumo dizer que a orquestra um microcosmos da sociedade, compara Carlos Prazeres, maestro da Orquestra Petrobrs Sinfnica. Uma orquestra no existe sem harmonia. Cada msico independente, mas s pode entrar em cena no momento certo. Num concerto bem sucedido no importa se eu no gosto da pessoa que est do meu lado, diz o maestro. Se no h independncia entre os poderes, no h democracia. Basta um dos poderes ficar sob o domnio de outro, para que democracia tenda a desaparecer ou desaparea, alerta o professor Marcus Figueiredo. Foi assim na Alemanha de Adolf Hitler, na Unio Sovitica de Stalin, no Chile do General Pinochet, no Brasil do regime militar de 1964 a 1985 e em tantas outras ditaduras.

A vigilncia que o cidado tem que exercer sob as instituies polticas, em qualquer pas, tem que ser permanente, alerta Edgar Decca, professor de Histria da Universidade de Campinas (Unicamp). O que a democracia procura um sistema que proporcione um equilbrio entre os vrios tipos de presso. Um jogo de pesos e contrapesos, como um natural balano em que, s vezes, uma opinio est em alta, outras vezes em baixa. A grande questo da democracia como que possvel organizar a cooperao, os contratos, os acordos, a solidariedade e as brigas, competies, adversidades entre pessoas to diferentes em uma situao em que preciso receber contribuio de cada um para o prprio todo funcionar, afirma Carlos Pior, cientista poltico da UnB. isso que transformar a orquestra nesse espetculo que o pblico olha e v como pode tanta gente to diferente trabalhar com uma harmonia to constante, elogia o maestro.

27.08.2006

O que o boi de Parintins tem a ver com as eleies?


Fidelidade: ser que as juras de amor eterno que trocamos num casamento, por exemplo, tambm valem na vida de um poltico? Nos ltimos quatro anos, 171 deputados no deram a menor bola pra isso. Cometeram o adultrio. Em um conjunto de ilhas no norte da Amaznia, as guas dos rios Negro e Amazonas se encontram mas no se misturam. Em terra firme, os moradores parecem ter se inspirado no espetculo da natureza para criar um outro show. Em que a fidelidade, h uma paixo, divide a cidade em duas cores. Em Parintins, uma ilha que fica a 420 quilmetros de Manaus, todos os moradores tomam partido. A ilha se divide entre aqueles que vestem vermelho e os que vestem azul. No h meio termo. Eles arregaam as mangas para defender o seu boi predileto, no festival folclrico da cidade. Os bois Caprichoso e Garantido tm presidente, vice e diretores eleitos. Nos barraces, voluntrios e profissionais pagos trabalham juntos para preparar o desfile. Os dois bois recebem dinheiro de empresas, contribuies dos scios e a ajuda do governo do estado para preparar o desfile. So obrigados a prestar contas dos gastos. A organizao parecida com a de um partido poltico. Existe a responsabilidade de voc tambm manter a associao com credibilidade, com respaldo, diz Carmona Oliveira Filho, presidente do Boi Caprichoso. Somando tudo aquele espetculo, fala Jair Vicente, presidente do Boi Garantido. O partido poltico tambm uma organizao que rene pessoas com interesses comuns. Une voluntrios que admiram uma bandeira, defendem idias ou funcionrios pagos por uma estrutura profissional. A diferena que o prmio disputado pelo partido poltico o poder, dado por voc nas urnas para que algum comande um gabinete, uma cidade, um estado, o pas. No festival folclrico de Parintins, no samba, no futebol, a torcida vibra com as cores da camisa que defende. J na poltica...

O futebol e o carnaval no Brasil, eles tm uma velocidade moderna que a nossa poltica no tem. O Brasil vive momentos naquele instante de orgasmo coletivo, completamente diferente do chinfrin, do cinzento que a poltica. Comea na linguagem, vossa excelncia para c, vossa excelncia para l, avalia o psicanalista, Jacob Pinheiro Goldberg. Os torcedores de Parintins tm orgulho de dizer que so fiis. vermelho e branco at morrer, comenta uma moradora. o sangue azul, orgulha-se outra. Perco ou ganho..., diz um. No troco meu boi por nada, complementa outra. No Congresso Nacional, em Braslia, diferente. Quem era azul vira vermelho. Quem era vermelho, agora azul. No so fiis ao partido. Nos ltimos quatro anos, de cada trs deputados federais, um mudou de partido. Quando vai embora, o deputado leva junto o mandato, o trofu do partido. Em pases de democracia mais antiga, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Frana, esse troca-troca inaceitvel. Se um determinado parlamentar sai de um partido poltico, no decorrer do seu mandato, ele perde o mandato. O mandato continua com o partido, diz Leonardo Barreto, cientista poltico da UnB. A Cmara e o Senado estudam uma forma de forar os polticos brasileiros a tambm serem fiis aos partidos. Imagine se, ao deixar o Boi Garantido, o presidente do grupo ficasse com o ttulo de campeo? E se o cantor do Boi Caprichoso, ao abandonar o grupo, levasse com ele o trofu de melhor desfile? Ainda bem que a arte no imita a poltica. O partido, depois que chega ao poder, esquece tudo isso a, comenta um eleitor. Essa uma imagem que percorre todas as democracias do mundo, no salva nenhuma. Em todas elas, em todas as sociedades, atualmente, os partidos polticos ou os polticos so muito mal vistos. Ocorre que ns precisamos deles, fala Marcus Figueiredo, cientista poltico do Iuperj. As eleies desse ano vo ser disputadas por 29 partidos. Voe nunca ouviu falar de muitos deles, que no tm nenhum deputado federal. So conhecidos como partidos de aluguel, s aparecem na poca da campanha. Para negociar o tempo de televiso, para negociar para que o partido diga aquilo que os outros partidos responsveis no podem dizer. E tudo isso o que se poderia chamar de lixo da democracia. preciso varrer esse lixo, acredita Octaciano Nogueira, cientista poltico da UnB. A faxina comea a ser feita na eleio deste ano. Partido que no for bom de voto, em pelo menos nove estados, vai perder o que recebe de graa: ajuda em dinheiro no TSE, gabinete com funcionrios na cmara dos deputados e o tempo para fazer propaganda na TV e no rdio. uma reforma para voc fazer uma limpeza no sistema partidrio brasileiro, que no se conseguiu fazer at agora, lembra Octaciano Nogueira.

03.09.2006

Os cargos majoritrios e os cargos proporcionais


Quando dada a largada, cada um por si. A regra simples: quem chegar primeiro campeo. Na corrida eleitoral para os cargos majoritrios de presidente, governador, prefeito e senador a mesma coisa: vence quem conseguir mais votos. Ao primeiro colocado, tudo. O modelo de eleio para os cargos majoritrios segue a mesma lgica da escolha do sndico do prdio e do presidente do sindicato. Ganha o mais votado. Ele tende a favorecer uma aproximao maior, uma visibilidade maior, a possibilidade de cobrana, de acompanhamento. O eleitor vai estar sabendo com maiores chances em quem votou, explica o cientista poltico Fbio Wanderley Reis A corrida eleitoral para presidente e governador nem sempre se decide em uma s disputa. Se nenhum dos candidatos conseguir a maioria absoluta dos votos na primeira disputa, os dois mais votados so classificados para a bateria final, o segundo turno da eleio. No segundo turno, a corrida comea do zero. Os que perdem se aliam a um dos dois finalistas. quando so feitos os acordos de olho nos futuros cargos do governo, negociaes fundamentais para formar maioria, mas que nem sempre so trasnparentes. A poltica se transforma pura e simplesmente na barganha, na barganha mida, na barganha interesseira, diz Fbio Wanderley Reis. No esporte ningum recebe de bandeja a medalha de campeo. preciso suar a camisa, trabalhar duro. Ningum herda a vitria. O que no esporte inaceitvel, na poltica considerado normal. O suplente de senador mal aparece durante a campanha eleitoral, no recebe sequer um voto. O suplente um fantasma na poltica. Porque no se sabe o que ele representa, afirma o cientista poltico da UnB Jos Flvio Saraiva. Mas quando o campeo de votos, o senador titular, deixa o cargo por algum motivo, o suplente assume a vaga. Pega carona na esteira do senador escolhido pelo eleitor, fica com o poder sem ter feito qualquer esforo. Nos ltimos oito anos, das 81 vagas, 52 foram ocupadas por suplentes, de vez ou por um perodo. Eles assumiram um dos mais importantes cargos representativos do pas sem passar pela aprovao do eleitor. Um dos problemas do fantasma que h sempre dvidas acerca de que interesses esse fantasma cobrir na poltica, diz Saraiva. Na outra corrida eleitoral para os cargos proporcionais de deputado e vereador os candidatos trabalham em equipe, correm juntos em busca da vitria. Os votos de uns so somados aos dos outros. E podem fazer parte da mesma equipe deputados de partidos diferentes, desde que os partidos estejam unidos oficialmente em uma coligao.

Cada um corre por si, pede seus prprios votos. Depois, os votos de todos os candidatos a deputado do partido ou coligao so somados. O resultado dividido pelo coeficiente eleitoral, um nmero que varia de estado para estado. Soma-se todos os votos vlidos num estado e divide-se pelo nmero de cadeiras. Isso o coeficiente eleitoral, ensina o cientista poltico da UnB Otaciano Nogueira. Se a coligao de deputados juntar 200 mil votos e o coeficiente eleitoral for de 100 mil votos, sero eleitos dois deputados, os mais votados do grupo. Esse sistema de eleio proporcional s existe no Brasil e na Finlndia. Ele confunde a cabea do eleitor com o excesso de candidatos, que dificulta tambm o acompanhamento do trabalho do poltico. Agora, nessa legislatura, se somar s mensaleiros e sanguessugas d quase 20% da Cmara. Ora, como que o eleitor vai saber quem sanguessuga e quem mensaleiro?, pergunta Otaciano. Voc vota num candidato e elege outro, por causa do nosso sistema de coligaes e eleies proporcionais. realmente um sistema muito complexo para a realidade brasileira. s vezes, entre os corredores da equipe est um que se destaca muito, mas no consegue vencer porque os outros colaboraram pouco. Na poltica temos muitos exemplos de candidato bom de voto, que corre, corre, e morre na praia. Jos Mojica Marins, o Z do Caixo, sabe o que diz. Achou que se elegeria fcil vereador em 2004, mas se candidatou por um partido pequeno. Os companheiros na corrida eleitoral no ajudaram muito. Foi o quarto na lista dos que quase chegaram l. Sozinho, Z do Caixo conseguiu 6.500 votos. Mesmo assim, no se elegeu.

10.09.2006

Quanto vale um poltico?


Branco ou negro. Maria ou Jos. Do campo ou da cidade. Pobre ou rico. Todos ns somos acionistas de uma empresa chamada Brasil. E, como acionistas, temos o poder de escolher quem vai comandar o pas. Elegemos pessoas para nos representar no mundo poltico, em que um dos palcos o Congresso. A fbrica de leis que est to perto e to longe do povo. Existe uma distncia, no Brasil, muito grande entre o poder e a opinio pblica, entre poder e o povo, explica o psiclogo Jacob Pinheiro Goldberg. O motorista de txi Fernando, nascido em Braslia, conhece bem esse estar perto sem ter intimidade. H 21 anos ele leva e traz deputados e senadores do aeroporto para o Congresso, mas nunca se sentiu vontade para entrar no prdio, que mantido com o dinheiro dos impostos que ele paga. No tenho a mnima idia de como funcionam as coisas l dentro, confessa Fernando. O sucesso ou o fracasso de uma empresa depende de quem escolhido para comand-la. Assim com o Congresso Nacional. Os deputados e senadores que elegemos para trabalhar por ns devem estar preparados para fiscalizar como o governo gasta nosso dinheiro e fazer leis de acordo com a necessidade do Brasil. preciso lembrar que se h maus parlamentares representam eleitores que escolheram mal, alerta o cientista poltico Otaciano Nogueira.

Essa fbrica de leis chamada Congresso dividida em duas. Para o Senado elegemos trs representantes por estado e o distrito federal. Ao todo, so 81 senadores. Para a Cmara escolhemos 513 deputados. O nmero

de cada estado varia de acordo com a populao. So Paulo elege 70. Estados com menos habitantes como Acre, Sergipe e Tocantins escolhem 8 deputados cada um. O projeto que se inicia no Senado tem que ter o acordo na Cmara. E o projeto que se inicia na Cmara tem que ter o acordo do Senado, explica Otaciano Nogueira. E, como o Congresso pertence ao povo, por lei todos tm acesso livre Cmara e ao Senado, seja do jeito que for, pense do jeito que pensar. o lugar feito para caber o Brasil inteiro. O motorista de txi Fernando aceitou nosso convite para saber como o dinheiro dos impostos dele est sendo aplicado. Cada senador recebe um salrio de R$ 12.720 alm do 13 salrio, ganha 14 e 15 salrio, mais auxlio moradia de R$ 2.750. O senador tem, de graa, carro com motorista, correio, celular e passagem area. Para contratar funcionrios pode gastar R$ 72,4 mil por ms. Fora os R$ 15 mil para investir no escritrio do estado. Do outro, lado, no salo verde, na Cmara, a mesma coisa. O deputado federal tambm recebe 15 salrios de R$ 12,8 mil e os outros benefcios a que tem direito o senador. o custo de um deputado e de um senador comparado com o salrio de um cidado comum brasileiro muito elevado, mas esse um custo baixo para a democracia funcionar bem, compara o cientista poltico Carlos Pio. O que se cobra de deputados e senadores o que se espera de qualquer trabalhador: competncia, honestidade, que eles compaream ao servio. Enfim, faam jus ao que recebem. A tica e o compromisso ficam em segundo plano quando deputados e senadores colocam em primeiro lugar seus interesses pessoais, ignoram as vontades da populao e as regras do partido. Fazem a poltica de cada um por si. o que se viu nos ltimos anos. No se espera que o Congresso mude leis fundamentais a toda hora. Se as leis comeam a mudar com muita freqncia nenhum cidado vai poder acompanhar o que ocorre, ensina o cientista poltico Otaciano Nogueira. Mas quando o Congresso no se entende, leis importantes para fazer o pas crescer, aumentar os investimentos em educao e sade, melhorar a segurana pblica demoram mais do que deveriam para ser aprovadas. Ora dizem que o Congresso lento demais, ora dizem que o Congresso vota rpido demais uma lei. Eu diria que nenhum, nem outro. Uma lei aprovada dependendo de obter maioria. Ento se a lei no tem esse consenso, essa convergncia de uma maioria, evidente que ela demora, Mozart Vianna de Paiva, secretrio-geral da Mesa da Cmara. O funcionrio pblico Mozart Vianna fala com a experincia de quem, h 16 anos, fica ao lado do presidente da Cmara para auxili-lo durante as votaes. O plenrio a etapa final de todo processo e voc vai continuar a conhecer como funciona o Congresso no prximo episdio.

17.09.2006

Como a poltica mexe com a vida da gente

Hoje, a srie "E eu com isso?" vai mostrar que qualquer um de ns pode interferir na elaborao das leis criadas pelo Congresso, em Braslia. Lei do silncio, Lei do Menor e do Adolescente, Lei do Idoso, Cdigo de Defesa do Conmsumidor, Lei da Faixa. As leis que valem para todo o pas saem de uma fbrica chamada Congresso, que segue o ritmo de trabalho dos deputados e senadores que elegemos. preciso, por isso, que se pense muito antes de votar, porque esse o nico instrumento, a nica arma, o nico meio que o cidado tem para melhorar a poltica, diz o cientista poltico da UnB, Otaciano Nogueira. E melhorar a poltica melhorar a escola do seu filho, o hospital, o saneamento bsico. Mas voc sabe qual o caminho que uma proposta faz antes de virar lei e mexer com o seu dia-a-dia? O motorista de txi Fernando Fernandes Lima, que nasceu em Braslia, nunca havia entrado no Congresso, como a maioria dos brasileiros. E olha que o Fernando leva e traz parlamentares quase diariamente. com ele e como Mozart Vianna, o funcionrio pblico responsvel por ensinar as regras da Cmara aos novos deputados que ns vamos ver como se fazem as leis que valem para todo o pas. As pessoas querem ter o direito de saber o que est sendo votado e conhecer onde , realmente, o direito dele, diz o taxista. O ponto de partida do Congresso a apresentao de uma proposta de lei, que pode ser de iniciativa popular. Para isso preciso recolher 1,3 milho assinaturas de eleitores, com o nmero do ttulo de cada um em cinco estados diferentes. Uma tarefa nada fcil. Com essas dificuldades, em 18 anos s trs projetos de iniciativa popular viraram lei. A tarefa de propor leis est mesmo concentrada nas mos de deputados, senadores e do presidente da Repblica. Toda proposta de lei tem que passar primeiro pelas comisses temticas. Meio Ambiente, Sade, Educao, Segurana, Defesa Nacional. Pense num tema. Transporte? O nosso amigo taxista Fernando tem sim uma comisso. l que a matria debatida, l que feito o relatrio, l que h sugestes dos deputados. Os deputados so agrupados de acordo com a sua formao. Por exemplo: um deputado advogado, a tendncia que v para a comisso de Justia. um papel fundamental para chegar j com meio caminho andado, explica Mozart Vianna. O tempo de aprovao de uma proposta de lei depende das presses e dos interesses em jogo. O cidado comum vai exercer influncia nas votaes quando ele fizer o seu interesse ser ouvido pelos parlamentares. Ele faz isso diretamente, vindo a Braslia ou escrevendo para o parlamentar, ou ele faz isso atravs das organizaes da sociedade que existem, em grande medida, para isso. Sindicatos, igreja, diz o cientista poltico da UnB, Carlos Pio. Para ordenar pensamentos to diferentes, de dois em dois anos, a Cmara e o Senado elegem uma mesa diretora. ela que coordena os servios legislativos e administrativo da casa. Cada mesa diretora formada por um presidente, dois vices e quatro secretrios. O cargo mais importante o de presidente. Na Cmara e no Senado so os presidentes que fazem calendrio de votao no plenrio. Decidem qual projeto deve entrar na agenda do dia.

Quando chega em plenrio na matria, a votao, dos debates, as negociaes passam aos deputados, aos lderes, diz o secretrio geral da Mesa da Cmara, Mozart Vianna de Paiva. Depois de aprovado na Cmara e no Senado, o projeto vai para o presidente da Repblica. Se ele estiver de acordo com o texto, assina, sanciona o projeto que vira lei. Se descordar do que veio do Congresso, pode vetar, dizer no parte ou a todo o projeto. Quando ele veta, esse veto volta ao Congresso Nacional. O Congresso pode ento manter os vetos do presidente ou ele pode rejeitar os vetos do presidente. O que importa que a ltima palavra do Congresso Nacional, explica Carlos Pio. Ao presidente tambm permitido fazer a medida provisria, uma lei que entra em vigor imediatamente e s deveria ser usada em casos de urgncia. Na verdade o presidente utiliza diariamente as medidas provisrias para legislar. O Congresso perde o seu papel, afirma o cientista poltico da UnB, Leonardo Barreto. Com a medida provisria, os ltimos presidentes fizeram do Palcio do Planalto uma filial da fbrica de leis. Hoje, em mdia, 75% de tudo aquilo que se torna lei dentro do Congresso Nacional tem como origem o presidente da Repblica, fala Leonardo Barreto.

24.09.2006

Voc tem tudo a ver com isso!


O que capoeira tem a ver com poltica? Na verdade, poltica tem a ver com tudo. Quando um mestre de capoeira autoriza o incio da roda, o capoeirista sabe que o momento de mostrar o que aprendeu. Chegou a hora do confronto. Mas, no jogo bem jogado, no se pode trapacear. As regras devem ser respeitadas, pois copeira no um vale-tudo. Na poltica, como na capoeira, no vale tudo. Existem regras. O indivduo civilizado respeita a regra do jogo. Para o marginal, a regra s vale quando em seu favor, explica o psiclogo Jacob Pinheiro Goldberg. Voc confiaria em quem joga sujo para ganhar de qualquer jeito? Na capoeira, como em qualquer esporte. O lutador desonesto malvisto e evitado. Quando o cara desonesto, a gente j entra na roda sabendo que boa coisa no vai sair dali, comenta um capoeirista. O grupo j se manifesta de uma forma a excluir essa pessoa, acrescenta outro capoeirista. No prximo domingo, dia 1 de outubro, ns vamos as urnas escolher presidente, senador, governador, e deputados federal e estadual. nesse momento decisivo que alguns candidatos partem para o vale-tudo. Muitos polticos deixam para a reta final algumas cartas na manga ilegais, na tentativa de obter dos eleitores o voto que no foram capazes de conquistar pela fora das suas idias, afirma o juiz eleitoral Marlon Reis. Srie E eu com isso? vira livro Nesta segunda-feira, nas livrarias, vai ser lanado o livro E eu com isso?, de Jlio Mosqura, o sexto livro da Coleo Fantstico, em parceria com a Editora Globo e Globo Marcas.

Enfim, um guia prtico sobre poltica. Um livro que vai mostrar como a poltica afeta diretamente a vida de cada um de ns. Voc agora vai ver a poltica com outros olhos. E eu com isso?, o livro, ler para entender.

Das könnte Ihnen auch gefallen