Sie sind auf Seite 1von 16

A evaso escolar no campo jurdico

Cleber dos Santos Pereira Kelly dos Reis Canavez


1 2

Resumo: Esta pesquisa trata da evaso escolar e seus aspectos marcantes na formao do indivduo em busca de seu posicionamento crtico e social por meio do processo ensinoaprendizagem, com pressupostos tericos presentes na formao do especialista em Direito Educacional. Tais pressupostos analisam alguns fatores do abandono educacional, como esses fatores interagem entre si e com o meio e como as legislaes tentam prevenir e interromper este processo com o uso da Constituio Federal e as demais leis. Com essa anlise alguns fatores foram elencados, assim como, os processos na escola (aes no regimento interno, no projeto poltico pedaggico, reflexes com pais e comunidade, enfim), no conselho tutelar e do juiz da infncia e juventude. Para dirimir e interromper este fator preocupante para os direitos dos jovens focamo-nos a mostrar que todos devem cuidar para que haja matrculas e permanncia no ambiente educativo. Palavras-Chave: Educao. Poltica pblica. Legislao. Evaso. Abandono.

Especialista em Direito Educacional pelo Centro Universitrio Claretiano de Batatais (SP) e Especialista em Gesto Escolar pela Universidade da Cidade de So Paulo (UNICID). Email: <clesanper1@hotmail.com>. 2 Especialista em Psicopedagogia: Abordagem Clnica dos Problemas de Aprendizagem e Especialista em Docncia do Ensino Superior, pelo Centro Universitrio Claretiano de Batatais (SP). Email: <kellycanavez@gmail.com>.
1

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

97

1. INTRODUO Esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar a evaso escolar como uma ruptura da formao do indivduo, que evade o ambiente educativo pondo em falha o seu ensino-aprendizagem. Com a utilizao de pesquisadores importantes do assunto e doutrinadores na rea jurdica apontamos caminhos para minimizar ou evitar tal prejuzo social aos jovens. Existem vrias questes levantadas sobre esta temtica dentro da carreira docente, que foram discutidas e analisadas para este estudo cientfico que visa o aprimoramento e debates sobre esta problemtica da realidade educacional. Acreditava-se pela falta de conhecimentos dos docentes que no haveriam legislaes que primam pela conduta Estatal e da sociedade para extinguir a evaso do educando e zelar pela freqncia escolar. Ao refletirmos sobre o estudo, a existncia das legislaes educacionais e que exigem responsabilidades dos pais, este abre novas janelas para uma viso crtica dos aspectos e caminhos a trilhar, visando uma ampliao do debate acerca das questes de responsabilidades e contracenando assim com os motivos detectados. Questes normativas, pedaggicas e sociais foram tratadas e analisadas para mostrar alguns possveis motivos, isolados ou conjuntos, da evaso. O tema pesquisado expe a multiplicidade de valores sociais dentro do territrio nacional, junto com as leis que tentam padronizar ou respeitar as diferenas regionais para diminuir a excluso educacional; com o apoio da direo escolar, conselho tutelar e do juiz da infncia e juventude. possvel perceber, ao longo da pesquisa, que a Constituio Federal, as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) so a representao do direito ao acesso e permanncia do educando no ambiente educativo, e foram elucidados alguns artigos de tais instrumentos legais, para demonstrar os responsveis acerca a matrcula escolar, a quantidade de faltas para obter a aprovao, direitos e obrigaes para com os jovens cidados no qual envolvem Estado, comunidade e pais.

98

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) aponta para uma rea criminal e civil os responsveis por tal omisso, traando passos para que os rgos responsveis pela proteo do aluno possam agir de forma coercitiva a fim de garantir os direitos dos jovens contra qualquer abuso do Estado ou da sociedade. Sendo o conselho tutelar rgo no jurisdicional, com a finalidade de preservar o desenvolvimento cognitivo do ser em formao deve atuar depois de esgotadas as alternativas da escola, e se necessrio encaminhar os casos que sejam de responsabilidade do juiz da Vara da Infncia e Juventude, para examinar, definir e executar funes ou atividades para guardar e proteger os jovens. 2. A EVASO ESCOLAR E A ESCOLA, O CONSELHO E A VARA A escola tem objetivo de formar o ser humano para ser transformador social e econmico-cultural de sua realidade local e global. Tal processo acontece continuamente durante a permanncia escolar que projeta e direciona o aluno para a cidadania crtica, mas tambm para o mercado profissional que evolui tecnologicamente cada vez mais. Quando os pais confiam guarda de seus filhos na instituio almejando um desenvolvimento cognitivo e scio-critco, reconhecem a escola como mantenedora e facilitadora do ensino-aprendizagem, no qual o saber sistematizado propcia o acesso e a permanncia educacional. A escola possui vasta responsabilidade na formao do indivduo, pois a instituio no se encontra afastada das polticas pblicas (FERREIRA, 2003) que direciona os gestores e administradores escolares na sua contnua prtica. A finalidade expressa vigorosamente na Constituio Federal, nas Leis de Diretrizes e Bases e no Estatuto da Criana e do Adolescente a universalizao do acesso e permanncia educao bsica. Segundo Sarita (2006, p. 47) [...] o acesso escola e a sua perLinguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

99

manncia na mesma so, ao mesmo tempo, uma questo de cidadania e legalidade, indiscutivelmente imprescindveis ampla formao social. A autora nos informa duas situaes, a primeira o direito de matricular o educando em uma instituio de ensino e a outra garantir a permanncia com qualidade que tal ambiente pode trazer ao educando. No apenas por uma questo tipificada na lei nem apenas da possibilidade de votar ou participar dos direitos cidados; porm tem um corpo social no qual potencializa as etapas de desenvolvimento, escolhas, comparaes e criticidade para conviver com outros nas mesmas condies, isto o preceito de igualdade descrito no artigo 5 da constituio. A fim de proteger os jovens cidados, a escola precisa realizar algumas etapas para controlar e melhorar o fluxo escolar. Oliveira (2007, p. 31) denota que [...] um dos ndices de qualidade educacional o fluxo escolar, que pode ser caracterizado pela taxa de promoo, pela taxa de repetncia e a taxa de distoro de srie/ idade. Com a melhora nas duas primeiras taxas, a auto-estima do educando e os ndices de uma suposta qualidade vm ocorrendo nas escolas. A taxa de promoo o nmero apontado pelo Censo escolar realizado pelo INEP ( instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira) a fim de perceber a quantidade de alunos aprovados em cada sistema de ensino, j a taxa de repetncia o contrrio. Entretanto, a taxa de repetncia influncia a taxa de variao de srie e idade, a idade cronolgica dos estudantes vem tornando-se maior para a srie que estudam. evidente que no h frmulas mgicas, mas existem aes que podem enderear ou verificar ocasionais erros dentro do ambiente educativo. Tais aes esto ligadas a nova vertente de qualidade escolar, mas o fluxo escolar demonstra claramente o perfil de uma escola e de seu grupo. Ao nos depararmos com uma escola, no qual a taxa de repetncia e evaso escolar chegue a 40 por cento do total de alunos, fica muito perceptvel que algo na escola no est cumprindo o seu papel institucional. As polticas pblicas, as posturas educativas e as mudanas sociais complementam-se e caminham juntas para alternar situaes ruidosas. H vrios fatores para a evaso escolar e nesta pesquisa tentam-se, de 100
Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

forma sucinta, elucidar algumas mais frequentes para ter-se um suporte na fala apresentada. As constantes mudanas que ocorrem no mercado de trabalho vm requerendo mais e mais estudos e aperfeioamento dos educandos para proporcionar uma verdadeira e prtica insero no mundo social. Na medida em que um grupo social se especializa mais do que outro ocasiona uma fragmentao socioeconmica, tal especificidade pode demarcar possveis vantagens em detrimento e/ ou por simples falta de permanncia nos estudos estigmatizar o seu futuro.

Figura 1: Mdia de estudos da populao de 16 anos ou mais, segundo sexo e cor/raa. Brasil 1996 2007. Fonte: IPEA. Retratos das Desigualdades de Gnero e Raa.

Contudo, na desistncia escolar a qualificao para o trabalho no obtm os dados e moldes necessrios a uma desenvoltura empregatcia satisfatria a fim de realizar os propostos para o funcionrio. Temos observado em vrias pesquisas e noticirios que h vrias vagas de empregos em reas de servios diversas, mas a mo-de-obra no est adequada com o exigido para tal.

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

101

Na figura 1, as mulheres tm melhores condies de acesso e permanncia ao conhecimento e ao ensino-aprendizagem, j os homens, preferencialmente os negros, possuem uma permanncia menor nos estudos por vrios motivos no qual nosso trabalho no entrar em detalhes. Revela - nos que a nova situao empregatcia est sendo desenhada para um determinado grupo e aqueles sem preparo acadmico conseqentemente ficaro em subempregos e salrios diminutos mdia nacional. Cada regio nacional tem a sua diversidade e especificidade, pontos fortes e fracos, respeitando essa caracterstica o plano curricular nacional (PCN) tem a proposta de trabalhar e aperfeioar os estudos dos alunos segundo as suas realidades. O nosso sistema educacional reflete-nos a desigualdade socioeconmica em cada estado ou regio metropolitana, e Osvald (2009) ainda nos alerta que isso poder ser um processo longo at ser resolvido esse dilema na garantia do fim do analfabetismo, principalmente dentre aqueles com idade superior aos 30 anos de idade. Analisando a taxa de matrcula em algumas regies metropolitanas do Brasil, entre jovens de 15 a 17 anos, surpreendemo-nos com a idia de que regies mais ricas possuem um ndice de matriculas e abandono escolar maior do que outras menos abastadas. H uma variedade de opes empregatcias que pode ser um fator para tal acontecimento.
[...] a piora na evaso escolar, envolvendo jovens nessa faixa etria, ocorre exatamente quando se junta oportunidade com a necessidade de trabalhar [...], em regies ricas, quando a economia est mais aquecida, que eles deixam a escola. O crescimento econmico tira o jovem da escola mais nas regies ricas do pas do que as mais pobres, que no oferecem oportunidade de trabalho para seus pais e seus filhos (NASSIF, 2009).

Outras regies apresentam caractersticas diferentes, de acordo a sua pluralidade e a realidade diversa. Dementshuk (2009) nos relata que na Paraba, Pernambuco e Alagoas cerca 14 mil jovens da cor/ raa parda e negra esto fora da escola, sendo a Paraba um destaque neste assunto. E 102
Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

589 adolescentes engravidaram reforando a caracterstica local nas especificidades de cada regio. H vrias razes para a evaso escolar no nosso pas, e tornar-se-ia enfadonho ou palavroso devido complexidade e numerosos fatores. O objetivo desta pesquisa aqui no o estudo de tais razes, mas sim compreender que existem outros motivos para a existncia desse fenmeno. Assim, o artigo 59 da lei 9394/96 assegura nos seus incisos I e V: adequada organizao do trabalho pedaggico para atender as necessidades especificas; e igualdade de acesso aos programas sociais disponveis no ensino regular. parte da circular, vago e genrico da definio que encabea o art. 59, no resta dvidas que a Educao especial ganha, um lugar mais destacado, afirma Saviani (2004, p. 202). A cada ano, as verbas pblicas so perdidas com o abandono escolar, cifras que poderiam aumentar e aprimorar a qualidade educacional tanto dos professores por meio de formao continuada tanto de livros e materiais didticos.
O Brasil perde a quantia de 14 bilhes com meninos e meninas que, devido pssima qualidade, no aprendem e precisam repetir o ano letivo. Ou pior: desistem dos estudos e deixam definitivamente, as salas de aula. A repetncia e a evaso escolar nos ensinos fundamental e mdio custam, respectivamente, R$ 9,2 bilhes e R$ 4,8 bilhes. [...] o dinheiro representa mais de 25% do que se gasta com o desenvolvimento com o ensino bsico (KINGL, 2007).

O artigo 205 da Constituio Federal vem ser a grande chave ao estipular os responsveis em proteger o direito a educao, ressaltando o poder da comunidade em participar do todo escolar. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, os responsveis so marcados e seu papel mater a educao. Ento, pais e rgos pblicos do setor educacional devem criar condies para que esse ser humano tenha o acesso educao, para isso pode contar com a ajuda de instituies, organizaes governamentais ou no, empresas, grupos filantrpicos, enLinguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

103

tidades religiosas e a prpria comunidade local da unidade escolar. Moraes (2008, p. 194) afirma que [...] os direitos sociais previstos na constituio so normas de ordem pblica, com a caracterstica de imperativas, inviolveis [...], assim, a educao, direito social, algo autoaplicvel, impossvel de ser renunciada pelos responsveis, pelos alunos ou pelo Estado. Quando no corpo da lei a palavra expressa dever [grifo nosso] no nos deixa dvida, que no se trata de facultatividade, porm obrigao em matricular os filhos. Nem Estado nem pais podem eximir-se de tal prerrogativa. Sendo a sociedade capaz de denunciar qualquer afronta a este artigo de nossa carta magna sendo a educao um direito pblico subjetivo. Assim, a educao direito de todo o cidado que desenvolver um preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho. Assim, questionamos a evaso por dois aspectos: como direito do educando ao conhecimento crtico e como ndice da qualidade institucional. Ambas as caractersticas precisam ser constantemente avaliadas e questionadas pela administrao escolar. Nisto, surge funo prescrita nas legislaes que enfocam a obrigao docente de contabilizar a freqncia educativa. No artigo 208 da Constituio Federal, 3 [...] compete ao poder pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escolar [grifo nosso]. Aqui bvio, o rgo estatal no pode recensear (contabilizar) os alunos, a no ser o professor, que age na funo ou cargo pblico, que ao fazer a chamada verifica e constata os alunos faltosos. Os pais tm papel importante na guarda da freqncia escolar e certo que a ao do Ministrio Pblico no descaracteriza a finalidade dos pais sobre o menor, eles so responsveis e podem ser denunciados ao conselho tutelar local ou a Vara da Juventude e da Infncia. O artigo 227 afirma que [...] dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao [...]; em conjunto com o artigo 229, os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos meno-

104

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

res [...] evoca e demonstra que os pais no podem recusar-se ou negar a freqncia do aluno, j que so obrigados a ajud-los com prioridade o seu desenvolvimento educacional e assisti-los para que haja uma efetiva fase de educao. Para que haja democracia nas condies de ensino e uma educao inclusiva, o artigo 206 demanda passos especficos. Tais princpios no poderiam ser desvirtuados nem infligidos, devido ao Estado e a famlia que tem a funo de zelar pela educao das crianas e adolescentes; pontuando assim, obrigaes que a lei complementar regulamentou. No inciso primeiro, igualdade de condies para o acesso e a permanncia na escola; eis a pea mais importante para o nosso estudo e que vrios outros documentos reprisam tal faanha. Este preceito est ligado diretamente ao artigo 5 no qual todos so iguais perante a lei, mesmo no acesso e na permanncia, no podendo haver quaisquer tipo de diferenciao. Feito o acesso educao, a regra jurdica a proteo para a efetivao dos estudos para o desenvolvimento do educando; pois quando ele evade o ambiente escolar por qualquer motivo (ou conjuntos de motivos) o seu desenvolvimento para uma vida cidad, voltada para o trabalho torna-se enfraquecida. No importando se h casos de alunos portadores de necessidades educacionais especiais ou no, no poder haver excluso escolar sem ser garantidos a ampla defesa e o contraditrio, uma sindicncia ou um processo administrativo (dependendo do caso). Neste sentido, Cretella Junior (1990, p. 406) ratifica que [...] s se impedir o acesso e permanncia de aluno portador de molstia transmissvel, que exija o isolamento do doente. A argumentao do autor vai ao sentido de afirmar que no h nenhuma possibilidade de excluir a informao ao educando por qualquer que seja o motivo, doena, sexo, cor/ raa, credo etc. exceto doenas infecto-contagiosas. Nas Leis de Diretrizes e Bases, o art. 13 inciso III uma pea de xadrez porque direciona que, quando h um ensino-aprendizado eficaz, o interesse do educando em querer ficar na escola bem mais valorizado.

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

105

Na prtica docente, viu-se questionamentos de conselheiros tutelares em alguns professores, que se o aluno falta escola, na maioria das vezes o professor que o traumatizou. Isto leva a uma longa disputa judicial caso os envolvidos neste assunto assim quisessem, pois precisaramos de varias anlises e pesquisas com pessoas habilidades a tal. Logo, h um mau uso deste artigo, mesmo a idia dele se to bvia. No artigo 24 inciso VI, h a regulamentao a fim de estabelecer quantas faltas anuais (at o limite de 75%), objetivas, o educando precisa para ser considerado evadido ou aprovado naquele ano letivo. E a antiga lei 5692/71, a fim de utiliza o conceito a pouco estudado colocava a diante em seu artigo 14 3 pontuava que, se os alunos dentro do limite de faltas, mas com baixo rendimento poderia usufruir da recuperao para progredir nos estudos mais uma forma de manter os alunos na escola. No Estatuto da Criana e do Adolescente, o artigo 3 est direcionando o aluno, criana e o adolescente, mesmo que com uma condio especial, a usufruir todos os direitos inerentes ao ser humano. Como dito no texto legal, a proteo integral ao desenvolvimento mental e o social, prioriza alguns dos conceitos j focalizados, tais como a educao e o direito social em si. A famlia mais uma vez, no artigo 4, est sendo posta e inserta como uns dos meios para fortalecer o uso fruto dos direitos dos jovens, podendo a comunidade local ou global e o Estado interpelarem para que ocorra isso.
Enquanto a escola, atravs dos educadores e seus meios auxiliares, procura ensinar os aprendizes, a famlia tem uma participao complementar muito importante, proporcionando equilbrio aos jovens, para que estes possam aprender com maior facilidade e tambm com maior prazer. (COSTA, 2002, p. 28).

Quando a famlia prima em desenvolver o mental e o social com absoluta prioridade, o primeiro passo a matricula escolar. Quando h recusa ou negao do direito de matricular o menor em entidade educacional, estaremos ferindo algumas leis, por exemplo, a lei 7716/89 no seu art. 6

106

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

resultando em recluso de trs a cinco anos, podendo ser agravada em 1/3 se a vitima menor. Logo, o conhecimento das leis serve para nortear os nossos passos e respeitar os direitos alheios. Nenhuma discriminao pode ser usada contra os adolescentes e as crianas, dito no artigo 5. No cdigo penal art. 140 3 define alguns passos que devem estar fora do contexto escolar para evitar o incentivo da evaso ou a sua criao, exemplo a elementos referentes raa, cor, etnia, religio ou origem (esta idia referida no ECA artigo 17); cabvel multa e pena de recluso aos infratores. Vale salientar, que pode valer como consentimento do juiz se o infrator for servidor pblico, assim agravando a pena e perda do cargo. Aqum desses fatores, o simples fato de impedir o acesso ou ingresso de alunos na escola caracteriza discriminao, mesmo no estando regulamentado nos tribunais; no importa se o educando esqueceu o uniforme (dado pela instituio ou no) ou pela chegada fora do horrio da instituio. O assunto aqui a permisso ou utilizao dos direitos constitucionais que vrios preceitos legais nacionais e internacionais preconizam. Nenhuma discriminao pode ser usada contra os adolescentes e as crianas, dito no artigo 5, Estatuto da Criana e do Adolescente. No cdigo penal art. 140 3 define alguns passos que devem estar fora do contexto escolar para evitar o incentivo da evaso ou a sua criao, exemplo a elementos referentes raa, cor, etnia, religio ou origem (esta idia referida no ECA artigo 17); cabvel multa e pena de recluso aos infratores. Vale salientar, que pode valer como consentimento do juiz se o infrator for servidor pblico, assim agravando a pena e perda do cargo. Faz-se aqui uma leve imerso no direito comparado e internacional apenas para ter-se uma noo da importncia em manter a proteo do aluno no mbito escolar. A Declarao Universal dos Direitos do Homem (DUDH) artigo 26 inciso I, o Pacto Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (PIDESC) no artigo 13, a Conveno sobre os Direitos da Criana (CDC) adotados pelas Naes Unidas em seu art. 28, entre outros textos internacionais reafirmam a relevncia na cautela com os jovens.

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

107

O artigo 22, com a inteno de dar maior nfase retoma a idia constitucional e do cdigo civil em seu art. 213. Contudo, h um acrscimo importante, cabendo-lhes ainda a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais.
Os pais so os maiores responsveis pela formao e proteo dos filhos, tendo no s o ptrio poder (grifo do autor) sobre eles, mas tambm o ptrio dever (grifo do autor) de lhes garantir os direitos fundamentais, mormente o direito vida, sade, educao, bem como os demais direitos previstos na constituio (artigo 227). [...] Infelizmente, h pais que no se compenetram da responsabilidade que tem para com os filhos, descuidando-se de suas obrigaes e at mesmo contribuindo, com a prpria vida que levam, para que os filhos tomem os caminhos perniciosos a sua formao. A legislao penal prev crimes contra a assistncia familiar, como o abandono material (art. 244), abandono intelectual (art. 246), abandono moral (art. 247) e entrega de filho menor a pessoa inidnea (art. 245), visando justamente tutelar o menor de dezoito anos [...] (NOGUEIRA, 1996, p. 34).

No ECA tal acrscimo tem o efeito de proteger a todo custo s determinaes legais para que sejam cumpridas, porque a lei manda tal ao. Nogueira (1996) nos lembra que alm do ptrio poder guarda, cuido e o criar e educar os filhos; h o ptrio dever como devem ser realizadas as obrigaes. Na omisso ou comisso danosa aos jovens h a possibilidade de punir criminalmente os pais, quando esses fatos chegam ao conhecimento das entidades judiciais. Este preceito tem como suporte o artigo 249 do ECA. J o artigo 53 traz as ideias vistas e estudadas por ns nos artigos 205 e 206 da Constituio Federal. Contudo, vale ressalvar algo sobre o artigo 54 e frisar que, quando os pais forem omissos ou comissivos em fazer os filhos freqentarem as escolas, ou em efetivar as matriculas escolares podero sofrer sanes de natureza civil e criminal, que o prprio cdigo

108

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

penal sustenta com a perda de o ptrio poder ou abandono intelectual. Nisto chega-se num ponto clmax desta pesquisa, pois alm de contabilizar os alunos os docentes tm de notificar os coordenadores escolares ou diretores para que eles possam tomar as medidas possveis para o regresso do educando. Quando h omisso dos pais, impossibilidade de alcan-los (trocas de endereos, telefones desatualizados, etc.) ou ato comissivo, o conselho tutelar deve ser acionado. O Estatuto da Criana e do Adolescente descreve no artigo 136 inciso I a releitura do artigo 98 ao denotar a sua funo em aconselhar aos pais, havendo a possibilidade destes sofrem as medidas pertinentes do art. 129. Este artigo no seu inciso V especifica que no vale apenas matricular os filhos, porm os responsveis devem verificar e exigir bom aproveitamento educacional de seus filhos. Toda medida cabe apreciao judicial, sendo o conselho tutelar ineficaz ou negligente ao fazer os pais impedirem e/ ou justificarem as faltas dos educandos pode recorrer ao poder judicirio aqui, expresso pela Vara da Infncia e Juventude. No caso, o juiz tem suas finalidades expressas no artigo 148 e os incisos IV, VI e VII regem que os casos encaminhados para o conselho tutelar e as irregularidades de uma instituio de ensino sero conhecidos pelo juiz, para aplicar as punies devidas e necessrias para resguardar os direitos dos alunos. Entende-se que se a escola toma todas as medidas para resgatar os excludos do ambiente educacional, o conselho deve ser notificado formalmente a fim de agirem em prol do aluno e seu direito constitucional. Se no houver resposta ou efeito as aes do conselheiro, o juiz tomar de sobressalto a ao. Este ser sempre notificado quando caso surgir e for de sua competncia. Logo, o cidado escolar tem de ter protegido o seu direito de permanecer e ser matriculado. Impreterivelmente, todos da comunidade, da famlia e representantes do Estado devem velar pela formao e desenvolvimento profissional dos jovens.

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

109

Portanto, h vrias ferramentas que podem ser utilizadas para minimizar ou extinguir o abandono da formao scio-cognitiva no qual o jovem aprender e maximizar com o uso fruto em seu cotidiano. Alm das polticas pblicas de cada ente federativo e leis, a unidade escolar, o conselho tutelar e o juiz da infncia e juventude devem criar de formas conjuntas e atrativas o regresso do aluno instituio escolar. 3. CONCLUSO O objetivo geral deste estudo foi analisar em textos jurdicos (ECA, CF/88, LDB) e em materiais pedaggicos como a evaso do ambiente educativo pode prejudicar os educandos, e quais podem ser as alternativas para diminuir este problema. Assim, descobrimos que a escola, o conselho tutelar, a comunidade, o Estado e o Juiz da Infncia e Juventude devem zelar e proteger o direito constitucional da permanncia escolar. Percebeu-se ao analisar os dados que existem doutrinadores e legislaes que normatizam atividades, punies e aes para todos aqueles que por forma omissiva ou comissiva permitam o abandono escolar. Elucidouse os artigos principais para corroborar a teoria das responsabilidades de todos os entes e sociedade. Enumeraram-se de acordo alguns especialistas planos e aes que a escola pode fazer para inibir o desrespeito com a lei. As atividades e passos do conselho tutelar e do juiz da infncia e juventude, no qual as parcerias de ambos esto focadas nos direitos da criana e do adolescente previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente. Analisou-se que a regionalidade e especificidade de cada regio ou ente federativo cria distines e realidades diversas, no qual a evaso torna-se diferente em cada local assim, utilizando os PCNs para gerar alternativas para a permanncia. E, aqum destas regionalidades, h uma srie de fatores ou fator que favorecem o absentismo dos educando. Ao realizar-se uma leve imerso no direito comparado, a importncia de manter o jovem em formao 110
Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

acadmica na educao bsica, no apenas capricho da sociedade brasileira, mas sim mundial. Ao terminar este estudo, pode-se compreender que no se trata de aes isoladas para sanar tal deficincia ou vcio. Todavia, a colaborao das polticas pblicas do Estado e a responsabilidade dos pais e da sociedade a fim de garantir o desenvolvimento dos nossos jovens para uma nova realidade transformada por suas aes. REFERNCIAS
COSTA, T. P. Meio ambiente familiar: a soluo para prevenir o crime. So Paulo: Max Limonad, 2002. CRETELLA JUNIOR, J. Comentrios constituio brasileira de 1988. Vol. VIII. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. DEMENTSHUK, M. Evaso escolar atinge 20 mil crianas. O norte, 30 set. 2009. Disponvel em: <http://www.jornalonorte.com.br/2009/09/30/diaadia6_0.php>. Acesso em: 4 abr. 2010. FERREIRA, N. S. C. Gesto educacional e organizao do trabalho pedaggico. Curitiba: IESDE, 2003. KINGL, E. Repetncia e evaso dos alunos dos ensinos fundamentais e mdios. TV canal 1. 29 de janeiro de 2007. Disponvel em: < HTTP://www.tvcanal1.com.br/tvcanal1/v2/conteudo/noticias.asp?id_materia=834>. Acesso em: 12 abr. 2010. MORAES, A. de. Direito Constitucional. 23. ed. Rio de janeiro: Atlas, 2008. NASSIF, L. Evaso escolar e a bolsa famlia. Blog e colunistas ig, 15 de abril 2009. Disponvel em: <http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/04/15/evasao-escolar-e-abolsa-familia/>. Acesso em: 4 abr. 2010. NOGUEIRA, P. L. Estatuto da criana e do adolescente comentado: lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1996.

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

111

OLIVEIRA, E. da S. G. de. Princpios e mtodos de gesto escolar integrada. Curitiba: IESDE, 2007. OSVALD, V. Sistema educacional reflete a desigualdade do pas, diz estudo do IPEA. O globo, Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2009. Cad. Educao, p. 5. SARITA, A. Direito de estar na escola: importncia da ficha de comunicao de aluno infreqente (FICAI). Revista do professor, ano 22, n. 87, jul./ set. 2006, p. 47-48. SAVIANI, D. A nova lei da educao. Trajetria, limites e perspectivas. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2004.

Title: School evasion in the legal field Author: Cleber dos Santos Pereira; Kekky dos Reis Canavez ABSTRACT: This research deals with truancy and its remarkable aspects of the formation of the individual in search of his position and socially, through the teachinglearning process, with a theoretical present in the training of specialist in Educational Law. These assumptions analyze some factors of educational neglect, how these factors interact with each other and with the environment and how the laws try to prevent and stop this process with the use of Federal Constitution and other laws. With this analysis some factors were listed, as well as the processes in school (actions in the bylaws, in the political-pedagogical project, in the dialogue with parents and community, etc.), the child protection agency, and the judges childhood and youth. To settle and stop this worrying factor for the rights of young people we focused showing that everyone should take care so there to be enrollment and permanence in the educational environment. Keywords: Education. Public policies. School laws. Evasion. Dropout.

112

Linguagem Acadmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen