Sie sind auf Seite 1von 10

Memria e Esquecimento.

As causas e conseqncias do artigo O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri, de Jos Alves de Figueiredo

Maria Isabel Medeiros Almeida*

Resumo: Este trabalho tem o propsito de destacar o artigo do farmacutico e escritor Jos Alves de Figueiredo, publicado no Jornal O Povo, em 07 de junho de 1934, no Cear (CE), sobre o Caldeiro, comunidade fundada em 1926, na regio do Cariri (CE), coordenada pelo beato Jos Loureno. Por viverem na perspectiva de trabalho comunitrio e de oraes, os sertanejos do Caldeiro foram taxados de fanticos e comunistas. Figueiredo foi o nico que utilizou a imprensa para expor sua simpatia aos ideais do Caldeiro. Aps a publicao do artigo, o farmacutico acabou sendo preso. Pode-se afirmar que este um indcio de que o Governo, os latifundirios, a burguesia que comeava a ascender no Cear na dcada de 1930 e a prpria Igreja pretendiam apagar da memria coletiva as idias e os preceitos pregados por Jos Loureno. Este esquecimento em relao ao Caldeiro pode ser percebido ainda nos dias atuais.

Palavras-chave: Esquecimento.

Caldeiro.

Jos

Loureno.

Jos

Alves

de

Figueiredo.

Memria.

Abstract: This paper aims to highlight at the article written by the pharmacist, journalist and writer Jos Alves de Figueiredo published at the O Povo newspaper on June 7th 1934 about the Caldeiro, a community founded in 1926 at the Cariri Region (CE) and coordinated by Jos Loureno. Because they lived in the perspective of community work and prayer, the backwoodsmen have been labeled as fanatics and communists. The article brought bad consequences to Figueiredo. He was arrested after its publication, which means that the government, the owners of land close to the community and the Church wanted to erase Caldeirao from the collective memory. This forgetfulness in relation to the Caldeiro can be seen even today.

Key-words: Caldeiro. Jos Loureno. Jos Alves de Figueiredo. Memory. Forgetfulness.

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis O Caldeiro

O presente artigo tem como proposta compreender a relao entre memria e esquecimento a partir do artigo O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri, do jornalista, farmacutico e escritor cratense Jos Alves de Figueiredo (2006), publicado no dia 07 de junho de 1934 pelo jornal cearense O Povo. Ele tambm foi publicado na ntegra na Coleo Outras Histrias, projeto editorial do Museu do Cear, que conta com a apresentao do historiador Rgis Lopes, ento diretor do Museu (2006). A inteno tentar perceber, a partir desta nica manifestao jornalstica positiva sobre o Caldeiro, que a comunidade liderada por Jos Loureno foi, ao longo de sua trajetria, apagada da memria coletiva, principalmente entre os cearenses. Ao escrev-lo, Jos Alves de Figueiredo sofreu srias perseguies e acabou sendo preso. Antes de entrarmos na proposta inicial deste artigo, vale ressaltar o que foi o Caldeiro e quem foi o seu lder e os seus seguidores. O Caldeiro foi uma comunidade fundada em 1926, na regio da Serra do Araripe, no Cear, e que tinha como lder o beato Jos Loureno, paraibano que foi a Juazeiro do Norte, tambm no Cear, com o objetivo de ficar mais prximo de Padre Ccero. Todos os moradores do Stio, flagelados da seca, filhos da pobreza e das injustias que existiam no serto nordestino, viviam para o trabalho e para a f. Segundo o prprio lder, era apenas dessa maneira que o homem conseguiria fartura e dignidade. Rgis Lopes (1991), que se dedicou ao estudo do Caldeiro, explica que, no incio, a Comunidade era voltada apenas para a agricultura. Os trabalhos passaram a se diversificar apenas com o passar do tempo, graas ao grande nmero de sertanejos que procuravam por Jos Loureno. Eram pedreiros, carpinteiros, ferreiros, etc., que buscavam no Caldeiro uma oportunidade de trabalhar dignamente, longe das secas e dos coronis e oligarquias que comandavam a regio neste perodo. Toda a produo era destinada para a prpria manuteno do Caldeiro. Havia a diviso, feita de maneira igual, do lucro da comercializao dos produtos agrcolas excedentes, que tambm eram destinados caridade, como a doao de alimentos, como aconteceu em 1932 para as vtimas da seca. A religio era o motor que movia todo o trabalho desenvolvido no Caldeiro, atravs do Catolicismo Popular. Jos Loureno foi influenciado principalmente pelos ideais de Padre Ccero, que j vivia na perspectiva do Catolicismo Popular em Juazeiro do Norte. Lopes explica que, como representante do Catolicismo Popular, Jos Loureno orientava seus

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

seguidores, promovia novenas, ladainhas e procisses, alm das missas realizadas em dias santos e domingos. A prosperidade do Caldeiro chamou a ateno da elite cearense, que no via com bons olhos o trabalho liderado pelo Beato. Taxados de fanticos e comunistas, os moradores da Comunidade foram, ao longo da sua trajetria, combatidos por essas elites dominantes representadas pelo Governo, pelo Exrcito e tambm pelos jornais da poca. Alm disso, essas instituies pretendiam combater a Comunidade por conta do trauma que a experincia de Canudos havia deixado anos antes. Rui Fac (2009, p. 219), no livro Cangaceiros e fanticos (2009), refora essa ideia:
Alm disso, o pesadelo de Canudos persistia na mente das zelosas autoridades, mesmo depois de 1930, quando o latifndio teve parcialmente cercado o seu poder poltico. Os latifundirios submetiam-se a uma aliana, desigual para eles, mas com a condio de que a burguesia os ajudasse na defesa de seus domnios.

Representantes destas instituies dominantes se reuniram, em 1936, para discutir que medidas deveriam ser tomadas para combater o avano da Comunidade. Chegaram concluso de que o local deveria ser destrudo. Comandada pelo Capito Jos Bezerra, as tropas invasoras expulsaram os fanticos do Caldeiro. Parte dos bens que existia no Caldeiro foi destrudo, roubado ou usado em benefcio dos invasores. Alm disso, a polcia saqueou e incendiou as casas dos sertanejos. Apesar de Jos Loureno ter pregado, durante todo o percurso da Comunidade, a via pacfica para a soluo dos problemas que surgiam, alguns de seus seguidores defendiam aes mais radicais, dentre eles o tambm beato Severino Tavares. Ele, ento, arquitetou um plano de ataque cidade do Crato. Sabendo da inteno de alguns remanescentes da invaso de 1936, no dia 10 de maio de 1937, Jos Bezerra, comandando um contingente de 18 soldados, dentre os quais seu filho e seu genro, seguiu para a Serra do Araripe, sendo massacrados pelos sobreviventes do Caldeiro. Morreram no combate o prprio Jos Bezerra, seu filho, seu genro e um cabo, fato que causou uma enorme repercusso tanto na regio do Cariri quanto na capital, Fortaleza. Surgiu, imediatamente aps essa baixa, uma invaso das tropas do Exrcito. Avies sobrevoaram a regio, metralharam os que resistiram aos ataques anteriores, incendiaram os casebres.

A imprensa como fonte historiogrfica A imprensa , comumente, uma ferramenta fundamental e bastante usada no estudo da Histria. De acordo com Leroi-Gourhan (1964-1965), no existia uma distino clara entre a

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

transmisso oral e a transmisso escrita at o surgimento da imprensa. Antes, todo o conhecimento, as histrias e as tradies que estavam inseridas nas prticas e nas tcnicas orais, ou seja, eram transmitidos de cor. Ele afirma que, a partir dos impressos no s o leitor colocado em presena de uma memria coletiva enorme, cuja matria no mais capaz de fixar integralmente, mas freqentemente colocado em situao de explorar textos novos. (LEROI-GOURHAN, 1964-1965, p. 69-70). A revista do Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria e do Departamento de Histria da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), intitulada Projeto Histria, dedicou sua 35 edio aos estudos de Histria e Imprensa (2007). Isso evidencia a importncia da interdisciplinaridade entre essas duas reas. A partir das pesquisas feitas sob a perspectiva dos veculos de comunicao de massa, o historiador capaz de articular, por exemplo, o contedo desses jornais ao campo de lutas sociais, contradies de classe, etc. Na apresentao da revista Projeto Histria Histria e Imprensa, os editores cientficos, Heloisa de Faria Cruz, Vera Lcia Vieira e Antnio Rago (PROJETO HISTRIA, 2007, p. 10-11), abordam essa questo:
A pesquisa nestes diferentes materiais d visibilidade a um repertrio de indagaes instigantes e que remetem a campos essenciais da reflexo histrica na rea, tais como: as relaes entre imprensa, poder e a configurao dos sistemas polticos em diferentes situaes; a atuao da imprensa como espao de mobilizao, difuso e generalizao de diferentes projetos, valores e personagens de grupos que disputam/afirmam a hegemonia a cada conjuntura histrica; os mecanismos de controle e censura que a cada momento regulam os contedos e o acesso aos meios impressos de maior circulao bem como a atuao de publicaes alternativas.

Quem tambm aborda a relao entre histria e imprensa Jacques Le Goff (2003, p. 451). No livro Histria e Memria, ele afirma que a imprensa revoluciona, embora que lentamente, a memria ocidental. O autor teoriza a revoluo da memria pela imprensa, em que, a partir dos veculos impressos, chega-se a uma exteriorizao da memria individual, de forma progressiva, a partir do momento em que as transmisses no ocorrem apenas de forma oral. A partir das ideias citadas acima, podemos compreender a relao entre memria e esquecimento presente no Caldeiro, por meio de uma leitura mais aprofundada dos jornais do perodo. Um fato desta proporo, com a violncia desnecessria que a Comunidade sofreu, com as mortes causadas, deveria estar no imaginrio da populao brasileira, assim como Canudos est, por exemplo. O Caldeiro, em algum momento, perdeu-se na memria. Um fato que exemplifica essa questo pode ser visto na prpria Academia. Ao compartilhar o

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

assunto com os colegas, e at para alguns professores, muitos desconheciam ou conheciam muito pouco. A repercusso negativa e as conseqncias que Jos Alves de Figueiredo sofreu ao redigir um artigo em que se mostrava favorvel aos ideais de Jos Loureno apenas uma evidncia desse apagamento pregado com veemncia pela classe dominante. Buscou-se, a partir de ento, calar qualquer opinio que confrontasse a ideia do perigo que o Cear, e at mesmo o Brasil, corria por conta da prosperidade da Comunidade. Silenciar opinies semelhantes a de Figueiredo foi apenas uma das medidas tomadas nesse sentido. Mesmo aps o fim do Caldeiro, era necessrio que no se falasse mais sobre o assunto, com o objetivo de manter a ordem vigente.

O artigo Para escrever O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri, Jos Alves de Figueiredo foi at a Comunidade, conheceu a rotina de trabalho e de orao pregados por Jos Loureno. Tanto que a identificao com o beato fica evidente, no decorrer da leitura, a partir do emprego de adjetivos como laborioso agricultor, homem extraordinrio, puritano, etc. Ao conhecer de perto Jos Loureno, o jornalista percebe que esse humilde campons, dominado sempre pela idia, ou mania de ser superiormente humanitrio, no ser capaz de esperar dele um movimento qualquer que implique rebeldia (FIGUEIREDO, 2006, p. 47). Pelo fato de ter convivido e conhecido de perto a Comunidade, Jos Alves de Figueiredo conta a histria do Caldeiro desde o incio ressaltando a sua prosperidade e as qualidades de seu lder. Entretanto, vale salientar que o jornalista o via, assim como os que quiseram combater a Comunidade, como um fantico. E ele se posiciona dessa forma logo no incio de seu texto:
O beato Jos Loureno pertence ao nmero dos verdadeiros fanticos do Padre Ccero. Ele daqueles que vem na figura do velho patriarca alguma cousa mais do que um simples sacerdote. Para sua mentalidade de estreitos limites, transbordada por essa figura agigantada, o Padre Ccero um santo superior a quanto os cnones tenham lanado nos catlogos da Igreja e com essa aurola empolgou seu esprito. (FIGUEIREDO, 2006, p. 29).

Vale destacar que se convencionou chamar de fanatismo uma ideologia galgada no religioso e no mtico, na perspectiva do embate entre o Catolicismo Oficial e o Catolicismo Popular. Isso aconteceu no Brasil, segundo Fac (2009), em meados do sculo XIX e incio do sculo XX, quando surgiram os movimentos de rebelio de pobres do campo, de norte a sul do pas (FAC, 2009, p. 57), como o Contestado, Canudos e o prprio Caldeiro.

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

Ainda segundo Fac, seria impossvel que esses sertanejos, os que passavam fome e os que sofriam com as desigualdades presentes neste perodo, tivessem a mesma ideologia dos ricos proprietrios de terra, responsveis diretos pela pobreza, misria e perseguio dessa camada mais pobre. O autor acredita que as massas rurais seguiram uma tendncia natural de criarem sua prpria religio, que lhes sirva de instrumento em sua luta pela libertao social, como o cristianismo foi, em seus primrdios, religio de escravos e proletrios da poca (FAC, 2009, p. 60). Portanto, percebe-se que a viso que Jos Alves de Figueiredo tinha de Jos Loureno, ao classific-lo como fantico, est no fato de o Caldeiro ter sido construdo na perspectiva do Catolicismo Popular. Os que viviam na Comunidade viam no beato no s um lder que conduzia a rotina de trabalho desenvolvida. Para essas pessoas, Jos Loureno era, antes de mais nada, um verdadeiro lder religioso, um guia espiritual. E Figueiredo percebeu essa venerao ao afirmar em seu artigo que homens velhos e moos brancos e pretos, mulheres, moas e velhas, ao se aproximarem do Beato Jos Loureno, se descobrem, com grande respeito, ajoelham-se a seus ps e beijam-lhe as mos (FIGUEIREDO, 2006, p. 48). O jornalista faz uma dura crtica em relao s perseguies que Jos Loureno sofreu ao longo de sua trajetria. Isso aconteceu porque suas ideias nunca foram vistas com bons olhos pelos polticos, pela polcia e latifundirios. Para isso, logo no incio, Jos Alves de Figueiredo contextualiza o leitor sobre os feitos de Jos Loureno antes da fundao do Caldeiro. No final da dcada de 1890, quando j se tornara homem de confiana de Padre Ccero, o beato arrendou um pedao de terra no stio Baixa Danta, de propriedade do Sr. Joo Brito. Fortemente influenciado pelos preceitos de caridade do Catolicismo Popular, Jos Loureno passou, ento, a aceitar a vinda de pessoas pobres ao stio. L, elas encontravam dignidade para viver melhor, por meio do cultivo da terra. o incio da formao de uma pequena comunidade de camponeses (LOPES, 1991, p. 42), o que viria a ser o embrio do Caldeiro. Em 1921, Padre Ccero presenteou Jos Loureno um touro da raa Guazer, que foi carinhosamente chamado pelos moradores de Boi Mansinho. O zelo e o cuidado que essas pessoas tinham com o animal foi a desculpa ideal para o aniquilamento do Baixa Danta. Isso porque surgiram boatos de que Boi Mansinho era adorado e cultuado como um deus. Por conta disso, o beato foi preso e o Boi Mansinho, abatido. Os policiais quiseram obrigar Jos Loureno a comer a carne do animal, algo que ele se recusou a fazer. Foi solto apenas por causa da interveno de Padre Ccero no caso, que, aps a libertao, enviou Jos Loureno e

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

seus seguidores de volta ao Baixa Danta. Entretanto, o beato e seus seguidores tiveram que abandonar o local em 1926. Rgis Lopes (1991) explica que, apesar de ter trabalhado naquelas terras por quase 30 anos, o beato foi obrigado a se retirar de uma hora para outra. E exatamente da que parte a crtica de Jos Alves de Figueiredo. O jornalista acreditava que, mesmo que houvesse algum tipo de devoo ao boi por parte de fanticos mais exagerados, essa adorao no aconteceu da maneira como foi propagada. E, principalmente, ele acreditava que Jos Loureno no era um estimulador de um grosseiro fetichismo (FIGUEIREDO, 2006, p. 37). Para Jos Alves de Figueiredo, o beato foi, de fato, injustiado:
Sempre as injustias da vida! O beato interrompia a sua faina honesta e utilssima para pagar culpas que eram mais daqueles que o perseguiam, enquanto nas grades da cadeia vinham chasque-lo, gozando plena liberdade, os piores bandidos e ladres que infestavam o nordeste naquele tempo [...]. (FIGUEIREDO, 2006, p. 38-39).

A crtica de Jos Alves de Figueiredo no foi feita apenas aos polticos, latifundirios e tambm igreja. Ele tambm fez duras consideraes prpria imprensa, ao afirmar que a perseguio que os veculos de comunicao faziam ao Caldeiro acontecia em parte pela ausncia de escrpulos de alguns jornalistas que visavam assaltar o bolso do Padre Ccero (FIGUEIREDO, 2006, p. 37). A campanha da imprensa feita contra o Caldeiro foi suscitada, segundo Figueiredo, pela interferncia de Floro Bartolomeu. De fato, ele teve um papel crucial no combate a Jos Loureno. Vindo do interior da Bahia, Floro Bartolomeu chegou a Juazeiro do Norte em 1908. No demorou muito para ele se tornar homem de confiana de Padre Ccero. Foi Floro Bartolomeu, por exemplo, quem mandou prender Jos Loureno no caso do Boi Mansinho. Rui Fac (2009) descreve de forma detalhada o que representava a figura de Floro Bartolomeu na poca:
o misto de coronel e burgus, de latifundirio e capitalista, simultaneamente chefe de cangao e poltico das grandes capitais, e que, nos meios polticos, seja do municpio, do estado ou em mbito nacional, vai defender diretamente os interesses de sua grei, mas procurando conciliar por todos os meios os interesses da burguesia e do latifundirio [...]. Floro Bartolomeu foi um desses tipos, uma de suas mais altas expresses no Brasil. (FAC, 2009, p. 164).

A motivao para a perseguio era totalmente poltica. Mesmo sendo aliado de Padre Ccero, Bartolomeu acreditava que as romarias, ou seja, as manifestaes populares do catolicismo, o fanatismo, representavam um atraso para a regio do Cariri. Jos Alves de

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

Figueiredo o classifica como fraco, ao ordenar a priso de Jos Loureno e o esquartejamento de seu querido Mansinho (FIGUEIREDO, 2006, p. 38).

Consideraes finais O que era para ser uma forma de desfazer qualquer imagem negativa em relao ao Caldeiro, a partir do relato de como Jos Loureno e seu povo vivia, o artigo O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri, seguiu o caminho inverso. Foi a partir de sua publicao que se tomou conhecimento da dimenso da Comunidade. A quantidade de pessoas que Jos Loureno conseguiu reunir (no relato de Figueiredo, esse nmero chegava a 400) e a devoo que os moradores do Caldeiro depositavam no beato, descritas no artigo, preocuparam as classes dominantes. Decidiram, ento, investigar o caso. O curioso que o artigo foi publicado no jornal O Povo, que durante toda a trajetria do Caldeiro se mostrou favorvel ao seu fim. Isso aconteceu, principalmente, pelo fato de Jos Alves de Figueiredo ter sido na poca uma pessoa influente, tanto no aspecto econmico quanto poltico. Na apresentao do artigo, na Coleo Outras Histrias, Rgis Lopes explica essa influncia de Figueiredo e como ela foi desfeita:
Naquela poca, Figueiredo era farmacutico, dono de terras, escritor e tinha no currculo o cargo de prefeito do Crato e amizade com elites, quer dizer, colecionava qualidades que poderiam atestar aquilo que se chamava de boa conduta. Mas, apesar disso, passou a ser visto como um homem perigoso na medida em que havia escrito sobre um homem que, depois do Caldeiro, tornara-se bem mais perigoso: o beato Jos Loureno. (LOPES, 2006, p. 15).

Por conta do perodo em que o artigo foi publicado, era comum que jornais contassem com colaboradores, no necessariamente atrelados publicao. O jornal O Povo foi fundado em 1928, ou seja, apenas seis anos antes da publicao das opinies de Jos Alves de Figueiredo. Portanto, pode-se concluir que o jornal O Povo ainda era muito recente para ter, de forma efetiva, um quadro de jornalistas fixos. Alm disso, vale salientar que um ano aps a publicao de O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri, o O Povo publicou um artigo intitulado Os fanticos do Caldeiro. Seria uma resposta s opinies favorveis de Jos Alves de Figueiredo e uma forma de ressaltar a opinio do jornal em questo. A publicao do artigo acarretou srias conseqncias para Jos Alves de Figueiredo. Alm de perder seu prestgio poltico, o jornalista, escritor e farmacutico foi preso. O filho de Figueiredo, Jos Alves de Figueiredo Filho (1958), que tambm era escritor, na apresentao do livro do pai, Ana Mulata, publicado em 1958, afirma que viu seu pai chorar

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

duas vezes. A primeira foi na ocasio da morte de um dos filhos de Figueiredo pai, em 1923. E a segunda vez foi justamente ao ser preso por conta da publicao do artigo. O artigo ficou solitrio, como afirma Rgis Lopes (2006, p. 16), no rol de matrias que os jornais publicaram sobre o Caldeiro. A represso que Jos Alves de Figueiredo sofreu ao public-lo um indcio de que, alm de combater o Caldeiro, os polticos e a polcia tambm iriam perseguir aqueles que se posicionassem a favor da Comunidade. Podese afirmar, portanto, que ocultar e, principalmente, combater opinies favorveis aos ideais e ao trabalho pregados por Jos Loureno era uma forma de contribuir para o esquecimento da experincia do Caldeiro. Essa ideia esteve presente at pouco tempo. Na apresentao da Coleo Outras Histrias, Rgis Lopes (2006) cita a opinio de Jos Alves de Figueiredo Filho (2006), que se mostrava satisfeito com o fato de o Caldeiro estar em processo de esquecimento. Ele mostra satisfao, por exemplo, quando afirma que a Comunidade s lembrada em manifestaes populares, como cordis e repentes. Vale ressaltar que essa era a viso que ele tinha em 1960. Apesar de o jornal O Povo, por exemplo, reconhecer que no se posicionou de forma correta em relao ao Caldeiro, tomando como base reportagens, artigos e at mesmo editoriais que reforam a grandeza de Jos Loureno e a violncia desnecessria e gratuita que ele e seu povo enfrentaram, as conseqncias da represso j estavam postas. As classes dominantes no perodo em que a Comunidade foi criada, pretendendo preservar uma memria oficial, apagaram todos os indcios do que o Caldeiro e o seu lder representaram de fato. Isso est mudando, mas este um processo lento e gradual. Jos Alves de Figueiredo foi o primeiro, e nico, no que diz respeito ao perodo, a ir alm. Pagou caro por isso. Sua ousadia, entretanto, um aspecto que merece destaque, principalmente aos pesquisadores que pretendem estudar a relao entre memria e esquecimento. E tentar entender como se d essa relao, tanto no Caldeiro quanto em outras experincias, pode ser feita a partir do trabalho de historiador.

Referncias COLEO OUTRAS HISTRIAS. O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri. 52. ed. Fortaleza: Museu do Cear/Secretaria da Cultura do Estado do Cear, 2006. FAC, Rui. Cangaceiros e fanticos: gnese e lutas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. FIGUEIREDO, Jos Alves de. Ana Mulata. Crato: Instituto Cultural do Cariri, 1958.

Revista Cordis: Revista Eletrnica de Histria Social da Cidade www.pucsp.br/revistacordis

10

FIGUEIREDO, Jos Alves de. In: COLEO OUTRAS HISTRIAS: O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri. 52. ed. Fortaleza: Museu do Cear/Secretaria da Cultura do Estado do Cear, 2006. FIGUEIREDO FILHO, Jos Alves de. Apresentao. In: FIGUEIREDO, Jos Alves de. Ana Mulata. Crato: Instituto Cultural do Cariri, 1958. ______. In: COLEO OUTRAS HISTRIAS. O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri. 52. ed. Fortaleza: Museu do Cear/Secretaria da Cultura do Estado do Cear, 2006. LE GOFF, Jacques. Histria e memria. So Paulo: Unicamp, 2003. LEROI-GOURHAN, A. Le geste et la parole. Paris: Michel, 1964-1965, 2 vols. Trad. portuguesa. Lisboa: Edies 70, 1981-1983. LOPES, Rgis. Caldeiro. Fortaleza: EDUECE, 1991. ______. In: COLEO OUTRAS HISTRIAS. O Beato Jos Loureno e sua ao no Cariri. 52. ed. Fortaleza: Museu do Cear/Secretaria da Cultura do Estado do Cear, 2006. PROJETO HISTRIA: revista do Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria e do Departamento de Histria da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Histria e imprensa, So Paulo, EDUC, v. 35, 2007.

* Maria Isabel Medeiros Almeida graduada em Comunicao Social, habilitao em Jornalismo, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente mestranda no Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria Social da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). E-mail: <bebel86@gmail.com>.

Das könnte Ihnen auch gefallen