Sie sind auf Seite 1von 8

Pilares Definio: O pilar define e estabiliza planos horizontais, elevados em relao ao plano do solo.

Com isto, ele colabora na definio do espao arquitetnico, principal meio de desenvolvimento dos projetos de arquitetura. Disse o poeta Louis Kahn: "Ah que dia maravilhoso em que a parede se foi e nasceu o pilar." Exemplo:

Esquema de carregamentos, foras e esforos para um pilar Esforo externo (P) Funo das reaes de apoio das vigas que chegam ao pilar. Funo do peso-prprio do pilar.

Esforo interno (N)

Fora normal - normal ao plano da seo transversal do pilar.

Esforo

Trao ou Compresso.

Tenso ()

Tenso normal de trao (T) ou tenso normal de compresso (c).

Esforos nos pilares causados por uma viga sem balano.

Esforos nos pilares que podem ser causados por uma viga com balano.

Curiosidade Do ponto de vista estrutural, a funo do pilar mais simples que a funo da viga. Analise;

Na viga o carregamento normal direo do eixo da pea, portanto, para chegar at o solo, a carga "percorre" um caminho mais longo, primeiro na horizontal e depois na vertical.

No pilar o carregamento est na mesma direo do eixo da pea, portanto, para chegar at o solo, a carga "percorre" um caminho mais curto do que nas vigas, diretamente na vertical.

Observao: No est sendo levado em conta o efeito do vento que deve ser considerado somente para pilares de edifcios muito altos. Neste caso, teriamos uma combinao de carregamento horizontal (vento), com carregamento vertical. Classificao dos Pilares Antes da classificao dos pilares, deve-se, ainda que de maneira simplificada, apresentar o conceito de flambagem :

Pode-se dizer que a flambagem uma flexo lateral no pilar devido a uma carga que comprime o pilar. 6.1. Pilar Curto Os pilares curtos tm esta denominao no por que sejam pequenos, "baixos", mas sim por que no sofrem o efeito da flambagem. 6.2. Pilar Longo Os pilares longos tm esta denominao no por que sejam grandes, "altos', mas sim por que sofrem o efeito de flambagem. Vigas 1. Definio

Pode-se dizer que as vigas foram um elemento de sustentao criado pelo homem, ainda que inconscientemente.

Imaginemos um homem pr-histrico com sua incrvel e insacivel necessidade de comer. S que, para conseguir alimentos, ele tinha que atravessar um rio. Porm, nas proximidades de sua caverna o rio era muito largo e profundo, sendo que ele no conseguia atravess-lo tendo que caminhar todos os dias milhares de quilmetros desde a sua caverna at uma parte onde o rio fosse mais raso e estreito de maneira que ele pudesse pular e atravess-lo. Um dia, aps uma terrvel tempestade noturna, o homem pr-histrico saiu de sua caverna e viu que naquela parte mais larga do rio havia cado uma rvore, permitindo ento que ele atravessasse o rio caminhando sobre o tronco, sem a necessidade de caminhar os milhares de quilmetros. Pronto: estava criada a VIGA, ou seja, o tronco de rvore apoiado sobre as duas margens era uma viga. Definio: VIGA: estrutura linear que trabalha em posio horizontal ou inclinada, assentada em um ou mais apoios e que tem a funo de suportar os carregamentos normais sua direo (se a direo da viga horizontal, os carregamentos so verticais). Vigas de madeira

Vigas de ao:

Vigas de concreto:

Tenses na viga As tenses existentes em uma viga so as seguintes:


tenso de flexo, tenso de cisalhamento, tenso de toro.

Estas tenses no atuam separadamente em uma viga, mas sim de maneira composta. Por exemplo, as tenses de flexo e de cisalhamento atuam sempre de maneira conjunta em uma mesma viga. Tenso de flexo Esta tenso a resposta da viga decorrente da flexo. A flexo aparece em uma viga devido ao esforo interno aplicado - momento fletor (M). Tenso de cisalhamento

Esta tenso a resposta da viga decorrente do cisalhamento. O cisalhamento aparece em uma viga devido ao esforo interno aplicado - fora cortante (V). Tenso de toro Esta tenso a resposta da viga decorrente da toro. A toro aparece em uma viga devido ao esforo interno aplicado - momento toror (Mt). A seguir sero analisadas as tenses de flexo e de cisalhamento. A tenso de toro no ser abordada devido a incidnia extremamente baixa incidncia deste tipo de tenso em uma viga, no justificando portanto a sua anlise. Resumo esquemtico Geometria + Carregamento

esforo interno aplicado M V Mt

Flexo Cisalhamento Toro

tenso Flexo Cisalhamento Toro Vigas Hipostticas: Definio: So aquelas vigas com menos de trs reaes de apoio, ou, em outras palavras, menos de trs incgnitas.

ou ainda, so aquelas vigas com trs ou mais reaes da apoio (ou incgnitas) mas com liberdade no restringida.

Observao: Se houver alguma fora horizontal, no h nenhuma reao neste sentido, e a tendncia que a viga "escorregue" nesta direo. Concluso: As vigas hipostticas no so estveis, no so estticas. Vigas Isostticas: Definio: Vigas Isostticas: so aquelas vigas com trs reaes de apoio (ou, trs incgnitas) e com liberdade retringida.

Observao:

Se houver uma fora horizontal, o apoio fixo tem uma reao horizontal que impede o deslocamento da viga nesta direo. Vigas Hiperestticas: Definio: Vigas hiperestticas so aquelas vigas com mais de trs reaes de apoio (ou, mais de trs incgnitas) e com liberdade restringida.

Observao:

Se houver uma fora horizontal, o apoio fixo tem uma reao horizontal que impede o deslocamento da viga nesta direo.

Referncia: http://www.lami.pucpr.br

Das könnte Ihnen auch gefallen