Sie sind auf Seite 1von 31

Processamento Primrio de Petrleo

2 Separao Lquido-Vapor
Prof(a): MSc. Ana Carolina T. G. Abrantes

Introduo
A complexidade do sistema definida: pela capacidade de produo; pelas caractersticas do campo produtor; Viabilidade tcnico-econmica. Dimensionamento depende das vazes de gs, leo e gua, que variam com o tempo. Uso de produtos qumicos: Antiespumantes: separao gs-leo Desemulsificante: separao leo-gua

Vasos separadores
So vasos normalmente cilndricos (eventualmente esfricos), com espessura de parede suficiente para trabalhar com determinada presso em seu interior. Atravs do princpio de decantao gravitacional, promovem a separao da fases lquido e vapor (separador bifsico) ou das fases gua, leo e vapor (separador trifsico). No so dimensionados para separar emulses. Separam principalmente a gua livre e disperses grosseiras.

Vasos separadores
Alimentao: fases lquida (leo + gua) e gasosa, com disperso de gotculas de leo no gs e de bolhas de gs no leo. Operao unitria: Sedimentao (decantao), seguindo a lei de Stokes. = a-od2g/
velocidade de sedimentao a massa especfica da gua a massa especfica do leo d dimetro das gotculas g acelerao gravitacional ou centrfuga

Vasos horizontais

Vasos horizontais
Podem ser bifsicos ou trifsicos. So preferencialmente utilizados quando o produto principal da separao a corrente LQUIDA. Mais eficientes para alta razo gs/leo ou quando h formao de espuma. Melhor separao das bolhas de gs devido a maior rea interfacial leo-gs. Facilitam a decantao das gotas de leo arrastadas pelo gs, pois caem perpendicularmente ao fluxo de gs.

Vasos verticais

Vasos verticais
Podem ser bifsicos (mais comum) ou eventualmente trifsicos. Preferido quando o produto principal da separao a corrente GASOSA. Necessitam de menor rea para instalao. Facilitam a remoo de sedimentos depositados no fundo. Mais utilizados em instalaes terrestres (altura).

Sees de um separador

Acessrios dos vasos separadores


Placa defletora (entrada): Limita a regio perturbada pela carga que est chegando, atravs da dissipao da energia cintica da mistura de forma que no afete a tranquilidade da regio de decantao de lquido. Induz o incio do processo de separao das fases, atravs da imposio de variaes bruscas na direo e velocidade do escoamento, O impacto frontal muito intenso pode levar formao excessiva de espuma e emulsionamento da gua no leo.

Acessrios dos vasos separadores


Distribuidor aletado: A fim de minimizar a turbulncia na seo de separao primria, outras geometrias tm sido estudadas, como por exemplo o distribuidor aletado (inlet vane).

Acessrios dos vasos separadores


Ciclones: Promovem separao vaporlquido (vapor sai pela parte superior e o lquido pela inferior); Boa eficincia na reduo da espuma; Devem ter sua base mergulhada no lquido para evitar borbulhamento.

Acessrios dos vasos separadores


Eliminador de nvoa (sada do gs): Para coalescncia da gotas de lquido arrastadas.

Acessrios dos vasos separadores


Chicanas quebra-onda (tranquilizador de fluxo): Minimizam o efeito das golfadas e balano da embarcao; Evitam recirculao de fluidos; Evitam zonas (zonas mortas); de estagnao

Auxiliam na quebra da espuma.

Acessrios dos vasos separadores


Placas coalecedoras: Aceleram a coalescncia das gotas de gua. Ao se chocarem com as placas, as gotas aderem e coalescem, escorrendo para a parte inferior. Contra-indicadas quando h alto potencial de formao de borras.

Acessrios dos vasos separadores


Dispositivo de remoo de areia:

Separao Bifsica

Separao Bifsica
Separao lquido-gs. A separao leo-gua realizada em outra etapa, de maior capacidade. Tempo de residncia deve ser suficiente para que as bolhas de gs se desprendam do lquido. As gotculas maiores e lquido arrastadas pelo gs se chocam entre si e com a parede do vaso, aglutinando-se. As gotculas menores passam pelo eliminador de nvoa e coalescem. Retirada do lquido por controle de nvel e do gs por controle de presso.

Separao Trifsica

Separao Trifsica
Para separao de gua livre. Necessrio volume maior no fundo do vaso para permitir separao das fases lquidas. A salmoura (gua + sais) acumula-se na parte inferior do vaso e removida por controle de nvel da interface gua-leo. A parte oleosa passa por um vertedor para a regio de acumulao, onde removida por controle de nvel.

Separao Trifsica
Vaso vertical: aps o defletor, a parte lquida direcionada com fundo por um tubo condutor e distribuda na fase aquosa em baixa velocidade.

Separao Trifsica de 2 estgios

Problemas operacionais
Formao de espuma:
o Causas caractersticas fsico-qumicas do petrleo impurezas liberao de gs nos pontos de queda de presso turbulncia excessiva presena de tensoativos no petrleo o Problema dificuldade de controle de nvel no separador arraste de lquido para o sistema de gs

Problemas operacionais
Formao de espuma:
o Controle Dimensionamento adequado com alto tempo de residncia Uso de dispositivos que quebram a espuma (placas coalecedoras inclinadas) Uso de antiespumantes, redutores de tenso superficial do liquido Instalao de dispositivos internos do vaso (ciclone) Fixar o nvel leo-gs em 50 % da altura do vaso
Obs: Freqentemente se observa que a formao de espuma mais severa no separador de segundo estgio (atmosfrico).

Problemas operacionais
Acmulo de parafinas:
o Causas Presena de parafinas de alta massa molecular em petrleo altamente parafnicos Baixas temperaturas (paradas no drenadas ou operao abaixo do projeto) o Problema Entupimento dos internos o Controle Prover o vaso de bocais de admisso de solvente de limpeza ou vapor dgua para limpeza operao com temperatura adequada

Problemas operacionais
Areia e sedimentos:
o Causas Presena de areia no petrleo, proveniente do prprio poo. o Problemas Eroso em vlvulas Obstruo de internos do vaso Reduo do tempo de residncia devido ao acmulo o Soluo

Instalao do sistema de remoo. Interromper a produo para limpeza.

Problemas operacionais
Camada intermediria de emulso:
o Causas Agitao, Impurezas o Problemas Forma acmulo de material emulsionado e outras impurezas na interface gua-leo. Dificuldade no controle de nvel. Diminuio do tempo de reteno efetivo do leo ou gua (reduo da eficincia) o Controle Reduo da turbulncia. Uso de desemulsificante.

Problemas operacionais
Arraste:
o Causas (gotculas de lquido no gs) Formao elevada de espuma. Nvel de leo muito alto. Eliminador de nvoa inadequado. Vazo acima da capacidade de projeto. o Causas (bolhas de gs no lquido) Baixo tempo de residncia. Baixo nvel da interface. Falha no controle de nvel. Placas transversais ou quebra-vrtices inadequados.

Problemas operacionais
Arraste:
o Problemas (gotculas de lquido no gs) danos nos componentes internos, espuma, problemas no sistema de compresso. o Problemas (bolhas de gs no lquido) dificuldade de enquadramento da gua, problemas na planta de tratamento de gua produzida. o Controle supressores de nvoa, tranqilizadores de fluxo, controle de nvel.

Atividade
Em trios, cada integrante dever fazer a leitura de um dos trs artigos: 1)Aplicaciones de la tomografa industrial de procesos para la separacin primaria de petrleo y gas. 2)Escoamento bifsico leo-gua com precipitao de parafinas em dutos submarinos de produo de petrleo. 3)Prseparao de areia em plataformas de produo: resultados preliminares. Aps a leitura, cada integrante do grupo dever explicar aos colegas sobre o contedo abordado no artigo lido. Aps a explicao, o grupo dever redigir um texto explicando quais os problemas encontrados pelos autores e as solues encontradas.

Referncias
Brasil, N. I., Arajo, M. A. S., Sousa, E. C. M. Processamento de Petrleo e Gs. LTC. Almendra, V. C. Tratamento de leo e gua. Petrobrs. Processamento Primrio de Petrleo. Curso Prtico & Objetivo. Processamento Primrio de Petrleo. Universidade Petrobras, 2007 http://instructivoseparador.blogspot.com.br/p/funcionamient o-de-un-separador.html

Das könnte Ihnen auch gefallen