Sie sind auf Seite 1von 3

Regras do futsal 2013 atualizada

Escrito por: Daiany Larini Categoria: Sem categoria

Confira aqui as regras do futsal 2013 atualizada. Assim como qualquer esporte, o futsal precisa de regras para poder ser praticado. Com o passar do tempo, esse esporte sofreu algumas mudanas at ser aperfeioado. Se voc tem interesse em praticar futsal ou j pratica, confira j em nosso site as regras atualizadas desse esporte em 2013.

Regras do futsal 2013 Quadra do jogo


A partir de 2013, a quadra de jogo do futsal passar a ter uma forma retangular, com o comprimento mximo de 42 metros e mnimo de 25 metros. Sua largura dever ser de no mximo 22 metros e de no mnimo 15 metros. Para competies internacionais, a quadra do jogo de futsal dever ter entre 38 e 42 metros de comprimento e no mximo de 18 a 22 ,metros de largura. As linhas de marcao sero visveis, com 8 centmetros de largura.

Bola
Durante a partida de futsal, a bola poder ser trocada somente com a autorizao prvia do rbitro. Bola da sada No comeo da partida de futsal, o jogador dever chutar no lado contrrio da quadra. No decorrer do jogo, os jogadores do time adversrio devero permanecer a no mnimo 3 metros da bola, no podendo invadir o lado adversrio da quadra at o pontap inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar o pontap inicial poder voltar a tocar na bola somente aps outro jogador t-la tocado. Bola em jogo e fora do jogo Quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, e tambm quando bater no teto ou quando a partida for interrompida pelo rbitro, a bola ficar fora do jogo. Ser considerada em jogo em qualquer outra situao, do comeo ao final da partida do futsal. Arremesso de Meta O arremesso de meta o arremesso que o goleiro realiza quando a bola ultrapassa a linha de fundo.

Tal arremesso dever ultrapassar a rea em frente ao gol e o goleiro no dever exceder o tempo de 4 segundos com a bola, antes de arremessar.

Nmero e Substituies dos jogadores


A partida poder ser iniciada somente com um nmero total de 5 atletas por time, sendo um deles, obrigatoriamente, o goleiro. Ter um nmero mximo de 7 atletas reservas para substituies. O nmero de substituies indeterminado, sem a necessidade de paralisao da partida. A substituio do goleiro carece de autorizao prvia do rbitro. A substituio dever ser efetuada pela linha da zona nos 3 metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre aps o atleta substitudo ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas


Atletas Os trajes obrigatrios dos atletas so a camisa de manga (curta ou comprida), calo curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras devero ser cobertas pelas meias. O capito do time dever usar uma braadeira para ser identificado e os jogadores podero usar as tornozeleiras por dentro ou por fora das meias. O goleira dever vestir uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo o nico a ter permisso de usar cala de agasalho. rbitros Os trajes obrigatrios dos rbitros so a camisa de manga (curta ou comprida), nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, cala, cinto, meias e tnis ou sapatos da cor branca. As camisas devero ser de cor diferente da dos atletas para no haver risco de confuso. Cronometristas e anotadores Os trajes dos cronometristas e dos anotadores tm a mesma regra dos trajes dos rbitros. A nica distino a cor do tnis ou do sapato, que ser preta. Equipe de Arbitragem A equipe de arbitragem dever vestir camisa altura do peito e com o distintivo da entidade, cuja est vinculada. O rbitro principal e o auxiliar devero vestir camisas da mesma cor, no alterando os demais equipamentos.

Veja tambm: Perfil do Facebook dos participantes do BBB13

Atribuies rbitro
O rbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a ateno quando ocorrer infraes. O rbitro no pode tomar decises baseadas no favorecimento de uma determinada equipe. ele quem dever relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas e que dever expulsar o atleta que agir perante conduta violenta ou com inteno de atingir fisicamente outro atleta.

rbitro Auxiliar
O rbitro auxiliar ajuda o rbitro principal, com permisso para assinalar as infraes, quando julgar necessrio, no caso de o rbitro principal no perceber. Ele tambm far uso do apito para sinalizar o que perceber durante o jogo. Em caso de o auxiliar no concordar com o principal, prevalece a deciso do segundo.

Cronometrista
O cronometrista tem a funo de analisar todas as regras de tempo do jogo, como controlar os 2 minutos de expulso temporria do jogador, usando o cronmetro.

Anotador
O anotar tem a funo de anotar e controlar as infraes que possam acontecer durante o jogo, como as primeiras 5 faltas cumulativas cometidas pelo time em cada perodo do jogo. Ao registrar esses ocorridos, o anotador deve anunciar ao rbitro com o seu apito, que ser de silvo diferente do rbitro, para que, assim, os jogadores no se confundam

Das könnte Ihnen auch gefallen