Sie sind auf Seite 1von 2

Introduo

Durante a resposta inflamatria aguda podemos encontrar alguns sinais que identificam esse processo. Esses sinais so: Dor, Rubor, Calor e tumor. A DOR uma das manifestaes da inflamao e ela produzida basicamente por dois eventos: (1) pela compresso das terminaes nervosas devido a formao do edemaou (2) pela liberao de substancias mediadoras da dor no local atingido pelo processo inflamatrio. Na maioria dos processos inflamatrios, h liberao de mediadores da dor nos locais inflamados, como o maior agente causador dos estmulos dolorosos. O rubor da inflamao ( ou vermelhido) provocado por uma maior concentrao sangunea no local inflamado, o aumento da concentrao de sangue e provocado pela vaso dilatao e abertura dos capilares locais, ocorrendo principalmente pela liberao de histamina e aumento na produo de xido ntrico entre outros mediadores, durante o processo inflamatrio. Estes mediadores so liberados e causam relaxamento da musculatura dos vasos fazendo com que fluxo sanguneo diminua, deixando o sangue mais viscoso, deixando o local bem avermelhado. Assim como no rubor da inflamao, a vasodilatao tambm colabora com o aumento da temperatura, pois o aumento da concentrao sangunea no local inflamado eleva um pouco colaborando com o aquecimento do tecido inflamado. O tumor (ou edema) formado por um processo complexo que o aumento da permeabilidade vascular durante a inflamao. O endotlio durante a inflamao sofre varias modificaes que resultando no aumento da sua permeabilidade, fazendo com que saia liquido de dentro da corrente sangunea para dentro do tecido carregando vrios componentes sanguneos como leuccitos (uma das finalidades da formao do edema) e protenas plasmticas. Durante a inflamao tambm comum a alternao de algumas presses como a presso hidrosttica que aumentada pela presena de maior concentrao sangunea dentro do vaso fazendo com que a elevao dessa presso promova a saida do liquido sanguneo para o tecido, ou as presses oncticas, que diminuem e. A soma do aumento da permeabilidade com a alternao das presses resulta na formao do edema um dos quatro sinais cardinais da inflamao.O conjunto desses quatro sinais fazem surgir um quinto sinal que a perda da funo , como um sinal cardinal da inflamao.

Materiais e mtodos Materiais - 1 camundongo - Formalina 2,5% com soluo salina - Seringa

Mtodos Foi realizado o modelo de formalina durante a aula prtica, onde foi administrado uma injeo intraplantar na pata traseira direita de um camundongo um frmaco que iria induzir uma inflamao na pata injetada com o frmaco, para que fosse comparativo a pata inflamada e as outras. O frmaco administrado em questo foi a formalina 2,5% em soluo salina. Foi contabilizado o tempo em que foi injetado o medicamento e o tempo em que o roedor lambeu a pata, pois isso um indicativo de dor no animal decorrente da inflamao induzida pelo frmaco. A fase inicial da dor, ocorre em seguida a aplicao da formalina e caracterizada como dor neurognica, que uma dor iniciada ou causada por leso primria, disfuno ou perturbao transitria no Sistema Nervoso Perifrico ou Central, pode ser caracterizada por queimao, ardncia, choque, dormncia, etc. Na fase tardia, que ocorre entr 15 e 20 minutos aps a administrao da formalina, acontece a dor inflamatria e ocorre em virtude da
sensibilizao dos neurnios nociceptivos (neurnios que transmitem a informao de dor). A dor inflamatria no ocorre imediatamente aps ou durante um estmulo, mas sim aps a ativao da cascata de citocinas.

Discusso O modelo de formalina o mais especfico de dor aguda e este teste foi realizado durante a aula prtica. Este modelo possui fases distintas (bifsica) em resposta a dor: 1) Fase inicial: inicia-se logo aps a administrao de formalina e desaparece aps aproximadamente 5 min. uma fase indicativa de dor neurognica (mecanismo central), que sofre ao principalmente de drogas narcticas (opiides). 2) Fase tardia: inicia-se entre 15-20 min aps administrao de formalina e permanece at cerca de 60 min. Esta fase indicativa de dor inflamatria, e sofre ao de anti-inflamatrios e drogas narcticas. Foi aplicada a injeo de 20 L de formalina 2,5 % em soluo salina injetada intraplantarmente na pata traseira direita. Logo aps a injeo de formalina, os animais foram observados durante 20 minutos. O tempo que o camundongo lambeu suas patas foi registrado e considerado como indicativo de dor. Logo aps, foi medido com o auxlio do paqumetro o tamanho da pata do roedor. A pata esquerda, que no recebeu o medicamento, foi observada o tamanho de 0,11 mm, j a pata direita, que foi injetado o medicamento, foi observada o tamanho de 1,71 mm, indicativo da inflamao provocada pelo frmaco.

Das könnte Ihnen auch gefallen