Sie sind auf Seite 1von 46

ROTEIRO DA AULA DE DIAGNSTICO ORGANIZADO POR: Analyce Claudino SEGUNDA PARTE

DIAGNSTICO
INDICE

Conceito de diagnose na MTC I) Elementos de diagnstico I.1) Observao I.2) Interrogatrio I.3) Apalpao e percusso I.4) Audio e olfao II) As Oito Regras de diagnstico III) As Oito Tcnicas teraputicas Bibliografia utilizada

02 03 04 17 30 36 38 43 46

O Conceito de Diagnose da Medicina Tradicional Chinesa O diagnstico na MTC um julgamento geral sobre enfermidades e sndromes assim como o estado de sade do corpo humano pela coleta e anlise de materiais clnicos. A disciplina de Diagnstico pretende estudar as teorias bsicas, mtodos e tcnicas de diagnstico da MTC. Com seu contedo substancial, visto como o fundamento de qualquer ramo clnico da MTC. - Na disciplina de diagnstico citamos as ferramentas, pois so o material de trabalho do terapeuta e devem ser aperfeioadas com a prtica. - importante lembrar que no h frmulas de acupuntura, h princpios. Dentro dos princpios possvel elaborar vrias frmulas. Portanto a acupuntura depende de uma interpretao dos dados pelo terapeuta. Deste modo os antigos no a chamavam de Acupuntura, e sim de Arte das agulhas e das moxas, pois sempre implica uma atividade criativa do terapeuta.
"A physician becomes perfect in the waves of change. Adherence to rigid principles will only create stagnation. Every wanderer on the path of medicine necessarily looks to the laws of nature expounded by the masters of old, but when the moment of action arrives, s/he must receive the transmission of the heart and become enlightened to the atmosphere of the moment when the sages first recognized these laws creating these laws oneself, over and over again." (Sun Yikui)
(Um mdico se torna perfeito pelas ondas da mudana. A aderncia a princpios rgidos somente ir criar estagnao. Todo peregrino no caminho da medicina necessariamente olha para as leis da natureza expostas pelos mestres antigos, mas quando o momento de agir chega deve receber a transmisso direta do seu prprio corao e se tornar iluminado pela atmosfera do momento quando os sbios pela primeira vez reconheceram estas leis criando-as novamente por si mesmo, vez aps vez.)

- O diagnstico passa por 3 etapas: 1) Elementos de diagnstico (4 ferramentas) para identificar dentro das 8 regras 2) Ba gang (8 regras) para nomear a doena 3) Diferenciao de Sndromes

I) Elementos de diagnstico (Si Zhen) Para poder aplicar um tratamento eficaz, o acupunturista deve estabelecer um diagnstico preciso. Este se realiza tradicionalmente em duas etapas. A primeira consiste em recolher os sinais clnicos mediante um exame profundo que se realiza principalmente em quatro tempos: 1. A Observao (ou Inspeo) que consiste em observar a morfologia, o dinamismo, a tez, os olhos, a lngua, a pele, as unhas, a urina... 2. A Audio e a Olfao se focalizam em verificar as caractersticas da voz, da respirao, tosse e odores corporais. 3. O Interrogatrio permite reconhecer numerosas indicaes sobre os antecedentes do paciente, as circunstncias, apario e evoluo da doena, suas percepes e reaes, o aspecto subjetivo dos sintomas, as modalidades de agravamento e melhoria. 4. A Palpao se refere principalmente tomada dos pulsos, particularmente os pulsos radiais que so pilares do diagnstico energtico, e o abdmem. Estes dados fornecem informaes sutis sobre a doena, sua localizao, origens e evoluo. A segunda etapa consiste em determinar que quadro clssico clnico definem os sintomas. Se trata ento de identificar com preciso a Sndrome.

I. 1) OBSERVAO Consiste em utilizar a viso para observar o aspecto geral do paciente, determinadas partes do corpo e secrees. Se classifica nessa categoria aqueles sinais em que o acupunturista testemunha ocular, sinais que tenha comprovado por sua prpria vista e no pelo que foi observado pelo paciente ou por terceiros (que pertencem ao interrogatrio). O olhar que se coloca sobre o paciente deve ir do mais geral ao especfico. Para que este olhar no se detenha somente na superfcie dos fenmenos preciso ter o olho e o juzo treinado. 1. Observao do Shen (Vitalidade) O termo Shen designa tanto o Esprito quando a expresso de vitalidade geral do organismo. Geralmente se distinguem 3 situaes clnicas: Presena de Shen: pessoa com formas harmoniosas, tez rosada e com brilho, olhar vivo e brilhante, conscincia clara, expresso clara e discurso coerente, respirao regular, bom apetite, alimentao equilibrada e regular. Isso significa abundncia de Zhong e Qi, o Zheng slido, a atividade funcional dos Zang Fu conserva seu equilbrio e o prognstico favorvel mesmo se a pessoa estiver sofrendo de alguma doena. A face lustrosa, a expresso natural, o discurso claro, a mente normal e a reao gil refletem um bom funcionamento do Qi do Corao. A respirao ritmada reflete o bom Qi do Pulmo. Msculos rolios e movimento livre dos membros indicam suficiente Qi do Bao. Olhos alertas e vivos indicam suficiente Qi do Fgado. Perda do Shen: uma condio onde no h suficiente vitalidade. a mais comum nos casos clnicos. Se manifesta por palidez, tez sem brilho, olhar fixo e apagado, apatia, reaes lentas, palavras escassas e pouco claras, alternncia de desnimo e excitao ou silencio e discurso exaltado, respirao irregular ou curta, diminuio do apetite, perda do interesse pelos alimentos. Implica esgotamento do zhong, do Qi e do Sangue, debilidade do Zheng e alterao do Shen, e o prognstico desfavorvel. Falso Shen: Tez sem brilho, com mas do rosto vermelhas, olhar apagado com momentos espordicos de vivacidade, respirao ofegante perante emoo forte, alternncia de inapetncia e bulimia. Indica separao do Yin e do Yang em fase terminal de certas enfermidades e o prognstico muito grave. 2. Observao da tez do rosto A tez pode variar segundo o clima, atividade fsica, estado psicolgico, exposio ao sol e, obviamente, segundo a raa. a) Colorao normal: se trata da cor da tez de uma pessoa com boa sade. Deve ter brilho e refletir uma mescla sutil das cinco cores, revelando que o Qi, O Sangue, os Lquidos orgnicos e a atividade funcional dos Zang Fu esto em harmonia. possvel distinguir a cor principal ( a que persiste por toda a vida, prpria da raa e do indivduo, por exemplo, para os chineses uma mescla de amarelo e vermelho brilhante e mido) e a cor convidada (que corresponde s variaes naturais devido s estaes, climas, condies de vida e momento do dia).

b) Colorao patolgica: segundo a teoria dos Cinco Movimentos as cores esto em relao com os rgos (azul-verde-Fgado, vermelho-Corao, amarelo-Bao, brancoPulmo e preto-Rim). Todavia necessrio apoiar-se mais nas indicaes patolgicas das cores: - Verde Azul: A cor verde corresponde ao Fgado, Madeira e ao Vento. uma cor provocada pela infiltrao do vento perverso. Indica estase de sangue e energia. Indica tambm sinais de Pei frio, com dor violenta e estagnao de sangue e energia. Se observa tambm esta colorao nas enfermidades convulsivas, principalmente infantis. Azul-plido: indica acumulao de frio e de yin no interior do corpo, aparece em clicas epigstricas e abdominais. Azul-acinzentado: pode indicar da existncia de uma Sndrome de Vazio de Qi do Corao, que pode produzir Estagnao de Sangue do Corao (angina pectoris). Azul-violceo nos lbios, rosto, base do nariz e entre as sobrancelhas, e nas crianas em caso de febre: sinais precursores de convulses. Azul esverdeado, em doena do Bao: sinal de gravidade, a doena difcil de curar (Madeira domina Terra). Em ginecologia, uma tez verde azulada indica que o Fgado ataca o Bao que est fraco; a assimilao dos alimentos insuficiente, h muita raiva e as menstruaes so irregulares. Resumo para o diagnstico diferencial: a colorao verde azulada indica FRIO (acmulo de frio e de yin nas vsceras), ESTASE (de sangue), DOR (orgnico), CONVULSES (infantis) e GRAVIDADE (no caso de se apresentar em doena do Bao). - Vermelha: corresponde ao Vero, ao Calor e ao Corao. As pessoas que apresentam plenitude de sangue e do Corao tem a tez vermelha. Indica sempre sinais de Calor, podendo ser Calor de origem externa ou Calor interno por deficincia de Yin ou hiperatividade. Rosto todo vermelho: indica Plenitude-calor devido a um excesso de yang ou febre de origem externa. Rosto vermelho congestionado, com olhos vermelhos: indica Fogo no Fgado, por agitao emocional como raiva e ira, etc. Somente as mas do rosto vermelhas: Calor-vazio, geralmente nas doenas crnicas e em enfermidades destrutivas pulmonares (como a tuberculose). Vermelho em doena do Pulmo: a doena difcil de tratar (Fogo domina o Metal). Resumo para o diagnstico diferencial: a colorao vermelha indica PLENITUDE (do Sangue e do Yang, sobretudo do Fgado e Corao), CALOR (no Sangue e nos meridianos), GRAVIDADE (quando aparece em patologia do Corao e Pulmo). Amarela: corresponde ao estio, umidade e ao Bao-Pncreas. Indica Vazio e Umidade. Uma das principais doenas indicada pela tez amarela a reumtica. O reumatismo (Sndrome Pei) devido associao de frio-vento-umidade, e a quantidade e o potencial de cada energia pode variar dando tez a colorao amarela brilhante quando h predomnio de vento, amarelo-plido quando h predomnio de frio e amarelo-rosado quando h predomnio de umidade. No caso de ser um Pei inflamario (frio que se transforma em calor) ento a tez assume um tom amarelo-esverdeado. Em geral o amarelo sinal de Vazio do Bao e estancamento de Umidade.

- Amarelo claro, sem brilho: Vazio de Qi do Bao e do Estmago, a energia nutrcia e o Sangue no podem se expandir at o rosto. - Amarelo com rosto inflamado: Vazio de Qi do Bao e Umidade patgena, que se acumula no interior do corpo. - Em caso de ictercia, o corpo, o rosto e os olhos so tornam amarelos: Amarelo vivo e brilhante, alaranjado: ictercia do tipo Yang devido a Umidade-Calor. Amarelo sem brilho e escuro: ictercia de tipo Yin devido Umidade-Frio. - Amarelo em uma patologia dos Rins: a doena difcil de curar (a Terra domina a gua). Em resumo: a cor amarela indica VAZIO (de BP, E, Qi e Xue), UMIDADE (fleumas e estacamento), PEI (com predomnio de umidade), ICTERCIA (Yang ou Yin), GRAVIDADE (se aparecer em doenas renais). Branca: corresponde ao outono, ao pulmo e secura. Indica Vazio, Frio, esgotamento do Sangue e perda de Qi. A tez branca e plida mostra que o Qi e o Sangue no podem subir ao rosto. Se houver branco associado com emagrecimento indica insuficincia de energia e sangue. - Branco brilhante com edemas: Vazio de Yang, quando h edema significa que no h energia suficiente para transformar. - Branco apagado, sem brilho: Vazio de Sangue e de Energia Nutrcia (Rong). - Rosto subitamente plido e apagado: escape brutal de Yang. - Tez descolorida: frio interno com dores abdominais devido a uma acumulao de Frio nos meridianos. - Plido, mas com brilho: Vazio de Qi. - Plido, apagado, ligeiramente amarelo: Vazio de Sangue. - Branco, em uma patologia do Fgado: a doena difcil de curar (Metal domina a Madeira). Em resumo: o branco indica VAZIO (do Xu, Yang, do Pulmo, do Qi, e perda de Yang), FRIO (interno e nos meridianos), PEI (predomnio de frio), GRAVIDADE (se aparecer no curso de doenas do Fgado). Preta: Indica Vazio dos Rins, acumulao de gua, Estase de Sangue, Frio-Vazio e Dor. O negro a cor dos Rins. observado no Vazio de Yang dos Rins, que origina por sua vez um Frio Vazio e um estancamento dos Lquidos Orgnicos. Pode igualmente ser encontrada uma cor negra nos Vazio de Yin e de Zhong dos Rins. - rbitas dos olhos negras: acmulo de gua devido a Vazio de Yang dos Rins ou transtornos ginecolgicos devido a estancamento de frio e umidade no aquecedor inferior. - Tez negra com movimentos difceis nos braos e pernas e dores lombares: dor devido a sndrome Bi dos ossos, gerada por um Vento dos Rins. - Negro e ressecado, queimado, com aspecto plido: Vazio de Yin e de Essncia dos Rins. - Negro ao redor da boca indcio de uma doena grave com prognstico fatal por esgotamento da essncia do Rim. Aparecimento da cor negra na fronte indica que a doena difcil de tratar. - Negro, numa patologia do Corao: a doena difcil de tratar (a gua domina o Fogo).

Em resumo: Cor negra indica VAZIO (dos Rins e do Yin do Rim), FRIO (insuficincia do Rim Yang), ESTANCAMENTO (de gua, umidade frio em ginecologia, e sangue), PEI (sseo), DOR (geral ou interna), GRAVIDADE (se aparecer numa doena cardaca). 3) Forma do corpo - Robusto-fraco: se o interior estiver florescente, o exterior ser robusto, se o interior estiver declinante, o exterior ser fraco. Tem relao com plenitude ou vazio de Qi. - Gordura-magreza: um corpo gordo, pele branca sem brilho, mente pesada indica uma insuficincia de Yang Qi. Corpo magro, rosto cavado, peito estreito, pele ressecada, indicam insuficincia de Yin e Xue. Magreza extrema se encontra em pacientes cuja essncia est esgotada. Um mdico antigo da dinastia Yuan escreveu que as pessoas grossas tm frequentemente mucosidade e as pessoas magras Fogo, ou seja, os obesos tendem a patologias de fleuma-umidade, os magros tendem a patologias de secura-fogo. 4) Coordenao motora e posio corporal O Yang rege o movimento, o Yin rege o repouso, portanto o fato de se mover corresponde a um sintoma yang e o fato de ficar quieto corresponde a um sintoma yin. - Posio sentada: estar sentado com a cabea alta e posio firme (indica Yang) ou com cabea baixa e desmaiando (indica Yin). Sentado com tendncia a abaixar a cabea e inclinar-se para frente com falta de ar e dificuldade em falar indica para um Vazio de Qi do Pulmo ou do Rim. Sentado com a cabea levantada e tendncia a se inclinar para trs indica sndrome de estancamento de fleumas no Pulmo. - Posio na cama: esticado olhando a janela, se vira com facilidade e freqncia, sensao de corpo leve, tendncia a se descobrir, busca o frescor (yang) ou encolhido e olhando para o interior, sensao de corpo pesado, pouca motilidade, tendncia a se cobrir, busca o calor (yin) - Tremores: em pacientes Yang ou com sndromes de plenitude e febre indicam ventocalor e s vezes precedem convulses, nos pacientes Yin e com doenas por Vazio indicam indicam Vazio de Qi e Xue (tremores em idosos, em pessoas esgotadas). - Qualquer tipo de movimento anmalo (epilepsia, convulses, tetania, tiques, etc.) so devido ao vento interno (F e MC). - Membros flcidos, difceis de mover, com debilidade geral, mas sem dor indicam geralmente sndromes de Vazio de Yin do Fgado, Vazio de Essncia dos Rins e Vazio de Qi do Bao. - Cimbras nas mos, msculos e ps indicam perturbao do Fgado, os tendes se contraem por Frio ou por Deficincia de Sangue.

5) Cabea, cabelos e pescoo

a) Cabea Observar as modificaes na forma e posio, j que lugar de convergncia dos Meridianos Yang. - Na criana se observa a fontanela, se convexa um sinal de Calor. Se est cncava sinal de Vazio ou perda de Lquidos Orgnicos. Atraso no fechamento da fontanela acompanhado de fraqueza em sustentar a cabea se deve a um Vazio de Qi dos Rins. Cabea grande ou pequena demais indica geralmente atraso intelectual devido a uma deficincia de Energia Ancestral dos Rins. - Edema no rosto: quando aparece subitamente indica Sndrome Yang devido a um ataque externo ao Pulmo; se comea nos membros inferiores e alcana o rosto um sinal que se encontra nas doenas crnicas devido ao Vazio de Bao e dos Rins. - Paralisia facial: geralmente unilateral e devido a um Vento externo que invade as ramificaes ou a um Vento-mucosidade que obstrui os canais superficiais. - Movimentos incontrolveis da cabea (balanos e tremores): sintoma de vento. b) Cabelos Tem relao direta com o Sangue. - secos, escassos e sem brilho, que caem: Vazio de Essncia dos Rins e de Sangue. - alopecia aguda circunscrita a uma regio: vazio de sangue que produz vento - queda de cabelo em uma pessoa jovem ou alopecia precoce: calor no sangue ou vazio dos rins. - a presena de cabelos brancos no necessariamente indica patologia, pode ser hereditria. c) Pescoo - Papada: estancamento de Qi do Fgado ou reteno de Mucosidade. - Escrfulas (nos gnglios linfticos) e ndulos: calor interno por Vazio de Yin do Fgado ou de Rim. 6) Dentes e gengivas Dentes so considerados excedentes dos ossos que, por sua vez, tem relao com os Rins. As gengivas por sua vez tm relao com os Meridianos do Intestino Grosso e Estmago. Os dentes de uma pessoa saudvel so brancos, midos e ligeiramente brilhantes, o que indica abundncia de Qi dos Rins e dos Lquidos Orgnicos. As gengivas devem ser rosadas ou de uma cor vermelho claro. - dentes amarelos e secos: excesso de Calor que causa dano aos Lquidos Orgnicos. - dentes sem brilho, enegrecidos: decadncia da essncia dos Rins. - dentes movedios: sinal de Vazio de Rim Yin. - dentes apertados ou que rangem durante o sono: Calor no Estmago ou parasitas intestinais. - gengivas plidas: Vazio de Sangue - gengivas vermelhas, doloridas e inflamadas (gengivite): Fogo no Estmago; caso sangrem significa que o Fogo causa dano aos Vasos e agita o Sangue.

7) Garganta A garganta a porta do Pulmo (ar) e do Estmago (alimentos). Ainda que todas as Vsceras e Meridianos se achem em relao com a garganta, ela reflete mais particularmente as patologias do Pulmo, do Estmago e dos Rins. - Garganta vermelha, inflamada e dolorida: calor no Pulmo (ou Vento-Calor), ou no estmago. - Garganta vermelha, inflamada, dolorida com pontos brancos ou amarelos purulentos: Calor txico no Pulmo e no Estmago. - Garganta vermelho vivo, pouco dolorida e de aparncia delicada: diminuio de yin e Fogo. - membrana falsa de colorao branca ou cinza que se eliminam dificilmente raspando e rapidamente reaparecem podem ser sinais de difteria, o Fogo do Pulmo causa dano ao yin. 8) Pele A pele a camada mais externa, local de circulao da energia defensiva, e est especialmente em relao com o pulmo. a primeira estrutura que recebe a agresso da energia patgena. Se examina na pele sobretudo a colorao, textura e alguns tipos de erupes e leses caractersticas. - Cor Vermelha na pele indica calor no Pulmo e Estmago. Se vermelho escuro indica acmulo de calor txico. Se vermelho plido ou malva indica insuficincia de Qi, Xue e Yang. Se est acompanhado de inflamao nos membros inferiores indica umidade-calor. - pele com erupes errticas indicam vento calor no Fgado e Corao - pele com manchas violceas sinal de estase de sangue por vazio de Qi. - pele com textura inchada, edematosa devido umidade que se infiltra. - pele com textura ressecada e enrugada devido falta de lquidos orgnicos. 9) Olhos O estudo aprofundado dos olhos como elemento de diagnstico compreende a Iridologia e a Iridodiagnose, e demasiado extenso para ser enfocado aqui. No entanto possvel fazer uma breve referncia sobre sinais comuns. Para a MTC os olhos so janelas do Fgado e os mensageiros do Corao, so onde se renem as essncias dos cinco rgos, por isso possvel deduzir mudanas fisiopatolgicas observando a modificao na expresso dos olhos (brilho, tom, umidade, dilatao da pupila, etc.). - olhos vermelhos com plpebras escuras indicam vazio dos Rins - olhos turvos indicam calor interno - canto dos olhos vermelho indica fogo do Corao - canto dos olhos plido indica Vazio de Sangue - Plpebras inferiores inflamadas indicam calor no BP. - plpebras cadas indicam Afundamento do Qi do Bao - pupila dilatada indica insuficincia de Rim-Yin - Pupila contrada indica Calor no meridiano do Rim - olho afundado indica insuficincia geral de Tinh e de Qi - olho aumentado indica, na criana, vazio de BP, Qi e Xu; no adulto, plenitude de Yang do Fgado.

10) Orelhas Esto em relao com os Rins e com os meridianos Shao yang (TA e VB). Em uma pessoa noral as orelhas so brilhantes e rosadas, ou levemente vermelhas. - Orelhas plidas: sinal de frio interno. - Orelhas escuras, sem brilho e ressecadas: sinal de insuficincia de Rim Yin. - Orelhas vermelhas e inchadas: indicam calor e umidade do F e VB. - Orelhas grandes e espessas: sinal de abundncia de Qi do Estmago. - Orelhas pequenas e magras: so sinal de debilidade do Qi do Rim. - Orelhas com pele escamosa descamada: so sinal de estagnao de sangue. - Orelhas com supurao turva ou purulenta: sinal de umidade-calor no Fgado e Vescula Biliar, Fogo ou Vazio dos Rins. 11) Lbios e boca Numa pessoa sadia so de cor vermelho claro e midos, o que mostra que o Qi do Estmago florescente e que o Qi e o Sangue esto em harmonia. - Plidos e brancos: indicam vazio de Xue. - Rosados, ligeiramente plidos: sinal de Vazio de Qi, Xu, frio interno. - Malva, ligeiramente plidos: frio extremo. - Vermelho escuro, escarlate: plenitude calor. - Vermelho escuro e secos: o calor seca os lquidos orgnicos. - Vermelho escuro e inflamados: calor extremo, tipo Plenitude. - Violceos: estase de sangue, estancamento de Qi com estase de sangue. - Lbios secos, gretados, partidos: afetao dos lquidos orgnicos, geralmente por Calor e secura de origem externa. - Saliva nos cantos dos lbios, frequentemente durante o sono: Vazio de Bao com saturao de Umidade, ou Calor no Estmago. 12) Nariz o orifcio superior do Pulmo e pouco expressivo no diagnstico, embora no tratamento seja bastante utilizado, principalmente em anestesia por acupuntura. No nariz podem ser observados alguns sinais como segue: - Cor azulada: dor abdominal, ou falta de harmonia entre o Fgado e o Bao - Cor amarela: umidade-calor interno. - Cor branca: vazio ou perda de Sangue. - Cor vermelha: calor nos meridianos do Bao ou do Pulmo, Yang do Fgado. Com furnculo ou erupo: calor no sangue. - Cor escura: edema, acumulao de lquidos orgnicos ou Vazio de Rim Yin. Rinorrias fluidas e claras: vento-frio. Rinorrias turvas e amarelas: vento-calor. Rinorrias amarelas espessas, nauseabundas (sinusites): Calor (devido a patgeno externo), ou estancamento de calor na Vescula Biliar.

10

13) Lngua O diagnstico pela lngua um dos mtodos fundamentais da MTC. s vezes os sintomas no so claros e o pulso no perceptvel, ento nos serve de grande ajuda a observao da lngua. Durante o curso da enfermidade e do tratamento as caractersticas da lngua mudam consideravelmente, por isso ela um dos instrumentos mais sensveis para refletir a evoluo do quadro clnico. A lngua como uma janela dos rgos internos do corpo, refletindo objetivamente todas as mudanas fisiolgicas e patolgicas. De todos os microssistemas a lngua considerada o mais importante por corresponder-se com o Corao (a lngua broto do corao). Na prtica clnica at difcil atentar a todos os sinais evidenciados pela lngua, e provavelmente s os grandes mestres chineses seriam capazes de faz-lo, no entanto podemos aprender os princpios bsicos e ir aperfeioando com o tempo. Significado do diagnstico pela lngua na prtica clnica: O diagnstico pela lngua serve: 1) Para saber as condies dos fatores antipatgenos (ou fatores de resistncia): - a lngua vermelha-plida ou rosada, e mida, indica suficiente Qi e Sangue - a lngua plida indica falta de Qi e sangue - a saburra fina branca e mida indica suficiente Qi e sangue - a lngua sem saburra indica debilidade do Qi do estmago ou dano da raiz Yin do Rim. 2) Para saber a profundidade da afeco em sndromes causadas por fatores patgenos externos: - a saburra fina indica enfermidade recente ou que os fatores patgenos ainda no penetraram - saburra grossa indica que fatores patgenos penetraram no interior - a lngua muito vermelha indica calor, que j penetrou no sistema Yin (nutrio) e Xue (sangue), ou seja, na profundidade mxima. 3) Para saber a natureza dos fatores patgenos: - a saburra amarela indica calor - a saburra branca aparece nas sndromes pro frio - a fleuma pegajosa (tipo queijo tofu) aparece no estancamento de alimentos ou umidade - a lngua com equimoses indica estancamento de sangue 4) Para saber a evoluo da enfermidade. Nas sndromes agudas e febris, as mudanas: - de saburra branca a amarela escura: reflete penetrao de fatores patgenos de fora para dentro, ou seja, agravamento - de mida a seca: indica excesso de calor que consome os lquidos corporais - de grossa a fina e de seca a mida, indica melhoria, com aumento da produo de Yin (Lquidos)

11

importante lembrar que h ocasies onde enfermidades graves no produzem alteraes na lngua e vice-versa. E tambm casos de alteraes congnitas. Portanto o diagnstico pela lngua sempre um mtodo complementar, e no deve ser usado como avaliao exclusiva. Tcnica de diagnstico pela lngua: 1) Luz: natural de um dia ensolarado (ou branca de halognio), evitando reflexos de objetos coloridos (por exemplo cortinas). 2) Posio: a boca deve estar o mais aberta possvel, a lngua em estado natural, ou seja, relaxada, estendida e com a ponta para baixo. A ansiedade, a fora excessiva, a ponta para cima, e ficar com a lngua mais de 15 segundos para fora da boca, produziro alteraes circulatrias que podem mudar as caractersticas da lngua. 3) Ordem de observao: cor do corpo da lngua, forma do corpo (refletem a condio dos rgos yin), saburra (reflete mais a condio dos rgos yang), esprito da lngua. 4) Alimentao: a comida influencia o aspecto da saburra, os medicamentos e outras substncias alteram a cor da saburra e podem despistar. Antibiticos costumam deixar a lngua parcialmente descascada. Corticide a deixam vermelha e aumentada. Broncodilatadores podem tornar a ponta da lngua vermelha aps anos de uso. Antiinflamatrios costumam deixar a lngua com pontos vermelhos. Drogas para cncer produzem uma saburra muito espessa amarelo escura ou castanha e o corpo da lngua vermelho. H pessoas que tm o hbito de escovar e eliminar a saburra, o que deve ser levado em conta. importante estar atento ao tipo de comida (quente, fria ou picante), ao costume de respirar com a boca aberta e se a pessoa bebeu recentemente gua ou outro lquido. O cigarro deixa a saburra amarela, pois tende a criar calor no interior. reas da lngua:

A observao da lngua: Baseia-se em identificar a cor, a forma e o estado. 12

Uma lngua normal deve estar fresca e florescente, ou seja, mida e brilhante, com movimento livre e com uma textura fina e regular que revela que o Zheng Qi e os substratos corporais so abundantes. Uma lngua perde sua normalidade quando aparece murcha, seca, sem brilho ou escura, sinal de esgotamento de Yin e de Lquidos Orgnicos, de desarmonia do Sangue e debilidade do Zheng Qi. 1) Corpo da lngua No corpo da lngua observamos trs caractersticas: cor, forma e estado. a) Cor da lngua Reflete o estado dos rgos Yin e o Sangue, e mostra condies de Calor ou Frio e de Deficincia de Yin e de Yang. Inclui a observao de pontos vermelhos que podem ocorrer na lngua vermelha. Os fluidos normais do estmago tendem a empalidecer a lngua, o Sangue do Corao tende a avermelh-la, a influncia desses dois rgos fazem a lngua normal ser vermelho-plida ou rosada. - Lngua plida: indica deficincia de Yang ou de Sangue . Na deficincia de Yang a lngua se apresenta mais mida. Na de Sangue se apresenta mais seca. Se estiver apenas ligeiramente plida pode indicar deficincia de Qi. Se a lngua estiver plida em toda extenso das laterais indica Deficincia de Sangue do Fgado. Se estiver plida somente no centro, indica Deficincia de Sangue do Bao. - Lngua rosada ou vermelho-plido: a cor da lngua normal. Observa-se no incio de enfermidades, indicando superficialidade. Apresenta-se em pessoas saudveis ou em paciente pouco comprometidos. - Lngua vermelha: indica Calor, que pode ser por Plenitude ou por Vazio. Para isso preciso perceber a saburra. Se for vermelha com saburra, indica Calor por Plenitude, se for vermelha e sem saburra, ou com saburra parcial, ou com saburra sem raiz, indica Calor por Vazio. A cor vermelha pode estar tambm em reas especficas: as laterais vermelhas indicam calor no Fgado, vermelhido central indica Calor no Estmago, vermelho no tero anterior indica Calor no Pulmo, s na ponta Calor no Corao. Gros vermelhos so normais, mas se esto muito vermelhos e salientes indicam que h Calor. Quando mais intensa a cor e mais densa a distribuio, mais intenso o Calor. Pontos vermelhos em doenas externas indicam invaso de vento-calor. - Lngua prpura (roxa, violcea, malva ou azulada): indica Estase de Sangue que pode ser por Frio ou Calor. O Frio causa estase de Sangue por contrao e obstruo. O Calor causa estase por condensao dos Fluidos e do Sangue. Na estase por Frio a lngua fica roxo-azulada, por calor fica Roxo-avermelhada. A lngua roxa geralmente indica uma condio crnica e de anos, e muito comum em idosos. A cor Roxa indica condies potencialmente graves e nestes casos devemos sempre revigorar o sangue e eliminar a estagnao. Condies graves relacionadas com estase de sangue incluem cncer, doenas cardacas coronarianas, derrame e hipertenso. Se a lngua estiver roxa somente nas laterais, indica Estase de Sangue do Fgado. b) Forma da lngua:

13

Reflete as condies de deficincia ou excesso. Compreende a observao da espessura, flexibilidade, superfcie e movimentos involuntrios. A lngua normal flexvel, nem fina nem aumentada, e sem fissuras. - Fina: se refere espessura, e no largura. Se for fina e plida indica deficincia de Sangue, se for fina e sem saburra indica deficincia de yin. - Aumentada: indica acmulo de fludos, com umidade, fleuma ou edemas. Portanto Plenitude por fatores patognicos. - Rgida: indica vento interno, estase de sangue ou deficincia grave de yin. - Flcida: indica falta de fludos corporais ou de sangue, frouxa e em casos graves tem a aparncia enrugada. - Curta: parece estar contrada e o paciente no consegue estic-la para fora da boca. Se estiver plida indica frio interno grave e deficincia de yang (o frio contrai os msculos), se estiver vermelha e sem saburra indica deficincia grave de yin (no h fludos suficientes na lngua). - Fissuras: de uma forma geral indicam deficincia de Yin ou tendncia a uma deficincia de Yin, mas podem tambm ser geradas por Umidade ou Deficincia de Zheng Qi. Fissura central longa e fina na linha mdia indica deficincia do Corao e tendncia a problemas emocionais. Fissura central, curta e larga indica deficincia constitucional do Estmago. Fissuras curtas e transversais nas laterais indicam deficincia de Yin do Bao. Fissura muito profunda na linha mdia, com outras fissuras se originando dela (geralmente em lnguas vermelhas e sem saburra) indica deficincia grave de yin do Rim, com Calor por vazio nos Rins. - Lngua desviada: se desvia para um lado quando esticada, indicando vento interno. Muito observada em idosos. - Mvel: mexe-se lentamente com grande amplitude de movimento de um lado para outro, indica vento. - Trmula: agita-se rapidamente com pequena amplitude de movimento, indicando em condies crnicas uma deficincia de Qi ou do Yang do Bao. Pode indicar tambm vento. - Marcas de dentes: na borda da lngua se observa marca dos dentes, indica deficincia crnica de Qi do Bao. 2) Saburra Reflete basicamente o estado dos rgos Yang, em especial do Estmago. Reflete tambm condies de Deficincia e Excesso, Calor ou Frio. A saburra formada quando uma parte dos fludos gerados pela digesto dos alimentos ascende e cria a saburra. Uma saburra fina e branca indica um bom estado do Estmago. Ela deve ser fina o suficiente para que se possa observar a cor do corpo da lngua atravs dela. Os Rins tambm desempenham um papel na formao da saburra, por isso sua inexistncia tambm indica para uma deficincia de Yin do Rim. a) Espessura: quando possvel ver a superfcie da lngua, se trata de uma saburra fina . Quando no se v a superfcie, considera-se uma saburra grossa. A saburra fina observada em sndromes exteriores (superficiais) causadas por fatores patgenos exgenos e tambm em enfermidades passageiras. A saburra grossa se observa nos casos onde h penetrao de fatores patgenos no interior, casos de acumulao de fleumas, umidade, e estagnao de alimentos. A saburra grossa tambm vista em pacientes com transtornos funcionais do sistema digestivo. Quanto mais grossa a saburra, mais forte o fator patognico.

14

b) Secura ou umidade: a saburra seca aquela que no possui saliva, indica excessivo calor que consome e prejudica os lquidos orgnicos o que causa esgotamento de Yin. Saburra muito mida aparece em pacientes com deficincia grave de Yang. c) Raiz: a saburra deve sair do corpo da lngua assim como a grama cresce no solo. Saburra com raiz reflete funcionamento normal do Thin do Estmago, mesmo que ela seja patolgica (muito espessa). A saburra sem raiz parece que foi colocada sobre a lngua e no que sai dela. Indica enfraquecimento do Thin do Estmago no curso de uma doena crnica. d) Distribuio: saburra nunca se estende at a pontinha da lngua ou at as bordas. A saburra espessa mais observada na raiz na lngua e no centro, saburra espessa no centro reflete a presena de fator patognico no Estmago (que pode ser Frio, Calor, Umidade ou Fleuma dependendo da cor e consistncia da saburra), e na raiz indica presena de fator patognico na Bexiga ou Intestinos. Um fator patognico na vescula biliar manifesta-se com saburra bilateral ou unilateral que chega mais para adiante, ou duas faixas nas bordas. e) Textura: a textura normal deve ser como cerdas de um escova bem fina, a texura patolgica observa-se quando a saburra se torna pegajosa, deslizante ou bolorenta. Saburra pegajosa (oleosa ou gordurosa), oleosa mas as papilas individuais ainda podem ser vistas. Como se uma escova de cerdas finas tivesse sido coberta com manteiga, mas as cerdas individuais ainda podem ser vistas. Essa saburra pode ser mida ou seca. Saburra pegajosa indica Umidade ou Fleuma, especialmente se for mida, e bem comum na prtica clnica. Saburra deslizante tem aparncia gordurosa mas as papilas individuais no podem mais ser vistas, pois parecem estar cobertas por um fludo oleoso, indicando predominantemente Umidade. Saburra bolorenta parece espessa, tipo coalhada ou tofu e sem raiz. Indica umidade e Fleuma mas em um terreno de Deficincia de Yin do Estmago com Calor por Vazio. mais observada em pessoas idosas. f) Saburra pelada: quando parcialmente ou totalmente inexistente. Se a saburra est parcialmente pelada e a parte pelada est lisa sem saburra, indica leso do Qi e do Yin do Estmago. Se a saburra pegajosa indica acmulo de umidade, onde a resistncia do copo j est lesionada. Se a lngua est totalmente pelada e o corpo da lngua aparece como um espelho (denominada lngua espelhada) indica enfermidades graves, onde os lquidos e o Qi esto lesados. g) Cor: a saburra normal tem uma colorao branca ou marfim. Saburra branca indica sndromes superficiais por Vento frio ou por Frio. Saburra amarela indica sndrome interna, calor e umidade ou fleuma. Saburra cinza e mida indica sndrome interna por frio, cinza e seca indica sndrome interna por calor. Negra indica grave frio ou calor e fogo. 3) Esprito da lngua Refere-se aparncia geral, brilho, lustro e vitalidade. Deve ser observado principalmente na raiz, pois essa reflete o estado dos Rins e o esprito dessa rea reflete a condio da essncia dos Rins.

15

A lngua com esprito tem vivacidade, flexibilidade e brilho no corpo da lngua. Indica que o paciente pode se recuperar facilmente. A lngua sem esprito rgida, escura ou embotada, e indica mau prognstico ou que a condio difcil de tratar. A ausncia de esprito da raiz indica uma deficincia grave de Rins e portanto a tendncia a uma sade ruim. bom lembrar que o paciente pode ter uma lngua patolgica em muitos aspectos, mas se tiver Esprito indica que a essncia do Rim ainda forte e que o corpo pode lutar contra os fatores patognicos.

16

I. 2) INTERROGATRIO Pontos de importncia: - Evitar perguntas fechadas que levem a responder sim ou no, pois impedem que o paciente se expresse com suas prprias palavras. (Por exemplo: em vez de perguntar Voc tem bom apetite? melhor perguntar Como seu apetite?) - Permanecer neutro, sem induzir as respostas nem dar ao paciente a sensao de assombro, confirmao, ceticismo, aprovao ou desaprovao com relao ao que este fala. - Pedir que especifique a resposta, por exemplo, se um paciente afirma que come pouco isso pode significar que no tem apetite, mas tambm que restringe sua alimentao por outras razes. Assim preciso explorar por meio de perguntas as respostas que estiverem vagas ou incertas. - Encontrar equilbrio entre um interrogatrio por demais rgido ou fechado, que no permite que o paciente exponha o vnculo entre seus sintomas, e o interrogatrio muito confuso e aberto, que no permite estabelecer um diagnstico preciso. especialmente importante hierarquizar as perguntas para distinguir os sinais essenciais das informaes anexas. mais fcil estabelecer um diagnstico com dez sintomas seguros e descritos com preciso do que com uma centena de dados pouco significativos. 1) Dados pessoais Para iniciar, preciso recolher os dados pessoais do paciente e dados familiares, e tambm o diagnstico ocidental que geralmente este j possui. Algumas enfermidades so influenciadas por estes critrios, por isso necessrio conhec-los. Dados pessoais Nome: Peso: Altura: Sexo: Endereo: Telefones: Profisso: Estado civil: Filhos: Motivo da consulta Diagnstico ocidental da doena (se houver): Tratamento atual ou j efetuado: Antecedentes cirrgicos e farmacolgicos: Exames feitos: Antecedentes: Histrico familiar de sade: Histrico pessoal de sade:

17

2) Sinais prvios e evolutivos importante investigar j que a enfermidade geralmente segue um processo evolutivo que em circunstncias normais se pode prever, e o acupunturista deve saber estabelecer um diagnstico etiolgico para poder tratar no somente os sintomas atuais, mas a origem dos mesmos, evitando sua possvel reapario. Investigar: - Quando apareceu a enfermidade - Qual a opinio do paciente sobre as causas que a originaram - Antes da apario do problema que sintomas existiam (Cefalia, dores, transtornos gastrintestinais, transtornos menstruais ou geniturinrios, modificaes de humor e personalidade, insnia, ganho ou perda de peso, etc.) - Que tratamentos teve e qual seu resultado ou evoluo 3) Modo de vida Conhecer hbitos, relaes sociais, ritmos cotidianos (trabalho, repouso), prtica esportiva e o contexto psicolgico ou terreno emocional. Relaes sociais e familiares Situao profissional: satisfatria, estressante, etc. Relaes familiares: harmnicas, perturbadas, etc. Situao econmica: estvel, precria, angustiante, outros Relaes sociais: conflitos religiosos, rendimento acadmico, isolamento social, introveso, outros Relaes com parceiro/a: gratificante, cime, incompreenso, violenta, insatisfatria, indiferente, estimulante, positiva, etc. Relao sexual: normal, insuficiente, alterada, frigidez, ejaculao precoce, impotncia, etc. Aspectos intelectuais: falta de memria, distrao confuso mental, ausncias, esquecimentos, outros Terreno emocional (sintomas shen) A personalidade depende do estado dos rgos, e as alteraes emocionais alteram a bioenergtica dos rgos. Em uma pessoa equilibrada deveria haver uma mescla das cinco caractersticas emocionais: Po: vital e otimista (P) Yi: reflexivo e conseqente (BP) Zhi: voluntarioso e srio (R) Houn: imaginativo, audaz e social (F) Thn: brilhante, inteligente, orador, alegre (C) Mas o que se observa na prtica que sempre vai existir um terreno predominante na pessoa, em virtude de vrios fatores (ancestralidade, dieta, clima, etc.). A atitude emocional, estado de humor ou reao perante o ambiente social que o indivduo mantm de forma habitual vai depender dessa predominncia. J que as alteraes bioenergticas dos rgos provocam alteraes emocionais, e vice-versa, a indagao sobre os cmbios de personalidade e humor so fundamentais na investigao de desequilbrios de rgos e vsceras e da etiologia das enfermidades. O indivduo pode se apresentar com as seguintes caractersticas: Xiepo: triste e pessimista (depressivos)

18

Xieyi: Obsessivo, manaco, depressivo (obsessivo-compulsivos) Xiezhi: medroso, zeloso e inseguro (fbicos) Xiehoun: irascvel, colrico, materialista (ansiosos) Xiethn: lbil, logorrico (psicticos) preciso antes de mais nada ter uma idia do terreno emocional do paciente, pois nos terrenos dbeis h mais possibilidades de adoecimento. E tambm porque fatores emocionais intensos, abruptos ou prolongados podem levar ao enfraquecimento dos rgos e vsceras relacionados. 4) Tipo de alimentao e preferncia alimentar, uso de substncias Dieta A dieta influi no comportamento e na forma. Uma dieta Yang (protena, gordura, hidratos de carbono) incrementa os fatores Yang do indivduo, como fora, movimento, agressividade, etc. e a dieta Yin (minerais, vitaminas, hidratantes) incrementa os fatores Yin como a intuio, a flexibilidade, a passividade, etc. Mudanas bruscas nas preferncias alimentares e por sabores tambm podem dar pistas diagnsticas, j que os sabores atuam tonificando ou sedando os rgos internos. Normalmente o sabor age tonificando a funo metablica (raiz yin) do rgo correspondente ou intensificando a ao do dominante (raiz yang). Quando h plenitude yang num rgo, se usa sabor correspondente a ele para conseguir uma disperso (ex: o sabor salgado dispersa o Rim, o doce dispersa o Bao). O sabor ativa a funo metablica (raiz yin) do rgo controlando a funo yang (manifestao) que est em plenitude. Se existe vazio de um rgo se trata com o sabor do elemento dominado para excitar sua atividade de controle (salgado para vazio de Bao, amargo para vazio de Rim, picante para vazio do Corao). Por isso a preferncia sbita por um determinado sabor pode ser uma tentativa fisiolgica de compensao de desequilbrios. Drogas e outras substncias Verificar dependncias: lcool, tabaco, frmacos, drogas. 5) Perodos de crise preciso saber se h ritmos especficos nos sintomas, para poder interpret-los. O incremento de sintomas durante a noite indica alterao de Meridianos Distintos, e enfermidades do Yin e do Xu. Incremento durante o dia aponta para enfermidade de tendino-musculares, do yang e do Qi. A melhora dos sintomas em um horrio determinado e piora 12 horas mais tarde deve ser correlacionada com o ritmo dirio de atividade dos rgos e vsceras. Isso indica que h vazio ou plenitude na unidade energtica correspondente. Sinais de plenitude pioraro no horrio correspondente e melhoraro 12 horas depois. Sinais de vazio melhoraro na hora correspondente e pioraro na hora oposta. P 03 05 IG 07 E 09 BP 11 C 13 ID 15 B 17 R 19 CS 21 TA 23 VB 01 F 03

19

As crises sazonais tambm indicam claras relaes com os rgos, por exemplo as alergias da primavera indicam excessivo controle de Fgado sobre Pulmo, etc. 6) Frio e calor Se trata de uma etapa muito importante que nos permite identificar o Vazio ou a Plenitude de Yin ou de Yang no interior do organismo. O frio um excesso de Yin ou um Vazio de Yang, o Calor um excesso de yang ou um vazio de Yin. Quando o yang domina h calor. Quando o yin domina h frio. Frio A noo de frio se manifesta clinicamente por um esfriamento do corpo e das extremidades, por uma sensao subjetiva de frio, por tremores, por temor ou averso ao frio. H uma diferena entre temor ao frio (quando o paciente no consegue melhorar aquecendo-se, j que o frio est em plenitude no exterior e impede o yang de circular e aquecer a superfcie do corpo) e a averso ao frio (onde o paciente no suporta o frio e melhora com o calor, o que corresponde a uma situao de Frio vazio interno, frio interno por vazio de yang). Sintomas gerais: frio e temor ao frio, aliviado ou no pelo calor; boca plida e mida; sem sede e com desejo de bebidas quentes; cor azulada no rosto ou palidez; extremidades frias, excrees abundantes, fluidas e claras; lngua branca e mida ou viscosa; pulso lento ou retardado. Calor O calor expressa um aumento da atividade funcional do Organismo, que porque o Yang est florescente e o Yin vazio, quer porque h ataque por Calor perverso. Sintomas gerais: calor e averso ao calor, febre aliviada com frio; extremidades quentes; sede,desejo de bebidas frias; rosto e olhos vermelhos; agitao; secura de garganta e nariz, oligria, fezes secas; lngua vermelha, revestimento lingual amarelo; pulso rpido. Frio e Calor alternados Alternncia de frio e calor: o sintoma chave o aparecimento de febre alternada com calafrios (nunca juntas e sem ritmo preciso), indicando que a energia patgena se encontra na metade do caminho entre o exterior e o interior, no podendo nem penetrar nem ser expulsa pela energia verdadeira, j que essas energias tm fora idntica. Febre Febre moderada com temor ao frio: afeco externa por vento-frio Febre elevada com temor ao calor: afeco externa por vento-calor Se o paciente se sente febril mas no tem averso ao frio, o caso est freqentemente entre as sndromes de calor interno. So tipos clnicos comuns de febre: Febre alta: o paciente tem febre alta (temperatura acima de 39 C), e a temperatura alta persiste, desacompanhada de averso ao frio. A febre alta pertence ao calor interno do tipo excessivo geralmente devido ao calor ou frio exopticos que invadem o interior e so transformados em calor, causando dessa maneira calor interno excessivo e a conseqente manifestaes no exterior a febre.

20

Febre Yangming recorrente: caracterizada por febre muito alta com picos das 15:00 s 17:00 horas, acompanhada de distenso abdominal e constipao. Porque causada pelo acmulo de calor e fezes patognicas ou alimento estagnado no sistema gastrointestinal. Febre recorrente de sndrome calor-umidade: sua caracterstica febre no muito alta (quando a pele do paciente for tocada, no se percebe calor inicialmente, mas sim depois que for palpada por um longo tempo). Alm disso, a febre mais alta de tarde, acompanhada pela sensao opressiva no trax, peso na cabea e no corpo, superfcie saburrosa da lngua. Ocasionada pelo acumulo de calor-umidade no corpo. Febre noturna: ela se caracteriza por febre baixa tarde ou noite, acompanhada por vermelhido zigomtica, transpirao noturna e disforia com uma sensao febril no trax, palmas das mos e solas dos ps. uma sndrome de deficincia de yin. Febre baixa: febre baixa oscila entre 37-38 C. ocorre geralmente na sndrome de insuficincia do yin, deficincia do sangue, deficincia do qi, e enfermidade febril epidmica em seu perodo mais avanado. Sensao febril no trax, palmas das mos e solas dos ps: significa que o paciente se sente quente no centro das palmas, solas e trax com ou sem subida de temperatura. Ocorre com pacientes com a sndrome de deficincia do yin, ou a sndrome do patgeno quente ou do calor que afetam o sistema yin. Ataques alternados de calafrio e febre: significa que os calafrios alternam com a febre, o que sinal de que h luta entre o qi vital e o fator patognico, quando patgenos esto retidos no local entre a metade exterior e a metade interior. Dois sintomas so vistos geralmente na prtica clnica: primeiro, se a febre alterna com calafrios a intervalos regulares, malria; segundo, se ocorre irregularmente, enfermidade shaoyang. 7) Transpirao Em sndromes externas a ausncia de transpirao indica que o Frio est em plenitude no exterior, bloqueando a circulao de yang e contraindo a superfcie. Se h transpirao indica vento ou vento-calor. Em sndromes internas: Suor espontneo ao menor esforo indica vazio de energia orgnica e defensiva. Suor abundante sem esforo indica excesso de calor no interior, mas tambm pode indicar estados de colapso de Qi (como ocorre em situaes de desmaios, estados comatosos, etc.) Suor noturno indica deficincia de Yin, insuficincia geral de Rim (gua) que no pode controlar o Yang do Corao (Fogo) sendo que este se escapa e arrasta os lquidos (o suor lquido do Corao). Ou pode indicar umidade-calor. O suor noturno considerado perigoso pois carrega no s os lquidos orgnicos como o diurno, mas tambm envolve a perda de fludos sseos, portanto mais preciosos. Os antigos livros chineses dizem que o suor noturno tem sabor doce (porque uma essncia Yin) e o suor diurno tem sabor salgado. 8) Cefalia um sintoma de grande utilidade diagnstica pois indica um sinal de alarme de alteraes eminentemente bioenergticas. Por isso no ocidente sua base no suficientemente conhecida e seu tratamento se resume muitas vezes aos analgsicos.

21

O tratamento das dores de cabea tem muito xito com acupuntura, com a vantagem que o acupuntor muitas vezes no s produz uma ao analgsica como tambm atua na base do problema evitando que evolucione para transtornos mais profundos. Em acupuntura se considera mau sinal a remisso espontnea de uma cefalia crnica, j que muitas vezes isso indica que o fator patgeno evolucionou de uma fase Yang e Qi (externa) para uma fase Yin e Xue (interna). O primeiro fator a ter em conta que a cefalia indica sempre uma plenitude energtica a nvel ceflico. E a extremidade ceflica est irrigada por Meridianos Yang, Meridianos Distintos, Meridianos Tendinomusculares Yang, Meridiano Principal do Fgado, Meridiano Principal do Corao e todos os Vasos Reguladores (maravilhosos). Estes meridianos vo ser, portanto, o substrato bsico das cefalias. Classificao: Cefalias exgenas: so provocadas por energias perversas externas (vento-frio, vento-calor, vento-umidade) que bloqueiam a circulao de energia Wei nos MTM. Como a energia tende a subir, provocara acmulo na cabea com produo de uma plenitude e conseqentemente dor. Obviamente dependendo do fator patognico, alm da dor de cabea existiro outros sintomas associados como obstruo nasal, febre, etc. Se dividem em: Cefalias frontais: est envolvido o plano Yang Ming (IG-E) Cefalias temporais: est envolvido o plano Shao Yang (TA-VB) Cefalias Occipitais (ou fronto-vrtice-occipitais): geralmente acompanhadas de cervicalgia e dorsalgia, onde est afetado o plano Tai Yang (ID-B). possvel tambm que existam sintomas frontais associados j que o canal da Bexiga atinge essa zona. Cefalias endgenas: provocadas por alteraes dos rgos internos. a) acontecem por alterao no equilbrio de Qi e Xue (Tao Vital), por diminuio de Sangue e aumento da Energia que tende a se acumular na parte superior. O vazio de sangue pode se originar porque os rgos que produzem sangue (BP, F e R) esto em vazio; por alteraes internas na penta-coordenao, ou por perda de sangue e vazio de lquidos com conseqente predomnio de yang interno. b) acontecem por plenitude do Fgado e da Vescula Biliar que atravs de seus ramos e canais chegam ao crebro. Neste caso tambm preciso associar outros sinais para fazer um diagnstico diferencial entre Vazio de Rim Yin, Vazio de Bao Pncreas e Vazio de Yin do Fgado (que geram alteraes Qi/Xue); ou Plenitude do Fgado. 9) Dores, parestesias e contraturas Dores segundo Yang e Yin Algias yang externas: de origem traumtico, agudas, intensas, com sinais locais Yang (calor, inflamao, rubor, etc.) Algias Yang internas: caracterizadas por ser intensas e de apario brusca - dor tipo pontada no trax, hipocndrios, abdome e costas, originados por estancamento de sangue - dor tipo clica, originada por obstruo circulatria da energia, do sangue e por corpos estranhos como clculos, parasitas, etc.

22

- dor ardente tipo queimadura de herpes, devido a excesso de calor interno que afeta os meridianos distintos e luos. Algias Yin externas: ocasionadas por evoluo das algias yang externas, por cicatrizes energticas, desgaste fsico, etc. so crnicas, sem sinais inflamatrios, nem hiperemia, e a dor constante e de pouca intensidade em relao s agudas. Algias yin internas: de manifestao constante ou freqente, relativamente pouco intensas com relao s agudas. Podem melhorar com aplicao de massagem ou calor. Aparecem sob as seguintes formas: - dor com sensao de peso, observa-se na cabea, extremidades e coluna lombar, sua causa estancamento de umidade. - dor surda, de pouca intensidade mas constante, se deve geralmente insuficincia de energia e sangue e ao frio interno que origina estase e lentido, se manifestando frequentemente na cabea, zona abaixo do umbigo e coluna lombar. - dor em faixa, se refere a dores produzidas por alterao do Fgado que nutre os tendes e msculos provocando contraturas. Algias Yang em um processo Yin: acessos agudos, pela ao de algum patgeno, dentro de um processo crnico. Natureza da dor: Dor por plenitude: - reativa presso e massagem - aguda e contnua - intensa, tipo pontada, fixa, reativa presso mas que melhora com massagem, indica estase de sangue - ardente que melhora com frio, indica plenitude calor Dor por vazio: - crnica e intermitente - crnica com sensao de distenso, indica estancamento de Qi - tipo pontada, severa, que melhora com calor indica vazio-frio - errtica, indica presena de vento - difusa e dormente, indica vazio de sangue - com sensao de peso, indica umidade-fleuma Localizao da dor: Torcica: - alteraes do TA superior (P, MC ou C) Costelas e hipocndrios: - alteraes de F e VB Abdominal: - alteraes de Estmago ou de TA Mdio - com sensao de frio e retrao do escroto ou vulva indica frio no meridiano do Fgado - em relao com fatores emocionais, indica agresso do Fgado sobre o Estmago

23

- com distenso e disria pode indicar alterao na Bexiga Coluna: - pode se originar de causas internas ou externas - a dor lombar no traumtica com sensao de debilidade lombar e dor surda nos joelhos indica vazio dos Rins (Rim Yang, Yin e Zhong) Dor nos membros e articulaes: - geralmente so sndromes bi ou pei - dor no calcanhar, irradiando para zona lombar indica Vazio dos Rins - dor com entumescimento e debilidade, com dificuldade para levantar os braos e astenia, debilidade do Bao e do Estmago 10) Sede e fome Sede Ausncia de sede implica frio, e que os lquidos orgnicos esto intactos. Sede de grandes quantidades de lquido indica que os lquidos orgnicos esto prejudicados por calor ou por esgotamento (em traspiraes abundantes, polirias, diarrias ou vmitos continuados). Sede com desejo de pequenas quantidades de bebida quente indica estancamento de fleuma no Estmago e Bao-Pncreas. Sede e boca seca, sem desejo de beber grandes quantidades de lquido; calor no sangue, ou estase de sangue. Sede com boca pastosa: umidade-calor. Fome Alteraes de apetite so muito importantes no diagnstico. Apetite normal indica bom estado do Estmago e Bao. Falta de apetite indica deficincia nestes rgos ou umidade no aquecedor mdio. Fome excessiva indica calor no Estmago. Fome sem desejo de comer indica umidade-calor no Estmago, ou deficincia de Yin do Estmago com Calor por vazio. Nuseas, e averso a comida gordurosa ou protica indica umidade-calor no Fgado e Vescula Biliar ou no Estmago e Bao-Pncreas. Bulimia indica plenitude de Yang do Estmago, ou Fogo no Estmago. Inapetncia com emagrecimento e astenia indica vazio do Triplo Aquecedor Mdio. Inapetncia com sensao de peso abdominal indica umidade no BP. 11) Alteraes dos lquidos orgnicos e secura A secura indica calor persistente ou insuficincia de lquidos. Sinais visveis so: secura na boca e garganta, pele seca, cabelo seco e escasso, escassez de urina, constipao, tez apagada, unhas ressecadas, lbios rachados, sede, sufocao e ansiedade, tosse e hemoptise, transtorno do sono e tendncia ao emagrecimento. Carncia de qualquer um dos cinco humores Yin supe insuficincia do rgo correspondente na formao do Yin e do jing (lquido e essncia) a nvel da raiz Yin

24

do rgo. Ao contrrio, o excesso implica incremento biotransformadora (raiz yin) e do transporte (raiz yang). Yin do F = lgrimas Yin do C = suor Yin do BP = saliva Yin do P = lquido claro nasal Yin do R = lquido auditivo Jing do F = bile Jing do C = plasma Jing do MC = linfa Jing do BP = insulina Jing do P = muco Jing do R = semen

da

atividade

A alterao dos Ye (lquidos densos: sinovial, cfalo-raquidiano, vaginal, etc.) implica transtorno na funo biotransformadora do Rim. 12) Urina - poliria: quantidade aumentada de urina, com sensao de frio e emagrecimento indica Vazio de Yin dos Rins, com insuficincia na formao de gua Me o que produz sinais associados de secura e desidratao. - oligria: escassez de urina por calor que consome os lquidos ou por perda excessiva de lquidos atravs do suor, diarria e vmitos, etc. - oligria com edema na superfcie: acmulo interno de gua e umidade, por deficincia nas funes de transporte e transformao do Pulmo (via superior da gua responsvel pela sua descida), Bao (origem da gua a parti dos alimentos e bebidas) e Rim (separa o puro, gua me, do impuro, urina). - mico freqente com urina escassa e escura e urgncia para urinar se deve a umidade-calor - mico freqente com urina abundante e clara indica frio, por insuficincia de Rim Yang e do Yang da Bexiga - mico freqente, com urina clara, s vezes gotejamento, onde o paciente tem dificuldade de conter a urina, indica que o Qi dos Rins no forte, fraqueza de Yang do Rim que no segura, ou do Yin do Rim que no transforma, ou ainda pode ocorrer por presena de umidade-calor ou por clculos. - enurese infantil ou mico noturna indica Vazio de Rim Yang - disria, ou mico difcil e dolorosa pode indicar umidade-calor na Bexiga (sensao de queimao), ou umidade-calor txico (sensao de corte) - anria ou reteno urinria indica afundamento de Qi do Rim ou insuficincia de Yang da Bexiga. 13) Fezes - fezes difceis de expulsar, secas e duras, podem ser devido a insuficincia de lquidos orgnicos, acumulao de calor no intestino ou a um vazio de energia no TA inferior e no Yang Ming (IG-E).

25

- fezes moles e frequentes se devem a alterao do Bao com formao de fleumas que no so devidamente separadas pelos intestinos. - fezes moles mas de difcil emisso indicam estancamento do fgado - alternncia na excreo de fezes moles e secas se deve a estancamento de Fgado, debilidade do Bao ou desarmonia entre eles. - fezes secas seguindas de fezes moles indicam vazio do Estmago e Bao - Fezes diarricas com alimentos no digeridos e diarrias matutinas indicam vazio de Yang do Bao e do Rim, e frio-umidade interna no Intestino Grosso (como na atonia dos idosos). - fezes diarricas amareladas com queimao no nus indicam umidade calor - diarrias com clica que aliviada pela defecao indica insuficincia de Bao e estancamento do Fgado. - fezes negras (melenas) se devem a hemorragias internas ou estase de sangue. 14) Distrbios do sono Dificuldade para dormir ou sono leve frequentemente se refere a um sinal de yang florescente e yin dbil, ou da perda de estabilidade do Shen. Segundo o Ling shu, quando se acaba a energia Yang, se incrementa a energia yin e se dorme, quando se esgota a energia Yin se ativa a Yang e se desperta. Quando se altera o equilbrio yin-yang pode-se originar excesso de yang (insnia) ou excesso de yin (sonolncia). Durante o perodo diurno a energia est muito ativa no yang, isso , no exterior, na cabea e no TA superior (funo crdio-respiratria), por isso o crebro est yangnificado (ativado) e o wei est protegendo os tendino-musculares e promovendo homeostase interna. Durante o perodo noturno a energia passa a ser interna, entra nos meridianos distintos a fim de repor o gasto diurno, o Wei fica mais interno e o agente climatolgico fica mais agressivo. Por isso o perodo do sono essencial, ao permitir reparar e repor o gasto diurno, organizar as defesas, gerar as essncias, e elaborar Wei. - dificuldade para conciliar o sono, acompanhada de transpirao, hipertermia e debilidade lombar e sensao de calor no trax, indicam Vazio de yin do Rim, com plenitude de yang cardaco. - sono leve, com cansao, palpitaes, lngua plida, indicam vazio do Qi do Corao e do sangue - insnia com plenitude no epigstrio, dilatao abdominal, saburra espessa e opresso torcica, indica indigesto, estancamento de alimentos e desarmonia do estmago - sonolncia se relaciona a vazio de yang, sobretudo do Fgado ou presena de umidade e fleumas no Bao-Pncreas. - estado de torpor com membros frios, indica Vazio de Corao e Rim. 15) Alteraes dos rgos sensoriais Boca Interroga-se sobre a presena de sabores especficos na boca O amargo indica calor no Fgado e Vescula Biliar ou Fogo no Fgado que se eleva O doce indica umidade-calor no Estmago e Bao-Pncreas O cido indica estancamento de alimentos no Estmago ou Fogo no Fgado atacando Estmago.

26

O salgado pode indicar Vazio de Rim No sentir sabor indica transtornos no Bao-Pncreas. Erupes e infeces na boca que so vermelhas e doloridas, com sede e agitao, indicam umidade-calor. Erupes no to vermelhas ou doloridas podem indicar Fogo por Vazio. Ouvidos Tem relao direta com os Rins, mas tambm com o Fgado - surdez de apario progressiva (por vazio): vazio de Rim, geralmente em idosos. Difcil de tratar. - surdez repentina (por plenitude): invaso de frio com estancamento da energia dos Rins (em ataque de frio), ou vento-calor eu perturba os orifcios superiores (em doena por calor). Fcil de tratar. - acfenos fortes: sinais de plenitude do Fogo do Fgado, ou umidade-calor no Fgado e Vescula Biliar (calor verdadeiro), geralmente acompanhados de cefalia, sede, rosto vermelho, etc. - acfenos moderados, progressivos, intermitentes: sinais de Vazio de Yin do Fgado e dos Rins, com elevao do yang (calor vazio), geralmente acompanhado de vertigens, olhos secos, transtornos da viso, etc. Olhos J enfocado na observao. Sinais comuns so: - sensao de distenso ocular (aumento) ocular, com dor nas costelas, sede, irritabilidade e boca amarga indica Fogo no Fgado - diminuio de agudeza visual noturna indica vazio de Yin e do sangue do Fgado - olhos vermelhos e secos so produzidos por calor-vento-secura exgenos, em colaborao com deficincia de sangue e Yin do Fgado. 16) Astenia A astenia simples sinal de insuficincia de Yang e de Qi. Em um grau mais avanado podem indicar comprometimento do Yin e do Xue. O vazio de Qi pode ter origens variadas, mas em linhas gerais podemos busc-lo em trs origens distintas: a) Vazio de Qi original (Rim Yin e Rim Yang), devido a envelhecimento, enfermidades que consomem, enfermidades crnicas prolongadas, medicamentos ou txicos. b) Vazio de Qi central (Bao-Pncreas, Estmago), associado a enfermidades metablicas e endcrino metablicas. Como exemplo podemos citar a astenia causada por diabetes. c) Vazio de Qi superior (Pulmo e Corao), devido a alteraes de Tong Qi. Como exemplo deste tipo de astenia esto aqueles provocados por insuficincia cardaca, ou pulmonar. 17) Sinais de cada Cada e subida indicam situaes gerais de desequilbrio entre o Qi e o Xue. Nos sinais de cada preciso tonificar a energia.

27

Por exemplo: edema, prolapso, menorragia, leucorria, ejaculao espontnea, ejaculao precoce, incontinncia urinria, hemorridas, varizes 18) Sinais de subida Nos sinais de subida preciso tonificar o sangue. Por exemplo: sufoco, cefalia, congesto ceflica, acfenos Yang, ps frios, insnia, hipertenso, excitao mental, olhos vermelhos, irritabilidade, etc. 19) Alteraes menstruais Menstruaes irregulares - adiantadas, abundantes e vermelho vivo: calor no sangue - adiantadas, abundantes e vermelho plido: vazio de Qi (o Qi no contm o sangue) - atrasadas, pouco abundantes, de sangue plido: vazio de sangue - atrasadas, pouco abundantes e de sangue prpura: frio que diminui a circulao do sangue - atrasadas em pacientes obesas e com pulso escorregadio: acumulao de mucosidade - atrasadas com opresso no peito, irritabilidade, e TPM: estancamento de Qi do Fgado - regras anrquicas, pouco abundantes e prpuras, com cogulos e sensao de distenso dolorosa: estancamento de Qi do Fgado - regras anrquicas, abundantes ou insuficientes, mas de cor plido: vazio de Bao e dos Rins, desarmonia do Ren Mai e Chong Mai. Dismenorrias (regras dolorosas) - distenso no baixo ventre, que melhora com o aparecimento das regras: plenitude por estancamento de Qi ou Estase de sangue - dor surda com pontadas ou dores lombares, que se produzem antes e depois das regras: sndrome de vazio, geralmente de Qi e de Sangue, ou Vazio dos Rins - dor no baixo ventre com sensao de frio, que melhora com aplicao de calor: o frio contrai os vasos. Amenorrias (regras inexistentes ou escassas) - regras escassas com opresso dolorosa no baixo ventre, peito e hipocndrios, com irritabilidade, indica estancamento de Qi do Fgado - se for acompanhada de dor no hipogstrio durante o perodo e h emisso de sangue prpura ou cogulos indica estase de sangue - se crnica e em paciente dbil, com sangue plido, indica vazio de Qi e de Xue, ou vazio de essncia dos Rins. Menorragia (regras abundantes) - se for vermelho vivo: indica calor no sangue - se for vermelho plido indica Vazio de Bao Leucorrias: - abundantes e fludas, sem cheiro, brancas: fleuma-frio-umidade, por vazio de Yin do Bao.

28

- abundantes, espessas, com odor forte, amareladas, s vezes acompanhadas de coceira: umidade-calor estancado - avermelhadas ou rosadas e com mal cheiro (tipo peixe): estancamento de Qi do Fgado que se transforma em calor

20) Influencias exgenas Estar atento para alteraes do meio geocsmico (alm dos fatores climatolgicos) que podem influir sobre o indivduo de maneira determinante e de tal forma que a eliminao de tal influxo pode reestabelecer em grande medida o equilbrio energtico, propiciando a auto-reparao. Entre eles esto fatores como poluio, dieta contaminada, campos e influxos eletromagnticos, radiaes variadas, e tambm odores, sabores, sons e cores.

21) Alteraes gastrointestinais Implicam alteraes do Movimento Terra 22) Alteraes genitais e urinrias Implicam alteraes do Movimento gua 23) Alteraes cardacas Relacionam-se com o Movimento Fogo 24) Alteraes respiratrias Implicam comprometimento do Movimento Metal.

29

I.3) APALPAO E PERCUSSO 1) Pulsologia radial A pulsologia tradicional, sem dvida um bom sistema de diagnstico como se pode comprovar na China, s se pode entender e estudar sob o ponto de vista filosfico taosta. A batida da artria radial uma resposta fisiolgica a uma multiplicidade de parmetros comparativos muito subjetivos (trs nveis de presso, doze pulsos diferentes, vinte e oito caractersticas especficas de cada pulso, etc.). Tratar de objetivar essas sensaes tteis to sutis e complexas no somente questo de tempo e experimentao (uma pulsologia feita por um mestre chins pode durar mais de uma hora), seno tambm querer ensinar a maneira de ser exclusiva do oriental, caracterizada pela agudeza sensitiva e pelo respeito s leis do Tao. Apesar disso no ocidente h pessoas muito introduzidas nesta filosofia e que tem capacidades sensitivas importantes, mas uma minoria bem seletiva. A pulsologia como elemento de diagnstico muitas vezes tem se convertido, por sua subjetividade, numa mscara encobridora da ignorncia de muitos. Localizao A princpio devemos conhecer os setores, que so denominados Polegar (Cun), Barreira (Guan) e P (Chi). A Barreira se localiza a nvel do estilide radial, sobre a artria radial. Logo ao lado, em direo ao polegar se encontra o Polegar. Da barreira em direo ao antebrao se encontra o P.

Segundo as pocas e tratados de referncia, as correspondncias entre as Vsceras e os diferentes setores do pulso apresentam variaes.

30

Usaremos aqui a adotada por Nogueira Perez e vrios outros autores de importncia, como segue: Setor Polegar (Superficial) Polegar (Profundo) Barreira (Supercial) Barreira (Profundo) P (Superficial) P (Profundo) Tcnica O paciente deve estar relaxado, sem haver feito exerccio na hora anterior e sem mover-se durante o exame. O dorso da mo deve estar ao mesmo nvel que o Corao, com a palma para cima e o punho distendido. Alguns autores recomendam que o paciente esteja sentado, outros aceitam o decbito dorsal. As roupas no devem estar trancando a circulao no brao. necessrio um ambiente calmo, a respirao de quem examina deve estar regular e calma, o comportamento atento e a ateno concentrada nos dedos. Os autores antigos julgavam que a durao da tomada de pulso no deveria ser inferior a 50 pulsaes. Atualmente julga-se que no deve ser inferior a um minuto. O examinador deve tomar nota dos pulsos observados. Existem fatores que alteram os pulsos, como o ciclo menstrual feminino, medicamentos e alimentao logo antes do exame. Por isso o ideal que o pulso seja tomado pela manh e em jejum, o que minimiza as variveis que interferem no pulso (o que uma condio ideal muito difcil de atender na prtica). Mtodo Deve-se colocar o terceiro dedo (dedo mdio) sobre a barreira radial, e logo aps se colocam os outros dois dedos sobre o polegar (dedo indicador) e o p (dedo anular). A polpa dos dedos devem estar apoiadas sobre a artria. O afastamento dos dedos depende da constituio do paciente, os dedos sero mais afastados se ele for de grande estatura. H dois momentos no exame do pulso, o primeiro global, que permite apreciar o estado geral da circulao energtico-sangunea no organismo. O segundo diferencial, que permite determinar o estado da energia de cada um dos elementos verificveis no pulso. Em cada uma das posies deve-se exercer trs graus distintos de presso: superficial, mdia e profunda. Primeiro se apia ligeiramente, depois com uma fora mdia e enfim com fora, e segue-se apertando e soltando para verificar as caractersticas em cada posio. O pulso normal Freqncia: 4 pulsaes por ciclo respiratrio (inspirao e expirao completa) Ritmo: regular e tranqilo, sem interrupes, diminuies ou aceleraes de ritmo. Vigor: calmo e com fora Esquerda Intestino delgado Corao Vescula Biliar Fgado Bexiga Rim Yin Direita Intestino grosso Pulmo Estmago Bao Pncreas Triplo Aquecedor Ming men (Rim Yang)

31

Vnculo: os pulsos devem ser perceptveis em todos os nveis, nos trs setores, tanto em profundidade quanto em superfcie, na direita e na esquerda. Isso no significa que estaro idnticos em todas as partes. O movimento mais marcado na esquerda e a forma na direita. O pulso mais profundo no p que na barreira ou no polegar. H mais forma na profundidade do que na superfcie. Variaes normais Idade: quanto mais jovem, mais rpido o pulso. O pulso dos adolescentes, dos adultos e das pessoas em boa sade tem fora. O pulso dos idosos e das pessoas de constituio frgil fraco. Sexo: o pulso das mulheres adultas mais fraco e um pouco mais rpido que o dos homens. Aspecto fsico: pessoas de grande estatura tem localizao de pulso mais extensa. Em pequenas estaturas a localizao mais curta. Nos magros o pulso mais superficial, nos gordos mais profundo. O modo de vida: quando se faz um trabalho de fora, movimentos violentos, uma longa marcha, que se coma ou que se beba lcool, ou que se tenha exaltao devido a fatores emocionais, o pulso rpido e tem fora. Quando se tem fome o pulso fraco. Clima: as estaes tem certa influncia sobre o estado do pulso. Na primavera o pulso mais tenso, no outono mais superficial e flutuante, no inverno mais profundo e duro, no vero mais amplo. Os 28 pulsos patolgicos Se denominam pulsos patolgicos os que apresentam variao em algum dos critrios fisiologicamente normais descritos anteriormente. Segundo a posio: 1) Superficial ou Flutuante perceptvel em superfcie, com uma presso moderada, mas que desaparece quando se pressiona mais em profundidade (como um pedao de madeira flutuando na gua). Indica sndromes externas ou de Vazio. 2) Mole superficial, fraco, fino e sem consistncia. Pode ser comparado a um algodo empapado de gua que bia na superfcie de um lquido. preciso apalpar delicadamente porque quando se apia forte fica imperceptvel. Indica condies de Vazio (de Qi, de Sangue, de Lquidos) ou Umidade. 3) Oco superficial, perceptvel sob uma leve presso, grande, porm oco. Se compara a uma haste de cebolinha, porque a artria tem uma leve dureza na superfcie porm no oferece resistncia interna. Indica perdas de Sangue (metrorragia, hematria, etc.); alterao do Yin (lquidos consumidos, transpirao abundante, febre elevada, etc.). 4) Em tambor perceptvel sob uma presso moderada, grande e tenso na superfcie, mas oco e vazio se pressionado mais forte, como uma pele de tambor. A diferena deste para o pulso oco est na resistncia da artria. Indica perda de Sangue ou de Jing, desidratao grave, ou hemorragia uterina. 5) Profundo difcil de perceber na superfcie, porm perfeitamente perceptvel quando se aumenta a presso. Indica sndromes do Interior. 6) Fixo profundo, pleno, amplo, largo, tenso e forte, d a impresso de estar firmemente fixado em profundidade, porm difcil de perceber em superfcie. Indica

32

plenitude interna de Yin e de Frio; hrnias, tumores, massas abdominais e outras acumulaes internas. 7) Escondido o mais profundo dos pulsos, perceptvel somente sob uma presso muito forte, at o nvel do osso, e ao mesmo tempo fino e dbil. difcil de perceber. Indica energia patgena bloqueada no interior do corpo, e sndromes de colapso ou dor severa. Segundo a dimenso: 8) Curto no alcana as trs sesses e percebido claramente somente na posio Barreira, sendo obscuro no P ou no Polegar. Indica perturbao do Qi. 9) Largo A pulsao pode ser percebida alm do posicionamento dos dedos, dando ao pulso a impresso de ser largo. Se ao mesmo tempo estiver tenso, indica sndrome de Plenitude, mais concretamente por excesso de Yang do Fgado, Calor Interno, Fogo ou Mucosidades. 10) Vasto o pulso tem uma grande amplitude, chega com fora, se eleva como uma onda e depois relaxa. Indica Calor na Capa Qi (ou no meridiano Yang Ming). 11) Fino ou Pequeno Tem pouca amplitude, dando a impresso de ser fino como um fio de seda, permanecendo ao mesmo tempo bastante perceptvel palpao. Indica Vazio de Qi e sangue, esgotamento por enfermidade continuada, ou por transpirao, vmito e diarria, ou alguma outra perda de energia. Pode indicar tambm Umidade patgena estancada nos meridianos. Segundo a freqncia: 12) Rpido: mais rpido do que o pulso normal (6 pulsaes por respirao). Seu ritmo geralmente regular. Indica Plenitude de Calor, se for forte, ou Calor Vazio se for dbil e fino. Se for superficial, o Calor est na superfcie, se for profundo est no Interior. 13) Vivo ou veloz mais rpido que o anterior, alcana 7 ou 8 pulsaes por respirao. Indica superabundncia de Yang e esgotamento de Yin. 14) Agradvel Ligeiramente lento e um pouco relaxado. Indica umidade patgena, debilidade do Bao e do Estmago, tambm encontrado em pessoas sadias. 15) Lento alcana trs pulsaes pro respirao, com ritmo geralmente regular. Indica Frio Plenitude, se for forte, ou Frio Vazio se for dbil. Segundo o ritmo: 16) Precipitado: rpido, com pausas irregulares. Compara-se a algum apressado, que corre mas pra de vez em quando para tomar flego. Indica Yang florescente, Plenitude de Calor com estancamento, ou Vazio do rgos e vsceras. 17) Amarrado lento, com pausas irregulares. Indica estancamento de Qi devido ao excesso de Yin; Estase de sangue devido a Mucosidade-Frio; massa abdominal com estancamento de alimento. 18) Intermitente pulso com pausas que acontecem em intervalor regulares, indicando declive de Qi dos rgos, dor em sndromes por Vento, perturbaes emocionais (pavor e medo), traumatismos. Segundo a forma: 19) Deslizante d uma sensao de fluidez, como uma bola ou prola que estivesse rolando debaixo do dedo. Bate antes e depois de sua localizao normal, como se deslizasse de um lado ao outro sob a presso dos dedos. D a impresso que a artria est lubrificada. freqentemente vigoroso e um pouco mais rpido que o normal.

33

Indica Mucosidades, estancamento de alimentos, Calor Plenitude. comum em mulheres grvidas, e em jovens, sem que indique patologia. 20) Inquieto curto, deslizante, rpido e forte. encontrado geralmente na barreira, mas no exclusivamente. Indica dor e pavor. 21) Rugoso d uma sensao de irregularidade (na forma, mas no no ritmo), como se a parede arterial fosse rugosa ou como se o sangue tivesse se convertido em areia. uma sensao oposta do pulso deslizante. Indica alterao do jing, diminuio do sangue, do Yin e dos Lquidos orgnicos (quando fraco), ou estancamento de Qi, sangue, mucosidade ou alimentos (quando forte). 22) Tenso largo e tenso como uma corda de violo. Indica enfermidade do Fgado e da Vescula biliar, dor, mucosidade, malria ou hipertenso arterial. 23) Apertado Tenso, forte e apertado como uma corda retorcida sobre si mesma. Indica Frio, dor, estancamento de alimentos. Segundo a intensidade ou fora: 24) Pleno Largo e amplo, d uma sensao de fora e de Plenitude nos trs segmentos, tanto em superfcie quanto em profundidade, resiste presso. Indica Plenitude (estancamento de Qi, estase de sangue, abundncia de energia patgena, etc.). 25) Vazio d uma sensao de vacuidade nos trs segmentos, na superfcie e na profundidade, mas perceptvel em todos os nveis. Indica Vazio de Qi, Sangue, Yin, Yang, etc. 26) Dbil profundo, fino e relaxado. Indica Vazio crnico de Qi e de Sangue, de Yin e de Yang. 27) Tnue extremamente fino e fraco, a ponto de ser difcil de contar as pulsaes. Indica Vazio extremo de Qi, Sangue, Yin ou Yang. 28) Disperso Superficial, difuso e sem raiz, dificilmente perceptvel sob uma presso leve, totalmente imperceptvel quando a presso mais forte, to tnue que impossvel contar as pulsaes. Indica esgotamento da Energia Ancestral. Pulsos que se opem Segundo a posio: Superficial Profundo Segundo a frequncia: Rpido Lento Segundo a dimenso: Largo Curto Segundo a intensidade: Pleno Vazio Segundo a forma: Deslizante - Rugoso Estes pulsos so mais fceis de compreender e memorizar. Outros pulsos, mesmo sem ser totalmente antagonistas, se opem em alguns aspectos. importante aprender a compar-los analisando seus pontos em comum e suas diferenas. Se formos comparar todos os pulsos entre si, impossvel confundi-los, tanto em descrio como em indicaes. Porm necessrio aprender a discerni-los na prtica, o que nenhum livro poder ensinar, e para o que indispensvel um mestre experiente. 2) Outros aspectos a) Invlucro muscular e pele b) Mos e ps c) Ventre e epigstrio d) Pontos Mo e A-Shi

34

e) Pontos Shu dorsais f) Percorrido dos meridianos Identificar nodosidades e rugosidades e alteraes, temperatura, dores, edemas, aderncias, inchao e outros sinais clnicos que possam colaborar no diagnstico.

35

I.4) AUDIO E OLFAO Audio 1)Voz e discurso - voz alta e sonora; sinal de excesso ou calor. - voz baixa e lenta: sinal de vazio e frio. - voz profunda e rouca: agresso por energia perversa juntamente com uma insuficincia de Pulmo, ou tambm por estancamento de umidade e fleuma produzida pelo BaoPncreas. - afonia progressiva: sndrome de vazio, vinculada a uma afeco crnica ou vazio de Lquidos Orgnicos. - afonia aguda: pode ser produzida por agresses climatolgicas (vento-frio, ventocalor), por excesso de comida e bebida com formao de mucosidade, por irritao por excesso de uso, ou por defeito ocasionado em sndromes de insuficincia de Yin do Pulmo ou do Rim Yin. - troca e deformao das palavras, indicam alterao do Corao, que rege a palavra, e esto relacionadas com sndromes de fleuma e fogo ou fleumas errticas que afetam o Shen. - gagueira: geralmente esto relacionadas com o Mestre do Corao e Pulmo. - logorria e irritabilidade: Plenitude-calor - elocuo difcil, lngua rgida, pessoa que no consegue falar claramente: o vento perturba a mente - Delrio, palavra grosseiras, insultos: calor e Fogo ou Mucosidade que perturbam o Corao. 2) Respirao e suspiros - forte e ruidosa: relaciona-se a plenitude ou excesso. - fraca: relaciona-se com insuficincia, geralmente do Pulmo e do Rim. - superficial e dbil: indica insuficincia de energia. - acompanhada de suspiros longos e freqentes, opresso torcica e angstia: estancamento de Qi do Fgado. 3) Tosse Indica perturbao das funes de difuso e descida do Pulmo. Por plenitude: - tosse sufocada, surda, com Mucosidades brancas e fluidas e rinorria fluida: afeco externa por vento frio. - tosse produtiva, gordurosa, com expectorao fcil de mucosidades abundantes: mucosidade-umidade - tosse seca, pouco produtiva e com mucosidades concentradas e difceis de expectorar: secura, s vezes com calor e mucosidade - tosse profunda, cavernosa, com expectorao amarela, pegajosa e com dor ou queimao no peito: calor no Pulmo ou Mucosidade Calor. Por vazio: - tosse dbil, sufocada, com mucosidades brancas e espumosas, respirao superficial e rpida: Vazio de Qi do Pulmo - noturna e crnica, ou que piora noite: vazio de Rim Yin

36

4) Soluo - alto e agudo: Thin do Estmago contracorrente em sentido ascendente, Calor no Estmago ou Qi do Fgado invadindo Estmago - profundo e forte: Frio no Estmago - fraco com som baixo: deficincia do Estmago - fraco e freqente: deficincia de Yin do Estmago 5) Eructos - eructos altos e longos: reteno de alimento no estmago, Calor no Estmago, Qi do Fgado invade Estmago. - Curtos e baixos: deficincia de Thin do Estmago, Estmago deficiente e Frio. Olfao 1) Corpo: Do ponto de vista dos 5 elementos , os cinco odores do corpo so: ranoso para Madeira, chamuscado para Fogo, aromtico ou doce para Terra, podre para Metal e ptrido para gua. Estes odores corporais indicam uma desarmonia do elemento pertinente ou podem somente estar refletindo o tipo de elemento constitucional do paciente. 2) Hlito: - com odor forte e ftido: estancamento de alimentos ou Calor no Estmago - podre: umidade-calor no Intestino Grosso 3) Suor: - com cheiro forte indica Umidade-calor. - ptrido pode indicar doena dos Pulmes, Fgado e Rins. 4) Esputo: - com cheiro podre ou de peixe: calor nos Pulmes - sem cheiro: indica Frio 5) Urina e Fezes: - com cheiro ftido: calor e Umidade nos intestinos - sem cheiro: Frio 6) Secreo vaginal: - com cheiro forte indica umidade calor - com cheiro de peixe indica umidade frio 7) Gases intestinais: - fortemente ftidos indicam umidade-calor no Intestino Grosso - com odor ranoso e podre indica calor Txico no Intestino Grosso - sem cheiro indica deficincia de Qi do Bao

37

II) As Oito Regras de Diagnstico (Ba Gan) Os mtodos de diagnstico por diferenciao de sndromes so numerosos e complexos. Para facilitar este trabalho de investigao usamos como ponto de partida as 8 regras de diagnstico. Ba Gan o mtodo mais importante para uma primeira anlise dos sinais e sintomas, o que nos permitir ter uma base de partida para a obteno de um diagnstico definitivo.
Aquele que conhece o essencial resume seu discurso em uma s frase, o que no conhece o essencial se dispersa at o infinito (Nei Jing)

Os Oito Princpios so o resumo de todos os outros modelos de identificao, sendo aplicveis em todos os casos, tanto para as patologias do Interior quanto do Exterior. Eles permitem ao terapeuta identificar a localizao e a natureza da desarmonia, assim como estabelecer o princpio bsico de tratamento, e a partir disso decidir qual o mtodo de identificao mais detalhado pode ser usado em cada caso. Os Oito Princpios no devem ser vistos em termos de isso ou aquilo, porque existem tambm padres complexos que podem ser encontrados na prtica clnica, como Extrerior e Interior ou Frio e Calor simultaneamente. Alm disso nem todas as condies vo ter as quatro caractersticas. 1) Yin/Yang Com objetivo de diagnstico, estes conceitos indicam as caractersticas do paciente, da doena e sua possvel evoluo, possibilitando uma idia global do problema e do terreno onde se assenta. Normalmente o ltimo item a ser identificado, levando em conta uma sntese de todos os outros. Sinais Yang: paciente com rosto vermelho; temor e medo do calor; dor agravada por presso; sede com preferncia de bebidas frias; agitao e fora fsica; comportamento hiperativo, ruidoso e extrovertido; respirao profunda e forte; voz forte e potente; apetite e sensao de calor no epigstrio; urina escassa e escura; constipao; hiperatividade sexual; mestruao abundante e vermelha, leucorria amarela; pulso superficial, rpido e forte; lngua com corpo vermelho, saburra espessa, amarela e seca. Sinais Yin: paciente com rosto plido; fobia ao frio; dor que melhora com presso; ausncia de sede e preferncia por bebidas quentes; fadiga, debilidade e lassido; comportamento pouco ativo, calado e introvertido; respirao dbil e superficial; voz dbil; falta de apetite e distenso abdominal; poliria clara e fezes soltas; atividade sexual reduzida, regras pouco abundantes e plidas, leucorrias brancas; pulso profundo, lento e sem fora; lngua com saburra mida, fina e branca. O Yin e Yang so noes abstratas que classificam aos outros 6 princpios nos permitindo discernir e resumi-los. Deste modo: o Exterior, o Calor e a Plenitude se enquadram na esfera Yang. O Interior, o Frio e o Vazio na esfera Yin. No entanto na prtica os sintomas podem aparecer misturados e confusos, podendo aparecer combinaes complexas como frio-exterior-plenitude, ou calor-interior-vazio, etc.

38

2) Exterior / Interior (Biao-Li) O conceito de Interior/Exterior se refere a onde est localizado o fator patgeno, ou seja, onde se localiza a enfermidade. Enfermidades externas (Biao): em termos gerais se considera as que atingem a pele, os msculos, as articulaes, os meridianos tendino-musculares, os luo longitudinais, os distintos e as vias respiratrias altas. No afetam Zang-Fu ou as Substncias e esto geralmente relacionadas com a invaso do corpo por fatores patgenos externos (liuqi). Caractersticas diferenciais: so doenas agudas e de apario repentina, normalmente de evoluo rpida e curta durao, com sinais de averso ao vento e ao frio (se interna no existir essa averso e tentativa de proteo), pode haver febre com temor ao frio e calafrios. Pode aparecer cefalia, obstruo nasal, dor de garganta superficial e tosse. Quando afeta os canais o processo um pouco mais lento, originando as sndromes Bi (Yqi) e Pei (Yxue) e sndromes de obstruo dolorosa por bloqueio dos canais, o que gera dor. Pulso: nas patologias do exterior superficial (indicando que o patgeno est na superfcie) e no desaparece com a presso. Lngua: o corpo da lngua no sofre alterao (pois o corpo da lngua reflete o estado do qi e do xue e essas substncias no foram afetadas j que a doena externa), a saburra fina, e aderida ao corpo. Urina e fezes no sofrem alteraes. Enfermidades Internas (Li): se considera quando atinge o sistema zang-fu, os ossos, as medulas, o Mestre do Corao, as vsceras curiosas e o sangue. De maneira geral tudo o que no for Biao, ser Li. As manifestaes so extremamente diversas pois o campo de aplicao do interior vasto. H 3 causas possveis: a) um agente patognico (liuxie) que atacou a superfcie do corpo penetra em profundidade e agride as vsceras gerando plenitude interna; b) uma energia externa ataca diretamente as vsceras e rgos atravs da dieta (guxie) gerando plenitude interna; c) fatores emocionais (shen xie) ou esgotamento por excessos sexuais e outros, e ainda fatores constitucionais (zhongxie) podem enfraquecer a atividade funcional dos rgos e das vsceras gerando vazio interno. Doenas internas so geralmente mais graves, mais crnicas, de apario progressiva e longa durao. No h necessariamente febre, mas se houver ser sem temor do frio. Pode haver modificao na urina e fezes e essas modificaes vo depender se o fator patgeno de tipo frio (urinas claras e abundantes) ou calor (urinas escassas e amarelas, odor forte). Pulso: profundo (a luta interna) Lngua: modificaes na saburra, que ficar mais espessa. Modificao no corpo da lngua (de plido frio a vermelho calor).

39

3) Frio / Calor (Han-Re) Indica as caractersticas do fator patgeno, a natureza de uma sndrome e sua manifestao clnica. Frio As patologias de tipo Frio podem estar relacionadas: a) com a invaso do corpo por um fator patgeno externo de tipo Frio (frio-externoplenitude) b) com um desequilbrio interno relacionado insuficincia de Yang do organismo (frio por deficincia de yang) Expressam uma diminuio da atividade funcional do organismo, quer porque o Yang est vazio e o Yin est evidente, quer porque houve ataque direto por Frio perverso externo. Sintomas gerais: frio e temor ao frio, aliviado pelo calor; boca plida e mida; sem sede e com desejo de bebidas quentes; cor azulada no rosto ou palidez; extremidades frias, excrees abundantes, fluidas e claras; lngua branca e mida ou viscosa; pulso lento ou retardado.

Frio exterior (plenitude de fator patgeno exgeno do tipo frio na superfcie) Sinais clnicos: averso e fobia ao frio ( um sintoma chave para doenas do exterior, pois o wei qi bloqueado pelo patgeno), calafrios e febre moderada (luta do qi para expulsar o frio), dores que melhoram com calor (o frio bloqueia a circulao), artralgias e lumbago (bloqueio da funo yang no mingmen), no h transpirao (o frio obstrui os poros), respirao curta (o frio debilita a funo de difuso e descida do pulmo), secrees e excrees abundantes e claras (o frio debilita a funo de reteno dos lquidos orgnicos), pulso superficial e tenso, saburra lingual fina (enfermidade externa) e branca (no h calor). Frio Interior (plenitude por desequilbrio interno gerando frio) Sinais clnicos: sensao de frio interno e membros frios (predomnio de Yin), preferncia pelo calor, dor sobretudo na coluna, que piora com presso (o frio contrai e estanca sobretudo o mingmen e os msculos), urina abundante e clara e fezes soltas (a falta de yang permite o escape do Zuo-sujo), face plida (o frio diminui a circulao do sangue), lngua plida, saburra branca espessa, pulso lento, profundo e pleno (na capa mdia). Frio Interior por deficincia de Yang (Frio aparente por vazio de yang) Sinais clnicos: enfermidades crnicas, no h febre, fadiga e sonolncia, mente abatida, movimentos reduzidos e lentos, possvel suor diurno (o yang est vazio), vmitos ou nuseas e digestes lentas com dor abdominal aliviada pela presso (lentificao do TA Mdio, origem do Yang), diarria, urina clara e abundante, pulso profundo lento (por frio) e dbil (por vazio), lngua plida (no h calor) com saburra branca fluida, apatia, debilidade. Como no h calor h possvel acmulo de fleumas (umidade), com ps e mos inchados, ou outras formas de edema. Calor As patologias de tipo Calor podem estar relacionadas:

40

a) com uma invaso ao corpo por fatores patgenos externos de tipo Calor (calorexterior-plenitude) ou com calor dentro do corpo por um fator patgenos frio que se aprofundou gerando calor no interior (calor-plenitude-interior) c) com calor gerado por desequilbrio de um ou mais zang-fu (calor-plenitude-interior), a partir de fatores emocionais ou dieta de natureza quente d) com calor por insuficincia de yin (calor-interno-vazio) Exemplo: calores da menopausa. Expressam um aumento da atividade funcional do Organismo, que porque o Yang est florescente e o Yin vazio, quer porque h ataque por Calor perverso. Sintomas gerais: calor e averso ao calor, febre aliviada com frio; extremidades quentes; sede, desejo de bebidas frias; rosto e olhos vermelhos; agitao; secura de garganta e nariz, oligria, fezes secas; lngua vermelha, revestimento lingual amarelo; pulso rpido. Calor externo (plenitude na superfcie por fator patgeno do tipo calor) Sinais clnicos: estado febril com leve temor do frio e do vento ( um sintoma chave para doenas do exterior, pois o wei qi bloqueado pelo patgeno), calafrios, com averso intensa ao calor, sintomas recentes, inquietude e agitao, congesto nasal, sede no muito intensa, suor eventual, lngua com ponta e bordas vermelhas, pulso superficial e rpido. Calor interno (plenitude por desequilbrio interno ou por aprofundamento de frio externo) Sinais clnicos: febre elevada e fobia ao calor, preferncia pelo frio, secura na garganta e nariz, transpirao generalizada, sede e desejo de bebidas frias, urina escassa e escura, fezes secas, pulso rpido e superficial, rosto e corpo vermelho e quente, erupes cutneas ou hemorragias, lngua vermelha com saburra amarela e fina. Se houver dor melhorar com aplicao de frio e piorar com presso. Alteraes comportamentais como agitao, irritabilidade, logorria, delrio verbal. Calor por insuficincia de Yin (Calor aparente por vazio de yin) Sinais clnicos: febre alta vespertina, calor nos 5 palmos (palmas das mos, plantas dos ps e centro do trax), suor noturno (o yin deficiente no segura o yang no interior e este arrasta os lquidos orgnicos para a periferia), rubor malar, sede e secura na garganta, agitao com insnia, emagrecimento, urinas escassas e escura ou amarela, lngua vermelha e saburra muito fina ou inexistente, pulso rpido e fino.

41

4) Plenitude / Vazio (Shi-Xu) Indica o estado do zheng em relao ao xie. O apogeu da energia perversa se chama Plenitude, o defeito da energia verdadeira se chama Vazio. Patologias de tipo Vazio: Se encontram geralmente dentro dos desequilbrios internos associados ao vazio de uma ou mais substncias (exemplo: vazio de qi, de xue) ou de um ou mais zang-fu. O vazio sempre implica comprometimento da energia verdadeira da pessoa, e portanto um estado de debilidade onde os fatores defensivos esto debilitados e os fatores patgenos esto fortemente instalados. No vazio no h luta. O vazio se apresenta com sintomas de fadiga, debilidade, falta de energia, voz fraca, tez descorada ou amarelo ressecado, respirao dbil ou dispnia, palpitaes cardacas, dores surdas e permanentes, corpo e membros frios, pouca ou nenhuma saburra, transpirao espontnea ou durante o sono, incontinncia de urinas e de evacuaes, pulso vazio e sem fora. Orientao teraputica: tonificar o vazio, sustentar o zheng qi Patologia de tipo Plenitude A plenitude costuma ser confundida excesso de energia, o que parece ser bom, mas isso um erro. O termo plenitude se refere presena de fatores perversos no organismo, j que a energia boa do corpo no pode estar em excesso. Portanto, a soma da energia verdadeira do corpo mais o incremento de energia perversa que simula um excesso de energia no organismo provocando uma hiperfuno que no fundo prejudicial. Plenitude indica estagnao, congesto, acmulo, excesso, sobrecarga, hiperfuno, e desencadeado pela luta entre o qi perverso e o qi correto (zheng X xie). Uma plenitude se encontra: a) no momento que h invaso do corpo por fatores patgenos externos e a energia defensiva est intacta (porque se estivesse baixa estaramos falando de um vazio); b) nos casos de hiperatividade de um ou mais zang-fu (provocado por exemplo por uma emoo como um estado de clera ou irritabilidade); c) por estancamento local, com acumulao local de qi, xue ou lquidos orgnicos (edema). A plenitude se apresenta com dores fortes ou dilatao abdominal que piora com a presso, voz potente, respirao forte e opresso no peito, inquietude e irritao, agitao fsica e mental, delrio e eventual perda da razo, fezes duras, secas, constipao e mico difcil, revestimento lingual espesso e gorduroso, pulso forte e cheio. Orientao teraputica: dispersar a plenitude, expulsar o agente perverso.

42

III) As Oito Tcnicas Teraputicas Fundamentais (Ba Fa) Quando se determina o princpio geral de tratamento, a partir da classificao do quadro clnico dentro dos Oito Princpios, necessrios escolher um mtodo de tratamento. O mais clssico o dos Oito Mtodos (Ba Fa). Existem quatro tcnicas para tratamento do yin e quatro para o tratamento do yang. Os Oito Mtodos procuram tratar de acordo com o plano que est afetado (Tai Yang, Shao Yang, Yang Ming, Tai Yin, Jue Yin, Shao Yin) 1) Sudorese (Han Fa) se utiliza para eliminar as energias patgenas por transpirao. Libera a superfcie do corpo. 2) Vmito (Tu Fa) se utiliza para eliminar pela boca as matrias que se acumulam no peito e no Estmago (Mucosidades, alimento no digeridos, substncias txicas). um mtodo violento, empregado exclusivamente em caso de urgncia, de forma exata. Geralmente contra-indicada para pessoas de idade, grvidas, e pacientes de constituio fraca. 3) Purgao (Xia Fa) Se utiliza para evacuar as plenitudes e as estagnaes por via intestinal. 4) Harmonizao (He Fa) este mtodo de usa em situaes complexas, para regularizar os movimentos do Qi e a atividade funcional dos Zang-Fu. Se aplica quando precisa-se exercer ao mesmo tempo aes contraditrias (tonificar e dispersar, aquecer e esfriar). 5) Aquecimento (Wen Fa) Se utiliza para eliminar o frio patognico e tonificar o Yang. 6) Resfriamento (Qing Fa) Se utiliza em caso de calor, para clarear e drenar calor e fogo. 7) Tonificao (Bu Fa) se utiliza em todas as sndromes de vazio (Qi, Xue, Yin, Yang). 8) Disperso (Xiao Fa) se utiliza em todas as sndromes de plenitude e/ou estagnao. Permite movimentar, dissipar, clarear, drenar, eliminar, reduzir. Nogueira Perez nos d uma descrio e uma sugesto de teraputica, como segue: 1) Sudorao (Han Fa) Mtodo utilizado para eliminar energias patgenas por transpirao, nos quadros de sndromes do Exterior (Biao). O patgeno est localizado na superfcie. a) Liberao (ataque de frio ao exterior) Usada quando h disfuno no Zu Tai Yang (B) por invaso de Frio externo originando um quadro de frio plenitude exterior. Tem por finalidade ativar as glndulas sudorparas para expulsar pela transpirao as energias patgenas acumuladas.

43

Princpio teraputico: expandir o wei qi e eliminar o vento e o frio Frmula bsica: P7, IG4, VG14, VG13, B16, VB20, P10 b) Purificao (ataque de calor ao exterior) Usada quando h disfuno no Shou Tai Yang (ID) por invanso de calor externo originando um quadro de calor plenitude exterior. Princpio teraputico: diminuir o Yang, purificando o calor e evitando que ele se transforme em secura. Formulao bsica: IG4, IG11, VG14, VG13, VG16, B16, VB20, E36. 2) Vomificao (Tu Fa) Tratamento do Zu Yang Ming (E) quando h acmulo de fleumas e outras estagnaes. Princpio teraputico: provocar vmito para eliminar umidade, fleuma e estagnao. Frmula bsica: MC6 com tcnica especfica 3) Purgao (Xia Fa) Tratamento do Shou Yang Ming (IG) quando h acmulos e estagnaes. Princpio teraputico: provocar defecao e evacuao de fleuma intestinal. Frmula bsica: BP6 com tcnica especfica 4) Regulao ou Harmonizao (He Fa) a) Regulao Tratamento do Shao Yang que quando alterado vai produzir sndromes intermedirias com sintomas especficos como: sintomas dicotmicos como febre e calafrios alternados, sintomas que melhoram e pioram, sede sem vontade de beber, ou fome com enjo da comida, calor e desejo de abrigo, frio e desejo de se destapar, boca amarga, alteraes na digesto de gorduras, dor nos hipocndrios, cefalia temporal, etc. Princpio teraputico: regular o movimento Madeira. Frmula bsica: F3 e VB34 (+ F14 e VB24 se for por calor; ou + B18 e B19 com moxa se for por frio). b) Harmonizao Tratamento que visa equilibrar o Tao Vital (Qi e Xue) e o Yin Yang em sndromes profundas que implicam alterao do eixo Shao Yin (C-R)

44

Frmula bsica: Para harmonizar o Tao Vital VG20, R1, VC17, VC4, VC6 e E36 Para harmonizar Yin Yang - R6, B62, VG4, VC8, B15, B23, MC6 (se houver alterao emocional). 5) Aquecimento (Wen Fa) Tratamento do Zu Tai Yin (BP) afetado por frio ou por escape de yang. Princpio teraputico: aquecer o centro e recuperar o yang Frmula bsica: VG4, VC6, B20, F13, VC12, E25, BP6, BP10, B17, PC46, R2 6) Esfriamento ou Refrigerao (Qing Fa) Tratamento do Shou Tai Yin (P) quando afetado por secura, tratamento de secura interna, alteraes de lquidos orgnicos e sangue. Princpio teraputico: Tonificar o Rim Yin, resfrescar o sangue, sedar o fogo ministerial. Frmula bsica: R10, R7, R3, BP6, P5, VB25, VC4, BP9, F8, B18, F2, MC8. 7) Tonificao Quando h sinais de deficincia ou vazio. a) Tonificao do centro e do yang ming Frmula base (comum a todas as demais): E36, VC12, IG4 b) Tonificao da energia VG4, VC6, E36, VC17, VC12, VG14, VC4, VC7, VC12, VC17, E41, BP2, B23, P9, R3. c) Tonificao do Yang (moxa) VB39, TA8, E36, IG4, R1, VG20, VC4, VC8. d) Tonificao do Yin VC4, VB25, R3, R10, F13, BP6, MC5, VC3. e) Tonificao do Sangue VC4, BP6, BP10, B17, F13, P9, B52, E36, IG4, B15, B18, B20, B23.

45

f) Tonificao da Energia essencial VG14, TA5, VC17, E36, VG4, VC4, VC6, P9. g) Tonificao dos Zang Segundo a lei me-filho e os cinco movimentos. 8) Disperso ou Reduo Se utiliza em estados de plenitude e tem como objetivo eliminar acmulos energticos, sanguneos, flemosos ou alimentcios. Princpio teraputico: mover e eliminar estagnao Frmula bsica: PC20, VG1, R1, F14 + outros pontos.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA PREZ, A. Carlos Nogueira. Acupuntura bioenergtica y moxibustin, Tomo II: Semiologa e diagnstico. Espanha: Ediciones CEMETC, 2007. MARI, Eric. Compendio de medicina china: fundamentos, teoria y prtica. Madrid: Editorial EDAF, 1998. AUTEROCHE, B. & NAVAILH, P. O diagnstico na Medicina Tradicional Chinesa. So Paulo: Editora Andrei, 1992. Diagnostics of Tradicional Chinese Medicine. Beijing University of Traditional Chinese Medicine Academy Press.

46

Das könnte Ihnen auch gefallen