Sie sind auf Seite 1von 9

DEFINIES EM CONFORTO LUMNICO

ngulo de radiao O ngulo de radiao um ngulo slido produzido por um refletor que direciona a luz. Ciclo Regenerativo do Halognio Como as lmpadas incandescentes, as lmpadas de halognio possuem um filamento que emite luz com a passagem da corrente eltrica. Partes do filamento, que so os tomos de tungstnio, evaporam durante o processo. Em lmpadas incandescentes convencionais, os tomos de tungstnio depositam-se na superfcie interna do bulbo, o que significa que o bulbo dever ser suficientemente grande para evitar o seu rpido escurecimento. J as lmpadas de halognio, so preenchidas com gases inertes e halognio que capturam os tomos de tungstnio e os transportam de volta para o filamento. Este fenmeno, chamado de ciclo do halognio, se repete durante todo o funcionamento da lmpada. Com isto, o tamanho da lmpada pode ser reduzido significativamente, e ainda, com luz mais brilhante e durabilidade maior. Coeficiente de reflexo a relao entre o fluxo luminoso refletido e o fluxo luminoso incidente em uma superfcie. Eles variam de acordo com as caractersticas de reflectncia dos materiais. Esses coeficientes so geralmente dados em tabelas, cujos valores sofrem influncias das cores e dos materiais utilizados. Curva de Distribuio Luminosa a representao da Intensidade Luminosa em todos os ngulos em que ela direcionada num plano. Esta curva indica se a lmpada ou luminria, tem uma distribuio de luz concentrada, difusa, simtrica, assimtrica etc. Eficincia da Luminria Eficincia da luminria um importante critrio de economia de energia e decisivo para os clculos luminotcnicos. a relao entre o fluxo luminoso emitido por uma luminria, medido sob condies prticas especificadas, e

a soma dos fluxos luminosos individuais das lmpadas operando fora das luminrias em condies tambm especficas. Eficincia do Recinto So valores apresentados em tabelas, onde esto relacionados valores de Coeficiente de Reflexo do teto, parede e piso, com a curva de distribuio luminosa da luminria utilizada e o ndice do recinto. Eficincia Energtica Eficincia energtica a relao entre o fluxo luminoso e a potncia consumida, portanto por um watt consumido. Uma lmpada incandescente standard clara produz de 10 a 15 lm/w, uma fluorescente compacta DULUX, de 50 a 80 lm/w, e uma vapor de sdio NAV, de 80 a 140 lm/w. Espectro de Radiao Visvel uma faixa de radiao eletromagntica, com comprimento de onda entre 380 a 780 nm (nanmetros), ou seja, da cor ultravioleta vermelha, passando pelo azul, verde, amarelo e roxo. As cores azul, vermelho e verde, quando somadas em quantias iguais, definem o aspecto da luz branca. Espectros contnuos ou descontnuos resultam em fonte de luz com presena de comprimentos de ondas de cores distintas. Cada fonte de luz tem, portanto, um aspecto de radiao prprio que lhe confere caractersticas e qualidades especficas. Fator de Depreciao Todo o sistema de iluminao tem, aps sua instalao, uma depreciao no nvel de iluminncia ao longo do tempo. Esta decorrente da depreciao do fluxo luminoso da lmpada e do acmulo de poeira sobre lmpadas e luminrias. Para compensar parte desta depreciao, estabelece-se um fator de depreciao que utilizado no clculo do nmeros de luminrias. Este fator evita que o nvel de iluminncia atinja valores abaixo do mnimo recomendado. Fator de Utilizao o fator que indica a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e recinto.

Fluxo Luminoso (lm) O fluxo luminoso a quantidade de luz emitida por uma fonte de luz medida em lmens, na tenso nominal de funcionamento. Iluminncia (E) Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfcie situada a uma certa distncia desta fonte. a relao entre intensidade luminosa e o quadrado da distncia (l/d2 ). Na prtica, a quantidade de luz dentro de um ambiente, que pode ser medida com o auxlio de um luxmetro. Para obter conforto visual, considerando a atividade que se realiza, so necessrios certos nveis de iluminncia mdios. Os mesmos so recomendados por normas tcnicas (ABNT - NBR 5413). ndice de Reproduo de Cor Refere-se correspondncia entre a cor real de um objeto ou superfcie e sua aparncia diante de uma fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente ou o mais prximo possvel da luz natural. Lmpadas com IRC igual a 100 apresentam as cores com total fidelidade e preciso. Quanto mais baixo o ndice, mais deficiente a reproduo das cores. Os ndices variam conforme a natureza da luz e so indicados de acordo com o uso de cada ambiente. Intensidade Luminosa Expressa em candelas, a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz projetada em uma determinada direo. Uma candela a intensidade luminosa de uma fonte pontual que emite o fluxo luminoso de um lmen em um ngulo slido de um esferoradiano. Lmpadas Mistas Como o prprio nome diz, so lmpadas compostas de um filamento e um tubo de descarga. Funcionam em tenso de rede 220V, sem uso de reator. So, via de regra, alternativas de maior eficincia para substituio de lmpadas incandescentes de altas potncias.

Lmpadas de Vapor de Mercrio em Alta Presso Lmpadas de descargas com aparncia branco azulada, eficincia de at 55 lm/w, apresentadas em potncias de 80 a 1000W. Normalmente utilizadas na iluminao de vias pblicas e reas industriais. Lmpadas de Multivapores Metlicos So lmpadas que combinam iodetos metlicos, apresentando altssima eficincia energtica e excelente reproduo de cor. Sua luz, extremamente branca e brilhante, reala e valoriza espaos e ilumina com intensidade, alm de apresentar longa durabilidade e baixa carga trmica. Alta Potncia: Para a iluminao de grandes reas, com nveis de iluminncia elevados e, principalmente, em locais onde alta qualidade de luz primordial, as lmpadas de multivapores metlicos de 250 a 3500W so ideais. Apresentam durabilidade variada, com ndice de reproduo e cor de at 90, eficincia energtica de at 100 lm/w, temperatura de cor de 4000 a 6000K, em verses elipsoidais, tubulares e compactas. So indicadas para iluminao de estdios de futebol, ginsios poliesportivos, piscinas cobertas, indstrias, supermercados, salas de exposio, sales, sagues de teatros e hotis, fachadas, praas, monumentos, aeroportos, locais onde ocorrem filmagens e televisionamentos externos, a exemplo dos sambdromos. Baixa Potncia: Baseando-se nas caractersticas das lmpadas de multivapores metlicos de alta potncia, foram desenvolvidas as de baixa potncia de 70 a 400W, em verses compactas. Elas so apresentadas nos formatos tubular com base bilateral, bipino, elipsoidal e refletora. Todas, sem exceo, apresentam pequenas dimenses, alta eficincia, tima reproduo de cor, vida til longa e baixa carga trmica. Cada uma, dentro de sua caracterstica, recomendada tanto para uso interno como externo, na iluminao geral ou localizada. Ideais para shopping centers, lojas, vitrinas, hotis, stands, museus, galerias, jardins, fachadas e monumentos.

Lmpadas de Vapor de Sdio em Alta Presso Altssima eficincia energtica de at 130 lm/W, longa durabilidade e, consequentemente, longos intervalos para reposio, so sem dvida a garantia da mais econmica fonte de luz. Em verses tubulares e elipsoidais, estas lmpadas se diferem pela emisso de luz branca e dourada, indicada para iluminao de locais onde a reproduo de cor no um fator importante.

Amplamente utilizadas na iluminao externa, em avenidas, auto-estrada, viadutos, complexos virios etc., tm seu uso ampliado para rea industriais, siderrgicas e ainda para locais especficos como aeroportos, estaleiros, portos, ferrovias, ptios e estacionamentos. Lmpadas de Descarga em Alta Presso As modernas lmpadas de descarga em alta presso tm um princpio de funcionamento completamente diferente das incandescentes. Uma descarga eltrica entre os eletrodos leva os componentes internos do tubo de descarga a produzirem luz. Esta famlia de lmpadas funciona atravs do uso de reatores e, em alguns casos, s partem com o auxlio de ignitores. Os reatores so equipamentos auxiliares necessrios para manter a estabilizao da descarga eltrica. Os ignitores proporcionam picos de tenso da ordem de 5000 V., necessrios para o acendimento das mesmas. Dependendo do tipo, necessitam de 2 a 15 minutos para a estabilizao total do fluxo luminoso aps a partida. Consiste de uma grande famlia, diversificada no que diz respeito s caractersticas de luz, economia, potncia e durabilidade, o que garante de forma abrangente o uso em locais internos, externos ou situaes especiais.

Lmpadas Fluorescentes As lmpadas fluorescentes contm em seu interior vapor de mercrio e gases inertes. Com a passagem da corrente eltrica, os eltrons chocam-se com os tomos de mercrio. Com o choque, a energia transferida para os eltrons de mercrio, que iro passar para uma rbita superior em torno do tomo. Quando estes eltrons regressam sua rbita original, eles emitem energia na forma de radiao ultravioleta. A radiao ultravioleta convertida em luz visvel pela camada fluorescente que reveste a superfcie interna do bulbo. Lmpadas Fluorescentes Compactas Como prova do processo de inovao, existe hoje um a opo de substituio direta ou indireta para cada lmpada convencional disponvel

(muitas vezes obsoleta, dependendo do tipo de aplicao), que garante ganhos e vantagens adicionais. Neste contexto, surgiram as lmpadas fluorescente compactas. Foram incorporadas nestes produtos todas as caractersticas e tecnologia das lmpadas fluorescentes tubulares, consideradas de nova gerao, porm, na forma reduzida. Hoje, uma linha de lmpadas com design moderno, extremamente compacto e com diversidade capaz de atender as mais diferentes necessidades de aplicao, seja comercial, institucional, ou residencial. Quando comparadas s incandescentes comuns, apresentam as seguintes vantagens: . consumo de energia 80% menor, resultando em uma drstica reduo na conta de luz; . durabilidade dez vezes maior, implicando em uma enorme reduo nos custos de manuteno e reposio de lmpadas; . design moderno, leve e compacto; . aquecem menos o ambiente, representando uma forte reduo na carga trmica das grandes instalaes, proporcionando conforto e sobrecarregando menos os sistemas de ar condicionado; . excelente reproduo de cores, com ndice de 85, o que garante seu uso em locais onde fidelidade e valorizao dos espaos e produtos fundamental; . tonalidade de cor adequada para cada ambiente, obtida graas a tecnologia do p trifsforo, com opes de: 2700 K, com aparncia de cor semelhante s incandescentes e, portanto, indicadas para ambientes onde se deseja atmosfera aconchegante e tranqila, como residncias, hotis, restaurantes refinados etc. 4000 K, com aparncia de cor mais branca, indicada para ambientes ativos onde se pretende estimular a produtividade ou o consumo, como em restaurantes do tipo "fast food", lojas, shopping centers, escritrios, clubes, academia de ginstica, escolas, hospitais etc. Lmpadas Fluorescentes Tubulares Estas lmpadas so a clssica forma para uma iluminao econmica. A alta eficincia e a longa durabilidade garantem suas aplicaes nas mais diversas reas comerciais e industriais. As lmpadas fluorescentes emitem luz pela passagem da corrente eltrica atravs de uma gs. Esta descarga emite quase que totalmente radiao ultravioleta (invisvel ao olho humano) que, por sua vez, ser convertida em luz pelo p fluorescente que reveste a superfcie interna do bulbo. da composio deste p fluorescente que resultam as mais diferentes alternativas de cor de luz adequadas a cada tipo de aplicao. ele que determina a qualidade e a quantidade de luz, alm da eficincia na produo de cor.

A OSRAM possui hoje duas verses de lmpadas: . Fluorescente Comum - que apresenta eficincia energtica de at 70 lm/w, temperatura de cor variando entre 4100 K e 6100 K e ndice de reproduo de cor de 48 a 78. . Fluorescente Trifsforo - LUMILUX , com eficincia energtica de at 100 lm/w, temperatura de cor variando entre 4000 K e 6000 K e ndice de reproduo de cor de 85. A grande revoluo da fluorescente ao longo dos anos tem ficado por conta da reduo do dimetro. Quanto menor, maior a possibilidade do desenvolvimento tico dos refletores, permitindo melhor eficincia das luminrias. As verses tradicionais de lmpadas so produzidos em T12 (38mm) ou T10 (33mm), e as verses mais modernas, em T8 (26mm). O passo mais recente para otimizao global dos sistemas fluorescentes a total miniaturizao obtida com a verso FH T5 que, alm do dimetro de 16mm, teve uma reduo de 50mm no comprimento total. Compactao, aumento na eficincia energtica (104 lm/w), design mais leve e criativo, somado ao fato de terem sido desenhadas para operaes diretas em reatores eletrnico, so fatores que nos conduzem ao futuro. A performance desta famlia de lmpadas otimizada atravs da instalaes e modernos reatores eletrnicos - QUICKTRONIC - de alta frequncia, proporcionando grande economia, maior conforto e vida til mais longa. Lmpadas Halgenas As lmpadas halgenas so tambm consideradas incandescentes. Tm o mesmo princpio de funcionamento, porm foram incrementadas com a introduo dos gases halgenos que, dentro do bulbo, se combinam com as partculas de tungstnio desprendidas do filamento. Esta combinao, somada corrente trmica dentro da lmpada, faz com que as partculas se depositem de volta no filamento, criando assim o ciclo regenerativo do halgenio. O resultado uma lmpada com vantagens adicionais, quando comparada s incandescente: . . . . luz mais branca e uniforme durante toda vida; alta eficincia energtica, ou seja, mais luz com potncia menor ou igual; vida til mais longa, variando entre 2000 e 4000 horas; dimenses menores.

Em tenso de rede 127/220V - HALOLINE, HALOPAR ; Em baixa tenso: HALOSTAR, HALOSPOT , DECOSTAR .

Lmpadas Incandescentes As lmpadas incandescentes so radiadores trmicos. Consistem de um filamento de tungstnio alojado no interior de um bulbo de vidro, que preenchido com gs inerte, uma mistura de um gs inerte com nitrognio, ou vcuo. A corrente eltrica que passa pelo filamento aquece-o fazendo atingir temperaturas de at 3000C. Quando da passagem da corrente pelo filamento, os eltrons se chocam com os tomos de tungstnio e esta energia transformada, em forma de luz e calor. Luminncia Medida em cd/m2, a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfcie existente. Luz Luz uma radiao eletromagntica capaz de produzir sensao visual. Em outras palavras, a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiao com comprimento de onda entre 380 e 780 nm (nanmetros ), sendo uma parte do conhecido espectro de radiao eletromagntica. Ofuscamento Ofuscamento causa desconforto entre observadores e pode prejudicar a performance visual. Ele pode originar-se diretamente de lmpadas ou luminrias, ou indiretamente atravs de superfcies reflexivas. O ofuscamento depende da luminria, do tamanho da fonte de luz, do posicionamento dos mesmos em relao ao observador, do brilho do campo visual e do brilho da superfcie de fundo. Esforos especiais devem ser feitos no sentido de evitar ofuscamento reflexivo nas telas de computadores e terminais de vdeo. Potncia Consumida a energia eltrica consumida por uma fonte luminosa medida em watts (W). Para fontes que funcionam com auxlio de equipamentos (transformadores e reatores), deve-se considerar a potncia consumida pelos mesmos, somada potncia das lmpadas.

Temperatura de Cor Temperatura de Cor a grandeza que expressa a aparncia de cor da luz, sendo sua unidade o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca a cor da luz. A luz quente que tem aparncia de cor amarelada e a temperatura de cor baixa: (menor que 3000 K). A luz fria, ao contrrio, tem aparncia azul - violeta, com temperatura de cor elevada: (6000 K ou mais). A luz branca natural aquela emitida pelo sol em cu aberto ao meio dia, cuja temperatura de cor 5800 K. Vida Custo / Benefcio o nmero de horas atingido quando houve determinada depreciao do fluxo luminoso inicial do lote ensaiado, decorrente da depreciao do fluxo luminoso de cada lmpada e de suas respectivas queimas. Vida de uma Lmpada O conceito de vida de uma lmpada dado em horas, e definido por critrios pr estabelecidos, considerando sempre um grande lote testado sob condies controladas e de acordo com as normas pertinentes. Vida Mdia a medida aritmtica do tempo de durao de cada lmpada ensaiada. Vida Mediana o nmero de horas resultantes, onde 50% das lmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas.

Das könnte Ihnen auch gefallen