Sie sind auf Seite 1von 26

Manual Tcnico de Operao Andaime Suspenso Sistema de Cabo Passante

Rev: Fev/2010

Sumrio
01. O Andaime Suspenso KTB...............................................................03 02. Componentes do Andaime Suspenso KTB.......................................04 03. Dimenses das Plataformas.............................................................04 04. Peso e Capacidades dos Andaimes.................................................05 05. Opes de Montagem.......................................................................05 06. Montagem Plataformas.............................................................06 e 07 07. Guincho de Cabo Passante..............................................................08 08. Passando o Cabo..............................................................................09 09. Montagem do Guincho de Cabo Passante.......................................10 10. Descrio do Guincho de Cabo Passante........................................11 11. Trava-quedas....................................................................................12 12. Opes de instalaes..............................................................13 e 14 13. Manuteno Preventiva....................................................................15 14. Recomendaes de Instalao.................................................16 e 17 15. Norma Regulamentadora NR-18..................................18, 19, 20 e 21

01. O Andaime Suspenso KTB.


Os Andaimes Suspensos da KTB, so caracterizados por serem, portteis, pois suas plataformas so totalmente desmontveis, alm de serem versteis , proporcionando movimentaes rpidas e seguras, pois utilizam o novo sistema de guincho de cabo passante manual com freio absoluto. Sua utilizao corresponde a trabalhos verticais das construes, para efeito de reparos, pinturas, acabamentos, reformas, limpeza, dentre outros. Os Andaimes Suspensos da KTB so modulares podendo ser de 2m at 6m, com fcil montagem e utilizao, alm de proporcionar segurana a sua obra, pois possui um cabo auxiliar (para cada guincho) com sistema trava-queda automtico. Suas plataformas foram projetadas para proporcionar segurana pois esto de acordo com a norma NR-18. A capacidade mxima de carga de trabalho est limitada no Capitulo 4 deste manual. A Ktb Equipamentos no se responsabiliza pela montagem e fixao do andaime suspenso obra, pois estes devem ser realizados por pessoas habilitadas, fornecendo o laudo dos mesmos aceitos legalmente atestando a qualidade de seus servios. Nota: Entende-se como carga de trabalho, o somatrio de todos os produtos presentes na mesma (ferramentas, operrios, cargas, etc.)

03

02. Componentes do Andaime Suspenso KTB.


1- Fechamento Lateral 2- Fechamento Frontal 2m 3- Guincho de Cabo passante Manual 4- Fechamento Posterior 2m 5- Base 2m 6- Unio 7- Fechamento Frontal 3m 8- Fechamento Posterior 3m 9- Base 3m

03. Dimenses das Plataformas

Plataforma
2m 3m 4m 5m 6m

Dimenso A(mm)
2080 3080 4120 5120 6120

*Dimenso B(mm)
2030 3030 4070 5070 6070

* A dimenso B a distancia entre centro dos cabos.

04

04. Peso e Capacidades dos Andaimes


Tamanho
2m 3m 4m 5m 6m

Plataformas + Guinchos
166 Kg 182 Kg 270 Kg 286 Kg 302 Kg

Capacidade Homens + Cargas


534 Kg 518 Kg 430 Kg 414 Kg 398 Kg

Cada guincho manual pesa 23 Kg. Cada metro linear de cabo 5/16", pesa em media 0.24 Kg

05. Opes de Montagem


Abaixo segue as opes de montagens dos andaimes suspensos KTB. No permitido montar plataformas alm de 6m de comprimento.

05

06. Montagem Plataformas


Para iniciar a montagem da plataforma, encaixe o fechamento frontal e o fechamento posterior nos suportes existentes no fechamento lateral parafusando os mesmos nos encaixes superiores. Conforme ilustrao abaixo. (Parafuso M12-Classe 8.8)
Fechamento Lateral

Fechamento Posterior

Suportes

Fechamento Frontal

Em seguida encaixe o piso nos acoplamentos dos fechamentos frontal e posterior.

Base (Piso)

Logo aps o encaixo da base (piso) nos fechamentos frontal e posterior, necessrio colocar o ultimo fechamento lateral, do mesmo modo que no primeiro caso. Conforme ilustrao a seguir.

As plataformas modular da KTB, tem a opo de extender seu comprimento atravs do elemento unio. Para isso, repita todas as etapas anterior, porm no lugar do ultimo fechamento lateral, colocado o elemento unio , aps o mesmo, fixe a outra plataforma no sentido oposto.

Unio

07

07. Guincho do Cabo Passante


O guincho de cabo passante da KTB tem como acionamento duas manivelas, como mostra a ilustrao abaixo. No sentido anti-horrio temos uma razo de subida e no sentido oposto (horrio) temos a razo de descida.

No guincho de cabo passante da KTB, o freio automtico, ou seja, tanto na subida como na descida, para acionar o freio basta simplesmente parar de exercer atividade nas manivelas, o freio atua impedindo que haja retrocesso nas polias condutoras. O guincho de cabo passante possui em seu interior duas polias condutoras ligadas a uma engrenagem motora. O cabo de ao tracionado atravs destas duas polias gerando atrito juntos as roldanas de presso que exercem presso no cabo contra as ranhuras das polias. Uma das roldanas de presso, possui regulagem para aumentar a presso da mesma, melhorando assim a trao do guincho. Conforme ilustrao abaixo. Para tracionar mais a mola, basta apertar a borboleta localizada na lateral do guincho.

08

08. Passando o Cabo


Abaixo temos a ilustrao do cabo de trao e do cabo de segurana j posicionados no guincho, em ordem crescente acompanhe o percurso.

Para passar o cabo de segurana no trava-quedas necessrio que o mesmo seja inserido no orifcio do guia pressionando-o para afastar as esferas de frenagem. O cabo de trao entra na bucha do brao do freio no ponto 1, entra para dentro do guincho no ponto 2, no ponto 4, coloque o cabo entre a polia condutora e a proteo do cabo, acione as manivelas do guincho no sentido anti-horrio, o guincho comear a puxar o cabo passando pelos pontos 5, 6, 7, 8, 9, 10, aps isso com o auxilio do operador guiar o cabo at o mesmo sair pelo o outro orifcio do guincho.

09

9. Montagem do Guincho do Cabo Passante


A fixao dos guinchos manuais nas plataformas devem ser realizada por dois parafusos M12x80 classe 8.8(resistencia). O tipo de cabo utilizado tanto no guincho para traciona-lo como no trava-quedas deve ser de diametro 5/16" tipo 6x19 AF. Veja as ilustraes.

Parafusos

10

10. Descrio do Guincho do Cabo Passante


1- Cj. caixa (carcaa) 2- Block Stop (anti-queda) 3- Polia Condutora 4- Fixador polia condutora 5- Rolamento 6- Anel 7- Protetor do Cabo 8- Cj. Roldana de presso Reg. 9-******** 10- Reg. roldana de presso 11- Mola fixa 12-****** 13-****** 14- Engrenagem motora 15-****** 21- Manivela acionadora 22- Brao acionador travaquedas 23- Roldana de presso 26- Caixa freio automtico 32- Tampa da caixa 33- Mola com regulagem OBS: Os demais nmeros corresponde a detalhes especficos, no havendo necessidade de cita-los.

11

11. Trava-quedas
O trava quedas tem como objetivo, interromper a queda do andaime no caso do cabo principal (cabo de trao do guincho) vier romper. Veja detalhes do trava quedas na ilustrao abaixo. 01- Fixao do Block Stop 02- Batente 03- Esferas do freio 04- Mola de acionamento 05- Anel fixador 06 Arruela fixadora

Quando o cabo principal encontra-se tencionado, o brao acionador do trava-quedas, empurra o batente para a posio inferior, ou seja, para baixo, caso ocorra o rompimento do cabo principal, o brao acionador para de tencionar o trava-quedas, assim a mola de acionamento que encontra-se dentro do trava-quedas, empurra o batente para cima, fazendo com que as esferas travem o cabo de segurana. Alm de impedir a queda do andaime por rompimento do cabo principal, o block stop atua tambm como sistema de anti-inclinao do andaime, ou seja, no momento que um guincho estiver desalinhado com o outro, o brao de acionamento de trava-quedas acionar, evitando assim a continuidade do desalinhamento, o mesmo trabalha

12

12. Opes de instalaes


A ancoragem dos andaimes suspensos manuais, pode ser feita por meio de vigas, afastadores, dentre outras estruturas metlicas desde que as mesmas suportem tres vezes mais o esforo do andaime. De acordo com a NR-18, qualquer tipo de ancoragem feita para sustentar o andaime, deve ser elaborada atravs de projetos, junto ao acompanhamento de um profissinal habilitado, gerando assim um laudo do mesmo.

Com isso, a KTB Equipamentos, no se responsabiliza por erros de montagem e fixao do andaime, as informaes contidas neste manual so mtodos usuais, no dispensando a avaliao de um profissinal tecnico.
Para um bom funcionamento e segurana deve-se seguir a tabela abaixo em relao a distancia dos elementos de sustentao do andaime. Lembramos que o mtodo fornecido pela KTB Equipamentos o de utilizao de afastadores de paredes.

Plataforma
2m 3m 4m 5m 6m

*Dimenso B(mm)
2030 3030 4070 5070 6070

* Dimenses B equivalem o entre centros dos cabos

13

Instalao com sistema de afastador


O afastador fornecido pela KTB Equipamentos tem como finalidade afastar o cabo de ao na medida correta, necessrio monta-lo antes de fixar os cabos. Conforme a NBR 6494, o afastador deve ser fixado na mureta de alvenaria, com um cabo de ao, amarrado com trs clipes, a um ponto fixo (como um pilar).

Colocao de contrapesos
Para que os cabos de aos, tanto do trava-quedas como os de trao do guincho de cabo passante, fiquem esticados, gerando um bom funcionamento dos mesmos, deve-se colocar contrapesos em suas extremidades prximas ao solo (aproximadamente 10 Kg).

14

13. Manuteno Preventiva * Diria


1. Verificar se a posio do cabo de trao encontra-se devidamente entre as polias condutoras; 2. Verificar se o cabo de trava-quedas encontra-se em sua devida posio; 3. Verificar o acionamento do trava-quedas. 4. Inspecionar o interior do guincho visualmente, especificamente suas engrenagem; 5. Testar o freio automtico do guincho; 6. Inspecionar os cabos de trao e de segurana; 7. Ao movimentar o guincho, observar, rudos em seu interior;

* Quinzenal
8. Retirar a proteo do sistema de freio absoluto, e colocar graxa de alta densidade em seu mecanismo. Este procedimento deve ser feito a

* Mensal
9. Limpeza geral (guincho, trava quedas, etc.); 10. Verificar rudos no mecanismo do guincho, indicando ]rolamentos defeituosos; 11. Verificao geral em todo o equipamento, principalmente nos cordes de soldas se no h sinal de oxidao (ferrugem); 12. Verificao detalhado dos cabos de aos; 13. Verificar se no h parafusos ou porcas sem aperto; 14. Realizar um inspeo visual em todas as engrenagens e no sistema de freio absoluto, se necessitar substitui-las.

15

14. Recomendaes de instalao


* O sistema de ancoragem (fixao) do andaime deve ser projetado e acompanhado por um profissional responsavel habiiltado (engenheiro)

A KTB Equipamentos no se responsabiliza por erros nas montagens e pela ancoragem do andaime em sua utilidade;
* O elemento estrutural que fixar os cabos dos andaimes deve suportar tres vezes mais a fora de trabalho; * Manter sempre o andaime nivelado em relao ao solo, no trabalhando sob inclinao, evitando assim uma sobrecarga nos guinchos; * Respeitar a tabela da capacidade do andaime, dividindo o peso uniformemente sobre o mesmo; * Em caso de montagem, desmontagem e manuteno, o andaime deve ser interditado, com excesso da equipe tecnica; * proibida a utilizao de equipamentos de elevaes (escadas, etc.) dentro da rea de trabalho do andaime; * proibida a retirada de qualquer dispositivo de segurana do andaime; * Os engates das plataformas devem ser fixado com todos os parafusos, no descartando nenhum; * Nunca deve-se permitir a utilizao do andaime por uma nica pessoa, pois pode haver a necessidade de auxilio em caso de emergencia; * Verificar diriamente avarias nos cabos, substituindo-os se for

* Sempre proteger os cabos das quinas, pois as mesmas podem danificar os cabos; * No usar lubrificantes nos cabos; 16

* Os equipamentos de segurana individuais, devem ser sempre utilizados, tendo os mesmos em bom estado, sendo de inteira responsabilidade de seus operadores;

* Verificar diriamente a fixao e o funcionamento do guincho e do trava-quedas; * Verificar se os cabos no se interlaaram; * Verificar o funcionamento do trava-quedas individual do operador, junto com a inspeo de seu cabo; * Verificar os encaixes das plataformas (Fechamento lateral, posterior, frontal e base) junto com seus parafusos de fixao; * Amarrar as ferramentas de trabalho manuais. * Evitar acumulo de materias no andaime; * Verificar ruidos no equipamento, se acorrer, solicitar o responsavel pela manuteno.

17

15. Norma Regulamentadora NR-18 (andaimes suspenso)


18.15 Andaimes e Plataformas de Trabalho 18.15.1 O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos. 18.15.3 O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. 18.15.4 Devem ser tomadas precaues especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentao de andaimes prximos s redes eltricas. 18.15.5 A madeira para confeco de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar ns e rachaduras que comprometam a sua resistncia, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeies. 18.15.5.1 proibida a utilizao de aparas de madeira na confeco de andaimes. 18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme subitem 18.13.5, com exceo do lado da face de trabalho. 18.15.7 proibido retirar qualquer dispositivo de segurana dos andaimes ou anular sua ao. 18.15.8 proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. 18.15.9 O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura. ANDAIMES SUSPENSOS 18.15.30 Os sistemas de fixao e sustentao e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, devero ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. 18.15.30.1 Os andaimes suspensos devero ser dotados de placa de identificao, colocada em local visvel, onde conste a carga mxima de trabalho permitida. 18

18.15.30.2 A instalao e a manuteno dos andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob superviso e responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado obedecendo, quando de fbrica, as especificaes tcnicas do fabricante. 18.15.30.3 Deve ser garantida a estabilidade dos andaimes suspensos durante todo o perodo de sua utilizao, atravs de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos especficos para tal fim. 18.15.31 O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo praquedista, ligado ao trava-quedas de segurana este, ligado a caboguia fixado em estrutura independente da estrutura de fixao e sustentao do andaime suspenso. 18.15.32 A sustentao dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metlicas de resistncia equivalente a, no mnimo, trs vezes o maior esforo solicitante. 18.15.32.1 A sustentao dos andaimes suspensos somente poder ser apoiada ou fixada em elemento estrutural. 18.15.32.1.1 Em caso de sustentao de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificao, essa dever ser precedida de estudos de verificao estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado. 18.15.32.1.2 A verificao estrutural e as especificaes tcnicas para a sustentao dos andaimes suspensos em platibanda ou beiral de edificao devero permanecer no local de realizao dos servios. 18.15.32.2 A extremidade do dispositivo de sustentao, voltada para o interior da construo, deve ser adequadamente fixada, constando essa especificao do projeto emitido. 18.15.32.3 proibida a fixao de sistemas de sustentao dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro meio similar. 18.15.32.4 Quando da utilizao do sistema contrapeso, como forma de fixao da estrutura de sustentao dos andaimes suspensos, este dever atender as seguintes especificaes mnimas:

19

a) ser invarivel (forma e peso especificados no projeto); b) ser fixado estrutura de sustentao dos andaimes; c) ser de concreto, ao ou outro slido no granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelvel em cada pea; e, d) ter contraventamentos que impeam seu deslocamento horizontal. 18.15.33 proibido o uso de cabos de fibras naturais ou artificiais para sustentao dos andaimes suspensos. 18.15.34 Os cabos de suspenso devem trabalhar na vertical e o estrado na horizontal. 18.15.35 Os dispositivos de suspenso devem ser diariamente verificados pelos usurios e pelo responsvel pela obra, antes de iniciados os trabalhos. 18.15.35.1 Os usurios e o responsvel pela verificao devero receber treinamento e manual de procedimentos para a rotina de verificao diria. 18.15.36 Os cabos de ao utilizados nos guinchos tipo catraca dos andaimes suspensos devem: a) ter comprimento tal que para a posio mais baixa do estrado restem pelo menos 6 (seis) voltas sobre cada tambor; e, b) passar livremente na roldana, devendo o respectivo sulco ser mantido em bom estado de limpeza e conservao. 18.15.37 Os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados edificao na posio de trabalho. 18.15.38 proibido acrescentar trechos em balano ao estrado de andaimes suspensos. 18.15.39 proibida a interligao de andaimes suspensos para a circulao de pessoas ou execuo de tarefas. 18.15.40 Sobre os andaimes suspensos somente permitido depositar material para uso imediato. 18.15.40.1 proibida a utilizao de andaimes suspensos para transporte de pessoas ou materiais que no estejam vinculados aos servios em execuo. 18.15.41 Os quadros dos guinchos de elevao devem ser providos de dispositivos para fixao de sistema guardacorpo e rodap, conforme subitem 18.13.5. 18.15.41.1 O estrado do andaime deve estar fixado aos estribos de apoio e o guarda-corpo ao seu suporte. 20

18.15.42 Os guinchos de elevao para acionamento manual devem observar os seguintes requisitos: a) ter dispositivo que impea o retrocesso do tambor para catraca; b) ser acionado por meio de alavancas, manivelas ou automaticamente, na subida e na descida do andaime; c) possuir segunda trava de segurana para catraca; e, d) ser dotado da capa de proteo da catraca. 18.15.43 - A largura mnima til da plataforma de trabalho dos andaimes suspensos ser de 0,65 m (sessenta e cinco centmetros). 18.15.43.1 - A largura mxima til da plataforma de trabalho dos andaimes suspensos, quando utilizado um guincho em cada armao, ser de 0,90m (noventa centmetros). 18.15.43.2 Revogado pela Portaria SIT n. 15, de 10 de abril de 2006) 18.15.43.3 Os estrados dos andaimes suspensos mecnicos podem ter comprimento mximo de 8,00 (oito metros). 18.15.44 Quando utilizado apenas um guincho de sustentao por armao obrigatrio o uso de um cabo de segurana adicional de ao, ligado a dispositivo de bloqueio mecnico automtico, observando-se a sobrecarga indicada pelo fabricante do equipamento.

21

MANUAL DE OPERAO
Balancim Individual Manual do Tipo Cadeirinha Modelo Cabo Passante

Balancim Individual Manual KTB


O Balancim Individual Manual KTB um equipamento para movimentaes verticais realizadas atravs do guincho de cabo passante, possui freio instantneo e sistema antiqueda (Bloq-Stop KTB). Indicado para utilizao em locais onde no possvel a utilizao de Andaimes.

DESCRIO: Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE B Cabo de Ao: 6x19 AF Carga Mxima: 120kg (sem cabo) Acessrios de Segurana Recomendados: Corda, trava automtica, cinto de segurana, cinto pra-quedista, trava-quedas. CARACTERSTICAS ESPECIAIS: Conforme a NR-18, todos os balancins manuais possuem placa de identificao na parte interna da tampa, com fcil acesso. O balancim manual modelo de cabo passante possui freio instantneo e sistema antiqueda. Os equipamentos de EPI no so fornecidos pela KTB. CARACTERSTICAS DO CABO DE AO: Dimetro de Tipo 6x19 AFD TRD

Carga de trabalho: 448 kgf Carga de ruptura: 2240 kgf F.S: 5:1 APLICAES: Utilizado em servios de revestimento externos, pinturas, acabamentos e limpeza em geral, servios rpidos onde no h necessidade ou disponibilidade para instalar Andaimes Suspensos. INSTALAO: As normas NBR 14.626, 14.627, 14.628 e 14.751 da ABNT exigem que os cabos e cordas das cadeiras e trava-quedas sejam fixados em pontos com resistncia de no mnimo 1.500kg. A corda deve ser fixada obrigatoriamente em um ponto diferente do fixado o cabo de ao. As normas internacionais determinam que todos os suportes estabilizados por contrapesos, com simples encaixe ou grampos de aperto possuam ancoragem em ponto resistente (mnimo de 1.500kg) por meio de corrente ou cabo de ao. FIXAO DIRETA (sem uso de suportes): Nesse caso no h distancia entre os cabos e a fachada, sendo possvel a movimentao da cadeira com facilidade do solo ao penltimo andar. As cordas devem ser protegidas da quina da parede por meio de material flexvel, tipo borracha. Os cabos de ao no devem ser apoiados diretamente nas quinas, mesmo com proteo tipo borracha, visto que sofrem deformao permanente e ficam com a resistncia comprometida. Para sua correta fixao necessrio usar corrente ou outro cabo de ao (com dimetro maior) ligados por meio de mosqueto ou manilhas. FIXAO INDIRETA (com uso de suportes): Utilizando-se suportes que deixam os cabos distanciados cerca de 30cm da fachada, possvel movimentar-se com facilidade do solo ao ltimo andar. AFASTADOR: O afastador fornecido pela KTB Equipamentos do modelo apresentado na figura abaixo (figura 1). Este deve ser apoiado do lado da fachada desde que este suporte ao menos 1.500kg. O cabo de ao de fixao para o gancho, esticado deve ser passado pelo buraco na parte final do afastador (figura 2 - parte que fica para dentro de prdio e preso estrutura que deve tambm suportar 1.500kg). O cabo de ao da cadeirinha passa pelo afastador atravs da canaleta (figura 2) existente na parte posterior do mesmo e deve ser fixado em outro ponto que tambm suporte 1.500kg, ponto diferente do utilizado para fixar o gancho. A outra extremidade do cabo de ao que sustenta a cadeirinha deve ficar enrolado no carretel manual posicionado no cho de forma que o cabo fique na posio vertical. A corda do cinto pra-quedista passa pelo gancho e deve ser fixada em um terceiro ponto diferente dos demais utilizados.

PASSANDO O CABO: Para passar o cabo no equipamento primeiro passe o cabo trava-quedas (bloq-stop), aps coloque o cabo no ponto 1 conforme mostra a figura abaixo, acione o guincho no sentido horrio para que o mesmo comece a puxar o cabo, fazendo assim o mesmo sair pelo ponto 2. Aps passar o cabo pelo guincho, antes de tencion-lo totalmente, coloque o cabo nas roldanas guias do brao de fora atravs do rasgo lateral.

Aps a instalao devidamente supervisionada por um profissional capacitado o operador dever acionar o comando do guincho no sentido horrio para a subida e no sentido antihorrio para a descida, o equipamento deve se deslocar de maneira suave. IMPORTANTE: O operador do Balancim Individual Manual deve utilizar cinto de segurana tipo pra-quedista, ligado a um trava-queda em corda guia independente conforma a NR18.

Colocao de contrapeso: Para que o cabo de ao de trao do guincho de cabo passante, fique esticado, gerando um bom funcionamento do mesmo, deve-se colocar contrapeso em sua extremidade prxima ao solo (mnimo de 10 Kg).
SEGURANA: A instalao da cadeirinha, incluindo a escolha da maneira de fixao do suporte, de responsabilidade do engenheiro responsvel pela obra. obrigatrio o uso de trava-quedas e cinto pra-quedista, bem como outros sistemas de segurana para os trabalhos em alturas previstos na NR-18. Sempre verificar se o cinto pra-quedista est bem colocado e preso ao operador e se o travaquedas esta colocado na corda de forma que este trave na descida brusca e permita a subida e a descida suaves. Sempre que se for iniciar a utilizao do equipamento, verificar se o cabo de ao e a corda esto bem fixadas. MANUTENO PREVENTIVA: Verificar ao longo do cabo de ao se o mesmo no apresenta danos; Todos os dias apertar bem todos os parafusos, inclusive os da braadeira e dos clips que prendem o cabo de ao; Verificar se o gancho est bem preso; Verificar se o cabo no esta frouxo dentro do carretel.

Das könnte Ihnen auch gefallen