Sie sind auf Seite 1von 5

Fichamento do captulo I da obra tica Prtica, Peter Singer

Itens Indicao bibliogrfica Tipo de obra Ano da Publicao Editora Nmero de pginas Ttulo da obra Ttulo original Ttulo do captulo Autor Tradutor Contedo da obra Tema Ideias principais

Contedo

Captulo de livro 1994 (edio utilizada) 1979 (publicao original) Martins Fontes 15 pginas (Captulo I) tica prtica Practical Ethics Captulo I: Sobre a tica Peter Singer Jefferson Luiz Camargo

Filosofia Introduo tica aplicada: tica prtica O que a tica no No que consiste a tica (uma concepo) Aspecto universal da tica Dilogo com o utilitarismo para uma concepo de tica Abordar questes preliminares sobre o tema Estabelecer pressupostos fundamentais da obra Apresentar uma dada concepo de tica

Objetivos principais Resumo e citaes Introduo

No trecho inicial do captulo em questo, o autor pretende apresentar os objetivos do livro e desse excerto primeiro da obra. A compreenso tica que ele traz visa aplicao da tica (ou da moralidade, como sinnimo) s questes e

situaes prticas da vida humana. Antes de chegar a essa temtica, porm, Singer apresenta algo sobre a tica em si. Seu intuito apresentar os pressupostos e uma ideia sobre tica em que se basear o restante de sua dissertao.
Portanto, o primeiro captulo prepara o cenrio em que vai se desenrolar o restante do livro (...). No disponho do espao para o exame de todas as diferentes concepes da tica que possam estar em conflito com aquela que vou defender (...), este captulo servir para dar a conhecer os pressupostos sobre os quais se fundamenta o restante do livro. (SINGER, 1994, p. 9)

O que a tica no

Primeiro aspecto

Nesse trecho, Singer propem a desconstruo de algumas ideias comuns e, segundo ele, errneas acerca da moralidade. Muitas vezes, essas concepes no esto apenas equivocadas, mas so tambm limitadas para uma compreenso apropriada da tica.

A tica no consiste em proibies sexuais. O autor acredita que o sexo no coloca questes morais especficas, particulares a essa temtica. Desse modo, Segundo aspecto todo tipo de moralidade ligada ao sexo pode ser aplicada a outras situaes prticas. O presente livro passa ao largo da discusso da moral sexual. H problemas ticos mais importantes a serem considerados. (SINGER, 1994, p. 10) A tica no um sistema terico ideal que no pode ser aplicado prtica. Singer afirma que qualquer sistema tico que no pode ser praticado fundamentalmente falho, pois essa sua proposta primordial.
O contrrio dessa afirmao est mais prximo da verdade: um juzo tico que no bom na prtica deve ressentir-se tambm de um defeito terico, pois a questo fundamental dos juzos ticos orientar a prtica. (SINGER, ibidem)

Terceiro aspecto

Quarto aspecto

A tica no compreensvel apenas no contexto religioso. O autor diz que se afastar desse tema por considerar que a compreenso do bem pelos testas e a obedincia ao cdigo moral religioso por interesse prprio (recompensa

na eternidade de bem-aventurana) so ideias que se afastam da sua concepo de moral. A tica no relativa ou subjetiva. O autor admite que a moralidade possa ser relativa em uma ideia consequencialista em que as circunstncias levam a escolhas distintas sobre o mesmo tema. Entretanto, esse um relativismo superficial, que no negaria o estabelecimento de princpios universais. A principal forma de relativismo (acerca das diferentes sociedades) se estabelece no sculo XIX, devido ao contato com culturas e prticas morais distintas daquelas convencionadas na Europa. Nesse contexto, surgem propostas relativas ideia de que um juzo moral no objetivamente vlido, mas apenas reflexo dos costumes de uma dada sociedade. Posteriormente, os marxistas buscam associar esse juzo classe dominante. Outra crtica seria a incapacidade do relativista de explicar o no-conformista, aquele que no concorda e age diferentemente de alguma regra moral convencionada na sociedade em que vive. Ele estaria sempre incorrendo em erro, mesmo que racionalmente compreendesse aquela regra de seu contexto social como imoral. O subjetivismo, segundo o autor, determina a incapacidade de explicar a divergncia tica entre quaisquer sujeitos que entrem em conflito sobre algum tema.
O que era verdadeiro para o relativista quanto s divergncias entre pessoas de sociedades diferentes , para o subjetivista, verdadeiro a respeito das divergncias entre duas pessoas quaisquer. (SINGER, 1994, p. 15)

O que a tica : uma concepo

Singer aborda ainda o papel da razo na tica. O alcance dos juzos ticos no se d seno pela atividade racional o que afasta a mera intuio de fatos ticos estranhos, externos. Desse modo, ele admite a existncia de um raciocnio tico. Justificativa para os juzos morais
Essa questo do papel que a razo pode representar na tica o ponto crucial colocado pela afirmao de que a tica subjetiva. A inexistncia de uma misteriosa esfera de fatos ticos objetivos no implica a inexistncia do raciocnio tico. (SINGER, 1994, p. 16)

Nesse trecho, o autor pretende planear um conceito de

Universalidade

tica que prope uma funo crucial para a razo nas decises morais. Com esse intuito, Singer engendra um raciocnio de comparao entre diferentes sociedades em que o parmetro para que seja possvel considerar seu padro de costumes e prticas como tico a possibilidade de justific-lo apropriadamente. A ideia de viver de acordo com padres ticos est ligada ideia de defender o modo como se vive, de dar-lhe uma razo de ser, de justific-lo. (SINGER, 1994, p. 18) Se no existir justificativa, so apenas princpios morais convencionais. Singer disserta ainda sobre a natureza dessa justificativa. Ela deve ser marcada por concepes de princpios ticos com bases amplas, que considerem a universalidade dessa postura e se afastem do simples interesse pessoal.
Para serem eticamente defensveis, preciso demonstrar que os atos com base no interesse pessoal so compatveis com princpios ticos de bases mais amplas, pois a noo de tica traz consigo a ideia de alguma coisa maior que o individual. (SINGER, 1994, p. 18)

Perspectiva utilitarista

Aps apresentar diversas caracterizaes do que a tica em vrios autores, Singer ressalta um trao comum entre elas: a perspectiva universal.
Todas concordam que a justificao de um princpio tico no se pode dar em termos de qualquer grupo parcial ou local. A tica se fundamenta num ponto de vista universal, o que no significa que um juzo tico particular deva ser universalmente aplicvel (...). Ao emitirmos juzos ticos, extrapolamos as nossas preferncias e averses. (SINGER, 1994, p. 19 e 20)

Entretanto, o autor tambm admite que vrias teorias acerca da tica, convergentes no que concerne universalidade, podem ser absolutamente conflituosas. Desse modo, como uma soluo, Singer sugere a adoo de um pensamento utilitrio como melhor possibilidade para se alcanar uma postura da moralidade universal. Seu consequencialismo utilitarista fica evidente no trecho:
(...) Pelo menos em algum nvel de meu raciocnio moral devo escolher o curso de ao que tem as melhores consequncias para todos os afetados, e faz-lo depois de

examinar todas as alternativas possveis. (SINGER, 1994, p. 21)

Apesar de propor um raciocnio tico que se comunica diretamente com o utilitarismo, Singer destaca que seu pensamento possui algumas peculiaridades que o distinguem da forma utilitria clssica. Essa particularidade residiria na preocupao com os interesses de todos sobre os quais incidiriam uma tomada de deciso pautada pela tica.
O modo de pensar que esbocei uma forma de utilitarismo. Defere do utilitarismo clssico pelo fato de melhores consequncias ser compreendido como o significado de algo que, examinadas todas as alternativas, favorece os interesses do que so afetados, e no como algo que simplesmente aumenta o prazer e diminui o sofrimento. (SINGER, 1994, p. 22)

Singer encerra o captulo com a ideia de que seu argumento a favor do utilitarismo provisrio e que se inclina a mant-lo. No entanto, no pretende consider-lo como a nica via para compreenso da tica e levar em conta outras concepes.

Das könnte Ihnen auch gefallen