Sie sind auf Seite 1von 4

Consideraes introdutrias O processo legislativo consiste nas regras procedimentais (sequencia de atos realizados), constitucionalmente previstas, para a elaborao

das espcies normativas, regras estas a serem criteriosamente observadas pelos atores envolvidos no processo. Nesse sentido que o art. 59 da CF/88 estabelece que o processo legislativo envolver a elaborao das seguintes espcies normativas: I emendas Constituio; II leis complementares; III leis ordinrias; IV leis delegadas; V medidas provisrias; VI decretos legislativos; VII resolues. Regulamentando o pargrafo nico do art. 59 da CF/88, a LC n. 95/98, alterada pela LC n. 107/2001, disps sobre as tcnicas de elaborao, redao, alterao das leis, bem como sua consolidao, e de outros atos normativos. Estruturada dentro da organizao poltica brasileira, o Poder Legislativo est presente, alm da esfera federal, nos Estados e Municpios, deste modo:

Esfera Federal: Congresso Nacional (Cmara dos Deputados + Senado Federal) atuam os deputados federais e senadores, respectivamente; Esfera Estadual: Assembleia Legislativa mbito dos deputados estaduais; Esfera Distrital (Distrito Federal): Cmara Legislativa atuao dos deputados distritais; Esfera Municipal: Cmara Municipal reservada aos vereadores;

So estes os componentes do Poder Legislativo, e, do mesmo modo que o Congresso ir elaborar leis na esfera federal, os outros entes deste podero elaborar leis dentro do espao que lhes cabvel. Como o Congresso Nacional se desdobra em Cmara dos Deputados e Senado Federal, dizemos que o sistema legislativo federal bicameral, sendo que os dois recebem auxlio tcnico do Tribunal de Contas da Unio (TCU), de modo que as leis elaboradas estejam em sintonia com a receita acumulada pelo poder pblico. Considera-se a cmara representativa direta do povo, enquanto que os senadores so interpretados como representantes dos Estados. Quando estudamos as regras sobre controle de constitucionalidade, apontamos que uma espcie normativa poderia apresentar um vcio formal (subjetivo ou objetivo) ou um vcio material; vcios esses caracterizados da inconstitucionalidade. O vcio formal diz respeito ao processo de formao de lei (processo legislativo), cuja mcula pode estar tanto na fase de iniciativa (vcio formal subjetivo) como nas demais fases do processo de formao da lei (vcio formal objetivo, por exemplo, desrespeito ao quorum de votao). J o vcio material refere-se ao contedo da espcie normativa, matria por ela tratada.

Em decorrncia de todos esses detalhes que se estabelece um controle prvio ou preventivo, realizado no s pelo Legislativo (Comisses de Constituio e Justia) como, tambm, pelo Executivo (por meio de veto), sem falar, claro, do controle repressivo, ou posterior, cujo objeto a lei ou ato normativo ( j constitudos), sendo realizado pelo sistema difuso ou concentrado (lembrando que o controle de constitucionalidade no Brasil jurisdicional misto). A elaborao das leis passar por um processo deveras complexo, que inclui:

iniciativa; discusso; votao; aprovao; sano ou veto; promulgao; publicao;

O processo legislativo ento ter incio com um projeto de lei, em uma das casas, seja cmara ou senado, que ser considerada deste ponto de vista, a casa iniciadora. Presidente da Repblica, Supremo Tribunal Federal e tribunais superiores, Procurador Geral da Repblica, deputados e cidados em geral entram com seus projetos obrigatoriamente pela cmara. J senadores e membros de Assembleia Legislativa encaminham seus projetos ao senado. Na casa iniciadora, o projeto passa por anlise tcnica, material e formal feita por uma das 16 comisses da casa (no caso da cmara; no senado, so 07). Passada esta fase, o projeto de lei votado em plenrio, e se rejeitado, ser arquivado; se aprovado, ir para a casa revisora. Na casa revisora, se rejeitado, ser arquivado; em caso de emendas, devolvido para a apreciao da casa iniciadora; se aprovado, enviado ao Presidente da Repblica para sano ou veto. Ao presidente cabo aprovar, ou vet-lo total ou parcialmente (no sendo permitido o veto de palavras soltas); o veto deve ser feito at 15 dias, e ser embasado juridicamente; mas este pode ser derrubado em at 30 dias pelo Congresso. Derrubado o veto, o projeto encaminhado ao presidente, para promulgao. Caso o presidente se recuse a promulgar, o Presidente do Senado poder assinar em seu lugar. Para descrever o processo legislativo e suas diversas etapas, didaticamente, comearemos pelo processo de elaborao das leis ordinrias, por ser o mais complexo de todos, juntamente com o processo de elaborao das leis complementares, cujas diferenas, como veremos, so poucas. Posteriormente, quando estivermos tratando das demais espcies normativas, apontaremos as peculiaridades que as individualizam.

Esquema do processo legislativo das leis ordinrias e complementares

geral concorrente privativa

Iniciativa

popular conjunta

art. 67 Parlamentar ou extraparlmanetar deliberao parlamentar discusso votao sano veto

Constitutiva
deliberao executiva promulgao

Complementar
publicao

Fase de iniciativa

Bibliografia PASSOS, Edilenice. O Sistema Legislativo Brasileiro. Disponvel em: <http://www.infolegis.com.br/Guiaprt.htm#sistemalegislativobrasileiro>. Acesso em: 13 set. 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen