Sie sind auf Seite 1von 15

Exerccios de Histria (Idade Contempornea) sobre Iluminismo

1) (FEI-1996) "Descentralizao poltica e administrativa, unidades de produo autnomas e auto-suficientes e mode-obra servil", so caractersticas: a) do regime feudal. b) do sistema capitalista. c) do socialismo. d) do escravismo antigo. e) da dominao colonial no Brasil.

a) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribua aos reis o direito divino de manter a ordem social. b) Filia-se ao pensamento cristo, por atribuir a todos os homens uma condio de submisso semelhante escravatura. c) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravido praticada na Amrica, ao longo do sculo XIX. d) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogesto. e) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

2) (UFV-1996) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, conseqentemente interveno do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produo, circulao e venda. Considera que o homem, enquanto indivduo, deve desfrutar de todas as satisfaes, no se submetendo seno aos limites da Razo. Cr no Progresso como sendo resultado de um fenmeno natural e decorrente da livreconcorrncia que, ao estimular as atividades econmicas, a nica forma aceitvel de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens. O trecho acima pode ser considerado uma sntese dos valores constitutivos da ideologia poltica intitulada: a) Catolicismo Social. b) Socialismo Utpico. c) Socialismo Cientfico. d) Liberalismo. e) Anarquismo.

5) (ENEM-2003)

3) (Fuvest-2003) Da Independncia dos Estados Unidos (1776), da Revoluo Francesa (1789) e do processo de independncia na Amrica Ibrica (1808-1824), pode-se dizer que todos esses movimentos a) decidiram implementar a abolio do trabalho escravo e da propriedade privada. b) tiveram incio devido presso popular radical e terminaram sob o peso de execues em massa. c) conseguiram, com o apoio da burguesia ilustrada, viabilizar a revoluo industrial. d) adotaram idias democrticas e defenderam a superioridade do homem comum. e) sofreram influncia das idias ilustradas, mas variaram no encaminhamento das solues polticas. 4) (FGV-2003) O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, no se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenes. J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in Os Pensadores. So Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22 A respeito da citao de Rousseau, correto afirmar:

Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datao da Terra de natureza a) cientfica no primeiro e mgica no segundo. b) social no primeiro e poltica no segundo. c) religiosa no primeiro e cientfica no segundo. d) religiosa no primeiro e econmica no segundo. e) matemtica no primeiro e algbrica no segundo.

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

6) (Mack-1998) Sobre o iluminismo, correto afirmar que: a) Criticava o mercantilismo, a limitao ao direito propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivduos. b) Acreditava na prtica do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais. c) Consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influncia da Igreja Catlica sobre a sociedade, atravs da educao. d) Defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resqucios feudais ainda existentes. e) Propunha a criao de monoplios estatais e a manuteno da balana de comrcio favorvel, para assegurar o direito de propriedade.

a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania poltica eram iguais para todos os grupos sociais e tnicos. b) propunha o princpio poltico que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrtico. c) apoiava uma poltica para o Estado, submetida aos princpios da escolha dos dirigentes da nao, por meio do voto universal. d) acreditava, como os demais filsofos do Iluminismo, na revoluo armada como nico meio para a deposio de monarcas absolutistas. e) defendia, como a maioria dos filsofos iluministas, os princpios do liberalismo poltico que se contrapunham aos regimes absolutistas.

7) (ENEM-2003) Observe as duas afirmaes de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravido: A escravido no boa por natureza; no til nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; quele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hbitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colrico, voluptuoso, cruel. Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da Amrica, tiveram que escravizar os da frica para utiliz-los para abrir tantas terras. O acar seria muito caro se no fizssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu, O esprito das leis.) Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu, a) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa. b) a poltica econmica e a moral justificaram a escravido. c) a escravido era indefensvel de um ponto de vista econmico. d) o convvio com os europeus foi benfico para os escravos africanos. e) o fundamento moral do direito pode submeter-se s razes econmicas.

9) (FEI-1994) A famosa frase atribuda a Luis XIV: "O Estado sou eu", define: a) o absolutismo; b) o iluminismo, c) o liberalismo; d) o patriotismo do rei; e) a igualdade democrtica.

10) (UFMG-1997) Assinale a alternativa que apresenta a concepo de trabalho de Adam Smith. a) A diviso do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos. b) A maior produtividade pressupe a especializao do trabalho, a diviso entre vrios homens daquilo que anteriormente era produzido por um s. c) Os parasitas, aqueles que no trabalham, no podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade. d) Uma maior colaborao entre produtores diretos garante uma maior socializao das riquezas e o Estado do BemEstar Social.

8) (Fuvest-2004) A autoridade do prncipe limitada pelas leis da natureza e do Estado... O prncipe no pode, portanto, dispor de seu poder e de seus sditos sem o consentimento da nao e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submisso... Diderot, artigo Autoridade poltica, Enciclopdia, 1751 Tendo por base esse texto da Enciclopdia, correto afirmar que o autor

11) (UFMG-1995) Todas as alternativas contm afirmaes corretas sobre o pensamento de Adam Smith, expresso em A RIQUEZA DAS NAES, EXCETO: a) A eficcia do trabalho nas sociedades civilizadas repousa nas diviso social do trabalho. b) A produo, enfatizada em seu aspecto social, o que distingue Adam Smith dos mercantilistas e fisiocratas. c) As corporaes devem colocar obstculos s necessidades do liberalismo e apropriao privada do capital. d) O Estado se exime de intervir nos negcios individuais e no comrcio internacional. e) O trabalho, na concepo de Adam Smith, inseparvel de sua noo da liberdade natural.

12) (ENEM-2000) O texto abaixo, de John Locke (16321704), revela algumas caractersticas de uma determinada corrente de pensamento.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilizao do mesmo muito incerta e est constantemente exposto invaso de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqidade e da justia, o proveito da propriedade que possui nesse estado muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstncias obrigam-no a abandonar uma condio que, embora livre, est cheia de temores e perigos constantes; e no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que esto j unidos, ou pretendem unir-se, para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. (Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991) Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento: a) do liberalismo. d) do socialismo cientfico. b) do socialismo utpico. e) do anarquismo. c) do absolutismo monrquico.

a) Ao marxismo e a concepes socialistas elaboradas no sculo XIX. b) Ao Absolutismo francs do sculo XVII. c) Ilustrao caracterstica do sculo XVIII. d) Contra-Reforma catlica dos sculos XVI e XVII. e) Ao Futurismo italiano do sculo XX. 15) (Fuvest-2005) A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, votada pela Assemblia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava a) romper com a Declarao de Independncia dos Estados Unidos, por esta no ter negado a escravido. b) recuperar os ideais cristos de liberdade e igualdade, surgidos na poca medieval e esquecidos na moderna. c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social. d) assinalar os princpios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituio francesa. e) pr em prtica o princpio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

13) (Vunesp-2003) As colnias europias da Amrica realizaram as suas independncias entre os anos de 1776 e 1824. O movimento iniciou-se com a emancipao das colnias inglesas da Amrica do Norte. O processo de independncia da Amrica Latina ocorreu, com algumas excees, entre 1808 e 1824. Considerando-se esse processo de independncia, explique: a) O pioneirismo das 13 colnias inglesas da Amrica. b) A conjuntura poltica e econmica europia favorvel libertao das colnias espanholas e portuguesa da Amrica. 14) (FGV-2004) Nossa poca gosta de denominar-se de poca da filosofia. De fato, se examinarmos sem preconceito algum a situao atual dos nossos conhecimentos, no poderemos negar que a filosofia realizou entre ns grandes progressos (...) Tudo tem sido discutido, analisado, removido, desde os princpios das cincias at os fundamentos da religio revelada (...) Fruto desta efervescncia geral dos espritos uma nova luz se derrama. sobre muitos objetos e novas obscuridades os encobrem. Esse trecho foi extrado de uma importante obra da cultura ocidental. Suas idias devem ser associadas:

16) (Mack-2005) O Iluminismo, ideologia difundida principalmente no final do sculo XVIII, para combater o Antigo Regime, baseava-se em alguns princpios. Entre eles, podemos assinalar, corretamente, que: a) ao criticar o Antigo Regime, os iluministas argumentavam que o Estado s poderoso se for realmente rico; portanto, caberia ao rei controlar, de forma mais eficiente, os mecanismos que regem a economia. b) os Iluministas acreditavam que, para o Estado crescer na rea econmica, deveria expandir as atividades capitalistas. Isso significava instituir a economia de mercado, com o livre jogo da oferta e procura. c) os Iluministas defendiam a propriedade privada, que a caracterstica bsica de uma sociedade capitalista. Era direito do proprietrio dispor de seus bens conforme seus interesses, porm, somente aps a aprovao real. d) na atividade comercial, deveria existir a igualdade jurdica tanto do comprador quanto do vendedor; ou seja, os iluministas defendiam a igualdade de todos perante a lei, com exceo dos dignitrios da Igreja. e) tal ideologia propunha o fim da intolerncia religiosa e filosfica e o direito, de cada indivduo, manifestao de suas convices polticas, desde que fosse respeitada a figura real.

17) (Mack-2005) A Revoluo Americana repercutiu intensamente em outros Estados nacionais e colnias. No Brasil, Tiradentes andava com uma constituio norteamericana na mo, procurando colaboradores para traduzila do ingls; em 1817, na insurreio que ocorreu em Pernambuco chamada Revoluo Pernambucana houve quem se apelidasse de Washington, em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos.
Carlos Guilherme Mota

Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, a Independncia dos Estados Unidos com a

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Inconfidncia Mineira e com a Revoluo Pernambucana. a) A Independncia dos EUA foi responsvel pelo desencadeamento de um processo revolucionrio em todas as Amricas. No Brasil, a liderana do movimento coube exclusivamente aos setores marginalizados da sociedade. b) Inspirados nos ideais abolicionistas de Washington, implementados nas Colnias Inglesas da Amrica, Tiradentes e Frei Caneca deram incio luta pelo fim do trabalho escravo no Brasil. c) Os trs movimentos foram manifestaes nativistas fracassadas, que se sublevaram contra suas respectivas metrpoles em oposio as restries livre circulao de idias nas colnias. d) A Revoluo Americana, a Inconfidncia Mineira e a Revoluo Pernambucana sofreram influncia dos postulados liberais ingleses e do iluminismo francs, que condenavam o absolutismo e desmascaravam a opresso da estrutura colonial. e) A independncia dos EUA, a Inconfidncia Mineira e a Revoluo Pernambucana de 1817 tm em comum a presena, em suas lideranas, apenas de membros das elites coloniais que combateram as idias absolutistas e o pacto colonial.

a) o primeiro grande indicador histrico da runa do Antigo Regime. b) o fim da Era das Revolues. c) a superao do capitalismo monopolista. d) a consolidao econmica da poltica mercantilista. e) o desdobramento natural da Doutrina Monroe e do Destino Manifesto.

20) (ENEM-2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana.
Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes).

18) (Mack-2004) Pela promessa de livrar a humanidade das trevas e traz-la s luzes por meio do conhecimento, esses filsofos foram chamados iluministas, a sua maneira de pensar foi chamada de Iluminismo, e o movimento, em seu conjunto, foi chamado de Ilustrao. Jos Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti Toda a Histria Assinale a alternativa em que todos os autores citados relacionam-se com as idias apresentadas no fragmento de texto acima. a) Andr Verslio, Robert Owen e Josquin des Pres. b) Voltaire, Johann Kepler e Andr Verslio. c) Josquin des Prs, Jean dAlembert e Saint -Simon. d) Robert Owen, Jean-Jaques Rousseau e Baro de Montesquieu. e) Jean dAlembert, Denis Diderot e John Locke

Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta. a) A independncia dos EUA e a Revoluo Francesa integravam o mesmo contexto histrico, mas se baseavam em princpios e ideais opostos. b) O processo revolucionrio francs identificou-se com o movimento de independncia norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. c) Tanto nos EUA quanto na Frana, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revoluo Francesa exerceu forte influncia no desencadeamento da independncia norteamericana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revoluo Francesa abriu o caminho para as independncias das colnias ibricas situadas na Amrica.

19) (Mack-2004) Assim como nos governos absolutos o rei a lei, nos pases livres, a lei deve ser o rei; e no existir outro. Thomas Paine Considero o povo que constitui a sociedade ou nao como a fonte de toda autoridade (...) sendo livre para conduzir seus interesses comuns atravs de quaisquer rgos que julgue adequados (...). Thomas Jefferson A Independncia das Treze Colnias Inglesas da Amrica significou:

21) (FATEC-2008) Artigo 6 - A lei a expresso da vontade geral; todos os cidados tm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, sua formao; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidados, sendo iguais a seus olhos, so igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo sua capacidade e sem outras distines que as de suas virtudes e de seus talentos. (Declarao dos direitos do homem e do cidado, 26 de agosto de 1789.) O artigo acima estava diretamente relacionado aos ideais a) socialistas que zeram parte da Revoluo Mexicana. b) capitalistas que zeram parte da Independncia dos EUA. c) comunistas que zeram parte da Revoluo Russa. d) iluministas que zeram parte da Revoluo Francesa. e) anarquistas que zeram parte da Incondncia Mineira.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

22) (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo econmico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam: a) interveno do Estado na economia b) o mercantilismo como poltica econmica nacional c) socializao dos meios de produo d) liberdade para as atividades econmicas e) implantao do capitalismo de Estado

23) (UNICAMP-1995) Para os pensadores do sculo XVII, precursores do Iluminismo, a busca do conhecimento deveria ser guiada pela razo. a) Aponte trs caractersticas do pensamento cientfico do sculo XVII. b) Cite dois precursores do Iluminismo.

24) (Vunesp-1996) "Com plena segurana achamos que a liberdade de comrcio, sem que seja necessria nenhuma ateno especial por parte do Governo, sempre nos garantir o vinho de que temos necessidade; com a mesma segurana podemos estar certos de que o livre comrcio sempre nos assegurar o ouro e prata que tivermos condies de comprar ou empregar, seja para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades". (Adam Smith -A RIQUEZA DAS NAES). No texto, os argumentos a favor da liberdade de comrcio so, tambm, de crticas ao: a) Laissez-faire. b) Socialismo. c) Colonialismo. d) Corporativismo. e) Mercantilismo.

posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilizao do mesmo muito incerta e est constantemente exposto invaso de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqidade e da justia, o proveito da propriedade que possui nesse estado muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstncias obrigam-no a abandonar uma condio que, embora livre, est cheia de temores e perigos constantes; e no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que esto j unidos, ou pretendem unir-se, para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. (Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991) Do ponto de vista poltico, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar: a) a existncia do governo como um poder oriundo da natureza. b) a origem do governo como uma propriedade do rei. c) o absolutismo monrquico como uma imposio da natureza humana. d) a origem do governo como uma proteo vida, aos bens e aos direitos. e) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.

25) (Vunesp-1997) A crena liberal no equilbrio espontneo do mercado foi reforada em 1803 pela "lei de Say". Formulada pelo francs Jean-Baptiste Say, essa lei afirmava que toda oferta cria a sua demanda e inversamente, de tal modo que exclua a possibilidade de crise de superproduo no capitalismo. Qual, dentre os seguintes acontecimentos, constitui a refutao mais importante e direta da "lei de Say"? a) Revoluo Russa de 1917. b) Crise de 1929. c) Movimento de independncia da Amrica Latina. d) Unificao da Alemanha. e) Ascenso dos Estados Unidos depois da Segunda Grande Guerra.

27) (UNICAMP-2000) Leia com ateno o texto abaixo, baseado em Das trevas medievais (...) de Carlo Ginzburg: Em 1965, a cidade de Nova York mergulhou numa imensa escurido devido pane de uma central hidreltrica, situada nas cataratas do Nigara. A cidade foi lanada bruscamente nas trevas e os jornais, confeccionados manualmente, perceberam a extrema vulnerabilidade da sociedade industrial. Um escritor se inspirou nesse acontecimento e fez um livro de fico chamado Uma nova Idade Mdia de amanh. a) Que formas de energia esto envolvidas no processo de gerao numa hidreltrica? b) Qual o sistema de pensamento do sculo XVIII que fez a associao entre a luz e o progresso cientfico? c) Segundo esse sistema de pensamento, quais as caractersticas da Idade Mdia?

26) (ENEM-2000) O texto abaixo, de John Locke (16321704), revela algumas caractersticas de uma determinada corrente de pensamento. Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e

28) (UNICAMP-2004) Instalada em Nova Iorque em 1886, a Esttua da Liberdade foi oferecida pelos franceses como um gesto de amizade republicana para com os Estados Unidos. Por toda a Frana, houve subscrio pblica para levantar fundos, considerando-se que a idia de liberdade dos filsofos franceses tinha sido exportada para a Amrica

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e inspirado a Guerra de Independncia. Assim, seria adequado comemorar o seu centenrio com uma esttua francesa. Com o tempo, associou-se esttua a imagem de me dos exilados. (Traduzido e adaptado de Marina Warner, Monuments and maidens the allegory of the female form. Londres: Vintage, 1996, p. 6-7). a) Segundo o texto, quais significados foram associados Esttua da Liberdade? b) Identifique trs relaes que podem ser estabelecidas entre a Guerra da Independncia Americana e a Revoluo Francesa. 29) (UFSCar-2004) Marat foi um importante personagem na Revoluo Francesa (1789). Seu assassinato teve vrias representaes. Uma delas foi o quadro de David A Morte de Marat, um smbolo do movimento revolucionrio e de grande importncia para a histria da arte.

natureza, onde o indivduo j nascia com seu potencial e isso acarretava diferenas sociais. b) os iluministas eram inimigos da intolerncia, valorizavam a razo e a liberdade do ser humano, cabendo, ao governo, no exercer a opresso e garantir os direitos naturais de cada cidado. c) apesar de defenderem a igualdade social e buscarem corrigir as desigualdades sociais, os iluministas defendiam a permanncia da escravido, j que o escravo era uma propriedade que deveria ser protegida. d) na rea econmica, o iluminista Adam Smith pregava a liberdade de comrcio e acreditava que a verdadeira riqueza de uma nao proviesse da atividade agrcola, conforme o que havia sido elaborado em A riqueza das naes. e) os iluministas prezavam a razo como instrumento indispensvel para o estudo da natureza e da sociedade e nisto eram auxiliados pela Igreja catlica, que pregava que Deus estava presente em todos os seres vivos.

Em relao a essa obra, correto afirmar que: A) David ressaltou caractersticas da histria pessoal de Marat, ou seja, um revolucionrio de origem humilde e camponesa. B) Marat foi retratado como um smbolo dos radicais girondinos, responsveis pela expulso dos montanheses da Conveno e execuo de seus lderes. C) David inaugurou a pintura histrica, mtica e herica, apresentando a eternidade do personagem. D) David retratou Marat de uma forma no pica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadmica aristocrtica. E) David transformou Marat em personagem das tragdias gregas e sua morte em um ato romntico da revoluo. 30) (Mack-2005) Alm do descontentamento com as medidas adotadas pela Inglaterra, a elite intelectual norteamericana e muitos colonos eram influenciados pelos ideais iluministas. Essas pessoas sonhavam com a formao de um novo pas, independente e livre.
Jos Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti.

31) (UFMG-2005) Leia este trecho, em que se faz referncia construo do mundo moderno: ... os modernos so os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro s pode nascer do trabalho interior realizado pela razo, graas a seu prprio esforo, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras polticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos. CHAU, Marilena. Primeira filosofia. 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80. A partir da leitura desse trecho, CORRETO afirmar que a formao do mundo moderno se caracteriza por A) nova postura com relao ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do prprio homem. B) ruptura com as concepes antropocntricas, a qual modifica as relaes hierrquicas senhoriais. C) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos. D) adaptaes do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relao ao homem.

Na independncia das Treze Colnias da Amrica, o pensamento iluminista serviu como suporte ideolgico para a ruptura entre metrpole e colnia. Sobre o assunto, correto afirmar que: a) todos os pensadores iluministas acreditavam que a sociedade havia sido precedida de um estado de

32) (UFMG-2005) A partir do sculo XVIII e ao longo do XIX, o mundo foi percorrido, de fora a fora, por pesquisadores, oriundos sobretudo do Continente Europeu, que procuravam mapear e conhecer os mais diferentes aspectos da natureza e costumes do mundo extra-europeu. Considerando-se essas iniciativas, CORRETO afirmar que A) expressaram simultaneamente o desejo europeu de conhecer, tpico do Iluminismo ento vigente, e alguns interesses do sistema capitalista, em acelerado processo de expanso.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

B) foram financiadas por grandes corporaes financeiras desejosas de implantar indstrias em novas regies e conquistar novos mercados consumidores. C) lanaram os fundamentos de uma nova ordem mundial, que acabaria resultando em um entendimento mais harmnico entre os diferentes grupos tnicos e povos. D) contaram com grande receptividade, principalmente na frica, continente povoado por etnias interessadas em se tornar conhecidas e em ser incorporadas ao mundo ocidental.

A) considera que a Independncia dos Estados Unidos se fez sem idias. B) confirma que a guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra foi uma revoluo. C) sustenta que na Independncia dos Estados Unidos no houve ruptura. D) defende que a criao dos Estados Unidos foi precedida de uma revoluo. E) demonstra que os norte-americanos no aceitaram as concesses inglesas.

33) (UFRJ-2005) Que os tiranos de todos os pases, que todos os opressores polticos ou sagrados saibam que existe um lugar no mundo onde se pode escapar aos seus grilhes, onde a humanidade desonrada reergueu a cabea; (...); onde as leis no fazem mais que garantir a felicidade; onde (...) a conscincia deixou de ser escrava (...).
(RAYNAL (abade). A Revoluo da Amrica. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.)

A posio apresentada pelo abade Raynal sintetiza alguns aspectos da Ilustrao poltica. A) A partir do texto, indique, com suas prprias palavras, dois princpios do pensamento iluminista. B) Para o autor do texto, a independncia das treze colnias inglesas foi um processo revolucionrio, razo pela qual denomina-a de Revoluo Americana. Cite e explique um fator que contribuiu para essa Revoluo.

36) (VUNESP-2006) Leia o texto. O governo arbitrrio de um prncipe justo [...] sempre mau. Suas virtudes constituem a mais perigosa das sedues: habituam o povo a amar, respeitar e servir ao seu sucessor, qualquer que seja ele. Retira do povo o direito de deliberar, de querer ou de no querer, de se opor vontade do prncipe at mesmo quando ele deseja fazer o bem. O direito de oposio [...] sagrado. Uma das maiores infelicidades que pode advir a uma nao seria a sucesso de dois ou trs reinados de um todo poderoso justo, doce, [...] mas arbitrrio: os povos seriam conduzidos pela felicidade ao esquecimento completo de seus privilgios, a mais perfeita escravido.
(D. Diderot. Refutao de Helvtius, 1774.)

34) (UNIFESP-2004) As mulheres ricas para as quais o prazer constitui o maior interesse e a nica ocupao, no so as nicas que consideram a propagao da espcie humana como um preconceito dos velhos tempos; hoje em dia, os segredos funestos, desconhecidos de todos os animais exceto do homem, chegaram aos camponeses; engana-se a natureza at nas aldeias.
(Moheau, 1778.)

O texto, ao revelar a difuso de prticas contraceptivas, indica o: A) crescimento da distncia que separava o mundo rural do mundo urbano. B) aumento da ao do Estado, preocupado com a exploso demogrfica. C) conformismo com o domnio da nobreza, por parte dos camponeses. D) prestgio dos filsofos iluministas que pregavam a igualdade sexual. E) declnio da dominao da Igreja sobre a sociedade como um todo.

a) Como se denomina a forma de regime monrquico a que se refere Diderot? b) O texto apresentou uma concepo de cidadania que teve reflexos, quase imediatos, nas revolues do sculo XVIII e permaneceu nas experincias democrticas e no horizonte poltico dos sculos seguintes. Quais aspectos de cidadania so defendidos por Diderot ao afirmar que, sem esses direitos, os povos seriam conduzidos a mais perfeita escravido?

35) (UNIFESP-2004) O que queremos dizer com a Revoluo? A guerra? Isso no foi parte da Revoluo; foi apenas um efeito e conseqncia dela. A Revoluo estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a 1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em Lexington.
(John Adams para Jefferson, 1815.)

37) (UFSCar-2006) (...) os deputados do povo no so, nem podem ser, seus representantes; no passam de seus comissrios, nada podendo concluir definitivamente. nula toda lei que o povo diretamente no ratificar e, em absoluto, no lei. O povo ingls pensa ser livre e muito se engana, pois o somente durante a eleio dos membros do parlamento; logo que estes so eleitos, ele escravo, no nada. Durante os breves momentos de sua liberdade, o uso que dela faz mostra que bem merece perd-la. Sobre as idias e o autor do texto, correto afirmar que so A) discusses filosficas renascentistas de Bodin, em defesa do absolutismo monrquico e contra a representatividade do povo no parlamento. B) reflexes sobre a legitimidade de representao do povo ingls no parlamento, feitas por Locke, durante a fase mais radical da Revoluo Francesa. C) anlise do poder, feita por Maquiavel, defendendo a constituio de um Estado forte, fundado na relao

O texto

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

de representao direta do povo diante do poder do prncipe. D) crticas filosficas iluministas feitas por Rousseau ao sistema poltico de representao, com a defesa da participao direta do povo nas decises do Estado. E) estudo crtico socialista de Marx sobre a importncia da participao direta do proletariado na organizao do sistema poltico de representao parlamentar ingls.

38) (UFRJ-2005) Dois acontecimentos que fizeram poca marcam o inicio e o fim do absolutismo clssico. Seu ponto de partida foi a guerra civil religiosa. . O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e s alcanou sua forma e fisionomia plenas ao super-los. Outra guerra civil a Revoluo Francesa preparou seu fim brusco. Fonte: KOSELLECK, Reinhart. Crtica e crise. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999, p. 19. a) Identifique dois aspectos que caracterizavam o exerccio da autoridade pelo Estado Absolutista. b) Em 1651, em meio s guerras religiosas que assolavam a Europa, o filsofo ingls Thomas Hobbes defendia a necessidade de um Estado forte como forma de controlar os sentimentos anti-sociais do homem. Pouco mais de um sculo depois, o filsofo J.J. Rousseau, em sua obra Contrato Social (1762), apresentou uma outra viso sobre o mesmo problema. Comente uma caracterstica da concepo de Estado presente em Rousseau.

39) (PUC - RJ-2007) As ltimas dcadas do sculo XVIII foram assinaladas por profundas transformaes polticas, sociais e econmicas tanto na Europa quanto nas Amricas. As afirmativas abaixo apresentam algumas dessas transformaes. Examine-as. I. As treze colnias inglesas da Amrica do Norte proclamaram-se independentes da Inglaterra, formando uma repblica federalista e presidencialista - os Estados Unidos da Amrica do Norte. II. Em So Domingos (atual Haiti), em 1794, a revoluo dos negros escravos deu incio era da Abolio nas Amricas, que se completaria quase um sculo depois com a abolio da escravido no Brasil. III. Na Frana revolucionria de 1789, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado alm de proclamar que os homens nascem livres e iguais perante a lei, pondo fim s hierarquias e privilgios que distinguiam a sociedade do Antigo Regime, afirmava que a propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienvel e inviolvel. IV. As conjuraes e inconfidncias lideradas pelos colonos, quer na Amrica espanhola quer na Amrica portuguesa, no se orientaram, em qualquer momento, pelas idias e princpios defendidas pelos filsofos iluministas. Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmativa II est correta. b) Somente as afirmativas I, e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I, II, e III esto corretas.

d) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 40) (Mack-2007) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um dos grandes expoentes do movimento de idias que se forjaram ao longo do sculo XVIII. Embora recusado por grande parte dos membros da alta burguesia, seu pensamento acabou por influenciar tanto os revolucionrios franceses de 1789 quanto os pensadores clssicos do liberalismo econmico. Considere os trechos abaixo: I. Afirmo, pois, que a soberania, no sendo seno o exerccio da vontade geral, jamais pode alienar-se, e que o soberano, que nada seno um ser coletivo, s pode ser representado por si mesmo. O poder pode transmitir-se; no, porm, a vontade. (Do contrato social) II. O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: Isto meu!, e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos so de todos, e que a terra no pertence a ningum! (Discurso sobre a desigualdade entre os homens) III. Nasce da esta questo debatida: se ser melhor ser amado que temido ou vice-versa. Responder-se- que se desejaria ser uma e outra coisa; mas como difcil reunir ao mesmo tempo as qualidades que do aqueles resultados, muito mais seguro ser temido que amado, quando se tenha que falhar numa das duas. (O prncipe) IV. Por outro lado, os homens no tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrrio, um enorme desprazer), quando no existe um poder capaz de manter a todos em respeito. Porque cada um pretende que seu companheiro lhe atribua o mesmo valor que ele se atribui a si prprio e, na presena de todos os sinais de desprezo ou de subestimao, naturalmente se esfora, na medida em que a tal se atreva (o que, entre os que no tm um poder comum capaz de os submeter a todos, vai suficientemente longe para levlos a destruir-se uns aos outros), por arrancar de seus contendores a atribuio de maior valor, causando-lhes dano, e dos outros tambm, atravs do exemplo. (Leviat) Pertencem a obras desse filsofo: a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV.

41) (Faap-1997) Caractersticas do Iluminismo, exceto: a) derrubada dos conceitos tradicionais, apoiada na ascenso da burguesia, que pretendia a instalao de uma sociedade de classes. b) reviso da Teoria do Direito Divino como ilegtima e irracional. c) crtica Igreja, base de sustentao terica e material do absolutismo.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) governo nacional seria o voltado para o povo e para a satisfao de seus desejos. Envolvimento de Locke, Voltaire e Rousseau. e) Teocentrismo, em coincidncia com o ideal Barroco.

b) Como a partir dessa tese se explica a relao do Estado Moderno com a acumulao de capital?

42) (Fuvest-1995) "Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... No h liberdade se o poder judicirio no est separado do legislativo e do executivo... Se o judicirio se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notveis, ou de populares, exercesse os trs poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execuo das resolues pblicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidados". [Montesquieu, DO ESPRITO DAS LEIS, 1748] a) Qual o tema do texto? b) Explique o contexto histrico em que foi produzido.

45) (UFPA-1998) Diferentes concepes tericas de Estado foram elaboradas na Inglaterra, em momentos distintos, por Thomas Hobbes (1588-1679) e John Locke (1632-1704). Descreva as idias fundamentais caractersticas do pensamento de Hobbes e Locke, explicando o que diferencia fundamentalmente as teses dos mencionados pensadores, com relao organizao do Estado.

46) (FGV-1998) A Revoluo Gloriosa de 1688, na Inglaterra, teve como desfecho a assinatura da Declarao de Direitos por Guilherme de Orange. As medidas abaixo fazem parte do contedo da Declarao, com exceo de: A) a orientao religiosa do rei poderia ser catlica ou protestante; B) os impostos s poderiam ser aumentados ou criados com a aprovao do Parlamento; C) garantia do direito de expresso dos membros do Parlamento; D) o rei no poderia impedir que as leis aprovadas pelo Parlamento entrassem em vigor; E) ilegalidade da manuteno de um exrcito permanente mobilizado em tempo de paz.

43) (Fuvest-1996) "Mesmo se o alvo perseguido no tivesse sido alcanado, mesmo se a constituio por fim fracassasse, ou se voltasse progressivamente ao Antigo Regime... tal acontecimento por demais imenso, por demais identificado aos interesses da humanidade, tem demasiada influncia sobre todas as partes do mundo para que os povos, em outras circunstncias, dele no se lembrem e no sejam levados a recomear a experincia." (Kant, O CONFLITO DAS FACULDADES, 1798). O texto trata: a) do iluminismo e do avano irreversvel do conhecimento filosfico; revelando-se falso nos seus prognsticos sobre o futuro poltico- constitucional. b) do retorno do Antigo Regime, na Europa, depois do fracasso da Revoluo francesa, revelando-se incapaz de vislumbrar o futuro da histria. c) da Revoluo Francesa, dos seus desdobramentos polticos e constitucionais, revelando a clarividncia do autor sobre sua importncia e seu futuro. d) da Revoluo inglesa, do impacto que causou no mundo, com seus princpios liberais e constitucionais, revelando-se proftico sobre seu futuro. e) do despotismo ilustrado, dos seus princpios filosficos e constitucionais e de seu impacto na poltica europia, revelando carter premonitrio.

47) (FGV-1998) As idias "iluministas" atingiram at mesmo alguns monarcas absolutos, que trataram de empreender reformas inspiradas pelas Luzes. Dentre os soberanos apontados abaixo, qual no pode ser considerado um "dspota esclarecido"? A) Catarina, a Grande, da Rssia; B) Jos II, da ustria; C) Frederico II, da Prssia; D) Gustavo Adolfo, da Sucia; E) Carlos III, da Espanha.

44) (UNICAMP-1994) A respeito do Estado Moderno, o pensador poltico ingls John Locke (1632-1704) escreveu: "Considero poder poltico o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade". (Citado por Kazumi Munakata, A LEGISLAO TRABALHISTA NO BRASIL, 1984) a) Explique a funo do estado segundo essa tese de Locke.

48) (UFMG-1994) Leia o texto. "Enriquecendo os cidados ingleses, o comrcio contribuiu para torn-los mais livres e, por sua vez, a liberdade ampliou o comrcio. A grandeza do Estado veio como conseqncia e tornou os ingleses senhores dos mares." (VOLTAIRE. CARTAS INGLESAS) Todas as alternativas esto relacionadas com o texto, EXCETO: a) Leis dos Cercamentos / Revoluo Industrial. b) Parlamentarismo / Mercantilismo. c) Repblica de Cromwell / Atos de Navegao. d) Revoluo Gloriosa / Expanso Comercial. e) Revoluo Inglesa / Comercialismo.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

49) (UFBA-2001) "(...) A fbrica, na Europa, e o engenho de acar, nas colnias, no foram resultados imediatos de um desenvolvimento crucial das bases tcnicas de produo, mas, ao contrrio, representaram formas peculiares de organizao social do trabalho para a obteno, sob garantia absoluta, do lucro capitalista ( . . . ) . " (DE DECCA, In : CAMPOS, p. 73) A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre o tema nele tratado, pode-se afirmar: (01) As duas formas de organizao do trabalho, citadas no texto, tiveram como caracterstica comum a concentrao de trabalhadores em um determinado espao. (02) O proletariado industrial, ao contrrio dos escravos dos engenhos, detinha a propriedade dos meios de produo. (04) A produo em larga escala, obtida nas duas unidades de produo referidas, atendia a propsitos mercantis. (08) O escravo no era remunerado, sendo tambm coisificado, como uma mercadoria, enquanto o trabalhador, no sistema fabril, vendia sua fora de trabalho. (16) O operariado procurou se organizar, formando, inclusive, associaes e sindicatos, visando reagir explorao da burguesia industrial, porm os escravos no ofereceram qualquer forma de resistncia. (32) O trfico de escravos foi um fator de acumulao primitiva de capital, que se constituiu uma das prcondies do pioneirismo ingls na Revoluo Industrial. (64) O capital industrial britnico pressionou o Imprio Brasileiro no sentido de manter o trfico negreiro.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne, (A) a idia de relativismo cultural baseia-se na hiptese da origem nica do gnero humano e da sua religio. (B) a diferena de costumes no constitui um critrio vlido para julgar as diferentes sociedades. (C) os indgenas so mais brbaros do que os europeus, pois no conhecem a virtude crist da piedade. (D) a barbrie um comportamento social que pressupe a ausncia de uma cultura civilizada e racional. (E) a ingenuidade dos indgenas equivale racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes so similares. 51) (ENEM-2001) I Para o filsofo ingls Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza um estado de guerra universal e perptua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz a sociedade civilizada. Dentre outras tendncias que dialogam com as idias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo. II Nem todas as guerras so injustas e correlativamente, nem toda paz justa, razo pela qual a guerra nem sempre um desvalor, e a paz nem sempre um valor. BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionrio de Poltica, 5 ed. Braslia: Universidade de Braslia; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. Comparando as idias de Hobbes (texto I) com a tendncia citada no texto II, pode-se afirmar que a) em ambos, a guerra entendida como inevitvel e injusta. b) para Hobbes, a paz inerente civilizao e, segundo o texto II, ela no um valor absoluto. c) de acordo com Hobbes, a guerra um valor absoluto e, segundo o texto II, a paz sempre melhor que a guerra. d) em ambos, a guerra ou a paz so boas quando o fim justo. e) para Hobbes, a paz liga-se natureza e, de acordo com o texto II, civilizao.

50) (ENEM-2002) Michel Eyquem de Montaigne (15331592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinamb com as chamadas guerras de religio dos franceses que, na segunda metade do sculo XVI, opunham catlicos e protestantes. () no vejo nada de brbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra. () No me parece excessivo julgar brbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos no nos leve cegueira acerca dos nossos. Estimo que mais brbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e pior esquartejar um homem entre suplcios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entreg-lo a ces e porcos, a pretexto de devoo e f, como no somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrneos; e isso em verdade bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. () Podemos portanto qualificar esses povos como brbaros em dando apenas ouvidos inteligncia, mas nunca se compararmos a ns mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades. MONTAIGNE, Michel Eyquem de, Ensaios, So Paulo: Nova Cultural, 1984.

52) (PUC-2003) O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginria Lua. L, o personagem encontra o que no h na Terra e no encontra o que aqui h em excesso. Pode-se identificar o carter humanista do texto na: a) certeza, de origem crist, de que a reza (suplicar ao cu) a nica forma de se obter o que se busca. b) constatao da pouca razo (siso) e da grande loucura existente entre os homens. c) aceitao da limitada capacidade humana de fazer poesia (o verso meu no dura).

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) percepo do desleixo e da indiferena humanos ( o tempo e as muitas obras que perdia). e) ambio dos homens em sua busca de bens (mil coisas de que andamos procura). 53) (Fuvest-2003) Examinando as mudanas que marcaram a passagem do sculo 17 para o 18, o historiador francs Paul Hazard disse que os novos filsofos tentaram substituir uma civilizao baseada na idia de dever por uma civilizao baseada na idia de direito. Com base nas afirmaes acima, e utilizando seus conhecimentos de Histria, explique o que o autor quer dizer com a) idia de dever? b) Civilizao baseada na idia de direito?

e) para John Locke, o consentimento garantido pela diviso dos poderes harmonizando-se com a defesa da propriedade coletiva de Adam Smith.

56) (FUVEST-2008) Durante o sculo XVIII, na Europa, constituram-se dois plos dinmicos: um de dimenso cultural, representado pela Frana, e outro de dimenso econmica, representado pela Inglaterra. Descreva aspectos referentes ao a) primeiro plo. b) segundo plo. 57) (UFV-2005) Observe a figura abaixo:

54) (UNICAMP-2004) Fundado em 1793, no auge da Revoluo Francesa, o museu do Louvre era a materializao da liberdade, igualdade e fraternidade. O museu foi estabelecido em um palcio real transformado em palcio do povo; sua coleo de pinturas, esculturas e desenhos foi confiscada da Igreja, da Coroa e dos aristocratas exilados e nacionalizada. (Traduzido de Andrew McClellan, A Brief History of the Art Museum Public, em Andrew McClellan (org.), Art and its Publics. Museum Studies at the Millenium. Oxford: Blackwell Publishing, 2003, p. 5). a) O que um museu? b) Como se pode considerar o confisco mencionado no texto como um gesto revolucionrio? c) Explique a importncia dos museus na construo da identidade nacional. 55) (VUNESP-2007) Sendo os homens, conforme (...) dissemos, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ningum pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder de outrem sem dar consentimento.
(John Locke, Segundo tratado sobre o governo.)

O patrimnio do pobre reside na fora e destreza de suas mos, sendo que impedi-lo de utilizar essa fora e essa destreza da maneira que ele considerar adequada, desde que no lese o prximo, constitui uma violao pura e simples dessa propriedade sagrada.
(Adam Smith, A riqueza das naes.)

A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, uma das obras-primas da pintura holandesa do sculo XVII, que gradativamente define um estilo prprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situaes da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial o cenrio dessa nova forma de representao do mundo, que caracteriza a cristalizao de uma cultura burguesa. Das caractersticas abaixo, assinale aquela que NO se aplica cultura burguesa urbana da era moderna. a) A esttica barroca, caracterizada por uma representao do mundo saturada de excessos e movimento. b) A atribuio de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com razes na religio reformada. c) O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho. d) A vida domstica centrada na definio de uma esfera privada restrita famlia nuclear. e) A averso ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral. 58) (UEL-2003) Certo gentil-homem francs sempre se assoa com a mo; coisa muito avessa a nosso costume. Defendendo seu gesto (e ele era famoso por seus bons achados), perguntou-me que privilgio tinha esse excremento sujo para que lhe preparssemos um belo pano delicado a fim de receb-lo e depois, o que mais, o dobrssemos e guardssemos conosco; (...) e o costume no me permitiu perceber essa estranheza, a qual, no entanto, consideramos to horrvel quando nos relatada sobre outro pas.

A partir da leitura dos textos, correto afirmar que a) John Locke defende a democracia, isto , a igualdade poltica entre os homens, ao passo que Adam Smith privilegia o trabalho, portanto a desigualdade. b) John Locke funda sua teoria poltica liberal na defesa da propriedade privada, em sintonia com a defesa da livre iniciativa proposta por Adam Smith. c) o consentimento para evitar o poder centralizado do rei, em John Locke, choca-se com a necessidade de interveno econmica, segundo Adam Smith. d) a monarquia absolutista a base da teoria poltica de John Locke, enquanto o Estado no intervencionista o suporte da teoria econmica de Adam Smith.

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(MONTAIGNE, citado por CHARTIER, Roger (Org.) Histria da vida privada 3: da Renascena ao sculo das luzes. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 184.) Essa narrativa de Montaigne, nos seus Ensaios, I, XXIII, refere-se s transformaes nos costumes entre os sculos XV e XVIII, que se efetuaram na Europa em ritmos e cronologias variveis. Sobre esse movimento, correto afirmar: a) As expresses de espontaneidade biolgicas, afetivas e emocionais dos indivduos permaneceram livres do controle coletivo e das proibies sociais. b) Formas de sociabilidade, tal como o ato de comer mesa, aceitavam poca comensais com apetites indiscretos, com seus rudos e humores sem controle. c) A aprendizagem das boas maneiras e das mximas morais esteve ausente das preocupaes e dos conselhos dos pensadores. d) Houve uma maior adequao s normas, que repousavam nas presses exercidas pelo grupo mais prestigiado sobre cada indivduo, mas tambm, e cada vez mais, na incorporao das regras sociais por parte deste. e) A exigncia do decoro foi banida das regras sociais, e os indivduos podiam expor publicamente suas paixes e suas maneiras de agir na intimidade.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Resposta: A 2) Resposta: D 3) Resposta: E 4) Resposta: E Alternativa escolhida por excluso, pois ela oposta ao pensamento de Rousseau. Este, sendo um dissidente do Iluminismo, no aceita o predomnio da minoria esclarecida (burguesia) e muito menos que a ordem social (no sentido de uma hierarquizao) seja a garantia da liberdade e da autonomia dos homens. Com efeito, Rousseau baseia seu pensamento na Natureza; e, segundo o prprio texto citado, a Natureza no serve de fundamento ordem social, pois esta regida pelas convenes.

obstculo para a livre-circulao de pessoas e de mercadorias. A liberdade de comrcio torna-se um lema importante para a economia industrial britnica e se choca com o sustentculo do Antigo Sistema Colonial, que o regime de monoplios. Nestes termos torna-se compreensvel que as primeiras colnias a se tornarem independentes sejam as colnias inglesas da Amrica do Norte. Acrescente-se a esses aspectos o fato de as colnias inglesas da Amrica do Norte possurem instituies de autogoverno e se chocarem com os interesses polticos e econmicos da metrpole, que estava interessada naquela conjuntura em anular antigas franquias e especialmente aumentar a arrecadao de impostos. A Inglaterra industrial patrocinava uma poltica de liberdade de comrcio livre-cambismo que tinha por finalidade garantir a livre-circulao de pessoas e mercadorias, pois estava interessada em conseguir uma ampliao de mercados consumidores e fornecedores de matrias-primas. Alm disso, no podemos destacar o importante papel desempenhado pelo processo de Independncia das treze colnias que serviu de exemplo para as outras colnias, e tambm dos ideais da Revoluo Francesa. 14) Resposta: C 15) Resposta: D 16) Resposta: B 17) Resposta: D 18) Alternativa: E 19) Alternativa: A 20) Alternativa: C A leitura atenta do texto de Emilia Viotti da Costa bastaria para o aluno identificar a influncia do pensamento Iluminista originrio na Frana, que propagava os ideais da inviolabilidade dos direitos naturais dos homens na revoluo americana de 1776 e na formao dos EUA e sua posterior presena na revoluo francesa de 1789.

5) Resposta: C As referncias bblicas, no primeiro documento, e as aluses a istopos de urnio e meias-vidas radioativas, no segundo, indiciam claramente o carter religioso de um e a natureza cientfica do outro. Note-se a redao tautolgica do enunciado: a natureza do pensamento de natureza

6) Resposta: A 7) Resposta: E No primeiro texto, Montesquieu condena a escravido sob o ponto-de-vista moral; no segundo, porm, admite que aquela prtica se fez necessria na Amrica tendo em vista razes econmicas.

8) Resposta: E 9) Resposta: A 10) Resposta: B 11) Resposta: C 12) Resposta: A 13) A Revoluo Industrial na Inglaterra determina a crise do Antigo Sistema Colonial. O regime de monoplios em que se fundam as relaes metrpole-colnia torna-se um

21) Alternativa: D 22) Resposta: D 23) racionalismo, mecanicismo e liberalismo John Locke e Isaac Newton

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

24) Resposta: E 25) Resposta: B 26) Resposta: D 27) a) Uma usina hidreltrica gera eletricidade a partir da transformao de energia potencial mecnica (gua) em energia eltrica. b) Foi o pensamento Iluminista. c) Segundo o Iluminismo, a Idade Mdia teria correspondido "Idade das Trevas", poca marcada pelo obscurantismo e superstio.

As idias de liberdade oriundas do pensamento da Ilustrao. As idias de liberdade levaram os colonos a questionar a aplicao do pacto colonial. Insatisfao dos colonos em relao Linha da Proclamao Rgia. Por meio desta a Coroa Inglesa estabelecia o monoplio sobre as terras obtidas em decorrncia do Tratado de Paris.

34) Resposta: E 35) Resposta: D 36) a) O texto de Diderot faz referncia ao absolutismo monrquico. b) Segundo Diderot, o povo seria conduzido escravido caso se visse privado do direito liberdade, a qual inclua a possibilidade de escolher os governantes e substitu-los, com a prtica de alternncia de governantes. Tais direitos formariam a base das democracias liberais nos sculos seguintes.

28) a) Basicamente, o ideal republicano, a liberdade, o iluminismo e as idias de abrigo para os excludos e de terra das oportunidades. b) Crises do Antigo Regime e do Sistema Colonial; influncia da ideologia iluminista (liberalismo); agravamento da crise financeira francesa (o que acelerou a ecloso da Revoluo de 1789), devido aos gastos com a ajuda militar da Frana aos norte-americanos; e, ainda, o fato de que tanto a independncia dos Estados Unidos como a Revoluo Francesa pertencem ao contexto das Revolues Burguesas, bem como a presena do ideal republicano em ambos os processos. 29) Resposta: D 30) Resposta: B 31) Resposta: A 32) Resposta: A 33) a) Dois dentre os princpios: tolerncia religiosa liberdade de expresso condenao escravido liberdade de pensamento crtica ao governo absoluto b) Um dentre os fatores e sua respectiva explicao: Imposio de novos impostos por parte da Inglaterra s colnias americanas. Os colonos consideravam que apenas suas assemblias coloniais tinham de consentir a cobrana de qualquer novo imposto. Fim da negligncia salutar. A perda de autonomia dos colonos constituiu-se em um empecilho para a continuao do desenvolvimento das elites das colnias.

37) Alternativa: D 38) a) O Estado ampliou sua autoridade por meio do monoplio do poder militar e da justia, da formao de uma burocracia estatal e da interferncia na economia. O candidato poder ainda, apoiado na moderna historiografia sobre o assunto, afirmar que o Estado do Antigo Regime baseava sua autoridade nas contnuas negociaes com os poderes locais (como a aristocracia e as Comunas Urbanas), e no exerccio da justia como forma de garantir a ordem social e poltica. b) Rousseau considera que o Estado fora criado pelo homem para preservar sua liberdade, o povo o depositrio do poder e os governantes constituem apenas seus funcionrios. As leis devem ser aprovadas por todos, a soberania do povo deve ser absoluta e se manifestar atravs da vontade geral, pois a liberdade s existe quando h igualdade entre os componentes da sociedade.

39) Alternativa: C 40) Alternativa: A 41) Resposta: E 42) A formao do Estado moderno e da diviso dos poderes. Este texto est inserido na consolidao do Estado burgus moderno e mudana do pensamento poltico. 43) Resposta: A

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

44) A funo do Estado para Locke o de preservar os direitos naturais do homem. Com o Estado defendo a propriedade privada com leis, ele est garantindo ao capitalista uma base legal para o acumulo de capital. 45) Hobbes acreditava em um Estado desptico e centralizador, uma grande entidade pela qual todos os cidados deviam obedincia, para ele este tipo de Estado era necessrio para se contrapor ao Estado de natureza que o homem vivia e que poderia levar ao caos social. Enquanto que Locke acreditava em um Estado que deveria preservar os direitos naturais do homem (vida, liberdade e propriedade) mas sem tornar-se um Estado autoritrio, para ele a sociedade civil estava acima do Estado. 46) Resposta: A 47) Resposta: D 48) Resposta: A 49) Resposta: 08+32 = 40 50) Resposta: B 51) Resposta: B 52) Resposta: B 53) A "idia do dever" associa-se Europa do Antigo Regime, caracterizada, entre outros aspectos, pela existncia de uma sociedade altamente hierarquizada, com pouca mobilidade social e a existncia de formas absolutistas de governo com uma significativa centralizao poltico-administrativa. Nessa sociedade, o poder poltico era concentrado na figura do monarca, os membros da sociedade eram considerados seus sditos e precisamente lhe "deviam obedincia", no podendo contestar seu poder absoluto. A civilizao baseada na "idia de direito" corresponde poca a partir do Iluminismo (sculos XVII e XVIII) no Ocidente Europeu. No lugar do poder absoluto dos monarcas, prega-se a existncia de formas representativas de governo sob o preceito do exerccio da "soberania popular", consagrada na frmula: "Todo poder emana do povo e em seu nome ser exercido". Propunha-se, desta forma, contestar a idia da origem divina do exerccio do poder absoluto dos reis. Nesse contexto, os antigos "sditos" so considerados cidados" de pleno direito, que

podem votar e ser votados, e desta forma escolher seus governantes. Este novo ordenamento supe, portanto, a existncia de um "Estado de Direito" com a definio de responsabilidades, direitos e deveres dos governantes e dos governados.

54) a) Local destinado preservao do passado histrico e cultural, mediante a organizao de um acervo especfico. b) Porque ele representa uma contestao ao absolutismo monrquico e aos privilgios da nobreza e do clero ou seja, aos elementos que constituam a base do Antigo Regime. Outrossim, trata-se de um gesto revolucionrio tambm em seu intuito de tornar acessveis ao povo elementos culturais at ento restritos aos grupos dominantes. c) O museu guarda obras artsticas e objetos que identificam os momentos da histria de uma nao e da prpria evoluo do homem. 55) Alternativa: B 56) a) A Frana no sculo XVIII era um centro irradiador de idias liberais que condenavam o Antigo Regime e inspiraram as revolues burguesas. Essas propostas revolucionrias integraram a doutrina filosfica denominada Iluminismo e se expressaram por diversos meios, como discursos filosficos, manifestos, obras literrias, etc. b) A Inglaterra no sculo XVIII era o plo dinmico do capitalismo em que se desenvolveu a industrializao. Tal transformao, alm de favorecer avanos tecnolgicos, consolidou o processo de acumulao capitalista, o que desencadeou inmeras transformaes no sculo XIX. 57) Resposta: A 58) Resposta: D

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen