Sie sind auf Seite 1von 30

ACREDITAO HOSPITALAR

EUGENIE NRI FARMACUTICA HOSPITALAR

Em uma organizao privada, m gesto mata. Na pblica , m-gesto apenas cronifica.


Gastal - Revista FH.com.br, Fev 2006, ano 13, ED 124.

Fonte: Revista FH.com.br, fev 2006

O QUE ?
um sistema voluntrio, peridico e reservado de avaliao e certificao da qualidade de um servio de sade, com base em padres e normas pr-estabelecidas. Visa a melhoria na qualidade do atendimento prestado. Tem carter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contnua, sem finalidade de fiscalizao ou controle oficial.

Quem pode ser acreditado ?


Toda organizao prestadora de Servios de sade que tem como atividade fim o atendimento e o cuidado a pessoas que buscam servios assistenciais aou auxiliares para a identificao de problemas. Podem se inscrever na ONA:
HOSPITAIS LABORATRIOS BANCO DE SANGUE E CLNICAS

Acreditada: 22 Acreditada Pleno: 31 Acreditada com Excelncia: 13 Total de organizaes acreditadas: 66 Organizaes de sade que no autorizaram divulgao 0 Fonte: site da ONA. http://www.ona.org.br/, em 21/01/07.

Fonte: Revista FH.com.br, fev 2006

Hospital Cearense Acreditado


Hospital Regional Unimed Fortaleza Localidade:Fortaleza/CEQualidade:Acredita daValidade do certificado:03/04/2008 Site:http://www.unimedfortaleza.com.br

Hospital Cearense Acreditado Pleno


Hospital Geral Dr. Waldemar Alcntara Localidade:Fortaleza/CE Qualidade:Acreditada Pleno Validade do certificado:06/10/2008 Site:

Quais as vantagens ?
Amplia a segurana dos pacientes e profissionais; Busca maior eficincia e efetividade do atendimento; Desenvolve e aprimora continuamente os RH; Otimiza a utilizao dos recursos financeiros e tecnolgicos; o caminho da melhoria contnua.
O status de ACREDITADO, pressupe confiana por parte dos clientes internos e externos.

Quem certifica ?
Instituies credenciadas pela Organizao Nacional de Acreditao - ONA
DEFINIES BSICAS Organizao Nacional de Acreditao - ONA Organizao de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse coletivo, com rea de atuao nacional, objetivando a implantao do Processo de Acreditao visando aprimorar a Qualidade da Assistncia Sade em nosso pas. Instituio Acreditadora Organizao de direito privado, com ou sem fins lucrativos, credenciada pela ONA, com a responsabilidade de proceder a avaliao e Certificao da Qualidade dos servios das Organizaes Prestatoras de Servios de Sade. Fonte: IQG

Como aderir ?
Interessados devem manifestar seu interesse a uma das Instituies credenciadas pela Organizao Nacional de Acreditao - ONA A adeso representa a responsabilidade e o compromisso da instituio com segurana profissional, tica, procedimentos e garantia da qualidade de atendimento.

E a avaliao ?
Equipe de avaliadores das instituies acreditadoras credenciadas pela ONA, tendo como referncia o MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAO ONA especfico.

Quais as etapas ?
Sensibilizao: palestras; Escolha de facilitadores: fazer o processo se tornar real no dia-a-dia das organizaes; Cursos Diagnstico / Plano de ao; Processo de acreditao.

Lgica do sistema
um mtodo de consenso, racionalizao, ordenao das Organizaes Prestadoras de Servios de Sade e de educao permanente. No se avalia um setor ou departamento isoladamente. O propsito reforar o fato de que as estruturas e processos das Instituies so de tal ordem interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final.

CURSO DE FACILITADORES DO PROCESSO


Capacitao dos profissionais do Hospital para implementao do processo de certificao atravs da metodologia do Sistema Nacional de Acreditao. O curso tem por finalidade preparar e estimular os profissionais da instituio para garantir a melhoria da Qualidade por meio do processo de Acreditao.

DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL
Analisa a situao vigente no Hospital em relao a sua estrutura e modelo assistencial, de acordo com o preconizado pelo Manual de Acreditao, apontando as no conformidades e as oportunidades de melhoria, visando a avaliao futura.

O diagnstico reorienta a Instituio para uma nova arquitetura, visando atingir a excelncia, baseada nos padres do Manual Brasileiro de Acreditao.

PROCESSO DE ACREDITAO
a avaliao formal do Hospital. Consiste na anlise crtica da Instituio de acordo com os quesitos constantes do Manual Brasileiro de Acreditao Hospitalar, segundo a metodologia da Organizao Nacional de Acreditao - ONA, determinando se o processo de gesto utilizado est em conformidade com os padres definidos no Instrumento de Avaliao.

Quais os nveis?
NVEL 1 SEGURANA NVEL 2 PROCESSO DE ORGANIZAO NVEL 3 PRTICA DE GESTO DE QUALIDADE

H prazo de validade?
NVEIS 1 E 2 - 2 anos NVEL 3 3 anos
DURANTE ESTE PRAZO EXISTE UM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO FEITO PELA INSTITUIO ACREDITADORA CREDENCIADA PELA ONA.

PRINCIPAL DESAFIO
MOTIVAR PESSOAS.

ASSISTNCIA FARMACUTICA

ASSISTNCIA FARMACUTICA
Conjunto de aes sistematizadas e contnuas que visam os procedimentos de assistncia farmacutica e farmacovigilncia, sistematizadas de acordo com o grau de complexidade e especializao da organizao.

Nvel 1
Atende aos requisitos formais, tcnicos e de estrutura para sua atividade, conforme legislao correspondente, dispe de responsvel tcnico habilitado para a conduo do servio; identifica riscos especficos e o gerencia com foco na segurana.

Nvel 2
Gerencia os processos e suas interaes sistemicamente; estabelece sistemtica de medio e avaliao dos processos; possui programa de educao e treinamento continuado, voltado para a melhoria de processos.

Nvel 3
Utiliza perspectivas de medio organizacional, alinhadas s estratgias e correlacionadas aos indicadores de desempenho dos processos; dispe de sistemtica de comparaes com referenciais externos pertinente, bem como evidncias de tendncias favorveis para os indicadores; apresenta inovaes e melhorias implementadas, decorrentes do processo de anlise crtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen