Sie sind auf Seite 1von 3

A bno de Obede-Edom Estudo de clula do Jornal Atos Hoje-10/06/2007 Por isso Davi no trouxe a arca a si, cidade de Davi;

; porm a fez levar casa de ObedeEdom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a famlia de Obede-Edom, trs meses em sua casa; e o Senhor abenoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha. (1Cr 13.13-14). A Arca e a casa de Obede-Edom Encontramos um homem chamado Obede-Edom, que era levita, cuja descendncia serviu ao Senhor fazendo parte dos cantores dos turnos de adorao 24 horas diante da Arca da Aliana (1Cr 15.21, 25; 16.5), na poca do rei Davi. Ele recebeu uma bno muito especial quando o rei estava levando a Arca para Jerusalm. Vejamos como isto aconteceu (2Sm 6.1-23; 1Cr 13). Davi recebera a coroa para reinar sobre toda a nao unificada, tendo estabelecido a capital do pas em Jerusalm. Isto foi aps seu reinado de sete anos em Hebrom, ao sul de Israel. Davi queria a Arca do Senhor perto de si. A presena do Senhor lhe trazia segurana e alegria. Davi se inspirava para a adorao com sua harpa, e entoava belssimos cnticos de louvor ao TodoPoderoso Davi queria a presena do Senhor bem junto a si Ele desejava e amava a comunho do seu Esprito Santo Ento, ele reuniu os principais lderes da nao, os representantes do povo, os do exrcito e os representantes dos levitas. E foram todos juntos para trazer a Arca da Aliana para bem perto do trono de Israel, pois esta estivera esquecida na casa de Abinadabe pelo longo perodo de vinte anos. Davi levantara uma tenda para a Arca repousar sob sua sombra em Jerusalm. E estava planejando o louvor e a adorao 24 horas diante da presena do Senhor Entretanto, toda essa alegria transformou-se em frustrao e grande tristeza. Nessa primeira tentativa de trazer a Arca, Davi no buscou saber a vontade de Deus nas Escrituras, para conduzir a Arca da maneira correta, isto , nos ombros dos sacerdotes. Mas ele havia planejado traz-la da mesma forma que os filisteus fizeram: sobre um carro novo de bois Os bois tropearam no caminho e Uz, um jovem levita tentou segurar a Arca para no cair, e ento, ele foi fulminado nesse exato momento pelo Senhor. Um grande temor se apoderou de todos os romeiros daquela procisso solene. Deus exigia que sua palavra fosse cumprida: no seriam os bois que conduziriam a Arca E, nesse temor, a Arca fora deixada na casa de Obede-Edom.

A bno de hospedar a Arca do Senhor Passaram-se trs meses e chegou uma boa notcia aos ouvidos de Davi: Abenoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus *...+ (2Sm 6.12). muito interessante que a Arca tenha ficado na casa de Abinadabe e nada de extraordinrio acontecera em vinte anos. Provavelmente, Abinadabe apenas tolerava a presena da Arca

em sua casa Mas na casa de Obede-Edom a bno chegara de maneira muito visvel em apenas trs meses Podemos comparar Obede-Edom com os anfitries de clulas. Eles abrem suas casas para receber a Arca da Aliana, ou seja, a presena do Senhor, que est na vida de seus irmos em Cristo. O entendimento desse maravilhoso privilgio importantssimo. O Senhor Jesus nos afirma que: Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de gua em meu nome, porque sois discpulos de Cristo, em verdade vos digo que no perder o seu galardo. (Mc 9.41). Vamos perceber que Obede-Edom foi abenoado porque:

1. Ele se disps a receber a Arca mesmo correndo riscos. Davi havia dito: Como trarei a mim a arca de Deus? Havia muita desculpa para no receber a Arca do Senhor. Alguns poderiam alegar: e se um filho pequeno tocasse na Arca? Ou se algum parente sonmbulo esbarrasse nela? Assim tambm para ser um anfitrio de clulas e receber irmos em sua casa semanalmente faz-se necessrio aceitar o desafio e olhar para o galardo (para as bnos decorrentes desse ministrio precioso). (Analise, pois, com seus irmos, as dificuldades para se abrir a casa para uma clula.)

2. Obede-Edom pagou o preo exigido para ter a Arca em sua casa. (Mt 10.41.) Quem est disposto a pagar o preo da bno ir experimentar a alegria de servir ao Senhor no momento certo, da maneira certa. A bno decorrente de disponibilizar sua casa para a glria de Deus trouxe o nome de Obede-Edom at aos nossos dias. Quem sabe em sua casa, querido anfitrio, haver pessoas que conhecero a Cristo e sero, nas mos do Senhor, semeadores da Palavra, conhecidos no mundo inteiro? Vale a pena oferecer ao Senhor o nosso melhor, pois ele nos deu o seu melhor (Jesus Cristo, o seu Filho amado). E, na verdade, todas as coisas lhe pertencem Ele apenas nos d o privilgio de servi-lo (Rm 16.4-5; 1Co 16.19; Cl 4.15).

3. Obede-Edom estava capacitado para abrir a sua casa para receber a Arca. Ele era um levita, por isso poderia tocar na Arca, conduzi-la e ministrar ao Senhor diante dela. Cada crente um sacerdote do Senhor (1Pe 2.9) e est apto para conduzir a Arca e receb-la em sua casa Esse ministrio maravilhoso de ter a Igreja em sua casa requer amabilidade, cortesia, hospitalidade, receptividade, e um sorriso sempre aberto, que jamais ser em vo (Hb 6.10).

4. Obede-Edom era submisso ao seu rei. Ele no estava procurando fazer a sua vontade, mas agradava-lhe servir ao seu rei, Davi, e, principalmente, ao supremo Rei de Israel, o Senhor Deus. O Esprito Santo move os nossos coraes para abrirmos a nossa casa para receber a Arca do Senhor, isto , os nossos irmos em Cristo para termos uma clula em nosso lar. A obedincia de Obede-Edom foi recompensada, assim como a promessa do Senhor a todos os que esto servindo a ele e aos irmos (Mt 10.41; Jo 4.36; 1Co 3.8; Cl 3.24; Ap 22.12).

5. Bnos decorrentes da hospitalidade. A Bblia nos afirma que houve pessoas que, sem saber, hospedaram anjos (Hb 13.2). O profeta Eliseu recompensou com um filho a mulher que preparou para ele hospedagem em sua casa (2Rs 4.8-15). Todas as bnos decorrentes da obedincia (Dt 28.1-13) alcanam os anfitries das clulas, que seguem as regras da hospitalidade para a glria do Senhor (Rm 12.13; 1Pe 4.9).

Desafios para os membros da clula: 1. Honrem seus anfitries nessa reunio (faam uma placa comemorativa no aniversrio da clula ou em sua multiplicao). 2. Orem, agradecendo ao Senhor pela vida e famlia de seus anfitries (casal, filhos, pessoas da casa) ministrem as bnos do Senhor sobre suas vidas. 3. Cada membro da clula prepare uma pequena lembrana, ou um carto ou uma palavra de agradecimento para o anfitrio, na prxima reunio da clula. 4. Compartilhem os grandes desafios para ser um anfitrio de clula e as grandes recompensas desse ministrio).

Das könnte Ihnen auch gefallen